You are on page 1of 3

MODELO PARA ELABORAO E FORMATAO DE ARTIGOS CIENTFICOS

Alexandre; David Borges; Daniel; Douglas Disciplina: Conformao

Resumo Este documento apresenta o modelo de formatao a ser utilizado no trabalho extra classe da disciplina de Conformao da Unisinos. O resumo no deve ultrapassar 10 linhas, e visa sintetizar o tema do trabalho, a metodologia, os resultados e as consideraes finais. Deve-se evitar frases longas, e no se utiliza a qualquer tipo de ilustrao (grfico, tabela, frmulas) no resumo. Palavras-chave: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3. 1 Introduo Este documento est escrito de acordo com o modelo indicado para o trabalho extra classe. Logo, serve de referncia ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatao. Observe as instrues e formate seu artigo de acordo com este padro. O artigo completo no deve exceder 12 (doze) pginas. As margens devem ser: superior 3cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. O tamanho de pgina deve ser A4. O tipo de fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12. Ttulo: deve estar centralizado, em negrito, com letras maisculas e no deve ultrapassar duas linhas. A introduo inicia-se a trs espaos aps o Resumo. A introduo tem a funo de despertar o interesse do leitor em ler o texto. Nomes dos autores: centralizados, com letra Times New Roman tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiscula e o restante em minsculo, em itlico. Ttulos das sesses: os ttulos das sesses do trabalho devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.). Deve utilizar -se texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. No coloque ponto final nos ttulos. 2 Metodologia Um artigo deve conter partes pr-textuais (ttulo, autoria, resumo, palavras-chaves), partes textuais (introduo, metodologia, resultados e discusso, concluso) e as partes pstextuais, que neste formato restringe-se s referncias bibliogrficas. A metodologia descreve como foi realizada a parte experimental destacando: definio de termos e variveis, delimitao da populao e amostra, a tcnica de coleta de dados, limitaes e demais procedimentos executados. Quanto formatao do corpo do texto: deve-se iniciar o texto imediatamente abaixo do ttulo das sees. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaamento entre linhas simples. 3 Resultados e discusso As peas em questo, Terminal de ligao do sistema de estabilizadores, niveladores e conjunto do 3 ponto de tratores, eram originalmente confeccionadas pelo processo de Fundio, mas por apresentar defeitos tpicos da fundio como contrao de volume, era

comum o aparecimento de tenses residuaisocasionando fratura desses componentes. Como os componentes em questo tm um papel de grande responsabilidade no sistema ao qual pertencem seu buscou-se um novo processo de fabricao, o qual foi migrado para o processo de forjamento e desde ento no teve-se mais ocorrncia de fratura.

Figura 1 Matriz da pea Fonte:

A fabricao da pea composta pelos processos de aquecimento da regio da cabea do terminal de 1100 C a 1250 C em forno de aquecimento indutivo Inductotherm 420 kW / 3 kHz, Recalque da regio aquecida em recalcadora excntrica Eumuco 160 Tf, Pr-forma e forja em prensa de frico Gutmann 450 Tf e Rebarbao em prensa excntrica Mahnke 200 Tf.

Figura 2 Aquecimento da pea Fonte:

Figura 3 Recalque da regio aquecida. Fonte:

Figura 4 Fonte:

Pr-forma em prensa

Figura 5 Fonte:

Rebarbao

O material empregado na confeco da matriz um Ao H13 para trabalho a quente, ligado ao cromo-molibdnio-vandio, tempervel em leo ou ar, de excelente tenacidade, alta resistncia mecnica e boa resistncia ao desgaste em temperaturas elevadas. Apresenta boa resistncia fadiga trmica, tima resistncia ao choque trmico e ao amolecimento pelo calor.

Figura 6 Ferramentas Fonte:

Quanto ao tratamento superficial da pea, normalmente so granalhas para posterior usinagem, zincagem amarela (ou bicromatizao), o acabamento superficial (rugosidade) no tem tolerncias apertadas, exceto no furo onde montada uma esfera para unio de complementos agrcolas.

4 Concluses o fechamento do trabalho, contendo as concluses relativas ao contedo desenvolvido ao longo do trabalho, bem como, as respostas das questes solicitadas e/ou abordadas em sala de aula. Para as referncias, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento simples. As referncias devem aparecer em ordem alfabtica e no devem ser numeradas. Pode-se citar como referncia o material utilizado em sala de aula, procedimentos de laboratrios, livros, artigos cientficos, etc. Referncias Bibliogrficas VICENTE CHIAVERINI. Tecnologia Mecnica. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. JOE MORRIS, JAMES LEACHS; GEORGE SXHRADES. Processos de fabricao e materiais para engenheiros. So Paulo: Edgar Blucher, 1986. PAULO REGNER, LIRIO SCHAEFFER. Aspectos gerais sobre forjamento. Porto Alegre: UFRGS, 1984.

You might also like