You are on page 1of 10

O PROFESSOR COMO INTELECTUAL NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA1 Prof.

Milton Santos2 Conferncia de Abertura do IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDTICA E PRTICA DE ENSINO, realizado em guas de Lindia - SP, de 4 a 8 de maio de 1998.

Nos incios da histria, as tcnicas e o trabalho eram conformados em sua relao com o meio geogrfico. Eram tcnicas dceis s exigncias do entorno e do grupo, que assim era capaz de exercer sua poltica. Esta se define corno a escolha, no momento dado, das aes desejveis e possveis. E a primeira das aes do homem aquela sobre o seu entorno, ao qual se chamava, no passado, natureza, e que, hoje, podemos chamar espao, na medida em que o entorno do homem cada vez menos natural. A natureza foi, de alguma maneira, expulsa do espao do homem, e, o que se pe em lugar dela um produto da tcnica, de tal modo que, nas cidades, e tambm nos campos - e o interior do Estado de So Paulo uma prova disso - a realizao humana acaba sendo uma ao da inteligncia sobre a inteligncia. , alis, tambm nesse sentido, que vivemos o sculo da inteligncia, porque as coisas resultam da inteligncia do homem, sobre as quais a inteligncia como ao se exerce. Hoje, em sua produo, a tcnica se subordina a uma criao exgena aos grupos, obedientes a uma demanda de ao que tambm bem exgena, comandada pelo que, equivocadamente, mas insistentemente, ainda chamamos de mercado global. Essa tcnica , de alguma forma, tornada autnoma quanto produo local das idias polticas e quanto sua concretizao como histria. Em lugar, pois, de um tempo dos Homens, o que vimos assistindo realizar-se um tempo da tcnica-mercado, isto , a tcnica subordinada a esse mercado global. A conseqncia mais importante que o grupo passa a atuar sem poltica prpria, o que, alis, o caso do Brasil hoje, onde o Estado e os polticos renunciaram poltica...... e so, afinal, as empresas globais que fazem a poltica, jogando o Estado, pelos seus aparelhos, situao de apenas secundar a poltica exigida pelo "mercado global", ao qual se subordina. Ao mesmo tempo, essa tcnica assim imposta leva a uma crescente separao entre cincia e verdade, entre cincia e saber, cincia e filosofia. At o comeo deste sculo, quando nos
1

Este texto, ligeiramente modificado pelo Autor, resulta da transcrio de gravao de conferncia do Professor Milton Santos, pronunciada a partir de notas. 2 Professor Emrito da Universidade de So Paulo.

referamos a "cincia", inclinvamo-nos diante dela, certos do que era portadora da verdade. Hoje, sabemos que freqentemente ela est em divrcio com a verdade, quando subordinada a razo tcnica, que, ela prpria, subordinada ao mercado. Neste caso, escolhe algumas aes e afastam outras e desse modo torna-se distante da verdade. E, sendo cada vez mais algo do interesse das coisas, isto , do mercado. Num mundo cada vez mais dominado pela tcnica, considerada como autnoma, e pelo mercado, considerado como irresistvel, a tcnica e o mercado esto se impondo como baluartes da produo e da vida, e penetrando assim, nos fundamentos do ensino. Devemos estar atentos para Isso. O mundo que nos cerca no , apenas, uma criao do esprito; ele existe concretamente. dele, pois, que devemos partir para construir outra coisa, isto , outro mundo. Ser um equvoco colocarmo-nos de fora do mundo, a pretexto de critic-lo. Ao contrrio, o que devemos fazer tentar uma analise do que o mundo hoje, porque apenas a partir dessa anlise seremos capazes de propor outra coisa. Toda analise por si s uma crtica. No h forma de analisar que no seja paralelamente uma forma de criticar, J que a anlise no nada congelado, nem predeterminado, resultando da apreciao das condies histricas que se realizam em um dado momento. As coisas produzidas devem ser vistas de forma dinmica, j que a histria jamais repetitiva. Assim tambm, por mais que alguns dos malefcios da era presente sejam imputados s tcnicas, no devemos descuid-las do nosso interesse analtico, se queremos a partir deste mundo - que o nico que temos - tentar construir outra coisa, outro mundo. O nosso tempo consagra a unio da tcnica com a cincia e marca uma grande mudana histrica, com a emergncia do que se chama de tecno-cincia. Agora, e de um modo geral, j no a cincia que comanda a tcnica, mas esta que comanda a cincia. E como as tcnicas acabam sendo comandadas pelo mercado, o trabalho de pensamento dos homens torna-se limitado o estreito. essa a tragdia da atividade cientfica na era da globalizao. Estamos vivendo, neste ano de 1998, uma formidvel mudana de patamar na histria da economia mundial, diante das concentraes extraordinrias que se esto dando nas duas reas centrais da histria contempornea, isto : a rea do dinheiro e a rea da informao. No esqueamos de que a nossa era caracteriza-se pela tirania do dinheiro e pela tirania da informao, sendo esta indispensvel para que se exera a tirania daquela.

A tirania da informao no , apenas, a da mdia, porque inclui, tambm, o nosso trabalho na universidade. Quero insistir nessa tecla, porque o nosso trabalho como professores a base com a qual se educam e se re-educam as geraes. Quanto mais o nosso trabalho for livre, mais educaremos para a cidadania. Quanto mais o nosso trabalho for acorrentado, mais estaremos produzindo individualidades dbeis. urgente que o ensino tome conscincia dessa situao, para esboar a merecida reao, sem a qual corremos o grande risco de ficar cada vez mais distante da busca ideal da verdade. Sabemos que nunca a alcanaremos completamente, mas essa busca o nosso destino, o nosso dever e , tambm, a forma com a qual encontramos a nao, que tanto espera do nosso trabalho. Do outro lado, fica a ameaa do divrcio entre a funo de ensinar e o papel do intelectual. As conseqncias dessa encruzilhada em que nos encontramos so vrias e algumas das razes dessa situao devem ser de alguma forma relembradas. Esse absolutismo das tcnicas, a que nos temos referido, tem muito que ver com a forma como o ensino, hoje, dado e com a forma como o ensino hoje um resultado da perversidade dos nossos tempos. H, em primeiro lugar, esse imaginrio das tcnicas, um enorme, um extraordinrio, imaginrio. Um outro dado, levando ao absolutismo das tcnicas, o papel da informao. Todos somos, mais ou menos, seduzidos pelos progressos tcnicos, sobretudo na rea da informao e, com freqncia, os aceitamos sem nenhuma crtica, como se o progresso tcnico valesse por si s e no como funo da maneira como a sociedade se organiza. Cremos, tambm que esse despotismo das tcnicas vem do fato de que, neste fim de sculo, aquilo que, desde o sculo XVIII, os economistas desejavam e os filsofos temiam, acabou por se dar: a interdisciplinariedade, isto , a forma como as diversas disciplinas conversam, passou a ser comandada pela economia, em vez de ser comandada pela filosofia. E a nos encontramos, os gegrafos e os educadores. Os gegrafos sabemos que, seja qual for a ao do homem tcnica, econmica, poltica, cultural, moral ela um dado da criao dos lugares na superfcie da Terra. Os lugares abrigam todo tipo de atores os mais ricos, os mais pobres, as empresas grandes e pequenas, as instituies poderosas e as instituies subalternas ali formando uma unidade, apesar da diversidade de seus componentes. A interpretao dos lugares assim unitrios e complexos , ao seu modo, uma filosofia das tcnicas, tambm empreendida pela Educao. Da mesma forma como pretendemos os gegrafos realizar uma tal filosofia, os educadores so tambm filsofos, quando recusam a aceitar as coisas como se fossem apenas objetos e buscam entender o que dentro delas representa para o homem, na realizao da sua histria e da sua vida.

Ora, nas circunstncias atuais, as tcnicas parecem exatamente conduzir a algo que se ope vida, com a matematizao da existncia, e a algo que se ope ao pensamento abrangente, impondo um pensamento calculante, e com este todas as formas de utilitarismos, que conduzem a imediatismos, levando ao banimento da idia de futuro. Quando, porm, consideramos as tcnicas em conjunto com a histria possvel e no apenas a histria existente, passamos a acreditar que outro mundo vivel. E no h intelectual que trabalhe sem idia de futuro. Para ser digno do homem, isto do homem visto como projeto, o trabalho intelectual e educacional tem que ser fundado no futuro. dessa forma que os professores podem tornar-se intelectuais: olhando o futuro. E para isto preciso propor tal viso em cada uma das disciplinas, mas no numa pretensa disciplina especfica do futuro, como agora esto propondo uma disciplina chamada educao ambiental... No criando uma disciplina que alcanaremos essa meta, mas levando como ponto de partida, em todas as disciplinas, essa idia de que nada existe para durar eternamente, de que tudo movimento e de que o futuro no um s. O que um s o presente, ainda que, nas interpretaes, seja vrio. Mas, o futuro , por definio e a priori, vrio. Sem essa atitude, seremos levados a um pensamento calculante, matematizao das idias fundada na primazia da tcnica, conduzindo a instrumentalismos e reducionismos, em vez de abrangncias. E nada mais perigoso para cada um de ns, no trabalho de educadores, que as diversas formas de instrumentalizao: a instrumentalizao pelo mercado, a instrumentalizao pelas militncias, a instrumentalizao pela politicaria, a intrumentalizao pelo pblico, a instrumentalizao pela mdia, instrumentalizao pela carreira. O mercado instrumentaliza a partir de lgicas externas pessoas humana. As militncias instrumentalizam pela priso dos slogans e das palavras de ordem. A politicaria instrumentaliza pela centralidade dos resultados, o imprio dos meios. A mdia instrumentaliza convocando o intelectual a produzir manchetes e no verdade, levando-nos a todo custo a ser fceis e conduzindonos vontade de ser vistos como artistas de vaudeville, e no ouvidos naquilo que de srio tenhamos a dizer. Da os enormes riscos da televiso no trabalho intelectual. Todos desejamos que o nosso trabalho seja reconhecido: isso faz parte da essncia do nosso trabalho, essa vontade e essa necessidade de reconhecimento. Mas, cada vez que nos dobramos a essas diferentes formas de instrumentalizao, a j no somos

intelectuais, porque para ser fcil a todo o custo, aplaudido a todo custo, e para ter o apoio, a todo o custo, de colegas e correligionrios, freqentemente atrasamos a chegada meta desejada, abandonamos a linha reta da nossa, deixamos de ser srios. O intelectual aquele que resiste, e para resistir tem que ser s. a solido a grande arma com a qual podem continuar sendo intelectuais. Cada vez que dizemos "ns", afastamo-nos do ideal do intelectual, porque estamos manifestando a necessidade do aplauso ou da cooptao. O intelectual no aquele que busca aplauso, mas o que busca a verdade e que fica com ela, a despeito do que sejam, naquele momento, as preferncias dos seus contemporneos. fcil entender porque, no fim do sculo XX, quando a maior parte do trabalho humano se tornou trabalho intelectual, estreita-se a possibilidade de ser intelectual. Por isso, as faculdades e as casas de ensino abrigam cada vez mais letrados e cada vez menos intelectuais. Ser professor no obrigatoriamente ser intelectual, sobretudo, porque , freqentemente, exercer uma repetio, seja como um porta-voz da produo alheia, seja atravs de uma forma repetitiva de produzir. A globalizao agrava essa situao porque traz como uma de suas marcas a difuso de um pequeno nmero de autores bafejados pelo mercado, e que se instalam no mundo como os atores centrais, e dos quais vem a certificao de validade do conhecimento dos outros. Segundo tais parmetros, nossa produo intelectual considerada menos vigorosa, menos forte, menos capaz, menos significativa que a produo de fora, chamada equivocadamente de internacional, quando ela apenas estrangeira. Estou me referindo s formas como a carreira se organiza neste pas, levando-a a tornar-se, ao fim e ao cabo, uma grande inimiga da produo intelectual. Devemos, urgentemente, erguer nossa voz, para reclamar das autoridades universitrias que, entre outros problemas atuais, revejam a questo da carreira, dentro de um quadro mais geral, mais abrangente, agindo como intelectuais, e no como administradores. Numa universidade autntica, os administradores apenas governam as coisas. Os intelectuais so inadministrveis. Por isso, eles so o fermento de uma verdadeira vida acadmica, porque so movidos pela idia de universidade e pela fidelidade a uma dada universidade. No h universidade que possa crescer sem crtica interna. No basta repudiar a crtica externa. preciso todos os dias exercitar a crtica interna para sermos verdadeiros intelectuais. De outro modo, estaremos limitados produo e a prtica de meias-verdades, ou de verdades interesseiras, que

conduzem teorias utilitrias e ao imprio das razes utilitaristas fundadas nas exigncias do mercado. Da, a tendncia a transformar todo tipo de ensino em ensino profissionalizante. Quantos de ns, ensinando na ps-graduao, j no ouviu esta frase: "professor, eu no vou ao seu curso, porque o seu curso no interessa tese que eu estou escrevendo". exatamente o utilitarismo levado s ltimas conseqncias. Com certo ceticismo, pode-se at sorrir, ouvindo isso; e com certo cinismo, pode-se at sorrir complacentemente, quando se precisa do voto do estudante para ser eleito para alguma coisa. S que esta forma de conivncia j uma demonstrao da renncia a ser intelectual. Continua-se sendo professor, mas se renuncia a ser intelectual. Quando renunciamos crtica deixamos tambm, que, dentro de ns, produza-se o assassinato de um cidado. Este, dotado de existncia poltica, somente pode s-lo plenamente, ao entender criticamente o mundo em torno. Se assim no entendo o mundo em torno, tampouco sei quem sou, nem posso propor outro mundo, e passo a aceitar comodamente tudo que me mandam fazer. assim que se criam homens instrudos, mas no educados, desinteressados de qualquer discusso mais profunda, subordinados ao pensamento tcnico e lgica dos instrumentos. mantendo uma f cega nos ritos j dados, nos caminhos preestabelecidos. Devemos ter muito claro o que fazer frente a certas solicitaes do nosso entorno, das quais mencionarei algumas, j que se esto tornando tendncias da moda. Entretanto, a moda no o modo, mas apenas uma escolha, num modo, ou fora dele, daquilo que previamente escolhido como comportamento a adotar. O modo a forma como as coisas se do ou se podem dar dentro de uma lgica existencial. A moda instrumental a preocupaes interesseiras, tendentes n falsear essa lgica existencial. Vejamos, por exemplo, as orientaes curriculares distribudas pelo Ministrio da Educao, onde se pede, com vigor, um ensino das tcnicas, mas propondo que sejam ensinadas como se elas fossem dotadas de um valor absoluto e abstrato. Em si mesmas, as tcnicas so um absoluto. Mas as tcnicas so nada sem a vida e somente so inteligveis com a vida. E a vida nada tem de absoluto; , sempre, um relativo. Quando, naquilo que est escrito nesses famosos volumes, insiste-se tanto em mostrar a importncia da tcnica hoje, esquece-se, porm, de pedir aos professores que ponham abrangncia no seu ensino, mostrando como, a partir da maneira como so elas utilizadas ao longo da histria, desde os primeiro tempos at hoje, a tcnica apenas ganha significado atravs da poltica: a poltica considerada como exerccio da ao humana, a ao possvel, ou a ao que se deseja, isto , o projeto poltico, ou, ento, a ao feita, isto , a realidade poltica. Quando se exclui do ensino esse

elemento histrico e se apresenta a tcnica como algo indispensvel vida, mas separando-se do contexto, o que se est fazendo, na realidade, esconder dos alunos a histria do presente que determina uma forma particular de uso da tcnica, e no outra, deixando assim, de mostrar aos alunos que essa no a forma nica de seu uso. Quando tambm, pginas e pginas referem-se educao ambiental, o que se est propondo uma educao ambiental enviesada, uma forma de reducionismo, substituindo a expresso "meio geogrfico" pela expresso "meio-ambiente". Quando escrevo "meio-ambiente", posso estar excluindo ou fragmentando a histria, propondo uma histria parcializada, ou desconsiderando a inteireza do processo histrico ao apresentar uma natureza existindo fora da sociedade. No comeo da histria humana, a sociedade era contida pela natureza. Hoje, no. A natureza contida pela sociedade. Por conseguinte, enganoso o ensino de educao ambiental que escamoteia o fato de que, a cada momento, sociedade em movimento que d valor a cada pedao da natureza. Desse modo, a formao oferecida aos alunos acaba por lhes recusar a condio de poder intervir na produo da histria do pas. tempo de multiplicar essa advertncia, para evitar que a grande seduo da juventude - e da populao em geral - pelos temas da ecologia e, em geral, do chamado meio ambiente, seja canalizada de modo inadequado. Neste fim de sculo, a natureza, como realidade histrica, no existe por si s. Como o espao e como o planeta, inteiro, a natureza objeto do exerccio das idias do homem, do seu trabalho e das suas intenes e paixes. No pensamento do que o mundo representa para a humanidade, a natureza em si deixou de existir. Vejam o caso do turismo chamado ecolgico ... O mais remoto rinco da Terra, aquele que parea o menos conhecido, est hoje cheio de intenes; pode no ser o domnio imediato do capital, pode no ser objeto de povoamento, mas sempre objeto de intenes, e estas, num mundo globalizado, fazem parte da produo de uma poltica global. O ensino da globalizao exige, tambm, redobrada cautela. Vivemos, neste fim de sculo, uma forte tendncia para o totalitarismo, o que, inclusive, aparece no discurso de certos governantes, quando, por exemplo, nos dizem: "penso assim, se voc pensa diferente, voc est contra a nao". Ento, o desejvel papel pedaggico dos homens de governo substitudo por um discurso autoritrio, que freqentemente vai buscar fundamento na chamada "globalizao" - a globalizao perversa atual - apresentada como um caminho nico, quando, na realidade, apenas uma maneira de fazer a histria. Somos, freqentemente, solicitados a tratar as idias hegemnicas sobre o mundo atual como se fossem um dogma, aceitando o pensamento nico sob os

seus disfarces mais diversos. Esse pensamento nico conduz a discusso sobre o mundo a partir de premissas viciadas - a respeito das quais somos convocados a nos pronunciar, em lugar de adotar o caminho correto, isto , buscar as premissas verdadeiras. Outro risco que ameaa o professor, separando-o da possibilidade de tambm ser um intelectual, o de oferecer um ensino fragmentado, portanto acrtico. Todo o ensino que separado da histria, isto , do mundo como atualmente ele , no supe crtica. Ento, por mais que aparea como sendo renovador, ele repetitivo. O mundo um conjunto de possibilidades. Nos tempos de Pedro lvares Cabral, havia um conjunto determinado de possibilidades. Hoje, esse conjunto de possibilidades outro. O nosso mundo, o mundo nosso contemporneo, que desejamos entender e temos de ensinar, um mundo datado, no um mundo sem data, abstrato. E a data do mundo sua certido de idade - so as possibilidades reais existentes em cada momento. Dessas possibilidades, algumas so colhidas por quem as pode colher, e que as colhem como as podem colher, e... outras no o so. No mundo de hoje, os que podem colher as melhores possibilidades so cada vez em nmero menor e a maioria esmagadora da humanidade fica fora do essencial das escolhas; apenas segue incompletamente ou inutilmente protesta. O essencial saber que, entre as possibilidades que o mundo oferece em cada momento, muitas ainda no foram realizadas. Uma anlise que pretenda ajudar a enfrentar o futuro deve partir desse fato muito simples: no se pode analisar uma situao apenas a partir do que existe. A anlise de uma situao exige que consideremos tambm o que no existe, mas que pode existir. No basta nos fixarmos apenas no que no existe, sob o risco de sermos voluntaristas. indispensvel tomar como referncia aqueles elementos de construo do novo oferecidos pela histria do presente e ainda no utilizados. Como o futuro jamais um s, isso que nos pode unir na tarefa de pensar os futuros e escolher um. Como essa forma de analisar deve ser feita a partir de tudo o que existe, trata-se de uma forma existencialista de construo do pensamento. Essa forma existencialista no exclui a emoo. Esta , na vida dos homens, freqentemente uma expresso despojada, e por isso que exclui o clculo. Os compositores so muito mais expressivos de um povo que os intelectuais acorrentados a uma linguagem escolstica. Mas ns tambm podemos evit-la, tentando, atravs da anlise, encontrar caminhos que conduzam a formas de comunicao mais diretas e pessoais, cada vez menos freqentes entre ns.

O trabalho do professor arriscado. Quem teme perigos deve renunciar tarefa do ensino. E se quiser ser ao mesmo tempo professor intelectual,est fadado a correr riscos ainda maiores. Para avanarmos nesta direo, entrevejo algumas possibilidades, seja qual for o tema da nossa conversa com os estudantes, enquanto no nos substituem completamente por mquinas. Em primeiro lugar, urge reconhecer que, em qualquer circunstncia. Impe-se um caminho duplo: da anlise para a sntese e da sntese para a anlise, porque somente assim estaremos fazendo, ao mesmo tempo, a crtica das situaes e a nossa prpria autocrtica. Da minha experincia, direi que cada vez que me encontro nessa posio (caminhar da anlise para a sntese e da sntese para a anlise) descubro que algo est faltando na minha formulao. A crtica obriga considerao das situaes como algo dinmico, a partir desses dois plos: a sntese e a anlise. Toda forma de crtica , tambm, uma forma de viso dinmica. preciso, tambm, buscar vises sistmicas para o que aconteceu ou acontece, e oferec-las aos alunos. O que temos a ensinar a um estudante so situaes. E as situaes so construes sistmicas, j que, os elementos de uma dada situao dependem uns dos outros. Isso pode ser oferecido no ensino de maneira simples. Esses sistemas so vivos, dinmicos. Como as situaes so tambm constitudas por coisas, lembremo-nos de que os objetos no tm vida por si, de modo a preencher esses sistemas de coisas com a histria do presente. Neste fim de sculo, tal procedimento torna-se bem mais fcil e cmodo. Antes no tnhamos a capacidade de saber cabalmente o que se passava no resto do mundo. Nossa gerao tem o privilgio, do que podemos chamar do cognoscibilidade do planeta, com a capacidade de saber o que passa em qualquer que seja o lugar. Devemos tirar partido dessa possibilidade para buscar a construo dos sistemas explicativos das diversas situaes. E temos que, atravs disso, passar do empirismo abstrato, isto , do valor dado s coisas em si e alcanar uma abstrao emprica, isto , uma generalizao que parta do que realmente exista e que no seja um mero produto da nossa imaginao, por mais frtil e mais treinada que ela seja. Ser assim, creio, que poderemos construir os novos humanismos, diferentes daqueles do passado, embora a sua essncia continue sendo a essncia do homem. O discurso de alguns pensadores que a todo preo, trazem exemplos do passado, s vezes nos empolga, mas no nos pode sempre convencer, porque para serem verazes os exemplos devem ter como contedo a histria do presente. Se os homens para os quais estamos propondo polticas no so considerados como homens do presente, tampouco como homens: so sombras. Ora, o trabalho do educador, do professor tornado

educador, esse trabalho de interpretao do mundo, para que um dia este mundo no nos trate mais como objetos e para que sejamos povoadores do mundo como homens. Muito obrigado!

You might also like