You are on page 1of 52

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS CCT CONFORMAO MECNICA - CMC

ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA CONFORMAO MECNICA NO ENCRUAMENTO E ANISOTROPIAS DO AO SAE 1020

Equipe: Amilton Jnior, Ronan Antonelli, Wendel Malkowski, Patrick Spencer, Fernando Santos, Thiago Rosa, Csar Corra Joinville 2011 RESUMO

Ser exposta na presente reviso bibliogrfica a influncia das anisotropias e do encruamento sobre o ao 1020. Portanto daremos incio a uma pesquisa abordando todo o assunto relevante ao ao 1020, suas propriedades mecnicas, processos de fabricao, incluses encontradas aps esses processos e, principalmente, meios e macanismos pelo qual podemos atingir e entender os estados de encruamento e anisotropia do ao. A seguinte pesquisa revelou que basicamente os mecanismos de encruamento so movimentos das discordncias que ocorrem em planos, chamados planos de deslizamento. Ao se movimentarem, as discordncias encontram resistncia tais como contornos de gro e at mesmo outras discordncias interferindo seu movimento, causando empilhamentos de discordncias no arranjo cristalino do material. O encruamento pode ser benfico ou no, dependendo da finalidade do material. No caso do encruamento ser indesejado, indicado um recozimento aps o trabalho a frio realizado no material, assim haver uma recristalizao onde toda a estrutura cristalina reordenada, promovendo uma maior ductilidade ao ao. Na deformao a frio temos tambm os efeitos da anisotropia, onde os cristais tomam orientaes preferenciais aps o trabalho a frio causando diferena nas propriedades mecnicas conforme a orientao dos esforos.

ABSTRACT

Will be exposed in this literature review the influence of preferred operation and work hardening on steel 1020. Therefore we will start a research addressing the whole matter relevant to the steel 1020, its mechanical properties, manufacturing processes, inclusions found after these processes and, above all, means and bellicose by which we can achieve and understand the work hardening and anisotropy of steel. The following research revealed that basically the mechanisms work hardening are movements of the discrepancies that occur in plans, called plans to slip. The move, the disagreements are resistance such as contours of grain and even other disagreements interfering with his movement, causing essencial to disagreements in the arrangement of crystalline material. Work hardening can be beneficial or not, depending on the purpose of the material. In the case of work hardening is unwanted, and indicated an annealing after the cold work done in the material, so there will be a recrystallization where all the crystalline structure and reorganized, promoting greater ductility of steel. In cold deformation we also the effects of anisotropy, where the crystals take guidelines preferred after cold working causing difference in mechanical properties as the orientation of the efforts.

Sumrio

1 INTRODUO.....................................................................................................................5 2 REVISO BIBLIOGRFICA................................................................................................9 2.1 MICROESTRUTURA.........................................................................................9 2.2 DEFORMAO E CONFORMAO MECNICA................................................10 2.2.1 DEFORMAO PLSTICA DE MONOCRISTAIS..........................................10 2.2.2 DEFORMAO PLSTICA EM MATERIAIS POLICRISTALINOS....................16 2.2.3 LAMINAO A QUENTE...........................................................................20 2.3 ENCRUAMENTO............................................................................................22 2.3.1 FONTES DE DISCORDNCIAS..................................................................25 2.3.2 MULTIPLICAO DE DISCORDNCIAS.....................................................26 2.3.3 EMPILHAMENTO DE DISCORDNCIAS.....................................................27 2.3.4 ESTRUTURA DEFORMADA A FRIO...........................................................27 2.4 ANISOTROPIA...............................................................................................29 2.4.1 ANISOTROPIA NA DEFORMAO A FRIO.................................................30 2.4.2 TEXTURAS OU ORIENTAES PREFERENCIAIS.......................................30 2.5 RECOZIMENTO.............................................................................................32 3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL...................................................................................35 REFERNCIAS....................................................................................................................48 REFERNCIAS

1 INTRODUO Primeiramente o ao-carbono corresponde a um teor de carbono de at 2,11%, acima deste chamado ferro fundido. E dentro desta faixa encontramos trs tipos de aos: - at 0,77% de carbono so chamados aos hipoeutetides - 0,77% aos euteides - 0,77% at 2,11% aos hipereutetides Propriedades mecnicas Basicamente as propriedades mecnicas dos aoscarbonos so afetadas pelos dois fatores seguintes: - composio qumica - microestrutura No que se refere composio qumica, nos aos esfriados normalmente, isto , em condies tais que se processe transformao total da austenita, o elemento predominante o carbono que, como se viu, medida que aumenta, melhora as propriedades relativas resistncia mecnica, isto , o limite de escoamento, o limite da resistncia trao e a dureza e piora as propriedades relativas ductilidade e tenacidade, isto , o alongamento, a estrico e a resistncia ao choque. No que se refere microestrutura, esta inicialmente afetada pela composio qumica, pois se sabe que os constituintes presentes so ferrita e perlita, ou perlita e cementita ou somente perlita, conforme se trate do ao hipoeutetide, hipereutetide ou eutetide. Como o ao estudado 1020 se refere a 0,20% de carbono, ento se trata de um ao hipoeutetide.

Figura 1.1 Diagrama de fases Ferro Carbono (Imagem retirada do site http://willyank.sites.uol.com.br/)

Por outro lado, a microestrutura dos aos depende tambm dos seguintes fatores: - estado ou condio do ao, sob o ponto de vista de fabricao; se fundido, trabalhado a quente (laminado, forjado, etc.) ou trabalhado a frio (encruado); - tamanho de gro austentico; - velocidade de esfriamento No estado encruado, onde focaremos nosso estudo, caracterstico de alguns dos mais importantes produtos siderrgicos, como fios, fitas, chapas, etc., os efeitos mais importantes so os seguintes: - aumento da resistncia mecnica; - aumento da dureza; - diminuio da ductilidade, representada por um decrscimo de alongamento e estrico.

2 REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 MICROESTRUTURA Aos de baixo carbono possuem microestrutura formada por ferrita e perlita, sendo assim macios e pouco resistentes, mas apresentando uma tima ductilidade e tenacidade. Por apresentarem uma baixa concentrao de carbono, so insensiveis a tratamentos trmicos. Possuem um custo baixo de produo e so usados em painis de carros, tubos, pregos, arames entre outros fins.

Figura2.1 Microestrutura de um ao 1020 recozido. (Retirado do site http://www.dema.pucrio.br/bancodeimagens/optico/metais/ligas_ferrosas/acos/aco_rec.html)

A Ferrita ferro no estado alotrpico alfa, contendo em soluo traos de carbono. Apresenta tambm uma estrutura de gros poligonais irregulares, possui baixa dureza e baixa resistencia a trao, cerca de 28kgf/mm (270 MPa), mas excelente resistencia ao choque e elevado alongamento. Como a ferrita tem uma estrutura cbica de corpo centrado, os intersticios so pequenos e pronunciadamente alongados, no podendo acomodar com facilidade nem mesmo um pequeno tomo de carbono. Consequentemente, a solubilidade de carbono na ferrita muito baixa ( menor que 1 tomo de carbono para 1000 tomos de ferro). O tomo de carbono pequeno demais para uma soluo slida substitucional e muito grande para uma soluo slida intersticial extensa. A cementita, carbono que excede o limite de solubilidade e forma uma segunda fase junto com tomos de ferro, carboneto de ferro Fe3C contendo 6,67% de carbono, muito dura ( na escala Mohs ocuparia aproximadamente o lugar de feldspato), quebradia, responsavel pela elevada dureza e resistencia dos aos de alto carbono, assim como pela sua menor ductilidade. Possui estrutura cristalina ortorrmbica. A cementita tem uma clula unitria ortorrmbica com 12 tomo de

10

ferro e 4 tomos de carbono por clula e, portanto, um contedo de 6,7% de carbono em peso.

Figura 2.1 Imagem obtida por Microscopia Eletrnica de Varredura (MEV) de uma perlita. (Retirado do site http://willyank.sites.uol.com.br/)

A perlita a mistura mecnica de 88,5% de ferrita e 11,5% de cementita, na forma de lminas finas ( de espessura raramente superior a um milsimo de milmetro) dispostas alternadamente. As propriedades mecnicas da perlita so, portanto, intermediarias entre as da ferrita e da cementita, dependendo, entretanto, do tamanho das particulas de cementita. Sua resistencia trao , em mdia, 75kgf/mm (740 MPa). A proporo de perlita num ao cresce de 0% para ferro at 100% para ao eutetide (0,77% de carbono), de modo que um ao com 0,5% de carbono, por exemplo, apresentar cerca de 65% de perlita. A espessura da camada de cada uma das fases ferrita e cementita na microestrutura tambm influencia o comportamento mecnico do material. Perlita fina mais dura e mais forte do que a perlita grossa.

10

Figura 2.3 Foto da esquerda perlita grosseira, foto da direita perlita fina. (Retirado do site http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6439-transformaes)

10

As razes para este comportamento se relaciona a fenmenos que ocorrem nos contornos de fases a-Fe3C. Primeiro, existe um grande grau de aderncia entre as duas fases atravs de um contorno. Portanto, a forte e rgida fase cementita severamente restringe a deformao da fase ferrita mais macia na regio adjacente ao contorno; assim, pode -se dizer que a cementita refora a ferrita. O grau deste reforo substancialmente maior em perlita mais fina porque maior ser a rea de interface por unidade de volume de material. Em adio, contornos de fase servem como barreiras para o movimento de discordncia muito parecida como aquela dos contornos de gro. Para perlita fina existem mais contornos de gro que uma discordncia deve passar durante deformao plstica. Assim maior reforo; e restrio ao movimento de discordncia e perlita mais fina explica maiores dureza e resistncia mecnica. Perlita grossa mais dtil do que a perlita fina, este comportamento resulta a partir da maior restrio deformao plstica da perlita fina. Algumas propriedades do ao 1020 so: limite de escoamento 25 kgf/mm ( 250 MPa ), limite de resistencia trao 41,5 kgf/mm ( 405 MPa), alongamento 37%, estrico 64%, dureza Brinell 115.

2.2 DEFORMAO E CONFORMAO MECNICA Quando se trata de Encruamento e Anisotropia, no podemos deixar de citar a estreita relao que h com a conformao mecnica. Pois so nesses processos de fabricao que encontramos os principais meios de se atingir um encruamento ou anisotropia de materiais metlicos. Os aos so submetidos conformao mecnica por dois motivos principais: alterar sua forma e dimenses; alterar sua estrutura, em diversas escalas. A deformao a frio da maior importncia para o engenheiro projetista. Permite que se use componentes menores e mais resistentes. Evidentemente, o produto no pode ser usado em temperaturas que permitam o recozimento do metal. O trabalho a frio limita a deformao plstica que o metal pode sofrer posteriormente, durante a operao de moldagem. O metal pouco ductil e endurecido necessita de mais energia para ser trabalhado e fica mais suscetivel a trincas. A perda de ductilidade durante o trabalho a frio tem um efeito secundrio que til durante a usinagem. Com uma ductilidade menor, os cavacos se quebram com maior facilidade, ajudando a operao de corte.

2.2.1 DEFORMAO PLSTICA DE MONOCRISTAIS Trataremos aqui dos mecanismos bsicos de deformao plstica em monocristais. Tambm aqui ser introduzida a teoria das discordncias, a qual desempenha um papel de grande importncia nos conceitos modernos de deformao plstica.

10

Defeitos de rede O termo defeito, ou imperfeio, geralmente empregado para descrever qualquer desvio de um arranjo ordenado dos pontos da rede. Quando o desvio do arranjo peridico da rede est localizado na vizinhana de apenas poucos tomos, ele denominado defeito pontual ou imperfeio pontual. Todavia, se o defeito se estende atravs de regies microscpicas do cristal, ele chamado de imperfeio da rede. As imperfeies de rede podem ser divididas em defeitos de linha e defeitos de superfcie. Os defeitos de linha so assim chamados porque se propagam no cristal como linha ou sob a forma de uma rede bidimensional. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 96) Defeitos pontuais H trs tipos de defeitos pontuais: lacunas, intersticial e tomo de impureza. A lacuna existe quando est faltando um tomo de uma posio normal da rede. Nos metais puros so criados pequenos nmeros de lacunas por excitao trmica. Quando um tomo aprisionado dentro de um cristal num ponto intermedirio entre posies normais da rede, ele chamado um tomo intersticial ou interstcio (Fig. 3.1). O defeito intersticial em metais puros decorrente do bombardeamento com partculas nucleares de alta energia (dano por radiao), podendo dificilmente ocorrer como resultado de ativao trmica. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 97)

Figura 3.1 tomo intersticial (Retirado do site


http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6420-defeitos-pontuais)

A presena de um tomo de impureza numa posio da rede (Fig. 3.2) ou numa posio intersticial acarreta um distrbio localizado da periodicidade da rede, da mesmo forma que ocorre para lacunas e os tomos intersticiais.

10

Figura 3.2 tomo de impureza (Retirado do site


http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6420-defeitos-pontuais)

Defeitos de Linha O defeito de linha, ou bidimensional, mais importante a discordncia. A discordncia o defeito responsvel pelo fenmeno de deslizamento, atravs do qual se deformam plasticamente a maioria dos metais. Desta forma, uma maneira de se encarar uma discordncia consider-la como uma regio de distrbio localizado da rede, a qual separa as regies deslizadas e no-deslizadas do cristal. Na Fig. 3.3, AB representa uma discordncia situada num plano de escorregamento, que o plano do papel. Se admitimos que o deslizamento est avanando para a direita , todos os tomos acima da superfcie C tero sido deslocados de uma distncia atmica na direodo deslizamento, enquanto que os tomos aciam de D ainda no sofreram deslocamento. AB representa, ento, o limite entre as regies deslizadas e nodeslizadas. As discordncias so importantes no s para explicar o deslizamento dos cristais, como tambm esto intimamente ligadas com a maioria dos fenmenos mecnicos tais como encruamento, escoamento descontnuo, fadiga, fluncia e fratura frgil.

Figura 3.3 Discordncia AB situada num plano de escorregamento As discordncias podem ser de dois tipos bsicos, discordncia-aresta e discordncia-espiral. A Fig. 3.4 apresenta o deslizamento produzido por uma discordncia-aresta num elemento de cristal que possui uma rede cbica simples. O deslizamento se deu sobre a rea sombreada segundo a direo do vetordeslizamento. Deve-se notar que as partes do cristal acima do plano de deslizamento foram deslocadas, na direo do deslizamento, em relao s partes

11

do cristalabaixo do plano de deslizamento, de uma quantidade que na Fig. 3.4 est representada por uma rea sombreada. Todos os pontos do cristal que originalmente coincidiam atravs do plano de deslizamento foram deslocados da mesma quantidade uns em relao aos outros. A extenso deste deslocamento denomidanod o vetor de Burguers b da discordncia. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 98)

Figura 3.4 Discordncia-aresta produzida por um deslizamento numa rede cbica simples. (Retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Deslocamento_(defeito_cristalino))

Deve-se notar na Fig. 3.5 que a rede est distorcida na regio da discordncia, existindo mais uma coluna de tomos acima do plano de deslizamento do que abaixo. Este arranjo atmico ocasiona uma tenso compressiva acima do plano de deslizamento e uma tenso de trao abaixo deste mesmo plano.

10

Figura 3.5 Arranjo atmico num plano normal a uma discordncia-aresta. (Retirado do site http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6421-defeitos-em-linhanos-materiais-cristalinos)

O segundo tipo bsico de discordncia a espiral ou discordncia de Burguers, a qual representada na Fig. 3.6. Neste caso a linha de discordncia paralela ao seu vetor de Burguers, ou vetor-deslizamento, o que caracteriza por definio uma discordncia-espiral. Se traarmos na face superior do cristal um circuito no sentido horrio em torno da linha de discordnica, partindo do degrau superior, ele ser completado no degrau inferior. Ao fazermos esse circuito em volta da linha de discordncia, o ponto final deslocado, paralelamente ao vetor-deslizamento, de um plano de rede. Assim sendo, os planos atmicos esto dispostos em torno da discordncia de modo semelhante a uma escada espiral ou de uma rosca.

12

Figura 3.6 Deslizamento produzido por uma discordncia espiral numa rede cbica simples. (Retirado do site
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6421-defeitos-em-linha-nosmateriais-cristalinos)

Deformao por Deslizamento A deformao plstica ocorre normalmente nos metais atravs do deslizamento de blocos do cristal, uns sobre os outros, ao longo de planos cristalogrficos bem definidos que so chamados planos de deslizamento. Os tomos se movem um nmero inteiro de distncias atmicas ao longo do plano de deslizamento, produzindo um degrau na superfcie polida. Quando observamos de cima a superfcie polida atravs de um microscpio, o degrau aparece rebatido como uma linha chamada linha de deslizamento. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 102)

Figura 3.7 Linhas de deslizamento retas no cobre (500X). (Imagem 4.12 do livro DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica)

Deformao por Movimento de Discordncia O conceito de discordncia foi a princpio introduzido com o intuito de explicar a discrepncia entre os valores tericos e experimentais da resistncia dos metais ao cisalhamento. Para que este conceito seja vlido necessrio mostrar (1) que o movimento de uma discordncia atravs de uma rede cristalina requer uma tenso muito inferior tenso cisalhante terica e (2) que o movimento da discordncia produz um degrau, ou banda de deslizamento, na superfcie livre do metal. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 107) Numa rede perfeita todos os tomos abaixo e acima do plano de deslizamento encontram-se em posies de energia mnima. Quando uma tenso cisalhante

11

aplicada ao cristal, a mesma fora de oposio ao movimeto atua sobre todos os tomos. Quando existe uma discordncia no cristal, os seus tomos distantes permanecem em posio de energia mnima; apenas prximo discordncia necessrio que haja um pequeno movimento de tomos para que ela se movimente.

Figura 3.8 Movimento de discordncia (Retirado do site


http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6421-defeitos-em-linha-nosmateriais-cristalinos)

2.2.2 DEFORMAO PLSTICA EM MATERIAIS POLICRISTALINOS Em materiais policristalinos, os contornos de gros interferem nos movimentos das discordncias e devido as diferentes orientaes cristalinas presentes, resultantes do grande nmero de gros, as direes de escorregamento das discordncias variam de gro para gro. O contorno de gro funciona como um barreira para a continuao do movimento das discordncias devido as diferentes orientaes presentes e tambm devido s inmeras descontinuidades presentes no contorno de gro.

10

Figura 3.9 Planos de escorregamento

A tenso necessria para mover a discordncia e gerar a deformao plstica est relacionada no s com a energia para mover e criar discordncias, mas tambm para dissoci-las dos tomos de soluto.

Figura 3.10 Escorregamento em materias policristalinos

Quanto maior a quantidade de planos de escorregamento existentes na estrutura cristalina, maiores as possibilidades ou alternativas das discordncias se movimentarem, conseqentemente, maior a facilidade de se promover a deformao, maior a ductilidade e a plasticidade do material. Existem estruturas cristalinas com um maior ou menor quantidade de planos de escorregamento disponveis, o que explica sua maior ou menor propenso a aceitarem deformao, como por exemplo: Uma estrutura ferrtica apresenta uma estrutura cristalina do tipo CCC com grande nmero de planos de escorregamento, apresentando, portanto, uma boa conformabilidade;

12

Figura 3.11 Estrutura cristalina cbica de corpo centrado (Retirado do site


http://analgesi.co.cc/html/t23812.html)

Uma estrutura austentica apresenta uma estrutura CFC, com planos de escorregamento em quantidade at maior que a ferrita, portanto o material apresenta um potencial de conformao excepcional, prefervel quando o trabalho de conformao muito intenso;

Figura 3.12 Estrutura cristalina cbica de face centrada (Retirado do site


http://analgesi.co.cc/html/t23812.html)

Uma estrutura perltica devido presena de fases precipitadas de cementita (Fe3C) entre as lamelas de ferrita, esta estrutura apresenta uma conformabilidade muito restrita devido limitada capacidade de movimentao das discordncias neste meio;

12

Uma estrutura martenstica apresenta uma estrutura cristalina ortorrmbica, com muitos poucos planos de escorregamento. Por isto praticamente impossvel de ser conformada, no entanto, muito dura e resistente, tanto mecanicamente como ao desgaste;

Figura 3.13 Estrutura cristalina ortorrmbica (Retirado do site


http://analgesi.co.cc/html/t23812.html)

Movimento de discordncias em metais puros e solues slidas Metais puros, que apresentam tamanhos de gro grandes e que contenham apenas algumas discordncias devero possuir um limite elstico muito baixo. Nestes casos, as discordncias presentes movimentam-se facilmente pelo material, pois no encontram obstculos em seu percurso, dotando o material de grande capacidade de deformao plstica. Nos materiais estruturais, deseja-se que a mobilidade das discordncias seja restringida de modo a se evitar a deformao plstica, ou seja, aumentar-se o limite de escoamento. A figura 9 mostra as propriedades mecnicas de dois aos que apresentam propriedades mecnicas distintas devido ao projeto feito nos materiais para permitir maior movimentao de discordncias (NBR 5906 EPA) e restringir a movimentao destas (NBR 6656 LNE 50).

10

Figura 3.14 Comparao entre as propriedades mecnicas de um ao para conformabilidade Porm, durante a movimentao das discordncias no interior de um material metlico, dois eventos ocorrem de modo a atrapalhar cada vez mais a movimentao das discordncias medida que mais deformao plstica imposta ao metal: interseco das discordncias com obstculos (outras discordncias, contornos de gro, precipitados, etc.), multiplicao do nmero de discordncias. Os dois eventos tornam a continuidade da movimentao das discordncias cada vez mais difcil. Isto quer dizer que, medida que a deformao plstica progride, mais provvel que as discordncias em movimento encontrem obstculos a sua movimentao, que ser dificultada, e mais endurecido torna-se o metal. Ao fenmeno do aumento do limite de escoamento do metal, ou o seu endurecimento, com a deformao plstica imposta d-se o nome de encruamento. Em termos prticos, o encruamento se d por meio de uma severa deformao plstica do metal a frio"1. Esta deformao aumenta a quantidade (densidade) de discordncias presentes, desordenando a estrutura cristalina, aumentando a resistncia e diminuindo a ductilidade do metal. A figura 10 abaixo, esquematiza o que ocorre com as propriedades mecnicas do nquel submetido a diferentes graus de reduo durante uma laminao a frio.

12

Figura 3.15 Alterao nas propriedades Importante notar que a variao das propriedades mecnicas depender das tenses e deformaes efetivas submetidas ao mesmo. Neste caso, diferentes condies de tenso/deformao efetivas provocaro diferentes graus de encruamento, que no necessariamente so iguais ao encruamento provocado por um ensaio de trao.

2.2.3 LAMINAO A QUENTE O objetivo desta operao transformar os lingotes fundidos em blocos ou placas para subseqente acaba, chapas ou folhas. O primerio desbaste feito normalmente com pequenas redues. A carepa do lingote removida inicialmente com a laminao do lingote pelas faces menores da sua seo transversal; depois o lingote girado 90, quando ento sua espessura reduzida coma laminao pelas face mais largas. Na laminao a quente de aos a temperatura inicial de laminao est entre 1100C e 1300C. A temperatura na ltima cadeira de acabamento varia de 700C a 900C, mas deve estar acima da temperatura critica para produzir gros de ferrita uniformes eqiaxiais. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 522)

Laminao de barras Para compreendermos melhor as propriedades intrnsicas na barra de ao 1020 estudada, devemos primeiramente entender o que se passou durante seu processo de fabricao, a laminao. Barras de seo circular so poduzidas em grande quantidade por laminao a quente com rolos ranhurados (Fig. 3.16). A laminao difere da laminao de folhas e tiras pois a seo transversal do metal reduzida em duas direes. Entretanto, em cada passe o metal normalmente comprimido somente numa direo. No passe subseqente ele girado 90. Uma vez que o metal se expande muito mais na laminao a quente de barras que na laminao a frio de folhas, o clculo da tolerncia necessria para a expanso um problema importante no planejamento dos passes para barras. Um mtodo tpico para reduzir um tarugo quadrado numa barra alternando-se passes atravs de ranhuras ovais e quadradas. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 523)

10

Figura 3.16 Rolo ranhurado para laminao de barras

2.3 ENCRUAMENTO Um dos primeiros conceitos para explicar o encruamento baseava-se na idia das discordncias se empilharem no planos de deslizamento, quando bloqueadas por barreiras do cristal. Estes empilhamentos produzem uma tenso de reao (ou de recuo) que se ope tenso aplicada no plano de deslizamento. A existncia da tenso de reao foi demonstrada experimentalmente atravs de ensaios de cisalhamento em monocristais de zinco. Os cristais de zinco so ideais para estudos experimentais de plasticidade porque deslizam somente no plano basal, evitando, desta forma, complicaes devido ao deslizamento dplex. A existncia e a importncia da tenso de recuo no encruamento dos metais j foram discutidas. O prximo passo identificarmos as barreiras ao movimento das discordncias nos monocristais. Partculas microscpicas de precipitados e tambm tomos solutos podem agir como barreiras, no entanto devem-se encontrar outras barreiras efetivas nos monocristais. Estas barreiras surgem porque as discordncias que se movimentam em planos de deslizamento que se intersecionam podem-se combinar uma com as outras produzindo novas discordncias que no estejam em direes de deslizamento. Estas discordncias de baixa mobilidade que se formam a partir de reaes entre discordncias so chamadas discordncias bloqueadas. Uma vez que essas discordncias bloqueadas no se encontram no plano de deslizamento de baixa tenso cisalhante, elas atuam como barreiras movimentao das outras discordncias, at que a tenso atinja um nvel suficientemente alto capaz de romper o bloqueio. Um outro mecanismo de encruamento, alm dos expostos acima, ocorre quando as discordncias que se movimentam no plano de deslizamento so cortadas por outras discordncias que intersecionam o plano de deslizamento ativo. Estas

11

discordncias que atravessam o plano de deslizamento ativo so muitas vezes chamadas de floresta de discordncias, e o processo de encruamento denominado como interseo de uma floresta de discordncias. A Fig. 4.1a mostra que a interseo de discordncias d origem a um pequeno degrau na linha de discordncia. Este degrau restringe o movimento da discordncia, contribuindo para o encruamento. Os degraus so formados tambm por discordncias-espirais realizando deslizamento-cruzado do plano de deslizamento primrio para um outro plano que contenha a direo de deslizamento comum (Fig. 4.1b).

Figura 4.1 Formao de um degrau J (a) devido interseo de uma aresta por uma espiral quando a primeira desliza de AB para AB; (b) atravs do deslizamento cruzado, da parte de uma linha de discordncia espiral AB, de um plano primrio PQ para o plano RS. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 126)

O fenmeno de deslizamento cruzado restrito s discordncias espirais, porque sendo paralelos, a linha de discordncia e seu vetor de Burguers no definem um plano especfico como na discordncia em aresta (onde b perpendicular linha de discordncia). Para uma discordncia-espiral, todas as direes ao redor do seu eixo gozam das mesmas propriedades, e ela pode deslizar em qualquer plano desde que se movam paralelamente sua orientao original. O plano de deslizamento de uma discordncia-espiral pode seu qualquer um que contenha a linha de discordncia, portanto poder realizar deslizamento cruzado de um plano para outro, desde que exista uma direo de deslizamento comum a ambos os planos. Isto permite que as discordncias-espirais (ou as componentes-espirais de discordncias mistas) possam contornar obstculos e barreiras que lhes apaream. Caso no pudesse ocorrer o deslizamento cruzado, o movimento das discordncias seria impedido logo no incio do processo de deformao e a taxa de encruamento seria muito alta, dando origem fratura para valores pequenos de deformao. O encruamento devido a um processo de interseo de discordncias se verifica devido a foras de curto alcance que atuam sobre distncias inferiores a 5 a 10

11

dimenses interatmicas. Este encruamento pode ser anulado para temperaturas finitas com o auxlio de flutuaes trmicas, o que caracteriza estes processos como sendo dependentes da temperatura e da taxa de deformao. Por outro lado, o encruamento devido ao empilhamento de discordncias em barreiras ocorre para distncias longas (foras de longo alcance), sendo por isso relativamente independentes da temperatura e da taxa de deformao. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 127) Segundo a notao proposta por Seeger1, a curva de escoamento para monocristais puros pode ser dividida em trs estgios (Fig. 4.2).

Figura 4.2 curva de escoamento genrica para monocristais c.f.c (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 128)

O estgio I, regio de deslizamento fcil, uma regio no qual o cristal experimenta um encruamento pequeno. Durante o deslizamento fcil, as discordncias so capazes de se movimentar por distncias relativamente longas sem encontrar barreiras. O pequeno encruamento produzido durante este estgio implica que a maioria das discordncias escape do cristal na superfcie. Durante o deslizamento fcil, o deslizamnto ocorre somente em um sistema de deslizamento. Por este motivo, o deslizamento no estgio I chamado algumas vezes de escoamento laminar. O estgio II uma regio da curva de escoamento, praticamente linear, na qual o encruamento aumenta rapidamente. Neste estgio o deslizamento ocorre em mais de um conjunto de planos. O comprimento das linhas de deslizamento ativas diminui com o aumento da deformao, o que consistente com a formao de grande
1 A. Seeger, em Dislocations and Mechanical Properties of Crystal, John Wiley & Sons, Inc., New York, 1957.

11

nmero de barreiras. Durante esse estgio, a relao entre coeficiente de encruamento e o mdulo de cisalhamento praticamente independente da temperatura e da tenso, e aproximadamente independente da orientao e pureza. Este fato est de acordo com a teoria que admite o empilhamento de grupos de discordnicas como o principal mecanismo de encruamento. Como resultado do deslizamento ocorrer em vrios sistemas de deslizamento so formadas irregularidades na rede cristalina, comeando a se desenvolver emaranhados de discordncias que eventualmente daro origem formao de uma estrutura celular de discordncias, que consiste em regies praticamente livres de discordncias rodeadas por material de alta densidade de discordncia. O estgio III uma regio onde a taxa de encruamento decrescente. Os processos que ocorrem durante este estgio so muitas vezes chamados recuperao dinmica. Nesta regio da curva de escoamento, as tenses so suficientemente altas para que as discordncias participem de processo que no so ativados para tenses inferiores dos outros estgios. Acredita-se que o deslizamento cruzado seja o processo principal atravs do qual as discordncias empilhadas durante o estgio II possam liberta-se e reduzir o campo interno de deformao. A tenso na qual se inicia o estgio III fortemente dependente da temperatura. Da mesma forma, a tenso plstica de um cristal deformado at o estgio III mais dependente da temperatura do que se o cristal tivesse sido deformado apenas at o estgio II. Esta dependncia da temperatura sugere que o mecanismo principal de encruamento no estgio III a interseo de florestas de discordncias. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 128) 2.3.1 FONTES DE DISCORDNCIAS Todos os metais, exceo dos finssimos whiskers, contm inicialmente um nmero aprecivel de discordncias, produzidas durante o crescimento do cristal a partir das fases lquidas. A existncia de gradientes de temperatura e composio pode produzir desalinhamentos entre os braos dendrticos vizinhos que crescem do mesmo ncleo, que resultam em discordncias arranjadas em redes ou em contornos de gro. Outros mecanismos de nucleao de discordncias durante o crescimento so: (1) formao de anis de discordncia devido agregao ou colapso de lacunas e (2) nucleao heterognea de discordncias, resultante de altas tenses localizadas em partculas de segunda-fase, contornos de gro, ou decorrente de transformao de fases. A nucleao heterognea preferida, tendo em vista que para ocorrer nucleao homognea necessria uma tenso de cerca de G30 . Vrias tm sido as observaes experimentais apresentadas2 para a nucleao heterognea de discordncias. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 158)

2 Ver, como exemplo, D. Hull, Introduction to Dislocations, pp. 155-161, Pergamon Press, New York, 1965.

10

2.3.2 MULTIPLICAO DE DISCORDNCIAS A formulao de um mecanismo razovel, segundo o qual novas discordncias pudessem ser produzidos duarante o processo de deslizamento por fontes presentes originalmente nos metais, foi um dos primeiros obstculos ao desenvolvimento da teoria das discordncias. Este mecanismo necessrio quando se compreende que o deslocamento da superfcie numa banda de deslizamento decorrente do movimento de cerca de 1.000 discordncias sobre o plano de deslizamento. Desta forma, o nmero de fontes de discordncias presente inicialmente num metal no poderia ser responsvel pelos deslocamentos e espaamentos observados nas bandas de deslizamento, a menos que existisse uma maneira de cada fonte produzir grandes quantidades de deslizamento antes de se tornar imobilizada. Alm disso, caso no existisse fontes geradoras de discordncias, a deformao a frio de um monocristal deveria diminuir sua densidade de discordncias ao invs de aument-la. Assim sendo, deve existir um mtodo de criar discordncias ou multiplicar as j existentes para produzir a alta densidade de discordncias encontrada no metal trabalhado a frio. Considere uma linha de discordncia AB situada num plano de deslizamento (Fig.4.3). O plano da figura o plano de deslizamento. A linha de discordncia deixa o plano de deslizamento nos pontos AB nos quais ela imobilizada. Isto poderia ocorrer se A e B fossem ns, onde a discordncia no plano do papel interseciona discordncias em outros planos de deslizamento, ou tomos impuros que causassem o ancoramento. Se uma tenso cisalhante atua no plano de deslizamento, a linha de discordncia se abaula e produz deslizamento. Para uma dada tenso a linha de discordncia apresentar um certo raio de curvatura. O valor mximo de tenso cisalhante acontecer quando o abaulamento da discordncia se tornar um semicrculo, ou seja, quando R apresentar o valor mnimo de l2. Alm deste ponto, R crescer e o anel de discordncia continuar a se expandir sob uma tenso decrescente. Quando o anel atingir o formato da Fig. 4.3d, os segmentos M e N se encontraro, anulando um ao outro e formando um anel grande e uma nova discordncia AB. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 159)

Figura 4.3 Representao esquemtica de uma multiplicao de discordncia (Apostila de PFA, p. 43)

12

2.3.3 EMPILHAMENTO DE DISCORDNCIAS Freqentemente as discordncias se empilham sobre o plano de deslizamento ao encontrarem barreiras tais que como contornos de gro, segundas-fases ou discordncias bloqueadas. Alm da tenso cisalhante aplicada, atua tambm sobre a discordncia lder a fora resultante de sua interao com outras discordncias do empilhamento. Isto acarreta uma alta concentrao de tenses sobre a discordncia lder do empilhamento. Quando o empilhamento formado por muitas discordncias, a tenso sobre a discordncia lder pode atingir valores prximos ao da tenso cisalhante terica do cristal. Este valor alto de tenso tanto pode iniciar o escoamento no outro lado da barreira como, dependendo das circunstncias, nuclear uma trinca na barreira. Como resultado do empilhamento de discordncias, existe uma tenso de recuo que se opes ao movimento de novas discordncias ao longo do plano de deslizamento segundo a direo de deslizamento. Num empilhamento, as discordncias tendem a ficar muito prximas umas das outras na ponta do arranjo e mais largamente espaadas medida que se caminha na direo da fonte geradora (Fig. 4.4).

Figura 4.4 Empilhamento de discordncias num obstculo. (Apostila de PFA, p. 42) O nmero de discordncias que podem ser bloqueadas por um obstculo depender do tipo de barreira, da relao de orientao entre plano de deslizamento e as caractersticas estruturais da barreira, do material e da temperatura. O colapso da barreira pode ocorrer atravs de deslizamento num novo plano, escalagem de discordnciass contornando a barreira, ou pela gerao de tenses suficientemente grandes capazes de produzir uma trinca. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 163)

2.3.4 ESTRUTURA DEFORMADA A FRIO At aqui, o encruamento foi atribudo interao de discordncias com outras discordncias e com outras barreiras que impediam o seu movimento atravs da

11

rede. Toda vez que o deslizamento ocorre em um nico grupo de planos paralelos, como em monocristais, ocorre somente uma pequena quantidade de encruamento. Entretanto, mesmo em monocristais, o deslizamento fcil extensivo no um fenmeno comum, e em materiais policristalinos no observado. Devido interferncia mtua de gros adjacentes num material policristalino, o deslizamento mltiplo ocorre preferencialmente, e existe um encruamento aprecivel. Nos primeiros estgios da deformao plstica, o deslizamento se d essencialmente nos planos primrios de deslizamento e as discordncias formam ento arranjos coplanares. Com a continuao da deformao, comea a ocorrer o deslizamento cruzado e os processo de multiplicao de discordncias comeam a ser ativados. A estrutura trabalhada a frio forma regies de alta densidade de discordncias ou emaranhados, os quais logo se desenvolvem em redes de emaranhados. Portanto, a estrutura caracterstica do estado trabalhado a frio uma estrutura celular na qual as paredes das clulas so formadas por emaranhados de alta densidade de discordncias (Fig 4.5). A estrutura celular de discordncias normalmente bem desenvolvida em deformao de cerca de 10%. O tamanho da clula diminui com a deformao para pequenas deformaes, mas atinge logo um tamanho de clula fixo, mostrando que, conforme a deformao continua, as discordncias varrem as clulas e se juntam ao emaranhado nas paredes das clulas. A natureza exata da estrutura trabalhada a frio depender do material, da deformao, da taxa de deformao e da temperatura de deformao.

Figura 4.5 (a) Deformado a 10% de deformao. Incio da deformao de clulas com emaranhado de discordncia; (b) deformado a 50% de deformao. Tamanho de clula em equilbrio com alta densidade de discordncia nas paredes da clula (esquemtico). (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 204)

A maioria da energia gasta na deformao de um metal por trabalho a frio convertida em calor. Entretanto, cerca de 10 por cento da energia gasta so

11

armazenados na estrutura causando um aumento na energia interna. A grandeza da energia interna armazenada aumenta com o ponto de fuso do metal e com a adio de soluto. Para um dado metal a quantidade de energia armazenada depende do tipo de processo de deformao, por exemplo, trefilao ou trao. A energia armazenada aumenta com a deformao at um certo limite que corresponde a um valor de saturao. Ela aumenta com a diminuio da temperatura de deformao. A maior parte da energia armazenada devida gerao e interao das discordncias durante o trabalho a frio. (DIETER, GEORGE E, Metalurgia Macnica, p. 204)

2.4 ANISOTROPIA Quando as propriedades de uma substncia so independentes da direo, ela chamada de isotrpica. As propriedades fsicas dos cristais, em geral, dependem fortemente da direo na qual so medidas. Isto significa que, basicamente, os cristais no so isotrpicos, porm anisotrpicos. A respeito disso, considere um cristal cbico de corpo centrado (CCC) de ferro. As trs direes mais importantes desse cristal so [0,0,1], [1,1,0] e [1,1,1]. Estas direes no so equivalentes, pois, ao longo delas, o espaamento entre os tomos diferente, sendo, em termos do parmetro [0,0,1] (comprimento de uma aresta da clula unitria), respectivamente iguais a 1, 2 e 3. As propriedades do ferro, medidas ao longo destas direes, tambm tendem a ser diferentes.

Figura 5.1 Direes num cristal

Idealmente, uma amostra policristalina poder ser considerada como isotrpica se seus cristais estiverem orientados ao acaso, pois ento, sob o ponto de vista macroscpico, a anisotropia dos cristais, se compensar mutuamente. Contudo, um arranjo de cristais verdadeiramente ao acaso raramente obtido, porque os processos de fabricao tendem a alinhar os gros, de forma que suas orientaes

11

no esto uniformemente distribudas. O resultado o que ns chamamos de textura ou orientao preferencial. Como a maioria dos metais policristalinos possui uma orientao preferencial, eles tendem a ser anisotrpica, a intensidade dessa anisotropia dependendo do grau de alinhamento dos cristais.

2.4.1 ANISOTROPIA NA DEFORMAO A FRIO Em um material policristalino, a deformao por deslizamento no ocorre igualmente em todos os gros. Alguns gros esto mais favoravelmente orientados para se deformar, em funo de sua orientao em relao aplicao das cargas. O primeiro efeito da deformao a frio a ocorrncia da deformao heterognea ou o aparecimento de bandas de deslizamento em alguns gros. Para pequenas deformaes possvel mostrar claramente que os gros mais favoravelmente orientados armazenam mais energia. O aumento da deformao causa a mudana de forma dos gros e sua reorientao, introduzindo anisotropia associada orientao cristalina dos gros. Esta anisotropia normalmente caracterizada por uma textura cristalogrfica. Os gros ferrticos vo se alongando cada vez mais at que, em funo da grande energia armazenada dentro dos prprios gros, pode ser difcil distinguir, pelo ataque qumico, o contorno interior do gro. A cementita, quando dispersa na ferrita, pode fraturar e se redistribuir, de forma alongada, na matriz ferrtica. Assim podemos dizer ento que a deformao a frio de materiais policristalinos gera anisotropia evidente nas formas dos gros, que se alongam na direo da deformao. A anisotropia cresce com a deformao a frio. Para pequenas deformaes, esta anisotropia pode no ser visvel no exame metalogrfico.

2.4.2 TEXTURAS OU ORIENTAES PREFERENCIAIS Uma orientao preferencial pode ser detectada com raios X aps uma reduo de 20 a 30 por cento da rea transversal por trabalho a frio. Nesse estgio da reduo, existe aprecivel espalhamento na orientao dos cristais individuais com relao orientao ideal. O espalhamento diminui com o aumento da reduo, at que com cerca de 80 a 90 por cento de reduo, a orientao preerencial est essencialmente completa. O tipo de orientao preferencial, ou textura de deformao, que se desenvolve depende principalmente do nmero e tipo de sistemas de deslizamento disponveis e das deformaes principais. Outros fatores que podem ser importantes so a temperatura de deformao e o tipo de textura presente antes da deformao. Como foi dito anteriormente, a orientao preferencial resultante da deformao plstica fortemente dependente dos sistemas de deslizamento disponveis para a deformao, mas no geralmente afetada pelas variveis do processo, tais como ngulo da matriz, dimetro do rolo, velocidade do rolo e reduo por passe. As varveis mecnicas mais importantes so a geometria do escoamento e a

11

quantidade de deformao (reduo). Ento, a mesma textura de deformao produzida se uma barra de seo circular feita por laminao ou trefilao. A recristalizao de um metal trabalhado a frio geralmente produz uma orientao preferencial que diferente e mais forte do que a existente no metal deformado. Isso chamado de textura de recozimento, ou textura de recristalizao. Outras variveis importantes que afetam a textura de recozimento so a composio, o tamanho de gro inicial, orientao dos gros de liga, a temperatura de recozimento e o tempo. Geralmente o fator que favoresse a formao de um gro fino recristalizado tambm favorece a formao de uma orientao essencialmente aleatria dos gros recistalizados. Redues a frio moderadas e temperaturas baixas de recozimento so benficas. Para citar um exemplo de processo de fabricao que resulta numa anisotropia, a laminao de arames. Estes so fabricados pela passagem sucessiva de barras atravs de matrizes cada vez menores. No caso do ferro, esse tipo de deformao tende alinhar uma direo [1,1,0] de cada cristal paralelamente ao eixo do arame. Este tipo de arranjo preferencial dos cristais em um arame de ferro ou ao persistente. Mesmo se o metal sofrer um tratamento trmico3 que reforme completamente a estrutura cristalina, os cristais tendem a manter a direo [1,1,0] paralela ao eixo do arame.

Figura 5.2 Textura na laminao de arames

O entendimento das propriedades cristalinas, por uma srie de razes, importante para o engenheiro. Uma delas que a anisotropia dos materiais cristalinos reflete nas propriedades de peas comerciais. Deve-se destacar que isto nem sempre indesejvel. As orientaes preferenciais podem freqentemente resultar em materiais com propriedades superiores; exemplo interessante a liga de ferro com 4% de silcio usado na fabricao de bobinas de transformadores. Neste
3 A recristalizao que segue ao trabalho a frio ser discutida mais a frente

11

caso, por meio de uma complicada combinao de seqncias de laminao e de tratamentos trmicos, possvel obter uma orientao fortemente preferencial, na qual uma direo [1,0,0] dos cristais alinhada paralelamente direo de laminao, enquanto uma face da clula unitria (o plano cbico), permanece paralela ao plano de laminao. O aspecto importante desta textura que nela a direo de magnetizao mais fcil paralela ao comprimento da chapa. Na fabricao de transformadores, as chapas so colocadas no ncleo de forma que essa direo seja paralela direo de percurso do fluxo de magntico. Quando isso feito, a perda por histerese resultante se torna muito pequena.

2.5 RECOZIMENTO Os efeitos do encruamento podem ser parcialmente ou completamente revertidos pelo aquecimento do metal a uma temperatura suficientemente alta. Neste caso so produzidos novos cristais no metal (no estado slido), atravs de um processo conhecido como recozimento. O termo recozimento refere-se a um tratamento trmico no qual um material exposto a uma temperatura elevada por um perodo de tempo longo e a seguir lentamente resfriado. Ordinariamente, o recozimento realizado para: (1) aliviar tenses; (2) aumentar a maciez, dutilidade e tenacidade; e/ou (3) produzir uma microestrutura especfica. Uma variedade de tratamentos trmicos de recozimento so possveis; eles so caracterizados pelas mudanas que so induzidas, que muitas vezes so microestruturais e so responsveis para a alterao das propriedades mecnicas. Qualquer processo de recozimento consiste de 3 estgios: (1) aquecimento at desejada temperatura, (2) manuteno ou "encharcamento" temperatura, e (3) resfriamento, usualmente at temperatura ambiente. Tempo um parmetro importante nestes procedimentos. Durante o aquecimento e resfriamento, existem gradientes de temperatura entre as pores do lado de fora e o lado de dentro da pea; suas magnitudes dependem do tamanho e da geometria da pea. Se a taxa de mudana da temperatura demasiado grande, podem ser induzidos gradientes de temperatura e tenses internas que podem conduzir ao empeno ou mesmo trincamento. Tambm, o tempo real de recozimento deve ser longo suficiente para permitir quaisquer necessrias reaes de transformao. A temperatura de recozimento tambm uma considerao importante; recozimento pode ser acelerado pelo aumento da temperatura, de vez que processos difusionais esto normalmente envolvidos. Ele comumente utilizado durante os procedimentos de fabricao que requerem extensiva deformao plstica, a fim de permitir uma continuao da deformao sem fratura ou excessivo consumo de energia. A ocorrncia de processos de recuperao e recristalizao permitida. Ordinariamente desejada uma microestrutura de gros finos e, portanto, o tratamento trmico terminado antes que ocorra um aprecivel crescimento de gro. A oxidao superficial ou a formao de carepa pode ser evitada ou minimizada mediante o recozimento em temperatura

11

relativamente baixa (mas acima da temperatura de recristalizao), ou numa atmosfera no-oxidante. Tenses residuais internas podem desenvolver-se nas peas de metal em resposta ao seguinte: (1) processos de deformao plstica tais como usinagem e lixamento; (2) resfriamento no-uniforme de uma pea que foi processada ou fabricada numa temperatura elevada, tal como uma solda ou uma fundio; e (3) uma transformao de fase que induzida pelo resfriamento onde as fases matriz e produto tm diferentes densidades. Distoro e empenamento podem resultar se as tenses residuais no forem removidas. Um tratamento trmico conhecido como um recozimento completo s vezes utilizado em aos de baixo e de mdio teor de carbono que sero usinados ou experimentaro deformao plstica durante uma operao de conformao. A liga austenitizada por aquecimento at 15 a 40C (30 a 70F) acima das linhas A3 ou A1 (fig.6.1) at que o equilbrio seja atingido. A liga ento resfriada no forno; isto , o forno de tratamento trmico desligado e tanto o forno quanto o ao resfriam at temperatura ambiente numa mesma taxa, que leva vrias horas.

Figura 6.1 Localizao das curvas A1 e A3 no diagrama de fases Ferro-Carbono ( Retirado do site http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?
title=Austenita)

O produto microestrutural deste recozimento perlita grossa (em adio a qualquer fase proeutetide) que relativamente macia e dtil. O procedimento de resfriamento no recozimento completo economizador de tempo; todavia resulta uma microestrutura tendo gros pequenos e uma estrutura de gro uniforme. A temperatura de recozimento para um ao 1020 varia entre 860 a 900C. (COSTA E SILVA , Andr Luiz V. da. MEI, Paulo Roberto, p. 84)

12

3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL De incio, o material ao SAE 1020 foi retificado e usinado de modo que se obtiveram corpos de provas de 20 mm X 10mm possibilitando a futura conformao

11

destes para o estudo do trabalho. Para dar inicio ao nosso trabalho, tnhamos que ter certeza de que o ao retificado e usinado era mesmo da classe SAE 1020, para isso, foi necessrio a realizao de uma analise qumica. Foi ento, feito o ensaio de compresso no ao a uma carga de 290kN, para que o mesmo atingisse uma dimetro de 17mm, para assim podermos iniciar a anlise qumica, a qual foi realizada no laboratrio de Analises Qumicas da UDESC. Confirmada a veracidade do ao, o prximo passo foi a caracterizao metalogrfica e anlise de dureza do mesmo. Corta-se a amostra transversal e longitudinalmente, para ento embutir a amostra na embutidora a quente, com baquelite em p. Com as amostras embutidas, d-se incio ao processo de lixamento da amostra, realizado em lixadeiras eltricas do tipo circular, passando pelas lixas P100, P320, P400 e P600. Nesse processo, ao trocar de lixa girar a amostra em 90 e sempre tomar o cuidado de eliminar os riscos da lixa anterior. Obtendo, na lixa P600 apenas riscos em uma direo, a amostra est apta para o procedimento de polimento. O polimento tem como o objetivo tirar todos os riscos da amostra para posterior ataque qumico e visualizao em microscpio eletrnico. O mesmo realizado em uma politriz, composta por um pano especfico para polimentos (com gros da ordem de 3m) e usando alumina, que o recomendado para polir aos. Usa-se o microscpio eletrnico para ter-se a certeza de que a amostra pode ser atacada, quanto menos riscos aparecerem, mais apta para o ataque qumico. Para a categoria de ao, utiliza-se no ataque Nital 1% ou Nital 3%, como trata-se de um ao SAE 1020, utiliza-se Nital 1%. Faz-se a imerso das amostras, por um tempo que varia de amostra para amostra.

(a)

(b)

Figura 1- (a) Anlise transversal ao original, ampliao 200x; (b) Anlise longitudinal ao original, ampliao 200x.

A anlise de dureza pode ser realizada tanto no corpo de prova, quanto na amostra que foi embutida. No nosso caso, foi feita a anlise na amostra embutida, realizando o ensaio na Mquina de Dureza Vickers, encontrada no Laboratrio de Metalografia da UDESC. Na dureza Vickers usada uma pirmide de diamante com ngulo de diedro de 136 que comprimida, com uma fora arbitrria F, contra a

11

superfcie do material. Calcula-se a rea S da superfcie impressa pela medio das suas diagonais. E a dureza Vickers HV dada por F/S. Existe uma proporcionalidade entre a fora aplicada e a rea e, portanto, o resultado no depende da fora, o que muito conveniente para medies em chapas finas, camadas finas (cementadas, por exemplo). Foi ento utilizada a carga de 0,5kg, que equivale a 4,91N e tomamos trs pontos para a amostra transversal e mais trs para a amostra longitudinal, para analisar a influncia da anisotropia, na dureza do material.

Tabela 1- Durezas realizadas no ao sem tratamento. Carga 0,5kg


1 2 3 Mdia Transversal (HV) 161,0 139,0 140,0 146,5 Longitudinal (HV) 144,0 147,0 139,0 143,3

Com os dados obtidos acima, conclui-se que a dureza realmente a que consta na literatura Terminado o processo de caracterizao do material, realiza-se o recozimento. O recozimento foi realizado com o intuito de retirar todos os resqucios do processo de fabricao do ao e obter uma estrutura mais homognea. Toma-se como referncia de temperatura, a temperatura de austenitizao e um tempo necessrio para que a austenitizao seja completa. Foi utilizada a temperatura de 900 C e o tempo de permanncia a essa temperatura foi de 1 hora. O resfriamento feito de forma branda, dentro do prprio forno, a fim de evitar transformao na estrutura e que haja formao de tenses internas. Com o processo de recozimento feito, faz-se a caracterizao do material novamente, a fim de identificarem-se possveis modificaes na microestrutura e na dureza.

(a) (b) Figura 2 (a) Anlise transversal, ao aps recozimento, ampliao 200x; (b) Anlise longitudinal,ao aps recozimento,ampliao 200x.

10

Tabela 2- Durezas realizadas no ao aps tratamento trmico.


Carga 0,5kg Transversal Longitudinal (HV) (HV) 135,0 125,0 144,0 125,0 146,0 129,0 141,6 126,3

1 2 3 Mdia

Aps o tratamento trmico de recozimento, d-se incio ao processo de conformao. Esse, ser realizado na Mquina de Ensaios Universais, far-se- o uso de quatro corpos de prova para cada carga, sendo as respectivas de 100kN, 200kN e 290kN. Na prxima pgina se apresentam as curvas caractersticas do comportamento de cada corpo de prova, nos devidos ensaios.

Figura 3 Comportamento do ao no processo de conformao a 100kN.

10

Figura 4 Comportamento do ao no processo de conformao a 200kN.

Figura 5- Comportamento do ao no processo de conformao a 290kN.

10

Figura 6 Na figura acima: Corpo de prova original, Recozido, Conformado a 100kN, Conformado a 200kN e Conformado a 290kN.

Com a etapa de conformao terminada, mais uma vez, realiza-se a caracterizao dos materiais, sendo feitas as anlises metalogrficas e as respectivas durezas de cada corpo de prova. Ser utilizado um corpo de prova de cada carga para se realizar a metalografia e mais um de cada para a anlise de dureza. Depois de realizada o ensaio de dureza, faz-se o recozimento desses corpos. Abaixo, esto ilustrados os resultados da metalografia e da dureza dos corpos de prova.

Ao Conformado a 100kN:

(a) (b) Figura 7 (a) Anlise Transversal ao conformado a 100kN, ampliao 100x; (b) Anlise Longitudinal ao conformado a 100kN,ampliao 100x.

10

Tabela 3 - Durezas realizadas no ao aps conformao a


Carga 0,5kg Transversal Longitudinal (HV) (HV) 206,0 229,0 203,0 227,0 217,0 223,0 208,7 226,4

1 2 3 Mdia

Taxa de conformabilidade =Li-LfLi*100% Tabela 4 Taxa de conformabilidade do ao conformado


Comprimento original (mm) Conformado a 100kN Taxa de conformabilidade(%) 20 10 50

Ao Conformado a 200kN:

(a) (b) Figura 8 (a) Anlise Transversal ao conformado a 200kN, ampliao 100x; (b) Anlise Transversal ao conformado a 200kN,ampliao 100x.

10

Tabela 5 - Durezas realizadas no ao aps conformao a 200kN. Carga 0,5kg


1 2 3 Mdia Transversal (HV) 265,0 240,0 241,0 249,0 Longitudinal (HV) 254,0 250,0 265,0 256,3

Taxa de conformabilidade: Tabela 6 Taxa de conformabilidade do ao conformado a 200kN. Comprimento original


(mm) Conformado a 100kN Taxa de conformabilidade (%) 20 6 70

Ao Conformado a 290kN:

(a)

(b)

Figura 9 (a) Anlise Transversal ao conformado a 290kN, ampliao 500x; (b) Anlise Longitudinal ao conformado a 290kN, ampliao 500x.

12

Tabela 7 Durezas realizadas no ao aps ser conformado Carga a 290kN 0,5 kg


Transversal (HV) 1 2 3 Mdia 266,0 266,0 266,0 266,0 Longitudinal (HV) 285,0 281,0 285,0 283,7

Taxa de

conformabilidade Tabela 8 - Taxa de conformabilidade do ao conformado a 290kN.


Comprimento original (mm) 20 Conformado a 100kN 5 Carga 0,5kg 75 Taxa de Transversal Longitudinal conformabilidade (%) (HV) (HV) 1 115,0 145,0 2 114,0 155,0 3 117,0 157,0 Mdia 115,3 152,3

O 2 recozimento foi realizado a temperatura de 900C, temperatura a qual permaneceu por 1 hora, e resfriado de forma branda, dentro do prprio forno. Terminado o tratamento trmico de recozimento, realiza-se ento a caracterizao do material, fazendo anlise metalogrfica e ensaio de dureza. importante que na analise metalogrfica, lixe-se uma camada de aproximadamente 1 mm, pois durante o tratamento trmico pode ter ocorrido descarbonetao superficial, o que causaria uma alterao na anlise metalogrfica e tambm da leitura da dureza. Os resultados esto mostrados abaixo:

Ao Conformado a 100kN aps recozimento:

Tabela 9 - Durezas realizadas no ao conformado a 100kN aps recozimento.

12

(a)

(b)

Figura 10 (a) Anlise transversal ao conformado 100kN recozido,ampliao 200x; (b) Anlise longitudinal ao conformado 100kN recozido,ampliao 200x.

Ao Conformado a 200kN aps recozimento:

Tabela 10 Durezas realizadas no ao conformado a 200kN aps


Carga 0,5kg Transversal Longitudinal (HV) (HV) 121 115 122 116 123 116 122,0 115,7

1 2 3 Mdia

10

(a) (b) Figura 11 - Anlise transversal, ao conformado a 200kN aps recozimento,ampliao 200x; Anlise longitudinal, ao conformado a 200kN aps recozimento,ampliao 200x

Ao conformado a 290kN aps recozimento: *adicionar figuras 17 e 18 referentes a metalografia Tabela 11 Durezas realizadas no ao conformado a 290kN aps recozimento. Carga 0,5kg
1 2 3 Mdia Transversal (HV) 132,0 142,0 143,0 139,0 Longitudinal (HV) 121,0 123,0 136,0 126,7

12

O grfico abaixo foi montado a partir dos dados das tabelas apresentadas anteriormente.

Figura 13 Grfico de Durezas

Avaliao e Discusso dos Resultados Com os dados obtidos, conseguimos avali-los e identificar se os resultados esto de acordo com o que era esperado. Atravs da analise metalogrfica, conseguimos identificar que na seo transversal da pea, h uma homogeneidade na distribuio dos gros, sendo que na metalografia do ao original conseguimos afirmar a veracidade do ao, por ele apresentar ferrita em maior quantidade que perlita. Analisando a seo longitudinal da amostra, verificamos que os gros esto dispostos de forma alinhada. A metalografia dos aos ensaiados, no nota-se muita diferena na estrutura na seo transversal, porm, na seo longitudinal, nota-se que os gros continuam alinhados, porm mais prximos uns dos outros, e quanto maior a carga, mais prximos eles ficam. Na parte de anlise das durezas primeiramente, comparando as durezas do material original com o material recristalizado, possvel concluir que o recozimento reduziu a dureza do material, como era esperado. Ao analisar as durezas do material conformado, evidente a presena do encruamento. A medida que o material vai sendo conformado a sua dureza vai aumentando, sendo necessria uma maior carga para promover a deformao. A mdia de durezas da conformao no sentido transversal a 200kN aproximadamente 23% mais alta que das durezas do ensaio de 100kN, sendo que a 290kN o aumento foi de aproximadamente 11% em relao a de 200kN. Alm disso, possvel notar que as durezas no sentido longitudinal so maiores que as durezas no sentido transversal. Isso pode ser explicado pela anisotropia do ao, que foi conformado no sentido axial, provocando o alinhamento dos gros nesse sentido. Esse efeito pode ser melhor observado nas imagens da metalografia.

Concluso Com base na referncia bibliogrfica, analisam-se os dados obtidos e compara-se com o que era esperado que fosse obtido.

10

Um ao SAE 1020, caracteriza-se pela presena de 0,20% de Carbono na sua estrutura, sendo constitudo em maior parte por ferrita, e em uma porcentagem menor por perlita.Com a analise metalogrfica conseguimos identificar a maior presena de ferrita em relao a perlita.Na seo longitudinal, observamos os gros dispostos de forma alinhada, enquanto na seo transversal eles esto dispostos de forma aleatria. A seguir, na metalografia dos aos conformados, percebemos modificao na seo longitudinal. Os gros continuam dispostos de forma alinhada, porm mais prximos uns dos outros. Comportamento caracterstico da estrutura aps passar por um processo de conformao. Verificamos tambm, que conforme se aumentava a carga, h uma diminuio da distncia entre os gros. Na analise das durezas, os resultados foram coerentes com os valores esperados. Comparando-se a dureza do ao original com o ao recozido, observamos a diminuio da mesma tanto na seo longitudinal quanto na transversal, fator caracterstico do tratamento trmico de recozimento. Aps o processo de conformao, verificamos um aumento significativo na dureza do ao, proveniente da presena do encruamento no material. O aumento deu-se tanto na seo longitudinal, quanto na transversal, porm verificamos que na seo longitudinal ela foi mais intensa devido a anisotropia do ao o qual foi conformado no sentido axial, que provocou a aglomerao e alinhamento dos gros. Realizando o recozimento aps a conformao, alm de ocorrer o alvio das tenses, obtivemos a recristalizao do material que, segundo as referncias bibliogrficas, resulta em uma diminuio da dureza do material conformado, possibilitando assim a continuidade de um processo de conformao. Fazendo-se a anlise das durezas do material recozido aps a conformao, conclumos que o processo de recozimento, atravs da recristalizao e do alivio de tenses, ocasionou a reduo das durezas tanto transversal quanto longitudinalmente. Podendo assim ser comparadas s durezas do ao original e tambm s do ao original tratado termicamente.

12

REFERNCIAS COSTA E SILVA, Andr Luiz V. da. MEI, Paulo Roberto. Aos e ligas especiais. 2 edio. Edgard Blcher: So Paulo, 2006. VAN VLACK, LAWRENCE HALL, Princpios de Cincia dos materiais / Lawrence Hall Van Vlack; traduzido pelo Eng. Luiz Paulo Camargo Ferro So Paulo: Editora Blcher, 1970. ROBERT E. REED HILL, Princpios da Metalurgia Fsica; Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois S.A., 1982 CHIAVERINI, VICENTE, Aos e Ferros Fundidos 7ed So Paulo, Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2008 CALLISTER, WILLIAM D, Cincia e Engenharia dos Materiais 4ed Rio de janeiro, LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 1982 COLPART, HUBERTUS, Metalografia dos Produtos Siderrgicos Comuns 3ed So Paulo, Edgard Blcher, 1974. DIETER, GEORGE E, Metalurgia Mecnica 2ed Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A., 1981 OLAH NETO, ANDR, Apostila de Processos de Fabricao por Conformao Mecnica, Reviso Maio/2010

http://www.territorioscuola.com http://analgesi.co.cc

12

http://www.dema.puc-rio.br http://willyank.sites.uol.com.br

You might also like