You are on page 1of 2

FACULDADE SANTA TEREZINHA -CEST CURSO DE PS GRADUAO EM SADE MENTAL E ATENO PSICOSSOCIAL. MODULO: A SADE MENTAL DO IDOSO PROF.

PRISCILA MONTEIRO 07 NOV. 2009 NIVEA REGINA DE MATOS VIANA

RESENHA DE ARTIGO

BENEDETTI, Tnia R. Bertoldo; BORGES, Luclia Justino; PETROSKI, Edio Luiz; GONALVES, Lucia Hisako Takase. Atividade fsica e estado de sade mental de idosos. Rev. Sade Publica. So Paulo, vol.42, n.2, pp. 302-307. 2008 .

Programa de Ps - Graduao em Educao Fsica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Florianpolis, SC, Brasil. Programa de Ps Graduao em Enfermagem,USFC, Florianpolis, SC.

O Artigo Atividade fsica e estado de sade mental de idosos traz uma oportuna contribuio aos estudos na rea referente sobre a importncia da atividade fsica na vida da sade mental do idoso. Ele tem como seu principal objetivo: avaliar a associao entre nvel de atividade fsica e o estado de sade mental de pessoas idosas. Nesse texto, os autores, fazem um breve resumo histrico sobre o rpido aumento do envelhecimento da populao no mundo e no Brasil. Destacando o surgimento de diversos transtornos, tais como a depresso e a demncia. Esses tm incapacitado os idosos, pois os levam perda da independncia e quase inevitavelmente, da autonomia. Segundo a pesquisa a participao em atividades fsicas leves e moderadas pode retardar os declnios funcionais, melhorando dessa forma a sade mental e o estilo de vida dos idosos. A pesquisa caracteriza-se essencialmente pelo trabalho rigoroso presentes em todas as etapas do trabalho cientfico. A preocupao dos autores em relao

como seria a coletas e analise de dados tambm chama a ateno devido a sua clareza e eficincia. O artigo mostra a evidente preocupao dos autores na criao de aes norteadoras dentro das polticas pblicas de sade, tendo como objetivo a promoo e a manuteno do envelhecimento ativo, saudvel e com mais qualidade de vida. O presente estudo reafirma-se, por fim, a importncia de manter-se ativo e que a atividade fsica influencia o enfrentamento de sndrome depressiva, ampliando o convvio social e a estimulao corporal. Infere-se que a atividade fsica tem conseguido reduzir e/ou atrasar os riscos de demncia, embora no se possa afirmar que a atividade fsica evita a demncia. Ao lermos o texto em questo aprendemos que a prtica regular de exerccios fsicos fundamental para manter a sade de qualquer pessoa, principalmente do idoso, pois trs benefcios nos aspectos fisiolgicos, psicolgicos e sociais. Portanto, uma vida no-sedentria um fator que contribui significativamente para o bem estar das pessoas. O artigo destaca-se no s pela linguagem concisa e objetiva como tambm pelo estilo informativo e investigativo, abrangido um grande pblico, como professores, estudantes e pessoas afins.

You might also like