You are on page 1of 4

Escola Municipal Salgado Filho

TRABALHO DE BIOLOGIA AIDS

Felipe Ferreira de Souza T: 2M1 Prof. Elvira 10 de fevereiro de 2010

Definio de Vrus
vrus a menor partcula que existe, s visto pelo microscpio. O vrus para viver e se multiplicar precisa estar dentro das clulas de um organismo. Dentro da clula, o vrus consegue assumir o comando, fazendo com que a clula trabalhe para ele. Fora da clula o vrus morre rpido( o tempo ainda no preciso)

A AIDS
Viso geral da Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (SIDA/AIDS), HIV, formas de contgio, infeco, dano do sistema imunolgico, ao do vrus dentro das clulas.

A AIDS, tambm definida como SIDA, a sndrome da imunodeficincia adquirida. Seus portadores apresentam inmeros sintomas e infeces, o que resulta no dano ao sistema imunolgico. Seu contgio se d atravs da contaminao pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (HIV). Este vrus ataca principalmente os linfcitos que comandam a defesa de nosso organismo. Como conseqncia do ataque pelo vrus HIV, o nmero de linfcitos diminudo drasticamente e o organismo humano fica completamente desprotegido contra uma srie de doenas oportunistas e infeces. Para entendermos um pouco mais sobre esta doena, interessante sabermos que o HIV um retrovrus (vrus com genoma de RNA) que age infectando nossas clulas e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente. Este vrus provoca a morte dos linfcitos (clulas de defesa) devido a grande quantidade de novos vrus que produz em seu interior. Quando infectadas, as clulas de defesa so atacadas pelo sistema imunolgico, pois, por apresentarem protenas do vrus em sua membrana, nosso organismo no mais capaz de reconhec-las. H ainda linfcitos infectados pelo HIV que no apresentam replicao de vrus, contudo, mesmo nestes casos, a clula perde suas funes devido a presena deste invasor em seu ncleo. O vrus da AIDS geralmente transmitido atravs de secrees genitais ou pelo sangue. Seu contgio ocorre via sexual, intravenosa ou de me para filho. Apesar de ainda no existir cura para esta doena, h tratamentos muito eficazes que diminuem a proliferao do vrus. Exames que so feitos para se diagnosticar infeco por HIV. O teste para HIV feito atravs de um exame de sangue (anti-HIV) e caso d negativo, deve ser repetido quatro meses depois para confirmao (durante este perodo as relaes sexuais s devem ser feitas com camisinha).H tambm um outro exame que mede a carga viral, isto a quantidade de vrus presente no organismo. importante para avaliar a eficincia do tratamento.

Entrevista do mdico e escritor Ayrton Marcondes, autor de "Biologia e Cidadania" (Editora Escala), ao site da UOL falando sobre doena, preveno e outras dvidas freqentes sobre a doena:
Significado da sigla AIDS.

Aids quer dizer Acquired Immune-Deficiency Syndrome, expresso inglesa que pode ser traduzida por sndrome da imunodeficincia adquirida. Sndrome conjunto de sinais e sintomas que constituem o quadro geral de uma doena. Imunodeficincia a incapacidade de organismo de se defender de agentes infecciosos. Adquirida quer dizer que a AIDS pode ser contrada por contato com uma pessoa contaminada. A diferena entre Aids e HIV. Aids a doena, e HIV o vrus que a causa. A sigla quer dizer Human Immunodeficiency Vrus, ou, em portugus, vrus da imunodeficincia humana. Ao desse vrus no organismo.

O alvo do HIV so os linfcitos T auxiliadores, que fazem parte do sistema imunolgico - como se fossem soldados de defesa contra doenas. O HIV consegue invadir esses linfcitos e transforma o DNA desses "soldados" em DNA viral. Cada vez que essa clula se dividir o vrus se duplicar juntamente com o DNA viral. Os sintomas da AIDS.

Inicialmente, febre, perda de peso e aparecimento de gnglios inchados (nguas); dores nas articulaes, msculos e garganta; mal-estar geral e aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em alguns pacientes verificam-se ainda manifestaes como dor de cabea, alteraes visuais e raramente, convulses. Esses sintomas regridem espontaneamente, mas o vrus da AIDS persiste dentro de linfcitos e macrfagos, no sistema nervoso e em outras clulas do organismo. Destes tecidos o HIV passa lentamente para outras clulas. Aps algum tempo de infeco, a resistncia do organismo comea a ser vencida. Surgem ento sinais e sintomas relacionados ao vrus da Aids como febre diria, perda de peso, fadiga, suores noturnos e aumento persistente dos gnglios linfticos. Em conseqncia da instalao do vrus no crebro, podem surgir distrbios de memria, alteraes da fala e tremores. O tratamento da doena.

O tratamento feito com drogas que agem em etapas diferentes do ciclo do HIV. Mais recentemente tm sido testados inibidores da enzima que incorpora o vrus ao DNA das clulas humanas.

Como acontece a transmisso da AIDS.

Principalmente por contato sexual, pela transfuso de sangue ou transplante de rgos; pelo uso comum de agulhas e seringas; e de me portadora do HIV para o feto atravs da placenta ou, aps o nascimento, pela amamentao. Transmisso sexual

O HIV espalha-se por via sangunea e concentra-se nas secrees do corpo, principalmente no esperma e nos lquidos vaginais. Para que haja transmisso necessrio que um indivduo contaminado passe o vrus da AIDS diretamente a outro indivduo sadio. Por isso, a transmisso no acontece por contato social com pessoas infectadas pelo HIV. A preveno contra a AIDS. Alm do uso de preservativos nas relaes sexuais, outros meios so fundamentais na preveno da AIDS: uso de seringas descartveis e materiais cirrgicos esterilizados; evitar amamentao por parte de mes infectadas pelo HIV; controle de doadores de sangue e de bancos de rgos para transplantes; evitar contato com ferimentos de pessoas doentes pois seu sangue contm o HIV.

Fontes:

http://www.todabiologia.com/doencas/aids.htm http://educacao.uol.com.br/biologia/aids.jhtm http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/ciencias/aids/home.htm

You might also like