You are on page 1of 4

Aptido Agrcola das Terras do Estado do Rio de Janeiro

2
SISTEMA DE AVALIAO DA APTIDO AGRCOLA DAS TERRAS
avaliao da aptido agrcola consiste, em sntese, na interpretao das qualidades do ecossistema por meio da estimativa das limitaes das terras para uso agrcola e das possibilidades de correo ou reduo dessas limitaes, de acordo com diferentes nveis de manejo. Fato inovador em relao a sistemas anteriores, a adoo de diferentes nveis de manejo procura atender s condies de pases menos desenvolvidos como o Brasil, num reconhecimento da distinta importncia dos problemas de solos de acordo com as condies socioeconmicas do agricultor e da regio. 2.1 Nveis de Manejo Tendo em vista prticas agrcolas ao alcance da maioria dos agricultores, so considerados trs nveis de manejo, visando a diagnosticar o comportamento das terras em diferentes nveis tecnolgicos (quadro 1). Sua indicao feita atravs das letras A, B e C, as quais podem aparecer na simbologia da classificao escrita de diferentes formas, segundo as classes de aptido que apresentem as terras, em cada um dos nveis adotados.

De forma a contemplar diferentes possibilidades de utilizao das terras, em funo dos nveis de manejo adotados, o comportamento das terras avaliado para lavouras nos nveis de manejo A, B e C, para pastagem plantada e silvicultura no nvel de manejo B e para pastagem natural no nvel de manejo A. Para permitir a representao desses diferentes tipos de uso, conforme os nveis de manejo, o sistema de classificao estruturado em grupos, subgrupos e classes de aptido (Ramalho Filho et al, 1983; 1995). 2.2 Categorias do Sistema 2.2.1 Grupos de Aptido Agrcola O grupo de aptido agrcola identifica o tipo de utilizao mais intensivo das terras, ou seja, sua melhor aptido. So reconhecidos seis grupos, representados pelos algarismos de 1 a 6, em escala decrescente, segundo as possibilidades de utilizao das terras. Os grupos de aptido 1, 2 e 3 indicam as terras mais adequadas para lavouras, alm de representar, no subgrupo, as melhores classes

Aptido Agrcola das Terras do Estado do Rio de Janeiro

Quadro 1 Nveis de manejo considerados.


Nvel de Manejo A Caractersticas Baseado em prticas agrcolas que refletem um baixo nvel tecnolgico; praticamente no h aplicao de capital para manejo, melhoramento e conservao das condies das terras e das lavouras; as prticas agrcolas dependem do trabalho braal, podendo ser utilizada alguma trao animal com implementos agrcolas simples. Baseado em prticas agrcolas que refletem um nvel tecnolgico mdio; caracteriza-se pela modesta aplicao de capital e de resultados de pesquisas para manejo, melhoramento e conservao das condies das terras e das lavouras; as prticas agrcolas esto condicionadas principalmente trao animal. Baseado em prticas agrcolas que refletem um alto nvel tecnolgico; caracteriza-se pela aplicao intensiva de capital e de resultados de pesquisas para manejo, melhoramento e conservao das condies das terras e das lavouras; a motomecanizao est presente nas diversas fases da operao agrcola.

de aptido conforme os nveis de manejo. Os grupos 4, 5 e 6 apenas identificam os tipos de utilizao: respectivamente, pastagem plantada, silvicultura e/ou pastagem natural e preservao da flora e da fauna, independentemente da classe de aptido. As limitaes que afetam os diversos tipos de utilizao aumentam do grupo 1 para o grupo 6, diminuindo, conseqentemente, as alternativas de uso e a intensidade com que as terras podem ser utilizadas, conforme demonstra o quadro 2. 2.2.2 Subgrupos de Aptido Agrcola A categoria de subgrupo adotada para atender s variaes que se verificam dentro do grupo.

Representam, em cada grupo, o conjunto das classes de aptido para cada nvel de manejo, indicando o tipo de utilizao da terra. Em certos casos, o subgrupo refere-se somente a um nvel de manejo, relacionado a uma nica classe de aptido agrcola. 2.2.3 Classes de Aptido Agrcola As classes expressam a aptido agrcola das terras para um determinado tipo de utilizao (lavouras, pastagem plantada, silvicultura e pastagem natural), com relao a um dos trs nveis de manejo considerados. Refletem o grau de intensidade com que as limitaes afetam as terras.

Quadro 2 Alternativas de utilizao das terras de acordo com os grupos de aptido agrcola.
Aumento da Intensidade de Uso Grupo de Aptido Agrcola L i m i t a e s Preservao de Flora e Fauna 1 2 3 4 5 6 Silvicultura e/ou Pastagem Natural Pastagem Plantada Lavouras Aptido Restrita Aptido Regular Aptido Boa

Aptido Agrcola das Terras do Estado do Rio de Janeiro

2.2.3.1 Classe Boa Terras sem limitaes significativas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, observando-se as condies do manejo considerado. H um mnimo de restries que no reduz, expressivamente, a produtividade ou os benefcios e no aumenta os insumos acima de um nvel aceitvel. 2.2.3.2 Classe Regular Terras que apresentam limitaes moderadas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, observando-se as condies do manejo considerado. As limitaes reduzem a produtividade ou os benefcios, elevando a necessidade de insumos de forma a aumentar as vantagens globais a serem obtidas do uso. Ainda que atrativas, essas vantagens so sensivelmente inferiores quelas auferidas das terras de classe boa. 2.2.3.3 Classe Restrita Terras que apresentam limitaes fortes para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, observando-se as condies do manejo considerado. Essas limitaes reduzem a produtividade ou os benefcios, ou ento aumentam os insumos necessrios, de tal maneira que os custos s seriam justificados marginalmente. 2.2.3.4 Classe Inapta Terras no-adequadas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao.

2.3 Simbologia A simbologia adotada tem como objetivo precpuo permitir a apresentao, em um s mapa, da classificao da aptido agrcola das terras para diversos tipos de utilizao, sob trs nveis de manejo. Nessa representao so utilizados, em conjunto, nmeros e letras. Os algarismos de 1 a 6, como anteriormente mencionado, referem-se aos grupos de aptido agrcola e indicam o tipo de utilizao mais intensivo permitido, tal como apresentado no Quadro 3.
Quadro 3 Simbologia adotada.
Grupos 1a3 4 5 6 Aptido Terras indicadas para lavouras. Terras indicadas para pastagem plantada. Terras indicadas para silvicultura e/ou pastagem natural. Terras indicadas para preservao da flora e da fauna.

As letras que acompanham os algarismos so indicativas das classes de aptido, de acordo com os nveis de manejo, como indicao dos diferentes tipos de utilizao. As letras A, B e C referem-se lavoura, P pastagem plantada e N pastagem natural, e podem aparecer nos subgrupos em maisculas, minsculas ou minsculas entre parnteses, representando, respectivamente, a classe de aptido boa, regular ou restrita para o tipo de utilizao considerado (quadro 4). Ao contrrio das demais, a classe inapta no representada por smbolos. Sua indicao feita pela ausncia das letras no

Quadro 4 Simbologia correspondente s classes de aptido agrcola das terras.


Classe de Aptido Agrcola Boa Regular Restrita Inapta Tipo de Utilizao Lavouras Nvel de Manejo A A a (a) B B b (b) C C c (c) Pastagem Plantada Nvel de Manejo B P p (p) Silvicultura Nvel de Manejo B S s (s) Pastagem Natural Nvel de Manejo A N n (n)

Aptido Agrcola das Terras do Estado do Rio de Janeiro

tipo de utilizao considerado, o que indica, na simbolizao do subgrupo, no haver aptido agrcola para usos mais intensivos. Essa situao no exclui, necessariamente, o uso da terra com um tipo de utilizao menos intensivo. Dessa forma, a mensagem sintetizada e apresentada em um nico smbolo. Por exemplo, no subgrupo 1(a)bC, a letra minscula entre parnteses (a) representa a classe de aptido RESTRITA no nvel de manejo A; a letra minscula b representa a classe de aptido REGULAR no nvel de manejo B; e a letra maiscula C representa a classe de aptido BOA no nvel de manejo C. O algarismo 1, representativo do grupo, indica, alm da aptido para lavoura, a classe de aptido BOA em pelo menos um dos trs sistemas de manejo. J no subgrupo 4p, que pertence ao grupo de aptido 4, a letra minscula p indica terras com aptido regular para pastagem plantada e inaptas para lavouras, devido ausncia das letras A, B e C. A utilizao com pastagem plantada , portanto, a forma

de utilizao mais intensiva possvel, o que no exclui, todavia, a possibilidade de explorao com usos menos intensivos, como silvicultura ou pastagem natural. 2.4 Convenes Adicionais Alm da simbologia da classificao referente aos grupos, subgrupos e classes de aptido, de acordo com os nveis de manejo definidos, so adotadas convenes especiais para indicar, atravs de superposio, condies para outras possibilidades de utilizao ou impedimentos a certos usos. considerada tambm, para o caso de unidades de mapeamento formadas por associao de solos, a possibilidade de ocorrncia de outros componentes, ainda que em menor proporo, com aptido superior ou inferior do dominante. O significado dos smbolos utilizados apresentado no quadro 5.

Quadro 5 Convenes especiais.


Smbolos Adicionais Descrio Terras com aptido para culturas especiais de ciclo longo. Terras com aptido para dois cultivos por ano. Trao contnuo sob o smbolo indica haver na associao, em menor proporo, terras com aptido superior representada. Trao interrompido sob o smbolo indica haver na associao, em menor proporo, terras com aptido inferior representada.

* **

You might also like