You are on page 1of 16

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

ISSN 1516-8832

35

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro


Histria, Origem e Disseminao
Dentre as espcies cultivadas, a figueira uma das mais antigas. A evoluo do estado selvagem para o de planta cultivada acompanhou os primrdios da civilizao. RIGITANO (1955) cita que, na literatura descritiva das mais remotas eras, so encontradas numerosas referncias figueira, para enaltec-la como rvore sagrada e respeitada pelo homem. Nas procisses da Roma antiga, era conduzida solenemente, seguindo a vinha, outra planta tida em grande considerao pelos romanos. Desta forma prestavam homenagem ao deus Baco, por eles considerado o verdadeiro introdutor da uva e do figo, para a alegria e riqueza da humanidade. Na Bblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, existem vrias passagens alusivas figueira, quer para louvar as qualidades nutritivas das frutas, quer para apresent-la como um smbolo de paz e de harmonia. Os primeiros povos a cultivarem e selecionarem a figueira foram os rabes e judeus, numa regio semi-rida, situada ao sudoeste da sia. Posteriormente, pelo menos nove sculos antes de Cristo, foi introduzida no Egito, Grcia e Itlia. Durante a invaso da Pennsula Ibrica pelos rabes, a figueira se estabeleceu na Espanha e em Portugal. Dessas regies, foi gradativamente sendo disseminada para outros pases europeus, asiticos, norteafricanos e, por fim, pelos demais continentes. Nas Amricas, a introduo se fez atravs da Amrica Central, pouco depois do descobrimento. Na forma de estacas ou de rebentes, a figueira sempre acompanhou os roteiros dos primeiros colonizadores americanos. No Brasil, introduzida pela poca da primeira expedio colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532, sendo cultivada, a par com o marmeleiro, ncleos de civilizao. Ainda de acordo com o citado autor, acha-se devidamente documentado, segundo relato de Ferno Cardim, datado de 1585, que, em So Paulo, por essa ocasio, era abundante a produo de trigo, marmelo e figo. No fim do sculo XIX e no incio do sculo XX, os imigrantes italianos que para c vieram, trouxeram grande nmero de variedades de figueira

Pelotas, RS Dezembro, 2002

Autor
Antnio Roberto Marchese de Medeiros Eng. Agr. Dr . Pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Cx. Postal 403. CEP 96001-970 Pelotas, RS

Classificao
A figueira, Ficus carica L., pertence famlia das Moraceas. O gnero Ficus abrange cerca de 1000 espcies, a maioria das quais, interessantes apenas para a jardinagem.

Descrio da Planta
O sistema radicular fibroso, em geral pouco profundo, encontrando condies favorveis estende-se superficialmente a grandes distncias do tronco (RIGITANO, 1955).
Fotos: Antnio Roberto Marchese de Medeiros

Em pomares conduzidos em diversos municpios do estado do Rio Grande do Sul, as plantas apresentam um porte arbustivo devido s podas drsticas durante o inverno e aos desbrotes e podas verde. Estas tcnicas limitam entre 18 e 24 ramos produtivos por planta . A cultivar Roxo de Valinhos (Brown Turkey) caracteriza-se por apresentar folhas grandes com cinco lobos maiores e dois menores; cor verde escuro; textura compacta, um tanto rija; margem crenada; sino peciolar em forma de lira e pecolo longo.
Fig. 1. Produo nos ramos do ano (brotados no mesmo ciclo vegetativo).

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

figos num mesmo n, um de cada lado da gema vegetativa. Dependendo da cultivar, do clima e do sistema de cultivo, a figueira pode produzir mais de uma colheita por ano. Segundo RIGITANO (1955), figueiras submetidas a podas brandas produzem, alm da segunda colheita, uma interessante carga de figos precoces sobre ramos de um ano de idade, o que corresponde primeira colheita, estes figos so chamado "brevas". A segunda abrange os figos produzidos nos ramos do ano, isto , ramos novos ainda em crescimento. No Brasil, com a cultivar Roxo de Valinhos (cuja sinonmia : Brown Turkey, San Piero, Negro Largo, etc.), so comercialmente explorados apenas os figos produzidos sobre os ramos do ano, devido ao sistema de conduo atravs de podas drsticas. Existem quatro tipos pomolgicos de Ficus carica: Caprifigo, Smirna, Comum e So Pedro Branco.
Fig. 2. Folha da figueira cv Roxo de Valinhos.

Caprifigos e Smirna so aqueles que necessitam de polinizao para desenvolver os frutos. Nas figueiras pertencentes ao tipo pomolgico comum, a fixao e o desenvolvimento dos frutos ocorrem partenocarpicamente. Variedades deste tipo so cultivadas em todas as regies produtoras do mundo. A cultivar Roxo de Valinhos pertence a este grupo, portanto, no necessrio o estmulo da polinizao. No h formao de sementes viveis

Flores e Frutas
O figo, ao contrrio do que aparenta, no um fruto e sim o que, pomologicamente, denominado "sicnio". Pode ser definido como sendo uma infrutescncia na qual as flores ou os frutos individuais crescem justapostos, atapetando o interior de um receptculo suculento cuja nica comunicao com o exterior feita atravs de um pequeno orifcio apical, o ostolo. A base alongada do receptculo, que prende o figo ao ramo, , em Fig. 3. Sicnio, o fruto da figueira. analogia aos frutos verdadeiros, chamada de pednculo.

Fatores Edafoclimticos
Embora seja uma espcie que se desenvolva bem em clima temperado, a figueira possui grande capacidade de adaptao a diferentes condies climticas. Os resultados satisfatrios obtidos nos figueirais comercias estabelecidos no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, por exemplo, evidenciam a adaptabilidade desta espcie.

Geadas
A figueira uma espcie caduciflia com pouca ou nenhuma exigncia de frio para completar o repouso hibernal (PEREIRA, 1981). Nas regies de clima temperado, o crescimento desta espcie freqentemente prejudicado pelas geadas tardias no final do inverno e no incio da primavera. Os ramos ainda herbceos so os mais prejudicados. Quando as geadas atingem os figueirais em estgios de dormncia, as plantas resistem. Entretanto, temperaturas de 6C, ou mais baixas, podem causar srias injrias em plantas novas, mesmo estando dormentes. Como alternativa para contornar os efeitos das geadas tardias, recomenda-se que a poda seja feita no ms de agosto, quando as gemas terminais se apresentarem inchadas. Poda-se deixando-se de quatro a cinco gemas, ou seja, de trs a quatro interndios. Ocorrendo "queima" das brotaes novas e/ou das gemas terminais, devido formao de geadas durante a primavera, deve-se podar novamente, retirando-se as partes danificadas pelo frio.

Os verdadeiros frutos das figueiras so os aqunios, que so formados pelo desenvolvimento dos ovrios. Os aqunios normais apresentam o embrio envolvido pelo endosperma e pelo tegumento. Os figos no polinizados podem apresentar aqunios com o ovrio esclerificado, porm oco. o que popularmente denomina-se "sementinha do figo". A parte suculenta do figo consiste principalmente em tecido parenquimatoso dos rgos florais, cujas clulas se tornam maiores e armazenam substncias de reserva.

Frutificao
Geralmente os figos crescem solitrios nas axilas das folhas, porm, certas cultivares podem apresentar dois

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Em regies onde no ocorre a formao de geadas, a poda de inverno pode ser mais curta, deixando-se dois ou trs interndios, visto que, no havendo injrias causadas pelo frio, no haver necessidade de repetir a poda para a retirada das brotaes danificadas.

Com a devida antecedncia, devem ser previstas prticas como a irrigao e a utilizao de cobertura morta, principalmente em solos que secam facilmente, tornandose difceis de serem trabalhados durante os perodos de estiagem. Solos pouco profundos e compactados dificultam a penetrao do sistema radicular, fazendo com que as razes fiquem bastante superficiais. Deve-se evitar a instalao de figueirais em vrzeas ou locais sujeitos a encharcamento do solo e a incidncia de geadas.

Temperatura
De acordo com SIMO (1971), a figueira tolera temperaturas de 25C a 42C. Verifica-se que temperaturas de 40C, durante o perodo de amadurecimento dos frutos, provocam maturao antecipada com alterao na consistncia da casca do fruto.

Vento
Comumente o vento no chega a ser um fator capaz de causar grandes danos figueira. Ventos fortes durante o desenvolvimento dos frutos provocam danos mecnicos causados pelas batidas das folhas. Outro fator a ser considerado em relao ao vento o manejo do solo quando utilizada a cobertura morta, "mulching". O sistema radicular da figueira superficial, a cobertura do solo com restos vegetais ou com filme plstico faz com que, principalmente em solos rasos, as razes aflorem, diminuindo a sustentao da planta, conseqentemente perdendo resistncia ao impacto do vento.

Cultivares
RIGITANO (1955) citava que existiam no estado de So Paulo, cerca de 25 cultivares de figueira, das quais a nica cultivada comercialmente era a Roxo de Valinhos. Esta cultivar do tipo comum, de grande valor econmico, caracterizando-se pela rusticidade, vigor e produtividade. , segundo PEREIRA (1981), a variedade que melhor tem se adaptado ao sistema de poda drstica. Os figos desta cultivar, quando maduros, so de colorao roxo-violcea escura, alcanando cerca de 7,5 cm de comprimento, pesando, normalmente, entre 60 e 90 gramas. So considerados grandes, periformes, alongados, com pednculo curto. O ostolo aberto, o que propicia a entrada de insetos e fungos; a polpa de colorao rseo avermelhada caracterstica, apresentando cavidade central. suculenta, macia e, de acordo com PEREIRA (1981), possui um sabor agridoce agradvel. Numerosos ovrios esclerificados, ocos, so

Chuva
muito importante que a chuva seja bem distribuda durante o perodo de crescimento da figueira. Uma estiagem intensa pode causar a queda total das folhas, com resultados diretos na produo de frutas, as quais perdem a qualidade. A figueira reage a falta de gua disponvel no solo, soltando as folhas. Falta de gua durante o perodo de crescimento causa um "stress" nas plantas. Mesmo que a falta d'gua seja suprida, o processo de abciso no interrompido. As folhas encarquilham, amarelecem e caem. Perodos prolongados de chuva, durante o vero, propiciam a disseminao de doenas, principalmente a ferrugem.

Solos
A figueira possui grande capacidade de adaptao aos mais variados tipos de solos, com restries aos solos encharcados. Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de reteno de gua, so ideais para o cultivo dessa frutfera. Os solos arenosos perdem rapidamente a gua e a fertilidade. Alm disso, so os mais propcios infestao por nematides, no sendo indicados para a cultura da figueira.

Fig. 4. Figo "Roxo de Valinhos" maduro.

Propagao
Ao contrrio do que se verifica com a grande maioria das plantas frutferas, na propagao da figueira, a enxertia perfeitamente dispensvel, embora possa ser usada, quando necessria. Isto porque a figueira facilmente multiplicada por estacas, dando origem a plantas geneticamente idnticas de origem.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

No Brasil, as variedades cultivadas produzem frutos partenocrpicos, isto , com sementes estreis. A figueira pode ser propagada por estaquia, mergulhia, rebentes e enxertia. A estaquia o processo mais indicado. As estacas so plantadas inicialmente em viveiro, passando para o local definitivo, no inverno do ano seguinte, j enraizadas. No estado de So Paulo, este processo vem sendo empregado j h mais de quarenta anos. No Rio Grande do Sul as mudas tambm so produzidas em viveiros, a partir de estacas, com bons resultados. Em algumas regies de clima quente, como em Gois, as estacas, obtidas da poda de inverno, so enraizadas em sacos plsticos, no ms de julho, permanecendo assim, sombra, at o chamado "perodo das guas". Nos meses de novembro ou dezembro, as estacas j enraizadas e em plena vegetao, so transplantadas para o local definitivo. Os rebentes ou perfilhos, que crescem junto ao tronco das figueiras adultas, constituem material de propagao, porm, devido ao grande risco de ocorrncia de nematides, deve-se evitar a utilizao destes perfilhos. Devem-se adquirir mudas sadias, vigorosas, com o sistema radicular bem formado, provenientes de viveiros idneos, com tradio em produzir mudas de alta qualidade (MEDEIROS,1987).

Meses em caixas com areia umedecida. Tem sido observado que quando se deixa os ramos podados sombra por um perodo o suficiente para que cesse a perda de seiva (geralmente de 3 a 5 dias), as estacas, deles obtidas, apresentam um percentual de enraizamento mais elevado. O local do viveiro deve ser bem drenado, de fcil irrigao e totalmente livre de ervas daninhas e nematides. O aspecto "sanidade" das mudas de to relevante importncia que, segundo PEREIRA (1981), a utilizao de mudas provenientes de viveiros no Estado de So Paulo, j foram evitadas para plantios comerciais devido aos problemas de infestao por nematides. Meneguini (1978), citado por PEREIRA (1981), trabalhando com estaquia em sacos plsticos, verificou que as estacas da base e do meio dos ramos de um ano, com 20 a 30 cm de comprimento, mostraram pegamento superior a 75%. As estaquias foram realizadas em julho, em sacos plsticos de 30 cm de comprimento e dimetro de 29 cm, com capacidade para 4 litros de terra. O enchimento dos sacos plsticos foi feito previamente com mistura de terra e esterco de galinha bem curtido, na proporo de 3 partes de terra, por 1 de esterco. A estaquia pode ser procedida usando-se uma p de corte com a qual se abre um sulco de 10 cm de profundidade em forma de V, em solo previamente preparado. A base da estaca colocada no fundo do sulco, sem ser espetada para que no seja provocado o deslocamento da casca, o que dificultar o enraizamento. Segue-se a compactao do solo ao redor das estacas, de forma a evitar a permanncia de bolses de ar. Terminado o plantio das estacas, procede-se a rega e, com uma enxada, se constri um camalho de terra deixando-se aflorar a ponta das estacas (no mximo duas gemas). conveniente que se faa a cobertura destes camalhes com palha, conservando-se assim a umidade, diminuindo e mantendo a temperatura do solo, evitando-se a "queima" das brotaes novas. Enraizamento superior a 90% tem sido obtido com a utilizao de IBA (cido indolbutrico), na concentrao de 2000 ppm. So utilizados duas miligramas de IBA por litro. A diluio do IBA feita com lcool etlico em quantidade suficiente para que seja dissolvido, completando-se o volume de um litro, com gua destilada.

Estaquia
o processo mais usado para a multiplicao da figueira. A estaquia , em geral, feita logo aps a poda de inverno, nos meses de julho e agosto. So utilizados ramos com um ano de idade, devendo-se evitar que se desidratem antes do preparo das estacas.

Fig. 5. Cortes nas extremidades das estacas.

Preparo das estacas


As estacas so preparadas logo aps a poda de inverno, devendo ter de 20 a 30 cm de comprimento por 1,5 a 3 cm de dimetro. Os cortes devem ser feitos com a utilizao de uma tesoura de poda bem afiada, logo abaixo de um n, na base e, um pouco acima, no pice, em bisel. As estacas devem ser enviveiradas logo aps o preparo.
Fig. 6. Estacas de figueira.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Implantao do Pomar
Pomares estabelecidos em locais com topografia plana ou levemente ondulada, devem seguir determinados critrios visando no s um melhor aproveitamento da rea, como tambm facilidade dos tratos culturais. As estradas internas do pomar so aspectos de muita importncia, por isto devem ser previstas sempre antes da instalao do pomar. Estradas mal localizadas dificultam a distribuio da cobertura morta, a retirada de resduos de poda, a distribuio de adubos e corretivos, o trnsito de mquinas na execuo dos tratamentos fitossanitrios, a retirada das colheitas, entre outras tarefas. Em terrenos dobrados aconselhvel que o pomar seja implantado em curvas com desnvel de 0,6 a 0,8% (60 a 80 cm/100 metros lineares). Estas curvas podem ficar afastadas de 5 metros, com variaes de 1 metro para cada lado. Locais que formam canhadas, no devem ser plantados e sim conservados relvados, servindo para escoar o excesso de gua retida pelas curvas. RIGITANO (1964) preconiza, para reas planas, o espaamento de 3 x 3 metros. Na Embrapa Clima Temperado, recomenda-se o espaamento de 2,5 x 5,0 m, para plantios em curvas de nvel. Preparo do solo - As reas para o cultivo de figueiras devem ser preparadas com antecedncia mnima de 2 meses ao plantio das mudas. Em terrenos dobrados, preferentemente marcar as curvas antes do solo ser lavrado. A lavra deve ser profunda, podendo ser executada numa faixa de 2 metros. necessrio que seja feita a anlise do solo, em laboratrio oficial, com uma antecedncia mnima de trs meses ao plantio. A quantidade de calcrio a ser incorporada depender da anlise do solo, podendo ser espalhada antes da primeira lavra. A marcao das covas feita com estacas de bambu ou madeira, utilizando-se uma corda para melhor alinhamento. As covas devem ser abertas momentos antes do plantio, de tamanho suficiente para acomodar o sistema radicular das mudas. muito importante que, no momento do plantio, no seja posto nenhum tipo de adubo na cova (mineral ou orgnico), mesmo que se tenha o cuidado de mistur-lo bem com a terra. O sistema radicular das mudas perder gua para a soluo do solo e, como conseqncia, as mudas morrero desidratadas ou, em outras palavras, "queimadas pelo adubo". A figueira se desenvolve bem em solo permanentemente livre de ervas daninhas. Isso tem feito muitos fruticultores cultivarem intensamente o solo, prtica que pode causar a diminuio do teor de matria orgnica, alm de deixar a rea sujeita a eroso. O fruticultor deve estabelecer um programa de cultivo para a figueira atendendo itens como: - melhores condies de suprimento de gua e nutrientes, evitando-se a concorrncia de ervas daninhas durante o ciclo vegetativo da figueira; - manuteno ou aumento do teor de matria orgnica, compensando as perdas por eroso, decomposio e retirada pela cultura e/ou plantas invasoras;

- controle da ferrugem das folhas e frutos; - controle das brocas do tronco e dos ponteiros.

Fig. 7. Manejo do solo com cobertura vegetal.

De acordo com a disponibilidade de mo-de-obra, maquinaria e tamanho do pomar, podem ser adotadas combinaes de prticas culturais como, por exemplo, fazer o primeiro cultivo revolvendo o solo; os demais, com roadeira, exceto na linha de plantas onde no devero existir invasoras. O cultivo, nas entrelinhas, de uma leguminosa de inverno, como o cornicho (Lotus corniculatus), a ervilhaca (Vicia sp), entre outras; quando iniciado no fim do vero ou no Fig. 8. Cobertura do solo com feijo-de- incio do outono, porco. produzir massa verde a ser incorporada. O cultivo de centeio (Secale cereale), durante o inverno e de feijode-porco (Canavalia ensiformis) ou feijo-mido (Dolichos sinensis Lin.) nos perodo de primavera/vero, outra prtica que pode ser adotada no sistema de manejo do solo em pomar de figueiras. Estes cultivos melhoram a estrutura fsica do solo e aumentam o teor de matria orgnica, tendo-se o cuidado do acompanhamento da fertilidade do solo, cujos nveis nutricionais devem ser monitorados atravs de anlise do solo.

Correo e Adubao Fundamental


Observaes
Adubao de pr-plantio: aplicar na instalao do pomar, preferentemente a lano, com incorporao, no mnimo, na camada arvel. Adubao de crescimento (N): as quantidades e pocas indicadas so baseadas numa populao estimada de 800 plantas ha-1 (espaamento de 2,5 x 5 m). Nesta fase de desenvolvimento do pomar, aplica-se somente nitrognio. O fertilizante deve ser aplicado na projeo da copa das plantas e incorporado ao solo, sempre com

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Adubao de manuteno: do terceiro ano em diante, os nutrientes a serem aplicadas devem resultar de uma anlise conjunta dos seguintes parmetros: anlise foliar anual, anlise peridica do solo, idade das plantas, crescimento vegetativo e adubaes anteriores. Para a anlise foliar, coletar folhas completas (limbo e pecolo) recm maduras e totalmente expandidas, localizadas na poro mdia dos ramos, cerca de trs meses aps o incio da brotao. Cada amostra deve ser composta de, aproximadamente, cem folhas, podendo representar umgrupo de plantas ou um pomar, dependendo da homogeneidade. Para interpretar os valores de anlise foliar para a cultura da figueira, deve-se consultar a tabela especfica a seguir. Sempre que for recomendada adubao fosfatada e/ou potssica de manuteno, esta deve ser feita antes do incio da brotao (julho/agosto). Da recomendao nitrogenada anual, metade deve ser aplicada no incio da primavera e o restante, no final da mesma estao. Quando o teor foliar de N for superior a 25,0 g kg-1 reduzir a dose, no mnimo em 20% dependendo do grau de excesso. Ao contrrio, quando o mesmo for inferior a 20,0 g/kg-1, aument-la em 20% ou mais, dependendo do grau de deficincia, sem, no entanto, ultrapassar a dose de 90 g de N por planta, por poca. Quando o teor foliar de N ficar situado entre 20,0 e 25,0 g/kg-1, repetir a dosagem usada no ano anterior. Para os demais nutrientes, s recomendvel a aplicao quando o respectivo teor foliar estiver abaixo da faixa normal. Os adubos devem ser distribudos ao redor das plantas, sob a projeo da copa, formando uma coroa distanciada de 20 a 30 cm do tronco. Realizar anlise de solo a cada quatro anos para verificar a disponibilidade de nutrientes e a necessidade de calagem. As amostras de solo devem ser coletadas na profundidade de 0 a 20 cm. Sempre que houver disponibilidade desejvel o uso de matria orgnica em substituio a adubao mineral, compensando as quantidades a aplicar, conforme os critrios descritos no captulo relativo ao uso de adubao orgnica.

efeitos txicos do alumnio e/ou do mangans do solo, bem como melhorar o ambiente radicular para as plantas absorverem os nutrientes. Em geral, solos com teores elevados de alumnio, de matria orgnica e de argila, requerem maiores quantidades de corretivo, pois esses representam as principais fontes de acidez potencial no solo e de tamponamento do pH.

Quantidade de corretivo a aplicar


No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a recomendao de calagem para a correo da acidez dos solos baseia-se no mtodo SMP A quantidade de . calcrio, considerando PRNT 100%, para elevar o pH a 6,0,

ndice SMP 4,4 4,5 4,6 4,7 4,8 4,9 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 5,6 5,7 5,8 5,9 6,0 6,1 6,2 6,3 6,4 6,5 6,6 6,7 6,8 6,9 7,0

Quantidade de calcrio (t/ha) 21,0 17,3 15,1 13,3 11,9 10,7 9,9 9,1 8,3 7,5 6,8 6,1 5,4 4,8 4,2 3,7 3,2 2,7 2,2 1,8 1,4 1,1 0,8 0,5 0,3 0,2 0,0

Interpretao dos resultados de anlise foliar para a figueira


Macronutrientes (g/kg 1) N P K Ca Mg Faixa Normal 20,0 a 25,0 1,0 a 3,0 10,0 a 30,0 30,0 a 50,0 7,5 a 10,0
*Obs: Quando o N e o K, apresentarem teores de, respectivamente, menores que 17,0 e 7,0 g kg-1, as plantas se enquadram na faixa de insuficincia, devendo apresentar sintomas foliares respectivos.
Micronutrientes (g/kg 1 ) Fe Mn Zn Faixa Normal 100 a 300 100 a 350 50 a 90

Cu 2 a 10

B 30 a 75

Fonte: Recomendaes de adubao e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

*Obs: Com relao ao B, quando o teor foliar for superior a 300 mg kg-1, considera-se excessivo para a figueira.

Recomendaes de adubao
Rio Grande do Sul e Santa Catarina:
Existem diversos sistemas para a recomendao de adubao. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, todos os laboratrios integrantes da Rede Oficial de Laboratrios de Anlise de Solo e de Tecido Vegetal (ROLAS), utilizam o mesmo mtodo. Nestes Estados as denominaes dos perodos de adubao so as seguintes:

Calagem: utilizar as indicaes de calagem segundo o ndice SMP para pH em gua 6,0. A recomendao de calagem prev o uso de corretivo com PRNT 100% incorporado at 20 cm de profundidade, no mnimo, trs meses antes da instalao do pomar. Usar, preferentemente, calcrio dolomtico (por ser fonte de Ca e Mg). A prtica da calagem objetiva elevar o pH do solo at determinado valor, visando neutralizar ou reduzir os

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Adubao de pr-plantio: Efetuada na instalao do pomar, preferentemente a lano, com incorporao, no mnimo, na camada arvel. Adubao de plantio: Incorporada ao redor da cova de plantio para obter melhor desenvolvimento da muda.

Recomendaes para So Paulo e outros estados


Para So Paulo e outros Estados as recomendaes de calagem e adubao so baseadas em outros mtodos. Calagem: Quando a anlise do solo mostrar um ndice de saturao de bases (V%) inferior a 60%, aplicar calcrio para que seja elevado a 70%. O corretivo deve ser distribudo a lano, por todo o terreno, bem antes do plantio, e incorporado atravs de gradagem. Adubao de pr-instalao: Sem dvidas, antes da instalao do figueiral, a anlise qumica do solo ser o melhor indicativo da fertilidade. RAIJ et al (1985) recomendam que, no local da cova, sejam adicionados 2 Kg de esterco de galinha, bem curtido, com antecedncia mnima de 30 dias ao plantio. A partir do incio da brotao das mudas, aplicar, em cobertura ao redor da planta, 60 g de N, em quatro parcelas de 15 g. Os mesmos autores sugerem a aplicao de 160 g de P2O5 e 60 g de K2O em cobertura. Adubao de formao: RAIJ et al (1985) recomendam distribuir anualmente, por planta, as seguintes quantidades de nutrientes, de acordo com a anlise do solo, em doses crescentes e mltiplas, conforme a idade, multiplicando a quantidade indicada pelo nmero de anos das plantas:

Adubao anual de crescimento e de manuteno


Aplicada na projeo da copa. O adubo nitrogenado deve ser colocado a 20 cm do tronco. A partir do quarto ano, utilizar as doses indicadas para o terceiro ano.

pocas de aplicao dos fertilizantes


Nitrognio: aplicar parcelado no incio e no fim da primavera, quando o solo tiver umidade. Fsforo e potssio: aplicar nos meses de junho e de julho. NITROGNIO: Adubaes de crescimento e de manuteno.
Teor de matria orgnica no solo Qualquer teor Adubao nitrogenada (g/planta) 1 2 3 50 90 90

P resina mg/cm 3

K tr ocv el -meq /1 00 cm 3 0 - 0,30 >0,30

Fonte: Recomendaes de adubao e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Fsforo
Teor de P no solo Adubao fosfatada (g/P2 O5 /planta) Crescimento e manuteno/ano Pr-plantio Plantio 2 3 Kg P2 O5 /ha 120 100 60 60 90 100 60 60 60 100 60 60 30 100 60 60 0 100 60 60 0 < 100 < 60 < 60

0-40 > 40

N - P2O5 - K2O - g/planta 50-60-60 50-60-40 50-40-60 50-40-40

Fonte: Recomendaes de adubao e calagem para o Estado de So Paulo.

Limitante Muito baixo Baix o Mdio Suficiente Alto

Adubao de produo em cada planta colocar anualmente, 5kg de esterco de galinha, bem curtido, e as seguintes quantidades de nutrientes, de acordo com a anlise do solo.
P resina mg/cm 3 K tr ocv el -meq /1 00 cm 3 0 - 0,30 >0,30

Fonte: Recomendaes de adubao e de Calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

0-40 > 40

N - P2O5 - K2O - g/planta 300-200-240 300-200-120 300-100-240 300-100-120

Potssio
Teor de K no solo Adubao potssica Crescimento e manuteno/ano Pr-plant io Plantio 2 3 Kg K2 O/ha ------------ g K2 O/plant a ---------130 30 30 30 100 30 30 30 70 30 30 30 40 30 30 30 20 30 30 30 0 < 30 < 30 < 30

Fonte: Recomendaes de adubao e calagem para o Estado de So Paulo.

Limitante Muito baixo Baix o Mdio Suficiente Alto

Os referidos autores recomendam, para o estado de So Paulo, que a distribuio dos adubos poder ser feita em 4 parcelas, de dois em dois meses, a partir do incio da brotao. Se desejado, parcelar apenas o nitrognio, aplicando o fsforo e o potssio na primeira adubao. A experincia do produtor de muita importncia no que se refere tambm ao aspecto nutricional das plantas. O fruticultor experiente sabe "no olho" quando o pomar est com alguma deficincia nutricional; nunca esquecendo que o melhor mtodo a anlise qumica feita em laboratrio oficial.

Fonte: Recomendaes de adubao e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

A figueira uma das espcies frutferas que mais responde adubao nitrogenada. Por falta de experincia, alguns produtores se entusiasmam com a reao das plantas ao nitrognio e exageram nas aplicaes deste nutriente; o resultado uma figueira muito vigorosa, com folhas grandes e de uma colorao verde escuro muito bonita, porm, sem nenhuma fruta. Lembrar sempre que o vigor e a colorao das folhas so indicativos de bom desenvolvimento mas a frutificao o objetivo da cultura. Aps a colheita, o esterco, o fsforo e o potssio, na dosagem anual, devem ser distribudos em coroa larga, acompanhando a projeo da copa da planta no solo, misturando com a terra da superfcie. O nitrognio s deve ser aplicado parcelado e durante a fase vegetativa das figueiras. De modo geral, o uso de esterco e de pulverizaes fitossanitrias supre as necessidades mnimas de micronutrientes. Eventuais deficincias detectadas pela anlise foliar sero suplementadas com aplicao de produtos comerciais.

forma de sulfato de amnio (20% de N), a quantidade a aplicar ser: 60 x 100 = 300 Kg/ha 20

Poda
Dependendo da variedade, das condies climticas e do sistema de cultivo, a figueira pode produzir mais de uma vezpor ano. Porm, isto s acontece em regies onde os invernos so amenos e as figueiras so submetidas a podas leves, produzindo uma interessante carga de figos precoces sobre ramos de um ano de idade, so os chamados figos de "primeira colheita". Os figos de "segunda colheita" so formados sobre os ramos do ano, isto , aqueles que brotam na primavera, desenvolvem-se e produzem no vero. No Rio Grande do Sul, com a cultivar Roxo de Valinhos, praticamente a nica cultivada comercialmente no Brasil, tambm conhecida como Brown Turkey, San Piero, Negro Largo, etc., so explorados apenas os figos produzidos sobre ramos do ano, devido s condies de clima e ao tipo de poda. A aludida cultivar taxonomicamente pertence ao tipo pomolgico "comum", a fixao e o desenvolvimento dos frutos ocorre partenocarpicamente, no sendo necessrio o estmulo da polinizao. As chamadas "sementinhas do figo" no so viveis, isto , no germinam. Cultivares deste tipo so exploradas em todas as regies produtoras do mundo.

Clculo das quantidades de corretivos e fertilizantes a serem aplicados no figueiral


RAIJ et al (1985) preconizam os seguintes clculos a serem procedidos aps a deciso sobre os corretivos e fertilizantes a serem utilizados. A calagem requer informaes sobre a cultura, o calcrio e a faixa de saturao em bases exigida pela cultura. Suponha-se, apenas como exemplo, um solo com valores de T = 8,3 meq/100cm3, V = 23%; que exista um calcrio disponvel com PRNT de 76%, e que a cultura seja a figueira. A quantidade de calcrio a aplicar dada pela expresso: T(V2-V1) onde: NC = necessidade de calagem NC = _______ x f T = capacidade de troca de 100 ctions V1 = porcentagem de saturao de bases (anlise do solo) V2 = valor desejado para a cultura f = 100 PRNT PRNT poder relativo de neutralizao total sendo: T = 8,3 V1 = 23 f = 100/76 O valor desejado de V2 = 70. Obtm-se pois o resultado de 8,3(70-23) 100 NC = ------------- x ----- = 5,1 ou 5 t/ha 100 76 No caso de adubos simples, a quantidade a aplicar calculada multiplicando-se a quantidade do nutriente por 100 e dividindo pelo teor do nutriente no adubo escolhido. Por exemplo, para aplicar 60 Kg/ha de N, na

Fig. 9. Gemas terminais dormentes e poda de inverno.

A figueira uma espcie de folhas caducas, que se desenvolve bem em clima temperado, possuindo grande capacidade de adaptao diferentes condies climticas. Apresenta muito pouca necessidade de frio para completar o repouso hibernal. Nas condies climticas do Rio Grande do Sul, quando no so tomadas algumas medidas, freqentemente prejudicada pelas geadas tardias, que ocorrem durante a primavera. As figueiras podadas muito cedo, por vezes at antes do inverno, so as que ficam mais sujeitas as injrias causadas pelas geadas, pois a poda estimula a brotao, a qual coincide com a poca em que as geadas so

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Os ramos herbceos so os mais prejudicados pela geada. Como alternativa, recomenda-se que a poda seja feita quando as gemas terminais estiverem inchadas, quase brotando. Na maioria das regies produtoras do Rio Grande do Sul, isto geralmente ocorre no ms de agosto. Poda-se a figueira deixando-se de quatro a cinco gemas, ou seja, de trs a quatro interndios nos ramos de um ano. Caso ocorra geada durante a fase de brotao, deve-se podar novamente, retirando as partes danificadas pelo frio.

Como Podar?
Aps retiradas do viveiro e plantadas no local definitivo, nos meses de junho ou julho, as figueiras s devem ser podadas no ms de agosto, pelos mesmos motivos expostos anteriormente. O corte da nica haste, no caso da primeira poda de formao, deve ser feito a 50 cm de altura, deixando-se ento que cresam, sobre o tronco, trs ramos inseridos a partir de 40 cm do solo. Na segunda poda de formao (inverno seguinte ao do plantio), cada ramo cortado a 20 cm do ponto de insero, no tronco, logo acima de uma gema convenientemente posicionada. Na terceira poda de formao, no inverno do ano seguinte, cada ramo, crescido no ltimo ciclo vegetativo, cortado a mais ou menos 15 cm da base (4 a 5 interndios). Aps a brotao, deixam-se dois brotos bem posicionados, eliminando-se os demais. Desta forma, o nmero de ramos produtivos duplicado em relao aos do ramo anterior. Dependendo da regio, das condies de clima e solo, do espaamento e da finalidade da produo (figada, figo em calda ou consumo "in natura"), as figueiras podero ser conduzidas com doze ramos, os quais daro planta uma forma de taa, ou ainda serem podados da mesma forma que nos anos anteriores, elevando-se para vinte e quatro o nmero de ramos produtivos, sendo estabilizados com a poda nos anos seguintes. Efetuada a poda, em poucos dias inicia-se um novo ciclo vegetativo. necessrio que sejam escolhidos apenas um ou dois brotos em cada ramo podado, sendo retirados todos os demais. Esta operao pode ser executada com a mo, se as brotaes forem recentes ou com o auxlio de um canivete, o que tecnicamente recomendvel, porque so evitados descolamentos da casca e fissuras provocadas por danos mecnicos ao retirar brotaes mais desenvolvidas. Nos cortes, deve ser pincelada pasta bordaleza, aps a poda, como proteo da planta. O desbrote dos ramos localizados em pontos indesejveis feito durante todo o perodo vegetativo, tantos quantos se fizerem necessrios.

Fig. 10. Poda de inverno e desbrote.

Antecipao da maturao dos frutos


A operao bastante simples, consistindo em se tocar levemente, com uma gota de leo, o "olho" - ostolo - do figo em vias de amadurecer, a fim de acelerar a maturao. Seguindo-se este processo e utilizando-se qualquer tipo de leo vegetal usado na cozinha (soja, milho arroz, girassol, oliva, amendoim) nos pomares da Embrapa Clima Temperado, obtem-se frutos maduros quatro dias aps a prtica, independentemente de perodo do dia em que realizada a oleao. Os figos em vias de amadurecimento, trocam a colorao da polpa do verde para o amarelo claro e, posteriormente, vo adquirindo a colorao roxoviolcea escura. A colocao de uma pequena poro (um palito de madeira), mergulhado no leo e tocado externamente no ostolo, na fase que sucede a mudana de colorao verde para o amarelo claro e, internamente com colorao avermelhada, desencadeia uma acelerao no processo de maturao fisiolgica dos figos. Alm de ser uma operao bastante simples, apresenta as vantagens de no causar manchas nos frutos e melhorar o rendimento da colheita, possibilitando ao produtor que faa uma programao de colheita de frutos maduros. PEREIRA (1977) visando a acelerao na maturao dos figos aplicou ethephon na dose de 250 ppm atravs de pulverizao dirigida aos frutos que estavam com colorao vermelha no interior, ou seja, 15 a 20 dias antes da completa maturao. A aplicao do ethephon feita com pequenos pulverizadores manuais, alm de tornar a operao bastante simples, tambm apresentou a vantagem de no causar manchas nos frutos e

10

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Irrigao
Em casos de estiagem nos meses de vero necessrio que se faa, pelo menos, uma irrigao por semana. No se pode pensar em cultivar a figueira - independente da finalidade da produo, se frutos verdes ou maduros sem que seja levada em considerao a disponibilidade de gua. Tem sido observado que, a utilizao da irrigao, em anos em que h m distribuio de chuvas, tem compensado o investimento, inclusive, em certos casos, antecipando as primeiras colheitas. A figueira uma espcie que perde as folhas quando sofre um estresse hdrico. Quando h falta de gua disponvel planta, as atividades vitais ficam logo comprometidas, havendo clorose e encarquilhamento das folhas. Esse processo irreversvel. Assim sendo, uma vez amarelecidas, por falta de gua, mesmo que, posteriormente, haja gua em disponibilidade, aquelas folhas cairo, iniciando-se porm, um novo perodo de brotao. Em regies semi-ridas, como no vale do Rio So Francisco, a figueira cultivada com irrigao. Devido s condies climticas, no ocorre o perodo de dormncia hibernal. Quando a irrigao interrompida, as plantas sofrem um estresse e, em conseqncia, perdem as folhas e cessam o crescimento, sendo ento podadas. Com a irrigao o ciclo vegetativo reiniciado.

maduras sem os inconvenientes danos causados pelo ataque de pssaros.

Produtividade
Nas condies em que as figueiras so cultivadas na Embrapa Clima Temperado, em anos normais (sem ocorrncia de geadas tardias e sem estiagem durante o perodo vegetativo), obtiveram-se produes mdias de 13,5 kg/planta de figos verdes, com variaes de 11,6 kg a 16,3 kg por planta com cinco anos. As produes de figos maduros variaram de 19,45 kg a 31,25 kg por planta, com mdia de 23,1 kg. Considerando-se um pomar com 700 plantas por hectare, as produes mdias de figos verdes aproximamse de 9,5 t por hectare, e a de figos maduros, ultrapassam a 16 T por hectare.

Ervas daninhas
A figueira sente a infestao por plantas invasoras, o que causa queda na produtividade. A concorrncia por gua e nutrientes so aspectos importantes a considerar no controle das ervas. O descuido no controle das plantas invasoras tem acarretado outros problemas no cultivo da figueira, tendo sido observado que, em determinadas situaes, a falta de limpeza sistemtica do pomar pode propiciar o aparecimento da broca do tronco (Colobogaster cyanitarsis) e de cochonilhas. Em regies onde o solo profundo, a utilizao de cobertura morta na projeo da copa das plantas, tem evitado a concorrncia das invasoras. A cobertura morta na linha de plantas, em solos rasos, faz com que o sistema radicular da figueira fique localizado na camada superficial. Em pomares onde h incidncia de ventos fortes, ocorre o tombamento das figueiras, pelo fato do sistema radicular no oferecer sustentao suficiente.

Colheita
Dependendo da finalidade, os frutos da figueira podem ser colhidos em diferentes estgios de maturao. Colhem-se figos verdes, quando o ostolo apresentar colorao avermelhada e as "sementes" no estiverem esclerificadas. So destinados conserva em calda. Frutas colhidas maduras podem ser consumidas "in natura" ou maceradas para o fabrico de figada. Os figos completamente maduros, principalmente quando amadurecem em perodos chuvosos ou midos, so facilmente deteriorveis. Assim sendo, devem ser colhidos to logo atinjam o ponto de maturao comercial. Nesse estado de maturao o figo fica totalmente inchado, iniciando a perder a consistncia ao mesmo tempo que acentua a colorao verde-amarelado para as cultivares brancas e roxo-bronzeado para as roxas. Quando amadurecem na rvore, os figos so de qualidade superior aos colhidos no ponto de maturao comercial. Frutas colhidas maduras, num curto perodo de tempo se tornam azedas e atacadas por fungos (RIGITANO, 1955). Em certas regies, os figos maduros so atacados por pssaros. Como mtodo de controle tm sido usadas fitas plsticas. Possuindo uma face com alto brilho prateado. Quando colocadas em pedaos de 3 metros dentro do pomar, distanciadas de 20 metros e a uma altura de 2 metros, refletem os raios solares, vibrando pela ao do vento. Esta prtica tem permitido a colheita de frutas

Doenas
KIMATI, (1980) cita a ferrugem como a mais importante das doenas que ocorrem na cultura da figueira. Causada pelo fungo Cerotelium fici (Cost.) Arth (forma imperfeita), essa doena foi observada em So Paulo h mais de 70 anos, encontrando-se presente em todas as reas em que se cultiva a figueira, constituindo uma sria e constante ameaa. Quando no controlada e sob condies favorveis ao desenvolvimento, pode causar perdas na produo da ordem de 80%. Folhas severamente atacadas amarelecem, secam e caem prematuramente e, se a incidncia ocorrer nos estgios iniciais do desenvolvimento vegetativo, a frutificao poder ser totalmente impedida. Freqentemente as folhas mais velhas so afetadas em primeiro lugar e, em questo de 20 a 30 dias, toda a folhagem pode ficar coberta de pstulas. Aparentemente, temperaturas mais elevadas favorecem o desenvolvimento da ferrugem.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

11

O controle da ferrugem da figueira deve iniciar com os tratamentos de inverno, poda e eliminao de todos os rgos passveis de se constiturem em fonte de inculo para a prxima estao de crescimento, inclusive folhas infestadas cadas. O autor supracitado preconiza que, na poca de vegetao, desde a brotao at a maturao das frutas, para o controle da ferrugem, as plantas devem ser pulverizadas com calda bordalesa a 1%. Na Embrapa Clima Temperado a ferrugem da figueira tem sido controlada satisfatoriamente com a utilizao de produtos comerciais a base de sulfato de cobre, na concentrao de 0,5%. A freqncia das pulverizaes, a cada 3 ou 4 semanas, depende do grau de infestao e das condies locais.

Pragas
Dentre as pragas que atacam a figueira, a broca dos ponteiros a que mais preocupa os ficicultores. Em determinadas zonas do Rio Grande do Sul, tambm notado o ataque de certas coleobrocas, dentre as quais se destaca a broca do tronco. Na regio de Pelotas e municpios circunvizinhos, estas pragas no so limitantes expanso do cultivo da figueira. A experincia tem mostrado que, quando h incidncia, em pomares mantidos em boas condies fitossanitrias e livre da concorrncia de plantas invasoras, os nveis populacionais so muito baixos. Broca dos ponteiros: Azochis gripusalis (Walk, 1859). A mariposa pe os ovos sobre os ramos ou na base do pecolo da folhas, geralmente de outubro a fevereiro, podendo a postura estender-se at abril. Dos ovos eclodem lagartas que, medida que se desenvolvem, broqueiam a parte lenhosa dos ramos. Decorridos cerca de 20 dias, atingem o desenvolvimento mximo, em torno de 25 mm de comprimento. Raramente transformam-se em crislidas na prpria galeria. A crislida tem colorao marrom escura e mede cerca de 12 mm de comprimento. Aps 15 a 18 dias emergem os adultos. - Prejuzos: Como a broca tem o hbito de penetrar nos ramos, medida que vai-se aprofundando, as folhas vo murchando, e os frutos atrofiam e secam, comprometendo a produo. - Controle: Deve ser feito de forma integrada, associando-se os mtodos culturais, fsico e qumico. Como mtodos culturais, previamente deve-se fazer uma poda rigorosa dos ramos e queim-los; manter a cultura em terreno limpo e esmagamento das lagartas nas galerias. - Mtodo Fsico: O controle dos insetos pela luz feito atravs de armadilhas luminosas. So usadas armadilhas do tipo Luiz de Queiroz, com recipientes para insetos, constitudos por uma gaiola de tela, usada para controle de pragas. Armadilhas luminosas providas de lmpadas fluorescentes ultravioleta (modelo F15T8BL) exercem controle da ordem de 73,7% em uma rea de aproximadamente 7 ha por armadilha. As armadilhas luminosas devem ser ligadas todas as noites, de setembro a maro, pois atuam preventivamente, capturando adultos. - Controle qumico: difcil de ser obtido um controle qumico da broca dos ponteiros. Pulverizaes quinzenais com Triclorfon ou Deltametrina, a partir da poca de postura da praga, podem resultar num controle parcial. Deve-se ter o cuidado de observar o perodo de carncia dos produtos utilizados. - Coleobrocas: - Entre outras, destaca-se como praga importante, em certas regies onde se cultiva a figueira, a broca do tronco Colobogaster cyanitarsis (Laporty e Gory, 1837). A fmea faz a postura nos ramos e/ou no tronco,

Seca da figueira
A Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral - CATI, juntamente com o Instituto Agronmico de Campinas IAC e o Instituto Biolgico - IB, publicaram, em 1995, um folheto ilustrado sobre a seca da figueira. H cerca de uma dcada, na regio de Valinhos, a maior produtora de figos do estado de So Paulo, houve a ocorrncia do definhamento e seca da figueira, que vm provocando queda na produtividade e reduo da rea cultivada. O ataque do besouro Phloetribus picipernnis Eggers, que transmite o fungo Ceratocytes frimbriata, a provvel causa dos sintomas verificados na figueira. As plantas atacadas geralmente morrem e inviabilizam o replantio. De acordo com a CATI, so as seguintes as recomendaes para o controle da seca da figueira: - Eliminar as plantas doentes e circunvizinhas; - Incorporar no local do plantio, 0,5 kg de cal virgem/m2. Antes de um ano, no fazer o replante; - Na poca da poda de inverno, queimar todos os resduos (ramos, folhas e frutos); - Fazer o tratamento de inverno com calda sulfoclcica, de boa qualidade, assim como o pincelamento do tronco e pernadas com pasta de enxofre (Vide apndice sobre algumas formulaes que podem ser preparadas em casa); - Desinfetar ferramentas utilizadas na poda (usar gua sanitria a 20%); - Como preveno, pode-se aplicar um inseticida fosforado juntamente com as pulverizaes para controle de doenas fngicas, de modo a controlar o vetor da doena; - No plantio de novos pomares, saber se as mudas so procedentes de regies onde no existe a doena. Adquirir mudas fiscalizadas, de viveiristas idneos; - No utilizar mudas de rebentos ou filhotes.

Pragas
Dentre as pragas que atacam a figueira, a broca dos ponteiros a que mais preocupa os ficicultores. Em determinadas zonas do Rio Grande do Sul, tambm notado o ataque de certas coleobrocas, dentre as quais se destaca a broca do tronco. Na regio de Pelotas e

12

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

durante os meses de novembro a fevereiro. As larvas abrem galerias na regio subcortical, podendo atingir o lenho. Descendo, passam para os ramos mais grossos ou para o tronco. Quando completamente desenvolvidas, atingem 60 mm de comprimento. - Prejuzos: As galerias abertas pelas larvas de C. cyanitarsis, nos ramos e troncos, fazem com que os ramos mais finos sequem. Alm disso, como as larvas no expelem a serragem, esta vai-se acumulando nas galerias e, sendo umedecida pela seiva, expande-se e faz presso sobre a casca, ocasionando rachaduras; partes afetadas da casca secam e caem. - Controle: O figueiral dever ser inspecionado periodicamente, a fim de que sejam evitados danos maiores causados pelas coleobrocas. - Controle cultural: A destruio das larvas no interior das galerias, com a utilizao de um fio de arame, poder levar a bons resultados, dependendo da intensidade do ataque. - Controle qumico: Dever ser feito preventivamente, pincelando-se os troncos, aps a poda de inverno, com uma mistura de: Diazinon 40 - 1kg; Fungicida cprico - 1 kg e 100 litros de gua limpa. - Cochonilhas: - A cochonilha Morganella longispina (Morgan 1889) constitui-se numa praga de relevante importncia nos municpios produtores de figo do estado de So Paulo, embora no tenha sido encontrada na regio de Pelotas (RS) e nos municpios vizinhos. - Prejuzos: - As cochonilhas so bastante prejudiciais s plantas por viverem na superfcie de diversos rgos areos, onde se fixam e sugam seiva dos tecidos, depauperando a planta. - Controle: - Deve ser feito no perodo da entressafra, aps a poda dos ramos, dada a dificuldade de ser feita durante o perodo vegetativo. Recomendam-se leos emulsionveis, juntamente com inseticidas fosforados, em pulverizao.

Modo de Preparar Diluir o enxofre em gua quente at que se forme um pasta (utilizar um tambor como vasilha). Completar 15 litros com gua limpa Colocar o cal lentamente e misturar bem Incluir os demais ingredientes.

Calda sulfoclcica
Indicada para tratamento de inverno em casos de ataque severo da ferrugem ou aparecimento da seca da figueira. Ingredientes: - 12,5 quilos de cal virgem - 25 quilos de enxofre em p - 100 litros de gua limpa Dissolver o enxofre em um pouco de gua quente, at formar uma pasta. Utilizando um tambor grande (de 200 litros), acrescentar 100 litros de gua limpa, adicionar a pasta de enxofre e colocar sobre o fogo. Quando iniciar a fervura, dissolver lentamente a cal na soluo, mexer com uma taquara para que fique bem misturado. Deixar ferver durante uma hora, sempre adicionando gua limpa para manter o volume de 100 litros. Quando a fervura adquirir uma colorao pardo avermelhada, a calda estar pronta. Depois de fria, coar a calda utilizando um pano limpo e guardar em vasilha de plstico ou de vidro, no mximo por uma semana. Aplicao: Diluir 1 litro de calda em 10 litros de gua limpa. Pulverizar as figueiras, em estado de dormncia (plantas completamente desfolhadas).

Produtos para tratamentos fitossanitrios


Pasta de enxofre
Indicada para pincelamento ou caiao do tronco e ramos, na preveno de brocas e cochonilhas. Ingredientes: - 1 quilo de enxofre em p - 2 quilos de cal virgem (extinguir fazendo uma pasta leitosa) - 0,5 quilo de sal de cozinha - 1/4 da dose de inseticida fosforado recomendado para controle da cochonilha - 15 litros de gua limpa.

Processamento de Doces Caseiros1


Pelamento dos figos - Informaes Tecnolgicas Na linguagem comum o ato de tirar a casca de frutas chamado pelar. Existem vrias maneiras de pelar figos verdes: com gua fervente e cinza; com sal, cinza e vinagre; e por congelamento. Para pelar frutas com gua fervente e cinza, colocar os figos numa panela com gua. Adicionar uma poro de cinza (de lenha ou carvo). Levar a panela ao fogo e deixar ferver at que a pele dos figos fique frouxa. A seguir, retirar os figos da panela e remover as cascas, passando um pano grosso por fora das frutas.
1 Material selecionado da publicao Doces caseiros, 1980.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

13

Este trabalho tambm pode ser feito raspando-se os figos com uma faca bem afiada. Para pelar figos com sal, cinza e vinagre, primeiramente deve-se colocar uma colher de sal, uma colher de cinza e cinco gotas de vinagre num tacho; depois de bem misturados, colocar os figos no tacho e esfregar bem a mistura para que a pele das frutas se solte. Para prevenir qualquer reao alrgica sempre recomendvel que sejam usadas luvas de borracha. A seguir, lavar bem os figos e, com uma faca, raspar os restos de casca que sobrarem. Para pelar os figos por congelamento necessrio que se tenha um refrigerador ou um freezer e uma torneira com gua corrente. Utilizando um prego ou outro objeto pontiagudo, perfurar a parte das frutas junto ao ostolo (olho do figo). Colocar os figos dentro de uma panela e levar ao fogo, deixando ferver durante 30 minutos. Quando retirar as frutas da panela, despej-las sobre uma peneira para que escorram bem. Lembrar que panos ou trapos no oferecem a segurana necessria. Usar o pegador de panelas quando for retirlas do fogo. Deixar os figos no congelador ou no freezer at que fiquem congelados. Para retirar as cascas dos figos, coloc-los sob gua corrente. Enquanto a gua for escorrendo, esfregar os figos com os dedos (no esquecer as luvas); as cascas se desprendem com facilidade.

escumadeira, retirar a espuma que se forma na parte de cima da calda. 3 Passo - Embalar o Doce As compotas devem ser guardadas em frascos esterilizados. Informaes Complementares Quando se fizerem compotas com frutas tenras e carnosas, deve-se deix-las esfriar antes de retir-las da panela e coloc-las no frasco. Quando se fizerem doces com frutas fibrosas, retir-las da panela ainda quentes.

Compota de figo
Ingredientes: - 50 figos - 1 quilo de acar - gua Preparo 1. Limpar os figos. 2. Fazer uma calda grossa. 3. Colocar os figos na calda e deix-los ferver, at que fiquem macios e cozidos. Cuidado para que no sejam ultrapassados dois teros da capacidade da vasilha. 4. Retirar do fogo, colocar nos frascos e deixar esfriar. 5. Pr os frascos para ferver em banho-maria durante 10 minutos.

Preparo de compotas
De acordo com Doces caseiros (1980), a definio de certos doces, como compotas ou doces em calda, costuma variar de doceira para doceira. Classificam-se como compotas as frutas pelas quais se passa leve fervura antes de serem levadas calda, por alguns minutos; as frutas cruas cozidas na calda; e as frutas cruas simplesmente cobertas com calda quente. 1 Passo - Preparar as Frutas Selecionar frutas maduras, perfeitas, sem machucaduras e sem bichos. Quando forem usadas frutas inteiras, separ-las tambm segundo o tamanho, pois isso melhora o aspecto do doce. Lavar bem as frutas com gua quente. No caso do figo, h necessidade de descascar ou tirar a pele. 2 Passo - Fazer a Compota Colocar as frutas numa panela com gua. Levar a panela ao fogo at que as frutas fiquem bem macias. Lembrar que as frutas necessitam de, apenas, ser aferventadas e no cozidas. Com uma escumadeira, retirar as frutas da panela e colocar numa tigela. Com a balana, o medidor ou a caneca graduada, medir o acar necessrio para fazer a calda, conforme a receita. Fazer uma calda juntando acar ao lquido que ficou na panela. A seguir, colocar as frutas dentro da calda e deixar ferver de 10 a 15 minutos. Com uma

Figada
Ingredientes: - 1 quilo de figos maduros - 800 gramas de acar - gua Preparo 1. Lavar os figos. Coloc-los no tacho com o acar e um pouco de gua, o suficiente para cobri-los. 2. Deixar o tacho no fogo at os figos cozinharem. 3. Amassar os figos com o amassador ou pass-los numa peneira. 4. Levar a massa ao fogo para obter o ponto de doce em pasta. 5. Colocar o doce em formas, latas ou caixetas e deix-lo secar ao sol.

Doce de figo maduro


Ingredientes: - 24 figos - 1 quilo de acar - gua

14

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Preparo 1. Limpar os figos. 2. Fazer uma calda rala. 3. Mergulhar os figos na calda e lev-los a ferver em fogo brando, por duas horas. 4. Retirar a panela do fogo e deixar os figos repousando na calda por 24 horas. 5. Levar novamente a panela ao fogo brando e no mexer. Retirar do fogo quando os figos ficarem transparentes, bem passados. 6. Deixar esfriar e colocar em frasco apropriado.

por dentro. Para isso, depois de retiradas da calda, devese sec-las num local fresco e arejado. 1 Passo - Preparar as frutas Selecionar frutas maduras e ss. Para que o doce tenha melhor aparncia, escolher frutas de tamanho aproximado. Lavar e descascar com faca inoxidvel. 2 Passo - Cozinhar as frutas Preparar uma calda grossa, com gua e acar. Colocar as frutas dentro de uma panela com a calda grossa. Deixar ferver. Se a quantidade de calda comear a diminuir, adicionar gua fria. S tirar a panela do fogo no momento em que as frutas ficarem macias e transparentes. Com a utilizao da escumadeira, retirar as frutas da panela e coloc-las numa tigela. 3 Passo - Cristalizar as frutas Levar a panela com calda novamente ao fogo e deixar ferver durante 10 minutos. Aps, retir-la do fogo; com uma concha, derramar a calda sobre as frutas at que estas fiquem totalmente cobertas. Deixar as frutas imersas durante algumas horas. Separar novamente a calda das frutas. Deixar as frutas secarem em lugar fresco e ventilado. Cobrir a tigela com um guardanapo de pano fino. Repetir este terceiro passo por trs dias. 4 Passo - Concluir a cristalizao Depois de repetir o terceiro passo por trs dias, levar a calda ao fogo e deixar que atinja o ponto de fio forte. Colocar um guardanapo de pano fino sobre a peneira e lev-la para um local fresco e arejado at que sequem. Se as frutas forem consumidas logo, coloc-las numa forma ou tabuleiro; se forem guardadas, acondicionar em frascos apropriados. Informaes complementares A preparao de passas de frutas semelhante de doces cristalizados. A diferena fundamental que, no preparo de passas, no se usa acar cristalizado.

Cristalizao com acar cristalizado


Cristalizar frutas deix-las secas por fora, envoltas em acar e midas por dentro. Pode-se cristalizar frutas inteiras, em pedaos ou em pasta. Informaes Tecnolgicas Existem vrias formas de cristalizao de frutas. Alm da cristalizao mediante passagem do acar cristalizado nas frutas e secagem ao sol, pode-se fazer a cristalizao mediante o cozimento das frutas em calda grossa. Aps a passagem das frutas pelo acar, necessrio deix-las secar ao sol. 1 Passo - Preparar as frutas Selecionar frutas maduras e ss; se necessrio, de tamanho aproximado. Lavar e descascar usando uma faca inoxidvel. 2 Passo - Ferver as frutas Preparar uma calda fina, com gua e acar comum. Colocar as frutas dentro da panela com a calda fina. Deixar no fogo at que a calda engrosse e as frutas fiquem cozidas e transparentes. Frutas cozidas em demasia podem desmancharem-se. 3 Passo - Aucarar as frutas Com uma escumadeira, retiram-se as frutas da panela, colocando-as sobre a peneira, para que escorram bem. Colocar o acar cristalizado dentro de uma tigela. Quando as frutas estiverem bem escorridas, passar uma a uma, at que fiquem bem cobertas pelo acar. Uma vez aucaradas, acomod-las numa forma ou tabuleiro e coloc-las ao sol, cobertas com um guardanapo ou pano de cozinha fino, sem encostar nas frutas. Quando as frutas ficarem secas por fora, guard-las num frasco apropriado, com tampa rosqueada ou com molas, previamente esterilizado.

Figo cristalizado I
Ingredientes: 1 quilo de figos 1,5 quilo de acar refinado 1 quilo de acar cristalizado 1/2 litro de gua

Cristalizao em calda grossa


A cristalizao das frutas tambm pode ser feita em calda grossa. Informaes Tecnolgicas A cristalizao em calda grossa pode ser feita com acar comum. As frutas devem ficar secas por fora e midas

Preparo 1. Limpar os figos. 2. Fazer uma calda rala.

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

15

3. Colocar os figos na calda e deix-los ferver at que fiquem transparentes e a calda, em ponto de pasta. 4. Deixar os figos repousando na calda at o dia seguinte. 5. Colocar os figos na peneira para escorrerem, deixando secar um pouco. Passar um por um no acar cristalizado e deixar secar ao sol. Figo cristalizado II Ingredientes: Figos bem verdes Acar cristalizado Acar refinado gua

2 Passo - Pesar os ingredientes Com a escumadeira, retirar as frutas cozidas da panela, coloc-las numa tigela e amass-las utilizando um amassador de frutas, ou esfregando-as ao faz-las passar por uma peneira. Pesar uma quantidade igual de acar. Seguir a receita para quantificar os demais ingredientes. 3 Passo - Preparar a pasta Colocar o acar numa panela e juntar gua em igual quantidade. Levar a panela ao fogo e deixar ferver. De vez em quando, testar o ponto. A calda fica pronta quando atinge o ponto de quebrar, devendo ser retirada do fogo. Colocar a massa de frutas na panela e misturar com uma colher de pau. A seguir, levar a panela novamente ao fogo, deixando-a em fogo brando. Mexer continuamente o doce com a colher de pau. Para saber quando se deve tirar do fogo, verificar o ponto. Vez ou outra, passar a colher pelo fundo da panela, de um lado a outro; se o fundo da panela aparecer, o doce estar quase pronto. Usando a colher, retirar um pouco de doce. Esperar essa poro quase esfriar e encost-la no pulso. No pegando, est no ponto. Outra forma de testar o ponto com uma faca molhada. Se, introduzida no meio do doce, sair limpa, a pasta estar no ponto. 4 Passo - Embalar o doce Esterilizar o recipiente em que ser guardado o doce. Nunca utilizar latas com pontos de ferrugem. Forr-lo com papel encerado, de tamanho um pouco maior que o recipiente, para que os doces possam ser cobertos. Despejar o doce ainda quente no recipiente e alisar a superfcie com uma esptula. Levar para secar ao sol ou em lugar arejado, durante 3 ou 4 dias. Depois de seco, fechar com o excedente de papel encerado.

Preparo 1. Retirar a pele das frutas. 2. Colocar os figos numa vasilha com gua e deix-los de molho durante trs dias, trocando a gua diariamente. 3. Para cada prato fundo bem cheio de figos, pesar meio quilo de acar refinado. 4. Colocar os figos, o acar em um pouco de gua dentro de uma panela. Levar a panela ao fogo e deixar ferver durante uma hora. 5. Retirar os figos da panela. Fazer furos nas frutas e recoloc-las na panela, deixando repousar na calda durante 24 horas. 6. Levar a panela novamente ao fogo e deixar ferver a calda at acabar de apurar e os figos ficarem macios. 7. Escorrer a calda, colocar os figos numa peneira e exp-los ao sol para que sequem. 8. Passar os figos no acar cristalizado e coloc-los num tabuleiro ou forma. Guard-los em lugar seco e arejado.

Preparao de pastas
As pastas so preparadas com as polpas das frutas cruas ou cozidas. Depois de prontas, ficam slidas, prprias para serem cortadas. Diferentemente das gelias, as pastas so transparentes. Informaes Tecnolgicas Dependendo do lugar e das doceiras, os nomes dos doces variam. Em alguns lugares, pastas designam doces moles, chamando-se de marmeladas os doces slidos. Aqui so chamados pastas os doces consistentes, slidos, que so cortados em fatias. Os recipientes das pastas de frutas podem ser formas especiais, caixetas de madeira, latas ou pratos de vidro. Devem ser forrados com papel encerado, exceto pratos de vidro. 1 Passo - Preparo das frutas Selecionar as frutas; estas podem estar bem maduras, at mesmo passadas, mas no estragadas. Lavar as frutas. Dependendo da receita, descascar as frutas ou coloclas diretamente numa panela para que fervam. Usar pouca gua .

Figada
Ingredientes: - 1 quilo de figos maduros - 800 gramas de acar - gua Preparo 1. Lavar os figos. 2. Deixar o tacho no fogo at os figos cozinharem. 3. Amassar os figos com amassador ou pass-los na peneira. 4. Levar a massa ao fogo at obter o ponto de doce em pasta. 5. Colocar o doce em formas, latas ou caixetas, e deixar secar ao sol.

Compota de figos verdes1


Ingredientes: 1

1 quilo de figos verdes; 2 quilos de acar; 1 saquinho de cinza; litro d'gua.

Material selecionado da CARTILHA DO AGRICULTOR, 1970.

16

Figueira (Ficus carica l.) do Plantio ao Processamento Caseiro

Modo de preparar 1 - Untar as mos com gordura, o "leite" que sai dos figos pode queimar a pele. 2 - Descascar os figos com cuidado, tirando a casca bem fina. 3 - medida que forem sendo descascados, devem ser postos em uma vasilha com gua fria. 4 - Lev-los ao fogo com pouca gua e juntar o saquinho de cinza. 5 - Quando ferverem, retir-los do fogo e trocar a gua da vasilha durante 3 dias. 6 - No fim do quarto dia, fazer uma calda, com 2 quilogramas de acar e meio litro de gua. 7 - Acrescentar os figos calda e ferver durante 30 minutos; a calda dever cobrir completamente os figos. 8 - Retirar a caarola do fogo e, no dia seguinte, deixar ferver novamente. 9 - Repetir esse procedimento durante trs dias para que os figos absorvam a calda completamente. 10 - Se a calda engrossar antes dos figos ficarem bem passados, acrescentar um pouco de gua.

HAAG, H.P OLIVEIRA,G.D. de; ROCHA FILHO, J.V. de C.; .; SILVA, D.H. Distrbios nutricionais em figueira (Ficus carica L.) cultivada em soluo nutritiva. O solo, v.7, n.1, p.3134, 1979. KIMATI, H. Doenas da figueira - Ficus carica L. In: GALLI, F., coord. Manual de fitopatologia. - Doenas das plantas cultivadas. So Paulo: Agronmica Ceres, 1980. v.2. p.319-323. MEDEIROS, A.R.M. de A cultura da figueira. Pelotas: EMBRAPA-CNPFT, 1978. 20p. PEREIRA, F.M. Cultura da figueira. Piracicaba: Livro Ceres, 1981. 73p. PEREIRA, F.M. Efeitos dos reguladores de crescimento ethephon e giberelina, sobre a maturao de frutos da figueira (Ficus carica L.) variedade "Roxo de Valinhos", Jaboticabal: F.A.A.V. 1979. 91p. Tese Livre-Docncia. PINHEIRO, R.V .R.; CONDE, A.R.; PINHEIRO, J.B.F Influncia . de substncias indutoras de crescimento e de dois diferentes leitos de pegamento, enraizamento e desenvolvimento de estacas de figueiras. Revista Ceres, Piracica-ba, v.18, n.97, p.210-222, 1977. RAIJ, B. van.; SILVA, N.M. da; BATAGLIA, O.C.; QUAGGIO, J.A.; HIROCE, R.; CANTARELLA, H.; BELLINAZZI JUNIOR, R.; DECHEN, A.R.; TRANI, P Recomendaes de adubao e .E. calagem para o Estado de So Paulo. Campinas: Instituto Agronmico, 1985. 107p. (IAC. Boletim tcnico, 100). RIGITANO, O. A figueira cultivada no Estado de So Paulo. Piracicaba: ESALQ, 1955. 59p. Tese de Doutoramento. RIGITANO, O. Instrues para a cultura da figueira. Campinas: Instituto Agronmico, 1964. 30p. (IAC. Boletim, 146). Sociedade Brasileira de Cincia do Solo. Ncleo Regional Sul. Recomenda-es de adubao e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 3 ed. Passo Fundo, 1995. 223p. SIMO, S. Manual de fruticultura. So Paulo: Agronmica. Ceres, 1971. 530p.

Bibliografia Consultada
CATI. Seca da figueira. Campinas: CATI/IAC/IB, 1995. Folder. COMPOTA de figos verdes, In: BAUCKE, O.; MAIA, N.G., coord. Cartilha do agricultor. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, 1970. p.31 CONDIT, I.J. The fig. Waltham: Chronica Botanica, 1947. 222p. DOCES caseiros. So Paulo: Abril Educao,1980. 121 pg. (Ao mvel: Treinamento Profissional). FRANCO, J.A.M. ; PRATES, H.S. Cultura da figueira. Campinas: COT-CATI, 1975. 8 p. FURLANI, A.M.C. Composio mineral e exportao de nutrientes pelas colhe-itas de frutos subtropicais e temperados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 5., 1979, Pelotas. Anais... Pelotas: SBF 1979. p.179-89. , GALLO, D.; NAKANO, O.; WIENDL, F .M.; SILVEIRA NETO, S.F .; CARVALHO, R.P Manual de Entomologia: pragas das .L. plantas e seu controle. So Paulo: Agronmica Ceres, 1970. 858p.

Circular Tcnica, 35
MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Clima Temperado Endereo: Caixa Postal 403 Fone: (53) 275 8199 Fax: (53) 275 8219 - 275 8221 E-mail: sac@cpact.embrapa.br 1 edio 1 impresso (2002): 500

Comit de Publicaes

Presidente: Mrio Franklin da Cunha Gastal Secretrio-Executivo: Maria Eneida Tombezi Joseane M. Lopes Garcia Membros: Ariano Martins Magalhes Junior, Flvio Luiz Carpena Carvalho, Darcy Bitencourt, Cludio Jos da Silva Freire, Vera Allgayer Osrio, Suplentes: Carlos Alberto Barbosa Medeiros e Eva Choer

Expediente Expediente

Supervisor editorial: Maria Devanir Freitas Rodrigues Supervisor editorial: Maria Devanir Freitas Rodrigues Reviso de texto: Maria Devanir Freitas Rodrigues/Ana Luiza Reviso de ViegasMaria Devanir Freitas Rodrigues/Ana Luiza Barragana texto: Barragana Viegas Fotos: Antnio Roberto Marchese de Medeiros Editorao eletrnica: Oscar Castro Editorao eletrnica: Srgio Ilmar Vergara dos Santos

You might also like