You are on page 1of 16

Introduo Interconexo

Prof: Luciano Aguiar

Company

LOGO
1

Introduo Interconexo de Redes


Faz-se necessrio quando dois usurios de redes distintas necessitam se comunicar. Normalmente utilizado dispositivos denominados ativos de rede (hubs, switches e roteadores) para conectar LANS ou segmentos de LANS. Um exemplo a internet que conecta diversas redes distintas.

Motivao
Normalmente grandes empresas possuem vrias redes fsicas, cada uma adequada para um determinado tipo de ambiente. Tambm comum que estas redes compartilhem determinado recurso como o acesso a internet.

Razes
muito mais econmico interligar computadores geograficamente prximos atravs de uma rede local e compartilhar uma interface nica com uma rede; tecnologicamente limitante a interconexo (via uma rede local) de um grande nmero de computadores separados por grandes distncia; O desempenho e a confiabilidade, segmentar redes diminui o domnio de coliso; funcionalmente mais importantes segmentar redes com funes especficas, tipo financeiro do rh.

Servio Universal
Um sistema de comunicao que prov servio universal permite que pares arbitrrios de computadores se comuniquem. Incompatibilidades entre hardware de rede e endereamento fsico fazem com que no seja possvel uma rede com diferentes tecnologias, para estabelecer a conversao entre estas reder necessrio a existncia de um hardware especfico o roteador.

Roteador
Roteador - Computador com finalidade especial dedicado a interconexo de redes, existem tambm equipamentos criados com a finalidade nica de roteamento. Roteadores comerciais podem ser usados para interconectar mais de uma rede; Toda a rede de uma organizao no utiliza somente um roteador.

Roteador
Roteadores devem ter endereos IP. Cada roteador deve ter dois ou mais endereos IP Um roteador tem conexes para diferentes redes fsicas

Computadores muti-homed
Computadores ligados a mais de uma rede fsica. Objetivos: Confiabilidade e desempenho. O computador possui um endereo IP em cada rede que se conecta

Homogeneidade entre Redes


Objetivo de interconexo: Ter servio universal entre redes heterogneas Como? - Roteadores devem negociar a sintaxe e semntica de pacotes entre origem e destino - Rede virtual: sistema de comunicao uma abstrao.

Rede Virtual

Rede Virtual
Em redes pequenas o nmero de pacote de broadcast reduzido, no entanto com o aumento de computadores ocorre um reduo de desempenho da rede, por conta do aumento dos pacotes de broadcast e de colises. Para solucionar este problema dividi-se a rede logicamente criando redes virtuais. Segmenta de uma forma lgica em contraste com a segmentao fsica

Rede Virtual
As Redes Virtuais podem ser: Estticas - baseadas em portas, ou seja, voc diz que qualquer dispositivo que se conecte a uma determinada porta do swicthe pertence a uma determinada VLAN. Dinmicas - so baseadas em endereos MAC. O MAC das estaes previamente cadastrado e associado a uma VLAN.

Rede Virtual
Vantagens: Reduo de Custos e Tempo; Criao de grupo de trabalhos virtuais; e Segurana.

O Protocolo IP
Protocolo da camada de que controla os processos de entrega host-to-host na Internet. Protocolo de entrega de datagramas no confivel e sem conexo. O IP deve ser combinado ao TCP que orientado a conexo.

Endereamento IP
Na Internet, cada host e cada roteador tem um endereo IP que codifica seu nmero de rede e seu nmero de host. Todos os endereos IP tem 32 bits.
Classe A B C D E 8 bits Rede Rede Rede 8 bits Host Rede Rede 8 bits Host Host Rede 8 bits Host Host Host Intervalo 1.0.0.0 a 127.255.255.255 128.0.0.0 a 191.255.255.255 192.0.0.0 a 223.255.255.255 224.0.0.0 a 239.255.255.255 240.0.0.0 a 247.255.255.2555

Endereo de Multidifuso Reservado para uso futuro

Computao em Nuvem
A nuvem um espao de processamento e armazenamento de dados que no depende de nenhuma mquina especfica para existir. Vantagens: Possibilidade de utilizar software sem precisar estar instalado no computador; Processamento de dados mais rpido em sistemas distribudos; Melhoria na produo de trabalhos corporativos; e Desenvolvimento de computadores de baixo custo.

You might also like