You are on page 1of 3

INTRODUO

O QUE O STRESS?
STRESS o indicador que define a presso mxima que um organismo agenta sem se deformar. A palavra STRESS foi emprestada da engenharia, e est sendo usada para designar o desequilbrio do organismo humano, em sua dimenso biopsquica, como resultado do esforo que este organismo empreende para adaptar-se s presses internas e externas que sofre.

OS FATORES ESTRESSANTES
Estas presses internas e externas podem ser chamadas de fatores estressantes, que nada mais so do que informaes que exigem uma resposta mental ou orgnica. Ser demitido, por exemplo, ou receber um aumento; o divrcio, ou a preparao para o casamento; a iminncia do Vestibular, ou o incio da graduao universitria. Qualquer mudana que implica em adaptao pode ser chamada de fator estressante. Especialmente num mundo em convulso, com mltiplas mudanas e em processo aceleradssimo, o ser humano contemporneo vive sob constantes desafios de adaptao. O conceito de analfabetismo mudou: quem no domina a informtica est privado do universo de comunicao. O prprio universo de comunicao mudou: vivemos hoje numa aldeia global, bem maior do que o que cabe na telinha da TV que monopolizou as informaes at agora. O mundo est on line. As exigncias para se conseguir um lugar ao sol no mercado implicam em que cada dia surgem novas competncias que devem ser adquiridas por profissionais de todas as reas. A complexidade moral e cultural de nossa sociedade exige dos pais um malabarismo enorme para que eduquem seus filhos da maneira mais saudvel possvel. As novas configuraes familiares impem sobre os casais reajustes na estrutura de seus relacionamentos: casamentos no chegam ao destino no piloto automtico. Enfim, os fatores estressantes so intensos e inmeros. Vo desde o trfego que nos faz atrasar para uma reunio importante, passando pelos corredores dos hospitais onde aguardamos notcias de pessoas queridas, chegando at a angstia existencial de quem busca respostas para a aventura de viver.

A DINMICA DO STRESS
Diante destas presses, surge o desequilbrio do organismo a que damos o nome STRESS. Trata-se de um desequilbrio do complexo bio-psquico, porque o esforo de adaptao acontece na dinmica interativa entre os mecanismos orgnicos e as estruturas mentais de processamento de informao. Em outras palavras, tanto o crebro, em sua composio e sua qumica, quanto postura diante da vida e os mapas mentais adquiridos, determinam a capacidade de resistncia do organismo s presses. Como afirmou Shakespeare, as coisas raramente so boas ou ms, nosso pensamento que as faz assim Nesse caso, a mesma informao significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Onde uma pessoa v um problema, outra pessoa v uma oportunidade. O crebro, enquanto organismo, no sabe distinguir se a ameaa que lhe foi comunicada pela mente real ou imaginria. Isto , o crebro, quando informado que existe um fantasma na sala ao lado, descarrega adrenalina na corrente sangnea e ativa todos o s mecanismos de defesa do organismo. Ele no questiona se fantasma existe ou no, sua funo preparar o organismo para reagir a uma ameaa, e se a mente acredita que a ameaa existe, o crebro no discorda.

A ANATOMIA DO STRESS
(Arthur Cukiert, neurocirurgio, e Marcio Bernik, psiquiatra, citados na Revista VEJA, Edio 1556, Julho de 1998, na matria PRESSO DEMAIS. 1. 2. 3. 4. Uma vez que chega ao crebro uma informao, notadamente aquelas interpretadas como ameaas ao organismo, o crebro, como mecanismo de defesa, ordena uma dose extra de adrenalina na corrente sangnea Esta dose extra de adrenalina altera a qumica cerebral, especialmente dos neurotransmissores: dopamina, noradrenalina e serotonina, responsvel pelo fluxo de informaes que desencadeia as ordens que o crebro d ao restante do organismo. Com as informaes distribudas pelo organismo, aumentam as velocidades psicomotoras, de pensamento, e ateno, multiplicando as possibilidades e potncias das respostas s ameaas percebidas. O organismo sofre alteraes em sua rotina, preparando-se para agir imediatamente:

(1) (2) (3) (4) 5.

o ritmo da respirao fica mais rpido, para manter a oxigenao do sangue; as artrias se contraem, para reduzir o suprimento de sangue nos rgos vitais, os msculos ficam tencionados e recebem uma quantidade de sangue acima do normal; os batimentos cardacos se aceleram, como forma de potencializar a irrigao sangnea de rgos vitais do organismo, entre eles o crebro, os msculos e os pulmes; os rins passam a funcionar com mais intensidade, para eliminar a carga extra de toxinas.

A constncia do STRESS provoca alteraes na qumica do crebro em suas estruturas mais profundas, sobretudo no sistema lmbico, responsvel pelas emoes). Estas alteraes so to intensas que afetam inclusive os padres de comportamento. A pessoa tranqila e bem humorada pode tornar-se irritada e nervosa. As disfunes podem culminar em desmaios, depresso, crises de pnico e ansiedade generalizada. Alm disso, a sobrecarga do organismo, que passa a viver em estado de alerta, resulta em lceras, infartos e outros males ainda mais danosos a longo prazo.

RESPOSTAS AO STRESS
Considerando que o STRESS o desequilbrio do complexo bio-psquico, as respostas devem se adequar a estas dimenses. Por exemplo, sabido que a quantidade de serotonina no organismo humano de 1,1 milsimo de grama, medida pequena inimaginvel. Mas, tambm h acordo cientfico quanto ao fato de que a serotonina um dos mais importantes veculos de impulsos nervosos entre os neurnios, responsvel por fazer com que o crebro comande o organismo adequadamente. Por esta razo, a serotonina chamada de molcula da felicidade. Imagine que por alguma razo, seu organismo no esteja produzindo a quantidade de serotonina necessria ao bom funcionamento do seu sistema nervoso. Voc comea a ficar irritado, depressivo, e at mesmo capaz de entrar em pnico. As pessoas com quem voc convive comeam a dizer que voc deve ter mais f e confiana em Deus ou deve aprender a controlar melhor seu temperamento. Em outras palavras, elas tratam o seu comportamento como resultado de uma incapacidade psquica emocional, mas na verdade, seu comportamento resultado de uma disfuno orgnica, qumica. A resposta adequada nesta situao no f ou domnio prprio, mas sim uma medicao adequada, capaz de reequilibrar a qumica do seu crebro e devolver a voc a capacidade do exerccio da f e do autocontrole. Por outro lado, imagine que voc comeou a alimentar seu crebro com informaes negativas, imaginrias ou reais. Voc abriu um arquivo na sua mente e deu o nome de lixo psquico. Ali, voc comeou a armazenar registros de mgoas, perdas, prejuzos causados ou sofridos, ameaas de sobrevivncia, ms notcias dirias, e outras porcarias que deveriam ter sido equacionadas e jogadas fora. Estas informaes negativas ativam os mecanismos de defesa o crebro, que passa a funcionar sob presso e aos poucos vai sofrendo abalos na estrutura qumica. Em pouco tempo, aquilo que era inicialmente uma postura mental inadequada torna-se tambm um desequilbrio orgnico. A partir desse ponto, as duas coisas: a qumica do crebro e as estruturas psquicas, passam a se retro-alimentar. Sendo assim, a resposta ao STRESS deve contemplar tanto a questo orgnica quanto a realidade mental. Quem deseja combater o STRESS deve aprender o valor do comprimido prescrito e do pensar corretamente.

STRESS E ESPIRITUALIDADE
A religio se ocupa tambm de ensinar a pensar corretamente. Por esta razo o apstolo Paulo ensinou que tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, tudo quanto virtuoso e de ve receber louvor, isso o que deve ocupar nosso pensamento (Filipenses 4.8). Salomo, o sbio Rei de Israel, observou o que os neurolingustas modernos consideram descoberta de plvora: Como o homem pensa, assim ele (Provrbios). A razo pela qual a espiritualidade pea imprescindvel no quebra-cabea da qualidade de vida que a f afeta radicalmente a maneira como encaramos a vida e reagimos aos desafios que o direito de viver impe. Esta relao entre f e vida pode ser compreendida de trs maneiras. O pensamento positivo, o poder da f, e o poder de Deus. Quando uma pessoa desenvolve mapas mentais positivos e favorveis a si mesmo, torna-se mais confiante e estimulada, resultando em processos orgnicos mais saudveis que transmitem sensaes de bem estar que potencializam as capacidades de

ao e possibilidades de reao. Naturalmente, colhe mais xitos do que as pessoas pessimistas e derrotadas antes do jogo comear.

H tambm o poder da f. Quando algum acredita em algo considerado superior ao si mesmo, de igual modo vive com maior expectativa de possibilidades satisfatrias, e age com mais segurana, julgando-se protegida pelo objeto de sua f. Por exemplo, quem acredita que as realidades se tornam favorveis em razo de andar com um amuleto na bolsa ou quem acredita que o Santo vai ajudar a arranjar emprego, comporta-se muito melhor na entrevista. O xito no se explica pelo poder do santo ou do amuleto, mas sim pelos resultados da f em si mesma. Finalmente, h o poder de Deus acessado pela f. Nesse caso, as duas coisas cooperam entre si: o poder da f e o poder de Deus. Por um lado, creio, e o ato de crer j me coloca no andar de cima das possibilidades. Mas, fundamentalmente, creio em Deus e me relaciono com Ele, de modo a receber ajuda de algum alm de mim mesmo, que me transcende e me abenoa. Tanto sou abenoado pela f, como pelo mundo ao qual tenho acesso atravs da f. A Bblia ensina que sem f impossvel agradar a Deus, pois necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6). Observe que a f em Deus gera um ato, busca, correspondido por Deus, pois Deus existe mesmo. Nesse caso, no se trata apenas de f na f, ou dos benefcios inerentes ao ato de crer, mas sim e principalmente dos benefc ios contidos no objeto da f: Deus. No se trata apenas de manipulao de processos mentais que qualificam a qumica do crebro, mas de um relacionamento real com Deus, relacionamento este pleno de possibilidades. Em outras palavras, o ato de crer, as realidades em que se cr, e especialmente em quem se cr, so os fatores que mais definem o jeito de viver. Valores e convices fornecem o fundamento para a vida. O Salmo 23 apresenta um homem que cr. Apresenta tambm as convices mais profundas sobre as quais este homem caminha enquanto anda pela vida. Mas, acima de tudo, o Salmo 23 apresenta o Deus deste homem, o objeto real de sua f, de modo que suas expectativas para a vida no esto assentadas apenas em suas convices ou sua capacidade de crer, mas especialmente no seu relacionamento com Deus: O Senhor o meu Pastor, nada me faltar. O Salmo 23 apresenta um homem seguro e descansado. Sabe que encontrar pela frente pastos verdes e guas tranqilas, caminhar sobre veredas justas, superar o medo dos vales da sombra da morte e de quaisquer adversrios, enfrentar o futuro com certeza de que ser alvo de bondade e misericrdia. No uma questo de otimismo ou pensamento positivo. No apenas uma questo de esperana ou condicionamento mental. As convices deste homem no esto baseadas na f ou na mente, mas no Pastor que guia, prov, acompanha, livra e age amorosamente. Mais do que auto-ajuda, o ser humano precisa de alto-ajuda. E a ajuda do alto prometida para todos aqueles que buscam a Deus com f. Mais do que desenvolvimento de suas capacidades, controle de suas faculdades mentais, ou esclarecimentos sobre seus processos mentais, o ser humano precisa de um relacionamento vital com algum que seja maior do que ele, e de quem possa depender para lidar com o que o transcende. O Salmo 23 , portanto, o extraordinrio relato que aponta os segredos do relacionamento com o Bom Pastor. Este salmo ser nosso guia para reflexes sobre O STRESS E A ESPIRITUALIDADE.

You might also like