You are on page 1of 2

Objecto:

Tudo o que concreto, perceptvel pela viso, pelo tacto, aquilo a que se dedica um sentimento, uma actividade. Leva a que o sujeito tenha conhecimento, sensibilidade. Serve de matria ou tema para exprimir a sua imaginao. Fim ou intento a que se dirige ou encaminha uma aco ou operao. Um objecto animado uma forma de comunicao visual, ou seja, dar expresso, movimento a representaes, animais ou objectos. Mais concretamente, modificar os objectos do dia-a-dia em objectos teatrais, servir-se de objectos de maneira a ampliar o movimento do corpo, transferir para o objecto a expressiva do corpo, descodificar e/ou apropriar simbologias e definies ao objecto, conceber e compartilhar historias com a manipulao dos objectos. A utilizao e a transformao imaginria de um objecto so estmulos capacidade de recriar ou inventar personagens e de desenvolver situaes. Na sala de aula deve existir material diversificado para as crianas utilizarem livremente nas histrias que vo inventando.

Imagem:
Representao de uma pessoa ou de uma coisa pelas artes grficas ou plsticas, a fotografia, o filme, etc. O que reproduz imita ou, por extenso evoca algum ou alguma coisa. Representao mental de um ser ou de uma coisa. Expresso que evoca a realidade por analogia ou semelhana com domnio diferente daquele que se aplica.

O som:
Propaga-se no ar atravs de um movimento ordenado das partculas que o constituem. Quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, ou quando tocamos uma nota musical num instrumento, fazemos com que as partculas do ar que nos rodeiam entrem numa oscilao que d origem ao som que ouvimos. A propagao do som no espao deve-se ao facto de umas partculas transmitirem o seu movimento s suas partculas vizinhas. Explorar as diferentes possibilidades da voz, fazendo variar a emisso sonora e, progressivamente, ir aliando ao som gestos e movimentos. desenvolver factores sempre presentes num jogo dramtico. 5

Os temas propostos devero estar adequados idade e experincia das crianas de modo a adquirirem maior confiana e acuidade na utilizao da voz como instrumento essencial expresso e comunicao. Experimentar maneiras diferentes de produzir sons Explorar sons orgnicos ligados a aces quotidianas Reproduzir sons do meio ambiente Aliar a emisso sonora a gestos/movimentos Explorar a emisso sonora fazendo variar: A forma de respirar A altura do som O volume da voz A velocidade A entoao Explorar diferentes maneiras de dizer vocbulos (dico) Explorar os efeitos da alternncia,

A personagem:
Pessoa imaginria representada numa obra de fico. Papel desempenhado por actor. Pessoa idealizada pelo escritor e que toma parte na aco de uma obra literria, figura dramtica. Personagem qualquer ser vivo de uma histria ou obra. Pode ser um humano, um animal, um ser fictcio, um objecto ou qualquer coisa que o autor inventar. Tambm podem ter nomes ou no, e ter qualquer tipo de personalidade.

O texto:
Palavras que se citam para demonstrarem algo. Conjunto dos termos das frases que constituem um escrito.

You might also like