You are on page 1of 48

NEGCIOS Brasil no exporta apenas novelas para o Pas

MARCAS HCB no topo do Ranking das Melhores Marcas

RANKING KPMG Hidrocarbonetos eleita melhor empresa

Publicao mensal da S.A. Media Holding . Dezembro de 2009 . 60 Mt . 350 Kwz . 25 Zar . 4 USD . 3,5 EUR

Ilegais roem milhes da guas de Moambique

Illegal consumers are chewing millions from guas de Moambique

N 24 . Ano 02

OPINO

PUB TDM

2 Revista Capital

OPINO

PUB Soritel

VODACOM

4 Revista Capital

Editorial
2009: Um ano transparente
O ser humano tem uma preocupao constante com o tempo. De tal maneira que fomos mesmo ao ponto de criar um ditado onde se alia o tempo ao vil metal, outra das preocupaes da humanidade. Tempo dinheiro quer significar exactamente que o tempo comanda a vida, corre inexorvel rumo foz da existncia e o que se perde pelo caminho, jamais lograremos recuper-lo. Em termos econmicos o tempo tambm utilizado como padro e os bons negcios, normalmente, so aqueles que se concretizam em tempo til, enquanto h outros que no passam de uma pura perda de tempo. 2009 foi um ano difcil a nvel internacional e as repercusses em Moambique tambm se fizeram sentir. Se recuarmos um ano, a finais de 2008, constataremos que alguns dos factos que se perspectivavam para 2009 comeavam nessa altura. A crise econmica de 2009 iniciou-se, por exemplo, em 2008 com os escndalos financeiros americanos e, tambm a eleio de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos da Amrica do Norte ocorreu em 2008, embora aquele s tomasse posse no ano seguinte. Mas a prestao do primeiro presidente de origem negra na grande nao americana no foi ainda suficientemente avaliada em 2009, ter de esperar-se por 2010 para que as opinies se definam. H anos assim, vivem do que se passou no anterior e perspectivam o que ir ocorrer no prximo. So anos transparentes, vislumbra-se o passado e o futuro atravs deles, no deixam grandes marcas na histria do universo, mas contam como qualquer outro. Em Moambique o ano em causa deixou alguns sinais. O pas viveu um perodo eleitoral que, sem ser tumultuoso, foi agitado, e o incio do ano parecia indiciar ntida melhoria nos ndices de sustentabilidade da nao e a respectiva consolidao da imagem internacional. medida que o tempo passava, porm, e mau grado todos os passos positivos que se verificaram, as expectativas no foram totalmente cumpridas e os avanos pecaram por tmidos. A ltima machadada veio do relatrio anual da Transparncia Internacional que situa o nosso pas na 130 posio, em 180 possveis no ranking sobre corrupo. H mais trabalho de casa para fazer e o combate a este verdadeiro flagelo da sociedade e, consequentemente, da economia no passa apenas pela priso de duas ou trs figuras de primeira linha. A educao comea na escola e quando a se sabe que, nalguns casos, os alunos tm de pagar uma vaga para estudar, algo necessita correco. E por c ficam os nossos votos para que 2010 seja um ano menos transparente em acontecimentos de envergadura mas mais transparente em mtodos de luta pela dignificao da pessoa humana e pelo reforo da economia moambicana.

Ricardo Botas

ricardo.botas@capital.co.mz

Ficha Tcnica
Propriedade e Edio: Southern Africa Media Holding, Lda., Capital Magazine, Rua da S, 114 3. andar, 311 / 312 Telefone/Fax +258 21 329337 Tel. +258 21 329 338 revista.capital@capital.co.mz Director Geral: Ricardo Botas ricardo.botas@capital.co.mz Directora Editorial: Helga Neida Nunes helga.nunes@capital.co.mz Redaco: Arsnia Sitoe; Srgio Mabombo sergio.mabombo@capital.co.mz Secretariado Administrativo: Mrcia Cruz revista.capital@capital.co.mz ; Cooperao: CTA; Ernst & Young; Ferreira Rocha e Associados; PriceWaterHouseCoopers, ISCIM Colaboradores: Ednilson Jorge; Ftima Mimbire; Leonardo Jnior; Luis Muianga, Sara L. Grosso Colunistas: Antnio Batel Anjo, Benjamin Bene, E. Vasques; Edgar Baloi; Federico Vignati; Fernando Ferreira; Gonalo Marques (Ferreira Rocha & Associados); Hermes Sueia; Jos V. Claro; Levi Muthemba; Manuel Relvas (Ernst & Young); Maria Uamba; Mrio Henriques; Nadim Cassamo (ISCIM/IPCI); Nelson Sate; Ragendra de Sousa, Rolando Wane; Rui Batista; Samuel Zita Fotografia: Joca Faria (Capa), Luis Muianga; Sara Diva Ilustraes: SA Media Holding; Marta Batista; Pinto Zulu; Raimundo Macaringue; Rui Batista; Vasco B. Design e Grafismo: SA Media Holding Departamento Comercial: Neusa Simbine neusa. simbine@capital.co.mz; Mrcia Naene marcia.naene@capital.co.mz Impresso: Magic Print Pty, Jhb Distribuio: Ana Cludia Machava - ana.claudia@capital.co.mz; Nito Machaiana nito.machaiana@capital.co.mz ; SA Media Holding; Mabuko, Lda. Registo: n. 046/GABINFO-DEC/2007 - Tiragem: 7.500 exemplares. Os artigos assinados reflectem a opinio dos autores e no necessariamente da revista. Toda a transcrio ou reproduo, parcial ou total, autorizada desde que citada a fonte.

Revista Capital 5

Sumrio
15
REPORtagEm
Ilegais roem milhes dos cofres da guas de Moambique
13 milhes de m3 de gua escorrem todos os meses para fora dos depsitos das AdM, sem que a contrapartida financeira entre nos cofres da empresa. Srgio Mabombo foi procura da gua desaparecida e Lus Muianga fotografou.

NEgCIOS

22

Brasil no exporta apenas novelas para Moambique


O maior investimento brasileiro em frica o projecto de Moatize em Moambique, cujo oramento se situa num bilio e meio de dlares. Entretanto, o projecto de instalao duma unidade de produo de antiretrovirais arrancar ainda este ano de 2009. a presena brasileira em frica a afirmar-se.

maRCaS

24

HCB no topo das MMM


Arsnia Shitoye e Lus Muianga foram cerimnia de divulgao das Melhores Marcas de Moambique e confirmaram que os trs primeiros lugares foram para Hidroelctrica de Cahora Bassa, Nokia e OKI, respectivamente.

EmPRESaS

20

EmPRESaS

Moambique e Angola fortalecem cooperao


Uma misso empresarial organizada pela CTA deslocou-se a Angola em finais de Novembro para reforo e ampliao dos laos de cooperao com o Conselho das Associaes Econmicas de Angola. Os cerca de 50 empresrios moambicanos mantiveram contactos com os seus homlogos de Angola e apresentaram-lhes as diversas perspectivas de investimento em Moambique. 6 Revista Capital

A alimentar o crescimento de Moambique


Emprega 2.200 pessoas, investiu 35 milhes de dlares e est no Chokw desde 2005. A Mofer Indstrias Alimentares e a Companhia do Vandzi reivindicam um papel revitalizador do tecido agrcola moambicano

26
RECuRSOS humaNOS
A organizao na Era do Conhecimento
Sabia que o processo de identificao de talentos afigura-se fundamental para que a organizao possa realinhar as suas estruturas de pessoal? No! Ento a psicloga Maria Uamba explica do que se trata e como se passa.

32
fISCalIdadE
A iseno do IVA nas operaes de Leasing
O Leasing, como operao financeira, est isento de IVA. Pelo menos o que se encontra previsto no artigo 9 do Cdigo do IVA e Leila Madeira, consultora da PricewaterhouseCoopers, desenvolve o tema e apresenta sugestes para aperfeioar o sistema.

36
ERNSt & yOuNg
O sistema de contabilidade para o sector empresarial em Moambique
Aps um perodo de interegno em matrias de contabilidade, a Ernst & Young volta, atravs do Audit Partner Manuel Relvas, s matrias relacionadas com as Normas Internacionais do relato Financeiro.

42

EStIlOS dE vIda

Cinema, uma exposio de fotografia, as diferenas entre Roterdo e Maputo, a vida do grande baterista Max Roach e um cartaz, grande como um prdio de 10 andares e que d pontaps ainda maiores na gramtica portuguesa, eis os Estilos, em grande estilo, onde ainda se fala de moda e da casa do Leo.

Revista Capital 7

BOlSa dE valORES Capitoon

EM ALTA MOAMBIQUE. A economia moambicana conseguiu resistir de forma positiva aos efeitos da crise financeira internacional. Os ndices apontam para um crescimento real anual do PIB na ordem dos 6.5 % at ao final de 2009. Contribuiu para este facto o crescimento dos sectores da Agricultura (9.6%), Hotis e Restaurantes (8.6%), Construo (8%), Administrao Pblica (13.2%) e os Servios Financeiros (18%). RESERVAS. Apesar de ter registado muitas baixas, a economia moambicana acumulou atravs do Banco de Moambique, Reservas Internacionais Lquidas, ao longo dos primeiros nove meses de 2009, no valor de 211.2 milhes de dlares, tendo o seu saldo totalizado 1.854,4 milhes em Setembro, o correspondente a cerca de sete meses de cobertura de importaes totais de bens e servios no factoriais, excluindo os dos grandes projectos. JOAQUIM CHISSANO. O ex-chefe de Estado moambicano foi nomeado conselheiro da Fundao para o Desenvolvimento Global Bill & Melinda Gates, do multibilionrio norte-americano, Bill Gates. A escolha de Chissano baseou-se sobretudo no reconhecimento da sua liderana poltica e ganhos que conferiu ao seu povo e comunidade internacional, o que lhe valeu diversos prmios, destacando-se o que lhe foi outorgado pela Fundao Mo Ibrahim. SOMA E SEGUE BANCO TERRA. O Banco Terra, em colaborao com o Ministrio dos Transportes e Comunicaes lanou um projecto que incentiva o uso de meios de transporte alternativos tais como bicicletas e motocicletas em Moambique. A medida visa resolver os problemas de infraestruturas, melhorar a circulao dos cidados e minimizar as despesas de transporte em Moambique. A durao do projecto de quatro anos e o Banco Terra o mediador financeiro, facilitando a compra de bicicletas e motocicletas elctricas ou normais para empregados pblicos. EM BAIXA ESTRADAS. Um dos factores da m qualidade das estradas em Moambique a falta de fiscalizao por parte do Ministrio das Obras Pblicas e Habitao (MOPH). Esta entidade reconhece a culpa e reitera que no adianta apontar o dedo aos empreiteiros se a fiscalizao do MOPH no avalia a qualidade das obras. Apenas 20% do total de cerca 30 mil quilmetros de estradas nacionais se encontram asfaltadas. EUROPA E SIA CENTRAL. O nmero de pobres na Europa e sia Central poder aumentar em mais de dez milhes de pessoas entre este ano e o prximo devido crise mundial. No total, Europa e sia Central devero ter 153,6 milhes de pobres ou pessoas que esto a poucos passos de cair na pobreza, contra os 119,3 milhes que estavam previstos antes do incio da crise, em 2008.

Coisas que se dizem


Ecologia no rima com economia? O grande problema que as alternativas propostas energia solar e elica, biocombustveis, hidrogneo, mais centrais nucleares so mais caras do que os combustveis fsseis, Steven Hayward e Robert Stavins, in The Wall Street Journal De armas em riste! Se o homem capaz de caminhar na Lua, somos capazes de nos unirmos para derrotar o nosso inimigo comum, o dixido de carbono, Mohamed Masheed, presidente das Maldivas, na primeira reunio subaqutica de um Conselho de Ministros, convocada para salvar o arquiplago da submerso Em desespero de causa Se os cientistas no conseguirem salvar as Maldivas, tambm no sero capazes de salvar o mundo., Idem Grandes vacas... Umas boas costoletas de vitela podem ser uma armadilha ambiental. A produo de carne o segundo maior emissor mundial de gases com efeito de estufa, logo atrs da produo de energia. Provm desse sector 18 por cento daqueles gases, ou seja, mais do que todos os transportes planetrios reunidos (14 por cento)!, Weronica Zarachovicz, in Tlerama

8 Revista Capital

Cta Numa misso empresarial organizada pela CTA

Moambique e Angola fortalecem cooperao

No fim, foi notria a existncia de um sentimento comum de que as relaes bilaterais devem conhecer um salto qualitativo na vertente empresarial. A visita constituiu igualmente uma oportunidade para transmitir ao empresariado angolano as grandes potencialidades que Moambique oferece em termos de investimento.
A necessidade de aprofundar as relaes de negcios j existentes entre os empresrios moambicanos e angolanos, foi o principal objectivo da realizao de uma misso empresarial a Luanda, organizada pela CTA entre os dias 16 e 20 de Novembro ltimo e que contou com a participao de perto de 50 empresrios. A referida misso tinha ainda por objectivos o reforo e a ampliao dos laos de cooperao entre a CTA e o Conselho das Associaes Econmicas de Angola nas vertentes que contribuem para o desenvolvimento do ambiente de negcios, alm de se procurar estimular a cooperao empresarial, atraindo investimentos angolanos para Moambique e vice-versa. assim que, durante a misso, a delegao moambicana sensibilizou os empresrios angolanos a privilegiarem a cooperao nas reas de Construo Civil, energia, tecnologia de informao, banca, turismo, consultoria, estimulando as empresas angolanas a estabelecerem parcerias com os empresrios moambicanos. Paralelamente, manifestaram o interesse do sector privado moambicano em partilhar a experincia do empresariado local nas reas acima referenciadas, bem como na transferncia de servios. Como habitualmente acontece em todas as misses, o Presidente da CTA teve um encontro de cortesia com todos os empresrios que compunham a delegao empresarial para sada-los pessoalmente e desejar-lhes boa sorte na busca de parcerias de negcios. No concernente ao programa de visita, de destacar o primeiro painel, que procedeu a abertura oficial do programa empresarial que teve no painel principal Salimo Abdula, Presidente do Conselho Directivo da CTA, que procedeu s notas de abertura da sesso, Antnio dos Santos, Presidente do Conselho das Associaes Econmicas de Angola, que fez referncia ao ambiente de negcios em Angola, Antnio Prata, representante da Agncia Nacional de Investimento Privado, que apresentou as oportunidades de negcio em Angola, e Lus Parreiro representante da MotaEngil, que se referiu experincia de investimento em Moambique e Angola. J o segundo painel, que contou, alm dos empresrios, com a presena dos representantes da Associao Industrial de Angola, Direco Nacional das Alfndegas de Angola e do Embaixador de Moambique em Angola, no pdio, destacou as oportunidades de negcio no sector industrial de Angola e aspectos ligados ao servio alfandegrio local. Refira-se que outro momento bastante marcante nesta viagem foi a realizao das bolsas de contacto entre os empresrios moambicanos e angolanos, acto que precedeu a realizao de visitas ao Porto de Luanda e empresa Mota-Engil, no dia seguinte. No fim, foi notria a existncia de um sentimento comum de que as relaes bilaterais devem conhecer um salto qualitativo na vertente empresarial. A visita constituiu igualmente uma oportunidade para transmitir ao empresariado angolano as grandes potencialidades que Moambique oferece em termos de investimento.

Revista Capital 9

CaRtaS dOS lEItORES

Mdia - a parte umbilical de um povo


Nassalete Miranda Editora da revista As Artes entre as Letras e docente da disciplina de tica e Responsabilidade Social dos Media, na Universidade Lusfona do Porto

A Revista Capital est de parabns, no apenas pelo seu segundo aniversrio mas sobretudo pelo percurso evolutivo destes dois anos. E assim, justo que esta data se assinale. Celebrar um aniversrio no s olhar para trs e falar do que foi feito. No! Um aniversrio deve, antes de mais, ser uma oportunidade para se perspectivar o futuro. Tenho tido o grato prazer de acompanhar o crescimento de A Capital nestes ltimos meses, atravs do contacto com Helga Nunes incansvel na divulgao da revista e empenhada na diversidade do seu contedo! Conhecemo-nos aqui, nesta geografia que ter de continuar as derrubar as barreiras para que se construa um espao lusfono inigualvel e se aqui invoco a sua pessoa, porque todo o trabalho tem gente dentro, e esta publicao mostra que tem gente de qualidade e a qualidade no se deve esconder. A Capital nasceu da aposta de um pequeno grupo que acredita que o papel dos Mdia continua a ser fundamental no desenvolvimento econmico, social e cultural de Moambique ontem como amanh! Em

Moambique como em todos os pases do mundo, do continente negro ao pseudo desenvolvido continente europeu os Media so a parte umbilical de um todo que um povo. No possvel virar as costas ao conhecimento, logo no pensvel a vida sem jornais, revistas, rdio, televiso e as novas tecnologias do mundo global da web. O caminho faz-se caminhando, pelo que fao votos para que estes dois anos da Capital sejam apenas o incio de um caminho de muitos e bons anos em defesa dessa linha editorial que preza uma informao generalista de qualidade. Mensalmente acompanho a evoluo, o crescimento desse Moambique de que no esqueo o sorriso e o afecto. Muitos dos melhores e mais destacados e conceituados escritores e poetas passaram pelos Media. Foi nos jornais e nas revistas que Jos Craveirinha comeou! Foi a que aprendeu o valor da palavra escrita, em prosa, e em poesia. E fao esta referncia para reforar, mais uma vez, a importncia dos Media como contributo ao progresso econmico e cultural do povo que serve. No resisto a citar Craveirinha: A partir de cada nascimento eu tinha a felicidade de ver um problema a menos e um dilema

a mais! O que desejo que os dilemas futuros da Capital sejam apenas os inerentes ao seu crescimento como revista de referncia, no apenas em Moambique, como internacionalmente. Entretanto aguardo sempre com curiosidade e expectativa o nmero seguinte da Capital, que leio noite, iluminada pelo candeeiro que no d a sombra do embondeiro. Bem hajam! O terceiro aniversrio j caminha!

Um papel capital
Francisco J. Ferro Gestor Financeiro, ekl_72@hotmail.com

Quando comecei a dar os primeiros passos na minha formao escolar, aprendi com a sapincia eterna da D. Aura, as divises de poder, no s naqueles primeiros anos da democracia, como a sua evoluo histrica, no adivinhando as mudanas a que fui assistindo. Ao inventar os caracteres mveis, Gutemberg estava muito longe de perspectivar as mudanas que a sua criao iria trazer Humanidade. Desde o sculo passado que a comunicao social se assumiu como forma de poder e deixou definitivamente a sua funo de informar, para assumir funes muito mais abrangentes nas nossas vidas. Marcando esta evoluo, realizaram-se diversas megafuses nos sectores do entretenimento, da comunicao e das telecomunicaes, que no visavam mais do que a concentrao de meios em gran10 Revista Capital

des aglomerados. Aproveitando as revolues tecnolgicas mais recentes, tornou-se possvel a um nico operador oferecer ao seu consumidor/cliente num nico pacote, no s a informao que desejam, como tambm o entretenimento, a comunicao de dados e de voz, a publicidade Todo o mundo na palma da mo, acessvel atravs de um teclado ou de um comando remoto! Este o admirvel mundo novo em que vivemos, antevisto por Aldous Huxley. Convm no nos esquecermos das suas advertncias em relao ao falso progresso num mundo administrado por uma espcie de polcia do pensamento. Naturalmente que estes grandes grupos tentam subtilmente condicionar a mentalidade e o pensamento escala planetria. Contudo, apesar desta nuvem negra que paira sobre todos ns, ainda temos uma palavra a dizer. Graas aos adventos da comunicao de alta velocidade, das auto-estradas de informao, e das redes sociais, todos ns estamos interligados. Quando o Rei da Pop, Michael Jackson, fa-

leceu, meio mundo ligado ao Facebook e ao Twitter discutia o assunto, muito antes dos meios de comunicao social convencionais o oficializarem. A nova tendncia o fornecimento da informao e dos contedos ser descentralizado, passando a ser o indivduo na sua casa, o responsvel pela divulgao da mesma. Indivduos como eu ou o leitor. Afinal, o Mundo est mesmo na ponta dos nossos dedos. O jornalismo srio responsvel e especializado uma espcie em vias de extino, mas felizmente publicaes como esta, assumem um papel capital como basties de defesa dos valores ticos e deontolgicos. Neste contexto, onde a credibilidade muitas vezes esquecida em nome do consumo imediato, e do populismo, no posso deixar de destacar o papel assumido por publicaes responsveis, como a Capital Magazine, que em apenas dois anos de existncia, alcanou um papel destacado na sociedade, no renegando a sua funo de informar, nem de formar.

OPINO

FNB

Revista Capital 11

OPINO

12 Revista Capital

BREvES

DOAO

Banco Mundial apoia OGE em 110 milhes de dlares

Segundo Gabriel Tembe, alto dirigente do IGEPE, a elaborao do guio teve os seus fundamentos num processo de reflexo estratgica iniciado em 2005 e que incluiu visitas a diversos pases da frica, Europa, sia e Amrica Latina, de modo a colher-se experincias na gesto de participaes do Estado. No evento houve espao para que as empresas moambicanas trocassem ferramentas sobre a gesto das suas aces no que concerne responsabilidade social.

MINAS

Empresa Kenmare Resources regista melhorias


A Kenmare Resources, empresa de capitais irlandeses que explora as minas de areias pesadas de Moma, afirmou que a sua mina continua a registar melhorias de produo. A empresa indica que tanto a mina como a unidade de separao de minerais tem vindo a registar progressos significativos no perodo de 1 de Julho a 18 de Novembro deste ano. Segundo o comunicado de imprensa, a produo do mineral pesado concentrado no terceiro trimestre na mina foi de 230 mil toneladas, 30 % acima da produo do segundo trimestre. A mina est agora a operar na totalidade dos seus nveis de produo, com 97 mil toneladas de mineral pesado concentrado, produzido em Outubro passado. A produo de ilmenite foi de 130 mil toneladas, o que representa um aumento de 23% em relao ao trimestre anterior e a produo de zirco manteve-se nas seis mil toneladas. Prev-se que a produo de ilmenite esteja perto da capacidade total at ao fim do ano e a de zirco estar a 80% da meta, devendo alcanar a plena capacidade no primeiro trimestre de 2010, aps a concluso dos trabalhos de optimizao da unidade.

FORMAO

PNG capacita trabalhadores em Gesto Ambiental Empresarial

O Banco Mundial concedeu um apoio de 110 milhes de dlares norteamericanos ao Oramento Geral do Estado (OGE). A concesso do valor, que visa apoiar a implementao do Segundo Plano de Aco para a Reduo da Pobreza (PARPA II), foi feito mediante a assinatura de um acordo pelo ministro moambicano de Planificao e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o representante do Banco Mundial em Moambique, Luiz Tavares. O ministro Aiuba Cuereneia explicou que o financiamento vai permitir ao Governo de Moambique continuar a consolidar e aprofundar as reformas institucionais nas reas oramentais, gesto das finanas pblicas, sistema de contrataes, aquisies do Estado, auditoria e promover o desenvolvimento econmico, atravs da remoo dos constrangimentos ao crescimento econmico, sobretudo os que afectam o desenvolvimento e expanso do sector privado. A ajuda, enquadra-se na resposta crise financeira global.

RECURSOS MINERAIS

Zambzia baixa volume de produo de minerais


O sector de Avaliao de Impacto Ambiental e Sade do Departamento de Conservao do Parque Nacional de Gorongosa (PNG) organizou uma aco de formao em matria de Gesto Ambiental Empresarial para os trabalhadores do Parque em Chitengo. O curso visava dotar os participantes de noes para uma maior conscincia e responsabilidade ambiental no ramo produtivo e na adopo do modelo de explorao de recursos naturais que atende s necessidades do presente sem comprometer as geraes futuras. Temas como o histrico da questo ambiental, o consumidor verde e o desenvolvimento sustentvel, a gesto ambiental empresarial e seus elementos, as dicas para um consumo sustentvel, entre outros, foram abordados durante a formao. Edgar Faduco, moderador do curso e gestor de Avaliao de Impacto Ambiental e Sade, avalia positivamente os resultados da formao. Os objectivos para os quais a actividade formativa foi organizada lograram-se satisfatoriamente, referiu. O volume de produo de minerais na provncia da Zambzia reduziu em 48%, no primeiro semestre deste ano, em comparao com o de igual perodo do ano passado devido crise financeira global. Esta reduo deveu-se ao facto de vrias empresas que exploram as potencialidades de minerais das provncias terem baixado o seu desempenho em consequncia da crise financeira que abalou o mundo. Berta Guambe, directora provincial dos Recursos Minerais e Energia da Zambzia revelou que a produo de diversos minerais baixou de 396.400 quilogramas, no primeiro semestre de 2008, para 204.400 quilogramas em igual perodo deste ano. Segundo Guambe, a produo global do sector mineiro no ano passado foi de 572.300 quilogramas. Este ano, a produo baixou consideravelmente devido paralisao temporria das nove empresas industriais que operam no sector mineiro da provncia devido queda da procura dos minerais no mercado. Entretanto, os investidores deste sector prometem relanar a produo a partir de 2010.
Revista Capital 13

GOVERNAO

IGEPE lana Guio de Boas Prticas de Governao


O Instituto de Gesto das Participaes do Estado (IGEPE) lanou durante a realizao da II Feira Anual de Responsabilidade Social, organizada pela Prodgio, o Guio de Boas Prticas de Governao corporativa nas empresas participadas pelo Estado. Este instrumento normativo permitir que as empresas nacionais estejam cotadas nas bolsas de valor internacionais, pois o mesmo confere uma gesto transparente s organizaes e a aplicao nas empresas ser de carcter voluntrio.

dEStaQuE

Hidrocarbonetos ganha prmio de Melhor Empresa


O Ranking das 100 maiores empresas da KPMG deste ano liderado pela Mozal, seguida pela Moambique Celular SARL, Petromoc, Hidroelctrica de Cahora Bassa, BP Moambique, Electricidade de Moambique, Cervejas de Moambique, Motraco, Banco Internacional de Moambique, e Sasol Petrleos Temane Lda. Na 11.a Edio do Estudo da KPMG sobre as 100 maiores empresas de Moambique foi atribuda empresa Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos o prmio de Melhor Empresa do ano. Entre outros itens esta classificao teve em conta a melhor performance financeira apresentada pela empresa tendo como base indicadores de crescimento do volume de negcios gerais, crescimento do volume de negcios por trabalhador, rentabilidade do volume de negcios, entre outros. Em termos sectoriais, a Mozambique Leaff Tobaco foi premiada no sector da Agricultura, enquanto a Cervejas de Moambique lidera a rea de bebidas e alimentao, o BIM na Banca e Leasing, a Toyota de Moambique na rea do Comrcio, a Mcel nas Telecomunicaes, a CMC frica Austral no sector de Construo, a Petromoc na rea de Energia, o Polana Serena Hotel na Hotelaria, a Mozal na Indstria, a Pescamar nas Pescas, a SIM nos Seguros, a Televisa nos Servios e a LAM nos Transportes.

Parceria CTA e CAPITAL

Desde o primeiro nmero que a Revista CAPITAL atribuiu uma importncia fundamental ao estabelecimento de parcerias como forma de enriquecer a sua componente editorial e reforar os laos que a unem ao mundo dos negcios, ao sector empresarial. A Confederao das Associaes Econmicas (CTA) tem, tambm ao longo destes dois anos, assumido um papel decisivo na disponibilizao de informao, no acompanhamento do nosso percurso e, naturalmente, os objectivos comuns acabaram por criar condies para o estabelecimento oficial de relaes institucionais entre o rgo de comunicao e a associao de classe. Foi naturalmente que, ainda no primeiro tero do ms de Dezembro, Salimo Abdula, Presidente da CTA e Hlio Simbine, Presidente do Conse-

lho de Administrao da S.A. Media Holding, empresa detentora do ttulo da Revista CAPITAL, assinaram um protocolo de parceria que regular futuramente as relaes entre as duas instituies, na presena de membros das direces respectivas. A partir de 2010 a CTA dispor de um espao especfico nas pginas da CAPITAL, destinado essencialmente anlise da conjuntura econmica moambicana e internacional, assim como servir de suporte meditico actividade da Confederao e contribuir para uma ainda mais estreita ligao com o mundo empresarial moambicano. Em contrapartida a revista CAPITAL refora-se com um parceiro de renome internacional e beneficia dos profundos conhecimentos de uma vasta equipa cujos mritos so sobejamente conhecidos.

Paragem nica a caminho da Integrao


Teve incio em Dezembro a edificao das obras da paragem nica entre Moambique e frica do sul que ser localizada em Ressano Garcia e cujo oramento se cifra em 130 milhes de dlares. O montante foi desembolsado pelos governos dos dois pases, onde 100 milhes de dlares constituem o contributo sul-africano e 30 milhes provm dos cofres moambicanos. A Paragem nica ir permitir o descongestionamento do movimento transfronteirio, a rentabilizao do corredor de Maputo na vertente rodoviria, a capitalizao do turismo e a obteno de maiores vantagens da dinmica que ser criada com a realizao da Copa do Mundo (2010), na frica do Sul. Segundo Domingos Tivane, Director Geral das Alfndegas de Moambique, o projecto foi redesenhado de modo a adaptar-se ao contexto da actual crise financeira mundial que limitou a continuidade do mesmo nos moldes inicialmente. O projecto Paragem nica enquadra-se no contexto da Integrao Regional e teve o ponto de partida em 2007, aquando da 14 Revista Capital assinatura do memorando de entendimento entre os presidentes Armando Guebuza e Thabo Mbeki, presidente da frica do Sul na altura. O nosso interlocutor assegurou que, at Maro de 2010, o projecto ter uma estrada alternativa concluda, estando j em curso os preparativos para o lanamento do concurso para a identificao do empreiteiro responsvel pelas obras. A fronteira de Ressano Garcia enfrenta o desafio de melhorar os seus servios de modo a responder ao aumento do nmero de utentes daquela travessia durante a quadra festiva, estimado em 30 por cento por ano. Para a presente quadra festiva, aquele organismo ir colocar na fronteira de Ressano Garcia 60 agentes alfandegrios por turno, passando a somar 120 no total. Durante a quadra festiva de 2008 entraram em Moambique atravs daquela fronteira 2.968 pessoas, ao passo que o nmero de sadas durante o mesmo perodo foi de 2.81942.

Alfndegas a 1.4% de alcanar a meta


As Alfndegas de Moambique j colectaram receitas no valor de 15.1 bilies de meticais e esto a 1.2 bilies para alcanar a meta prevista para o ano 2009, que foi fixada em 16.3 bilies de meticais. A dinmica do movimento transfronteirio que se espera durante a quadra festiva confere a certeza de que, at o final do presente ano, a Instituio ter elevado o actual nvel de colecta (fixado em 92.4 por cento) para a meta exigida. No que concerne nacionalizao de viaturas (mudana de matrculas) a instituio ir retomar o projecto desenvolvido em 2008, que consiste na dispensa de alguns processos burocrticos durante um perodo de dois meses a contar apartir de Dezembro. Em 2008, as Alfndegas regularizaram 2.396 viaturas, o que permitiu encaixar 46 milhes de meticais nos seus cofres.

REPORtagEm

Ilegais roem milhes nos cofres da guas de Moambique

Srgio Mabombo (texto) . Lus Muianga (fotos)

s consumidores ilegais de gua representam perdas estimadas em cerca de 9 milhes de meticais por ms nos cofres da empresa guas de Moambique. As actuais perdas da empresa, motivadas por diversas razes, cifram-se actualmente nos 50 por cento, o que significa que de um total de 5 milhes de metros cbicos de gua que a empresa produz mensalmente, 2 milhes e 500 mil metros cbicos constituem gua no facturada, segundo o Administrador-delegado da guas de Moambique, Manuel Fernandes Thomaz. As estimativas de Fernandes Thomaz apontam que h cerca de 1.3 milhes de metros cbicos ilegalmente consumidos por ms. Quantidade que multiplicada pela taxa actual cobrada pela empresa (de 7 meticais por metro cbico) corresponde a cerca de 9 milhes de meticais que deveriam entrar nos cofres da empresa. Por outro lado, a nvel infraestrutural urge substituir a actual rede de distribuio de gua que se encontra num estado obsoleto. A rede j soma mais de meio sculo de vida, facto que por si s se reflecte nas maiores perdas do precioso lquido assim como na reduo das receitas da empresa. No presente ano, pela primeira vez a empresa ir reduzir as perdas para um nvel abaixo dos 50 por cento, o que segundo Fernandes Thomaz constitui um ganho, considerando que nos quatro anos anteriores os prejuzos somados alcanaram um nvel acima dos 62 por cento. O investimento em infraestruturas no sector das guas em Moambique cifra-se acima dos 800 mil dlares americanos entre 2000 e 2008. As cidades de Maputo e da Matola que beneficiam do maior oramento no sector, com 31.720 dlares, facto que permitiu ascender a uma capacidade de tratamento de 1.000 metros cbicos por hora. Por sua vez, as cidades da Beira e do Dondo quedaram-se com um investimento de 12.191 dlares, duplicando a sua capacidade de produo de 30 para 60 mil metros cbicos. As cidades de Inhambane e Chkw beneficiaram de menores investimentos comparativamente s restantes devido menor procura. O menor investimento nestas urbes cifrou-se em 3.500 e 2.124 dlares, respectivamente, contudo o mesmo esforo permitiu que se aumentasse a disponibilidade de gua servida. Ao mesmo tempo, encontram-se em curso aces de expanso e reabilitao do sistema de abastecimento de gua nos bairros perifricos das cidades de Maputo e da Matola, num oramento avaliado em 140 milhes de dlares. O Fundo de Investimento e Patrimnio

do Abastecimento de gua (FIPAG) - entidade responsvel pela expanso da rede de abastecimento - projecta a construo de uma nova sub-estao de tratamento de gua, cuja concluso permitir o aumento da capacidade de fornecimento de gua para 24 horas, sendo que a capacidade actual de 12 horas. guas de Moambique ir abastecer 70% do pas at 2015 Moambique ir alcanar os objectivos de desenvolvimento do milnio at 2015 no que se refere ao fornecimento de gua,

altura em que se espera vir a ter uma cobertura de 70 por cento a nvel nacional. Actualmente, a empresa j possui uma cobertura que supera os 50 por cento, o que constitui um bom indicador para o alcance da meta exigida. A guas de Moambique abastece, actualmente, cerca de 116 mil clientes na rede convencional, o que somado com os consumidores da rede dos fontanrios totaliza 800 mil clientes. A empresa regista anualmente 10 mil novos clientes, um nmero que no satisfaz a demanda, atendendo que mais
Revista Capital 15 Revista Capital 15

REPORtagEm
potenciais clientes almejam pagar a taxa de 7 meticais por metro cbico para ter acesso gua, embora a falta de rede de fornecimento nas suas zonas tenha vindo a limitar os seus intentos. No entanto, o FIPAG vem fazendo investimentos avultadssimos para a expanso e melhoramento do sistema de abastecimento de gua, de acordo com Fernandes Thomaz, Administrador-delegado da guas de Moambique. Apesar das dificuldades vividas, a disponibilidade dos habituais parceiros de cooperao - o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entre outros - em continuar a dar apoio ao sector das guas no Pas oferece garantias de sucesso. Quanto aos reais montantes envolvidos nas aces de expanso da rede de gua, aquele responsvel limitou-se apenas a avanar que j foram investidos valores avultadssimos... centenas de milhes de dlares. Parte do investimento compreende os 150 milhes de dlares aplicados na construo da rede que abastecer os bairros de Malhampsene, Sikuama e Mussumbuluko (no municpio da Matola) que, at 2011, j iro dispor de rede de gua. Segundo dados disponveis no Relatrio do Sector das guas, os residentes dos bairros perifricos das cidades de Maputo e da Matola, devido falta de rede de abastecimento de gua, recorrem aos operadores informais que fazem furos e montam as respectivas redes de distribuio de gua apartir dos seus quintais, um negcio cuja legalizao ainda alvo de debate junto do Conselho de Regulao de gua (CRA). Alis, o referido debate contempla ainda a situao dos grupos de baixa renda, cujo poder aquisitivo dos mesmos s pode cobrir uma factura mensal de 250 meticais. Entretanto, o valor considerado mais do que suficiente, pois a actual factura mensal de gua compreende um consumo mnimo de 10 metros cbicos por ms.

Sistema pr-pago de gua apartir de 2010


A guas de Moambique vai introduzir, no prximo ano, o sistema pr-pago para o consumo de gua num dos seus servios - o segmento dos fontanrios. O Banco Mundial ir cobrir 80 por cento do oramento total (cujo valor ainda no foi revelado) para a implementao do projecto, segundo avanou Jos Maria, um dos responsveis da empresa. A medida visa reduzir a margem de desvio de receitas por parte dos comits de gua e dos gestores de fontanrios da empresa que operam nos novos bairros. As dificuldades que a empresa vem encontrando na cobrana da taxa de gua nos 400 fontanrios distribudos na provncia de Maputo, sob gesto dos operadores privados ou micro-empresrios comunitrios, prende-se com o facto de estes cobrarem as referidas taxas sem no entanto efectuarem o pagamento das facturas correspondentes junto companhia guas de Moambique. Vamos matar este mal pela raiz, ao introduzir o sistema pr-pago de gua, assegurou Manuel Fernandes Thomaz, Administrador Delegado da companhia guas de Moambique, que ocupa actualmente a 43. posio no Ranking KPMG das 100 Maiores Empresas Nacionais, com um volume de negcios acima dos 20.000 dlares.

As estimativas de Fernandes Thomaz apontam que h cerca de 1.3 milhes de metros cbicos ilegalmente consumidos por ms. Quantidade que multiplicada pela taxa actual cobrada pela empresa (de 7 meticais por metro cbico) corresponde a cerca de 9 milhes de meticais que deveriam entrar nos cofres da empresa

Evoluo de investimentos em infraestruturas no sector das guas (2000-2008) Cidade


Maputo/Matola Beira/Dondo Quelimane Nampula Chkw

Total (em dlares)


31.720,00 12.191,40 11.232,70 4.858,60 2.124,00

Impacto (apartir de 2006)


Aumento da capacidade de tratamento em 1000 m/hora; Disponibilidade da gua para cerca de 200 mil pessoas; Duplicao da capacidade de produo de 30.000 para 600.000 m; Extenso do servio de abastecimento para mais 200 mil pessoas; Extenso dos servios para mais 150 mil pessoas; Duplicao da capacidade de tratamento de gua de 10 mil para 20.000 m/dia; Extenso do servio para mais 160 mil pessoas; Aumento da capacidade de produo de 6.600 para 9.000 m; Disponibilidade de gua para mais 24 mil pessoas; Aumento da capacidade de reserva de 500 para 1.000 m; Aumento da capacidade de produo de 5.550 para 8.430 m/dia; A capacidade de reserva passa de 1.540 para 1.900 m A capacidade de reserva passa de 1.936 para 6.700 m/dia; Aumento da capacidade de reserva de 750 para 1.550 m.

Inhambane Maxixe
Fonte: CRA

3.500,00 5.036,00

16 Revista Capital

REPORt

Illegal consumers are chewing millions from safes of the Aguas de Moambique company
Srgio Mabombo (texto) . Lus Muianga (fotos)

llegal water consumers represent losses valued at around 9 million meticais per month from the guas de Moambiques safes . The companys present losses, caused by several reasons , sum up to 50 per cent presently, meaning that, from a total of 5 million cubic meters of water produced by the company monthly, 2 million and 500 thousand cubic meters are made up of non-invoiced water, according to guas de Moambiques Deputy-Director , Manuel Fernandes Thomaz. Fernandes Thomazs estimates indicate that there are approximately 1.3 million cubic meters illegally consumed every month. This quantity multiplied by the present rate charged by the company (that of 7 meticais per cubic meter) corresponds to approximately 9 million meticais which should be going into the companys safe. On the other hand, at an infrastructural level it is impelled to replace the present water distribution system which is totally obsolete . This system is around 50 years old , causing not only great losses of this precious liquid but also a cut-back in the companys revenue . In the present year, and for the first time the company will be reducing its losses to a level below 50 percent, which, according to Fernandes Thomaz constitutes a profit, considering that in the past four years the total losses went above 62 percent. The investment in infrastructures in the water sector in Mozambique summed up to more than 800 thousand American dollars between 2000 and 2008. The cities of Maputo and Matola benefit from the greatest budget in the sector, with 31.720 dollars, which allowed the capacity of treatment to rise to 1.000 cubic meters per hour. On the other hand, the cities of Beira and Dondo remained with an investment of 12.191 dollars, doubling its production capacity from 30 to 60 thousand square meters. The cities of Inhambane and Chkw benefited from smaller investments in comparison to the others due to the low demand . The smaller investment in these cities summed up to 3.500 e 2.124 dollars respectively, however the same effort allowed the increase of the availability of water supplied. At the same time, the expansion and rehabilitation of the water supply system in the outskirts of Maputo and Matola is in progress , with a budget estimated in 140 million dollars.

Fernandes Thomazs estimates indicate that there are approximately 1.3 million cubic meters illegally consumed every month. This quantity multiplied by the present rate charged by the company (that of 7 meticais per cubic meter) corresponds to approximately 9 million meticais which should be going into the companys safe

which will allow the increase water supply for 24 hours, the present capacity being of 12 hours. guas de Moambique will supply 70% of the country until 2015 Mozambique will reach the development investments of the millenium until 2015 in what refers to water supply, at which stage it is hoped that 70 percent are covered at national level. Presently the company already has a coverage above 50 percent, which constitutes a good indicator towards the achievement of the demanded goal. The company guas de Moambique presently supplies around 116 thousand clients in the conventional system, which added to the public drinking fountain systems consumers amounts to 800 thousand clients. The company registers 10 thousand new clients annually , an amount which does not meet the demand, due to the fact that more potential clients wish to pay the rate of 7 meticais per cubic meter in order to have access to water, although the lack of supply system in their areas have been limiting their purposes. However, FIPAG has been making huge investments for the
Revista Capital 17

The Fundo de Investimento e Patrimnio do Abastecimento de gua (FIPAG) - the entity responsible for the expansion of the supply system is planning the construction of a new water treatment sub-station,

REPORt

Water prepaid system as from 2010


The guas de Moambique company will be introducing in its services, next year, the prepaid sytem for the consumption of water - the segment of the public drinking water fountains. The World Bank will be covering 80 percent of the total budget ( value not as yet disclosed) towards the implementation of the project, according to Jos Maria, one of the companys representative. This measure aims to reduce the margin of embezzlement of revenue by the water committees and the companys public drinking water fountains managers who operate in the new areas. The difficulties encountered by the company to collect the water rates from the 400 public drinking fountains distributed in the Province of Maputo, under the management of private operators or commune micro-businessmen, is that they are collecting the respective rates without making the respective payments of the invoices to the the guas de Moambique company. By introducing the prepaid water system we will stop this once and for all, ensured Manuel Fernandes Thomaz, Deputy Director of the guas de Moambique company, which presently ranks 43. in KPMG raking of the 100 Biggest National Companies, with a business volume above 20.000 dollars.

expansion and development of the water supply system, according with Fernandes Thomaz, Deputy-Director of guas de Moambique company. Despite the difficulties encountered, the availability of the usual cooperation partners - World Bank (WB), International Monetary Fund (IMF) , the African Development Bank (ADB), amongst others in continuing to give their support to the water sector in the Country gives us some guarantees for success. As for the actual amounts involved in the expansion of the water system, the person responsible stated only that huge values .....hundreds of thousands of dollars have been invested. Part of the investment includes the 150 million dollars used in the construction of the system which will supply the areas of Malhampsene, Sikuama

and Mussumbuluko (in Matola Municipality ) which, until 2011, will have a water system running. According to data available from the Water Sector Report, the residents of the outskirts of Maputo and Matola, due to the lack of a water supply system, resort to informal operations, drilling and fitting the respective water distribution systems in their gardens, a deal which is still being debated and could be legalized by the Water Regulation Board (WRB). Furthermore, the said debate also considers the situation of the low income groups, whose purchasing power can only cover a monthly invoice of 250 meticais. In the meantime, the value is considered more than sufficient, as the present monthly water invoice includes a minimum monthly consumption of 10 cubic meters.

Development of investments in infrastructures in the water sector (2000-2008) City


Maputo/Matola Beira/Dondo Quelimane Nampula

Total (in dolares)


31.720,00 12.191,40 11.232,70 4.858,60 2.124,00 3.500,00 5.036,00

Impact (as from 2006)


Increase in treatment capacity in 1000 m/per hour; Availability of water for approximately 200 thousand people; Doubling of the capacity of production from 30.000 to 600.000 m; Expansion of the supply service for a further 200 thousand people; Expansion of services for a further 150 thousand people; Doubling the capacity of water treatment from 10 thousand to 20.000 m/per day; Extenso do servio para mais 160 mil pessoas; Increase in production capacity from 6.600 to 9.000 m; Water availability for a further 24 thousand people; Increase in the stock capacity from 500 para 1.000 m; Increase in the production capacity from 5.550 para 8.430 m/per day; The stock capacity will go from 1.540 to 1.900 m The stock capacity goes from 1.936 to 6.700 m/per day; Increase in the stock capacity from 750 to 1.550 m.

Chkw Inhambane Maxixe


Fonte: CRA

18 Revista Capital

OPINO

TIGA

Revista Capital 19

EmPRESaS

A alimentar o crescime

Qual a misso do Grupo Mofer em Moambique? A nossa misso contribuir para o desenvolvimento econmico e social de Moambique atravs da criao de indstrias alimentares comercialmente sustentveis, focadas no consumidor, que estimulam o crescimento da agricultura moambicana. De forma a promover a produo, o consumo e a exportao de produtos nacionais, o Grupo Mofer S.A., atravs das duas empresas que detm, aderiu ao Selo Made in Mozambique. Qual a dimenso do Grupo Mofer? O Grupo constitudo por duas empresas. A Mofer Indstrias Alimentares S.A. que produz essencialmente, arroz, cereais e sementes e a Companhia do Vandzi S.A. que se centra na produo de produtos hortcolas frescos. O Grupo Mofer actualmente emprega um total de 2.200 pessoas e j investiu um total de 35 Milhes USD na construo de infra-estruturas e aquisio de equipamentos. Qual a importncia da Mofer Indstrias Alimentares S.A. no Chkw? A Mofer Indstrias Alimentares S.A. (MIA) est no Chkw desde 2005, onde temos investido parte dos nossos esforos no relanamento da cultura do arroz no regadio do Chkw. Investimos na reabilitao e modernizao de uma unidade de melhoramento de sementes, na criao de uma rede de enquadramento e de servios de apoio aos agricultores e na reabilitao/ modernizao de uma antiga fbrica de descasque de arroz (ORLI). Atravs da MIA temos dado um importante contributo para o aumento da produo de arroz nesta regio, e durante a presente campanha 2009/2010, pretendemos chegar aos 4,100ha-1 dos quais 3,500ha-1 sero de arroz para descasque com base em parcerias com produtores associados. A restante rea serve para a produo de semente certificada de arroz. Investimos ainda em 500ha-1 de regadio com pivot central que so usados para a produo de sementes de milho, trigo, soja, feijo e outras culturas. A MIA quer ser vista com uma empresa inovadora na produo de sementes para o pas e para a frica Austral. Em que consiste essa parceria com produtores associados? O programa dos Produtores Associados consiste na contratao de produtores seleccionados atravs de critrios rigorosos que garantam uma produo de arroz de elevada qualidade. Os Produtores Associados da MIA beneficiam de inmeros apoios entre os quais, insumos agrcolas, servios

agrcolas, crdito, fornecimento de sementes certificadas, fertilizantes, adubos, servios de preparao de terra, colheita, transporte e secagem. Todo o ciclo de produo acompanhado por uma equipa tcnica especializada da MIA. O produtor Associado tem a garantia que toda a produo ser comprada pela MIA a um preo base permitindo-lhe um negcio economicamente vivel. Atravs do Programa de Produtores Associados, a MIA estimula o crescimento da produo de arroz no Chkw. Qual a capacidade de processamento de arroz da MIA? A nossa linha de descasque tem capacidade para trabalhar 3 toneladas de arroz por hora, o que significa que tem capacidade para processar 20.000 toneladas de arroz em casca por ano. Adquirimos 5 Silos com uma capacidade individual de 2,000t e esperamos erguer ainda este ano mais cinco com igual capacidade. Estamos tambm a instalar, neste momento, um secador com capacidade de processar 350t por dia de arroz. Para garantir o controlo de qualidade da matria-prima e do produto final, estamos tambm em fase final de instalao de um moderno laboratrio com capacidade para efectuar todas as anlises necessrias. Qual o destino do arroz processado na MIA? Actualmente estamos focados no mercado moambicano. Moambique, apesar de ter excelentes condies para a produo de arroz, um pas que ainda tem necessidade de importar arroz para dar resposta ao consumo interno. Perante este facto, queremos contribuir para a inverso desta situao. A MIA Sementes um projecto recente? No ano passado, a MIA investiu na aquisio e reabilitao de uma fbrica de sementes, que uma das reas de grande expanso e inovao da empresa. A aposta feita na investigao faz com que a MIA seja actualmente a nica empresa em Moambique que est a executar um projecto de investigao e de produo de semente de arroz certificada, com capacidade para alargar a gama de sementes certificadas a outras culturas. O nosso contributo fez com que o pas voltasse a produzir semente certificada de arroz. A outra empresa do grupo a Companhia do Vandzi S.A. Que produtos Frescos produzem? A Companhia do Vandzi S.A. foi criada em 2004. Tem como objectivo explorar as potencialidades hortcolas da provncia de Manica.

20 Revista Capital

EmPRESaS

ento de Moambique

Actualmente, a Companhia do Vandzi conta com uma rea de produo de 410ha-1 na qual cultiva durante todo o ano mini-milho, piri-piri, entre outros produtos frescos e neste momento est mais vocacionada para a exportao para os mais exigentes mercados, principalmente o ingls e o sul-africano. nosso objectivo comear a produzir e distribuir para Moambique e estamos actualmente procura de parceiros logsticos. A nossa fbrica tem uma capacidade de embalamento de 70t de vegetais perecveis por semana e est a entrar num processo de mecanizao de forma a ganhar maior eficincia. A Companhia do Vandzi S.A, por exportar os seus produtos tem todos os seus processos certificados pelos mais elevados standards internacionais. Refiro-me ao GlobalGap, que certifica todos os processos de produo BRC que certifica os processos dentro da unidade de embalamento e o LEAF; Linking environment and Farming; que nos certifica enquanto empresa que trabalha com total respeito pelo meio ambiente onde se integra. Quem consome estes produtos frescos da Companhia do Vandzi? Os produtos Vandzi so consumidos para alm fronteiras. O grupo atravs das suas exportaes, d visibilidade a Moambique no estrangeiro. Actualmente, 98% da nossa produo destina-se exportao para o Reino Unido e a frica do Sul. No presente ano, a Companhia do Vandzi S.A. foi galardoada com o prmio IPEX, por ter sido a empresa que maior crescimento obteve em termos de exportaes durante o ano 2007/2008. J no ano anterior tinha recebido o prmio Ipex por ter sido a empresa

exportadora mais inovadora. Estamos neste momento a dar os primeiros passos na comercializao dos nossos produtos, em Moambique. Qual a poltica de responsabilidade social do Grupo Mofer em Moambique? Para o Grupo Mofer SA, o conceito de responsabilidade social assenta na criao de valor e consequente lucro como forma de criao de riqueza na economia em que se insere, como tambm nas pessoas que directa ou indirectamente interagem com as empresas do Grupo. O nosso sucesso como empresa passa pela satisfao dos nossos clientes, dos nossos investidores, dos nossos parceiros institucionais, e do nosso activo mais precioso que so os nossos colaboradores. Estamos a desenvolver projectos sociais no mbito da melhoria de condies sociais dos nossos empregados, e a apostar em programas de sensibilizao sobre a alimentao saudvel e bem-estar. Hoje em dia, quem est na rea alimentar, tem obrigao de informar o consumidor acerca dos cuidados alimentares que deve ter e recomendar algumas prticas para se ter uma vida saudvel. Na proteco do meio ambiente, nossa premissa gerir de forma sustentada e responsvel os recursos naturais que so um activo de todos ns. Arnaldo Ribeiro Vice-Chairman Grupo Mofer

Grupo Mofer S.A. | Tel: +258 21360760 | Fax: 258 21300431 | e-mail: apoiocliente@mocfer.co.mz |www.mocfer.com Revista Capital 21

NEgCIOS

Brasil no exporta apenas novelas para Moambique


Srgio Mabombo (texto)

cooperao entre o Brasil e Moambique vive uma nova fase, caracterizada por um crescente fluxo de investimento em sectores-chave de desenvolvimento econmico para os dois pases. Actualmente, as exportaes brasileiras para Moambique somam 100,4 milhes de dlares, mais 253.3 por cento sobre os 28,4 milhes de dlares de 2008. Entretanto, mesmo com o rpido crescimento de capitais brasileiros em Moambique, alguns analistas so de opinio de que o Brasil encontra-se longe de ser um dos grandes investidores no pas tomando como base o facto deste pas no constar do ranking do Centro de Promoo de Investimentos (CPI) onde se destacam pases como a frica do Sul, Inglaterra, Maurcias e Portugal. O maior investimento brasileiro em frica o projecto de Moatize em Moambique, pertencente VALE, cujo oramento se cifra em 1,5 bilies de dlares. O projecto Moatize far de Moambique o segundo maior produtor africano de carvo, depois da frica do Sul, pois passar a exportar 11 milhes de toneladas por ano a partir de 2011 de acordo com o ministro de Desenvolvimento do Brasil, Miguel Jorge, aquando da sua vi-

sita a Moambique, liderando uma delegao de 100 empresrios brasileiros interessados em investir no mercado nacional. Mas, se do lado brasileiro se verifica um rpido crescimento do volume das exportaes para Moambique (no valor de 32,4 milhes de dlares), do lado inverso, as exportaes quedam-se nos 2.132 de dlares. Sobre este facto, Miguel Jorge concorda que as exportaes moambicanas para o Brasil sejam muito reduzidas, mas assegura que o alumnio, o algodo, o leo vegetal, o couro e as peles so produtos moambicanos com grande potencial de importao pelo mercado brasileiro. Numa altura em que j se tinha perdido esperanas sobre a instalao da fbrica de produo de antiretrovirais em Moambique, Miguel Jorge veio assegurar que a mesma arranca ainda no final do

presente ano. O projecto compreende tambm a transferncia do know-how brasileiro para futuros trabalhadores moambicanos da fbrica e repasse da tecnologia e equipamento. O ministro brasileiro no deixou de realar que o projecto de internacionalizao do aeroporto de Nacala (actualmente de uso exclusivo militar) conta com o financiamento daquele pas, atravs do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) que financiar 80 milhes de um total de 110 milhes de dlares. O Brasil disponibilizou-se a financiar ainda a exportao de mquinas e equipamentos para o projecto de biocombustveis no pas. Durante a sua estadia no pas, Miguel Jorge explicou que os equipamentos podero ser usados na fase de produo agrcola (compreendendo tractores e colheitadeiras) e para a fase industrial que compreende uzinas completas e equipamentos para a co-gerao de energia. O facto de frica beneficiar de tarifas especiais concedidas pela Unio Europeia (UE) para a colocao de seus produtos neste mercado motiva o Brasil a investir nos biocombustveis em Moambique como forma de explorar um mercado que se considera j garantido.

preciso estimular o turismo domstico


Os moambicanos devem ser turistas para que o sector seja auto-sustentvel, independentemente da frequncia de turistas estrangeiros. O posicionamento de Federico Vignate, consultor turstico da organizao holandesa de desenvolvimento SNV, e o mesmo refere tambm a necessidade dos cidados nacionais adquirirem a cultura de viajar como forma de levar o rendimento das grandes cidades s de pequena e mdia dimenso. Actualmente, o contingente de brasileiros que fazem turismo no seu prprio territrio atinge os 150 milhes de cidados, ao passo que os estrangeiros representam 5 milhes. No caso de Moambique, o facto de existirem muitos feriados , segundo Vignate, um forte dinamizador do turismo domstico. Dentro da mesma perspectiva, o consultor assegura ainda que, no dia em que olharmos atentamente para a cultura moambicana como um tesouro, seremos capazes de cobrar caro pela gastronomia local. 22 Revista Capital O que precisamos fazer conjugar o desenvolvimento econmico com o desenvolvimento sustentvel, num ponto de vista social e ambiental, assegurou. Em Maio deste ano, a Federao Internacional de Futebol (FIFA) solicitou a Moambique 400 camas para alojamento dos acompanhantes das equipas que iro participar no Mundial de 2010, na frica do Sul. Fontes do Ministrio do Turismo (MITUR) asseguram que o Pas espera disponibilizar 21 mil camas para os turistas durante aquele mega-evento desportivo. Actualmente, o pas conta com 17 mil, sendo que os restantes quatro mil ainda se encontram em preparao. No obstante, para Vignate, o importante neste cenrio no o investimento que visa uma demanda espordica (caso especfico da Copa do Mundo) mas sim a que permanente e desenvolvida pelo turista nacional.

OPINO

SAFARITEL

Revista Capital 23

maRCaS

HCB no topo das MMM

Arsnia Sithoye (texto) . Lus Muianga (foto)

Depois de um longo estudo de avaliao das marcas realizado em todo o territrio nacional, a Intercampus finalmente divulgou as Melhores Marcas de Moambique (MMM) numa cerimnia em que esteve presente o ministro da Indstria e Comrcio, Antnio Fernando. No total, foram avaliadas 101 marcas de 8 sectores, nomeadamente: Desporto, Eventos, Telecomunicaes, Banca & Seguros, Bebidas, Energia & Combustveis, Bens de Consumo Imediato (produtos de limpeza, produtos de higiene e produtos alimentares) e Electrodomsticos. A Hidroelctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida como a melhor do ano 2009, com um indicador de atractividade de 82,9, sendo que aspectos como a qualidade, a inteno de compra, a lealdade, a identificao e a singularidade contriburam para reforar esta atractividade. Lus Couto, director executivo da Intercampus, do grupo GFK, empresa promotora do projecto MMM, referiu durante a cerimnia de divulgao das melhores marcas que as promoes especiais e as actividades realizadas pela HCB contriburam bastante para a actractividade da marca, visto a marca no possuir produtos e servios para o consumidor final, para alm da boa relao preo-qualidade. Reiterou ainda que a qualidade, a confiana e a boa relao 24 Revista Capital

preo-qualidade so aspectos cruciais a ter em conta pois so consciente e inconscientemente importantes para a atractividade das marcas.

Resultados da avaliao
Na avaliao global das 101 marcas, foram destacadas no topo das 10+ as seguintes: HCB, Nokia, OKI, Sony e Ngoma, enquanto na avaliao por sector foram identificadas 8 melhores marcas como ilustra a tabela. A Mcel foi a melhor marca em termos de notoriedade total com 98.9%, seguida do BCI 98.2%, Emose 96.3%, Millenium 95.3%, EDM 93.9%, Vodacom 92.9% e Colgate 92,3%. Tendo em conta as diversas marcas analisadas em cada sector obteve-se o seguinte ranking dos sectores: Bens de consumo imediato - 72.8, Electrodomsticos - 72.6, Eventos - 71.2, Energia & Combustveis 69.8, Telecomunicaes - 68.3, Desporto -

66.4, Banca & Seguros 62.7, Bebidas - 61.4. Para se chegar aos resultados aqui apresentados foram analisadas as componentes Brand Potencial Index (BPI) que traduz o valor da marca em nmeros (o seu grau de actractividade), a notoriedade e a qualidade da notoriedade para cada uma das marcas avaliadas. Lus Couto, explicou que a inteno do projecto MMM no promover a concorrncia, mais sim mostrar os pontos positivos e negativos das marcas para que as mesmas possam desenvolver. Por seu turno, o ministro da Indstria e Comrcio, Antnio Fernando, felicitou a Intercampus - GFK pela iniciativa do projecto MMM, que encoraja as empresas a investir mais nas marcas. Conhecendo os seus pontos fortes e fracos, as marcas podem evoluir. O desafio desenvolver as marcas moambicanas. Queremos ver as nossas marcas a atingirem patamares internacionais, afirmou Antnio Fernando a propsito.

OPINO

GESSER

Revista Capital 25

RECuRSOS humaNOS

Maria Uamba Psicloga Organizacional e Chefe de Diviso de Gesto Estratgica de RH e Formao na Autoridade Tributria de Moambique

As organizaes na Era do Conhecimento

s aceleradas transformaes sociais, demogrficas, culturais e tecnolgicas em curso, com destaque a partir da dcada de 1990 que marcou o incio da Era da informao e do conhecimento, tm um impacto profundo nos ambientes de trabalho, impondo a necessidade de novas arquitecturas organizacionais e gerando novas expectativas, demandas e atitudes da fora do trabalho. Tais alteraes, configuram ambientes altamente instveis que exigem contnuo ajustamento das organizaes e maior capacidade de se antecipar a tais mudanas para garantir o cumprimento de suas misses, sobrevivncia e/ou crescimento. Inseridas na busca de produtividade e qualidade emergem para as empresas novas perspectivas de lidar com o seu patrimnio humano. consentneo entre os estudiosos e cientistas sociais e de administrao que a riqueza nesta Era o capital intelectual. Por isso, no actual ambiente de crescente competitividade, a empresa precisa atrair e manter profissionais mais competentes e criativos caso deseje prosperar. A questo que se coloca, principalmente aos gestores como conseguir perceber qual o potencial do talento que a empresa tem e como avaliar. O processo de identificao de talentos afigura-se fundamental para que a organizao possa realinhar suas estruturas de pessoal e para as pessoas, a vantagem a possibilidade de planear o auto-desenvolvimento por meio do conhecimento das suas potencialidades e dificuldades. Embora no existam receitas mgicas, de vital importncia que a organizao minimize a nfase na gesto do cargo e das tarefas e ampliar o foco nas competncias (conhecimento, habilidade e atitude, comummente abreviadas CHA) permitindo que o indivduo tome conscincia daquilo que sabe fazer e que agrega valor ao seu negcio. A unidade de gesto passa a ser o indivduo e as suas competncias. Alm de executar as tarefas, cada pessoa deve consciencializar-se de que ela deve ser o elemento de diagnstico e de soluo

nhecidas, que tm oportunidade de crescimento e que as regras so claras. As inovaes tecnolgicas, por exemplo, se frustram ou perdem a sua fora caso a organizao no disponha de um capital humano efectivamente competente e comprometido com o trabalho e que nele encontre condies de auto-realizaco e crescimento. Ressalte-se que a aprendizagem compartilhada gera retornos crescentes, constituindo-se como vantagem sustentvel e, por isso, necessrio sim que a organizao tenha pessoas competentes, mas faz-las comunicar entre si e partilhar o seu conhecimento ainda mais importante.

de problemas para uma melhoria contnua do seu trabalho dentro da organizao, a que os japoneses chamam kaizem. Podemos tambm visualizar a gesto de competncias e a gesto do desempenho como novos instrumentos que fazem parte de um mesmo movimento, voltado para oferecer alternativas eficientes de gesto s organizaes. Cabe aos gestores de recursos humanos o papel de municiar os diversos lderes a saber lidar com as pessoas e promover o desenvolvimento da aprendizagem contnua, porque as organizaes s crescem quando as pessoas sentem que so reco-

Embora no existam receitas mgicas, de vital importncia que a organizao minimize a nfase na gesto do cargo e das tarefas e ampliar o foco nas competncias (conhecimento, habilidade e atitude, comummente abreviadas CHA) permitindo que o indivduo tome conscincia daquilo que sabe fazer e que agrega valor ao seu negcio. A unidade de gesto passa a ser o indivduo e suas competncias

26 Revista Capital

INatuR

Na indstria hoteleira

INATUR e parceiros formam formadores em Recepo e Andares


O Instituto Nacional do Turismo (Inatur), em parceria com outras organizaes nacionais e internacionais que trabalham no sector do turismo entregou, na manh de ontem, na cidade de Maputo, certificados de formao a um total de 19 trabalhadores que exercem a sua actividade profissional em vrias unidades tursticas e de restaurao. A aco inscrita no mbito de aces visando consolidar as aces que j vem sendo desenvolvidas atravs da campanha denominada Bem Servir tem como objectivos criar condies para o cumprimento do mandato do Instituto Nacional do Turismo como instituio que tem por misso operacionalizar o processo de formao de quadros ligados ao sector de hotelaria e turismo. Estamos a falar do campo mdio e de execuo da actividade turstica nas estncias. Por outro lado dar oportunidade aos profissionais do sector em reciclar os seus conhecimentos porque j tiveram formao e dar formao de raiz aos que ainda no tiveram formao, disse o director do Inatur, Bernardo Dramos. A aco segundo disse , sobretudo, direccionada a indivduos que tem experincia e que podem passar esta experincia para outros. por isso que a formao mais virada para formadores. As pessoas tero a responsabilidade de passar e massificar esses conhecimentos para os demais que esto nos seus locais de trabalho, nas suas reas de jurisdio ao nvel dos distritos, por exemplo explicou Dramos depois de, juntamente com os representantes da International Trade Center (ITC), Proserv e SENAC ter feito a entrega dos certificados aos capacitados. Tendo a formao, abrangido, nesta primeira fase, as especialidades de andares, restaurantes e bares, a ideia que as prximas aces incorporem outras especialidades do sector turstico e restaurao no sentido de garantir que o pas tenha uma marca consolidada no que, ao bem servir, diz respeito. Pelo facto de o pas ainda ser novo na componente de formao de quadros principalmente do sector turstico, o Director do INATUR acredita que o pas precisa ainda de fazer um grande esforo para garantir que o pas esteja dotado de capacidade humana, altamente profissional e preparada para defender e corresponder s expectativas cada vez mais crescente do sector.

Revista Capital 27

EmPRESaS

Mrio Henriques, Partner da High Play Consultores mariohenriqyes@highplay.pt

Team Building. Um luxo desnecessrio?

m tempos difceis, normalmente est mais justificada a conteno oramental no treino e formao das pessoas. Se verdade que tem de existir coerncia no corte dos custos, sinto tambm que em momentos como este que se torna vital cuidar do moral das equipas e das empresas. Principalmente, porque mais complicado atingir objectivos ou entregar resultados, e porque aqueles que ficam aps os despedimentos temem pela sua vida futura enquanto o fantasma do lay off continua a andar pelos corredores da empresa ou cantos da fbrica. Trabalho com equipas h mais de 12 anos e no posso deixar de dizer que este um momento perigoso para as empresas deixarem de investir na coeso, motivao e energia das suas equipas. Posso-vos confessar que, desde finais de Dezembro do ano passado, a minha prpria equipa j est a preparar o seu terceiro team building. a nica forma de aumentar a orientao das pessoas para os resultados face aos imensos motivos de distraco que surgem diariamente, ao mesmo tempo que aprofundamos a conscincia dos desafios que temos, enfrentando-os com um moral elevado e um alinhamento acima da mdia. Na General Electric, os gestores e as equipas de desenvolvimento de produto, em momentos cruciais, iniciavam os dias de trabalho com pequenos momentos de team building. Sabiam que quando a realidade apertava as equipas tinham de estar bem preparadas para responderem com eficcia. Por tudo isso, acho muito estranho que a realizao deste tipo de programas seja muito frequente - quase sempre na Primavera e no Vero ainda no muito quente - quando tudo vai bem, quando o negcio cresce e os lucros aumentam. E, em situaes de crise, em que todos tm de dar a mo, perceber que os tempos mudaram e o que exigido de cada um num cenrio em que se tem de atingir mais com menos recursos, acabamos por elimin-los. Arrisco, inclusivamente, em dizer que muitas empresas e gestores pensam que fazer um team building durante uma crise econmica um sinal de desperdcio de dinheiro. H que mudar o discurso e a aco. Em vez de confrontar constantemente as pessoas com as ms notcias e ameaas, h que assumi-las com uma mentalidade em que todos sentem que esto mais fortes como 28 Revista Capital

H que mudar o discurso e a aco. Em vez de confrontar constantemente as pessoas com as ms notcias e ameaas, h que assumi-las com uma mentalidade em que todos sentem que esto mais fortes como equipa do que em qualquer outro momento. Com um sentido de pertena elevado, capaz de acelerar os nveis de responsabilizao individual que so determinantes quando os ventos no sopram a favor

equipa do que em qualquer outro momento. Com um sentido de pertena elevado, capaz de acelerar os nveis de responsabilizao individual que so determinantes quando os ventos no sopram a favor.

Os nveis de stress ao longo deste perodo sobem tanto que transformam todas as prioridades, e aquilo que no prioritrio numa emergncia. As agendas ficam confusas e a energia investida, ou trabalho rduo, mistura-se com conceitos como estratgia e iniciativa. Acredito que o rendimento das empresas, equipas e pessoas surge de um equilbrio entre o fazer e o parar para pensar naquilo que se est a fazer. Da mesma forma que acredito que nestes dias as pessoas dedicam-se muito ao fazer, sem intercalarem com os necessrios momentos de reflexo. Para sobreviver e alcanar o sucesso de forma sustentada no basta cortar custos, reestruturar e despedir pessoas. As empresas tm de construir uma atitude ganhadora e ambiciosa, que conduza as pessoas a percorrerem um caminho claro num horizonte que, aparentemente, no tem passagem. por isso que fazer um team building no um luxo! um exerccio de reflexo de equipa muito srio - desde que no se limite a um conjunto de jogos aplicados sem um propsito claro, a um paint ball ou descidas de rios sem qualquer relao com a realidade. Tendo objectivos concretos a atingir, constitui sempre um momento de treino e aprendizagem, que suporta uma atitude mais positiva, competitiva e inovadora, essencial para o sucesso a longo prazo da organizao.

OPINO

GALILEU

Revista Capital 29

EmPRESaS

Nadim Cassamo Director Pedaggico do IPCI e docente de Marketing

Marketing Pessoal, o que ?


lguns alunos do IPCI (Instituto Profissional de Comunicao e Imagem) entram em contacto comigo para relatarem as suas experincias durante o seu estgio. Geralmente, apresentam as seguintes situaes: Fao tudo certo mas no sou reconhecido; O colega que exercia as mesmas actividades ou responsabilidades foi contratado e eu no; O meu chefe no me reconhece; Sou desvalorizado, Nem do conta da minha existncia Excepes parte, mas o que provavelmente se passa nestes casos manifesta falta de marketing pessoal. E o que isso? Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforos para que o mesmo seja notado, apreciado e adquirido. So os esforos de marketing em aco. Ferramenta de gesto que visa aumentar as vendas dos produtos, utilizando a seu favor a divulgao atravs da promoo, publicidade, embalagem, etc.. O marketing pessoal tambm pode funcionar da mesma forma em benefcio da sua prpria carreira. Trata-se de uma ferramenta que lhe permite fazer-se notado pelas suas qualidades, habilidades e competncias. Ser distinguido por aparies tolas pssimo para a sua imagem, uma vez que ser sempre recordado no como um bom profissional. Neste caso, aquele ditado que diz: falem mal, mas falem de mim no o beneficia. Ento, o que devemos fazer para termos um bom marketing pessoal e sermos reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realizao profissional durante o estgio ou emprego?

bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, alm dos resultados apresente os seus projectos e ideias, mesmo que informalmente. Ser lembrado como um profissional participativo, seguro, responsvel, lder, tico, bem-humorado e organizado no prejudica ningum e confirma empresa que ela fez a escolha certa ao integr-lo na sua equipa. E lembre-se: se estiver a participar de um processo selectivo ou do seu primeiro emprego atravs de um estgio, saiba o que pode oferecer empresa. No v apenas para aprender ou para cumprir apenas com uma obrigao curricular, mas para contribuir. As empresas querem resultados e no so escolas. Concerteza aprender muito na organizao e obter excelentes experincias, mas isso dever ser consequncia do seu trabalho e no apenas um processo de aprendizagem.

Algumas sugestes
Deve transmitir confiana aos seus superiores e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, ter de ser feito por si. Precisa saber o que est a fazer e porque o est a fazer. Evite executar algo que o mandem fazer, sem saber exactamente do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista nas suas actividades. Saiba trabalhar em equipa e administrar 30 Revista Capital

conflitos. Mesmo que tenha mais habilidades em determinadas actividades, colabore para o desenvolvimento dos seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipa coesa produz mais, melhor e com muito mais satisfao. Saiba valorizar o seu trabalho e apresente

Deve transmitir confiana aos seus superiores e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, ter de ser feito por si. Precisa saber o que est a fazer e porque o est a fazer. Evite executar algo que o mandem fazer, sem saber exactamente do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista nas suas actividades

OPINO

PWC

Revista Capital 31

fISCalIdadE

Leila Madeira

Consultora PricewaterhouseCoopers

A iseno do IVA n
A
Locao Financeira, tambm conhecida por leasing, constitui uma alternativa de financiamento para a aquisio de bens (sobretudo equipamento e instalaes) por parte de empresrios com dificuldades de acesso ao crdito tradicional ou que optem por um instrumento flexvel. Facilita, igualmente, a renovao tecnolgica dos equipamentos. No presente artigo abordaremos a problemtica da iseno do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na locao financeira que, paradoxalmente, limita o acesso das empresas a este instrumento. zembro, conjugado com a Lei n. 15/99 Acontece, porm, que a operao de leasing no se resume na relao entre o locador e locatrio, como referido acima. Assim, torna-se importante esquematizar as relaes jurdicas que compreendem a operao, descrevendo o seu impacto fiscal em sede de IVA: a) Relaes Locatrio versus Fornecedor de bens Em regra, no se constituem quaisquer tipos de relaes contratuais entre o Locatrio e o Fornecedor de bens. As relaes traduzem-se no mero acerto das caractersticas tcnicas e preo do bem e condies de pagamento, consubstanciados, em regra, numa factura pr-forma. No que se refere ao IVA, esta relao irrelevante, pois no consubstancia qualquer facto gerador deste imposto. b) Relaes Locador versus Fornecedor de bens Estas relaes consubstanciam-se quase sempre na celebrao de um contrato de compra e venda, mediante o qual o Locador adquire determinados bens de interesse exclusivo do Locatrio para efeitos de celebrao do contrato de leasing, o qual, posteriormente, servir para acautelar o seu crdito em caso de incumprimento do locatrio. Em termos do IVA, esta relao relevante, considerando que, sempre que a operao em causa est sujeita e no isenta do referido imposto (e.g. aquisio de viaturas, equipamentos, etc.), o Fornecedor dos bens obrigado a liquidar o IVA e o Locador a suport-lo. Maior relevncia e impacto negativo assume esta operao se considerarmos o facto de o Locador no poder deduzir o IVA ento suportado aquando da aquisio do bem. Nos termos da alnea a) do n 1 do artigo 19 do Cdigo do IVA, s pode deduzir-se

Conceito e estrutura do leasing


A locao financeira um contrato pelo qual uma das partes (Locador) se obriga, mediante retribuio, a ceder outra (Locatrio) o gozo temporrio de coisa, mvel ou imvel, adquirida ou construda por indicao do Locatrio, a qual poder, ou no, ser afecta a um investimento produtivo ou a servios de manifesto interesse econmico ou social, e que o Locatrio poder comprar, decorrido o perodo acordado, por um preo determinado ou determinvel nos termos do contrato, de acordo com a alnea p) do artigo 2 da Lei n. 15/99, de 01 de Novembro, conforme alterao introduzida pela Lei n. 9/2004, de 21 de Julho. Na prtica, a locao financeira uma operao que se traduz numa relao trilateral entre: (a) o Locatrio e o Fornecedor de bens; (b) o Locador entidade autorizada a realizar operaes de locao financeira e o Fornecedor de bens; e, por ltimo, (c) o Locador e o Locatrio.

Tratamento fiscal em sede de IVA


O Leasing, como operao financeira, est isento de IVA, nos termos do disposto no n. 4 do artigo 9. do Cdigo do IVA (CIVA), aprovado pela Lei n. 32/2007, de 31 de De-

32 Revista Capital

fISCalIdadE

nas operaes de Leasing


o imposto que tenha incidido sobre bens adquiridos, importados ou utilizados para a realizao de operaes de transmisso de bens e prestao de servios sujeitos a imposto e dele no isento. c) Relaes Locador versus Locatrio A operao de locao financeira define-se, particularmente, nesta relao, pois nela se fixam os seus elementos essenciais, conforme foi destacado acima. No tocante ao IVA, esta relao est isenta do imposto por se considerar uma operao financeira. Por conseguinte, o Locador no dever, por um lado, liquidar o IVA nas facturas emitidas ao Locatrio e nem, por outro, deduzir o IVA suportado aquando da aquisio do bem, visto as operaes bancrias e financeiras consubstanciarem uma iseno simples sem direito a deduo. Considerando o acima exposto, importa reter, resumidamente, que o Locador, em primeiro lugar, adquire o bem ao Fornecedor suportando, sempre que aplicvel, o IVA e, posteriormente, cede-o em regime de locao financeira ao Locatrio (i) sem liquidar o IVA e (ii) sem deduzir o IVA suportado aquando da aquisio do bem. O facto de no ser possvel ao Locador deduzir o IVA suportado aquando da aquisio dos bens, cujo gozo posteriormente concedido ao Locatrio por fora do contrato de locao financeira, acarreta consequncias nefastas para a operao, conforme se apresenta de seguida
l l

Na ptica do consumidor (sem o qual as operaes de locao financeira no fazem qualquer sentido), o custo de aquisio de bens em regime de locao financeira poder tornar-se bastante oneroso quando comparado com outras operaes de concesso de crditos (e.g. mtuos bancrios).

Portanto, a situao acima referida contribui eventualmente para que as operaes de locao financeira se tornem pouco atractivas para os consumidores quando comparadas com as operaes tradicionais de financiamento, facto que poder conduzir ao desuso deste tipo de operao no mercado financeiro em Moambique, reduzindo-se, por conseguinte, as alternativas de acesso e de concesso de crdito. Nestes termos, urgente rever ou alterar o regime fiscal do IVA nas operaes de locao financeira, por forma a torn-las mais atractivas e competitivas, sobretudo considerando o seu papel no contnuo desenvolvimento do sistema financeiro em Moambique e na promoo das pequenas e mdias empresas. Mais importante se torna, ainda, numa altura em que se reputa necessria a expanso de servios financeiros para as zonas rurais.

Em jeito de concluso sugerir-se-ia a quem de direito que:


l

Em regra, no se constituem quaisquer tipos de relaes contratuais entre o Locatrio e o Fornecedor de bens. As relaes traduzem-se no mero acerto das caractersticas tcnicas e preo do bem e condies de pagamento, consubstanciados, em regra, numa factura prforma. No que se refere ao IVA, esta relao irrelevante, pois no consubstancia qualquer facto gerador deste imposto

O Locador, impedido de exercer o direito deduo do IVA suportado, compelido a repercutir adiante a carga fiscal ora suportada e adicionar ao preo a ser pago pelo Locatrio; Assim, s rendas de locao financeira, embora isentas do IVA, sero sempre adicionadas pelo valor do IVA no dedutvel pelo Locador;

Fosse retirada a iseno do IVA nas operaes de locao financeira passando as transaces em causa a serem operaes sujeitas a imposto, permitindo a respectiva liquidao e deduo; ou alternativamente,

l Fosse conferido o direito deduo do

IVA suportado pelas entidades autorizadas a realizar operaes de Locao Financeira nas aquisies de bens a serem, posteriormente, disponibilizados aos respectivos clientes em regime de locao financeira.
Revista Capital 33

EmPRESaS

BCI oferece cabazes solidrios e brinquedos a crianas hospitalizadas


O BCI ofereceu centenas de cabazes solidrios e muitos brinquedos a mais de 500 crianas internadas em 11 Hospitais Centrais e Provinciais de Maputo, Xai-Xai, Maxixe, Inhambane, Chimoio, Beira, Tete, Quelimane, Nampula, Pemba e Lichinga. Foram 11 aces de responsabilidade social realizadas em simultneo, em todo o pas no dia 12 de Dezembro, e contavam com a participao activa dos Administradores Executivos, Directores Comerciais, Gerentes e muitas dezenas de outros Colaboradores do BCI.
O BCI ofereceu um importante apoio social no sbado, dia 12 de Dezembro, atravs da distribuio de cabazes solidrios (com produtos bsicos) e muitos brinquedos a mais de 500 crianas internadas nos Servios de Pediatria de 11 Hospitais Centrais ou Provinciais, em todo o pas: Maputo, Xai-Xai, Maxixe, Inhambane, Chimoio, Beira, Tete, Quelimane, Nampula, Pemba e Lichinga. A entrega destes Cabazes solidrios e brinquedos s crianas internadas aconteceu mesma hora (10h00) em todas as Capitais Provinciais, em aces inseridas no programa de responsabilidade social do BCI, com a participao activa dos Administradores Executivos, Directores Comerciais, Gerentes de Agncia e de muitos outros Quadros e Colaboradores do Banco. Com estas aces, o BCI pretende oferecer um pouco de alegria a todas as crianas que, por infortnio, permanecem internadas nos servios de Pediatria dos principais Hospitais nacionais. Trata-se de um gesto simblico, numa quadra em que a solidariedade e a partilha so valores a praticar, na certeza de que um pouco de conforto e o sorriso destas crianas ser a maior recompensa. No total, foram mais de 500 crianas aquelas que em todo o pas abramos com este gesto, por isso simblico, a todas as crianas moambicanas e, em especial, s que se encontram doentes.

34 Revista Capital

EmPRESaS

BCI

Revista Capital 35

ERNSt & yOuNg

Manuel Relvas Audit Partner Ernst & Young

O Sistema de Contabilidade para o S


Passo decisivo no processo de adopo das Normas Internacionais de Relato Financeiro em Moambique
ps um perodo de interregno em matrias de contabilidade, onde se abordaram temas como Corporate Governance, e na sequncia da apresentao pblica do Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial em Moambique, regressamos s matrias relacionadas com as Normas Internacionais de Relato Financeiro, passando a reflectir sobre as caractersticas essenciais do documento recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros.

dos negcios atravs do acompanhamento das tendncias econmicas internacionais e regionais. A implementao das NIRF em Moambique iniciou-se com a entrada do sector financeiro em 2007 e 2008 (integralmente), estando a adopo no Sector Segurador em curso. Contudo, a adopo plena das NIRF no pas no poderia ficar completa sem a entrada do sector empresarial aprovada para os exerccios de 2010 e 2011.

O contexto internacional
A contabilidade internacional, em especial quando analisamos os normativos contabilsticos adoptados por cada pas, o resultado de diferentes factores sociais, econmicos e polticos que estiveram na base das diversas e significativas diferenas no relato financeiro das empresas dos vrios pases. A internacionalizao da economia, das empresas e dos investidores potenciaram a mudana no sentido do desenvolvimento duma linguagem contabilstica comum, onde as Normas Internacionais de Relato Financeiro (NIRF) assumem o papel principal no palco financeiro internacional. Actualmente, mais de 100 pases j se associaram nova linguagem contabilstica internacional, atravs da adopo directa das NIRF, do alinhamento dos seus normativos nacionais s NIRF ou do comprometimento em proceder sua implementao num futuro prximo.

O Sector Empresarial
Para que o sector Empresarial Moambicano se possa assumir como um player nos negcios e mercados de capitais in-

O contexto nacional
Face s evolues internacionais, Moambique no poderia ficar alheio a todas estas tendncias uma vez que a sua integrao no processo de harmonizao contabilstica internacional assume-se como mais um passo significativo na sua trajectria de desenvolvimento representando um marco importante no sentido da contnua integrao na comunidade internacional 36 Revista Capital

Tendo conscincia do desafio que seria colocado s empresas, Moambique optou por implementar as NIRF, atravs de um novo normativo contabilstico baseado nas NIRF, de uma forma faseada, sendo inicialmente abrangidas as empresas de grande dimenso, j em 2010, e apenas no ano seguinte (2011) as empresas de mdia dimenso

ternacionais, a adopo de um normativo contabilstico assente em padres internacionais revela-se de extrema importncia. Torna-se ento necessrio definir quais as regras de aplicao para o tecido empresarial, distinguindo, claramente, quais as empresas que devero adoptar o novo normativo e em que momento, informao considerada fundamental para que as entidades se possam preparar em termos de recursos e conhecimentos para fazer face aos desafios que o novo normativo impe. Tendo conscincia do desafio que seria colocado s empresas, Moambique optou por implementar as NIRF, atravs de um novo normativo contabilstico baseado nas NIRF, de uma forma faseada, sendo inicialmente abrangidas as empresas de grande dimenso, j em 2010, e apenas no ano seguinte (2011) as empresas de mdia dimenso. De fora do mbito de aplicao obrigatria ficam as pequenas e demais empresas que continuaro a aplicar um normativo mais simples, sem grandes alteraes face ao enquadramento contabilstico que actualmente se encontra em vigor. De seguida discutem-se os principais aspectos do Decreto de aprovao do Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial em Moambique (SCE) e, posteriormente, do prprio SCE, apresentados publicamente no passado dia 20 de Novembro de 2009.

O Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial em Moambique o Decreto


Um dos aspectos fundamentais previstos no Decreto de aprovao do SCE est relacionado com a aplicao do Sistema em todo o tecido empresarial. Desta forma, iremo-nos debruar sobre quais as empresas que devero aplicar o SCE, em que moldes, e em que momento. O SCE agrega todo o normativo contabilstico a ser adoptado pelo tecido em-

ERNSt & yOuNg

Sector Empresarial em Moambique

presarial Moambicano estando dividido em dois Planos Gerais de Contabilidade, a serem aplicados consoante a dimenso das empresas: o Plano Geral de Contabilidade com base nas NIRF (PGC-NIRF), constante do Ttulo I e aplicvel s empresas de grande e mdia dimenso, e o Plano Geral de Contabilidade para as pequenas e demais empresas (PGC-PE), constante do Ttulo II e aplicvel a todas as entidades que no se qualifiquem de grande ou de mdia dimenso. Importa, ento, perceber quais as caractersticas que determinam se uma empresa se deve considerar de grande ou de mdia dimenso, onde se destacam critrios de natureza jurdica e/ou de mercado assim como critrios econmicos. No que se refere ao mbito de aplicao do PGC-NIRF importa ainda salientar uma faculdade que se encontra prevista no Decreto e que vem permitir s empresas que no se enquadrem em qualquer dos limites acima identificados a aplicao do PGCNIRF devendo, para o efeito, efectuar uma comunicao escrita Direco de rea Fiscal competente. Tendo Moambique optado por uma aplicao faseada no Sector Empresarial, o Decreto vem definir como datas de entrada em vigor as seguintes:

l PGC-NIRF . Empresas de grande dimenso aplicao obrigatria no exerccio econmico que se inicia em 1 de Janeiro de 2010; . Empresas de mdia dimenso aplicao obrigatria no exerccio econmico que se inicia em 1 de Janeiro de 2011; l

PGC-PE . Aplicao obrigatria no exerccio econmico que se inicia em 1 de Janeiro de 2011.

O Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial em Moambique os Planos


Conforme j referimos no presente artigo, o SCE agrega dois Planos que, a partir de 1 de Janeiro de 2010, com plena implementao em 1 de Janeiro de 2011, vm determinar o normativo contabilstico a aplicar pelo Sector Empresarial em Moambique. Iremos, de seguida, fazer uma breve abordagem de cada um deles salientando quais as maiores alteraes, ao nvel estrutural, face ao enquadramento contabilstico actual. O PGC-NIRF foi o mecanismo escolhido por Moambique para fazer introduzir as NIRF no seu tecido empresarial, mos-

EMPRESAS DE GRANDE DIMENSO Entidades de interesse pblico Critrio jurdico e/ou de mercado Empresas pblicas ou maioritariamente pblicas Sociedades com ttulos cotados em Bolsas de Valores Outras entidades Critrio econmico Outras sociedades que ultrapassem 1 dos critrios de dimenso com base nas suas demonstraes financeiras anuais individuais Proveitos totais (M Meticais) Activo lquido (M Meticais) Mdia anual de trabalhadores 1.275 1.275 500

EMPRESAS DE MDIA DIMENSO

500 e < 1.275 500 e < 1.275 250 e < 500

trando-se como uma evoluo qualitativa significativa na contabilidade do pas j que permite o alinhamento com as melhores prticas internacionais. Para alm das Normas de Contabilidade e de Relato Financeiro (NCRF) previstas no captulo 1.4, que vm determinar todas as polticas contabilsticas previstas no Plano, foram includos tambm captulos adicionais com o Quadro Conceptual, em linha com os normativos contabilsticos mais avanados, e com as regras para a primeira aplicao, apoiando os utilizadores a identificar a forma de alterar as polticas contabilsticas actuais para as previstas no novo normativo. Ainda no PGC-NIRF destaca-se a existncia de trs outros captulos que visam essencialmente criar uma base de apoio aos profissionais j que estabelecem um cdigo de contas e modelos de demonstraes financeiras (no previstos nas NIRF originais) bem como uma tabela de correspondncia com as NIRF que permite a identificao clara das Normas que lhe serviram de base. No que se refere ao PGC-PE, destacamse as alteraes efectuadas de forma a uniformizar conceitos e terminologias. No se assumindo como uma alterao significativa face ao actual PGC, uma vez que o modelo de adopo em Moambique deixa de fora da obrigatoriedade as pequenas e demais empresas, verifica-se uma evoluo no sentido de harmonizao de terminologias face ao PGC-NIRF. Salienta-se ainda a readaptao dos cdigos de contas, facto que garante a consistncia do SCE, e o no afastamento dos princpios contabilsticos previstos no PGC que vem substituir. Em futuras edies iremos abordar matrias concretas previstas no SCE, pretendendo-se com o presente artigo efectuar um breve enquadramento no novo normativo que ser em breve aplicado no Sector Empresarial em Moambique, identificando as maiores caractersticas do documento que far parte do dia a dia das empresas moambicanas.
Revista Capital 37

OPINO

38 Revista Capital

RESENha juRdICa

Gonalo Morgado Marques, Consultor Ferreira Rocha & Associados - Sociedade de Advogados, Limitada Goncalo.marques@fralaw.com

Investimento Estrangeiro em Moambique (Breve Explanao)

um Mundo onde a crise afecta todos os mercados, principalmente os mais influentes, onde as empresas se encontram em dificuldades e os Estados procuram solues que tardam em aparecer, Moambique afigura-se como um Pas onde as empresas podem encontrar facilidades em se estabelecer. Detentor de um mercado com graves carncias, existe espao e abertura para novos projectos de investimento nas mais variadas reas de actuao. Com vista a promover esses investimentos, a legislao moambicana contm uma srie de normas que contemplam alguns incentivos e facilidades para aqueles que, estando nas condies exigidas, pretendem implantar projectos em territrio moambicano. A par da legislao, o CPI (Centro de Promoo de Investimentos) uma grande mais-valia ao servio dos investidores. Para que se possa encontrar ao abrigo da Lei do Investimento, do seu Regulamento e dos incentivos que da advm, o projecto a realizar dever respeitar o Princpio bsico e orientador dos Investimentos, ou seja, o projecto de investimento dever contribuir para o sustentvel desenvolvimento scio-econmico do pas. Aos projectos que se enquadram nestes requisitos, so concedidos, como j foi referido, alguns incentivos e garantias. Desde a proteco jurdica da Propriedade sobre Bens e sobre Direitos, onde se incluem os Direitos de Propriedade Industrial, passando pela possibilidade de transferncias de fundos para o exterior, at um conjunto de incentivos fiscais e aduaneiros. As transferncias de fundos para o exterior, embora sujeitas a limitaes e requisitos, apresentam-se como um dos factores de maior relevo para o investidor estrangeiro. Entre outras, concedida ao investidor estrangeiro a possibilidade de, aps o cumprimento de obrigaes fiscais e obrigaes perante o Estado e terceiros, de exportar parte ou totalidade dos lucros que lhe cabem em cada exerccio econmico. o que a legislao denomina de Lucro Exportvel. As transferncias de fundos para

o exterior, podem tambm visar Royalties, Amortizaes e Juros de emprstimos, indemnizaes (relativas a incidentes com Direitos de Propriedade Industrial) e o capital estrangeiro investido e reexportvel. Os Incentivos Fiscais e Aduaneiros so tambm factores com grande peso na balana decisria do investidor. A carga fiscal inerente a qualquer negcio, dificulta

muitas vezes a criao, instalao e manuteno de empresas em todo o mundo, constituindo uma vantagem, um regime fiscal que concede benefcios instalao de empresas e realizao de investimentos. O Cdigo dos Benefcios Fiscais atribui facilidades aos investidores, quer seja na modalidade de iseno ou na modalidade de reduo da carga fiscal a aplicar, permitindo que estes destinem os fundos que estariam destinados aos impostos, na prossecuo do seu negcio. Veja-se, por exemplo, a iseno do pagamento do IVA e direitos aduaneiros nas importaes de maquinarias e equipamentos (classe K da pauta Aduaneira) e o peso que a mesma tem no projecto de um investidor estrangeiro que importa bens e recursos do seu pas de origem para os aplicar no seu negcio em Moambique. Embora no se enumerem todas as facilidades que a legislao moambicana concede aos investidores, os referidos incentivos e benefcios, apresentam-se como fortes factores de captao de investimento, to necessrio e indispensvel aos objectivos scio-econmicos de Moambique.

O Cdigo dos Benefcios Fiscais atribui facilidades aos investidores, quer seja na modalidade de iseno ou na modalidade de reduo da carga fiscal a aplicar, permitindo que estes destinem os fundos que estariam destinados aos impostos, na prossecuo do seu negcio

Revista Capital 39

muNdO

BRASIL Parceria na rea de biocombustveis

Empresrios moambicanos, brasileiros e da frica Austral estiveram reunidos em Maputo para analisar as oportunidades de investimento na rea dos biocombustveis, particularmente na produo de lcool a partir da cana-de-acar em Moambique. Organizado pelo Centro de Promoo de Investimentos de Moambique (CPI), em parceria com o Governo moambicano e empresas brasileiras integrantes do Arranjo Produtivo Local do lcool (APLA), esta iniciativa surge pelo facto do Brasil ser o lder mundial na converso de acar em lcool. Falando durante o evento, o embaixador brasileiro em Moambique, Antnio de Souza e Silva, disse que ambos os pases esto a viver um momento virtuoso e citou como exemplos os vrios programas de cooperao existentes entre os dois pases, destacando a construo de um Centro Florestal na Manhia, uma unidade da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o apoio da Agncia Brasileira de Cooperao, os empreendimentos de carvo em Moatize, na provncia central de Tete, e a construo de uma fbrica de medicamentos anti-retrovirais (ARVs) em Maputo. Segundo o diplomata, a alternativa do etanol faz sentido para a segurana do abastecimento do combustvel em Moam-

bique, para a segurana do produtor da cana-de-acar, que passa a dispor de um mercado para parte da sua produo e para a preservao do meio ambiente. Por seu turno, Roberto Albino director do Centro de Promoo de Agricultura de Moambique (CEPAGRI), fez um breve historial do sector do acar no pas e explicou que o mesmo conheceu uma nova fase aps a assinatura do Acordo Geral de Paz com o lanamento de um programa do Governo virado a reabilitao e reestruturao do sector. Conseguimos atrair investidores internacionais que durante a dcada de 90 investiram cerca de 16 milhes de dlares norte-americanos, recuperando os campos agrcolas e unidades industriais de Marromeu, Mafambisse, Maragra e Xinavane, e passamos de uma produo de cerca de 30.000 toneladas de acar em 1998 e hoje j estamos a produzir um pouco mais de 250.000 toneladas, adiantou Albino. De recordar que o Brasil reconhecido como um grande centro de empresas e instituies pblicas e privadas ligadas ao sector da converso de acar em lcool, cobrindo a cadeia agro-industrial da canade-acar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrcolas, fabricao de mquinas e equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestao de servios diversos at participao efectiva no desenvolvimento e estruturao do mercado.

ZIMBABWE Poder adoptar o rand como moeda oficial


O Zimbabwe poder adoptar o rand sulafricano como sua moeda oficial, aderindo assim Unio Monetria do Rand, de acordo com o ministro zimbabweano de indstria e comrcio Welshman Ncube. Segundo Welshman Ncube, a sua instituio j est a fazer lobbies junto do Ministrio das Finanas para submeter um relatrio sobre o assunto ao Conselho de Ministros antes da apresentao do Oramento do Estado para o ano de 2010.

A comunidade empresarial unnime sobre a adeso do pas Unio Monetria do Rand, revelou o ministro, acrescentando que uma boa deciso para o interesse da comunidade empresarial. Esperamos que o ministro das finanas (Tendai Biti) venha a considerar a apresentao do relatrio ao Conselho de Ministros para se deliberar sobre a adeso do pas antes da apresentao do Oramento do Estado para o prximo ano, disse. Na ocasio, o ministro declarou ser provvel a aprovao da referida proposta se a mesma for apresentada ao Conselho de Ministros. Assim, Ncube dissipou todas as especulaes sobre o regresso Dlar Zimbabweano ao mercado, que foi retirado da circulao em Fevereiro do corrente ano, e afastou a possibilidade do Zimbabwe vir a usar o dlar americano como sua moeda oficial devido ao relacionamento hostil entre o Zimbabwe e os EUA. De acordo com Welshman Ncube, os lobbies da comunidade empresarial para a adopo do Rand como a moeda oficial no Zimbabwe, surge numa altura em que os pases-membros da Comunidade de Desenvolvimento da frica Austral (SADC) esto a debater a introduo de uma moeda nica na regio para facilitar as trocas comerciais. Actualmente, a Unio Monetria do Rand integra apenas quatro dos 15 pases membros da SADC, nomeadamente a frica do Sul, Lesotho, Swazilndia, Nambia. Se a proposta da comunidade empresarial for aceite pelo governo zimbabweano, o Zimbabwe poder tornar-se no quinto pas membro desta Unio.

40 Revista Capital

OPINO

ACADEMICA

Revista Capital 41

EStIlOS dE vIda

GALERIA

Um olhar kolorido sobre Maputo


fotografia relativa a aspectos sociolgicos e arquitectnicos que Maputo encerra. O facto de se ter realizado a exposio na estao dos Caminhos-de-Ferro (um patrimnio que figura entre os dez mais belos a nvel mundial) confirma o cuidado que Solange dos Santos teve em escolher um espao que est exactamente de acordo com a mensagem que quis-nos transmitir: Ela quer no s nos trazer o ttulo da exposio Maputo a Cores mas tambm colorir os nossos olhos com imagens de uma esttica muito especial, insistiu o poeta na mensagem. A forte actividade no dia-a-dia da cidade das accias o pano de fundo que se revela ena mostra fotografias koloridas, que no deixou de focar a contemporaneidade desta metrpole e as suas novas tendncias presas histria, aos usos e costumes, motivos mais do que suficientes para que a preparao merecesse dois anos. Solange dos Santos e Dominique Andereggen so fotgrafos da Magmaphotography, sendo Solange a primeira graduada em fotografia em Nova Iorque (em 2007) e o segundo, natural da Sua, autodidacta por natureza e trabalha na rea de fotojornalismo desde 2000. Srgio Mabombo

A vida na cidade de Maputo foi contada atravs da imagem, durante a primeira exposio dos fotgrafos Solange dos Santos e Dominique Andereggen, cuja inaugurao teve lugar na estao de comboios dos Caminhos-de-Ferro de Moambique. Inspirados em grande parte pelo mar e

pelo quotidiano maputense, Solange e Dominique (talvez por receio de interpretaes velozes) recusam-se vivamente a que a sua inteno seja a de trazer algo mais do que momentos, atravs das imagens. Entretanto, o poeta Calane da Silva assegura-nos que h uma mensagem em cada

NA BOCA DO MUNDO

10.000 km de semelhanas
No esprito da problemtica do aquecimento global, encontrei um artigo, de Michael Hirst e Kate McGeown, no website da BBC onde se comparam as abordagens ao problema de duas cidades completamente diferentes: Roterdo e Maputo. Em Roterdo encontra-se um dos mais movimentados portos do mundo, que funciona alguns metros abaixo do nvel do mar, com acesso aos mais diversos tipos de tecnologia e capital para lidar com o problema da subida do nvel do mar. Maputo a capital de um dos mais pobres pases do mundo, que v todos os dias o mar a comer a terra sem saber muito bem o que fazer sobre o assunto. Enquanto em Roterdo se discutem novas formas de lidar com o aumento do nvel da gua, como por exemplo, a viabilidade de casas flutuantes, em Maputo a manuteno da estrada costeira a funcionar um problema de difcil resoluo por 42 Revista Capital se revelar muito dispendiosa. A Cimeira de Copenhaga ganha importncia no tanto na procura de solues, mas na aplicao das que j existem. A cooperao entre os pases no ter de ser apenas de ajudas e compensaes financeiras mas tambm na partilha de conhecimento e tecnologia, pois o problema de todos. A resoluo deste problema fundamental para que mais pessoas possam usufruir da magnfica costa moambicana e partilhar essas experincias como fez Ken Goldman no site do jornal The Washington Post. Ken ficou entusiasmado com um artigo sobre o Parque da Gorongosa e quis conhecer o pas e adorou ficar na ilha do Ibo. Eis como a natureza estreita laos num momento em que todas as atenes se voltam para a preservao do mundo e das espcies Rui Batista

EStIlOS dE vIda

BEM vINDO AOS SEUS OUvIDOS

Pequeno texto para grande baterista


No. No consigo adiar mais. Hoje tenho de falar do melhor baterista do mundo! Pelo menos para mim. Acredito que para muitos (algum) de vocs tambm. Falo de Max Roach, o primeiro a utilizar a bateria como um instrumento meldico. Roach pertence, juntamente com Kenny Clarke e Art Blakey, chamada santssima trindade dos bateristas bop. Be-bop neste caso porque Roach tambm participou na outra fase bop, i.e., a fase hard, hard-bop, tendo mesmo ficado para a Histria como um dos membros responsveis por institucionalizar o hard-bop. Quanto ao outro bop, os melhores discos be-bop contam com a participao do grande Max Roach, ou seja, todas aquelas gravaes de Charlie Parker, Miles Davis e Bud Powell naquela dcada de 40. Depois Roach andou em tourne pela Europa e em 1952 reencontra o amigo trompetista Clifford Brown. Esta parceira deu os seus frutos e mais daria, certamente, no fosse a morte precoce de acidente de automvel de Brown. Falaremos dele noutro dia porque merece. Em termos tcnicos Max Roach o topo. Chegou a tocar tercinas com os ps! Alis, com ele no h limites fsicos dos ps e das mos. De referir que foi o primeiro msico a tocar swing em tempo de valsa e mesmo assim conseguiu fazer disso jazz! Os discos com Parker, Davis e Powell j foram referenciados mas seria imperdovel omitir o histrico e mtico We Insist: Freedom Now Suite, uma homenagem aos estudantes de frica. Quando se arriscou a falar aqui de Duke Ellington referiu-se o lbum Money Jungle e volto a relembrar que este disco de Duke Ellington tem a participao de Charles Mingus e de Roach. What is This Thing Called Love e Love is a Many Splendored Thing, gravadas em Fevereiro de 1956 so verses excelentes para se ouvir o hard-bop de Roach-Brown com a participao do mestre Sonny Rollins. Mas para se ouvir algo totalmente diferente: bateria com orquestra clssica oua-se Max Roach With The New Orchestra and The So What Brass Quintet. Arquitecto de sons e de ritmos, Roach sobrepe figuras com uma preciso nica e imprime uma unidade estrutural ao grupo. Seja ele qual for, o impacto ritmo-meldico simplesmente fora de srie. Fernando Ferreira

CINESCPIO

FOTOLEGENDA

Remakes e fantasia mistura em 2010


Uma sensao de dj vu percorre-nos ao estudar as listas de filmes prontos a estrear em 2010. Hollywood parece ter encontrado uma frmula para o sucesso e, ao que tudo indica, perdeu a vergonha de a usar. Passo a explicar Surgem no rol de novidades inmeros remakes de filmes e sries dos maravilhosos e frutuosos anos 80. Como tal, h adaptaes de videojogos ao cinema e mais um ou outro heri da Marvel que salta dos quadradinhos para os grandes ecrs. As maiores surpresas vm de realizadores que decidiram pegar em clssicos infantis e transform-los em clssicos de cinema. E porque na infncia ainda no existe lugar para a nostalgia, pelculas como Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton (o tal que idealizou A Noiva Cadver e O Estranho Mundo de Jack), ou Stio das Coisas Selvagens, de Spike Jonze, podem ser as propostas mais criativas do ano que vem, um seguro delrio para adultos inconformados. Por outro lado, a tnica da fantasia prevalece e poder-se- igualmente encontrar os filmes Robin dos Bosques, do incontornvel Ridley Scott (Quem no se lembra do seu clssico Blade Runner?) e Tron Legacy, de Joseph Kosinski, que uma sequela do file Tron, que estreou em 1982, e pisca o olho aos saudosistas do Zx Spectrum.

Atropelos lngua
Sabemos que o exerccio da redaco publicitria nem sempre fcil sobretudo devido exigncia imposta em termos de criatividade pela s concorrncia. Agora, o que no estvamos espera era que o mesmo exerccio pudesse penalizar as famosas regras de concordncia da lngua portuguesa, muito menos numa campanha publicitria da Nokia (recentemente considerada uma das Melhores Marcas de Moambique). Meus senhores, as imagens pem-nos a falar e no as imagens pe-nos a falar! Que falemos, sim! Mas de preferncia correctamente.

Revista Capital 43

EStIlOS dE vIda
LUGARES PARA ESTAR

Ahhhhhh, Leo!
Para os verdadeiros amantes do futebol e sobretudo do Sporting Clube do Portugal, existe em Maputo um local de reunio e lazer indicado, que permite assistir aos jogos com toda a pompa e cirscunstncia. Falo do Ncleo do Sporting de Moambique, sito na Avenida Toms Nduda (bem perto das imediaes do Hospital Central). A moradia em causa, cuja traa de arregalar os olhos pela sua beleza arquitectnica, encontra-se apetrechada por duas salas de visionamento de futebol. Numa, o associado (ou apenas frequentador ou visitante) possui um ecr gigante e na outra sala, mesmo junto ao bar, possvel assistir aos derbies, aos jogos da Chapions League, ao Europeu, Mundial e qui o CAN, atravs de dois monitores de TV de menor dimenso, mas ao som de uma amena cavaqueira. A decorao foi feita a preceito (sendo verde de alto a baixo) e exibe bandeiras, fotos diversas e galhardetes comemorativos. O ambiente extremamente familiar e o servio de bar simptico. Alm da equipa de apoio servir snacks e aperitivos (bem apaladados), h dias em que a ementa mais alargada e so permitidas encomendas de festas e convvios no local.

O QUE H DE NOvO

Estilo e moda na cidade das accias


Pinto, Cigarra Perrin, Lcia Pinto, Lucinda Mucumbi, Marinele Rodrigues, Shaazia Adam e Taibo Bacar. Os estilistas pan-africanos foram representados por Ade Bakare (Nigria), Anna Getaneh (Etipia), Carla Silva (Angola), David Tlale (frica do Sul), Jackeline Kakesse (Congo), Jamilla Swai (Tanznia), John Kaveke (Qunia), Lizette Pote (Angola), Loin Cloth & Ashes (Tanznia), Machere (frica do Sul), Sonwabile Ndamase (frica do Sul), Soucha Haute Couture (Egipto) e Zandile Meyiwa (frica do Sul) e os internacionais por Cristiano Burani (Itlia), Leitmotiv (Itlia) e Nuno Gama (Portugal). Os estilistas apresentaram uma mistura perfeita entre a cultura africana e as tendncias mundiais, em roupas de diverentes cores que convergiam num alto estilo e glamour. Desfilaram a sua classe no palco modelos profissionais vindos do Qunia, Angola, frica do Sul e Moambique, mostrando elegncia, simplicidade e originalidade nas roupas e acessrios e as propostas levaramnos a uma viagem pelo continente conhecido como o bero da humanidade. O MFW foi criado h cinco anos com o objectivo de mostrar ao mundo a fora cultural de um povo to criativo como original. E esses valores so explorados na msica, na arte, na gastronomia e, principalmente, na moda. Arsnia Sythoe

Maputo acolheu, de 7 a 12 de Dezembro, a 5. edio do Mozambique Fashion Week - MFW. Foi uma semana inteira de moda africana a desfilar nas passarelas da cidade das accias, exalando talentos e diferentes pontos de vista de estilistas nacionais e internacionais. Fizeram parte do evento 25 novos estilistas designados por young designers nomeadamente Alberto Penga, Alberto Tinga, Alda Domingos, Wacelia Zacarias, Tasse Da44 Revista Capital

niel, Nivaldo Nhassengo, Mrio Maluana, Alexandre Alexandre, Alexandrina da Silva, Aura Monbassa, Manuela & Josefa Faiche, Mbire, Miguel Moiane, Berta Niquisse, Dulce zivo, Ester Tique, Ldia Mate, Madalena Cumbane, Mamma Africa, Feliciano da Camara e Dama do Bling, Felicidade Moiane, Henriqueta Macuacua, Jabulane (Anabela & Mabel), Jorge Girabeira e Kamana Felex. Dos estilistas j estabelecidos participaram Adlia e Sheila Tique, Angela Afuale, Carla

Revista Capital 45

PENa CaPItal

O romantismo e os negcios
Jos v. Claro

amos imaginar a cena. A tarde amena, a gua do riacho murmureja suavemente, o perfume das flores embota os sentidos, o doce cantar dos pssaros rivaliza com o zumbido das liblulas, brias de sol no bailado de chispas reluzentes entre as sombras do arvoredo. No capim verdejante um jovem casal abandona-se, languidamente s carcias do vento e das mos respectivas. Ela olha o parceiro com ternura enquanto os seus olhos, hmidos e sorridentes, reflectem o rosto do apaixonado que se inclina at aflorar, com doura, os lbios da bem amada, que retribui. Ele, com o corao repleto de tanto carinho, sorve o momento a grandes golfadas de ar puro que lhe assegura a sobrevivncia, mas lhe aferventa o sangue. As suas mos acariciam o corpo frgil que se lhe entrega. O momento sublime, digno da paleta de Renoir, do cinzel de Rodin ou duma ria de Fausto ou das Quatro Estaes, de Vivaldi. O tempo parece ter parado e apenas o bater dos dois coraes rivaliza com os rudos desta natureza africana. Esquecidos dos trabalhos da machamba, os dois apaixonados vivem o momento inolvidvel que todos os poetas cantam, a altura em que os prazeres do esprito se irmanam com o sentir corpreo e se deixam guiar pelos cinco sentidos, todos eles concentrados na volpia que os cerca. Os dedos do improvisado Romeu seguram delicadamente a nuca brilhante da sua Julieta, apanham-lhe a primeira mecha de cabelo, sobem-lhe junto s orelhas, tocam-lhe a pele trgida emaranham-se-lhes nas mechas, enredam-se nas tissagens, ele solta um grunhido de desagrado, ela no consegue refrear um esgar de dor ao sentir o cabelo arrepelado, h um gesto de repulsa, dois corpos que se erguem e a magia de todo um momento que se perde. As aves calaram-se, o riacho abafou o seu murmurejar e as libelinhas procuraram outras paragens. Tudo acabou porque algum

teve a ideia de substituir os doces cabelos encrespados da mulher africana por um emaranhado de fios sintticos, desagradveis ao tacto, brilhantes ou baos, mas sem a elasticidade dos cabelos naturais, sem o seu brilho, sem aquela macieza que faz ccegas nas pontas dos dedos e se deixa moldar em figuras fofas que d gosto contemplar. Sim, eu sei que as mechas e as tissagens constituem um negcio que d de comer a muitas famlias e at posso estar de acordo que alguns penteados assim concebidos, vistos de longe, at podem parecer agradveis. Vou mesmo ao ponto de aceitar que poder ser mais prtico para a mulher pois evita pentear-se todas as manhs, basta agitar a cabea e a esto as mechas e as extenses em todo o seu esplendor. Mas existe qualquer coisa que no est bem. Onde fica o romantismo, o doce toque dos dedos masculinos nos cabelos da sua eleita, o suave contacto do rosto msculo contra os caracis naturais que emolduram as belas feies femininas? Sacrificou-se o romntico ao prtico e fez-se a felicidade dos fabricantes de cabelo artificial contra a tristeza dos amantes naturais. As nossas apaixonadas mais aparentam carregar pedaos de alcatifa volta da cabea. Parece alcatifa, cheira a alcatifa, um derivado da alcatifa. No! Daqui elevo o meu protesto contra as mechas, extenses, tissagens e outras que tais que impedem as carcias suaves dos dedos de todos os homens nos cabelos das suas amadas. A continuar o actual estado de coisas qualquer dia ser mais romntico acariciar os tapetes de entrada das casas, os capachos onde se esfregam os ps, at os tapetes protectores nos automveis. Um destes dias os sales de cabeleireiro sero reciclados em oficinas de fabrico e instalao de alcatifas, tapetes e correlativos. Abaixo as alcatifas capilares, vivam os cabelos naturais.

46 Revista Capital

Revista Capital 47

TDM

48 Revista Capital

You might also like