You are on page 1of 29

Estudo das guas para fins alimentares

ACIDEZ, ALCALINIDADE E DUREZA

ACIDEZ DAS GUAS


Pode ser definida como sua capacidade de reagir quantitativamente com uma base forte at um valor definido de pH, devido presena de: cidos fortes (cidos minerais: clordrico, sulfrico e ntrico); cidos fracos (orgnicos: cido actico e inorgnicos: cido carbnico, por exemplo) e sais que apresentam carter cido (sulfato de alumnio, cloreto frrico, cloreto de amnio, por exemplo).

FONTES DE ACIDEZ NAS GUAS


O gs carbnico um componente habitual da acidez das guas naturais. CO2 + H2O H2CO3 Os cidos minerais surgem em guas naturais principalmente atravs de descargas de efluentes industriais no neutralizados.

ALCALINIDADE DAS GUAS


uma medida da capacidade da gua de neutralizar um cido forte a um determinado pH. A alcalinidade na gua apresenta pouca importncia sanitria, exceto em concentraes elevadas, quando os efeitos associativos com o pH, dureza e slidos totais podem tornar a gua prejudicial.

FONTES DE ALCALINIDADE NAS GUAS


Em guas naturais, os principais componentes da alcalinidade so os sais do cido carbnico, ou seja, bicarbonatos e carbonatos, e os hidrxidos, mas principalmente aos bicarbonatos de clcio, magnsio, potssio e sdio. Os ons hidroxila e em menor grau os ons fosfatos, amnia, silicatos e boratos tambm contribuem para a alcalinidade da gua.

FONTES DE ALCALINIDADE NAS GUAS


Outros sais de cidos orgnicos, como sais de cido hmico, cido actico, tambm conferem alcalinidade s guas, mas seus efeitos normalmente so desconsiderados por serem pouco representativos Em guas contaminadas e em estado anaerbico, pode haver produo de sais de cido actico, propinico e hidrossulfrico, que aumentam o teor de alcalinidade.

FONTES DE ALCALINIDADE NAS GUAS


Em alguns processos industriais, como produo de bebidas e alimentos, a alcalinidade deve ser controlada e mantida dentro de certos limites. No entanto, a alcalinidade desejvel em muitas guas, para fins industriais, como forma de inibir a corroso nas tubulaes.

ALCALINIDADE TOTAL
A alcalinidade total de uma gua dada pelo somatrio das diferentes formas de alcalinidade existentes, ou seja, a concentrao de hidrxidos, carbonatos e bicarbonatos, expressa em termos de carbonato de clcio. Pode-se dizer que a alcalinidade mede a capacidade da gua em neutralizar os cidos.

ALCALINIDADE TOTAL
A medida da alcalinidade de fundamental importncia durante o processo de tratamento de gua, pois em funo do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos qumicos utilizados.

ALCALINIDADE TOTAL
Normalmente as guas superficiais possuem alcalinidade natural em concentrao suficiente para reagir com o sulfato de alumnio nos processos de tratamento. Quando a alcalinidade muito baixa ou inexistente h a necessidade de se provocar uma alcalinidade artificial com aplicao de substncias alcalinas, tal como cal hidratada ou barrilha (carbonato de sdio) para que o objetivo seja alcanado.

ALCALINIDADE TOTAL
Quando a alcalinidade muito elevada, procede-se ao contrrio, acidificando-se a gua at que se obtenha um teor de alcalinidade suficiente para reagir com o sulfato de alumnio ou outro produto utilizado no tratamento da gua.

ALCALINIDADE TOTAL
Quando a alcalinidade muito elevada, procede-se ao contrrio, acidificando-se a gua at que se obtenha um teor de alcalinidade suficiente para reagir com o sulfato de alumnio ou outro produto utilizado no tratamento da gua.

ALCALINIDADE TOTAL
Metodologia: Titulao com cido Sulfrico Princpio do Mtodo: O mtodo baseia-se na determinao dos componentes da gua que elevam o pH para um valor acima de 4,6. A titulao feita com uma soluo de cido sulfrico (H2SO4), nos pontos sucessivos de equivalncia do bicarbonato e do cido carbnico usando-se como indicadores fenolftalena e indicador misto.

Clculo:
Alcalinidade fenolftalena: mg/L de CaCO3 = Alcalinidade Total: mg/L de CaCO3 =
A2mL x 0,02 x 50000 mL de amostra A1mL x 0,02 x 50000 mL de amostra

A1 = volume gasto do cido com indicador fenolftalena A2 = Volume gasto do cido com indicador misto

NDICE DE ALCALINIDADE
dado conforme a tabela abaixo:
RESULTADO Alcalinidade relativa OH (mg/L CaCO3) Alcalinidade relativa ao CO32 (mg/L CaCO3) Alcalinidade relativa ao HCO3 (mg/L CaCO3)

F=0 F<T F=T F>T F=T

0 0 0 2F T T

0 2F 2F 2(TF) 0

T T 2F 0 0 0

F = alcalinidade fenolftalena T = alcalinidade total

DUREZA DAS GUAS


Originalmente, a dureza da gua era entendida como sua capacidade de precipitar sabo, isto , nessas guas os sabes transformam-se em complexos insolveis, no formando espuma at que o processo se esgote. causada pela presena de ons clcio e magnsio, principalmente, alm de outros ctions como ferro, mangans, estrncio, zinco, alumnio e hidrognio, associados a nions carbonato (mais propriamente bicarbonato, que mais solvel) e sulfato, alm de outros nions como nitrato, silicato e cloreto.

DUREZA DAS GUAS


Outros ctions polivalentes tambm podem precipitar o sabo, mas estes se encontram normalmente em formas complexas, freqentemente com constituintes orgnicos, e a sua contribuio para a dureza da gua pode ser mnima e difcil de ser medida. Assim, a dureza total definida como a soma das concentraes de clcio e magnsio, expressa em termos de carbonato de clcio, em miligramas por litro.

DUREZA DAS GUAS


As guas duras precipitam o sabo, impedindo ou diminuindo a sua capacidade de fazer espuma, provocando incrustaes em tubulaes de gua quente, caldeiras, evaporadores, intercambiadores de calor e outras unidades, nas quais se opera em altas temperaturas. As guas brandas apresentam a vantagem de economizar combustvel para aquecedores, diminuindo a mo de obra em manuteno e limpeza dos equipamentos incrustados. No entanto, as guas brandas de dureza inferior a 30 50 mg/L / so corrosivas.

Classificao das guas quanto a DUREZA


gua Branda guas pouco duras guas duras guas muito duras 0 75 mg/L CaCO3 75 150 mg/L CaCO3 150 300 mg/L CaCO3 > 300 mg/L CaCO3

DUREZA DAS GUAS


Quando a dureza maior que a soma da alcalinidade de carbonato e bicarbonato, a poro da dureza equivalente alcalinidade total chamada de dureza de carbonato; A poro da dureza que excede a alcalinidade chamada de dureza de nocarbonato.

DUREZA DAS GUAS


Quando a dureza numericamente igual ou menor que a soma da alcalinidade de carbonato e bicarbonato, toda a dureza dureza de carbonato e a dureza de nocarbonato ausente. A dureza pode compreender de zero a centenas de miligramas por litro, dependendo da fonte e do tratamento ao qual esta gua foi submetida.

DUREZA TEMPORRIA OU PERMANENTE


DUREZA TEMPORRIA: tambm chamada de dureza de carbonatos, causada pela presena de bicarbonatos de clcio e magnsio. Esse tipo de dureza resiste ao dos sabes e provoca incrustaes. denominada de temporria porque os bicarbonatos, pela ao do calor, se decompem em gs carbnico, gua e carbonatos insolveis que se precipitam.

DUREZA TEMPORRIA OU PERMANENTE


DUREZA PERMANENTE: A dureza permanente, tambm chamada de dureza de no carbonatos, devida presena de sulfatos, cloretos e nitratos de clcio e magnsio, resiste tambm ao dos sabes, mas no produz incrustaes por serem seus sais muito solveis na gua. No se decompe pela ao do calor.

DUREZA TOTAL
Metodologia: Titulao com EDTA (cido Etilenodiamino tetractico) Princpio do Mtodo: O mtodo baseia-se na formao de um quelato solvel quando o EDTA adicionado a uma soluo de certos metais.

DUREZA TOTAL
Se uma pequena quantidade de um indicador tal como o negro de eriocromo T adicionado a uma soluo aquosa contendo os ons clcio e magnsio a um pH de 10,0 0,1 a soluo torna-se vermelho-vinho. Se EDTA usado como titulante, o clcio e o magnsio sero complexados. Depois que EDTA suficiente tenha sido adicionado para complexar todo o magnsio e o clcio, a soluo mudar da cor vermelho-vinho para azul. Esse o ponto final da titulao.

DUREZA TOTAL
PRECAUES: As titulaes so melhores quando conduzidas temperatura ambiente. A mudana de cor torna-se vagarosa quando as amostras esto geladas. A decomposio do indicar apresenta problemas em gua quente.

DUREZA TOTAL
CLCULO:
Dureza (EDTA) em mg/L do CaCO3 =

(A B) x Fc x 1000 mL da amostra

Onde: A = volume de EDTA gasto na titulao da amostra B = volume de EDTA gasto na titulao do branco Fc = Fator de correo do EDTA quando houver e for diferente de 1

You might also like