You are on page 1of 6

GOVERNANA DE TI 1 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa

OBJETIVOS 1. Saber a importncia do alinhamento entre estratgia corporativa e TI. 2. Conhecer a tcnica do Balanced Scorecard (BSC). 3. Saber o que Governana de TI. 4. Identificar as responsabilidades da Governana de TI. 5. Relacionar a Governana de TI com modelos e ferramentas utilizadas.

1. Alinhamento da rea de TI
O alinhamento da rea de TI com a rea de negcio o ingrediente principal para a criao da governana de TI sob a guarda da governana corporativa.

2. Balanced Scorecard (BSC)


Atravs dele possvel criar um mapa estratgico para traduzir sua misso e viso, criando um conjunto abrangente de medidores de desempenho que serve de ajuda na gesto estratgica. FOCO FUNDAMENTAL DO BSC: Medio de quatro perspectivas onde qualquer medida selecionada deve fazer parte de uma cadeia de relaes de causa e efeito que proporcione melhoria no desempenho financeiro. Na perspectiva Financeira o que normalmente se v a estratgia de crescimento, rentabilidade e risco do negcio. Os objetivos financeiros servem de foco para as perspectivas seguintes do BSC; na perspectiva do Cliente, busca-se alinhamento de resultados, proporcionando satisfao, fidelidade, captao e lucratividade; os Processos Internos, onde ocorre uma anlise dos processos mais crticos, levam em considerao as duas primeiras perspectivas; e por ltimo, a perspectiva Aprendizado e Crescimento oferece sustentao, suporte mudana e inovao e o crescimento organizacional para as trs primeiras perspectivas alcanarem seus objetivos.

3. O que governana de TI?


A governana corporativa, juntamente com o planejamento estratgico de TI alinhado ao negcio, influencia diretamente a estruturao da governana de TI. PRTICAS DE GOVERNANA FINANCEIRA O CFO (Diretor financeiro) estabelece uma governana financeira com delegao de autoridade, especificando quem pode assinar cheques, qual o valor limite para cada funo autorizada, bem como quem pode autorizar pagamentos e at quanto. Por sua vez, o CFO examina a carteira de investimentos da empresa, administra o fluxo de caixa e acompanha as possveis exposies a riscos. A finalidade

GOVERNANA DE TI 2 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa desta prtica segregar responsabilidades, atravs da diviso de trabalho, sem que se perca o controle. A interveno do CFO no processo s acontece para mitigar problemas ou aproveitar oportunidades. DEFINIO DE GOVERNANA DE TI " A especificao dos direitos decisrios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejveis na utilizao de TI". A governana de TI determina quem toma decises, como por exemplo, quem tem o direito de decidir quanto a empresa deve investir em TI. O ITGI (2007) descreve a governana de TI como responsabilidade dos executivos e da alta direo, consistindo em aspectos de liderana, estrutura organizacional e processos que garantam que a rea de TI da organizao suporte e aprimore os objetivos e as estratgias da organizao UMA BOA GOVERNANA DE TI DEVE ABORDAR AS SEGUINTES QUESTES: Quais decises devem ser tomadas para garantir a gesto e o uso eficazes de TI? Quem deve tomar essas decises? Como essas decises sero tomadas e monitoradas? Como a empresa consegue implementar controles na rea de TI de forma que TI entregue as informaes que a empresa precisa? Como a empresa gerencia os riscos e garante a segurana dos recursos de TI dos quais to dependente? Como a empresa assegura que a rea de TI atinja os seus objetivos e atenda ao negcio? Manter TI alinhado ao negcio. Contemplar a continuidade do negcio contra interrupes e falhas. Incluir marcos regulatrios externos, como SOX, por exemplo. A governana de TI deve ser vista como parte da governana corporativa, de tal forma que agregue valor ao negcio, no permita investimento em projetos desalinhados com os objetivos da empresa e mantenha mecanismos de controle e gesto adequados.

4. Responsabilidades da Governana de TI
4.1. A implementao de uma governana de TI precisa ser estruturada de uma forma que facilite a definio dos papis dos envolvidos e de suas responsabilidades. Com relao ao lado comportamental, deve estabelecer os relacionamentos formais e informais e conferir direitos decisrios a um papel (CEO, por exemplo) ou grupo de papis especficos (CIO e CFO, por exemplo). J no lado normativo, deve dar foco na definio dos mecanismos, formalizando relacionamentos e estabelecendo as regras e procedimentos operacionais que proporcionaro que os objetivos sejam atingidos. 4.2. Considerar os valores do stakeholder no estabelecimento das estratgias para determinar e direcionar aes de valor para o negcio.

GOVERNANA DE TI 3 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa

4.3. Segundo Albertin & Albertin (2010), o ITGI confere governana de TI princpios e prticas da governana corporativa, devendo realar: A capacidade de TI pode nivelar e influenciar ativos intangveis, como informao e conhecimento. O alinhamento da TI estratgia de negcio. Os investimentos de TI, revisados e aprovados. A transparncia dos riscos relacionados TI. A medio do desempenho de TI. 4.4. Para poder ser colocado em prtica, os diretores devem criar um comit de estratgia de TI e fornecer direo e controle especializados sobre o valor de TI e os riscos que precisam ser gerenciados. Sob o olhar da administrao da empresa, a governana deve ser tratada conforme mostrado na figura abaixo:

GOVERNANA DE TI 4 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa

Observa-se na imagem que, na definio da estratgia, a administrao mantm o foco no gerenciamento de valor e nos processos de acompanhamento, ratificando ou no os resultados de acordo com o que foi feito. Neste caso, as responsabilidades da administrao so: Alinhar as estratgias de negcios com as de TI; promover a corresponsabilidade entre negcios e TI; implementar medidas de desempenho baseadas nos objetivos; gerenciar o processo de melhoria atravs da soluo de problemas e seu reporte; e dar autoridade ao CIO para influenciar no processo de GTI.

5. Modelos de Governana de TI
5.1. A adoo de um modelo colabora muito com a transparncia e visibilidade dos processos de TI e fortalece a relao com os outros processos da organizao. Para se ter xito na escolha de um modelo de governana, essencial que a empresa saiba qual a posio estratgica que a TI deve ter. Mais do que manter sistemas disponveis, para a maioria das organizaes deve-se enxergar a TI como um brao estratgico no negcio. Muitas empresas ao se dedicarem a questo da governana, acabam optando por outsourcing de TI para fortalecer o exerccio de seu papel estratgico. De uma maneira geral, os cenrios de governana encontrados nas empresas particularizam a escolha do modelo adotado, mas estas utilizam um ferramental comum para mant-los. Com a utilizao desse ferramental, o gestor de TI acompanha o andamento das atividades, promove acertos, identifica novas demandas, publica indicadores e participa de reunies corporativas para manter o alinhamento. Ainda como trabalho de preparao, importante estabelecer papis e responsabilidades para cada

GOVERNANA DE TI 5 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa departamento. Neste caso, o mapeamento de processos ajuda a dar maior visibilidade de como cada parte da empresa funciona e quais melhorias podem ser feitas. 5.2. Ciclo da Governana de TI segundo Aragon (2008):

ETAPA 1: Alinhamento estratgico e complience representando a etapa de planejamento estratgico de TI. Nesta etapa tambm devem ser levados em considerao as estratgias da empresa e os requisitos de conformidade externos, tais como SOX e acordo da Basilia II; ETAPA 2: Deciso, compromisso, priorizao e alocao de recursos representando a etapa das responsabilidades pelas decises realtivas a TI; ETAPA 3: Estrutura, processo, operao e gesto representando a estrutura organizacional e funcional de TI e os processos de gesto e operao dos produtos e servios de TI. ETAPA 4: Medio de desempenho representa a escolha, coleta e gerao de indicadores de resultados dos processos, produtos e servios de TI. 5.3. TCNICAS QUE PODEM AJUDAR NA IMPLEMENTAO E CICLO DE VIDA DA GOVERNANA DE TI
FERRAMENTA BSC (Balance Scorecard) COBIT (Control Objectives for Information and Related Tecnology) ITIL ISO 20000 PMBOK (Project Management Body of Knowledge) CMMI e MPS BR Six Sigma ISO 27000 a ISO 27008 Val IT UTILIZAO Planejamento e desempenho Governana e controle Servio Projeto Engenharia de software Qualidade Segurana da Informao Investimentos em TI

6. Referncias:
Balanced Scorecard: KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. "Mapas Estratgicos: convertendo ativos intangveis em resultados tangveis". Rio de Janeiro. Editora campus, 4 edio, 2004. Outros livros de Robert S. Kaplan e David P. Norton. ITGI (governana de TI): http://www.itgi.org ISACA: http://www.isaca.org

GOVERNANA DE TI 6 Aula 2: Alinhamento de TI Governana Corporativa

You might also like