You are on page 1of 1

Matria Tcnica Matria Tcnica

ser esperado com adesivos de policloropreno quando usados para ligar substratos apropriados.

a prtica especfica do processo, mas uma diretriz til para se fazer uma recomendao ao cliente usar metade da dosagem que est sendo utilizada nos produtos 1 e 2 se o Vulcabond TX est sendo introduzido numa nova aplicao, isto , onde um Isocianato no foi previamente utilizado, ento podem ser recomendados com segurana de 5 a 7,5 partes phr em adesivos ou 10 partes phr em composies de aplicao em camadas ou em banhos de imerso.
Poder de Adeso (kg/50mm)

solventes ou compostos de borracha. 5.2 - Para algumas aplicaes em indstrias de calados a soluo de isocianato posteriormente diluda com um solvente apropriado e ento utilizado para preparar o substrato, isto : couro, PVC, poliuretano, etc. A filosofia a que que os grupos reativos do isocianato so "implantados" diretamente sobre estes materiais e os que facilitam a subsequente unio, quando a prpria pasta de adesivo aplicada.

1) Introduo
As solues de poliisocianatos em xileno tm sido amplamente utilizadas nos modernos processos industriais.

caminhes, e at em aplicaes mais pesadas como: correias de transportes, cintos em V ou luvas de acoplamento, envolvendo qualquer indstria onde um tecido necessita ser juntado a um composto de borracha e onde um processo de dissoluo preferido a um sistema aquoso.

Em termos simples, isto pode ser interpretado que no produto existe aproximadamente duas vezes mais potencial reativo em comparao ao do similar levando-se em conta relao de pesos. No emprego de aplicaes em camadas ou em banho de imerso, os mesmos padres de reatividade so extensamente utilizados, mas h uma recomendao de que os nveis de adeso beneficiam-se de dosagens mais altas do produto concorrente quando usados com Como resultado de seu maior poliamida e txteis de polister. campo de ao as tabelas seguintes ilustram como Vulcabond TX pode substituir produtos concorrentes em adesivos ou em aplicaes genricas envolvendo txteis sintticos. Para convenincia da apresentao o produto 1 foi usado para uma comparao e o produto 2 para uma outra. Entretanto, como eles so intercambiveis de acordo com as respectivas especificaes, os resultados podem ser considerados tpicos para ambos os produtos:

Dentre as principais aplicaes podemos destacar:


1.1 - Adesivos para indstria de calados onde os isocianatos so usados em suas formulaes para reduzir a termoplasticidade do filme seco, bem como aumentar a fora de adeso do substrato. Estes so preparados como solues solventes nas quais o isocianato adicionado e aps aplicao no substrato, so deixados para vulcanizar ou interagir a temperatura ambiente. Elas so geralmente chamadas de sistemas de vulcanizao de adesivo "a frio" ou a temperatura ambiente (RT)2. 1.2 - O segundo uso diz respeito ao revestimento de fibras txteis sintticas pela aplicao de vrias camadas de soluo / "pasta" de borracha ou imerso na mesma, e subsequente vulcanizao do tecido tratado aps evaporao do solvente. O isocianato usado como sada para que uma maior gama de dosagens possa ser aplicada em txteis e genericamente em solues de borracha. Da a tcnica pode ser desenvolvida em indstrias que produzem artigos como revestimentos para pisos, vesturio emborrachado para

4) Aplicao

2) O Produto (nome comercial Casabond TX)


COMPOSIO QUMICA
50% de soluo da mistura de poliisocianatos (baseada em diisocianato difenil metano. MDI) em xileno

Substrato

Vulcabond TX

Produto 2

Vulcabond TX eminentemente apropriado para aplicaes atravs desta tcnica e, sendo baseado no isocianato lquido rapidamente absorvido pelos poros dos substratos. 5.3 - de extrema importncia que o efeito da concentrao seja inteiramente considerado desde que: a) Quanto mais baixa a concentrao tima de Vulcabond TX requerida, mais significante ser a vantagem comercial; b) Onde o cliente estiver usando uma concentrao apropriada do produto similar e, se ele a substituir por um peso equivalente de Vulcabond TX - algo razovel de ser feito sem compreenso adequada ou orientao - ele provavelmente obter resultados inferiores e insatisfatrios.

Dosagem de Isocianato (pphr)


Poliamida Polister
Novamente o Vulcabond TX melhor utilizado do que o produto 2 nas dosagens mais baixas e fornee os mesmos nveis de adeso que o produto similar nas dosagens mais altas.
Poder de Adeso (kg/50mm)

5 32 28

20 18 21

10 17 8

20 25 32

FORMA FSICA
Lquido fludo de colorao marrom escura

5) Custos
Na maioria dos mercados onde Vulcabond TX pode ser oferecido contra os produtos semelhantes, ele ter um custo mais baixo, juntamente com a recomendao de baixa dosagem anteriormente descrita. Nota prtica: 5.1 - O isocianato bsico contido no Vulcabond TX um lquido e, portanto, em uma maior concentrao tender a plastificar o elastmero no qual o adesivo, soluo de borracha ou pasta est baseado. Uma relevante reduo da viscosidade da soluo dever, portanto, ser observada e representar uma razo a mais para manter as dosagens do produto um pouco baixa. Este efeito mais observado em adesivos do que em simples

PESO ESPECFICO
1,07

Adesivo Poliuretano

Vulcabond TX

Produto 1

Dosagem de Isocianto (pphr) 3) Reatividade


O Vulcabond TX um diisocianato enquanto que outros produtos concorrentes so cri-isocianatos. Esta soluo mais concentrada de isocianato oferece mais campo de o ao para de as aplicaes no tecnolgicas relacionadas, isto , contedo isocianato Vulcabond TX aproximadamente 16,8% ao passo que o contedo de isocianato em produtos concorrentes de aproximadamente 6,9%.

5 35 36 39 70

7,5 33 22 34 66

10 33 33 29 37

5 31 37 29 22

7,5 33 34 38 46

10 35 39 36 75

Couro / Solado Grau I Couro / Solado Grau II Couro / Solado PVC macio Couro / Solado PVC duro
Desses dados pode ser notado que uma adeso tima obtida com Vulcabond TX numa dosagem aproximada de 5% ao passo que para conseguir o mesmo nvel de ligao com o produto similar necessria alta dosagem de aproximadamente 10%. Um padro de concentrao similar pode

enfatizado que os nveis de adeso variam ligeiramente de acordo com a formulao do composto de borracha (adesivo ou pasta de aplicao) e do peso, tipo e qualidade do txtil ou do substrato. Os melhores isocianatos e os nveis de poder de adeso obtidos tambm iro variar de acordo com

Matria Tcnica elaborada por: Luiz Arnaldo Daldon / Gerente Tcnico Comercial Ladbor Comrcio e Representao Ltda.

44

proteo, cobertura de lona para

45

You might also like