You are on page 1of 4

Tcnica para um Relaxamento Perfeito

Realize este exerccio em uma hora e lugar que voc no possa ser perturbado. O local deve ser agradvel e bem ventilado. Lembre-se que a temperatura da superfcie do seu corpo baixar consideravelmente neste exerccio. Deite-se em uma superfcie dura( ou, se preferir, sente-se em uma cadeira de espaldar duro). Fique bem quieto por vrios minutos, mantendo seus olhos abertos. O local deve estar um pouco escurecido, mas no em completa escurido. Mantenha suas mos no lado do seu corpo e suas pernas descruzadas. (Isto auxilia o fluxo da energia psquica). Agora, imagine que voc est endurecendo como cimento ou gelatina. Imagina que voc seja capaz cada vez menos de movimentar-se at que, finalmente, seu corpo esteja completamente imobilizado. No mova um msculo. Isto pode no ser to fcil quanto parece; o crebro preguioso, em particular quando vem em relao a qualquer tipo de esforo exigido e ele far o seu melhor para fazer voc trocar sua posio- coar seu nariz( pode produzir um espirro), bocejar, engolir, etc. Voc deve resistir urgncia de fazer qualquer movimento. Pelo contrrio, voc deve permanecer absolutamente parado por pelo menos cinco minutos. Se voc se sentir desconfortvel, esta a inteno. Feche os seus olhos e faa um passeio mental pelo seu corpo, comeando pelos dedos dos ps e trabalhando at o topo de sua cabea. D uma ateno especial aos msculos dos ombros, pescoo e mandbulas. No faa, neste estgio, nenhuma tentativa de relaxar as vrias partes do seu corpo, simplesmente torne-se consciente de cada grupo de msculos e faa um registro mental da tenso que eles estejam. Este passeio de inspeo deve levar cerca de trs minutos para ser completado. Agora, respire fundo, inspire por sua boca e expire por seu nariz, esvazie seus pulmes completamente de cada vez. Depois, respire normalmente novamente, por seu nariz. Estique os dedos do seu p esquerdo tanto quanto possvel e segure esta tenso por dez segundos. Relaxe os msculos e imediatamente estique os dedos do seu p direito. Mantenha a tenso por dez segundos e depois relaxe os msculos e imediatamente transfira sua ateno para a panturrilha esquerda, tencionando os msculos aqui por dez segundos... relaxe e imediatamente tencione o msculo da panturrilha direita... e faa assim com cada parte do corpo, a cada vez tencionando os msculos por dez segundos e relaxando e transferindo para um grupo diferente de msculos. Voc deve completar esta seqncia franzindo sua testa - segurando e relaxando. importante que a troca de ateno e tenso- seja imediata.

Neste estgio voc deve observar sua respirao. Comece por ouvir simplesmente ao som do ar movendo-se atravs de suas narinas : sinta o ar enchendo e esvaziando seus pulmes. Gradativamente, d inspiradas mais longas e mais profundas e tente respirar sem fazer nenhum barulho, suavemente, constantemente e silenciosamente. Respire com sua barriga ou diafragma inferior, no incio de cada inalao, enchendo seu diafragma superior por ltimo. Quando expirar, esvazie primeiro seu diafragma superior e depois o inferior. Tente fazer que tudo isto seja um movimento suave. Expire completamente de cada vez. Deve levar alguns segundos a mais para expirar do que para inspirar. Se voc inspirar contanto at oito, voc deve expirar contando at dez.

Torne-se consciente da fora da gravidade empurrando o seu corpo para baixo. Sinta o seu prprio peso, sinta o peso dos seus dedos, mos, braos, pernas e cabea. Voc provavelmente j viu os filmes do Drcula onde o Conde exposto a uma dose letal de luz do dia, e onde seu corpo comea a se desintegrar diante de seus olhos, e que dentro de minutos no h nada a no ser um monte de poeira. Voc deve agora imaginar que o mesmo processo de desintegrao est acontecendo com voc. Visualize o seu corpo comeando a se vaporizar. Sinta os seus dedos, depois sua mos, e ento os seus braos se transformando em poeira. Imagine, to fortemente voc possa, que seu corpo inteiro est transformando-se em um p fino sobre o cho(ou cadeira). Se voc tiver seguido as instrues anteriores apropriadamente voc deve ter quase nenhum problema em imaginar isto; as vezes a sensao de transformao em p ocorre espontaneamente com a volta do relaxamento profundo. Voc transformou-se em um monte de poeira. Agora, imagine que um leve brisa est soprando voc, espalhando o seu p em todas as direes.... at que no haja mais nada - apenas a sua conscincia. Quando voc estiver pronto d a voc mesmo a instruo, ou mentalmente ou em voz alta: No momento em que eu contar de dez at um e dizer a palavra.(escolha uma palavra apropriada para voc) trs vezes, Eu , imediatamente estarei completamente relaxado, como estou agora. Repita esta frase vrias vezes. Para terminar o exerccio, respire profundamente e estique seu corpo suavemente. Diga para sim mesmo: Na contagem de trs, abrirei meus olhos e estarei completamente acordado, alerta e renovado. Voc pode auto-sugerir-se positivamente neste estgio. Um Dois Trs Abra seus olhos. Mexa seus ombros. Estique suas pernas. Dobre suas mos algumas vezes, e vagarosamente levante-se.

Depois de fazer este exerccio pela primeira vez voc provavelmente se sentir um pouco estranho ento no faa nenhum movimento brusco por enquanto, ou voc pode estirar algum msculo.

Antes de voc realizar est tcnica de relaxamento, voc deve memorizar as instrues dadas: voc no ser capaz de olh-las quando voc estiver no meio da rotina.

Permanecer imvel Passeio Mental, observando a tenso muscular Respirao profunda Seqncia de tencionamento e relaxamento Ouvir e controlar a sua respirao Sentir seu peso Transformar-se em poeira O vento soprando a poeira Instrues e sinal mental O fim na contagem do trs

Se voc exercitar-se regularmente, voc entrar em uma resposta de reflexo condicionado ao seu sinal, de modo que no ser necessrio passar por toda a rotina a cada vez:> simplesmente conte de dez at um e declare sua palavra mgica, voc vai se ficar imediatamente relaxado e, conseqentemente,, altamente receptivo s impresses psquicas.

Nome do arquivo: Apostila - Tcnica Para Um Relaxamento Perfeito Pasta: C:\Leitura Modelo: C:\Documents and Settings\Proprietrio\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dot Ttulo: Tcnica para um Relaxamento Perfeito Assunto: Autor: Geovana Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 17/7/2001 14:15 Nmero de alteraes:2 ltima gravao: 17/7/2001 15:25 Gravado por: Geovana Tempo total de edio: 70 Minutos ltima impresso: 14/12/2005 23:29 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 3 Nmero de palavras: 912 (aprox.) Nmero de caracteres: 5.204 (aprox.)

You might also like