You are on page 1of 21

Fato Jurdico

Fato Jurdico Todo acontecimento, natural ou humano e suscetvel de produzir efeitos jurdicos. Os fatos Jurdicos constituem gnero que inclui eventos puramente naturais (fatos jurdicos em sentido restrito), e atos humanos de que derivam efeitos jurdicos, quais sejam, atos jurdicos e atos ilcitos. Tal a classificao adotada pelo Cdigo Civil ao considerar que, no ato Jurdico ou lcito, o efeito jurdico deriva da vontade do agente (contratos, testamentos), ao passo que no ato ilcito o feito independe da vontade do agente, que, ao agir com dolo ou culpa e ocasionar dano a outrem, ocasionar efeitos jurdicos que, em absoluto, desejou, porque sempre sujeito s sanes legais.

Caso fortuito ou fora maior so fatos capazes de modificar os efeitos de relaes jurdicas j existentes, como tambm de criar novas relaes de direito. So eventualidades que, quando ocorrem, pode escusar o sujeito passivo de uma relao jurdica pelo no cumprimento da obrigao estipulada. E o caso, por ex., de uma tempestade que provoque o desabamento de uma ponte por onde deveria passar um carregamento confiado a urna transportadora. Diante de tal situao e da impossibilidade da continuao do itinerrio, a transportadora livra -se da responsabilidade pela entrega atrasada do material. Porm, para que determinado caso fortuito ou fora maior possa excluir a obrigao estipulada em um contrato, necessria a observao de certas circunstncias, tais como a inevitabilidade do acontecimento e a ausncia de culpa das partes envolvidas na relao afetada. Caso no haja a presena de qualquer destes requisitos, no pode haver caso fortuito ou fora maior que justifiquem o descumprimento contratual.

Factum principis aquele fato tambm capaz de alterar relaes jurdicas j constitudas, porm, atravs da presena da interveno do Estado e no da ao da natureza ou de qualquer eventualidade. Tal situao se configura quando o Estado, por motivos diversos e de interesse pblico, int erfere numa relao jurdica privada, alterando seus efeitos e, por vezes, at assumindo obrigaes que antes competiam a um ou mais particulares. Por ex. o Estado pretende construir uma estrada que cortar o espao fsico de determinada indstria, provocando sua desapropriao e a conseqente extino do

estabelecimento industrial, mediante, obviamente, indenizao. Porm, no s a indstria ser extinta como tambm os demais contratos de trabalho dos empregados do local. Diante de tal situao, a autoridade pblica obriga-se a assumir as devidas indenizaes trabalhistas, conforme disposto no art. 486 da CLT.

Atos Jurdicos no Sentido Amplo

O Ato jurdico lato sensu, necessariamente, decorrente da vontade do homem devidamente manifestada, ou seja, no h ato jurdico sem a devida participao volitiva humana.

Para que se constitua um ato jurdico, o direito brasileiro adotou a necessidade da declarao da vontade, que pode ser expressa ou tcita.

Convm ressaltar que os efeitos jurdicos decorrentes da volio humana so institudos pela norma jurdica, assim como os provenientes da ao da natureza tambm o so. Porm, no mbito dos atos jurdicos, o caminho para a realizao dos objetivos visados pelo declarante da vontade depende da natureza ou do tipo do ato realizado. Tal caminho ter que ser seguido na conformidade da lei ou poder ser traado autonomamente pela parte interessada.

Atos Jurdicos Stricto Sensu

Conforme a doutrina pandeccista alem, os atos jurdicos no sentido estrito so aqueles decorrentes de uma vontade moldada perfeitamente pelos parmetros legais, ou seja, uma manifestao volitiva submissa lei.

So atos que se caracterizam pela ausncia de autonomia do interessado para auto regular sua vontade, determinando o caminho a ser percorrido para a realizao dos objetivos perseguidos.

Defeitos dos atos Jurdicos

Vcios do Consentimento:

Erro Podemos considerar o erro como um falso conhecimento ou noo equivocada sobre um fato ou caractersticas referentes ao objeto, pessoa, clusula ou sobre o prprio ato negocial como um todo.

Erro, entretanto, s considerado como causa de anulabilidade do negcio se for essencial, escusvel e prejudicar real e efetivamente o declarante da vontade.

Erro de Fato, aquele que recai sobre uma situao ftica referente ao negcio realizado, subdivide-se em erro essencial e erro acidental. Erro essencial ou substancial: aquele que, de acordo com o direito positivo (CC, art. 86), capaz de viciar o consentimento do agente, tornando o negcio por ele praticado anulvel. So quatro as modalidades de erro substancial, a saber:

Error in negotio: Este tipo de erro diz respeito natureza prpria do ato, ou seja, incide sobre a prpria essncia ou substncia do negcio. Por ex., algum que pensa estar vendendo um objeto quando na verdade estar realizando uma doao.

Error in corpore: aquele que recai sobre a identidade do objeto principal da relao jurdica negocial. Por ex., um indivduo que acredita estar comprando uma motocicleta, mas na realidade adquire uma bicicleta.

Error in substantia: Incide sobre as caractersticas essenciais do objeto da declarao da vontade. Por ex., algum que, sem saber, adquire uma casa de dois pavimentos, mas acreditava estar comprando uma de trs.

Error in persona: Induz a uma falsa idia sobre a prpria pessoa que figura como a outra parte da relao negocial. o caso, por ex., do marido que, sem ter o conhecimento do fato, contrai matrimnio com mulher j deflorada.(Cdigo Civil, art. 219, IV).

Erro acidental: Em tese, no capaz de viciar o consentimento do sujeito, pois recai apenas sobre qualidades acessrias do objeto da relao (error in qualitate), bem como sobre sua medida, peso ou quantidade (error in quantitate), desde que no importe em prejuzo real ao individuo. Por ex., uma pessoa que compra um automvel e posteriormente descobre que o porta-malas 5 cm2 menor do que pensava.

J o erro de direito ou error juris aquele que diz respeito norma jurdica disciplinadora do negcio. No se confunde, contudo, com a ignorantia legis, uma vez que esta o desconhecimento completo da existncia da lei, sendo o erro de direito seu conhecimento equivocado, apesar do Cdigo Civil equiparar essas duas noes.

Dolo A noo que teremos de dolo diversa daquela empregada pelo direito penal, pois este o restringe apenas vontade livre e consciente de praticar um crime.Dolo civil todo ato malicioso ou fraudulento empregado por uma das partes ou por terceiro com o objetivo de ludibriar o outro contratante para que este manifeste seu consentimento de maneira prejudicial a sua vontade livre ou ao seu patrimnio, pois este consentimento seria declarado de forma diferente ou sequer teria existido caso no fosse utilizado tal artifcio astucioso.

Existem diversos tipos de dolo, sendo o dolus bonus e o dolus malus os que mais nos interessam.

Dolus bonus: aquele freqentemente empregado no comrcio informal e at mesmo no formal. Consiste em exageros nas vantagens e boas qualidades da mercadoria oferecida pelo comerciante.

Dolus malus: o dolo que prejudica efetivamente a vtima, capaz de viciar sua vontade, tornando o negcio anulvel. E um artifcio fraudulento que consegue enganar at mesmo as pessoas mais cautelosas e instrudas.

Coao Entende-se como coao capaz de viciar o consentimento todo fator externo capaz de influenciar, mediante fora fsica ou grave ameaa, a vtima a realizar negcio jurdico que sua vontade interna no deseja efetuar.

Vcios Sociais

Simulao: Negcio simulado aquele forjado pelas partes e que na verdade no existe, com o objetivo de prejudicar terceiros. So atos praticados sempre com a cumplicidade de outrem, ou seja, so bilaterais. Podem apresentar uma declarao de vontade intencionalmente discrepante da vontade real ou um consentimento externo em harmonia com a vontade interna, mas que de qualquer modo est em detrimento com a ordem jurdica.

Fraude contra credores: A fraude contra credores um ato praticado pelo devedor, com ou sem a cumplicidade de outrem, com o objetivo de desfazer o seu patrimnio para impossibilitar o pagamento de suas dvidas, prejudicando, portanto, os credores. Pode decorrer de uma simulao ou da realizao de um negcio de fato existente, porm anulvel, segundo o art. 147, II, CCB.

Atos Ilcitos

So atos que vo de encontro com o ordenamento jurdico, lesando o direito subjetivo de algum.

Para que se configure o ato ilcito mister que haja um dano moral ou material vtima, uma conduta culposa (dolo ou culpa stricto sensu) por parte do autor e um nexo causal entre o dano configurado e a conduta ilcita.

Ilcito civil gera uma obrigao indenizatria pelos danos efetivos e, em alguns casos, pelo que a vtima deixou de lucrar com o dano provocado.

Tal obrigao decorre da responsabilidade civil, que a possibilidade jurdica que determinada pessoa tem de responder pelos seus atos, sejam eles lcitos ou no. A responsabilidade pode ser direta (responder pelos prprios atos) ou indireta (responder por atos de terceiros).

Ato

Jurdico

Inexistente

no

constitui

um

ato

propriamente dito, de vez que a prpria expresso ato inexistente constitui uma contradictio in adiectio.

Ato Jurdico Nulo, Ato desprovido de requisitos substanciais ou que fere a norma jurdica, sendo inquinado de ineficcia absoluta. O Cdigo Civil exige, no art. 82, para a validade do ato jurdico, agente capaz, objeto lcito e forma prescrita ou no defesa em lei.

Ato

Jurdico

Anulvel

ato

praticvel

em

desatendimento

formalidades legais, e que, embora ratificvel, pode ser anulado por quem tenha interesse na sua ineficcia. Determina o Cdigo Civil Art. 147. anulvel o ato Jurdico, por incapacidade relativa do agente (art. 6); por vcio resultante de erro, dolo, coao, simulao, ou fraude (arts. 86 a 113). Art. 148. O ato anulvel pode ser ratificado pelas partes, salvo direito de terceiro. A ratificao retroage data do ato. O art. 152 estabelece: As nulidades do art. 147 no tem efeito antes de julgadas por sentena, nem se pronunciam de ofcio. S os interessados as podem alegar, e aproveitam exclusivamente aos que as alegarem, salvo o caso de solidariedade, ou indivisibilidade.

Ato-Condio necessrio para que a lei possa ser aplicada. Pressupem um imperativo hipottico, cuja concretizao depende da

realizao de certos atos voluntrios ou, mesmo, fatos. Ato-condies no se confunde com o ato jurdico em sentido restrito porque no atocondio o efeito jurdico, produzido pela aplicao de uma situao jurdica criada, ao passo que no ato Jurdico em sentido estrito, vontade daquele que pratica o ato que produz o efeito jurdico.

Negcios Jurdicos

O negcio jurdico todo ato decorrente de uma vontade auto regulada, onde uma ou mais pessoas se obrigam a efetuar determinada prestao jurdica colimando a consecuo de determinado objetivo. Como em todo ato jurdico, os efeitos do negcio jurdico so previamente institudos pelas normas de direito, porm, os meios para a realizao destes efeitos esto sujeitos livre negociao das partes interessadas, que estabelecem as clusulas negociais de acordo com suas convenincias, claro que sem ultrajar Os limites legais.

O negcio jurdico mais comum o contrato, apesar de existirem outros tipos de atos negociais, como o testamento, por exemplo.

A classificao mais comum dos negcios jurdicos a seguinte:

Negcios receptcios e no receptcios: o negcio jurdico receptcio aquele em que a manifestao da vontade de uma parte deve estar em consonncia com a outra parte para que o negcio se constitua e produza efeitos. H a necessidade de duas vontades dirigidas em sentidos opostos,

ou seja, vontade de uma parte deve ser direcionada outra parte, que, por sua vez, deve recebe-la e manifestar suas intenes ao outro interessado, produzindo ento o acordo de vontades.

J os negcios no receptcios so aqueles que se realizam com uma simples manifestao unilateral de vontade, no havendo a necessidade de seu direcionamento a uma pessoa especifica para que se plenifique e produza efeitos.

Negcios inter vivos e mortis causa: Os negcios inter vivos so aqueles que se realizam e se aperfeioam enquanto as partes esto vivas.

Mortis causa so aqueles cujos efeitos s so produzidos com o advento da morte de uma das partes. E o caso dos testamentos ou dos contratos de seguro de vida.

Negcios onerosos e gratuitos: Negcio jurdico oneroso aquele em que as partes acordam uma prestao e uma contra prestao pecuniria, produzindo, para ambas, vantagens e encargos.

O negcio gratuito ou gracioso caracteriza-se pela presena de vantagens para somente uma das partes, enquanto que para a outra h somente encargos.

Negcios solenes e no solenes: Solenes so aqueles que, por sua prpria natureza ou por disposio legal, exigem o cumprimento de determinadas formalidades para que se configurem perfeitos.

No solenes so aqueles que no exigem tais formalidades para se constiturem, apesar de, geralmente, apresentarem forma apenas a ttulo de prova de sua existncia.

Estrutura dos Negcios Jurdicos

Consentimento Sabemos que a presena da vontade caracterstica bsica na formao de qualquer ato jurdico. Porm, mister se faz a manifestao livre e consciente desta vontade, para que esta possa funcionar de maneira a expressar a verdadeira inteno do agente a respeito do negcio que est realizando. Caso isto no ocorra, caracterizam -se os chamados vcios do consentimento, situaes que apreciaremos adiante.

Capacidade das partes Se a vontade pressuposto essencial para a existncia dos atos jurdicos, conseqentemente, a possibilidade jurdica ou capacidade para manifest-la tambm o ser.

Dessa maneira, vontade declarada por incapaz torna o negcio jurdico, a depender do grau da incapacidade (absoluta ou relativa), nulo ou anulvel. Sendo assim, o Cdigo Civil assim determina em seu art. 145: nulo o ato jurdico: I. quando praticado por pessoa absolutamente incapaz;.... E na mesma linha de raciocnio, o art. 147 assim reza: anulvel o ato jurdico: I. por incapacidade relativa do agente;....

Isso no significa que os incapazes no podem figurar como sujeitos de uma relao jurdica negocial. Participam indiretamente de tais relaes atravs de seus representantes legais, no caso dos absolutamente incapazes, ou de um assistente, quando se trata dos relativamente incapazes. Dessa forma, a representao a forma de suprimento da incapacidade absoluta, sendo a assistncia a maneira adotada pelo direito para a proteo dos relativamente incapazes.

H casos, entretanto, em que a capacidade ordinria ou geral a qual se referem os arts. 5 e 6 do Cdigo Civil no suficiente para conferir a possibilidade jur dica para uma pessoa manifestar validamente seu consentimento. Nestas situaes, estamos na seara da chamada capacidade especial, que exigida ao indivduo devido sua posio em relao ao objeto do ato negocial, ou devido a determinadas circunstncias relativas prpria situao da pessoa.

Liceidade do objeto Para que o negcio jurdico possa realizar -se de forma perfeita e eficaz, o direito, alm de exigir a presena do consentimento e a capacidade das partes, pressupe que a relao jurdica gire entorno de um objeto lcito, ou seja, tolerado pelo ordenamento jurdico e pelos bons costumes. De maneira que a presena de objeto ilcito causa incontestvel de anulao do negcio, conforme dita o art. 145, II, do Cdigo Civil.

Idoneidade do objeto Ainda nas consideraes sobre o objeto da relao negocial, temos que, alm de lcito, deve ser ele idneo, ou seja, passvel de figurar como centro de uma relao jurdica. Assim, o objeto cuja prestao for impossvel de ser realizada tanto pelo devedor quanto por qualquer outra pessoa normal gera a nulidade do ato ao qual pertence.

Forma vontade, para que possa dar eficcia ao negcio jurdico colimado pelas partes, deve ser manifestada atravs de um meio determinado pela norma jurdica ou pelos prprios interessados. So solenidades ou ritos que devem ser seguidos para que a vontade deixe o mbito subjetivo e passe a existir no mundo exterior ao individuo, gerando ento efeitos jurdicos.

O nosso direito adota o princpio da forma livre para a validade das emisses volitivas na seara negocial, conforme podemos apreender do art. 129 do Cdigo Civil. Porm, esse mesmo artigo pe a salvo os negcios cuja forma previamente determinada pela lei, no se admitindo para a validade destes atos qualquer outro tipo de meio para a exteriorizao da vontade seno aquele imposta pela norma legal. Dessa maneira, a regra que os negcios jurdicos reputam-se vlidos mediante qualquer instrumento de manifestao volitiva, e a exceo que determinado ato s sero considerados existentes caso observem a forma especial a eles determinada pela norma jurdica.

Como j pudemos observar, a forma nos negcios jurdicos pode ser determinada pela lei ou pelos prprios interessados de maneira autnoma. No primeiro caso, estamos no campo dos negcios solenes, ou seja, aqueles que exigem o cumprimento de determinadas solenidades para sua configurao jurdica.

Elementos Acidentais Ou Modalidades

Condio Segundo a art. 114 do Cdigo Civil considera -se condio a clusula, que subordina o efeito do ato jurdico a evento futuro e incerto.

O legislador no poderia ser mais claro ao definir a condio, que, ao incidir sobre a eficcia (capacidade de produzir consequncias de direito) do negcio jurdico, deixa seus efeitos dependentes de um acontecimento futuro que pode ou no se realizar.

Para que haja condio, o acontecimento, alm de futuro e incerto, deve ser possvel fsica e juridicamente. A impossibilidade fsica da realizao de determinado acontecimento gera a invalidao da condio, porm, mantm o negcio ileso, devendo ignorar a existncia da clusula condicional impossvel, para que possa produzir efeitos desde sua formao.

Os principais tipos de condio admitidos em nosso direito so a condio suspensiva e a condio resolutiva.

Segundo o art. 118 do Cdigo Civil, subordinando -se a eficcia do ato condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa.

Dessa maneira, a condio resolutiva o contrrio da suspensiva, uma vez que esta ltima, ao se observar o fato condicionante, permite que o ato passe a produzir seus efeitos normais, enquanto que a primeira, quando se d o acontecimento previsto por ela, cessa todos os efeitos que o negcio j produzia desde sua formao.

Termo Termo todo evento futuro e certo ao qual ficam subordinados os efeitos decorrentes do negcio jurdico. Alis, a diferena bsica entre termo e condio justamente a certeza do acontecimento futuro que, no caso do termo, deve existir necessariamente.

Nos negcios a termo comum o aparecimento de um termo inicial, que corresponde ao dia em que o negcio comear a produzir seus efeitos ordinrios. Possui, portanto, caractersticas suspensivas, pois deixa os efeitos do ato suspensos at a chegada da data acordada pelas partes. Contudo, o termo inicial no corresponde ao dia em que os direitos das partes sero adquiridos, e sim, ao marco inicial para a possibilidade do exerccio destes direitos, estes existindo desde a formao do ato. E o que encontramos disciplinado no art. 123 do Cdigo Civil.

Tambm comum o advento do chamado termo final, que nada mais do que o dia marcado pelas partes para o rompimento dos efeitos jurdicos do negcio, possuindo, com efeito , caractersticas resolutivas.

Prazo o lapso de tempo existente entre o termo inicial e o final. Assim, quando algum compra um automvel e divide o pagamento em prestaes, o termo inicial corresponder ao dia acordado para o pagamento da primeira prestao e o termo final data para a efetuao da ltima parcela, sendo o prazo o tempo que decorrer entre a primeira prestao e a ltima.

Modo ou Encargo Modo a determinao acidental que, quando aparece no negcio, restringe o direito ou as vantagens auferidas por uma das partes, na medida que institui uma ou mais obrigaes ao adquirente do direito, em favor da outra parte, de terceiros ou de uma generalidade de pessoas. Geralmente aparecem nos chamados negcios graciosos como a doao e o testamento ou legado. Apresenta-se sob a forma de um compromisso ou uma prestao imposta parte beneficiada pelo negcio e que deve ser observada, sob pena do desfazimento do ato.

O modo, entretanto, diferente da condio, na medida em que esta suspende a aquisio do direito at que se realize determinado evento (condio suspensiva), porm, ao ser adquirido, o direito torna-se pleno. Ao passo que, ao contrrio da condio, o encargo permite a aquisio do direito desde a formao do ato, porm restringindo-o a uma determinada obrigao que deve ser observada pelo adquirente.

Negcio Jurdico. Em que pese o fato de considervel parte da doutrina civilista confundir as expresses ato jurdico e negcio jurdico, modernamente uma nova concepo, de carter dualista, ressalta sensveis diferenas entre estas duas figuras.

Relaes Jurdicas (definio, espcie, nascimento e extino).

Relaes Jurdica, desde seu nascimento at a morte, o homem se acha envolvido em imensa teia de relaes sociais, muitas das quais a lhe imporem direitos e deveres.

Quando, numa relao jurdica, os direitos e deveres das partes so recprocos, tal relao chama-se complexa; quando apenas uma das partes tem direito, e a outras obrigaes, a relao chama-se simples. Por outro lado, se num dos plos da relao jurdica acha-se o Estado, dotado de seu poder de imprio, haver relao jurdica de direito pblico.

Classificao das Obrigaes quanto ao objeto (de dar, de fazer e de no-fazer).

Em se adotando a classificao das obrigaes prevista no Cdigo Civil, temos o seguinte quadro, quanto ao objeto e quanto ao sujeito.

Quanto ao objeto subdividem-se em: positivas, que so as de dar e as de fazer; negativas, que so as de no fazer (arts. 882 e 883); alternativas; divisveis; indivisveis. Quanto ao sujeito, as obrigaes classificam-se em: individuais; solidrias.

A Obrigao Positiva de dar aquela cujas prestaes consiste na entrega de uma coisa mvel ou imvel, seja para constituir um direito real, seja somente para facultar o uso, ou ainda, a simples deteno, seja, finalmente, para restitu-la ao seu dono. Tal definio compreende duas espcies de obrigaes: a de dar, propriamente dita, e a de restituir. O devedor no se desobriga, nesta relao jurdica, oferecendo outra coisa, ainda que mais valiosa. Se a coisa a dar certa, nela se compreendem os seus acessrios, ainda que se achem, no momento, dela separados, salvo se, na conveno, o devedor foi eximido desse encargo. A obrigao positiva de dar pode estar fundada em coisa certa ou em coisa incerta. Na obrigao de dar coisa certa, o credor no est obrigado a receber outra coisa, mesmo que seja mais valiosa. O devedor entregar ou restituir o bem ao credor, sem que se permita qualquer modificao no objeto da prestao.

No tocante a obrigao positiva de fazer (arts. 878 a 881), o devedor obriga-se a criar algo novo, que no existia no mundo real, transcendendo a simples entrega ou restituio do bem.

Compromete-se, ento, a prestar uma atividade qualquer, lcita e vantajosa, ao seu credor, por exemplo, escrever um livro sob encomenda da editora, ministrar aulas particulares. As obrigaes de fazer so, muitas vezes, resolvidas em prestaes de trabalho por parte do devedor, como acontece nas locaes de obras; porm, muitas outras vezes, consistiro num ato ou fato, para cujas execues se no exige um desenvolvimento de fora fsica ou intelectual. Quando algum promete prestar uma fiana, a essncia do ato, objeto da prestao, no consiste no significante dispndio de esforo, que a prestao da fiana possa exigir, mas sim na necessidade

de concluir a operao jurdica, a que se vem ligar, de um lado, os riscos, e do outro, as vantagens do crdito fornecido .

Referentemente obrigao negativa ou de no fazer (arts. 882 e 883), consiste, simplesmente, na omisso ou absteno obrigatria da prtica de um ato.

Entretanto, se o devedor pratica livremente o ato a que se obrigara a no praticar, infringe o art. 883 do CC, podendo o credor exigir dele que o desfaa, sob pena de se desfazer sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos. Quanto obrigao alternativa, a prpria denominao o indica, aquela que tem natureza composta ou complexa, apresentando -se com vrios objetos, dos quais o devedor escolher um, se o contrrio no se estipular.

Podem as partes, contudo, contratar que a escolha seja feita pelo credor ou por terceiro escolhido por elas. No que tange s obrigaes divisveis, so aquelas que ensejam cumprimentos parciais. A importncia desta espcie de obrigao avulta quando se trata de vrios credores e devedores para uma s obrigao; em tal caso, cada credor tem direito apenas a uma parte, podendo reclama-Ia independentemente dos demais credores. Em contrapartida, cada devedor responde apenas por sua cota.

Quanto s obrigaes indivisveis, somente pode ser cumprida em sua integralidade. Havendo vrios credores na obrigao indi visvel, qualquer deles pode cobrar a dvida toda; porm, recebendo prestao, fica devedor junto aos demais credores pela cota-parte de cada um. O devedor, por sua vez, desobriga-se por inteiro pagando a todos conjuntamente ou a um credor apenas, desde que d cauo de ratificao dos demais. No que se refere obrigao solidria, pode ser conceituada como a espcie de obrigao em que h vrios credores ou vrios devedores, mantendo entre si uma solidariedade jurdica quanto ao crdito ou dbito. A solidariedade

pode ser ativa, quando pertinente aos credores, e passiva, quando referente aos devedores.

Determina o Cdigo Civil no art. 896, pargrafo nico, que h solidariedade quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado a divida toda. No h solidariedade, pois esta no se compadece com o fracionamento do objeto.

Extino das obrigaes sem pagamento (novao, compensao, transao, confuso, compromisso e remisso).

Novao

do latim

novare, inovar. Constituio

de uma nova

obrigao, em substituio anterior, que se extingue. E a extino de uma dvida anterior pela criao de uma nova obrigao. Cdigo Civil: arts. 999 a 1.008.

a forma de extino da obrigao mediante a substituio de uma divida por outra. Opera-se pela mudana do credor (art. 999, III, do Cdigo civil), pela mudana do devedor (art. 999, II do Cdigo Civil), como, por igual, pela troca do objeto ou da causa da obrigao (art. 999, I, do mesmo Cdigo).

Sua prova demonstra-se pela constituio vlida da nova obrigao que substitui a anterior. Diante de uma nova obrigao assim constituda aps a penhora, a questo passvel de exame em sede de embargos.

Compensao do latim, compensatio. Equilibrar, contrabalanar. Modo de extino de obrigaes recprocas. Quando duas pessoas so,

simultaneamente, credoras e devedoras entre si, as obrigaes respectivas se compensam. Pode ser legal ou voluntria, conforme determinada em lei ou resultante da vontade das partes. Somente se aplica a dvidas lquidas, que representem dinheiro ou coisas fungveis. Cdigo Civil: arts. 1.009 a 1.024.

Transao do

latim transigere, transigir, ceder, condescender,

contemporizar, chegar a acordo. In/transigente, aquele que no transige ou no cede. Ato jurdico pelo qual as partes (transigentes) extinguem obrigaes litigiosas mediante concesses mtuas. O Cdigo Civil disciplina a transao nos arts. 1.025 a 1.036, assim dispondo os arts. 1.025, 1.026, 1.027, 1.028, 1.029, 1.030, 1 .033 e 1.035: Art. 1.025. lcito aos interessados prevenirem ou terminarem o litgio mediante concesses mtuas. Art. 1.026. Sendo nula qualquer das clusulas da transao, nula ser esta. Pargrafo nico. Quando a transao versar sobre diversos direitos contestados e no prevalecer em relao a um, fica, no obstante, vlida relativamente aos outros. Art. 1.027. A transao interpreta-se restritivamente. Por ela no se transmitem, apenas se declaram ou reconhecem direitos. Art. 1.028. Se a transao recair sobre direitos contestados em juzo, far-se-:

tambm outra forma de extino da obrigao. Nela, as partes previnem ou extinguem litgio por meio de recprocas concesses (art. 1.025 do Cdigo Civil). A transao pode ser judicial e extrajudicial: a primeira resulta de pendncia processual que pe fim ao litgio, extinguindo, pois, o processo com julgamento de mrito (art. 269, III, do CPC), mediante termo nos autos e homologado pelo juiz; a segunda d-se fora dos autos e tanto pode ter a finalidade de evitar a demanda, como a ela por termo.

Por termo nos autos, assinado pelos transigentes e homologado pelo juiz; II - Por escritura pblica, nas obrigaes em que a lei o exige, ou particular, nas em que ela o admite. Art. 1.029. No havendo ainda litgio, a transao realizar-se por aquele dos modos indicados no artigo

antecedente, II, que no caso couber. Art. 1.030. A transao produz entre as partes o efeito de coisa julgada, esse rescinde por dolo, violncia ou erro essencial quanto pessoa ou coisa controversa. Art. 1.033. A transao concernente a obrigaes resultantes de delito no perime a ao penal da justia pblica. Art. 1.035. S quanto a direitos patrimoniais de carter privado se permite a transao.

Confuso do latim confusione, fuso, mistura. Modo de extino de obrigaes consistente na reunio, numa nica pessoa, das qualidades de credor e de devedor. Tal conceito encontra apoio no prprio Cdigo Civil, art. 1.049: Extingue-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor.

Compromisso,

geralmente

aparece

nos

chamados

negcios

graciosos como a doao e o testamento ou legado. Apresenta-se sob a forma de um compromisso ou uma prestao imposta parte beneficiada pelo negcio e que deve ser observada, sob pena do desfazimento do ato. Portanto, um dos efeitos do aparecimento de uma clusula modal num negcio gracioso justamente a sua compulsoriedade. Sendo assim, quando se trata de doaes, o art. 1180 do Cdigo Civil institui que o donatrio obrigado a cumprir os encargos da doao, caso forem a benefcio do doador, de terceiro, ou do interesse geral.

O modo, entretanto, diferente da condio, na medida em que esta suspende a aquisio do direito at que se realize determinado evento (condio suspensiva), porm, ao ser adquirido, o direito torna-se pleno. Ao passo que, ao contrrio da condio, o encargo permite a aquisio do direito desde a formao do ato, porm restringindo-o a uma determinada obrigao que deve ser observada pelo adquirente.

Remisso,

renncia,

liberao,

perdo.

Trata-se

de

ao

de

desobrigar, feita espontaneamente, sem condio de espcie alguma. Remitir, perdoar incondicionalmente. As palavras remisso e aceptilao tm o mesmo significado, qual seja, o de perdo da dvida. No direito, a causa de extino de obrigaes e no se confunde com remisso. Cdigo Civil: arts. 1.053 a 1.055.

O termo remisso, que na linguagem jurdica tem o significado de extino da obrigao pelo perdo dado pelo credor, seja por ato unilateral, verdadeira renncia a direito, seja por ato de liberalidade a pedido do devedor.

You might also like