You are on page 1of 9

CONCURSO PBLICO

CADERNO DE QUESTES

DATA: 11/01/2009 - DOMINGO - TARDE CARGO: Analista de Tecnologia da Informao PERFIL: S03 - Desenvolvimento de Sistemas
A T E N O
O Caderno de Questes contm 60 questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E) e 01 questo discursiva. 1. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas e na Folha de Resposta da Prova Discursiva seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. As provas objetiva e discursiva tero juntas durao de 4 horas e 30 minutos, includos neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas e da Folha de Resposta da Prova Discursiva. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas e da Folha de Resposta da Prova Discursiva, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes faltando uma hora para o trmino do horrio da prova, conforme Edital do Concurso. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova.

proac

10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas e a Folha de Resposta da Prova Discursiva. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas e a Folha de Resposta da Prova Discursiva. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.concursos.uff.br, no dia 13/01/2009, conforme estabelecido no Cronograma Previsto.

coseac

Universidade Federal Fluminense

BOA PROVA

CONHECIMENTO GERAL
1. O executivo americano Ken Musgrave, coloca o pequeno retngulo de acrlico vermelho, um PC de mesa, ao lado de um PC normal, uma trivial caixa de alumnio cinza-chumbo. "Ambos tm as mesmas funcionalidades e capacidade de processamento", afirma diante das duas mquinas. "A diferena que o modelo novo tem quase um quinto do tamanho do antigo e, portanto, precisa de muito menos material para ser fabricado. Fora isso, consome quase 70% menos energia. O computador apresentado por Musgrave considerado o que h de mais inovador do ponto de vista ambiental. " o equipamento que melhor traduz o conceito de green IT (tecnologia da informao verde)", (...) o produto diferenciado por reduzir o impacto ambiental de variadas formas - na menor quantidade de energia que ser consumida durante sua vida til, na reduo de materiais que o compem e at na embalagem, que 95% reciclvel.
(Adaptado de http://info.abril.com.br/professional/ti-verde/quero-serverde.shtml)

04. Veja o grfico a seguir:

Sobre a matriz energtica brasileira pode-se afirmar que: A) depende exclusivamente de combustveis fsseis, tornando o pas vulnervel flutuao do preo do petrleo; B) todas as suas fontes renovveis de energia so consideradas limpas por no produzirem impacto ambiental; C) o incentivo produo e ao uso do biodiesel permitir a reduo do consumo de combustveis fsseis; D) a pequena participao da energia hidreltrica deve-se carncia de cursos d'gua nas diversas regies do pas; E) o pas auto-suficiente na produo de gs natural utilizado em indstrias e automveis.

A sustentabilidade um importante aspecto da relao do homem moderno com o seu ambiente, que, no caso acima, envolve diretamente: A) a utilizao de matria prima verde em sua fabricao; B) o investimento em hardwares esteticamente menos conspcuos; C) o uso de softwares de gerenciamento ambiental; D) a reduo do impacto ambiental pelo uso da bioinformtica; E) a reduo da produo de lixo e do impacto ambiental decorrente.

2. Depois de quase um ano de tentativas, os cientistas conseguiram transformar as clulas-tronco da gordura em clulas musculares humanas no corpo dos camundongos. E junto com elas, veio tambm um resultado impressionante. Os camundongos tinham distrofia muscular, uma doena gentica grave que afeta a fora dos msculos aos poucos e que ainda no tem cura. Um camundongo que no recebeu clulas-tronco, por causa da distrofia muscular, no conseguia se segurar no arame e caa. J o camundongo que recebeu as clulas-tronco de gordura se agarrava com firmeza ao arame. As clulas de gordura viraram msculos que funcionam.
(Disponvel em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL9132185603,00-CIENTISTAS+TRANSFORMAM+CELULASTRONCO+ DE+GORDURA+EM+CELULAS+MUSCULARES.html)

05. O Programa Piloto para a Proteo das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7) uma iniciativa do governo e da sociedade brasileira, em parceria com a comunidade internacional. Tem como finalidade o desenvolvimento de estratgias inovadoras para a proteo e o uso sustentvel da Floresta Amaznica e da Mata Atlntica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populaes locais. (...) Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos especficos: I. demonstrar a viabilidade da harmonizao dos objetivos ambientais e econmicos nas florestas tropicais; II. ajudar a preservar os enormes recursos genticos de que estas dispem; III. reduzir a contribuio das florestas brasileiras na emisso de gs carbnico; IV. fornecer um exemplo de cooperao entre os pases desenvolvidos e em desenvolvimento nas questes ambientais globais.
(Disponvel em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/ 43656.html)

As clulas-tronco podem ser muito teis na medicina, pois: A) so capazes de se modificarem em clulas especializadas; B) devem ser usadas para a preservao da biodiversidade; C) podem facilitar as pesquisas do genoma humano; D) so incapazes de sofrer qualquer tipo de transformao; E) no sofrem nenhum tipo de diferenciao celular.

Dentre os objetivos especficos do PPG7, aquele(s) que diretamente favorece(m) a preservao da biodiversidade local (so) o(s): A) B) C) D) E) I; III; I e II; II e III; III e IV.

3. Exemplos de materiais semicondutores inorgnicos responsveis pelo grande desenvolvimento tecnolgico atual na rea da microeletrnica e na fabricao de microchips so: A) B) C) D) E) ouro e prata; silcio e germnio; hidrognio e nitrognio; glio e urnio; carvo e hlio.

6. A nica das proposies abaixo que pode ser considerada uma negao lgica da proposio: Se feriado, ento vou praia, : A) B) C) D) E) No feriado e no vou praia. Se no vou praia, feriado. No vou praia ou feriado. No vou praia feriado. feriado e no vou praia.

02

7. Sejam V (verdadeiro) e F (falso) os valores lgicos associados s proposies compostas a seguir. I. II. III. IV. O cachorro mamfero ou vaca voa. ( ) Se cachorro mamfero, ento vaca voa. ( ) O cachorro mamfero e vaca voa . ( ) O cachorro mamfero, se e somente se vaca voa. (

11. In the sentence: But as they shrink, these gadgets with problems mammals face too, such as dissipating heat. First paragraph, the author of the text believes that A) like the early mammals, gadgets will have to be able to maintain heat; B) like early mammals, nano technology will have to develop better condition of safety to survive; C) pocketable gadgets are evolving to overtake deskbound computers positions; D) people are in danger when they use their newest gadgets; E) gadgets may be compared to lumbering dinosaurs and have no survival chance in the future.

A seqncia ordenada dos valores lgicos obtidos : A) B) C) D) E) V F F V F F F V F F F V F V F F; V; V; F; F.

8. Dentre os argumentos lgicos apresentados abaixo, o nico que um silogismo : A) B) C) D) E) 1 < 4 ou 7 < 4. 7 4, logo, 1 < 4. Se 1 < 4, ento 7 4. 1 < 4 ou 7 4. Logo, 1 < 4. 1 < 4; 7 4; logo 1 4 1 < 4, se e somente se 7 4.

12. The title of the text let us know that there must be a close relation between A) B) C) D) E) design and safety; technology and safety; nano technology and design; nano technology and safety; design and technology.

9. Se o quintal est sujo, ento o gato mia. Se o quintal no est sujo, ento o passarinho canta. Ora, o passarinho no canta, logo: A) B) C) D) E) O quintal no est sujo e o gato mia. O quintal no est sujo e o gato no mia. O quintal est sujo e o gato mia. O quintal est sujo e o gato no mia. O gato no mia e o passarinho no canta.

13. The reason given in the third paragraph of the text for the problem with smaller gadgets is that A) it gets hard to deal with anything in a tiny space; B) gadgets designer will never know how to deal with nano technology; C) gadgets designer are not able to deal with high technology; D) science hasn't reach the necessary safety; E) it is very difficult to work with high technology at any rate.

10. Todo Almochicroftz Belchemol. Todo Chicrowitz no Belchemol, portanto: A) B) C) D) E) Algum Almochicroftz Chicrowitz; Nenhum Almochicroftz Chicrowitz; Nenhum Almochicroftz Belchemol; Algulm Belchemol Chicrowitz; Nenhum Belchemol Almochicroftz.

14. According to the text industrial designers' jobs have become more difficult because they A) B) C) D) E) require more responsibility; require a production of smaller and safer gadgets; require more skills; demand a whole lot of patience; demand too much time of research and of tests.

LNGUA INGLESA
Gadget Designers Push the Limits of Size, Safety
By Brian X. Chen, August 28, 2008

Just as small, fast-moving mammals replaced lumbering dinosaurs, pocketable gadgets are evolving to fill niches that larger, deskbound computers can't reach. But as they shrink, these gadgets are faced with problems mammals face, too, such as efficiently dissipating heat. The recent example of Apple's first-generation iPod nanos causing fires in Japan raises the question of whether increasingly innovative product designs are impinging on safety. The nano incident illustrates how risk can increase as devices decrease in size, says Roger Kay, an analyst at Endpoint Technologies. "As [gadgets] get smaller, the tradeoffs become more difficult, the balance becomes more critical and there's less room for error," Kay said. "I'm not surprised it's happening to the nano because that's the small one. You're asking it to do a lot in a very, very small package and that's pushing the envelope. There's no question that industrial designers' jobs have become much more difficult as the industry demands ever more powerful and smaller gadgets. With paper-thin subnotebooks, ultrasmall MP3 players, and pinkie fingersized Bluetooth headsets becoming increasingly popular, it's questionable where exactly designers draw the line between innovation and safety.

15. The expression such as in the last line of the first paragraph could be changed by ____ and its meaning would not altered. A) B) C) D) E) by; like; although; but; because.

Choose the best option. 16. Dumping your entire music collection _____ your iPod is a simple, one click process. But what about getting your music _____ your iPod? A) B) C) D) E) in / out; in / off; on / off; onto / off; into / out.

03

17. Boeing ____ this week that it ____ successfully ____ a manned airplane powered _____ hydrogen fuel cells. A) B) C) D) E) announced / has / flown / on; has announced / had / flown / by; announced / has / flown / by; have announced / has / flown / on; announced / had / flown / on.

23. Em relao aos padres de projeto, a categoria de padres que atribui responsabilidade a objetos: A) B) C) D) E) comportamentais; estruturais; criao; interface grfica; casos de uso.

18. Robots ____ have the brains to "intelligently and autonomously search ____ objects" _____ their own. A) B) C) D) E) didn't / for / in; don't / of / in; haven't / for / on; don't / for / on; doesn't / for / on.

24. A classe de componentes em UML que permite modelar recursos (que incluem grficos e udios) e pacotes (que so grupos de classes) que constituem o software o diagrama de: A) B) C) D) E) mapa de estado; classes; componentes; colaboraes; casos de uso.

19. If this scientific breakthrough is reliable, after years testing it, it _____ lead to the cure of this type of cancer in the future. A) B) C) D) E) must; should; might; ought to; could.

25. Tarefa de engenharia de requisitos que examina a especificao para garantir que todos os requisitos do software tenham sido declarados de modo NO ambguo: A) B) C) D) E) especificao; validao; gesto de requisitos; concepo; levantamento.

20. He was very precise about the proper procedure and the material to be used, he said he didn't want anything especial, only the regular, _____ one. A) B) C) D) E) unique; ordinary; rare; exquisite; unknown.

26. Conjunto de atividades que ajudam a equipe de projeto a identificar, controlar e rastrear requisitos e modificaes de requisitos medida que o projeto prossegue: A) B) C) D) E) levantamento; validao; concepo; gesto de requisitos; especificao.

CONHECIMENTO ESPECFICO
21. A anlise de uma aplicao web focaliza questes importantes que englobam uma variedade de representaes UML. caracterstica relacionada anlise de configurao: A) identificao das classes de contedo e elementos bsicos da interao com o usurio; B) identificao das classes de contedo e suas colaboraes; C) identificao e descrio dos elementos bsicos da interao com o usurio; D) definio das funes da aplicao web realizadas para o usurio; E) identificao do ambiente operacional onde a aplicao baseada na web reside.

27. Diagrama usado na anlise em engenharia de software que contm a modelagem de elementos comportamentais: A) B) C) D) E) seqncia; fluxo de dados; casos de uso; fluxo de controle; raias.

28. A norma NBR ISO/IEC 17.799 um marco para a rea de segurana da informao, definindo a seguinte quantidade de controles de conformidade: A) B) C) D) E) 7 11 8 3 10

22. Ao de engenharia de software iniciada com a atividade de comunicao, continuada durante a modelagem e adaptada s necessidades do processo, do produto e do pessoal que est fazendo o trabalho: A) B) C) D) E) engenharia de produto; engenharia de sistemas; desenvolvimento gil; engenharia de requisitos; engenharia de processo de negcio.

29. Categoria de ferramentas CASE que possibilita ao engenheiro de software a criao de modelos de sistema progressivamente mais complexos, comeando em nvel de requisitos e terminando com o projeto de arquitetura: A) B) C) D) E) prototipao e simulao; anlise e projeto estruturado; documentao; mtricas de gerenciamento; garantia de qualidade.

04

30. So parmetros relacionados s mtricas de software baseadas em pontos por funo: A) entradas do usurio / nmero de arquivos / pgina de documentao; B) consultas do usurio / esforo de pessoas / pgina de documentao; C) entradas do usurio / consultas do usurio / nmero de arquivos; D) consultas do usurio / pgina de documentao / esforo de pessoas; E) nmero de arquivos / esforo de pessoas / consultas do usurio.

35. Mtodo que resulta num projeto que interliga objetos de dados (itens de dados) e operaes de processamento de uma forma que modulariza a informao e o processamento, e no s o processamento: A) B) C) D) E) anlise essencial; anlise estruturada; diagrama de contexto; orientao a objeto; modelo funcional.

31. Em relao ao modelo CMM, o nvel onde se identifica um processo efetivo como experiente, reforado, treinado, medido e capaz de melhorar: A) B) C) D) E) definido; inicial; repetvel; gerenciado; otimizado.

36. Segundo Bertrand Meyer, existem cinco critrios relacionados com o POO, para julgar a capacidade que um mtodo de projeto tem de conseguir modularidade. Abaixo, entre as opes, a que contempla caractersticas do critrio CONTINUIDADE : A) a facilidade com que um dos componentes pode ser entendido, sem referncia a outras informaes ou outros mdulos; B) a facilidade com que um mtodo de projeto ajuda o projetista a decompor um problema em subproblemas mais fceis de serem resolvidos; C) grau em que um mtodo de projeto garante que os componentes de programa (mdulos), uma vez projetados e construdos, podem ser reusados para criar outros sistemas; D) a capacidade de fazer pequenas mudanas num programa e fazer com que essas mudanas se manifestem com correspondentes alteraes em apenas um ou poucos mdulos; E) caracterstica arquitetnica que reduz a propagao de efeitos colaterais se um erro ocorrer num determinado mdulo.

32. reas chave de um processo CMM referentes ao processo DEFINIDO: A) reviso por pares / gesto de requisitos / gesto de qualidade de software; B) reviso por pares / gesto integrada de software / foco no processo da organizao; C) gesto integrada de software / gesto de requisitos / gesto de alterao de projeto; D) gesto de requisitos / foco no processo da organizao / gesto de qualidade de software; E) gesto integrada de software / garantia de qualidade de software / foco no processo da organizao.

37. Para se conseguir filtrar valores resultantes de expresses agregadas, foi adicionada SQL a clusula: A) B) C) D) E) AVG; SUM; SELECT; WHERE; HAVING.

33. Os protocolos utilizados para transferncia de arquivos, correio eletrnico, transmisso de notcias pela rede, no modelo de referncia OSI, operam na camada de: A) B) C) D) E) apresentao; sesso; transporte; rede; aplicao.

38. A estrutura bsica de uma expresso SQL consiste em trs clusulas: SELECT, FROM e WHERE. Com relao s essas clusula, leia as afirmativas abaixo. I. A clusula SELECT corresponde operao de produto cartesiano da lgebra relacional. II. A clusula FROM lista as relaes a serem lidas na avaliao da expresso. III. A clusula WHERE corresponde ao predicado de seleo da lgebra relacional. Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que: A) B) C) D) E) apenas I e II esto corretas; apenas I est correta; apenas II e III esto corretas; todas esto corretas; apenas I e III esto corretas.

34. O gerenciamento de projetos envolve uma srie de ferramentas e tcnicas utilizadas por pessoas para descrever, organizar e monitorar o andamento das atividades de um projeto. Em relao ao PMBOK, so aspectos relacionados ao contexto da gerncia de projetos: A) partes envolvidas / influncias da organizao / fases do projeto; B) partes envolvidas / grupos de processos / controle integrado de mudanas; C) grupos de processos / influncias da organizao / desenvolvimento do plano do projeto; D) controle integrado de mudanas / fases do projeto / desenvolvimento do plano do projeto; E) fases do projeto / influncias da organizao / controle integrado de mudanas.

05

39. Sobre banco de dados INCORRETO dizer: A) o trigger (ou gatilho) pode ser definido como um procedimento pr-compilado e armazenado junto com o banco de dados e invocado automaticamente na ocorrncia de algum evento especificado; B) os triggers devem ser usados indiscriminadamente, inclusive se houver um modo alternativo para se solucionar o problema em questo; C) uma restrio de integridade pode ser definida como uma expresso booleana que est associada a algum banco de dados e precisa ser avaliada o tempo todo como true; D) uma das funes das vises permitir que os mesmos dados sejam vistos por usurios diferentes de modos diferentes ao mesmo tempo; E) as restries de integridade em geral so restries sobre os valores que alguma varivel ou combinao de variveis tm permisso para assumir.

44. Tarefas relacionadas aos princpios de modelagem de projetos: A) estimar o esforo para cada tarefa de trabalho / distribuir responsabilidade a cada tarefa de trabalho; B) identificar o cliente principal e outros interessados / desenvolver declarao escrita de uma pgina sobre o escopo do projeto sujeita reviso; C) reavaliar o escopo do projeto / agrupar funes e caractersticas por prioridade do cliente; D) modelar o domnio da informao / modelar o domnio funcional; E) selecionar o estilo arquitetural apropriado para o software / especificar a seqncia de aes com base nos cenrios dos usurios.

40. Com relao aos trs nveis da arquitetura de sistema de banco de dados, correto afirmar que o nvel: A) externo o mais prximo dos usurios; B) interno o mais afastado do meio de armazenamento fsico; C) conceitual o mais prximo do meio de armazenamento fsico; D) conceitual o mais prximo do usurio; E) interno o mais prximo do usurio.

45. Diagrama em UML que permite melhor representao do fluxo de atividades descrito pelo caso de uso e que indica ator ou classe de anlise responsvel pela ao descrita por um retngulo de atividade. considerada uma variao til do diagrama de atividades: A) B) C) D) E) classes; casos de uso; raias; objetos; estado.

41. Natureza do software que reside dentro de um produto ou sistema e usado para implementar e controlar caractersticas e funes para o usurio final e para o sistema: A) B) C) D) E) embutido; bsico; aplicao; cientfico; inteligncia artificial.

46. A norma ISO 9.126 foi desenvolvida para identificar atributos de qualidade para software de computador. O perodo de tempo em que o software est disponvel para uso, indicado pelos subatributos maturidade, tolerncia falha e recuperabilidade, caracterizado pelo atributo-chave: A) B) C) D) E) portabilidade; confiabilidade; manutenibilidade; eficincia; funcionalidade.

42. Opo que relaciona produtos de trabalho da fase de elaborao, integrante da metodologia do processo unificado (PU): A) documentao de viso / descrio de arquitetura do software / lista de risco revisada; B) lista de risco revisada / documentao de viso / modelo de projeto; C) modelo de caso de uso / documentao de viso / caso de teste; D) modelo de caso de uso / descrio da arquitetura de software / lista de risco revisada; E) modelo de projeto / caso de teste / modelo de caso de uso.

47. Com relao aos conceitos e programas orientados a objetos, esto corretas as afirmativas abaixo, EXCETO: A) herana o processo pelo qual criam-se novas classes, chamadas classes derivadas, baseadas em classes existentes ou classes-base; B) uma varivel de um tipo classe dita objeto; C) atributos iguais de objetos diferentes pertencentes mesma classe so sempre armazenados na mesma posio de memria; D) um nico item de dado para a classe como um todo criado quando um atributo declarado com static, no importando o nmero de objetos declarados. E) um mtodo esttico tambm chamado de mtodo de classe.

43. Em relao prtica de engenharia de software, identifica as tarefas relacionadas ao processo de comunicao efetiva, que beneficia todo o projeto de engenharia de software: A) desenvolver e/ou refinar cenrios de usurio / extrair funes e caractersticas dos cenrios; B) revisar a declarao de escopo com o interessado / colaborar com clientes para definir caractersticas, funes e comportamento importantes do software; C) modelar o domnio da informao / modelar o domnio funcional; D) projetar a interface do usurio / especificar todos os algoritmos em um nvel de abstrao relativamente baixo; E) conduzir testes de integrao e validao / coordenar testes de aceitao com o cliente.

48. Com relao orientao a objetos em JAVA, INCORRETO afirmar que JAVA permite: A) B) C) D) E) herana mltipla; polimorfismo; sobrecarga; mtodos de classe; a implementao de mltiplas interfaces.

06

49. Com relao orientao a objetos em JAVA, leia as afirmativas abaixo. I. JAVA permite a declarao de campos de instncia e estticos. II. JAVA permite apenas que sejam declarados campos de tipos bsicos (double, float, byte, short, int, long, boolean e char). III. JAVA no permite a declarao de mtodos estticos. Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que: A) B) C) D) E) todas esto corretas; apenas I e II esto corretas; apenas I e III esto corretas; apenas II e III esto corretas; apenas I est correta.

51. Com relao ao programa anterior, correto afirmar que: A) no possvel acessar o campo s.b, pois ele um campo privado; B) a linha 28, ao executar o programa, a sada ser 75; C) a linha 28, ao executar o programa, a sada ser 7,5; D) a linha 28, ao executar o programa, a sada ser 10; E) a linha 28, ao executar o programa, a sada ser 12.

52. Com relao ao programa anterior, correto afirmar que a linha 29, ao executar o programa, a sada ser: A) B) C) D) E) 4 1 2 3 0

As duas classes a seguir sero utilizadas nas questes 50, 51, 52 e 53. 1 class Prova{ 2 public int a; 3 4 Prova(int _a){ 5 a = _a; 6 } 7 8 9 public void acrescenta(int n){ a += n; }

53. Com relao ao programa anterior, correto afirmar que: A) B) C) D) E) a linha 31, ao executar o programa, a sada ser 8; a linha 31, ao executar o programa, a sada ser 16; a linha 31, ao executar o programa, a sada ser " 736"; a linha 31, ao executar o programa, a sada ser 10; no possvel acessar o campo s.b, pois ele um campo privado.

10 public void acrescenta(){ 11 a++; 12 } 13 } 14 class SubProva extends Prova{ 15 private int b; 16 SubProva(int umb, int uma){ 17 super(uma); 18 b = umb; 19 } 20 21 22 public void acrescenta(int n){ b = b + n + 2; }

54. Ao executar o trecho de programa a seguir, o valor de x no final do trecho ser: . . . x = 3; x--; if(x < 3) x--; else x++; x += 2; . . . A) B) C) D) E) 1 3 4 2 0

23 public static void main (String args[ ]) { 24 SubProva s = new SubProva(2,5); 25 Prova p = new Prova(2); 26 s.acrescenta(3); 27 p.acrescenta(); 28 System.out.println(s.b+s.a); 29 System.out.println(p.a); 30 s.acrescenta(); 31 System.out.println(" "+s.b+p.a+s.a) ; 32 } 33 }

55. Ao executar o trecho de programa a seguir, valor de x no final do trecho ser: . . . x = 1; for(i=0;i < 5; i++) x += i; for(i=4;i > 1; i--) x -= i; . . . A) B) C) D) E) 2 11 0 1 3

50. Com relao s duas classes anteriores pode-se dizer que: A) B) C) D) E) existe sobrecarga no mtodo main; existe sobrecarga no mtodo SubProva; existe sobrecarga no mtodo Prova; existe sobrecarga no mtodo acrescenta; no existe sobrecarga;

07

Analise o seguinte programa em JAVA e responda s questes 56 e 57. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 class Circulo { private double raio; public Circulo(double r) { raio = r; } public void setRaio(double r) { raio = r; } public double getRaio( ) { return raio; } } public class Teste { private static final Circulo roda = new Circulo(5.0); public static void main (String args[ ]) { System.out.println(Raio = + roda.getRaio( )); roda.setRaio(7.0); System.out.println(Novo raio = + roda.getRaio( )); } }

59. Sobre listas encadeadas, INCORRETO afirmar que: A) B) C) D) E) os dados so armazenados dinamicamente; so acessadas pelo primeiro nodo da lista; o final da lista faz uma referncia para null; possuem tamanho fixo; pilhas e filas so verses limitadas de listas encadeadas.

60. A opo em que a estrutura do tipo LIFO : A) B) C) D) E) fila; pilha; rvore; lista encadeada; array.

DISCURSIVA
No contexto de uma organizao pblica, um profissional que atua na rea de desenvolvimento de sistemas participa de muitos projetos, tendo a necessidade de conhecer diferentes tecnologias e tipos de sistemas. Elabore um texto - entre 20 e 30 linhas - abordando os tipos de sistemas de informaes. Para o desenvolvimento de seu texto, divida-o em 5 pargrafos, fazendo referncias ao que se prope nos itens abaixo:

56. correto afirmar que: A) a classe Circulo possui atributos pblicos e privados; B) a linha 23 apresentar um erro de compilao por tentar alterar o valor de objeto do tipo final; C) a sada do programa ser RAIO = 7.0 e NOVO RAIO = 5.0; D) o programa apresentar um erro de execuo na linha 10 por causa da instruo que altera o valor de uma varivel do tipo final; E) a linha 19 instancia um objeto final da classe Circulo. 1. 2. 3. 4. 5. Sistema de processamento de transaes; Sistemas de controle de processos; Sistemas colaborativos; Sistemas de informao gerencial; Sistemas de informao executiva.

57. Sobre a varivel raio na linha 3 do programa, pode-se dizer que: A) por ser um atributo privado, ele s pode ser acessado pelos mtodos da prpria classe; B) apesar de ser um atributo privado, ele pode ser acessado por outras classes, desde que sejam especializaes da classe roda; C) no ser herdado por especializaes da classe circulo por ser do tipo privado; D) o fato de ser um atributo privado implica que ele deve receber um valor no construtor da classe; E) ele s pode ser acessado por mtodos do tipo private.

58. Um mtodo do tipo final aquele que: A) B) C) D) E) pode ou no ser herdado por subclasses; no pode ser acessado por outras classes; no pode ser redefinido por subclasses; deve ser definido implementado em interfaces; contm apenas variveis do tipo final.

08

RA SC U NH O

09

You might also like