You are on page 1of 2

Risco de Sismo em Lisboa

Ant Silva Santos, 5 Jun.2011

Na ltima aula de Gesto de Projectos falou-se da probabilidade da ocorrncia de um sismo em Lisboa com as mesmas consequncias do sismo de 1755. Ao longo da minha vida profissional tenho constatado que, apesar da noo de probabilidade ser bastante intuitiva, o discurso que a envolve frequentemente pouco racional e por vezes disparatado. Costumo at fazer um teste com os amigos quando os quero sensibilizar para o tema. Pergunto-lhes: quando lano 100 vezes uma moeda ao ar, a probabilidade de sair 50 caras e 50 coroas alta ou baixa? H quem diga muito alta, alta e 50%. So raros os que dizem baixa. E de facto baixa: somente 8%, de acordo com a Lei Binomial. VLO ou muito baixa pela noo que nos foi transmitida na aula. Voltando questo do risco de sismo em Lisboa gostava de chamar a vossa ateno para a importncia da dimenso temporal quando se fazem prognsticos. No faz sentido falarmos nesse risco, sem definirmos o perodo de tempo que estamos considerar no clculo desse risco. Uma coisa ser o risco que Lisboa corre no sculo XXI e outra o risco que corre no prximo ano ou amanh. A determinao do risco ssmico dada pela probabilidade e o nvel de danos ao longo de um perodo de referncia e no interior de uma dada regio e pode ser definido pela seguinte relao: Risco = Perigosidade x Vulnerabilidade x Custos em que a Perigosidade Ssmica uma descrio estatstica complexa da probabilidade de ocorrncia a um determinado nvel de um conjunto de parmetros ssmicos tais como intensidade, acelerao, velocidade, etc., no pressuposto do conhecimento das suas fontes e com base em modelos de ocorrncia temporal e de propagao e atenuao das ondas ssmicas [1] Outra ideia sempre aflorada quando se fala dos sismos em Lisboa est relacionada com o tempo que j passou desde a ocorrncia do ltimo grande sismo. J l vo 250 anos e admitindo como verdadeira a mdia histrica de um sismo em cada 250 anos, transmite-se a ideia de que o prximo est mesmo a. Neste caso a intuio falha. Quantos mais anos se passaram sem a ocorrncia de sismo, menor o risco que corremos!

Transcrevo um doutor: The existence of a slowly always decreasing probability density for the recurrence times of earthquakes in the stationary case implies that the occurrence of an event at a given instant becomes more unlikely as time since the previous event increases. Consequently, the expected waiting time to the next earthquake increases with the elapsed time, that is, the event moves away fast to the future. We have found direct empirical evidence of this counterintuitive behavior in two worldwide catalogs as well as in diverse regional catalogs. Universal scaling functions describe the phenomenon well. [2] provvel que durante o sculo 21 a regio de Lisboa venha a sofrer os efeitos de um terramoto. O risco associado a esse acontecimento cresce todos os dias, devido crescente concentrao demogrfica e ao surgimento permanente de novas infra-estruturas, nem sempre construdas como o deveriam ser. O risco aumenta pelas consequncias do eventual terramoto e no porque aumente a probabilidade da sua ocorrncia.

[1] Mourad Bezzeghoud e outros, Riscos Ssmicos em Portugal, Departamento de Fsica e Centro de Geofsica de vora [2] lvaro Corral, Time-decreasing hazard and increasing time until the next earthquake, Phys. Rev. E 71, 017101 (2005)

You might also like