You are on page 1of 5

Lei Complementar na CF/88 !!!

Postado porProf. Vtor Cruz (Vampiro)sexta -feira, 30 de janeiro de 2009 Fala pessoal... hoje vou colocar aqui o resultado de uma pequena pesquisa que fiz. Todos sabem que a LC uma lei especial que retira a sua matria de mandamentos inseridos no prprio texto da Constituio. Frequentemente nas provas de concurso, o examinador explora o conhe cimento do candidato em saber se tal assunto ser ou no regulado por LC. Bom, eu sintetizei todos os casos constitucionais da LC e tentei reuni -los em reas conexas... espero que ajude: Aproveitem, e se gostarem, peo a vocs que comentem, e se no gost arem comentem tambm, pois s assim poderei modificar a maneira de tratar os assuntos e otimizar os estudos... Vambora ento.

Casos de Lei Complementar na CF: Direitos Sociais nico caso - Art. 7 I - Proteo relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem justa causa.

Direitos Polticos Art. 14 9 - Estabelecer casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao. (LC 64/90)

Organizao administrativa: Art. 18: 2 - Em relao aos TF s: Dispor sobre sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem. 3 - Em relao aos Estados: A aprovao da sua incorporao, subdiviso ou desmembramento. 4 - Em relao aos Municpios: Estabelecer o PERODO no qual poder ser feito a sua incorporao, fuso ou desmembramento.

Nas Relaes Exteriores: Art. 21, IV e Art. 84 XXII Estabelecer os casos em que foras estrangeiras podero transitar pelo territrio nacional ou nele permanecerem temporariam ente; (LC

90/97)

Competncias Legislativas e Executivas do Entes: Art. 22 - Pargrafo nico. Autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas competncia legislativa privativa da Unio. Art. 23 - Pargrafo nico. Leis complementares (NO PLURAL) fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem -estar em mbito nacional. Art. 25 3 - Instituio pelos Estados de regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies.

Administrao pblica: Art. 37 XIX - Definir as reas de atuao da Fundao Pblica; Art. 41 , III Dispor sobre o procedimento de avaliao peridica de desempenho, no qual o servidor p blico estvel poder perder seu cargo.

Nas Aposentadorias Tanto no RPPS quanto no RGPS - 40 4 e Art. 201 1 - Definir os termos em que teremos excees regra da vedao de adoo de requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria, no caso de portadores de deficincia, atividades de risco ou insalubres. (LC 58/88) Art. 202. Regular o regime de previdncia privada e a disciplina das patrocinadoras. (LC 108/01)

Nas Regies: (LC 124 e 125/07 e 129/09) Art. 43. 1 - Dispor sobre: I - as condies para integrao de regies em desenvolvimento; II - a composio dos organismos regionais que executaro, na forma da lei, os planos regionais, integrantes dos planos nacionais de desenvolvimento econmico e social, aprovados juntamente com e stes.

Nmero de Deputados Federais Art. 45 1 - Dispor sobre o nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal. (LC 78/93)

Nas Leis Art. 59 - Pargrafo nico. Dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. (LC 95/98)

Competncias, Estatutos e Organizaes: Art. 79 Pargrafo nico. Conferir atribuies ao Vice -Presidente; Art. 93. Dispor sobre o Estatuto da Magistratura Art. 121. Dispor sobre a organizao e competncia dos tribun ais eleitorais, dos juzes de direito e das juntas eleitorais. 128. Estatuto do MP LC federal para o MPU e LC estaduais para os MPE (LC 75/93) Art. 131. Organizao e funcionamento da AGU; (LC 73/93) 134 1 - Organizao da Defensoria Pblica da Uni o e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados. (LC 80/94) 142 1 - Lei complementar estabelecer as normas gerais a serem adotadas na organizao, no preparo e no emprego das Foras Armadas (LC 69 /91, 97/99 e 117/04)

Em matria tributria: Art. 146. Caber: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - regular as limitaes constitucionais ao poder de trib utar; III - estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre: (CTN - Lei 5172/66) a) definio de tributos e de suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos ge radores, bases de clculo e contribuintes; b) obrigao, lanamento, crdito, prescrio e decadncia tributrios; c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas. d) definio de tratamento diferenciado e favor ecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados (LC 123/06) Art. 146-A. Poder estabelecer critrios especiais de tributao, com o objetivo de prevenir desequilbrios da concorrncia, sem prej uzo da competncia de a Unio, por lei, estabelecer normas de igual objetivo. Art. 148. Instituir emprstimos compulsrios:

153 - VII Instituir o IGF; Art. 154, I e 195 4 - Instituir impostos e contribuies residuais; Art. 155, III Regular a instituio do ITDC: a) se o doador tiver domicilio ou residncia no exterior; b) se o de cujus possua bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventrio processado no exterior; 155, XII No ICMS, cabe um monte de coisa lei complementar. (Lei K andir - LC 87/96) 156, III (LC 116/03)No ISS vai definir os servios que estaro sujeitos incidncia e: I - fixar as suas alquotas mximas e mnimas; II - excluir da sua incidncia exportaes de servios para o exterior. III - regular a forma e as c ondies como isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados

Art. 161. Na repartio de receitas: (LC 61,62,63,74,91) I - definir valor adicionado para fins da entrega da parcela do ICMS a qual o Municpio tenha direito. II - estabelecer normas sobre a entrega dos recursos de que trata o art. 159; III - dispor sobre o acompanhamento, pelos beneficirios, do clculo das quotas das participaes.

Nas finanas pblicas: (LRF LC 101/00 e lei 4320/64) Art. 163. Lei complementar di spor sobre: I - finanas pblicas; II - dvida pblica externa e interna; III - concesso de garantias pelas entidades pblicas; IV - emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; V - fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta; VI - operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionai s plenas das voltadas ao desenvolvimento regional. 165 9: I - dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do PPA, da LDO e da LOA; II - estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos. Art. 168. A Forma da entrega dos duodcimo mensais de recursos ao PL , PJ, MP e Def. Pb Art. 169. Estabelecer limites para a despesa com pessoal ativo e inativo dos entes . (LRF e LC 82/95 e 96/99)

No Sistema Financeiro Nacional Art. 192. Ser regulado por uma LC;

Na Reforma Agrria 184 3 - Cabe lei complementar estabelecer procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo judicial de desapro priao. (LC 76/93)

Na Seguridade Social 195 11. Estabelecer o limite acima do qual ser vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais previdencirias. 198 3 Lei complementar, que ser reavaliada pelo menos a CADA CINCO ANOS , estabelecer: I - os percentuais mnimos que os entes aplicaro na sade anualmente; II - os critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade destinados aos demais entes e dos Est. para os Mun. III - as normas de fiscalizao, avaliao e con trole das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal; IV - as normas de clculo do montante a ser aplicado pela Unio.

Nas reas indgenas 231 6 - So nulos e extintos, no produzindo efeitos jurdicos, os atos que tenha m por objeto a ocupao, o domnio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a explorao das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse pblico da Unio, segundo o que dispuser lei complementar, no gerando a nulidade e a extino direito a indenizao ou a aes contra a Unio, salvo, na forma da lei, quanto s benfeitorias derivadas da ocupao de boa f.

You might also like