You are on page 1of 8

Mediunidade Conceito: Lamartine Palhano Jr.

. em seu Dicionrio de Filosofia Esprita, conceitua mediunidade como sendo uma faculdade inerente ao homem que permite a ele a percepo, em um grau qualquer, da influncia dos Espritos. No constitui privilgio exclusivo de uma ou outra pessoa, pois, sendo uma possibilidade orgnica, depende de um organismo mais ou menos sensitivo. Mediunismo: Alexander Aksakof, em 1.890, empregou o termo mediunismo para designar o uso das faculdades medinicas. A prtica do mediunismo no significa que haja prtica de Espiritismo propriamente dito, visto que a mediunidade no propriedade do Espiritismo. (veja ao final, pequena biografia de Alexander Aksakof). Mediunato: Misso medinica da qual est investido um mdium. Esta expresso foi criada pelos prprios Espritos: Deus me encarregou de desempenhar uma misso junto aos crentes a quem ele favorece com o mediunato Joana dArc (Captulo XXXI, comunicao XII, em O Livro dos Mdiuns de Allan Kardec. Mdium: (Do latim: medium = meio; intermedirio; medianeiro). Pessoa que pode servir de intermedirio entre os Espritos e os homens; aquele que em um grau qualquer sente a influncia dos Espritos de modo ostensivo. Como j foi mencionado, todo aquele que sente, num grau qualquer, a influncia dos Espritos, , por esse fato, mdium. Essa faculdade inerente ao homem; no constitui, portanto, privilgio exclusivo, donde se segue que poucos so os que no possuem um rudimento dessa faculdade. Pode-se, pois, dizer que todos so, mais ou menos, mdiuns. Todavia, usualmente, assim s se qualificam aqueles em que a faculdade medinica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que ento depende de uma organizao mais ou menos sensitiva. A Predisposio Medinica: A predisposio medinica independe do sexo, da idade e do temperamento, bem como da condio social, da raa, da cultura, da religio, da inteligncia e at mesmo das qualidades morais. Todavia, quanto mais elevado for moralmente o mdium, melhor instrumento este se tornar Espiritualidade. O Desenvolvimento da Faculdade Medinica:

O desenvolvimento da faculdade medinica depende da natureza mais ou menos expansiva do perisprito do mdium e da maior ou menor facilidade da sua assimilao pelo dos Espritos; depende, portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princpio; no podendo, consequentemente, quando o princpio no existe. As relaes entre os Espritos e os mdiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispritos, dependendo a facilidade dessas relaes do grau de afinidade existente entre os dois fluidos. Alguns h que se combinam facilmente, enquanto outros se repelem, donde se segue que no basta ser mdium para que uma pessoa se comunique indistintamente com todos os Espritos. Combinando os fluidos perispirticos os Espritos no s transmitem aos mdiuns seus pensamentos, como tambm chegam a exercer sobre eles uma influncia fsica, fazem-nos agir e falar sua vontade. Todavia, a elevao moral do mdium e seu controle sobre a faculdade que possu impedir que os Espritos inferiorizados se adonem da sua faculdade e paralisem-lhe o livre arbtrio. Podem os espritos manifestar-se de uma infinidade de maneiras, mas no o podem seno com a condio de acharem uma pessoa apta a receber e transmitir impresses deste ou daquele gnero, segundo as aptides que possua. Da diversidade de aptides decorre que h diferentes espcies de mdiuns. Mediunidade Classificao segundo seus Efeitos: Os fenmenos dos efeitos medinicos podem ser de duas ordens: 1. Fenmenos de Efeitos Materiais, Fsicos ou Objetivos: So os que sensibilizam diretamente os rgos dos sentidos dos observadores. Podem se apresentar sob variadas formas, tais como:

Materializao de objetos, de Espritos, etc. Transfigurao modificao dos traos fisionmicos do prprio mdium. Levitao erguimento de objetos e/ou pessoas, contrariando a Lei da Gravidade. Transporte entrada e sada de objetos de recintos hermeticamente fechados. Bilocao ou Bicorporiedade aparecimento do Esprito do mdium desdobrado sob forma materializada, em lugar diferente ao do corpo. Voz Direta vozes dos Espritos que soam pelo ambiente, independentemente do mdium (em termos), atravs de uma garganta ectoplasmtica. Vide ao final significado de ectoplasma.

Escrita Direta Palavras, frases, mensagens, escritas sem a utilizao da mo do mdium. Tiptologia Sinais por pancadas formando palavras e frases inteligentes. Sematologia Movimento de objetos sem contato fsico, traduzindo uma vontade, um sentimento, etc.

1. Fenmenos de Efeitos Intelectuais ou Subjetivos: So os que ocorrem na esfera subjetiva, no ferindo os cinco sentidos, seno a racionalidade e o intelecto. Podem se apresentar das seguintes formas:

Intuio Uma modalidade de telepatia, quando a transmisso do pensamento se d por meio do Esprito do mdium, ou melhor de sua alma. Ela recebe o pensamento do Esprito que se manifesta e o transmite. Nessa situao o mdium tem conscincia do que fala ou escreve, embora no exprima o seu prprio pensamento. Vidncia Faculdade anmica ou medinica que permite a uma pessoa perceber imagens da vida espiritual, e mesmo da vida corprea, independentemente do tempo e da distncia. Audincia Da mesma forma, faculdade anmica ou medinica que permite a uma pessoa escutar os sons do mundo espiritual.

Desdobramento Estado no qual o Esprito do percipiente desloca-se e vai at outros lugares, distantes ou no, fora da dimenso tempo/espao, e descreve o que v e o que faz. Psicometria Faculdade que tem o mdium de estabelecer contato com toda a vida psquica de algum, coisa ou ambiente, podendo perscrutar o passado, o presente e o futuro, bastando para isso que entre em contato com o nome ou um objeto relacionado. Psicografia a escrita sob a influncia dos Espritos. Os Espritos escrevem, impulsionando a mo do mdium, seja por uma forte intuio, por um controle parcial do centro motor e com cincia do mdium ou por uma ao mecnica absoluta. Psicofonia Fenmeno medinico que, associado ou no a outras modalidades da mediunidade, possibilita a um Esprito falar atravs do aparelho fonador do mdium

generalidade destes dois ltimos tipos de fenmenos intelectuais (psicografia e psicofonia) tem-se denominado vulgarmente de Incorporao Medinica. Ressalte-se, todavia, que no ocorre a introduo do Esprito no corpo do mdium, mas, sim, uma associao de seus fluidos com os do mdium, resultantes das faixas vibratrias em que se encontrem e que pela lei de sintonia e da assimilao se identificam formando um complexo Emissor (Esprito desencarnado) e Receptor (mdium). Classificao dos Mdiuns: Inicialmente, podemos classificar os mdiuns em: Mdiuns Facultativos ou Voluntrios Mdiuns Naturais ou Involuntrios

1. Mdiuns Facultativos ou Voluntrios: S se encontram entre pessoas que tem conhecimento mais ou menos completo dos meios de comunicao com os Espritos, o que lhes possibilita servir-se, por vontade prpria, de suas faculdades. No que realizem quando queiram os fenmenos, pois sem a vontade do Esprito que se ir comunicar nada conseguiro, porm, so senhores da faculdade que possuem, no permitindo que se dem comunicaes extemporneas e em momentos imprprios. Sabem que possuem a faculdade e se predispem ao intercmbio com o mundo dos Espritos. 2. Mdiuns Naturais ou Involuntrios:

Tambm denominados Inconscientes, pelo Codificador, por no terem conscincia da faculdade que possuem. So aqueles cuja influncia se exerce a seu mau grado. Existem entre as pessoas que nenhuma idia fazem do Espiritismo, e nem dos Espritos, at mesmo entre as mais incrdulas e que servem de instrumento, sem o saberem e sem o quererem. . Os fenmenos espritas de todos os gneros podem operar-se por influncia destes ltimos, que sempre existiram, em todas as pocas e no seio de todos os povos. A ignorncia e a credulidade lhe atriburam um poder sobrenatural e, conforme os tempos e os lugares, fizeram deles santos, feiticeiros, loucos ou visionrios. O Espiritismo mostra que com eles, apenas se d a manifestao espontnea de uma faculdade natural. Classificao Geral dos Mdiuns:

Mdiuns de Efeito Fsicos So os mais aptos, especialmente, produo de fenmenos materiais, como movimentos de corpos inertes, os rudos, a deslocao, o levantamento e a translao de objetos, etc. Sempre neste fenmenos h o concurso voluntrio ou involuntrio de mdiuns dotados de faculdades especiais. Mdiuns Sensitivos ou Impressivos So pessoas suscetveis de pressentir a presena dos Espritos, por impresso vaga, como ligeiro atrito em todos os membros, fato que no logram explicar. Tal sutileza pode essa faculdade adquirir; que aquele que a possui reconhece, pela impresso que experimenta, no s a natureza, boa ou m, do Esprito que lhe est ao lado, mas tambm a sua individualidade. Mdiuns Audientes So mdiuns que ouvem os Espritos. Algumas vezes como se escutassem uma voz interna que lhes ressoasse no foro ntimo; doutras vezes, uma voz exterior, clara e distinta como a de uma pessoa viva. Mdiuns Psicofnicos ou Falantes a faculdade que permite aos Espritos, utilizando os rgos vocais do encarnado, transmitirem a palavra audvel a todos que presentes se encontrem.

a faculdade mais freqente em nosso movimento e possibilita o intercmbio com o mundo extracorpreo. atravs dela que os desencarnados narram, quando podem/desejam, os seus aflitivos problemas, recebendo dos orientadores, em nome da fraternidade crist, a palavra do esclarecimento e da consolao. O pensamento do Esprito antes de chegar ao crebro fsico do mdium, passa pelo crebro perispirtico, resultando disso a propriedade que tem o medianeiro, em tese de fazer ou no fazer o que a entidade pretende.

Tambm os Mentores Espirituais, Espritos trabalhadores da grande Seara do Pai, utilizam esta possibilidade de intercmbio para esclarecerem, orientarem, confirmando a continuidade do labor nas duas esferas da vida. Obs: Os mdiuns falantes, de maneira geral so intuitivos ou conscientes, sendo o intrprete ou mensageiro. O estilo, o vocabulrio, a construo das frases so suas, mas a idia do Espirito. Os mdiuns psicofnicos semiconscientes conservam o estilo e a idia do Esprito que se comunica e nos, psicofnicos inconscientes, geralmente se exprime sem ter conscincia do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas s suas idias habituais, aos seus conhecimentos e, at, fora do alcance de sua inteligncia. Embora se ache perfeitamente acordado e em estado normal, raramente guarda lembrana do que diz.

Mdiuns Videntes So dotados da faculdade de ver os Espritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, quando perfeitamente acordados e conservam lembrana precisa do que viram. Outros s a possuem em estado sonamblico, ou prximo do sonambulismo. raro esta faculdade permanecer por muito tempo; quase sempre efeito de uma crise passageira. Mdiuns Sonamblicos Nesta ordem, so duas as categorias de fenmenos que freqentemente se acham reunidos:

a) Quando o sonmbulo age sob a influncia do seu prprio Esprito; sua alma que, nos momentos e emancipao, v, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos. O que ele externa tira-o de si mesmo; so idias suas, em geral, mais justas do que no estado normal, seus conhecimentos esto mais dilatados, porque tem livre a alma. b) Como mdium, ao contrrio, instrumento de uma inteligncia estranha; passivo e o que diz no vem de si. O mdium sonamblico, em estado de emancipao da alma pode facultar a comunicao. Muitos sonmbulos vem perfeitamente os Espritos e os descrevem com tanta preciso, como mdiuns videntes. Podem confabular com eles e transmitir-nos seus pensamentos. O que dizem, fora do mbito de seus conhecimentos pessoais, lhes com freqncia sugerido por outros Espritos.

Mdiuns Curadores Este gnero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicao. Exemplo maior Jesus. Geralmente a faculdade espontnea e, embora haja a utilizao do fluido magntico, alguns mdiuns curadores jamais ouviram falar do magnetismo. Ex: benzedeiras. Mdiuns Pneumatgrafos D-se este nome aos mdiuns que tm aptido para obter a escrita direta. Esta faculdade bastante rara. Desenvolve-se pelo exerccio; mas sem utilidade prtica. Se limita a uma comprovao patente da interveno de uma fora oculta nas manifestaes.

Mdiuns Escreventes ou Psicgrafos So os mdiuns aptos a receber a comunicao dos Espritos atravs da escrita. Como afirma Allan Kardec, de todos os meios de comunicao, a escrita manual o mais simples, o mais cmodo e, sobretudo o mais completo. Para eles devem tender todos os esforos, porquanto permite se estabeleam, com os Espritos, relaes to continuadas e regulares, como as que existem entre ns. Deve ser desenvolvido com muita responsabilidade pois atravs dessa faculdade que os Espritos revelam melhor sua natureza e o grau do seu aperfeioamento, ou a sua inferioridade. Para o mdium, a faculdade de escrever , alm disso, a mais suscetvel de desenvolver-se pelo exerccio e proporciona a todos um exame acurado e minucioso da mensagem recebida.

Os mdiuns psicgrafos podem ser classificados em: a) Mdiuns Mecnicos O Esprito atua diretamente sobre a mo do mdium, impulsionando-a. O que caracteriza este gnero de mediunidade a inconscincia absoluta, por parte do mdium, do que sua mo escreve. Ela se move sem interrupo, enquanto o Esprito tem alguma coisa que dizer, e para, assim que ele acaba. Neste tipo de mensagem, a escrita vem antes do pensamento. b) Mdiuns Intuitivos Neste caso, o Esprito no atua sobre a mo para mov-la, mas, atua sobre a alma do mdium, identificando-se com ela e imprimindo-lhe sua vontade e suas idias. A alma recebe o pensamento do Esprito comunicante e o transcreve. Nesta situao, o mdium escreve voluntariamente e tem conscincia do que escreve, embora no grafe seus prprios pensamentos. Podemos dizer, que nestes casos, o pensamento vem antes da escrita. C) Mdiuns Semimecnicos Tambm denominados Semi-intuitivos. Eles sentem que, sua mo uma impulso dada, mau grado seu, mas, ao mesmo tempo, tm conscincia do que escrevem, medida que as palavras se formam. Neste casos, o pensamento acompanha as palavras.

Mdiuns Polgrafos So aqueles cuja escrita se modifica em decorrncia do Esprito que se comunica, ou que so aptos a reproduzir a escrita que o Esprito tinha em vida. Mdiuns Iletrados Os que escrevem como mdiuns, sem saber ler, nem escrever, no estado ordinrio. Muito raros; mais que os anteriores. Mdiuns Poliglotas ou Xenoglotas So aqueles que escreve ou falam, sob a influncia dos Espritos, em idiomas que lhe so desconhecidos.

Biografia/definies: Alexander N. Aksakof

Nascido em Repievka (Rssia) em 27 de maio de 1.832, desencarnou em S. Petersburgo (Leningrado), a 04 de janeiro de 1.903. Foi membro da nobreza russa, doutor em Filosofia e Conselheiro de Alexandre III, Czar de todas as Rssias. Doutor, foi lente da Academia de Leipzig, na Alemanha. Empenhou-se no campo da investigao psquica, foi diretor do jornal Psychische Studien, de Leipzig (Alemanha). Publicou a sua obra mais significativa Animismo e Espiritismo. Participou da investigao medinica junto a diversos mdiuns do sculo passado e de muitos outros pesquisadores de renome. Sua contribuio ao Movimento Esprita Mundial foi enorme e, at hoje, seus trabalhos so citados pelos muitos pesquisadores que se aventuram pelo campo do psiquismo. Ectoplasma (do grego: ekts movimento para fora; plasma obra modelvel). Substncia que emana do corpo de um mdium capaz de produzir fenmenos de efeitos fsicos ou materializaes. Trata-se de uma exalao fludica, sensvel ao pensamento, visvel ou invisvel, plstica, inodora, inspida, originalmente incolor.

You might also like