You are on page 1of 38

ANA RITA QUIRINO

A INFLUNCIA DA MSICA NA ALFABETIZAO

Monografia apresentada Faculdade de Filosofia Cincias e Letras Eugnio da Pacelli como requisito parcial para obteno do ttulo de graduado no Curso de Ps Graduao em Educao com nfase em Arte e Incluso, sob a orientao do professor Antnio Celso Ribeiro.

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCA POUSO ALEGRE 2010

UNIVERSIDADE VALE DO SAPUCA FACULDADE DE FILOSOFIA CINCIAS E LETRAS EUGNIO PACELLI CURSO DE PS-GRADUAO EM INCLUSO COM NFASE EM ARTE

Monografia A INFLUNCIA DA MSICA NA ALFABETIZAO, elaborada por ANA RITA QUIRINO e aprovada por todos os membros da Banca Examinadora foi aceita pelos abaixo listados, como requisito final para a obteno do ttulo de Ps Graduao em Incluso com nfase em Arte.

Pouso Alegre, ______ de ______________ de 2010.

BANCA EXAMINADORA:

____________________________________ ____________________________________ ____________________________________

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus por ter colocado seus anjos em meu caminho, que me entenderam e me estimularam a continuar quando as foras pareciam faltar, e ajudaram a me tornar uma pessoa melhor e mais segura ao longo desta trajetria.

Nenhuma arte exerce nas massas (povo) influncia to poderosa quanto msica (Heitor Villa- Lobos)

RESUMO

Este trabalho de pesquisa busca analisar como a msica pode auxiliar no processo de alfabetizao, procurando refletir sobre a importncia da mesma na formao global da criana. A pesquisa mostra que a msica contribui no desenvolvimento psquico, emocional e cognitivo, estimulando o raciocnio, a criatividade, a sensibilidade, a auto-estima e a socializao, alm de tornar a aprendizagem concreta e prazerosa.

Palavras chave: msica alfabetizao desenvolvimento.

ABSTRACT

This paper aims to analyze how music can aid in the literacy process, trying to contemplate on its importance in the child's global formation. The research shows that music contributes to the childs psychic, emotional and cognitive development, stimulating the reasoning, the creativity, the sensibility, the self-esteem and the social skills, besides turning the learning process concrete and pleased.

Key words: Music -

SUMRIO

1. INTRODUO......................................................................................................................8 2. O QUE MSICA?............................................................................................................10 2.1. Breve Histrico..............................................................................................................12 3. ALFABETIZAO E MSICA.........................................................................................14 3.1. A msica na sala de aula................................................................................................17 4. COMO A MSICA INFLUENCIA NA INTELIGNCIA.................................................27 5. A MSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM..........................................30 6. A MSICA PARA CANTAR..............................................................................................33 7. CONSIDERAES FINAIS................................................................................................36 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................37

1. INTRODUO

Atravs dos tempos, a msica tem sido uma bela forma de comunicao entre os homens, que a utiliza nos momentos mais importantes de suas vidas. Desde o nascimento, a criana percebe o som, e pouco a pouco utiliza sua voz e seu corpo para produzi-lo. Quando ouve msicas a criana percebe os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia, e os relaciona com a expresso de sentimentos. Assim, cada criana reage msica de uma forma muito pessoal. O trabalho em sala de aula com a msica uma proposta que abre espao para diversas oportunidades de aprendizagem. Ao inserir a msica na prtica diria de um ambiente alfabetizador, a mesma se torna um importante elemento que nos auxilia no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pois esta desperta o gosto por diversos assuntos e ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, na formao de conceitos e na interao com o outro. Analisando minha prtica pedaggica como alfabetizadora e neste ano trabalhando com alunos com srias dificuldades de aprendizagem, me propus a estudar uma outra maneira de atingi-los de uma forma mais profunda e prazerosa, e a msica alm de ajudar na construo do conhecimento significativo, tambm um excelente instrumento de cidadania. Para viabilizar o desenvolvimento deste trabalho foi pesquisada a histria da msica; sua definio; como usar a msica na sala de aula, servindo como instrumento de aprendizagem, citando alguns exemplos de atividades; como a msica influencia no desenvolvimento da inteligncia; e a utilizao do nosso corpo para produzir msica. A msica tem como funo atingir o ser humano em sua totalidade. A educao tem a funo de desenvolver em cada indivduo toda a sua capacidade. Porm, sem utilizar a msica, a educao pode no conseguir cumprir a sua funo, pois s a msica consegue levar o indivduo a agir de maneira to plena. Por meio do ritmo, a msica atinge a motricidade e a sensorialidade; e por meio da melodia, atinge a afetividade.

A principal vantagem de utilizarmos a msica para nos auxiliar no ensino de uma determinada disciplina a abertura de um segundo caminho comunicativo, pois com a msica possvel despertar e desenvolver nos alunos uma sensibilidade mais aguada na observao de questes prprias disciplina alvo.

2. O QUE MSICA?

De acordo com o Novo Dicionrio Aurlio da lngua portuguesa, msica a arte de combinar os sons de modo agradvel aos ouvidos. A msica uma linguagem, posto que um sistema de signos, afirma Hans-Joachim Koellreutter. Msica linguagem que organiza os signos sonoros e o silncio, no contnuo espao-tempo. Para Koellreutter, na msica se faz presente um jogo dinmico de relaes que simbolizam, em microestruturas sonoras, a macroestruturas do universo. Ele considera que a linguagem musical pode ser um meio de ampliao da percepo e da conscincia, porque permite vivenciar e conscientizar fenmenos e conceitos diversos. Msica movimento, sentimento, conscincia do espao e do tempo. Msica igualmente tenso e relaxamento. Pode-se perceber a msica em tudo onde existe a mo humana, pois ela inventa linguagens; formas de ver, de representar, de transfigurar e de transformar o mundo. A msica uma linguagem universal, passvel de ser compreendida por todos. Todos os povos do planeta desenvolvem manifestaes sonoras. Entretanto, apesar dessa tendncia em se expressar atravs dos sons ser algo inerente ao ser humano, ela se concretiza de maneira to peculiar em cada cultura que muito difcil acreditar que uma da suas manifestaes possua um sentido universal. Segundo John Blackin (apud MORAES, s/d), toda cultura possui o seu prprio ritmo, no sentido em que a experincia consciente ordenada em ciclos de mudana de estao, de crescimento fsico, de empreendimento econmico, de profundeza ou de amplitude genealgica, de vida presente e de vida futura, de sucesso poltica ou de fatos peridicos quaisquer, aos quais se confere uma significao. Poderamos dizer que a experincia corrente de todos os dias tem lugar em um universo de tempo real. A qualidade essencial da msica o poder que ela tem de criar um outro universo de tempo virtual". Alm de a msica estar unida ideia de organizao e ao conceito construdo e no definvel de tempo (cronomtrico, psicolgico) a msica se baseia na periodicidade e na recorrncia. Esses fenmenos ligam-se diretamente ao fenmeno da memria, seja aquela que nos faz reconhecer no instante da audio, aquilo que veio antes e aquilo que poder vir depois; seja aquela que nos remete prpria Histria.

11

Rilke (apud MORAES, s/d) afirma que a msica tambm o mais ntimo de ns, que transcendendo-nos, fora por sair". H vrias maneiras de ouvir a msica. Entretanto, pelo menos trs delas poderiam ser chamadas de dominantes: 1) ouvir com o corpo; 2) ouvir emotivamente e; 3) ouvir intelectualmente. Ouvir com o corpo empregar no ato da escuta toda a pele, que vibra em contato com o som. misturar o pulsar do som com as batidas do corao, um quase no pensar. bastante freqente nesse estgio de escuta, que haja um impulso em direo ao ato de danar. Nesse novo gesto, a msica ouvida transformada em movimento que pode ser visto, em ritmo visual. Outra maneira de ouvir msica sai da sensao bruta e entra no campo dos sentimentos, da emotividade. Ouvir emotivamente ouvir mais a si mesmo do que propriamente a msica. fazer com que a msica desperte ou reforce algo que j est em ns mesmos. Ouvir intelectualmente, analisar como a msica se organiza a partir de certos pressupostos (escolha dos sons, maneira de articul-los, etc) que garantem a ela aquilo que se poderia chamar de coerncia interna. A rigor, a msica no precisa expressar alguma coisa que esteja fora dela, pois a msica pertence a um universo no-verbal. Como a msica um tipo de linguagem, ela tem a sua Histria, e esta mostra que a maneira de construir a msica varia de comunidade para comunidade, de poca para poca, e s vezes, de indivduo para indivduo. Cada povo, em cada momento da Histria, tem o seu prprio sistema de organizao musical. Entretanto, como todos os sistemas se apiam sobre os mesmos elementos de base-sons encadeados em recortes meldicos, movimento e ritmo, a msica tende tocar o indivduo, seja como sentimento bruto, seja como emoo mais ou menos elaborada, a msica cria emoes por mais intectualizada que seja. Dentre outras coisas, a msica uma forma de representar, de relacionar-se e de concretizar novos mundos. Sendo um elemento indispensvel no cotidiano infantil e podendo ser abordada de diversas maneiras. Assim, todos possuem em seus corpos e em suas vidas uma musicalidade. Enquanto o ser humano estiver vivo, falando e se movimentando, est se expressando musicalmente e exprimindo suas emoes atravs de sons e ritmos.

12

2.1. Breve Histrico

A msica a forma de expresso mais universal que se conhece. Sua etimologia vem do grego e significa arte das musas. Mas a msica vem muito alm da Grcia antiga. Ela esteve presente em todas as civilizaes do mundo antigo, como um elemento de coeso para a comunidade, pois fez parte durante sculos, de todos os rituais mais importantes da vida social de um povo. Segundo Catucci (2001), na religio, as liturgias hebraicas usavam muito o canto, ao mesmo tempo que repartiam o uso dos instrumentos por uma rgida hierarquia social: cornos dos animais e trompas para os sacerdotes, percusses e flautas para o povo e instrumentos de cordas para os levitas. Nas guerras, na Amrica pr-colombiana, acreditava-se que os instrumentos musicais com a pele e com os ossos dos inimigos absorviam o seu valor e reforavam os exrcitos. A msica podia incutir coragem, afugentar os inimigos, consolidar a coeso dos soldados, celebrar uma vitria, preparar o esprito de batalha. O fragor produzido por tambores e trombetas deu vida a uma tradio que chegou at msica militar moderna. Nas danas, h quem defenda a ideia de que foram o ritmo e a dana as primeiras formas rituais de msica. Nas populaes do mundo antigo e nas que ainda hoje vivem em estado tribal, a dana um acontecimento presente em todas as cerimnias sociais. A dana no um espetculo de entretenimento, mas uma linguagem baseada essencialmente no ritmo e que traduz em imagens e movimentos as histrias da mitologia. Partindo destas citaes, como exemplos, pode-se notar que a msica to antiga quanto a histria do homem e est ligada origem das suas atividades fundamentais que so a comunicao e a linguagem. O essencial notar-se o quo importante a msica foi e para as populaes de todos os tempos.
Na verdade, a msica no apenas entretenimento, deleite, convite ao devaneio. tambm fonte de crescimento espiritual, enriquecimento da sensibilidade e fortalecimento do ego, condies fundamentais para a realizao plena do ser humano na sua trajetria de vida. (BRSCIA, 2003, p. 29)

13

As pocas que demarcam a presena do que viria a ser msica apontam para uma conscincia mgica, mtica, responsvel pela transformao de sons em msica e seres humanos em seres musicais, produtores de significados sonoros. Os tantos mitos e lendas que relacionam vida, mundo, sons e silncio conferem poder e magia aos sons e, consequentemente aos instrumentos musicais. Existem muitas teorias sobre a origem e a presena da msica na cultura humana. A linguagem musical tem sido interpretada, entendida e definida de diversas maneiras, dependendo da poca e da cultura, em sintonia com o modo de pensar, com os valores e as concepes estticas vigentes. Segundo Martins (2006) temos registros dos primrdios da humanidade nas pinturas rupestres de algumas cavernas, porm o som dessa poca, obviamente pelo fato de a sonoridade existir somente durante um tempo determinado, perdeu-se. Hoje talvez o som mais prximo do que existia na pr-histria guardadas as devidas propores seja o som produzido pelos povos primitivos de nosso planeta que ainda preservam uma tradio cultural fundada na oralidade como meio de transferncia do saber de gerao para gerao. O emprego de diferentes tipos de msica uma questo vinculada poca e cultura. O rudo, por exemplo, considerado por muito tempo como som no musical, presente apenas nas produes musicais alheias ao modelo musical ocidental, foi incorporado e valorizado como elemento de valor esttico na msica ocidental do sculo XX. As profundas transformaes econmicas, sociais, polticas e ideolgicas que ocorreram no sculo XIX, responsveis pelo desenvolvimento industrial e tecnolgico, provocaram grandes mudanas na cultura ocidental, envolvendo, obviamente, a msica.
Uma enorme reviravolta dos princpios estticos e uma nova atitude face ao som comeam a se delinear, ainda nas primeiras dcadas do sculo XX, provocando uma significativa mudana na histria da percepo auditiva do homem ocidental. Aqueles sons que, outrora, configuravam-se enquanto pano de fundo- os rudos ambientais- tornam-se, agora, musicais. (F. C. S. Carneiro, 2002, p.53)

Desta forma, fica bem claro o quanto a msica fundamental e marcante na histria da nossa espcie, como ela atuante em todas as formas de nosso pensar scio, cognitivo e psicolgico.

3. ALFABETIZAO E MSICA

Para Ges (2009), a msica atrai e envolve as crianas, pois eleva a auto-estima, estimula diferentes reas do crebro, aumenta a sensibilidade, a criatividade, a capacidade de concentrao e ajuda na fixao de dados. Por isso est sendo cada vez mais usada pelas escolas como eixo norteador do processo de alfabetizao. Assim, as crianas que recebem estmulos musicais adequados, aprendem a ler e a escrever mais facilmente e tem maior equilbrio emocional, j que a msica est inserida no seu cotidiano desde muito cedo. preciso lembrar que todas as crianas possuem uma grande potencialidade para adquirir a linguagem. Esta capacidade biolgica uma condio necessria, mas no suficiente, para explicar o desenvolvimento lingstico e as diferenas entre as crianas neste processo (GONZLES, 1997). Pensa-se que as crianas j possuem predisposies inatas especficas vinculadas aprendizagem da lngua e tambm para outros domnios cognitivos. Mas o desenvolvimento , em si mesmo, um processo mais dinmico de interao entre a mente e o meio (KARMILOFF- SMITH apud BERNARD, 1998). Toda situao de experincia das crianas definida pelo contexto objetivo, que implica na ao, na observao e, ou na participao em atividades, no uso da linguagem e nas interaes com os demais. Segundo SOARES (2001), a criana aprende a escrever agindo e interagindo com a lngua escrita, experimentando escrever, fazendo o uso de seus conhecimentos prvio sobre a escrita, levantando e testando hipteses sobre a correspondncia entre o oral e a escrita. Observa-se que, antes da aquisio da linguagem, as crianas interpretam o comportamento dos outros e respondem a eles, fazendo parte das interaes que implicam reciprocidade. Cabe lembrar que as instituies educacionais devem levar em considerao os conhecimentos prvios de cada criana, para que por meio deles a escrita torne-se significativa, pois a aquisio do sistema de escrita e o desenvolvimento das habilidades de utilizao deste sistema s sero adquiridos quando a criana compreender a utilidade da escrita para a sua interao social.

15

Neste contexto, faz-se necessrio ampliar o conceito de alfabetizao, desenvolvendo uma poltica esttica, alegre e afetiva, e que as linguagens expressivas do desenho, da msica, da dana e da brincadeira sejam instrumentos simblicos de leitura e escrita do mundo social da criana. Trata-se de uma metodologia que permita as relaes com os pares e com os grupos, fazendo a criana elaborar o conhecimento de forma coletiva, dentro de uma relao dialgica, numa tentativa de construir um saber tico atravs do qual possa ser valorizada e buscar valores. Vygotsky (1979), parte da ideia de que existe uma zona de desenvolvimento proximal, definida pelo nvel evolutivo das funes mentais da criana, e que se manifesta pela sua capacidade para resolver situaes de forma independente. Isto , a possibilidade que a criana tem para resolver problemas sozinha, em uma determinada situao. Por outro lado, existe um desenvolvimento potencial que envolve as realizaes das crianas se elas receberem o apoio adequado no momento de resolver a tarefa. Entre estes dois nveis, encontra-se a zona de desenvolvimento real, que o cenrio na qual transcorre a ao que o autor chama de aprendizagem. Aquilo que se pretende aprender deve passar pela experincia pessoal de quem aprende. Assim, a aprendizagem assume um carter pessoal. Ainda que a criana atue de maneira informal com a linguagem escrita, importante que na fase de sua aquisio, ela compreenda a natureza, representao e funo desse sistema. Nesse sentido, a ao pedaggica torna-se fundamental medida que o professor leve para a sala de aula, textos que circulam no mundo, criando um ambiente de leitura e colocando-se como mediador entre os textos e as crianas, favorecendo oportunidades ricas e variadas de interao com a leitura e a escrita. Para que a criana aprenda, necessrio que no seu interior haja um processo de transformao e mudana. A aprendizagem deve ser encarada como uma ao educativa em que a finalidade desenvolver no ser humano a capacidade que lhe permita interagir com o meio em que vive. A aprendizagem um processo normal, harmnico e progressivo, de explorao, descoberta e reorganizao mental, em busca da equilibrao da personalidade (PIAGET, 1978, p.15). O autor defende que o ensino deve ser atrativo, estar de acordo com os interesses e curiosidades das crianas. As tarefas propostas devem produzir na criana o desejo de aprender e que o espao da sala de aula deve ser um ambiente de investigao e de respeito, onde as crianas possam expressar suas formas de pensamento, suas dvidas, suas descobertas e construir vnculos entre si.

16

necessrio entender que a alfabetizao um processo de apropriao do conhecimento da lngua escrita, em que gradativamente, a criana ir ampliar e rever suas formas de ler e representar o mundo. Alfabetizar interagir com o mundo por intermdio da lngua escrita, e sendo a linguagem, um instrumento de representao, por ela que se expressa a viso do mundo daquele que fala. Ferreiro (1999), afirma que o processo de aprendizagem aquele que decorre da atividade do sujeito e que segue um determinado percurso regido por leis internas. O mtodo de ensino, diz respeito a uma ao intencional, ao esfora dirigido por um outro (no caso da escola, pelo professor) no sentido de fazer com que esse sujeito ascenda compreenso e ao domnio desse objeto. O que se procura determinar o caminho pelo qual a criana toma conscincia da natureza alfabtica do nosso sistema de representao da escrita. A criana vai avanando nos seus estgios cognitivos na medida em que lhe dada a oportunidade com diferentes materiais impressos. A cada dia a sua representao do objeto vai se aperfeioando, at chegar a uma representao bem definida. Trabalhando com msica, o professor estar permitindo que a criana interaja com diversos tipos de textos de forma ldica e prazerosa, tornando-os mais significativos. A msica torna-se um elemento rico que une e refora todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criana. A leitura uma atividade muito importante, pois com o seu auxlio que se adquire conhecimentos para melhor entender a realidade, e a escola deve oportunizar o contato com diferentes tipos de textos, pois cada um tem uma funo especfica. O trabalho com o texto realizado visando a compreenso da funo da escrita enquanto representao de palavras, para a sistematizao necessria ao domnio do cdigo escrito. Toda representao que a criana faz, carregada de significao, um texto. A produo de texto coletivo o momento em que cada criana tem a oportunidade de expressar suas ideias ao grupo, e vivenciar a escrita convencional feita pelo professor. O texto coletivo permite que a criana reflita sobre as linguagens oral e escrita, observando que tudo que se fala pode ser escrito. A apropriao da linguagem escrita s se efetivar por meio das relaes sociais e pela interferncia do professor.

17

A msica exerce grande influncia sobre as crianas, por isso os jogos ritmados devem ser aproveitados e incentivados na escola. Msica linguagem. As experincias musicais favorecem a organizao do pensamento da criana. Quanto mais ela tiver a oportunidade de comparar as aes executadas e as sensaes obtidas atravs da msica, mais sua inteligncia e seu conhecimento se desenvolver. As msicas tambm so fortes aliadas para ensinar a ler e a escrever. A familiaridade com textos conhecidos e apreciados pelas crianas facilita a alfabetizao. A criana percebe que a combinao de determinadas letras formam cada uma das palavras do refro de uma msica conhecida e que muito mais gostoso e interessante aprender dessa forma. Isso aumenta a capacidade de compreenso da criana, que tem mais possibilidades de interpretar e conhecer o mundo em que vive. importante incentivar a criana a se expressar na lngua escrita, mesmo que no domine totalmente o cdigo convencional, pois ao escrever ir adquirindo maiores conhecimentos sobre a lngua. Aqui, cabe ressaltar que no basta apenas saber ler e escrever, preciso saber fazer uso da leitura e da escrita na prtica social. Dessa concepo surgiu o termo letramento, que algo mais complexo que alfabetizar, pois se trata de permitir que a criana crie habilidades para interagir com diferentes linguagens. Para Soares (2000), letramento o estudo ou condio de quem interage com diferentes portadores de leitura e de escrita, com diferentes gneros e tipos de literatura e de escrita, com diferentes funes que a leitura e a escrita desempenham em nossa vida. A msica desenvolve o pensamento e a linguagem, oferecendo criana, condies de descobrir os sons que a rodeia e os sons que ela pode criar, podendo se comunicar e se expressa atravs deles.

3.1. A msica na sala de aula

Desde o sculo passado, a msica est includa na prtica escolar com diferentes tendncias e enfoques. Porm, com o passar do tempo, sua prtica vem se tornando cada vez mais necessria.

18

A msica uma forma de conhecimento que possibilita modos de percepo e expresso nicas e no pode ser substituda por outra forma de conhecimento. Assim, a escola deve propiciar uma formao mais plena para todos os indivduos. Muito se fala de instituio educativa formadora de cidados mais conscientes de si e do seu mundo, porm, ainda se refora sua racionalidade, ignorando que a formao plena do indivduo tambm passa pelo desenvolvimento dos aspectos emocionais e sensveis. Em todas as culturas as crianas brincam com msicas, jogos e brinquedos musicais que so transmitidos por tradio oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a formao da cultura de massa muito intensa, pois so fontes de vivncias e desenvolvimento expressivo musical (BRASIL, 1998, p.17). A msica, entendida como uma linguagem artstica, organizada e fundamentada, uma prtica social, pois nela esto inseridas valores e significados atribudos aos indivduos e sociedade. A linguagem musical vem sendo cada vez mais estudada e analisada, pois representa uma excelente motivao para a prtica pedaggica. bastante raro encontrar no mundo alguma pessoa que no aprecie algum som; seja um som da natureza ou produzido pelo ser humano. A partir desta constatao, percebemos o valor que o som organizado por ns, seres humanos, pode alcanar quando desejamos exprimir algo a outra pessoa. evidente que a comunicao verbal por excelncia a primeira na escala comunicativa humana; e tambm verdade que, quando se tem a msica como aliada, se ganha fora, pelo suporte e penetrao mais intensa que adquire a transmisso de sua mensagem original. Como a msica uma linguagem universal, tambm uma linguagem por meio da qual uma ideia melhor difundida ao longo dos tempos. A msica transmisso verbal-oralcantada do conhecimento, segundo Ferreira (2005).

19

A msica uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. O fato de a criana, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginao, amadurece algumas capacidades de socializao, por meio da interao e utilizao e experimentao de regras e papis sociais (BRASIL,1998). Para Brito (2003), o processo de musicalizao dos bebs e crianas comea de forma espontnea, intuitivamente, atravs do contato com variedades de sons do nosso cotidiano. Sendo a msica uma linguagem, devemos adotar o mesmo procedimento utilizado no desenvolvimento da linguagem falada, ou seja, expor a criana linguagem musical, dialogando e encorajando atividades relacionadas com a descoberta e criao de novas formas de expresso musical (JEANDOT, 1997). Segundo a Referencial Curricular para a Educao Infantil (RCN, 1998), o contato com a expresso musical desde os primeiros anos de vida o ponto de partida para o processo de musicalizao. Proporcionar vivncias com as quais a criana possa ouvir, cantar, brincar de roda, brinquedos rtmicos, so atividades que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, que um timo meio para o desenvolvimento da expresso, do equilbrio, da auto-estima, autoconhecimento e integrao social. Enquanto espao de aprendizagem com objetivo e contedos prprios, a escola deve proporcionar uma oferta educativa de qualidade, sendo a msica um dos diferentes recursos que podem auxiliar no desenvolvimento emocional da pessoa. Gainza (1988) nos diz que nas aulas de msica, a criana dever ter mltiplas oportunidades para se expressar livremente, para apreciar e aprender dentro de um marco de ampla liberdade criadora. A educao atravs da arte proporciona criana a descoberta das linguagens sensitivas e do seu prprio potencial criativo, tornando-a mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo que a cerca. A criatividade essencial em todas as situaes, uma criana criativa raciocina melhor e inventa meios para resolver suas dificuldades.
Criar o ato de originar alguma coisa. Ser criativo viver adaptando formas de expresses s necessidades de sua vida. O processo criativo est em desenvolvimento quando somos capazes de criar e recriar determinadas situaes com a qual nos deparamos. Para estimular a criatividade, necessrio que o professor seja criativo para estimular a criana, podendo auxiliar na reelaborao do pensamento para ideias produtivas. A msica por si s contribui para o desenvolvimento criativo. (WEIGEL, 1988, p. 188).

20

A linguagem musical deve estar presente no contexto educativo, envolvendo atividades e situaes desafiadoras e significativas que favoream a explorao, a descoberta e a apropriao do conhecimento. A principal vantagem de utilizarmos a msica para nos auxiliar no ensino de uma determinada disciplina a abertura de um segundo caminho comunicativo, pois com a msica possvel despertar e desenvolver nos alunos uma sensibilidade mais aguada. No entanto, importante que o professor selecione bem as msicas a serem utilizadas em suas aulas, para que possa desenvolver em seus alunos um esprito crtico como ouvinte. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (1997), para se ensinar a ler e escrever, preciso oferecer aos alunos variados materiais de leitura, e a msica torna-se uma poderosa aliada j que pesquisas comprovam que crianas de escolas fundamentais com nfase na msica, tm, depois de quatro anos de educao musical, um valor de QI mais alto em comparao com as crianas que no desenvolvem esta atividade. Face constante exploso de saber, no causa surpresa as frequentes exigncias no tocante s caractersticas de personalidade profissionalizante qualificadoras para um posto de trabalho. Poltica, indstria e economia focalizam na direo de qualificaes-chave: extroverso, como aptido para o contato; tolerncia, como esprito de equipe; retido, como disposio para a responsabilidade; estabilidade emocional, como capacidade espiritual de manter-se firme em situaes de estresse. Numa palavra, no seria a msica um meio ideal, ou seja, uma oportunidade de desenvolvimento efetivo dessas caractersticas da personalidade? A msica exige e promove a extroverso na maneira expressiva e vigorosa de tocar; esprito de equipe na prtica conjunta da msica; retido em relao obra musical e sociedade musical; estabilidade emocional no estresse do palco na apresentao artstica; inteligncia na interpretao apropriada de uma obra musical. Diante dos resultados da nova e unnime pesquisa interdisciplinar nos campos da neurocincia, da psicologia e da pedagogia musical, seja constatado to evidente quanto conscientemente: a msica e a prtica musical, o mais cedo possvel em todos os nveis, jamais foram to necessrias quanto hoje. Ento, como a poltica se comporta em relao formao e cultura, especialmente com respeito cultura da educao? No que diz respeito ao campo da msica, os responsveis j comeam a compreender que o envolvimento com a msica, possivelmente deste a mais tenra infncia, tem comprovados efeitos positivos no desenvolvimento dos jovens.

21

O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998) cita que desde a Grcia Antiga a msica era considerada como fundamental para a formao dos futuros cidados. A msica no contexto da educao infantil vem ao longo da histria, atendendo a vrios propsitos, como formao de hbitos, atitudes e comportamentos. Praticar e experimentar a msica so maneiras e modos especiais de encontrar-se e orientar-se no mundo, ou seja, a msica meio e elemento constitutivo de autorrealizao humana, uma sensibilidade fundamental do ser no mundo, com possvel harmonia entre o mundo interior e exterior. Isso vale de modo especial para as culturas juvenis, nas quais a msica tem um importante valor simblico. Por conseguinte, a msica mais do que um luxo, ela elixir vital indispensvel. A msica pode ser tambm fundamentada do ponto de vista pedaggico cultural. O ser humano , por natureza um ser cultural (Arnold Gehlen); ele criador e criatura da cultura (Michael Landmann). Com isso se quer indicar, de um lado, a energia do ser humano musicalmente atuante e, de outro, o compreensvel produto, no sentido da cultura objetiva de um mundo do trabalho musical. No h nem na histria, nem no presente, uma cultura sem msica. Professores de msica s vezes se desesperam na linha de frente para transmitir aos jovens uma msica que amide lhes estranha do ponto de vista social, dos meios e do grupo a que pertena. Se a escola se deixa fundamentar a partir de sua utilidade futura e de sua realizao presente ento as artes decisivamente fazem parte da escola, mesmo porque a msica tem um significado incomparavelmente alto no cotidiano e no mundo vital das crianas. Na fundamentao pedaggico-social para a msica, sua prtica pode acelerar o processo de adaptao social com simultnea e altamente sensvel mentalidade de compreenso, pois a msica adquire precisamente seu valor quando no caracterizada pela obedincia de regras. O que a arte e a msica nos dizem, pertence primeiramente quela formao a que certa vez Hegel acenou: A cultura existe onde algum procura compreender o pensamento do outro, mesmo que dele no compartilhe. Onde este tipo de cultura derrama seu esprito, no precisamos mais preocupar-nos com a competncia social. Ela reina como que por si mesma, silenciosamente, mas muito presente.

22

Partindo de uma anlise que considera a msica como um jogo, o compositor, pesquisador e educador francs Franois Delalande (apud BRITO, 2003, p.31) relacionou as formas de atividade ldica infantil proposta por Jean Piaget a trs dimenses presentes na msica: 1) jogo sensrio-motor, vinculado explorao do som e do gesto; 2) jogo simblico, vinculado ao valor expressivo e significao do discurso musical e; 3) jogo com regras, vinculado organizao e estruturao da linguagem musical. Delalande relaciona os trs tipos de jogos evoluo das culturas musicais, agrupando as correntes por sua funo ldica. Ele defende que os diferentes modos de jogo, convivem no interior de uma mesma obra musical e que um deles predomina sobre os outros. difcil encontrar algum que no se relacione com a msica de um modo ou de outro: escutando, cantando, danando ou tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diferentes razes. As crianas interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolvem e logo com a msica, j que ouvir, cantar e danar so atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras. Pode-se dizer que o processo de musicalizao das crianas comea espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com a variedade de sons do cotidiano. Nesse sentido, as canes de ninar, as cantigas de roda, e todo tipo de jogo musical, tm grande importncia, pois por meio das interaes estabelecidas que se desenvolvem um repertrio que lhes permitir comunicar-se pelos sons; os momentos de troca e comunicao sonoro- musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criao de fortes vnculos tanto com os adultos quanto com a msica. A criana um ser brincante e, brincando faz msica, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. A brincadeira uma forma de interao, onde a criana aprende a conhecer a si prpria, as pessoas que a cercam, as relaes entre as pessoas e os papis que assumem. Durante a aprendizagem, h momento de concentrao e momentos de ao, as situaes de brincadeiras fazem com que as crianas interajam com seus pares, e no grupo descobrem que no so os nicos sujeitos da ao, e que para alcanar seus objetivos precisam levar em conta que outros tambm tm objetivos prprios que querem satisfazer. De acordo com Garcia e Marques (1990, p.11), o aprendizado da brincadeira, pela criana , propicia a libertao de energias, a expanso da criatividade, fortalece a socializao e estimula a liberdade de expresso.

23

As diferentes situaes presentes nas brincadeiras que envolvem msica fazem a criana crescer, enquanto procura solues e alternativas, ao mesmo tempo que favorece a concentrao, a ateno, o engajamento e a imaginao. Como conseqncia a criana fica mais relaxada, mais calma e aprende a pensar, estimulando sua inteligncia. Para Delalande, (apud BRITO, 2003, p. 36) as condutas de produo sonora da criana revelam a nfase num ou noutro estgio da atividade ldica. Ele classifica as categorias de condutas em: explorao, expresso e construo, referentes ao jogo sensriomotor, ao jogo simblico e ao jogo com regras, respectivamente. Realizar um trabalho com msica ajuda a melhorar a capacidade de concentrao, memria e coordenao sensrio-motora, sendo importante ressaltar que a criana estimulada de uma maneira prazerosa, encontrando no brincar grandes benefcios ao processo de alfabetizao. Em muitas situaes em sala de aula, o trabalho com msica realizado com improvisaes. So os momentos nos quais as crianas tocam, danam e cantam livremente, explorando seu corpo, objetos (instrumentos musicais) e sua voz, individual ou coletivamente. Uma situao tpica de improvisao quando se colocado, no meio da sala, uma srie de instrumentos musicais e as crianas vo experimentando um por um, simplesmente pelo prazer de descobrir os sons. Essa atividade muito importante e deve ser feita constantemente para que as crianas descubram as possibilidades sonoras dos objetos e do seu corpo de maneira espontnea e natural. Mas s este tipo de atividade no estar propiciando s crianas nem a ampliao nem o aprofundamento de seus conhecimentos musicais. A improvisao livre, individual ou coletiva apenas uma maneira de se trabalhar. necessrio que, alm desses momentos, existam outros em que a improvisao v sendo limitada e direcionada, a fim de garantir que as crianas consigam se expressar em grupo e organizar a sua ao musical para expressar o que deseja por meio dos sons. O ser humano desenvolve-se internamente e externamente atravs das experincias rtmicas. O ritmo enquanto elemento vital para o indivduo, estimula o movimento de tal forma que no possvel pensar em movimento sem ritmo e vice-versa.

24

De acordo com Gainza (1988, p. 23), a msica e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo do homem: impulsionando-o ao, promovendo nele uma multiplicidade de condutas de diferente qualidade e grau. A criana toca os objetos que tem ao seu alcance, brinca com eles, explora-os e escuta o resultado sonoro da sua ao. Energia fsica e afetividade esto intimamente entrelaadas na criana: esta gosta de explorar o mundo sonoro e manipula os sons espontaneamente. Na atividade musical, a criana comea tocando um instrumento aleatoriamente, somente como uma descarga motora. medida que seu desenvolvimento psicomotor evolui, o movimento passa a ser voluntrio e a ter um objetivo. Outra questo a viso fisiolgica do corpo em uma constante interao com o meio. A partir da movimentao pelo espao, a criana descobre os limites do seu corpo e conscientiza-se de suas partes. Nas experincias corporais estabelecida uma relao entre corpo e espao, onde vivenciada a interferncia afetiva entre estes, ou seja, as crianas assimilam as informaes do meio em que se encontra, devolvendo a este, atravs de reaes, os estmulos recebidos. O corpo uma totalidade na qual se pode isolar diferentes componentes. Vivenciando inicialmente seus diversos fragmentos como totalidades, mais tarde a criana ser capaz de descobrir que estas diversas partes correspondem a uma totalidade, que o seu corpo. Um exemplo de msica que ajuda na percepo das partes do corpo para mais tarde ser visto como uma totalidade : Cabea, ombro, joelho e p joelho e p, joelho e p ( bis) Olhos, ouvidos, boca e nariz... Cabea, ombro, joelho e p joelho e p, joelho e p ( bis) A msica deve ser trabalhada com a criana apontando as partes do corpo solicitadas. Uma maneira ldica de se trabalhar um melhor conhecimento do corpo. O conhecimento do corpo em grande parte reconhecido atravs das contribuies da linguagem: a nomeao confirma o que percebido, reafirma o que conhecido e permite verbalizar aquilo que vivenciado.

25

A msica abaixo pode exemplificar uma atividade musical ligada expresso corporal, com o objetivo de melhorar a coordenao motora, percepo de alto e baixo, controle do corpo (no movimento de levantar e descer) e desenvolvimento da linguagem verbal atravs do canto: A dona aranha subiu pela parede Veio a chuva forte e a derrubou J passou a chuva, e o sol j vai surgindo E a dona aranha continua a subir. Ao ouvirem esta msica, as crianas procuram se movimentar de acordo com a letra: comeam a realizar os movimentos sugeridos pela msica (subir na parede, escorregar e voltar a subir). A forma prazerosa com que a criana realiza a atividade proporcionada pela msica, de grande valia para o desenvolvimento psicomotor infantil. O som movimento, gesto, e, por isso, nada mais claro do que sua integrao com o movimento corporal. indiscutvel que o ritmo se apreende por meio do corpo e do movimento. Partir dos movimentos naturais as crianas ampliam suas possibilidades de expresso corporal e garantem uma boa educao rtmica e musical, alm de equilbrio, prazer e alegria, pois o ser humano - tambm um ser danante. No por acaso que, ao apresentarmos um repertrio de canes da cultura infantil, mostramos na realidade, brinquedos musicais que, se envolvem o cantar e envolvem tambm o movimento.
A realizao musical implica tanto gesto como movimento porque o som tambm gesto e movimento vibratrio, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexo, balanceio, estiramento, etc. e os movimento de locomoo, como andar, saltar correr, saltitar galopar, etc., estabelecem relaes diretas com diferentes gestos sonoros. (RCNEI, vol. 3, 1998, p. 61)

De acordo com Brito (2003, p.145), no contexto da educao musical ocidental do sculo XX, foi Emile Jacques-Dalcroze ( 1865- 1950) quem primeiro se preocupou com o corpo como meio para a o desenvolvimento no s musical, mas tambm da personalidade das crianas. Ele criou uma disciplina chamada euritmia, e obteve resultados bastante surpreendentes.

26

Um exemplo de atividade envolvendo som e movimento, o jogo da esttua. Brincar de esttua um jogo que possibilita a vivncia com sons e com o silncio. Produzindo sons com os instrumentos (neste caso, apresentando diferentes velocidades, intensidades e timbres) ou colocando trechos de gravaes alternados com perodos de silncio, as crianas se movimentam, reagindo corporalmente aos variados estmulos sonoros, e transformam-se em esttuas quando chega o silncio. interessante trabalhar com diferentes tipos de msicas, com andamento rpido, moderado, lento, com ritmos que sugiram o galope de cavalos, pulos de sapos, o arrastar de cobras, etc. Tambm convm alternar diferentes fases de som ou silncio.

4. COMO A MSICA INFLUENCIA NA INTELIGNCIA

A inteligncia definida como a capacidade psquica de adaptao do ser humano a novas tarefas e a novos problemas do ambiente social. Paralelamente, existe a aluso de que a inteligncia seria parte integral da personalidade, como por exemplo, na definio de W. Stern: Inteligncia a capacidade pessoal de se adaptar a novos desafios, mediante o uso apropriado dos meios ideativos. A inteligncia possui carter estrutural e hierrquico, e o modelo de inteligncia contm quatro funes principais: aptido para o talento, pensamento abstrato, comportamento mental intuitivo, bem como memria e aprendizado. No entanto, hoje existe consenso no reconhecimento de que a inteligncia e o pensamento cientfico (lgico) apresentam uma complexa atividade cognitiva que se alimenta de diversos subcomponentes. Em princpio, na pesquisa em torno da inteligncia, trata-se de dois processos distintos: a explicao das diferenas entre as pessoas e as mudanas em cada pessoa mesma. Consideremos, porm, o problema a partir da base, inteligncia no igual a inteligncia. Ao contrrio, a partir da inteligncia, chega-se s inteligncias. No faz muito tempo, o psiclogo norte-americano Howard Gadner desenvolveu o conceito das inteligncias mltiplas, no qual ele distinguiu sete formas de inteligncia amplamente independentes umas das outras: uma inteligncia lingstica, que inclui tanto a sensibilidade em relao ao significado das palavras quanto efetividade dos resultados lingsticos da memria; uma inteligncia lgico-matemtica, que diz respeito s capacidades mentais lgico-formais e matemticas; uma inteligncia espacial, que indica as aptides para a percepo e representao espaciais, o pensamento espacial; uma inteligncia cintico corporal, que visa s capacidades psicomotoras, como por exemplo as utilizadas nas atividades esportivas e ldicas, como a dana; uma inteligncia musical, que inclui no apenas as competncias musicais no sentido estrito, mas tambm aspectos emocionais; uma inteligncia intrapessoal, que se refere sensibilidade diante do prprio mundo das sensaes; bem como uma inteligncia interpessoal, que corresponde capacidade para a percepo diferenciada do outro (inteligncia social).

28

A incluso to interessante quo relevante para nossa disciplina, da dimenso da inteligncia musical, fundamentada por esse autor com o argumento de que, sob a perspectiva da histria da evoluo, os processos da criao artstica so universalmente e comparativamente-at mesmo de maior importncia de que por exemplo, a dimenso da inteligncia lgico-matemtica. Como exemplo, poder-se-ia citar a vida de diversos ganhadores do Prmio Nobel, os quais em geral, dispunham de alto talento musical, vale dizer segundo Gardner da inteligncia musical. As transformaes no padro de inteligncia ao longo do tempo provam, mais uma vez, que a inteligncia no uma grandeza imutvel no decurso da vida, mas que ela, com a idade, pode desenvolver-se mediante o aprendizado ou atrofiar-se por negligncia. Crianas socialmente prejudicadas e menos exercitadas em seu desenvolvimento cognitivo so igualmente beneficiadas por uma educao musical expandida. Ao longo dos anos, elas crescem continuamente nessa tendncia, o que no se pode constatar em crianas dotadas cognitivamente abaixo da mdia sem o tratamento musical. Para ns, esse o resultado sociopoliticamente mais importante das pesquisas em torno do QI. Para Bastian (2009), baseado em seus bancos de dados e anlises, segue-se que vistas a longo prazo, a msica, a prtica da msica e a educao musical melhoram sensivelmente os valores da inteligncia das crianas. Uma fundamentao compacta para os efeitos da prtica da msica pode ser formulada da seguinte maneira: tocar um instrumento musical uma das atividades humanas mais complexas. Exigem-se capacidades do intelecto (compreender), da habilidade motora dos movimentos toscos e refinados (apreender), da emoo (atingir) e da sensibilidade. A coordenao exata das mos e dos dedos sobre as cordas ou teclas exige uma perfeita coordenao motora e capacidade de representao espacial. Tocar pela partitura exige o rpido e simultneo processamento de informaes em extrema exatido e densidade. Exigem-se o pensamento abstrato e complexo, igualmente na audio prvia e na posterior da msica a ser tocada. Isso significa mais uma vez, uma atividade sob as extremas condies da simultaneidade e do no-simultneo. Em nenhuma outra disciplina a criana deve deparar-se concomitantemente com tantas decises e trabalha-las continuamente por um longo perodo. Essa combinao de contnua e constante ateno e planejamento prvio, em esforos espirituais, psquicos e fsicos que se modificam continuamente, constitui uma experincia educadora de valor nico e consequentemente irrenuncivel.

29

A prtica da msica exige e estimula a construo de uma imagem mental, de uma representao crebro-fisiolgico e, para tocar de cor, necessrio uma excelente memria. Aquele que pratica a msica utiliza um plano de estruturas da composio que, no ato da execuo da msica, constri e se desintegra constantemente. O pressuposto para uma msica bem sucedida simultaneamente treino, coordenao muscular e reaes nervosas. Corpos, mos, braos, dedos, respirao, entre muitos outros, devem estar e funcionar constantemente na mais refinada flexibilidade psicomotora, destreza e coordenao mtuas. E na configurao interpretativa, exige-se a intuio construtiva, a fantasia criadora, o que nos anima a outra ideia que nos leva mais adiante.

5. A MSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

Segundo Ferreira (2006, p.16) ns tambm poderamos ser considerados como msica, com a distino de no sermos uma organizao sonora feita pelo ser humano simplesmente, estamos inseridos numa estrutura musical enorme e extremamente complexa, a qual no dominamos por completo. Fazemos parte de uma organizao de vibraes chamada natureza. Natureza som, vida, e esse o melhor caminho para que possamos comear a compreender e a utilizar a msica no apenas na sala de aula, mas em nosso cotidiano. por isso que a msica harmoniza a vida das pessoas, e tambm por isso que sempre damos razo antiga mxima que afirma: Quem canta, seus males espanta. Cantar vibrar e vibrar viver. No devemos nos esquecer a msica , alm da arte de combinar os sons, uma maneira de exprimir-se e interagir com o outro. A msica desenvolvida dentro de um tipo de organizao, variando apenas a intensidade e a qualidade dos critrios que as determinam. O que acontece que para muitos ouvintes, geralmente no h a preocupao em perceber os detalhes que se escondem nos meandros da sonoridade que seus ouvidos identificam. Muitas pessoas costumam classificar a si mesmas como ms cantoras, porm raramente se autodeterminam como ms ouvintes. Entretanto, o que ser um mal ouvinte? O mal ouvinte aquele que no se predispe a ouvir de tudo um pouco, para ento formar o seu gosto musical a partir de uma base slida, segundo variadas experincias sonoras vividas. O mal ouvinte, portanto, o ouvinte limitado. No mais, o bom ouvinte pode se dividir em dois grupos: o que escuta sem nenhum compromisso terico (so aqueles que segundo eles prprios, deixam se levar apenas pela emoo que a sonoridade lhe causa) e o que escuta preocupado em captar detalhes. Este segundo mais curioso, indo procura do por que assim?; o que distingue uma sonoridade da outra:; portanto ultrapassa a emoo em busca da informao e da reflexo. As formas musicais so muitas, dentro delas existem diversos gneros possveis e dentro deles, estilos variados. No entanto, importante que o professor, seja qual for o conhecimento que tenha de msica, no deixe de ter como referncia o ouvinte curioso para que selecione bem as msicas que utilizar em suas aulas. Dever desenvolver o seu esprito crtico como ouvinte.

31

O campo das formas musicais verdadeiramente frtil e de fcil assimilao, portanto til para o trabalho do professor que deseja renovar, dinamizar e buscar maior eficincia de aprendizado em seu modo de explicar a matria. Na Educao Infantil, a msica deve proporcionar s crianas a mesma alegria que sentem ao brincar fora da escola. Para que isso acontea necessrio que a criana seja incentivada a experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. As brincadeiras musicais tambm representam um elo que pode reforar todas as reas do desenvolvimento infantil. Ao experimentar ativamente ritmos e sons de seu corpo e do ambiente, esto trabalhando a coordenao motora e favorecendo a consolidao do sistema nervoso, um dos objetivos da psicomotricidade. Ao tocar com ritmo, conhecer altura, timbre e dinmica dos sons, inventar frases musicais, tomar conscincia de si mesma e de suas potencialidades de atuao em grupo, esto sendo estruturados aspectos da personalidade que acompanham o desenvolvimento cognitivo. Ao extravasar emoes, se manifestar espontaneamente e ajustando-se no grupo, as crianas sentem-se mais seguras afetiva e socialmente. Na msica, as crianas desenvolvem a sensibilidade, a percepo, a observao, a ateno e a memria auditiva, e esse conjunto de habilidades que o indivduo precisa empregar em qualquer profisso que venha exercer. Fazendo msica, as crianas tornam-se mais sensveis para ouvir, perceber e sentir. Sensibilidade o que as pessoas precisam para transformar o mundo. fundamental a participao criativa do aluno para lev-lo a uma concretizao da msica. A proposta do trabalho com msica, deve ser modificada e adaptada conforme o ambiente social e cultural onde aplicada. Paralelamente, permanece a ideia do ensino da msica para todos, e no apenas para aqueles que pretendem seguir uma carreira artstica, pois a msica colabora para o desenvolvimento integral do indivduo. O professor deve buscar na msica e na literatura infantil o seu material de trabalho, uma vez que estes elementos fazem parte da vida das crianas e ento elas os conhecem bem. S assim o trabalho ser eficaz. O professor deve expressar o desejo de mudar a sociedade por meio de uma pedagogia orientada para a criatividade. As crianas por sua vez, podem e devem opinar, e decidir sobre o tipo de msica que desejam ouvir. Mas cabe ao professor definir prioridades a serem escutadas no momento, considerando os conhecimentos que j possuem a nvel de desenvolvimento musical.

32

A ideia que norteia a conduo das atividades musicais pedaggicas, que a criana no musical no existe. Portanto, todas as crianas podem desenvolver um treinamento de percepo do ritmo, atravs do qual se chega melodia e forma musical. A estimulao essencial reside em incentivar a criana a realizar um exerccio natural de sua prpria iniciativa, deix-la criar, compor, ajustando-se s suas possibilidades fsicas ela criar, comppidades fncentivar a criana a realizar um exercpercepmestes elementos fazem parte da vida das crianas e ents r motoras. A estimulao deve produzir, na criana, uma resposta de mobilizao de esforo voluntrio para alcanar um fim determinado pelo seu prprio interesse. A criana quando desafiada, pensa rpido e flui de sua cabea a capacidade de desenvolver habilidade. atravs do brincar que a criana se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebe como ele e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hbitos, at os fatores determinantes da cultura de seu tempo. O ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais em que as atividades ldicas devem visar a auto-imagem, a auto-estima, o auto-conhecimento, a cooperao, porque estes conduzem imaginao, fantasia, criatividade, criticidade e a uma poro de vantagens que ajudam a moldar suas vidas, como crianas e como adultos. O modo como a criana brinca, revela o mundo interior da mesma, proporcionando o aprender fazendo, entendido aqui como uma ao concreta da criana. Atravs dessa ao, a criana relaciona as coisas umas com as outras, e ao relacion-las que constri o conhecimento. Procura-se resgatar na criana de hoje, os sentimentos de solidariedade, de cooperao, do compartilhar, do prazer em dividir de doar. E por meio das msicas e na interao com seu dia-a-dia, que a criana desenvolver seus valores, sua crtica, sua postura de vida, alm da aquisio do conhecimento. Ao longo do seu processo de desenvolvimento, a criana vai conhecendo suas habilidades e talentos, colocando-os em prtica e identificando seus valores.

6. A MSICA PARA CANTAR

Apenas ns, seres humanos, somos capazes de usar a voz com a inteno de expressar emoes. A voz, riqueza to natural do nosso corpo, como um instrumento musical que carregamos conosco e que a maioria das pessoas no sabe usar bem. Um detalhe muitas vezes esquecido, que so as cordas vocais que produzem o som, mas o ar expelido que o transporta para fora do nosso corpo. Assim, para que o professor tenha potncia em sua voz preciso que controle a sada de ar de seus pulmes com eficincia, movimentando adequadamente seu diafragma, tal qual faz o msico que toca um instrumento de sopro como o trompete, a flauta, o clarinete, etc, quando precisa extrair um som forte dele. Essas articulaes internas do nosso corpo so complexas e nosso controle correto delas, somente pode ser aprimorado com a orientao de um fonoaudilogo e exerccios regulares por ele sugeridos.
Assim como o arquiteto utiliza-se do corpo humano para conceber as escalas de suas estruturas de vida cotidiana, a voz humana, em conexo com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discusses sobre o ambiente acstico saudvel vida. (R. Murray Schafer, 1991, p.207)

Provavelmente foi por meio da voz, talvez imitando sons de animais, que o ser humano comeou a fazer msica. Assim, nada mais adequado do que partirmos do que est dentro de ns para produzir sons. Como podemos desenvolver um trabalho vocal com crianas? Alm de cantar, podemos brincar com a voz, explorando diversas possibilidades sonoras como, imitar vozes de animais, rudos, o som das vogais e das consoantes (enfatizando a formao labial). Utilizando apenas sons vocais, possvel sonorizar histrias, contos de fadas, livros com imagens de paisagens sonoras diversas e desenhos de animais.

34

importante que este trabalho seja feito num ambiente motivador e descontrado, livre de tenses exageradas, que podem comprometer a qualidade da voz infantil. O educador deve levar em considerao que, ao falar e cantar com as crianas, atuar como modelo e um dos responsveis por seu desenvolvimento vocal; assim, deve formar bons hbitos, como no gritar, no forar a voz, respirar tranquilamente, manter-se relaxado e com boa postura. Frances Aronoff (apud BRITO, 2003, p.90), em seu livro A msica e a criana, sugere: Com a voz algum pode cantar um som grave agudo mdio. pode ser forte fraco intermedirio. Um som vocal pode ser curto durar muito tempo seguir soando com a mesma fora com a mesma suavidade tornar-se cada vez mais forte ou mais fraco pouco a pouco repentinamente sumindo... Sua voz pode movimentar-se (como se estivesse subindo ou descendo) para formar desenhos meldicos passo a passo

35

deslizando. Sua voz pode cantar palavras como hum... tr-l-l para parecer alegre u-u-u para parecer triste e solitria sua voz pode assobiar... Sua voz forma os sons com o ar que respira e com alguns msculos especiais de sua garganta. Todo mundo tem uma voz. Cada pessoa soa diferente das demais pessoas. Aonde quer que voc v, sua voz o acompanha. importante brincar e cantar com as crianas, pois o vnculo afetivo e prazeroso que se estabelece nos grupos que se canta forte e significativo. O adulto como modelo, mesmo no sendo um bom cantor, pode cantar e brincar com as crianas, com o cuidado de adequar o canto s suas possibilidades vocais e s delas. No devendo cantar nem muito grave, nem muito agudo e nem apresentar canes que tenham letra longa, exigindo muita repetio. Cantando, as crianas imitam o que ouvem, desenvolvendo sua expresso musical, desde que est atividade se desenvolva num ambiente de orientao e estmulo ao canto, escuta, interpretao. Cantar mecanicamente, no significa fazer msica, e tampouco desenvolver recursos nessa esfera do conhecimento. Assim, vale a pena refletir; o canto na pr-escola como forma de marcar rotina: hora da entrada, hora do lanche, hora de lavar as mos, hora da sada, etc, torna-se montono, repetitivo, mecnico e pouco musical. preciso dar s crianas, a possibilidade de desenvolver sua expresso, permitindo que criem seus gestos, que observem e imitem os colegas e que, concentrem-se na interpretao da cano, sem a obrigao de fazer gestos comandados durante o tempo todo. Cantando coletivamente, as crianas aprendem a ouvir a si mesmas, ao outro e ao grupo como um todo. Dessa forma, desenvolvem aspectos da personalidade, como ateno, concentrao, cooperao e esprito de coletividade.

7. CONSIDERAES FINAIS

A msica uma linguagem que se compreendida desde cedo, ajuda o ser humano a expressar com mais facilidade suas emoes e principalmente a ser criativo. O objetivo da msica na educao contribuir na formao e no desenvolvimento da personalidade da criana, pela ampliao cultural, enriquecimento da inteligncia e pela evoluo da sensibilidade musical. Trabalhar com a msica no cotidiano educativo significa ampliar a variedade de linguagens que pode permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. Do ponto de vista pedaggico, as msicas so consideradas completas: brincando com msicas, as crianas exercitam naturalmente o seu corpo, desenvolvem o raciocnio e a memria, estimulam o gosto pelo canto. Poesia, msica e dana unem-se em uma sntese de elementos imprescindveis educao global ( MELO, 1985, p. 35). Ao brincar, a criana est correspondendo a necessidades vitais suas, dando vazo a impulsos que as permitem desenvolver-se como ser pleno em sua existncia singular. um movimento que faz parte dos seus esforos de compreender o mundo, e que a torna capaz de lidar com problemas complexos que muitas vezes tem dificuldade de entender. Ao longo do tempo, a msica transmitiu histrias, lendas, culturas, e consolidou vnculos afetivos de muitas geraes, que se deram as mos, cantaram e danaram juntas, falando a mesma linguagem. Porm importante destacar que apesar das cantigas de roda no estarem em alta, tambm no esto extintas. E configurando uma situao contrastante, certo que muitas vezes tendo partes omitidas ou transformadas, as cantigas esto sobrevivendo a era do computador.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASTIAN, Hans Gnther. Msica na escola: contribuio do ensino da msica no aprendizado e no convvio social da criana. So Paulo: Paulinas, 1 ed., 2009. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998. 3v BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Lngua Portuguesa 1 a 4 srie/ Secretaria de Educao Fundamental-Braslia, 1997 BRITO, Teca Alencar de. Msica na Educao Infantil: Propostas para a formao integral da criana. So Paulo: Peirpolis, 2003. CATUCCI, Stefano. A Histria da Msica - sons, instrumentos, protagonistas. Porto, Portugal: Porto, 2001 FREITAS, Vivian Cicely de. A reflexo da educao musical na educao infantil hoje. Monografia. Trs Coraes: Universidade Vale do Rio Verde- UNICOR- 2006 FERREIRA, Martins. Como usar a msica na sala de aula. So Paulo: Contexto, 4 ed., 2005. GES, Raquel Santos. A msica e suas possibilidades no desenvolvimento da criana e do aprimoramento do cdigo lingstico. UDESC VIRTU@L-ONLINE: Revista do Centro de Educao a Distncia- CEAD/UDESC, Vol. 2, N. 1 (2009) LOPES, Anna Lcia Leo. A influncia das msicas infantis no desenvolvimento psicomotor da criana. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Musicoterapia, ano 3, 1998.

38

MORAES, J. Jota de. O que msica. So Paulo: Brasiliense, 3 ed., (s/d) SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte, TAVARES, Isis Moura. Artes visuais e msica. Curitiba: IESDE Brasil, 2006 THIESSEN, Maria Lcia; BEAL, Ana Rosa. Pr-escola, tempo de educar. So Paulo: tica, 1987.

You might also like