You are on page 1of 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO TECNOLGICO CTC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - ECV LABORATRIO DE CINCIAS GEODSICAS

S - LABCIG

TOPOGRAFIA APLICADA
Disciplina ECV 5631 Turmas 0231 A / B Para : Curso de Arquitetura e Urbanismo Profa.: Dra. Dora Orth ECV / UFSC
Arquiteta e Dra PlanejamentoTerritorial Coordenadora do GrupoGE/UFSC

Apostila Didtica - Ano 2008 PARTE II - TOPOMETRIA

Maio de 2008

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

SUMRIO GERAL
UNID 1 Introduo Topografia Conceito; Objeto; Diviso; Relao com a Geodsia. Artigo para leitura: Novas Tecnologias ...... Parte I: Topologia UNID. 2 Fundamentos de Cartografia UNID. 3 - Leitura e interpretao de plantas topogrficas. UNID. 4 - Leitura e interpretao de fotografias areas. UNID. 4 - Clculos sobre Plantas Topogrficas. UNID. 5 - Implantao de obras (projetos sobre plantas). Parte II: Topometria UNID. 6 Medio de distncias, ngulos e alturas 6.1) Tipos de distncias, ngulos e alturas 6.2) Equipamentos Tradicionais: trena, teodolito, bssola, nvel e mira 6.3) Erros no uso dos equipamentos topogrficos UNID. 7 Tipos e Mtodos de Levantamentos Topogrficos 7.1) Classificaes: tipos, mtodos 7.2) Mtodos tradicionais: poligonal fechada; irradiao; nivelamento geomtrico; taqueometria. 7.3) Roteiro Geral para levantamentos topogrficos: planejamento; medies de campo; processamento dos dados; desenho da planta. UNID. 8 Processamento das medies de campo 8.1) Dados planimtricos: ajustamento erros; clculo de coordenadas; reas 8.2) Dados altimtricos: clculo cotas/altitudes no nivelamento geomtrico; ajustamento do erro. 8.3) Densificao de pontos por taqueometria: estadimetria, clculo distncia; diferena nvel; cota. 8.4) Formulrio para processamento de dados topogrficos UNID. 9 Desenho de Planta Topogrfica a partir de levantamento topogrfico regular planialtimtrico com croqui, cadernetas de campo, planilhas de clculo e memorial descritivo.

ANEXOS: Levantamento Topogrfico Expedito Locao de Obra

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

Unid. 6 -

MEDIO DE DISTNCIAS, NGULOS E ALTURAS.

A topometria, ou levantamentos topogrficos, feita atravs de mtodos clssicos de: medio de distncias, ngulos e alturas entre pontos topogrficos, materializados no terreno (locados); e atravs da representao do terreno na forma de uma planta. Topogrfica. Dessa forma, os levantamentos topogrficos...: ... usam como apoio: - Pontos (pontos topogrficos naturais ou artificiais) - Linhas (alinhamento entre 2 pontos ou uma direo) ... comeam pela locao dos pontos (materializao no terreno), obedecendo os seguintes critrios: - pontos de interesse (inflexes dos limites do terreno, entorno, elementos naturais, edificaes, inflexes do perfil do terreno) - pontos preferencialmente intervisveis; - Comeando por um ponto conhecido. - ... prosseguem com: - medidas de distncias horizontais e verticais (alturas), - medidas de ngulos horizontais e verticais.

6.1) TIPOS DE DISTNCIAS, NGULOS E ALTURAS : a) AS DISTNCIAS E ALTURAS : Embora existam muitas distncias diferentes, em topografia usa-se de forma preferencial as distncias horizontais e verticais (alturas), por estas serem as que so representadas sobre as plantas topogrficas: - Horizontais: distncia reduzida ou de projeo dos alinhamentos entre dois pontos. - Verticais: altura entre dois planos horizontais. Dependente do plano horizontal utilizado como referncia, mudam as denominaes dadas as distncias verticais: diferena de nvel, cota ou altitude. A diferena de nvel entre dois pontos (dn) distncia vertical entre as superfcies de nvel que contm esses pontos. A cota absoluta ou altitude de um ponto a distncia vertical entre este ponto e o geide. A cota de um ponto a distncia vertical entre este ponto e uma superfcie de nvel arbitrada tomada como referncia e que no seja a superfcie do geide (superfcie resultante do prolongamento do nvel mdio dos mares atravs dos continentes e normal em todos os pontos direo da gravidade = vertical do lugar).

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

P1

Dist horizontal ou de projeo

Vertical do lugar (fio de prumo = direo da fora da gravidade)

Dist vertical = diferena de nvel

Ponto topogr 2

Plano horizontal de referncia (Geide ou arbitrrio)

Dist vertical = cota ou altitude

Perfil Topogrfico da superfcie terrestre entre os pontos P1 e P2.

b) OS NGULOS tambm podem ser horizontais e verticais. ngulos Horizontais: b.1) Azimute ( Az ) e Rumo ( R ), que so ngulos de direo e so lidos com bssola, se referem a um alinhamento e a direo Norte/Sul.
O azimute o ngulo que parte do Norte at o alinhamento em questo, em sentido horrio, com valores de 0 360. Mede-se um azimute e calcula-se o resto. O rumo o ngulo que parte do Norte ou Sul (da direo mais prxima) at o alinhamento, de 0 90 + o quadrante. Pode ser calculado a partir do Azimute e vice-versa. N

Az o - p W O Ro-p E

.P

S b.2) Deflexo ( ) e entre alinhamento ( ), que so ngulos lidos com teodolito, chamados goniomtricos, e se referem a dois alinhamentos. A deflexo ( direita ou esquerda) mais utilizada em levantamentos pelo mtodo da poligonal aberta (para estradas, redes, ...), no comum nas atividades dos arquitetos. Os ngulos entre alinhamentos se referem ao mtodo da poligonal fechada e so de dois tipos: ngulos internos e externos. Os ngulos internos so os mais utilizados nas atividades dos arquitetos.
Deflexo = ngulo que parte do prolongamento do alinhamento que antecede at o alinhamento que sucede o vrtice. Quando tem o sentido horrio, chama-se deflexo direita. Em poligonais abertas, as medies so feitas na ida e na volta. Nos dois sentidos, as deflexes de um vrtice deveriam ser iguais.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

N
Az opp i R 12 Rua

Poligonal fechada = vrtices do lote, comeando no opp, passando pelo 1 e contornando o lote, at fechar no opp (ponto de partida) Poligonal aberta = vrtices opp, 1, 2, 3

b.3) ngulosVerticais: ngulos lidos em relao a vertical do lugar, podendo ser: de inclinao ( i ), zenital ( z ) ou nadiral ( n ). So lidos com o teodolito ou aparelhos de mo ( clinmetros, clismetros, ... ), e usados para calcular distncias ( horizontais e verticais ) via trigonometria (ver levantamento taqueomtrico). Direo do Znite Vertical do lugar Z I P N Teodolito 0 Direo do Nadir ( ... centro da Terra ) PHR = 0,000 ( Perfil do Terreno ) Visada Mira ou Baliza

O ngulo de inclinao (i) formado pela linha de visada do teodolito e o plano horizontal, sendo contado partir deste, variando de zero a 90o (negativo abaixo da linha do horizonte e positivo acima). O ngulo zenital (z) o ngulo formado entre a vertical do lugar e a linha de visada. Conta-se este ngulo a partir do znite variando de zero a 180o . J o ngulo nadiral () formado entre a vertical do lugar (no sentido do centro da Terra) e a linha de visada, tambm variando entre zero e 180o.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

6.2) INSTRUMENTOS TRADICIONAIS p/medies de distncias, ngulos e alturas.

a) TRENA
Instrumento para medio direta de distncias entre dois pontos topogrficos sobre alinhamentos. Dificuldades de uso em espaos abertos (vento provoca catenria horizontal), em terrenos acidentados (necessidade de esticar a trena sobre o alinhamento a medir), e distncias longas (trenadas at 20,00 metros, para minimizar as catenrias horizontais e verticais). Procedimentos de uso: Sempre medir do centro de uma baliza at o centro de outra baliza. No fazer trenadas maiores de 20,0 m. Comear pelo ponto mais alto (zero da trena) no terreno. Achar a horizontal (menor distncia entre duas linhas verticais). No apoiar a trena em nada Esticar bem a trena antes da leitura. Conferir a leitura.

b) TEODOLITO
O teodolito um instrumento ptico de preciso (tem luneta e microscpio); l ngulos horizontais, do tipo goniomtrico (ou qualquer) e ngulos verticais (zenital, de inclinao e nadiral); permitindo fazer levantamentos planimtricos e taqueometria (luneta com 3 fios paralelos e equidistantes = estadimetria). Os fios estadimtricos so paralelos e eqidistantes entre si ( fs - fm = fm fi) . Os fios estadimtricos verticais permitem a execuo de levantamentos utilizando-se mira horizontal, e os fios horizontais so para utilizao de mira vertical (a mais utilizada). O princpio da estadimetria usado em topografia para determinar, de forma indireta, a distncia horizontal entre a estao topogrfica (ponto onde est instalado o teodolito) e um ponto visado (ponto onde est a mira ou baliza). Esse processo explicado no item taqueometria.

Fs = fio superior Fm = fio mdio Fi = fio inferior

Luneta do teodolito com seus fios estadimtricos

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

Procedimentos para uso do teodolito: Instalar o teodolito sobre um ponto topogrfico ajustando de forma precisa a verticalidade e horizontalidade dos 3 eixos do aparelho (eixos horizontal, vertical e de colimao = linha de visada do fio mdio da luneta do teodolito); efetuar a visada (sobre a baliza ou a mira); efetuar a leitura do ngulo Passos (tanto horizontal como vertical) : 1 identificar qual a janela referente ao tipo de ngulo (horizontal ou vertical) que vai ler; 2 com o parafuso do lado oposto ao limbo vertical, ajustar o marcador sobre uma das divises (traos pretos) desta janela; 3 - fazer a leitura do valor ajustado em graus e minutos; 4 - completar a leitura somando, aos valores lidos na janela, os valores marcados no vernier (minutos e segundos). Vernier = subdiviso da menor diviso de um limbo Limbo = marcadores de ngulos horizontal e vertical (= transferidor) Exemplos de leitura: Exemplo A:
83 82 81

Exemplo B: Janela do limbo vertical Janela do Limbo horizontal


96 95 94

281

280

279

14 9 14 8 147

16

17

Vernier (das 2 janelas)


0 1

ngulo vertical : 81o 40 16 20 81o 56 20 ngulo horizontal : 280o 20 16 20 280o 36 20

ngulo vertical :

95o 20 050 ??? 95o 2050

ngulo horizontal : 148o 00 0 50 ??? 148o 0050

c) BSSOLA l ngulos horizontais de direo em relao ao N e S magnticos.


Alm dos erros e cuidados comuns ao uso do teodolito, a leitura de ngulos com bssola requer cuidados especiais referente a interferncia de elementos imantados sobre o posicionamento da agulha da bssola. Evitar fazer leituras prximos a elementos metlicos (relgios ..., balizas..., postes...). Outro problema especfico a baixa preciso quando comparado com o teodolito. Deve-se fazer 3 leituras de um mesmo ponto da poligonal de apoio e usar o valor do azimute mdio, calculando a partir deste, o valor dos azimutes dos demais pontos da poligonal.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

Direo da visada Leitura direta Az (sentido trigonomt.)

0 A 50
270

90

Agulha imantada (ponta sul contrapeso) 180

com

d) NVEL E MIRA = usado em levantamentos topogrficos altimtricos principais, pelo mtodo do nivelamento geomtrico. O nvel um instrumento similar ao teodolito, ptico e de preciso, para leitura de alturas sobre uma mira colocada verticalmente sobre os pontos topogrficos a nivelar. O nvel, ao contrrio do teodolito, nunca instalado sobre um ponto topogrfico, mas sempre entre os pontos a nivelar. A luneta do nvel horizontal e fixa, cuja linha de visada o referencial para as leituras de alturas (do ponto visado = p da mira at linha de visada do nvel). A mira uma rgua graduada de 0 (no cho) a 4,0 metros graduada em centmetros, cujas leituras devem ser feitas com detalhamento mnimo de 5 mm (ou 0,5 cm). A mira colocada sobre um ponto topogrfico (ponto visado) para leitura de alturas entre o ponto no terreno e o plano horizontal formado pela visada do nvel.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

6.3 ) ERROS NO USO DOS EQUIPAMENTOS Medir errar = Como impossvel medir com perfeio, o erro se torna parte de qualquer medio. Para minimizar os erros de medio em topografia, deve-se tomar cuidados especiais durante os levantamentos e ajustar os erros (= avaliar e redistribuir) antes de usar os dados levantados. Independente do equipamento de medio ou tipo de medio, existe simultaneamente vrios tipos e fontes de erros: erros acidentais = provem da imperfeio dos nosso sentidos; variam muito; no podem ser eliminados e nem calculados. erros sistemticos = imperfeio dos equipamentos, desretificao dos equipamentos (falta de aferio), descuido no uso dos equipamentos (instalao, posio de leitura, tempo) erros grosseiros = frutos de enganos .... A) Erros no uso da trena: erros sistemticos: - no aferio do comprimento da trena - exagerada catenria vertical ( trena no esticada ) ou horizontal ( erro de alinhamento ) - no verticalidade da baliza - no horizontalidade da trena - variao do comprimento da trena pela temperatura (sol muito forte). erros grosseiros: - engano no nmero de trenadas
- erro no ajuste do zero da fita

- engano no sentido da graduao da fita - erro de anotao B) Erros no uso do teodolito: Erros sistemticos: falta de perpendicularidade (desretificao do aparelho) entre os 3 eixos do aparelho (vertical, horizontal e de colimao). Erro eliminado pela mdia de duas leituras do ngulo: uma com a luneta normal, outra com a luneta invertida. imperfeio na diviso dos crculos de leitura dos ngulos (limbos). Este erro atenuado: pelos processos de reiterao e repetio (= vrias leituras do mesmo ngulo horizontal, usando-se a mdia); ou pela mdia de leituras do ngulo vertical, com luneta normal e invertida.
Obs.: O teodolito um instrumento de leitura de ngulos horizontais e verticais, assim ... tem um limbo horizontal (mvel) e um limbo vertical (fixo).

Erros grosseiros no uso do teodolito: m instalao do aparelho ( fazer coincidir eixo vertical com ponto topogrfico e nivelar corretamente o aparelho); erro de visada (procurar visar o mais prximo do solo para diminuir o erro proveniente da no verticalidade da baliza ou mira); erro de leitura e erro de anotao.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

10

c) Erros no uso do nvel: falta de verticalidade da mira falta de nivelamento do nvel impreciso de leitura na mira desretificao do nvel. Cuidados no uso do nvel O uso do nvel incorpora de forma sistemtica erros de visada, causados pela curvatura da Terra e pelo fenmeno da refrao da luz pela umidade do ar, que maior prxima ao solo. So os erros altimtricos totais esfericidade e refrao que podem ser minimizados em nivelamentos geomtricos, atravs de adequados procedimentos de campo: usar visadas com o nvel inferiores a 60 metros; instalar o nvel (estao de nivelamento) em posio aproximadamente equidistante dos pontos a nivelar, para compensar o erro de esferecidade; fazer leituras sobre a mira acima de 0,5 m do solo, para minimizar o erro de refrao.
Baliza inclinada Catenria na trena

Perfil do terreno

Trena inclinada

Erros no uso de trenas e balizas

Visada fora do ponto

Equipamento desretificado

Perfil do terreno Equipamento mal instalado

Erro no uso dos equipamentos topogrficos (teodolito, nvel, estao total)

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

11

Unid. 7 - TIPOS E MTODOS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS


7.1) Classificaes em tipos e mtodos 7.2) Mtodos tradicionais: poligonal fechada; irradiao; nivelamento geomtrico; taqueometria. 7.3) Roteiro Geral para levantamentos topogrficos: planejamento; medies de campo; processamento dos dados; desenho da planta.

7.1) CLASSIFICAES EM TIPOS E MTODOS a) TIPOS = Duas formas de classificao : a.1) Tipos de Levantamentos Topogrficos em funo do grau de preciso: Expedito = rpido, pouco preciso; s utilizando trena e bssola; medio s de distncias ou de distncias e todos os azimutes ou rumos. Regular = maior preciso; no mnimo com trena e teodolito; medio de distncias e ngulos (o primeiro de orientao e os demais goniometricos ). Preciso = levantamentos topogrficos para fins especiais com mais exigncias quanto aos equipamentos e procedimentos utilizados. a.2) Tipos de Levantamentos Topogrficos em funo dos dados levantados: Planimtricos : forma e dimenses planas; Altimtricos : relevo; Planialtimtricos : forma e dimenses planas e relevo em um mesmo levantamento.

b) MTODOS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS = dois grupos: - Principais: triangulao e mtodo da poligonal para a planimetria e nivelamento geomtrico para a altimetria. - Secundrios: irradiao, coordenadas retangulares, decomposio em tringulos, ... para a planimetria e nivelamento trigonomtrico para a altimetria. A taqueometria um mtodo secundrio de levantamento planialtimtrico. Para a topografia regular deve-se utilizar mtodos principais como base e mtodos secundrios para os detalhes. Os mtodos principais permitem avaliar e corrigir os erros de medio (ajustamento de erros) atravs de recursos da geometria. Os mtodos secundrios no permitem avaliar os erros. Para levantamento topogrfico expedito, pode-se usar apenas mtodos secundrios.
A seguir apresenta-se os mtodos tradicionais de levantamentos topogrficos mais utilizados na topografia aplicada a atividade da arquitetura e urbanismo: o mtodo da poligonal fechada, o nivelamento geomtrico e o levantamento taqueomtrico. Os mtodos tradicionais, com equipamentos tradicionais, permitem melhor compreender as bases da topometria. Os mtodos novos (topografia digital e GPS) so derivaes dos mtodos tradicionais e ainda esto em fase de inovao tecnolgica, com grandes variaes em curtos espaos de tempo.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

12

7.2) APRESENTAO DOS MTODOS TRADICIONAIS a) Mtodo da Poligonal Fechada = mtodo principal de levantamento planimtrico regular, usando como estrutura de apoio uma poligonal fechada. A partir dos vrtices da poligonal, medem-se os ngulos internos e as distncias dos alinhamentos. Pode ser usado na topografia regular (com teodolito e trena no mnimo e processamento analtico dos dados com ajustamento dos erros de medio) como tambm na topografia expedita (bssola e trena e processamento grfico dos dados). Esse mtodo permite a avaliao e correo dos erros angulares e lineares cometidos nas medies de campo. Em levantamentos regulares, esses erros devem ser tratados de forma analtica. Rua Joo e Maria
V1 V2 V5

Norte

Poligonal
V3 Limites do Terreno

V4

Planta Topogrfica mostrando poligonal fechada de 5 vrtices (pontos) e 5 lados (linhas/alinhamentos). A poligonal, que pode ou no coincidir com os limites do terreno, serve de apoio ao levantamento de todos os pontos topogrficos de interesse (limites, edificaes, relevo,...).

b) Mtodos secundrios para levantamentos planimtricos = utilizam-se associado ao mtodo principal. b.1) No caso de estar utilizando teodolito, o mtodo secundrio mais utilizado o mtodo da irradiao (ou coordenada polar ). A partir de um ponto e uma direo (Az) ou uma base conhecida (d), determina-se a posio de um ponto medindo um ngulo e uma distncia .

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

13

b.2) Para s usar trena, o mtodo da justaposio de tringulos um dos indicados Determina-se a posio de um ponto medindo as duas distncias entre esse ponto e as extremidades de uma base conhecida (d). Rua Joo e Maria
V1 V2

rvore
V5

Norte

V3

Limites do Terreno

V4

Exemplo usando o mtodo de Irradiao para levantar a rvore = A partir de uma estao topogrfica (V3), mede-se: a) o ngulo entre V4 e o eixo da rvore e b) a distancia entre V3 e o eixo (como?) da rvore. Exemplo usando o mtodo da justaposio de tringulos para levantar o ponto topogrfico P = A partir do alinhamento V4 e V5, medem-se as distncias V4-P e V5-P.

c) Nivelamento Geomtrico = mtodo principal de levantamento altimtrico. Altimetria = a parte da topografia que tem por objetivo a determinao das alturas dos pontos do terreno em relao a uma superfcie horizontal de referncia. O Nivelamento Geomtrico (simples ou composto) o principal e mais preciso mtodo de levantamento altimtrico, pois permite o ajustamento dos erros. Utiliza-se de um nvel e mira para a determinao das alturas dos pontos. A localizao dos pontos feita previamente, atravs do levantamento planimtrico. O mtodo do nivelamento geomtrico apresenta limitaes para uso em terrenos acidentados. O nivelamento geomtrico de pontos topogrficos altimtricos, baseia-se na visada horizontal, atravs de um nvel de luneta, sobre miras, colocadas verticalmente sobre os pontos. Pode ser um nivelamento geomtrico simples, quando s uma estao permite visar todos os pontos a nivelar; ou nivelamento geomtrico composto, quando necessita

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

14

mais estaes para levantar todos os pontos altimtricos de um levantamento topogrfico.

Mira
Visada horizontal com nvel de luneta

? ?

Perfil do terreno

B A

Desnvel entre A-B

Esquema em perfil: Nivelamento Geomtrico...


Simples = 1 s estao (posio onde instala o equipamento para as medies); Composto = 2 ou mais estaes, usado quando no tem uma posio no terreno de onde se possa visar todos os pontos a nivelar.

Rua Joo e Maria


V1

P6
V2

Norte
V5 rvore V3 Permetro = Limites do Terreno

P8

V4

P7

Esquema em planta baixa usando o mtodo de nivelamento geomtrico composto para nivelar os pontos altimtricos em um levantamento topogrfico executado sobre um terreno da Rua Joo e Maria...
A e B = estaes de nivelamento V1 a V5 = vrtices da poligonal de apoio ao levantamento topogrfico P6 a P8 = vrtices do permetro/limites do terreno

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

15

d) Levantamento Taqueomtrico = mtodo secundrio de levantamento topogrfico, usado de forma complementar, principalmente para densificar pontos altimtricos... A Taqueometria um mtodo de levantamento planialtimtrico no qual as medies de distncias horizontais e de diferenas de nvel so realizadas de forma indireta, utilizando-se os princpios da trigonometria. So utilizados em campo o teodolito e a mira. No possvel avaliar os erros cometidos nas medies em campo, por isso um mtodo secundrio que vem complementar os mtodos principais. As vantagens desse mtodo sua rapidez e adaptabilidade a terrenos acidentados.

Rua Joo e Maria


V1

P7
V2

I
V5 rvore

II

Norte

V3

Limites do Terreno

P6

V4

P8

Esquema em planta baixa usando o mtodo de taqueometria para levantar: a) os pontos P6 a P8; b) a rvore e; c) para densificar os pontos altimtricos sobre as irradiaes I e II .
A partir da estao taqueomtrica V3, mede-se: a) os ngulos horizontais entre todas as direes visadas (V4, P6, eixo da rvore, irradiao I, irradiao II, P7 e P8). b) os ngulos verticais e 3 alturas na mira (inferior, mdio, superior) para cada ponto a levantar localizados sobre as direes acima. As direes so irradiaes em torno da estao taqueomtrica.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

16

7.3) ROTEIRO GERAL PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS planejamento, medies de campo, processamento dos dados, desenho da planta

1) Planejamento do Levantamento a) Percorrer a rea a levantar; b) Definir o tipo, o grau de preciso e os mtodos conforme possibilidades (complexidade do terreno, recursos) e finalidade da planta topogrfica; c) Identificar os pontos topogrficos e alinhamentos que permitam determinar os limites do terreno, a forma, o relvo e a estrutura geomtrica de apoio ao levantamento (poligonal ou tringulos) e detalhes de interesse (edificaes, vegetao, guas...) d) Desenhar o croqui do terreno com os principais pontos topogrficos a levantar e seu entorno. 2) Medies em campo (exemplo para um levantamento topogrfico regular) a) Para o levantamento planimtrico:

equipamentos e acessrios mnimos necessrios: teodolito, trena, baliza, piquetes, estacas, marreta, caderneta de campo e bssola; medies necessrias: ngulos e distncias horizontais relativas a poligonal de apoio e a todos os elementos necessrios para descrever as dimenses, forma e posio relativa do terreno em relao ao entorno.
Exemplo para o mtodo da poligonal fechada: define-se uma poligonal de apoio ao levantamento atravs da locao dos vrtices sobre o terreno a levantar; define-se a ordem de caminhamento do levantamento atravs da numerao dos vrtices (de 1 a n). Cada vrtice da poligonal uma estao topogrfica ocupada sucessivamente para fazer as medies referentes a poligonal (ngulos internos e distncias dos alinhamentos) e referentes aos pontos de amarrao do entorno de cada estao (uma distncia e um ngulo para cada ponto a levantar). Deve-se medir em campo tambm o azimute de um dos vrtices da poligonal (se for com bssola, 3 leituras independentes e usa-se o valor mdio).

b) Para o levantamento altimtrico medio de alturas para calcular cotas ou altitudes dos pontos levantados:

Nvel, mira, baliza Leituras na mira (altura do ponto topogrfico at a linha mdia de visada da luneta horizontal do nvel) sobre os pontos visados.
Exemplo para o mtodo do nivelamento geomtrico: definem-se as estaes altimtricas entre os pontos a levantar (eqidistante entre os pontos e com distncia no superior a 60 metros entre estao e pontos a levantar). O nvel, ao contrrio do teodolito, jamais instalado sobre um ponto topogrfico! Para cada estao de nivelamento (Est), faz-se uma leitura de r (Lre) sobre a mira colocada no ponto conhecido, para calcular a altura do plano de visada do nvel (AI). Na seqncia, faz-se leituras de vante (Lv) sobre todos os pontos a levantar (Pv). Essas leituras permitem calcular as cotas dos pontos Pv (pontos visados). Assim Cota Est + Lre = AI e AI Lre = Cota Pv

c) Para a complementao do levantamento usando taqueometria, por exemplo:

Equipamentos e acessrios: Teodolito, mira, baliza, trena Medies:

Para cada estao, leitura da altura da estao (dist medida com trena do ponto topogrfico at o encontro dos 3 eixos da luneta do teodolito); Para cada irradiao, leitura de um ngulo horizontal;

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

17

Para cada ponto visado, leitura de um ngulo vertical + 3 leituras na mira (fios inferior, mdia e superior) Procedimentos
Escolhe-se uma estao para o taquemetro que possibilite a realizao de diversas irradiaes em torno dela (I, II, III, ...). As irradiaes devem representar os perfis topogrficos mais caractersticos do terreno. Sobre essas irradiaes, escolhe-se os pontos (Pv) entre os quais a inclinao do terreno seja aproximadamente uniforme, ou seja, nos pontos onde tem-se uma sensvel mudana de inclinao do perfil do terreno.

3) Processamento dos dados levantados em campo (ver unid 8) a) Ajustamento das medidas atravs da avaliao e correo dos erros (angular, linear e altimtrico); b) Clculo de coordenadas (topogrficas e UTM); c) Clculo dos nveis altimtricos; d) Clculo de reas (intra e extra-poligonal); O processamento dos dados feito usando planilhas de clculo, que permitem organizar e automatizar os clculos usando calculadoras ou computadores. Para a topografia do tipo regular, deve-se obrigatoriamente fazer o processamento dos dados antes de represent-los em uma planta topogrfica.

4) Desenho da Planta Topogrfica


(Adaptao do texto do Arq. Fernando Garcia/1995 e da apostila do Prof. Norberto Hochheim/1999)

A Planta Topogrfica a representao grfica (conforme normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas) de uma rea territorial levantada em campo. A planta topogrfica serve para efetivar o direito de posse e subseqente uso e ocupao do solo conforme a legislao local (parcelamento, cultivo, minerao, construo, preservao etc). Desenhar uma planta consiste no conjunto de operaes que objetivam traar no papel uma figura semelhante do terreno levantado. Os ngulos aparecem em sua grandeza natural, enquanto que as distncias aparecem reduzidas segundo uma razo constante, determinada pela escala de representao. O desenho da planta comea pela determinao do sistema de coordenadas adotado (topogrficas ou cartogrficas) e o posicionamento, atravs das coordenadas, dos pontos topogrficos principais, como os vrtices da poligonal de apoio, por exemplo. Os demais dados so amarrados a esses pontos principais. Em escalas grandes, se representa os detalhes de interesse por figuras grficas proporcionais a suas dimenses reais. Contudo, devido aos limites impostos pela espessura do trao mnimo, certos objetos no podem figurar nas cartas topogrficas com dimenses grficas rigorosamente proporcionais a suas dimenses reais. Assim, adotam-se convenes, que so simbolos cuja forma representa a natureza do objeto levantado, sem preocupao de representar suas dimenses reais. Pelo mesmo motivo, a largura de estradas, ferrovias, rios etc, aparecem s vezes exageradas nas plantas, obrigando leves deslocamentos nos detalhes prximos. A legenda agrupa as convenes utilizadas na carta, na forma dos smbolos utilizados associado a sua denominao.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

18

Itens que devem ser lembrados e devidamente registrados na planta : a) Orientao da rea relacionada linha N/S e indicao se eixo adotado verdadeiro ou magntico. b) Permetro do terreno com ngulos internos e dimenses dos lados, alm de tabela de coordenadas dos
pontos topogrficos principais.

c) rea do terreno d) Acidentes topogrficos significativos (afloramento de rochas, guas). e) Localizao de prdios existentes, indicando: rea em projeo, nmero de pavimentos, cotas de f) g) h) i) j)

soleiras etc. Localizao de rvores, bueiros, postes, caixas de inspeo, cercas etc. Ruas ou estradas confinantes, indicando: nome, condies do leito, caladas etc. Nome dos proprietrios dos terrenos confrontantes Legenda das convenes/smbolos utilizados com suas denominaes Slo tcnico com endereo da rea levantada, nome do proprietrio, nome do responsvel tcnico, data do levantamento, tipo de planta e escala utilizada. Para planta topogrfica planialtimtrica, acrescentar ainda: k) Referencia de nvel ( RN ) predeterminado. l) Cotas de nvel dos vrtices das divisas e demais pontos topogrficos significativos para definio do relevo. m) Traado das curvas de nvel, quando a complexidade do relevo o exigir.

Resumindo, a planta deve conter, alm dos elementos referentes a forma, dimenses e posio relativa do terreno, margens, selo, norte, legenda e tabela de coordenadas. As dimenses das plantas devem obedecer os formatos padres para desenhos tcnicos (A2 = 42 x 55 cm; A1= 55 x 84 cm; A0= 84 x 110cm).

1,0 cm 2,5 cm 1,0 cm

Nome da Planta Tipo de levantamento

1,0 cm

selo

Nome proprietrio terreno Endereo terreno Responsvel p/ levantamento Data do levantamento Escala da planta rea do terreno

Margens e selo p/ planta topogrfica

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

19

UNID 8 PROCESSAMENTO DAS MEDIES DE CAMPO


8.1) Dados planimtricos: ajustamento erros; clculo de coordenadas; clculo de reas 8.2) Dados altimtricos: clculo cotas/altitudes no nivelamento geomtrico; ajustamento do erro. 8.3) Densificao de pontos por taqueometria: estadimetria, clculo distncia; diferena nvel; cota.

O processamento de dados medidos em campo engloba vrias situaes: processamento dos dados referentes a poligonal de apoio; processamento dos dados complementares levantados por mtodos secundrios; processamento de dados levantados por levantamentos expeditos. Em levantamentos expeditos, o processamento de dados no obrigatrio e pode ser feito de forma livre, usando-se preferencialmente de mtodos grficos. Nos levantamentos topogrficos regulares, o processamento de dados uma exigncia tcnica. Comea-se com o processamento dos dados referente a poligonal de apoio, uma vez que a estrutura geomtrica que d rigidez e preciso ao levantamento, inclusive os dados referentes aos elementos amarrados a poligonal. A seguir so apresentadas as principais situaes de processamento de dados.

8.1 PROCESSAMENTO DOS DADOS PLANIMTRICOS: ajustamento dos erros; azimutes, rumos e projees; clculos de coordenadas; e clculo de reas. a ) AJUSTAMENTO DOS ERROS PLANIMTRICOS, angulares e lineares referentes a poligonal de apoio Todo levantamento topogrfico implica em erros. Em levantamentos topogrficos regulares esses erros devem ser avaliados (existem graus de tolerncia permitidos) e corrigidos conforme critrios pr-estabelecidos. a.1 - Avaliao do erro em levantamentos planimtricos regulares pelo mtodo da poligonal fechada: ANGULAR erro cometido no levantamento (i - 180. ( n - 2 ) = +/- a ) erro admissvel (adm = K . ea .n ) sendo que : K = 3; ea = 0,5 p/ Teodolito; n = Nmero Vrtices LINEAR erro cometido no levantamento (T = .X2 + .Y2 ) erro admissvel (Tadm = K . em .L ) K = 2,5; em = 0,0033 m; L = Permetro SE

adm

= Levantamento vlido, pode fazer a correo ...

a. 2- Correo do erro em levantamentos planimtricos regulares pelo mtodo da poligonal fechada A correo do erro implica na redistribuio do valor do erro (se

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

20

estiver abaixo do limite do admissvel) entre os vrtices e alinhamentos da poligonal (= fechamento da poligonal ). Os erros cometidos nas medies de campo obedecem princpios (erros tem relao de proporo com o comprimento dos alinhamentos) que so comumente adotados na redistribuio desses erros. ============= Observao:
PRINCPIO DO ERRO ANGULAR: o valor do erro angular inversamente proporcional ao comprimento das visadas. Em outras palavras, quanto maior a distncia visada, menor o erro de visada e consequentemente da leitura do ngulo... PRINCIPIO DO ERRO LINEAR: diretamente proporcional ao comprimento do alinhamento medido.

No entanto, na topografia para usos convencionais (edificaes, paisagismo), pode-se redistribuir o erro de forma simplificada: parcelas iguais de erros para cada ngulo ou distncia medida. Deve-se procurar trabalhar com alinhamentos de comprimentos semelhantes e medidas com erros pequenos em relao aos erros admissveis. Aps o ajustamento dos dados (erros das medies de campo de ngulos e distncias), pode continuar o processamento dos dados, com o clculo de coordenadas. Mas, para o clculo de coordenadas, necessitam-se das projees....

B) CLCULOS DE AZIMUTES, RUMOS E PROJEES... b.1) CLCULO DOS AZIMUTES e RUMOS dos vrtices da poligonal de base: Azimute Azn = Az (n-1) n 180

Onde: - n horrio (informao trazida do campo croqui) + n anti-horrio -180o , se Az(n 1) n > 180o +180o , se Az(n 1) n < 180o Quando necessrio, diminuir ou somar 360o (em caso de Az > 360o ou negativo) Rumos e de seus quadrantes Para Azi de 0o a 90o Ri = (Azi) NE Para Azi de 90o a 180o Ri = (180o - Azi) SE o o Para Azi de 180 a 270 Ri = (Azi 180o ) SW Para Azi de 270o a 360o Ri = (360o - Azi) NW N 3600 00 NW 270W SW 1800 S NE 90E SE

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

21

b.2) CLCULO DE PROJEES NATURAIS xi = li * sen Ri yi = li * cos Ri Ri = rumo li = comprimento do alinhamento obs.: Baseado na Trigonometria, onde: cos = hip. / cat. adj. sen = hip. / cat. oposto yi Opp

onde:

1 hipot. Ri xi li x

obs.: Os sinais das projees se relacionam com os quadrantes dos alinhamentos. Ny + NW NE + W Ex SW SE S Em teoria, a soma das projees dos lados de uma poligonal fechada sobre cada um dos eixos deveria ser zero. Na prtica, essas somas apresentam um x (xi) e um y (yi),que representam as projees do erro linear cometido no levantamento. b.3) ERRO LINEAR (ET) Fechamento linear da poligonal de apoio Teoria: Prtica: xi = 0 xi = x yi = 0 yi = y Pitgoras: Hip = cat + cat
2 2 2 2 2 2

1 N 2 x opp W opp ET S y 3 E

Avaliao ET = x + y

Erro linear admissvel (ETadm) ETadm = k em L Sendo: k = 2,5 em = 0,033 (para trena) L = permetro da poligonal Se ET ETadm Preciso das medidas lineares admissvel !!! b.4) CORREO/COMPENSAO DAS PROJEES O erro linear diretamente proporcional ao comprimento do alinhamento, sendo assim: se as distncias dos alinhamentos forem similares e/ou o erro for pequeno, pode-se redistribuir o erro de forma igualitria para todos os lados da poligonal. Em caso contrrio,

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

22

deve-se distribuir o erro proporcionalmente ao comprimento dos alinhamentos (vem bibliografia complementar). Projees corrigidas/compensadas Projees naturais parcela de correes Parcelas de correes = x / no de lados xi = xi + Cxi yi = yi + Cyi Com as projees corrigidas pode-se: 1) corrigir/compensar as medidas lineares usando Pitgoras li = xi2+ yi2 Essas medidas corrigidas so as usadas na planta topogrfica. 2) calcular coordenadas.... C) CLCULO DE COORDENADAS PLANIMTRICAS dos vrtices da poligonal, a partir das medidas angulares e lineares ajustadas... As coordenadas, que podem ser as topogrficas ou as cartogrficas (exemplo: UTM), so exigidas para o desenho da planta topogrfica resultante de um levantamento do tipo regular. Com uma coordenada inicial (topogrfica ou UTM), atravs de uma soma cumulativa usando as projees corrigidas, calculam-se em seqncia as coordenadas dos demais vrtices da poligonal, usando-se a frmula: Xi = Xi 1 + xi 1 ou Yi = Yi 1 + yi 1 onde: a coordenada topogrfica (X, Y) de um vrtice i igual a coordenada do vrtice anterior mais a projeo ajustada (x, y) do alinhamento anterior a esse vrtice. Quando se parte de coordenadas topogrficas, a transformao para coordenadas UTM se faz usando as frmulas: Ei = Eopp + Xi ou Ni = Nopp + Yi onde: a coordenada UTM (E, N) de um vrtice i da poligonal igual a coordenada UTM inicial (opp = ponto de partida) somada a coordenada topogrfica do mesmo vrtice i. C) CLCULO DE REAS C.1 reas intra-poligonais Com as coordenadas dos vrtices pode-se calcular a rea interna da poligonal de apoio, aplicando a frmula das reas Duplas de GAUSS. Calcula-se em duas etapas: reas parciais 2 Sxi =(Xi + Xi 1 ) yi onde: a rea dupla de uma projeo de alinhamento sobre seu eixo igual a soma das coordenadas inicial e final dessa projeo. A soma dos resultados parciais obtidos nos dois eixos (x , y), sero semelhantes e representam a rea dupla. Usa-se a mdia desses valores. rea intra-poligonal = ( 2Sx + 2Sy ) / 4 onde: o valor absoluto da somatria das reas duplas do eixo x somado ao valor do eixo y e dividido por 4. C.2 reas extra-poligonais Pode-se usar frmulas especficas (Simpson, ....) ou usar a tcnica da subdiviso da rea em figuras geomtricas conhecidas, como o tringulo retngulo ou trapzio. A soma das reas de todas as figuras resulta na rea procurada.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

23

8.2) PROCESSAMENTO DADOS ALTIMTRICOS O nivelamento geomtrico, principal mtodo de levantamento de levantamento altimtrico, permite a avaliao e correo dos erros cometidos nas leituras de campo. Para isso faz-se necessrio que o levantamento de campo seja executado de forma a percorrer uma poligonal (seqncia de pontos), comeando e terminando o levantamento no mesmo ponto topogrfico. A poligonal pode ser fechada (o ponto inicial coincide com o ponto final); ou aberta, quando faz-se um nivelamento (caminho de ida) e um contranivelamento (caminho de volta), para terminar o levantamento no ponto inicial. O ponto inicial do levantamento deve ser de cota conhecida. Dessa forma, o levantamento comea nesse ponto conhecido e termina nesse mesmo ponto conhecido. a) CLCULO DE COTAS / ALTITUDES EM UM NIVELAMENTO GEOMTRICO
AI = C + Lr

C = AI - Lv

Onde:

PHR = plano horizontal de referncia (geide ou linha arbitrria) AI = altura do instrumento (altura da linha de visada do nvel em relao ao PHR) C = cota ou altitude Lr = leitura na mira em r Lv = leitura na mira em vante (sobre ponto cuja cota se quer conhecer) b) AJUSTAMENTO DO ERRO ALTIMTRICO b.1) Avaliao do erro em levantamentos topogrficos pelo mtodo do nivelamento geomtrico. Condies bsicas ... - a cota do ponto de partida (CI) e do ponto de chegada (CF) do levantamento devem ser iguais; - a somatria das leituras de r ( Lr) deve ser igual a somatria das ltimas leituras de vante ( Lv) de cada estao... Ento, em teoria, um nivelamento deve obedecer condio:
CF CI = Lr - Lv = zero

Na prtica, entretanto, cometem-se erros e essas igualdades no se verificam, resultando em: CF CI = Lr - Lv = t Erro altimtrico de fechamento

Comparando-se esse erro cometido nas medies de campo com um erro admissvel calculado atravs dos parmetros abaixo, pode-se avaliar o grau de preciso do nivelamento e a possibilidade ou no de correo do erro. Eadm = K * Em * L Erro altimtrico admissvel onde: K = coeficiente de tolerncia ( 2,5) Em = erro mdio por Km (at15 mm)

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

24

L = permetro da poligonal em quilmetros Se : Et > Eadm Et < Eadm devem ser refeitas as medies de campo; pode-se fazer a correo do erro.

b.2) - Correo do erro em levantamentos topogrficos pelo mtodo do nivelamento geomtrico : a) divide-se o erro de fechamento pelo nmero de estaes do nivelamento; b) o resultado dessa diviso, multiplicado pelo nmero da estao, ser adicionado ou subtrado das cotas obtidas atravs desta estao (sinal contrrio ao erro cometido em campo). Et / no estaes = Fc Fc * 1 = Fc1 ; Fc * 2 = Fc2 ; Fc * n

8.3) DENSIFICAO DE PONTOS ALTIMTRICOS PELA TAQUEOMETRIA O mtodo da taqueometria no permite o ajustamento dos erros. O processamento dos dados se refere apenas ao clculo das distncias, diferenas de nvel e cotas. Esses clculos so necessrios uma vez que as medies em campo so feitas de forma indireta. As frmulas apresentadas a seguir, para o clculo das distncias horizontais e diferenas de nvel, referem-se a taquemetros estadimtricos (teodolito com 3 fios paralelos e eqidistantes marcados em sua luneta Fi, Fm e Fs ). O clculo de distncias se usa do princpio da estadimetria e serve para localizar sobre a planta o ponto altimtrico. O clculo da diferena de nvel o passo intermedirio para o clculo das cotas dos pontos e se usa de frmulas de trigonometria. a) PRINCPIO DA ESTADIMETRIA = Existe uma relao constante entre a distncia do aparelho mira e a leitura na mira.

fs
d / s = D / S (regras de trs)

d D
Onde:

fm fi

S
d / s = C = 100 (constante do aparelho) S = fs - fi ( n gerador)

d = distncia do centro tico at a lente objetiva da luneta do teodolito D = distncia do centro ptico do teodolito (= estao) at a mira (ponto visado). s = diferena entre os fios estadimtricos superior e inferior marcados na lente do nivel S = diferena das leituras feitas sobre a mira referentes as visadas dos fios superior e inferior (tambm chamado de nmero gerador = G) d/s = uma constante (C) que sempre d 100. Assim d/s = D/S ou 100 = D/S

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

25

b)
lente

CLCULO DA DISTNCIA HORIZONTAL (entre estao e ponto visado)


lente

fs
horizontal

ocular

objetiva
teodolito

fm A
eixo vertical

fi D = dist. Horizontal B
perfil do terreno

Se 100 = D/S ento D = 100 x S quando i = 0 Mas no campo , usualmente ... o i 0 , ento : D = 100 x S x (cos i)2

eixo vertical eixo horizontal teodolito

i
fs fm

mira

fi

c) CLCULO DE DIFERENA DE NVEL (DN) (entre estao e pnto visado)

eixo vertical

Eixo de i

fm

DN = ( h - fm ) D. tgi v

Eixo h = altura do aparelho,


medido com trena, do centro ptico do teodolito at o ponto topogrfico.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

26

d)

CLCULO DA COTA (do ponto visado)

Cpv = Cest. DNpv

O sinal da DN resultante natural da aplicao da frmula de clculo e significar: + quando aclive / - quando declive . No se utilizam cotas altimtricas de valor negativo (estas so para as terras submersas). Obs.: A estao taqueomtrica sempre o teodolito sobre um ponto topogrfico. O ponto visado sempre um ponto topogrfico com uma mira.

UNID 9 - DESENHO DE PLANTA TOPOGRFICA a partir de um levantamento topogrfico regular (com croqui, cadernetas de campo, planilhas de clculo e memorial) a ser feito pelos alunos durante as aulas prticas, em equipe de 2+2 alunos.
Recomendaes gerais: Representar o terreno do ECV, situado no campus da UFSC, Trindade/Fpolis/SC, na forma de uma planta topogrfica na escala 1/250, em papel manteiga, grafite. Complementar o desenho com um memorial descritivo Os dados devem ser levantados e processados pelos alunos durante as aulas prticas A apresentao e entrega devem ser feitas na aula do dia ..... Procedimentos: 1) Providenciar folha em papel manteiga no formato A2 (42,00 x 55,00 cm ???). 2) Desenhar margens e selo (ver recomendaes na apostila) 3) Planejar posio do terreno na folha (poligonal mais limites, ruas, caladas...) 4) Identificar o sistema de projeo cartogrfica e as coordenadas a usar 5) Desenhar malha/canevas cartogrfico 6) Desenhar poligonal de apoio (usando as coordenadas e no distncias e ngulos) 7) Cotar a planta (de preferncia usando tabelas de coordenadas, ngulos e distncias...) 8) Marcar e especificar o Norte 9) Representar na planta, a partir da poligonal, os dados altimtricos e taqueomtricos 10) Traar as curvas de nvel 11) Calcular rea do terreno do ECV 12) Acrescentar a toponmia (nome dos principais elementos representados) e a legenda 13) Preencher o selo (identificador da planta, local, data, escala, proprietrio, executor, mtodos, equipamentos, preciso) 14) Redigir o memorial (4 pginas), a. iniciando com a repetio dos dados do selo (identificador do relatrio, local, data, proprietrio, executor, mtodos, equipamentos, preciso), b. passando para o detalhamento das medies, dos processamentos de dados e do desenho e c. terminando com comentrios pessoais. A seguir so apresentados as especificaes com modelo de cadernetas, planilhas e formulrio referente aos trs levantamentos que devero ser feitos: planimtrico, altimtrico e planialtimtrico.

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

27

1o. LEVANTAMENTO TOPOGRFICO ... Tipo : Planimtrico , Regular Mtodo : Poligonal Fechada

Instrumentos: Teodolito e Trena


Local : Terreno ECV/ UFSC Azimute: CROQUIS Data :

CADERNETA DE CAMPO
EST PV NGULO LIDO DISTNCIA LIDA NGULO INTERNO DISTNCIA ALINHAMENTO

1
(ECV69)

2 3 4 5 6

2 6 3 1 4 2 5 3 6 4 1 5

Projees naturais E+ WN+ S-

Vrtice Ponto Rumos Ri Q xi yi

Elementos angulares Azimut ngulos internos es Lido Ajustado AziV Projees compensadas E+ W- N+ Sxi yi Distncia Ajustada (m) li

Dist ncia (m) li

Coord. Ordenada Yi Ei Ni 2 * Sx

Topogrf

reas

Vrtice Ponto

Abcissa

dupla s 2 *Sy UTM

Coor d

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

Xi

28

PLANILHA DE CLCULO DO LEVANTAMENTO REGULAR A TEODOLITO E TRENA Data do Levantamento: Local: AzMG :

Obs.: Para metros, usar 5 casas aps a vrgula!

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

29

PROCESSAMENTO DOS DADOS ATRAVS DA PLANILHA DE CLCULOS ...


1) Clculos referentes aos elementos angulares e lineares 1.1) Avaliao do erro angular (a / adm) 1.2) Correo / Compensao angular 1.3) Clculos de Azimutes e Rumos 1.4) Clculo de Projees naturais 1.5) Avaliao do erro linear (t / tadm) 1.6) Correo / Compensao linear Projees Medidas de Distncias 2) Clculo das coordenadas topogrficas 3) Clculo de reas (intrapoligonal + extrapoligonal) 4) Clculo de coordenadas UTM

FRMULAS
Erro de fechamento angular (A) i 180o (n 2) = A
k= 3

ea = 0,5 para teodolito n= nmero de vrtices da poligonal Se ADM > A levantamento vlido, pode fazer a correo, redistribuindo o erro....

Erro angular admissvel (ADM) ADM = k * ea * n

Azimute verdadeiro AzV = Az M G +

o = interpolao de curvas isognicas ( mesma declinao ) v = interpolao de curvas isopricas ( mesma variao anual ) t = data do levantamento to = DATA DA CARTA ISOGNICA ou CARTA MAGNTICA DO BRASIL

declinao magntica = O + v (t - tO)

Clculo Azimute

-n horrio (informao trazida do campo pelo croqui) +n anti-horrio -180o , se Az(n 1) n > 180o +180o , se Az(n 1) n < 180o Quando necessrio, diminuir ou somar 360o (em caso de Az > 360o ou negativo)

Azn = Az (n-1) n 180

Projees naturais dos alinhamentos xi = li * sen Ri Erro linear / admissvel


Sendo: k = 2,5

yi = li * cos Ri

ET2 = x2 + y2

ETadm = k * em * L

Compensao medidas lineares

em = 0,033 (para trena)

li = xi2+ yi2

L = permetro da poligonal

Coordenadas locais Xi = Xi 1 + xi 1 (soma acumulativa) rea parciais: 2 Sxi =(Xi + Xi 1 ) * yi intrapoligonal: ( 2Sx + 2Sy ) / 4 Clculo de Coordenadas Ei = Eopp + Xi Ni = Nopp + Yi

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

30

2o. LEVANTAMENTO TOPOGRFICO ... Tipo : Altimtrico , Regular Mtodo : Nivelamento Geomtrico Composto Instrumentos: Nvel e Mira Local : Terreno ECV/ UFSC Data : RN (Referncia de Nvel): CROQUIS

Caderneta de campo + Planilha de Clculo DADOS DE CAMPO CLCULOS EM ESCRITRIO Leitura na mira Alt./cota Alt./cota Estao PV AI Fc natural ajustada Lr Lv

(unidades em metros) Frmulas para CLCULO DE COTAS / ALTITUDES


AI = C + Lr

C = AI - Lv

PHR = plano horizontal de referncia (geide ou linha arbitrria) AI = altura do instrumento (altura da linha de visada do nvel em relao ao PHR) C = cota ou altitude Lr = leitura na mira em r Lv = leitura na mira em vante (sobre ponto cuja cota se quer conhecer)

CF CI = Lr - Lv = t

Eadm = K * Em * L

K = coeficiente de tolerncia (2,5)

Em = erro mdio por Km (15 mm) L = permetro da poligonal em quilmetros Et / no estaes = Fc Fc * 1 = Fc1 ; Fc * 2 = Fc2 ; Fc * n

3o. LEVANTAMENTO TOPOGRFICO ... Tipo : Planialtimtrico, Complementar Instrumentos: Teodolito e Mira Local : Terreno ECV/ UFSC Data : Coordenadas das Estaes Taqueomtricas:

Mtodo : Taqueometria CROQUIS

Caderneta de campo (dados medidos) Est Altura irradiao ngulo (h) horizontal

Ponto Visado (Pv)

Leituras na mira fs fm fi

ngulo Vertical (n)

Planilha de Clculo ngulo No. vertical Gerador (i) (fs-fi=S)

Dist (D)

h-fm

D-tgi

Colunas opcionais

Difer Nvel (dn)

Cota ou Altit

Distncia D = C x S x Cos2i (distncia entre estao e ponto visado igual a multiplicao de 100, o nmero gerador e o coseno ao quadrado do ngulo de inclinao) C = constante do aparelho (teodolito estadimtrico) / n = ngulo vertical lido (ngulo nadiral) / i = n - 90 (ngulo de inclinao) S = fs-fi (nomero gerador calculado a partir das leituras na mira) Cota ou Altitude Cpv = Cest + dn est-pv (cota do ponto visado igual a cota da estao mais a diferena de nvel entre estao e ponto visado) Obs.: As cotas ou altitudes das estaes so tiradas do nivelamento geomtrico Diferena de nvel Dn = (h-fm) + (D x tgi) (diferena de nvel igual a soma de altura da estao menos a leitura na mira do fio mdio com a distncia multiplicada pela tangente do ngulo de inclinao) FIM!!!!!

APOSTILA DE TOPOGRAFIA APLICADA - PROFA. DORA ORTH - UFSC/CTC/ECV

ANEXOS: Sero apresentados em impresso e devem ser anexados, pelos alunos, a APOSTLA. Profa. Dora ORTH. Ufsc, 19/05/2008.

You might also like