You are on page 1of 55

Temas polmicos sobre IPTU, ITBI e Contribuio de Melhoria

Temas polmicos sobre IPTU, ITBI e Contribuio de Melhoria

Palestrante: Ericksen Prtzel Ellwanger:

Advogado e consultor jurdico da FECAM. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ps-graduando em Direito Tributrio pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributrios IBET/SP. Membro da Comisso de Direito Tributrio da OAB/SC e Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA/SC.

Contato: ericksen@fecam.org.br

PROMOO

REAL IZAO

APOIO

ESCOLA DE GESTO PBLICA MUNICIPAL - EGEM

A estrutura de organizao de cursos, capacitaes e eventos promovidos pela FECAM e pelas associaes microrregionais esto sob a responsabilidade da Escola de Gesto Pblica Municipal EGEM. Como a presente propo sta trata da

realizao de capacitao de tcnicos municipai s, entende-se que, por isso, a operacionalizao das etapas de

respo nsabilidade da EGEM. A entidade realiza trabalho direto junto s associaes de municpios, o que oportuniza uma execuo uniforme, com reduo de custos e acesso mais gil ao pblico-alvo.

FEDERAO CATARINENSE DE MUNICPIOS FECAM ASSOCIAES DE MUNICPIOS DE SANTA CATARINA

A Federao Catarinense de Municpios FECAM trabalha h 30 anos em prol do fortalecimento das administraes pblicas municipais.

Juntamente com as associaes de municpios de Santa Catarina, promove, periodicamente, aes que visem fomentar o desenvolvimento dos municpios. As duas entidades esto presentes na organizao de mobilizaes e eventos que visem atender s reivindicaes municipais.

CONTATOS DA EGEM: Telefone: (48) 3221.8800 E-mail: egem@egem.org.br

Acesse a programao de cursos e eventos: www.egem.org.br

Curso: Temas polmicos sobre IPTU, ITBI e Contribuio de Melhoria

Ericksen Prtzel Ellwanger Assessor jurdico da FECAM

Parte I Estudo do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana IPTU

Estudo do IPTU
Breve Histrico Precursor: Alvar de 27 de junho de 1808 instituio da Dcima urbana, equivalente a 1/10 do valor do bem tributado. Primeira apario: Desde 1891, quando da primeira Constituio Republicana (1824), transferiu-se para a competncia dos Municpios, posio que se mantm at hoje. Constituio de 1988: Atribui aos municpios competncia para instituir imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. Emenda n. 29/2000: Faculta aos municpios a aplicao de alquotas diferenciadas ou progressivas

Estudo do IPTU Breve Histrico Polmica sobre duplicidade de impostos: A aparente diviso da materialidade do IPTU em propriedade TERRITORIAL e PREDIAL enseja de longa data divergncias doutrinrias quanto existncia de dois tributos ao invs de um nico. Doutrina e jurisprudncia majoritria: Um nico tributo, sob pena de bitributao e ampliao indevida da competncia constitucional pretendida pelo legislador constituinte.

Estudo do IPTU
Principais normas aplicveis Constituio Federal de 1988 com alteraes da Emenda n. 29/2000 Cdigo Tributrio Nacional Decreto-lei 57/66 no incidncia sobre imveis destinados explorao agro-pecuria Estatuto das Cidades Lei 10.257/2007 Cdigo tributrio municipal e legislao municipal sobre o imposto Leis municipais sobre ordenamento territorial

Estudo do IPTU
Aspectos gerais do IPTU Natureza do tributo: Imposto; no vinculado. nus tributrio: Imposto direto. Quanto ao objeto: Imposto real Finalidade: Mista - Fiscal - arrecadatria Extrafiscal regulao territorial urbana Mtodo de clculo: Fixa e proporcional alquota fixa Diferenciada conforme uso e localizao Progressivo majorada conforme acrescido o valor venal ou como meio de coero

Estudo do IPTU
Competncia e sujeito ativo - Municpios e DF CF-88: Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; CTN: Art. 32. O imposto, de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. Municpios enquanto sujeitos ativos: Instituio do tributo por lei especfica municipal.

Estudo do IPTU
Hipteses de incidncia conceitos bsicos CTN, art. 32: a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. Propriedade: gozo jurdico pleno, completo, de uso, fruio e disposio de bem, assim como de reav-lo de quem injustamente o detenha. Domnio til: confere ao seu titular o direito de usar e gozar, mas no de dispor do bem, mas o prprio domnio til pode ser alienado. Ocorre na enfiteuse. O proprietrio atribui a outra pessoa o domnio til do imvel, pagando esta (adquirente/foreiro) ao senhorio direto uma remunerao (penso ou foro) anual, certa e invarivel. No so possveis novas enfiteuses aps CC/2002, mas permanecem vlidas as anteriormente constitudas.

Estudo do IPTU
Hipteses de incidncia conceitos bsicos Posse: manifesta-se quando algum age como se fosse titular do bem. Bens imveis por natureza: imveis que se formaram por fora da natureza, compreendendo o solo com a sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, como rvores, frutos pendentes, espao areo e subsolo. Bens imveis por acesso fsica: tudo que o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que no se possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano.

Estudo do IPTU
Hipteses de incidncia - espcies I ter a propriedade, domnio til ou a posse de bem imvel por natureza: ser proprietrio, ter o domnio til (enfiteuse) ou a posse (desde que justa, mansa e pacfica, sendo passvel de converter-se em propriedade pela usucapio) de bem imvel por natureza, ou seja, de terreno (solo). II ter a propriedade, domnio til ou a posse de bem imvel por acesso fsica: ser proprietrio, ter o domnio til (enfiteuse) ou a posse (desde que justa, mansa e pacfica, sendo passvel de converter-se em propriedade pela usucapio) de bem imvel por acesso fsica, ou seja, de prdio erguido sobre terreno.

Estudo do IPTU
Hipteses de incidncia - necessrio que o imvel edificado esteja regularizado perante o municpio? - O imposto incide ainda que o respectivo "habite-se" no tenha sido concedido, desde que esteja ocupado. - Entende-se como ocupado, para efeitos de tributao, o imvel que esteja em condies de ocupao - habitabilidade. - Presume-se estar o imvel em condies de ocupao, para efeitos de tributao, quando dispuser de fornecimento de energia, fornecimento de gua, bem como revestimento de pisos e paredes.

Estudo do IPTU
Cadastro Imobilirio Municipal Aspectos gerais - Banco de dados contendo informaes de todos os imveis situados no permetro urbano do municpio. - Informaes bsicas: A) Nome, qualificao e endereo do proprietrio, titular do domnio til ou do possuidor a qualquer ttulo; B) Dados do ttulo de aquisio da propriedade ou domnio til, ou qualidade da posse; C) Localizao do imvel D) rea do terreno E) rea construda F) Endereo para entrega de notificaes em caso de imvel no construdo

Estudo do IPTU
Cadastro Imobilirio Municipal Aspectos gerais Alteraes e atualizaes: - Realizao de ofcio, a qualquer tempo pelo fisco. - Pelo sujeito passivo, nos seguintes casos: i) Aquisio de imvel construdo ou no ii) modificao de qualquer dos dados bsicos do imvel (antes apontados) iii) quando convocado por edital iv) Intimao decorrente de ao fiscal - O fisco no est obrigado a aceitar os dados informados Declarao de atividades imobilirias: a ser entregue por pessoas fsicas ou jurdicas que promovam venda, locao ou intermediao de unidades imobilirias. Ex.: leiloeiros, imobilirias, construtoras, incorporadoras, administradoras de imveis.

Estudo do IPTU
Cadastro Imobilirio Municipal Aspectos gerais Penalidades pelo descumprimento de obrigaes acessrias: Institudas por lei municipal. Sua ocorrncia demanda lavratura de auto de infrao com imposio de multas nas hipteses de: a) Declarao fora do prazo b) No apresentao de declarao quando exigido c) no constituio de crdito tributrio por fora de informaes insuficientes, omissas, errneas ou no declaradas pelo sujeito passivo. d) no apresentao de dados de imvel no bojo de ao fiscal administrativa

Estudo do IPTU
Aspecto espacial
Local da ocorrncia do fato gerador: zona urbana do municpio instituidor do tributo. Utilizao de critrio geogrfico (localizao) como regra geral. Zona urbana: CTN, art. 32, 1: Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mnimo da existncia de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos incisos seguintes, construdos ou mantidos pelo Poder Pblico: I - meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; II - abastecimento de gua; III - sistema de esgotos sanitrios; IV - rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; V - escola primria ou posto de sade a uma distncia mxima de 3 (trs) quilmetros do imvel considerado.

Estudo do IPTU
Aspecto espacial 2 A lei municipal pode considerar urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do pargrafo anterior. rea urbanizvel ou de expanso urbana: reas que, segundo a legislao municipal competente, podem ser consideradas urbanas, por expressa definio da lei local, sem preencher os requisitos previstos no 1. Essas reas s podem ser aquelas constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes destinados habitao, indstria ou ao comrcio, localizados fora da zona urbana, isto , em reas onde no necessariamente esto presentes pelo menos dois dos requisitos previstos no 1.

Estudo do IPTU
Aspecto espacial - Imvel com destinao rural: por fora do art. 15 do Decreto-Lei 57/1966, admite-se - como exceo - que o imvel comprovadamente utilizado em explorao extrativa, vegetal, agrcola, pecuria ou agroindustrial seja tributado pelo ITR. Nesse sentido: TRIBUTRIO. IMVEL NA REA URBANA. DESTINAO RURAL. IPTU. NO-INCIDNCIA. ART. 15 do DL 57/1966. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. No incide IPTU, mas ITR, sobre imvel localizado na rea urbana do municpio, desde que comprovadamente utilizado em explorao extrativa, vegetal, agrcola, pecuria ou agroindustrial. (STJ, Resp 1112646/SP, Rel. Min. Herman Benjamin, Dje 28/08/2009)

Estudo do IPTU
Aspecto temporal Anualidade: enquadramento do sujeito passivo em alguma das hipteses de incidncia no 1 dia do anocivil, ou seja, dia 1 de janeiro de cada ano. - Nada impede que o Municpio estipule por meio de lei data diferente.

Estudo do IPTU
Sujeio passiva
Contribuintes: relao direta com o fato gerador
Proprietrio: aquele que figura no registro do imvel perante o cartrio de registro de imveis como proprietrio, seja por transmisso de ttulo, seja por usucapio. Titular do domnio til: o foreiro (que paga o chamado foro ao senhorio direto) que detm direitos sobre imvel sujeito ao instituto da enfiteuse. Possuidor: aquele que age como se titular do bem fosse, desde que em carter permanente e de maneira passvel de aquisio da propriedade pela via da usucapio. Aqueles que no podem incorporar o bem ao seu patrimnio, como o mero detentor (p. ex., caseiro), locatrio (mera posse transitria em razo de negcio) ou o invasor no se sujeitam ao pagamento de IPTU.

Estudo do IPTU
Sujeio passiva
- Pode o promitente comprador figurar como contribuinte? Desde que detenha a posse do bem, enquadra-se na categoria de possuidor a qualquer ttulo. Nesse sentido: A jurisprudncia do STJ no sentido de que tanto o promitente comprador (possuidor a qualquer ttulo) do imvel quanto seu proprietrio/promitente vendedor (aquele que tem a propriedade registrada no Registro de Imveis) so contribuintes responsveis pelo pagamento do IPTU. () Ao legislador municipal cabe eleger o sujeito passivo do tributo, contemplando qualquer das situaes previstas no CTN. () Pode a autoridade administrativa optar por um ou outro visando a facilitar o procedimento de arrecadao (STJ, Resp 475078/SP, Rel. Min. Teori Zavascki, DJ 27/09/2004)

Estudo do IPTU
Sujeio passiva - O usufruturio responsvel pelo pagamento do IPTU? Enquadra-se na categoria de possuidor a qualquer ttulo. Nesse sentido: em tese, o sujeito passivo do IPTU o proprietrio e no o possuidor, a qualquer ttulo (...) Ocorre que, em certas circunstncias, a posse tem configurao jurdica de ttulo prprio, de investidura do seu titular como se proprietrio fosse. o caso do usufruturio que, como todos sabemos, tem a obrigao de proteger a coisa como se detivesse o domnio" (STJ, REsp 203.098/SP, Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito, DJ 8.3.2000)

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo base de clculo Base de clculo: CTN: Art. 33. A base do clculo do imposto o valor venal do imvel. Pargrafo nico. Na determinao da base de clculo, no se considera o valor dos bens mveis mantidos, em carter permanente ou temporrio, no imvel, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade. Valor venal: o valor de venda ou valor de mercado do bem. Preo vista estimado que o imvel alcanaria se colocado venda em condies normais no mercado imobilirio

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo base de clculo
Excluso da base de clculo: S interessa o solo (terreno) e a construo erguida. Mveis mantidos em carter permanente ou temporrio no imvel so desconsiderados na apurao do valor venal (p. ex, mveis da casa, eletrodomsticos, quadros, esttuas). Fixao do valor venal: Planta Genrica de Valores PGV; base de dados consolidada em que consta o mtodo de clculo do valor venal dos imveis urbanos municipais. Parte de avaliao imobiliria em massa, tendo por base: a) tamanho do imvel e rea construda b) localizao c) tipo de acabamento d) infra-estrutura existente e condio do solo e) outros fatores objetivos e relevantes

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo base de clculo Veculo normativo da PGV: Princpio da legalidade - Lei municipal Periodicidade da avaliao: recomendvel anualmente Atualizao do valor venal: possvel por meio de simples Decreto do Poder Executivo, desde que apenas recomponha os clculos do tributo a partir de ndices objetivos e oficiais de correo monetria. Nesse sentido a jurisprudncia: Smula n. 160 do Superior Tribunal de Justia: defeso ao Municpio atualizar o IPTU, mediante Decreto, em percentual superior ao ndice oficial de correo monetria.

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo base de clculo Majorao da base de clculo (valor venal): somente por lei formal, sendo necessrio respeito ao princpio da anterioridade (aumento vale somente a partir do exerccio seguinte), mas no da noventena. Conforme o posicionamento consolidado do Supremo Tribunal Federal, vedado ao Poder Executivo Municipal, por simples decreto, alterar o VALOR VENAL dos imveis para fins de base de clculo do IPTU (AgR no AI n. 420015/MG, Min. Carlos Velloso), o que deve ser feito por meio de lei em sentido formal. (TJ/SC, AC/MS n. 2010.053823-2, de Joinville, Rel. Des. Luiz Czar Medeiros, j. em 11/01/2011)

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo alquota Alquota: trs possibilidades Fixa e proporcional: Quando no varia conforme aumento do valor venal. No h limites prvios e objetivos na legislao para a fixao do valor da alquota. Diferenciada: Diferente de acordo com a localizao e o uso do imvel Progressiva: Quando a alquota aumenta conforme acresce o valor venal do imvel, ou ainda, como forma de desestmulo manuteno de imveis em desuso ou subutilizados.

Estudo do IPTU
Aspecto quantitativo - alquota
Majorao de alquotas do IPTU: Deve respeito aos princpios da legalidade, anterioridade e noventena, de modo que: I) S pode ser feita por lei ordinria;

II) S passa a valer a partir do exerccio seguinte ao de publicao da lei que veicula o aumento; III) S vale aps decorridos, no mnimo, noventa dias (para as majoraes cujas leis sejam publicadas prximo ao trmino do exerccio fiscal).

Estudo do IPTU
IPTU progressivo e alquotas diferenciadas Modalidades: I) Progressividade com vis arrecadatrio EC n. 29/2000 II) Alquotas diferenciadas conforme uso e localizao EC n. 29/2000 III) Progressividade com vis regulatrio Art. 182, CF I) Progressividade com vis arrecadatrio: 1 Sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4, inciso II, o imposto previsto no inciso I poder: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 29, de 2000) I ser progressivo em razo do valor do imvel; e (Includo pela Emenda Constitucional n 29, de 2000)

Estudo do IPTU
IPTU progressivo e alquotas diferenciadas - Funo essencialmente arrecadatria. - Busca arrecadar mais de imveis com maior valor agregado. II) Alquotas diferenciadas conforme uso e localizao: II ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso do imvel. Variaes possveis: a) b) c) d) Alquota diferenciada para uso residencial, comercial ou industrial Alquota diferenciada para imveis situados em zona de baixa renda Alquota majorada conforme aumento das benfeitorias disponveis Alquotas minoradas conforme o proprietrio adote condutas estimuladas pela municipalidade (p. ex. paisagismo, decorao de natal)

Estudo do IPTU
IPTU progressivo e alquotas diferenciadas III) Progressividade com vis regulatrio - CF, art. 182, 4: Art. 182. 4 - facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificao compulsrios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais.

10

Estudo do IPTU
IPTU progressivo e alquotas diferenciadas - Solo urbano no edificado: terreno baldio (terra nua) no edificado - Subutilizado: aproveitamento da rea menor que o exigido pela legislao - No utilizado: imvel parado, em runas, abandonado 1 providncia: parcelamento ou edificao compulsrios 2 providncia: aplicao de IPTU progressivo at que o particular promova a devida utilizao, parcelamento ou edificao. Metodologia: - majorao da alquota pelo prazo de cinco anos consecutivos. - valor da majorao de alquota anual no exceder a duas vezes o valor referente ao ano anterior, respeitada a alquota mxima de quinze por cento. - aps cinco anos, o municpio mantm a alquota mxima ou desapropria.

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU Constituio do crdito tributrio: a cobrana efetiva do valor do tributo devido pelo sujeito passivo depende da formalizao de lanamento tributrio, que ato realizado nos termos do art. 142 do CTN voltado a constituio do chamado crdito tributrio: Art. 142. Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Pargrafo nico. A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional. Modalidade de lanamento no IPTU: de ofcio

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU Formalizao lanamento: efetiva notificao ao sujeito passivo em seu domiclio tributrio. Domiclio tributrio: lugar em que a pessoa fsica ou jurdica estabelece o centro de suas atividades habituais. I) Via de regra, o domiclio eleito pelo contribuinte, informado ao fisco e por ele aceito, ou: II) Para pessoas naturais, a sua residncia habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade; III) Para pessoas jurdicas de direito privado ou empresrios individuais, o lugar da sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento;

11

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU IV) Quando inviveis os anteriores, o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao. Modos possveis de efetuar a notificao: a) Via postal com aviso de recebimento: meio tradicional. Segundo o STJ (Smula 397), o lanamento no caso do IPTU d-se pela via do envio de carn ao contribuinte, sendo que a notificao presumida quando do recebimento no endereo deste. Nesse sentido: A notificao do lanamento do IPTU e das taxas municipais ocorre com o envio da correspondente guia de recolhimento do tributo para o endereo do imvel ou do contribuinte (...). Para afastar tal presuno, cabe ao contribuinte comprovar o no recebimento da guia. (STJ, AgRg no REsp 1179874/MG, Rel. Min. Benedito Gonalves, DJe 28/09/2010)

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU b) Pessoalmente pela autoridade: alternativa via postal em municpios menores. H controvrsia quanto possvel quebra do monoplio postal na entrega de correspondncias, mas o STJ vem se posicionando favoravelmente aos municpios: 1. A entrega de carns de IPTU pelos municpios, sem a intermediao de terceiros, no seu mbito territorial, no viola o privilgio da Unio na manuteno do servio pblico postal. 2. A notificao, porque integra o procedimento de constituio do crdito tributrio, ato prprio dos entes federativos no exerccio da competncia tributria, que a podem delegar ao servio pblico postal. (STJ, RESP 1141300/ MG, Rel. Min. Hamilton Carvalhido, j. em 25/08/2010)

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU c) Edital: Via subsidiria, somente quando impossibilitada a utilizao dos demais meios. Nesse sentido: "'Revela-se imprprio para constituir o crdito tributrio o procedimento fiscal de lanamento em que a cientificao do devedor foi promovida atravs de edital, sem esgotar todas as hipteses de notificao pessoal.'" (TJ/SC, AC n. 2003.018271-3, de Abelardo Luz, rela. Desa. Snia Maria Schmitz, j. 25.10.2005). - Necessidade de previso em lei: Caso a lei preveja to somente notificao pessoal, no h como utilizar esse recurso. Nesse sentido: prevendo a legislao municipal a exigncia de comunicao (notificao) pessoal, a convocao geral no legitima o lanamento (TJ/SC, AC n. 2003.014690-3, Rel. Des. Newton Trisotto).

12

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU Autoridade competente: agentes fiscais designados pela legislao municipal. Lanamento lavrado por agente incompetente absolutamente nulo. CF - Art. 37. (...) XXII - as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. - Podem os secretrios de finanas lanar tributos? Somente na ausncia de carreiras fiscais nos municpios.

Estudo do IPTU
Lanamento e IPTU Elementos mnimos do carn: I nome do notificado, dados do imvel e nmero de inscrio no cadastro fiscal/imobilirio municipal; II local e data da expedio; III identificao do tributo, do seu montante, prazo para pagamento, suas prestaes e vencimentos, local para pagamento e demais elementos considerados na sua apurao e indicao do dispositivo legal em que se funda o lanamento; IV incidncia e montante da multa, juros e correo monetria aplicveis e indicao do embasamento legal nesse sentido; V prazo para impugnao/reclamao ou cumprimento da exigncia fiscal e local em que deve ser procedido o recolhimento; VI qualificao e assinatura da autoridade notificante.

Estudo do IPTU
Decadncia e IPTU Prazo decadencial: prazo legal para que o fisco lance o tributo sob pena de perda desse direito. Decadncia no IPTU: por ser sujeito a lanamento de ofcio, sujeita-se ao prazo do art. 173, I, do CTN, qual seja: cinco anos contados do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado (1 de janeiro do ano, data em que ocorre a hiptese de incidncia). Ex.: i) X proprietrio do imvel Y em 1 de janeiro de 2005. ii) Prazo decadencial inicia-se em 1 de janeiro de 2006 e termina em 1 de janeiro de 2011. iii) Em 2 de janeiro de 2011 o fisco municipal no mais poder lanar o IPTU da competncia 2005, uma vez que esse direito decaiu.

13

Estudo do IPTU
Prescrio e IPTU Prazo prescricional: prazo legal para que o fisco ajuize a competente ao de execuo fiscal para cobrar crdito inscrito em dvida ativa e no pago pelo contribuinte-devedor. Prescrio no IPTU: o art. 174 do CTN estipula que a ao para cobrana de crdito tributrio prescreve em cinco anos contados da data de sua constituio definitiva. Constituio definitiva do crdito: feita a notificao do sujeito passivo e transcorrido o prazo fixado sem impugnao, considera-se constitudo o crdito e iniciada a contagem prescricional de cinco anos. Caso haja impugnao, somente aps julgada, sem que haja mais possibilidade de recurso, que se iniciar o prazo quinquenal.

Estudo do IPTU
Prescrio e IPTU Causas que interrompem a prescrio (reinicia-se a contagem do prazo): I pelo despacho do juiz que ordenar a citao em execuo fiscal (no mais necessria a citao do devedor); II - pelo protesto judicial; procedimento especial e cautelar para promover a notificao judicial do credor (mais usado quando o prazo est quase se encerrando); III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; IV - por qualquer ato inequvoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor. ex.: confisso, requerimento de compensao e parcelamento, sendo que neste ltimo o STJ reconhece que o prazo prescricional reinicia-se a partir do inadimplemento do contribuinte.

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - necessrio notificar o contribuinte de que dbito em seu nome est sendo inscrito em dvida ativa? Como regra no, salvo se a legislao municipal obrigar. que constitudo o crdito e esgotado o prazo legal para pagamento, o contribuinte fica constitudo de pleno direito em mora, presumida sua cincia desse fato, ficando sujeito inscrio e cobrana judicial. - Pode ser divulgada a inscrio de dbito de contribuinte em dvida ativa? Sigilo fiscal: Art. 198. Sem prejuzo do disposto na legislao criminal, vedada a divulgao, por parte da Fazenda Pblica ou de seus servidores, de informao obtida em razo do ofcio sobre a situao econmica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negcios ou atividades.

14

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos
Excees regra do sigilo: CTN - art. 198 e pargrafos, e art. 199: I) requisio de autoridade judiciria no interesse da justia; II) solicitaes de autoridade administrativa no interesse da Administrao Pblica, desde que seja comprovada a instaurao regular de processo administrativo com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a informao, por prtica de infrao administrativa. III) permuta de informaes com outros entes na forma de lei ou convnio IV) permisso de divulgao de inscries em Dvida Ativa V) permisso de divulgao de parcelamento ou moratria VI) permisso de divulgao de instaurao de representaes fiscais para fins penais;

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos
- legal a inscrio de contribuintes devedores no SPC/SERASA, bem como efetuar protesto de certido de dvida ativa? possvel, porm h risco de responsabilizao civil do municpio por eventuais erros a ttulo de dano moral. As Certides de Dvida Ativa que preenchem os requisitos legais so ttulos executivos extrajudiciais e podem ser levadas a protesto por indicao (boletos bancrios), conforme autorizam o art. 1 da Lei Federal n. 9.492/97, e o Provimento n. 67/99 da Corregedoria-Geral da Justia. Comprovada a existncia de dvida, no h como impor ao credor a reparao de dano moral supostamente sofrido pelo devedor em razo do protesto. (TJSC, AC n. 2008.050446-1, Des. Jaime Ramos, j. 30.7.2009).

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - legal a inscrio de contribuintes devedores no SPC/SERASA, bem como efetuar protesto de certido de dvida ativa? O Ente Municipal que imprudentemente inscreve em dvida ativa, SPC, Cartrio de Protesto e ainda move executria fiscal contra contribuinte que adimpliu o dbito na data aprazada, gerando-lhe inequvocos aborrecimentos e incmodos, deve ressarci-lo (TJ/SC, AC n. 2007.044996-6, de Porto Belo, Des. Rel. Volnei Carlin, j. em 11/02/2008) Os danos morais resultantes de ttulo indevidamente protestado so presumidos e independem da verificao de prejuzos materiais (TJ/SC, AC n. 2001.008464-3, de Tubaro, Des. Rel. Marcus Tulio Sartorato). "O Municpio que, por desdia, emite e leva a protesto ttulo com nmero do CPF de quem no o verdadeiro proprietrio do imvel originador do tributo, fica obrigado a indenizar a vtima pelo dano moral que ocasionou" (AC n. 2008.052497-5, Des. Vanderlei Romer).

15

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - H risco de responsabilizao civil na hiptese de execuo indevida de valores inscritos em dvida ativa? 'Inexistente dbito com o ente pblico, o simples ajuizamento de ao de execuo fiscal, devido ao carter pblico que gozam os registros de processos, inclusive com disponibilizao na rede mundial de computadores, gera dano moral quele que apontado como 'executado' (TJ/SC, Ap. Cv. n. 2009.073101-6, Rel. Des. Subst. Paulo Henrique Moritz Martins da Siva, j. em 15-6-2010).

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - possvel executar bem de famlia por dvida de IPTU? Art. 3 da Lei 8.009/1990: A impenhorabilidade oponvel em qualquer processo de execuo civil, fiscal, previdenciria, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: (...) IV - para cobrana de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuies devidas em funo do imvel familiar; O raciocnio analgico que se impe o assentado pela Quarta Turma que alterou o seu posicionamento anterior para passar a admitir a penhora de imvel residencial na execuo promovida pelo condomnio para a cobrana de quotas condominiais sobre ele incidentes, inserindo a hiptese nas excees contempladas pelo inciso IV do art. 3, da Lei 8.009/90. (STJ, REsp 1100087/MG, Rel. Min, Luiz Fux, j. em 12/05/2009)

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - Qual o valor mnimo para execuo da dvida ativa contra um mesmo contribuinte? Lei Estadual n 14.266/SC, de 21/12/2007:

- Art. 1 Consideram-se de valor inexpressivo ou de cobrana judicial antieconmica as aes de execuo fiscal estadual e municipal, cuja expresso monetria seja inferior a 1 (um) salrio mnimo. Execuo anti-econmica: abaixo de 1 salrio mnimo - Recomendvel manter o crdito tributrio em aberto at que acumule em valor superior ou sobrevenha o prazo prescricional de 5 anos.

16

Estudo do IPTU
Dvida ativa pontos polmicos - As execues fiscais em andamento e as que vierem a ser aforadas, de valor inferior a 1 salrio mnimo, sero automaticamente suspensas, intimando-se os municpios, conforme o caso, para: I - requerer a reunio de aes contra um mesmo devedor; II - reconhecida a falta de interesse de agir, diante dos princpios da razoabilidade e economicidade, requerer a extino da execuo; e III - manifestar interesse no prosseguimento independentemente do valor executado. - Havendo penhora formalizada, pendendo exceo de pr-executividade, embargos do devedor ou de terceiros, ou ocorrendo outra forma de manifestao do devedor ou de terceiro interessado, a execuo prosseguir, qualquer que seja o seu valor. - Na hiptese do item III, caber ao ente pblico o adiantamento das despesas das diligncias de Oficial de Justia, intimaes, publicaes de editais e a responsabilidade pela satisfao das custas finais.

Estudo do IPTU
Desconto de IPTU para pagamento antecipado ao vencimento Prazo-padro de pagamento: at 30 dias do recebimento do carn Possibilidade de desconto: Mediante lei - Art. 160, Pargrafo nico do CTN: A legislao tributria pode conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelea. - Desconto - Risco de incorrer em renncia de receita se no forem respeitados os seguintes procedimentos (TCE/SC - Prejulgado 1.148): I) previso na elaborao das metas consignadas na Lei de Diretrizes Oramentrias (art. 165, 2, CF/88), que orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual (art. 165, 2, CF/88); II) previso na LDO sobre as alteraes na legislao tributria (art. 165, 2, CF/88); III) compatibilidade do desconto com o equilbrio entre receitas e despesas do ente federado (art. 4, I, "a", LRF) e com o Plano Plurianual, LDO e LRF (art. 5, LRF);

Estudo do IPTU
Desconto de IPTU para pagamento antecipado ao vencimento IV) previso na elaborao do oramento fiscal da LOA (art. 165, 5, I, da CF/88); V) no deve comprometer a efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao (art. 11, LRF); VI) estar contido nas previses de receita, as quais observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante, bem como as circunstncias de ordem conjuntural e outras, que possam afetar a produtividade de cada fonte de receita e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem e da metodologia de clculo e premissas utilizadas (art. 12 da LRF c/c art. 30 da Lei Federal n 4.320/64).

17

Estudo do IPTU
IPTU e incentivos fiscais
Isenes: Requisitos conforme Prejulgado 1.396 do TCE/SC: a) Edio de lei especfica. b) elaborao de estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois seguintes c) atendimento ao disposto na Lei de Diretrizes Oramentrias; d) adoo de pelo menos uma das seguintes providncias: d.1) demonstrao de que a renncia foi considerada na estimativa de receita da lei oramentria, na forma do art. 12 da LC 101/2000, e de que no afetar as metas fiscais previstas no anexo prprio da LDO; e/ou implementao de medidas compensatrias no perodo de vigncia do benefcio e nos dois seguintes, por meio do aumento de receita proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo

d.2)

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Imunidades: restries da competncia tributria dos entes que impedem a instituio e cobrana de tributos de sua alada sobre determinados eventos. As que se aplicam ao IPTU so: Tributos abrangidos: A imunidade abrange apenas impostos sobre patrimnio (IPTU, ITBI, ITCMD, IPVA, ITR), rendas (IR, II, IE, IOF) e servios (ISS e ICM-servios). Assim, os entes imunes de IPTU devem pagar normalmente, por exemplo, taxas pelo servio de coleta de lixo. Imunidade de templos de qualquer culto: "Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: (...) b) templos de qualquer culto;"

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Templos: Concepo moderna templo enquanto entidade, instituio, de modo a abranger todo o ativo imobilirio ligado diretamente ao desempenho de culto religioso. Culto: manifestao religiosa cuja liturgia pregue valores compatveis com os princpios constitucionais. No se protegem seitas com aspiraes atpicas como satanismo, racismo, sacrifcios ou fanatismo violento. Atividades essenciais: Art. 150, 4 As vedaes expressas no inciso VI, alneas "b" e "c", compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. - Interpretao ampliativa todos o patrimnio destinado ao implemento das finalidades essenciais do templo-entidade.

18

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU "A imunidade tributria no alcana somente o templo propriamente dito, mas a entidade religiosa como um todo, isto , a Igreja" (Ap. Cv. n. 2007.025596-7, de Presidente Getlio, rel. Des. Vanderlei Romer, j. em 9-8-2007). - Lotes vagos imunidade? e prdios comerciais gozam de

"A imunidade prevista no artigo 150, inciso VI, letra 'c', da Constituio Federal de 1988, no exclui os lotes vagos e prdios comerciais dados em locao do benefcio constitucional" (RE n. 357175, Ministro Gilmar Mendes) [...] (Ap. Cv. n. 2009.009986-0, da Capital, rel. Des. Luiz Czar Medeiros, j. em 30-6-2009).

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU - Devem ser tributados imveis de igreja que se destinem a locao? Requisitos para a imunidade: a) Reinvestimento integral dos ganhos nas atividades da igreja b) Inexistncia de prejuzo livre-iniciativa

- Cemitrios so imunes? Somente quando pertencentes a entidade religiosa. Cemitrios privados no usufruem do benefcio. - Lojas macnicas so imunes? No, pois a maonaria no religio. Costuma-se deferir a tais entidades isenes.

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Imunidade recproca sobre patrimnio dos entes federativos: "Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: (...) a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; (...) 2 - A vedao do inciso VI, "a", extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. - Decorrncia direta do princpio federativo - Total: administraes diretas, Poder Judicirio e Poder Legislativo - S finalidades essenciais: administrao indireta, autarquias, fundaes e consrcios pblicos (salvo se constitudos sob forma de associao privada)

19

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU 3 - As vedaes do inciso VI, "a", e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel." - Princpio da livre concorrncia: Art. 173. (...) 2 - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado - Como regra no se aplica a empresas pblicas, sociedades de economia mista ou entidades privadas nas quais o poder pblico tenha qualquer participao

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Empresas pblicas prestadoras de servios pblicos: O STF possui entendimento de que empresas pblicas prestadoras de servio pblico considerado ativididade-fim do Estado, em especial os de monoplio do poder pblico, esto abrangidas pela imunidade recproca. Exemplos: envio e entrega de correspondncias (CORREIOS), explorao de petrleo (PETROBRS), infra-estrutura porturia e aeroporturia (INFRAERO). - Adquirente com promessa de compra e venda de imvel pblico transcrito em nome de entidade imune, desde que irretratvel, no faz jus imunidade de IPTU.

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU - Empresa prestadora de servio de gua e esgoto faz jus imunidade? Sim, pois trata-se de servio pblico tpico de Estado. Nesse sentido: IPTU. CASAN. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.IMUNIDADE TRIBUTRIA. RECURSO PROVIDO PARA SUSPENDER A EXIGIBILIDADE DOS CRDITOS. PRECEDENTES. Tratando-se de atividade em que a sociedade de economia mista substitui o Estado na prestao de servio pblico obrigatrio e essencial, no h lugar para sujeit-la passivamente a qualquer incidncia tributria. (TJ/SC, AI n 2010.012495-4, Rel. Des. Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, j. em 07/12/2010)

20

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Imunidade sobre patrimnio de partidos polticos, entidades sindicais de trabalhadores e instituies de educao e assistncia social sem fins lucrativos: "Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: (...) c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;" - Partidos polticos e respectivas fundaes: somente partidos registrados perante o TSE podem usufruir dessa benesse.

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Sindicatos de empregados: abrange confederaes e centrais sindicais. sindicatos, federaes,

Instituies de educao: qualquer instituio que promova a transmisso de conhecimentos ou informaes teis educao das pessoas. Exemplos: escolas, faculdades, bibliotecas, associaes culturais, centros de pesquisa, museus, teatros, centros de estudos). Abrange entidades dedicadas cultura, mas no aquelas voltadas exclusivamente ao lazer. Exemplos: clubes esportivos ou recreativos, sociedades carnavalescas). Instituies de assistncia social sem fins lucrativos: entidades que promovam assistncia social, assim entendida a atividade de auxlio ao Estado no atendimento dos direitos sociais previstos no art. 6 da CF, como moradia, sade, educao, segurana, maternidade, trabalho, assistncia aos desamparados, etc.

Estudo do IPTU

IMUNIDADES e IPTU - Entidades fechadas de previdncia social gozam de imunidade? A Smula 730 do STF admite o gozo da imunidade tributria por entidade fechada de previdncia social privada (que no propriamente uma entidade de assistncia social) se no houver contribuies dos beneficirios, vale dizer, quando a entidade for mantida somente pelos patrocinadores.

21

Estudo do IPTU
IMUNIDADES e IPTU Requisitos para que o fisco possa deferir e manter o benefcio: I o requerente deve provar a natureza no-lucrativa da atividade e a aplicao de seus resultados, vez que vedada a distribuio de qualquer parcela do patrimnio ou rendas da mesma, a qualquer ttulo; II - aplicao integral no Brasil dos seus recursos para manuteno dos seus objetivos institucionais; III manuteno de escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido. Pena pelo descumprimento: Suspenso da imunidade a juzo do fisco.

Estudo do IPTU
IPTU x ITR
Hipteses

incidncia:

IPTU propriedade, domnio til e posse de bem de imvel por natureza ou acesso fsica, desde que localizado na zona urbana do municpio; ITR - propriedade, domnio til e posse de bem imvel por natureza que esteja localizado fora da zona urbana do municpio.

Finalidades:

IPTU arrecadatria ou extrafiscal (regulatria); ITR apenas extrafiscal (regulatria), visando ao desestmulo manuteno de glebas improdutivas.

Estudo do IPTU

IPTU x ITR Bases de clculo: IPTU valor venal conforme planta genrica definida em lei; ITR valor fundirio, correspondente ao Valor da Terra Nua VTN, informado pelo prprio contribuinte (autodeclarao). Lanamento: IPTU - lanamento de ofcio, mediante envio de carn; ITR - lanamento por homologao, sendo que o contribuinte emite declarao (DITR) na qual define o VTN e a quantia devida em razo de seu imvel rural.

22

Estudo do IPTU
IPTU x ITR - possvel que o IPTU e o ITR incidam cumulativamente?

TCE-SC - Prejulgado 117: A incidncia do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU sobre imvel exclui a incidncia do Imposto Territorial Rural ITR sobre o mesmo, consoante dico dos arts. 29 e 32, caput e 1, da Lei n 5.172/66, de 25/10/1966 (Cdigo Tributrio Nacional), devendo o Municpio comunicar o fato ao rgo federal competente para que este se abstenha de lanar o ITR, no sendo possvel a cobrana de IPTU sobre as benfeitorias (parte predial) existentes em imveis sujeitos ao ITR.

Responsabilidade tributria IPTU, ITBI e CM


Responsabilidade tributria no CTN arts. 129 a 135 - Sujeio passiva direta (contribuintes) X Sujeio passiva indireta (responsveis) Art. 130. Os crditos tributrios relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestao de servios referentes a tais bens, ou a contribuies de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do ttulo a prova de sua quitao Por sucesso de pessoas fsicas: no se estendem a penalidades Adquirentes: pessoalmente, salvo quando conste do ttulo de transmisso a prova de sua quitao.

Responsabilidade tributria IPTU, ITBI e CM


Sujeio passiva Arrematantes: pessoalmente, no caso de arrematao em hasta pblica, sendo que a sub-rogao ocorre at o limite do preo pago, e no sobre o valor da avaliao. Esplio/inventariante: esplio responde pessoalmente; inventariante responde subsidiariamente enquanto estiver nessa condio. Herdeiros/legatrios: pessoal, sendo primeiramente responsvel o esplio e, aps a partilha, os herdeiros/legatrios pelos tributos devidos at a data da ocorrncia daquela e no mximo pelo montante herdado. Cnjuge meeiro: pessoal at o limite da meao.

23

Responsabilidade tributria IPTU, ITBI e CM


Sujeio passiva Por sucesso de pessoas jurdicas: Pessoas jurdicas de direito privado resultante de fuso, transformao, incorporao ou ciso de outra: responsvel pessoalmente pelos tributos devidos pela pessoa jurdica anterior at data da operao societria. Extino de pessoa jurdica: mantida a explorao da atividade da PJ anterior por qualquer scio remanescente ou esplio, ainda que sob outra denominao, razo social ou como empresrio individual, tem-se responsabilidade pessoal pelos tributos devidos pela PJ extinta.

Parte II Estudo do Imposto sobre transmisso inter vivos de bens imveis e direitos reais a ttulo oneroso - ITBI

Estudo do ITBI
Breve Histrico Precursor: surgiu no Direito brasileiro em 1809, por meio do Alvar 3, de junho do referido ano, com a denominao de imposto da SISA (pela qual este tributo vulgarmente conhecido at os dias atuais). Primeira previso constitucional: Carta de 1891, que estabelecia como sendo de competncia dos Estados o imposto sobre transmisso de propriedade. CF/34 CF/37 CF/46: subdividem em dois impostos, um inter vivos e outros causa mortis, sendo ambos de competncia dos Estados. EC 5/61: atribui o imposto inter vivos aos municpios

24

Estudo do ITBI
Breve Histrico Constituio de 1969: Imposto de transmisso pertencente aos Estados e DF somente. Abrangia tanto a transmisso inter vivos ou causa mortis quanto as realizadas de modo oneroso ou gratuito. Constituio de 1988: bipartio de competncias em relao a esses tributos, desmembrando-os em: I) um tributo incidente sobre evento causa mortis ou no oneroso entre pessoas, atribudo aos Estados e Distrito Federal; II) outro incidente sobre transmisso inter vivos e em carter oneroso de bens imveis, conferido aos municpios. ITIV: tambm conhecido como Imposto sobre transmisso inter vivos

Estudo do ITBI
Principais normas aplicveis - Constituio Federal de 1988, art. 145, II - Cdigo Tributrio Nacional, arts. 35 a 42. - Cdigo tributrio municipal e legislao municipal sobre o imposto

Estudo do ITBI
Aspectos gerais do ITBI Natureza do tributo: Imposto; no vinculado. nus tributrio: Imposto direto. Quanto ao objeto: Imposto real Finalidade: Fiscal eminentemente arrecadatria Mtodo de clculo: Proporcional alquota fixa

25

Estudo do ITBI
Competncia e sujeito ativo Competncia: Municpios e DF Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: (...) II - transmisso "inter vivos", a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio; - Compete ao municpio do negcio ou da transmisso? Compete ao Municpio da situao do bem (art. 156, 2, II, CF)

Estudo do ITBI
Competncia e sujeito ativo Capacidade ativa: municpio da situao do bem, sendo institudo mediante lei municipal. Agentes auxiliares na arrecadao: I) Oficiais de registro de imveis: obrigados a, nos atos em que intervierem, verificar a exatido e a suprir eventual omisso dos elementos de identificao do contribuinte e do imvel ou direito transacionado; II) Magistrados: em causas que envolvam transmisso de direitos sobre bens imveis, fiscalizam a regularidade dos valores dos bens envolvidos a fim de que a base de clculo retrate o real valor de transmisso.

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia CF - Art. 156, II - transmisso "inter vivos", a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio CTN - Art. 35. O imposto (...) sobre a transmisso de bens imveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador: I - a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis por natureza ou por acesso fsica, como definidos na lei civil; II - a transmisso, a qualquer ttulo, de direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia;

26

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia conceitos bsicos Propriedade: gozo jurdico pleno, completo, de uso, fruio e disposio de bem, alm da prerrogativa de reav-lo de quem injustamente o detenha. Domnio til: d ao seu titular o direito de usar e gozar, mas no de dispor do bem, contudo pode haver alienao do prprio domnio til. Bens imveis por natureza: imveis que se formaram por fora da natureza, compreendendo o solo com a sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, como rvores, frutos pendentes, espao areo e subsolo. Bens imveis por acesso fsica: tudo que o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que no se possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano.

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia conceitos bsicos Direitos reais sobre imveis: direitos sobre bens imveis que asseguram ao seu titular certas prerrogativas sobre estes, podendo ser oponveis a terceiros. So os seguintes: I - a propriedade II - a superfcie III - as servides IV - o usufruto especial para fins V - o uso de moradia VI - a habitao real de uso VII - o direito do promitente comprador do imvel VIII - o penhor IX - a hipoteca X - a anticrese XI - a concesso de uso

XII - a concesso de direito XIII enfiteuse

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia conceitos bsicos Direitos reais de garantia: Excludos da incidncia do ITBI. Espcies de direitos reais sobre bens que asseguram ao seu titular-credor que os mesmos respondero por dbitos do respectivo devedor-proprietrio. So os seguintes: I - Hipoteca: direito real de garantia pelo qual o proprietrio de bem vincula seu imvel ao pagamento de dvida, continuando, porm, na posse do imvel. II - Penhor: direito real de garantia que recai sobre bem mveis alheios, cuja posse transferida ao credor, como forma de garantia do dbito assegurado. III - Anticrese: entrega de bem imvel pelo devedor ao credor, para que este ltimo, em compensao da dvida, perceba os frutos e rendimentos desse imvel.

27

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia - espcies I - Transmisso inter vivos (entre vivos), a qualquer ttulo, desde que onerosamente, de bens imveis por natureza ou acesso fsica. - Transmisso da propriedade de terreno ou prdio/construo - Depende de negcio jurdico oneroso (p. ex., compra e venda, permuta, dao em pagamento, arrematao em hasta pblica) - Registro do ttulo de transmisso em cartrio

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia - espcies II - Cesso de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio. - Direitos passveis de cesso: a) superfcie b) as servides c) o usufruto d) o uso e) a habitao f) o direito do promitente comprador do imvel g) enfiteuse

h) a concesso de uso especial para fins de moradia i) a concesso de direito real de uso

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia - Incide ITBI na meao (diviso decorrente da separao)? A meao imobiliria, fruto de separao consensual, no revela em si agregao patrimonial; h apenas partio de patrimnio comum, sem provocar aumento patrimonial; nem revela a onerosidade pretendida pelo comando constitucional, de sorte revelar-se indiferente incidncia tributria do ITBI. No mais, a juntada de certido de autos de separao, evidenciando a meao em partes iguais aos cnjuges, faz prova suficiente da ausncia de aumento de patrimnio particular. (TJ/SC, AC/MS n. 2007.028518-0, de Capital, Rel. Des. Ricardo Roesler, j. em 06/08/2009) - Somente incidir se houver partilha desigual e sobre a diferena transmitida a ttulo oneroso.

28

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia - Incidncia de ITBI na sucesso: I) Cesso onerosa de bem recebido como herana a outro herdeiro especfico Havendo transferncia da propriedade de imvel a herdeiro especfico, mediante contraprestao, configura-se a chamada renncia translativa onerosa, fato gerador do ITBI (TJ/SC, AI n. 2008.048800-2, de Blumenau, Rel. Des. Carlos Adilson Silva, j. em 24/05/2010) II) Renncia pura e simples em favor do monte partilhvel: no incide ITBI, pois na renncia abdicativa, ou seja, cesso gratuita, pura e simples, o nico imposto a ser pago pelo beneficirio pela transmisso da propriedade o causa mortis (TJ/SC, AI n. 2005.029608-4, Des. Fernando Carioni).

Estudo do ITBI
Hipteses de incidncia - ITBI e servido administrativa: no incidncia TRIBUTRIO. ITBI. FATO GERADOR NO CONFIGURADO. SERVIDO ADMINISTRATIVA. HIPTESE EM QUE NO H A TRANSFERNCIA DA PROPRIEDADE DO IMVEL, MAS, APENAS, O REGISTRO DESTE NUS REAL DE USO NO RESPECTIVO CARTRIO. EXEGESE DO ART. 167, I, 6, DA LEI DE REGISTROS PBLICOS. EXIGNCIA DO TRIBUTO INDEVIDA. (...) 2. Na instituio de servido administrativa no h a transferncia da propriedade, apenas onera-se o bem com um uso pblico e isto que deve ser registrado no cartrio de imveis por expressa previso do art. 167, I, 6, da Lei n. 6.015/73. Logo, nestes casos no se configura o fato gerador do Imposto Sobre a Transmisso de Bens Imveis inter vivos (TJ/SC, AC/MS n. 2007.054879-0, de Gaspar, Rel. Des. Vanderlei Romer, j. em 18/07/2008)

Estudo do ITBI
Aspectos espacial e temporal Aspecto espacial do ITBI: o territrio do Municpio da situao do bem, independentemente do lugar onde tenha sido lavrado o ttulo de transmisso. Aspecto temporal: o momento da transmisso ou da cesso, mediante registro imobilirio. Controvrsia: momento do negcio, lavratura da escritura definitiva ou momento da efetiva transmisso (registro em cartrio)? Jurisprudncia transmisso majoritria momento da efetiva

29

Estudo do ITBI
Sujeito passivo
CTN Art. 42. Contribuinte do imposto qualquer das partes na operao tributada, como dispuser a lei. - Qualquer das partes envolvidas, tanto o transmitente ou cedente quanto o adquirente ou cessionrio. Geralmente, os municpios atribuem a sujeio passiva ao adquirente ou cessionrio.

Estudo do ITBI
Sujeito passivo
Responsabilidade dos notrios e registradores: podem responder de duas formas em relao a falhas que cometerem em registros realizados em suas serventias relativas a transmisses de imveis: I) Solidariamente: quando o dbito no puder ser cobrado do contribuinte, ou relativamente s omisses de que forem causadores. Ex.: declarao a menor de valor de transmisso com anuncia do cartorrio) II) Pessoalmente: sempre que atuarem com excesso de poderes ou infrao de lei, respondem pessoalmente pelos dbitos.

Estudo do ITBI
Aspecto quantitativo base de clculo Base de clculo: Art. 38. A base de clculo do imposto o valor venal dos bens ou direitos transmitidos Valor venal - ITBI: preo efetivo ou estimado do negcio de transmisso Base a ser apurada: ser o valor registrado no municpio ou valor do negcio efetivo, o que for maior. Impugnao: deve ser conferido ao contribuinte o direito de impugnar administrativamente o valor apurado caso entenda indevido. Planta genrica ITBI x IPTU: No necessrio manter a mesma planta. A planta do ITBI pode ser estipulada por ato administrativo

30

Estudo do ITBI
Aspecto quantitativo base de clculo IPTU x ITBI. BASE DE CLCULO. VALOR VENAL DO IMVEL. "Nas grandes cidades praticamente impossvel avaliar anualmente, imvel por imvel. Ento so feitas 'plantas genricas' que cobrem as reas urbanas, contendo mltiplos critrios de valorao e enquadramento dos imveis para determinar a base de clculo do IPTU. Ao contrrio ocorre com o ITBI que, diante da menor quantidade de transmisses de imveis, possibilita utilizao de critrios individuais para constituir sua base de clculo. Essa diferena encontrada nas bases de clculo dos referidos impostos, no fere o princpio da capacidade contributiva, nem o da segurana jurdica, pois o ITBI imposto de carter real, ou seja, so aqueles cuja instituio se d unicamente em funo da matria tributvel, sem qualquer considerao em relao s condies do contribuinte (TJ/SC, AC-MS n. 2008.025417-1, de Capital, Rel. Des. Snia Maria Schmitz, j. em 19/08/2009)

Estudo do ITBI
Aspecto quantitativo base de clculo Base de clculo na arrematao de bens: Ser o valor alcanado em hasta pblica, e no o valor venal ou o valor da avaliao judicial. Nesse sentido o STJ: "TRIBUTRIO. RECURSO ESPECIAL. AO DECLARATRIA. ITBI. ARREMATAO JUDICIAL. BASE DE CLCULO. VALOR DA ARREMATAO E NO O VENAL. PRECEDENTE. DISSDIO JURISPRUDENCIAL DEMONSTRADO. DIREITO LOCAL. SMULA 280 DO STF. OMISSO ART. 535, CPC. INOCORRNCIA. RECURSO PROVIDO PELA ALNEA "C". 1. A arrematao representa a aquisio do bem alienado judicialmente, considerando-se como base de clculo do ITBI aquele alcanado na hasta pblica. (STJ, RESP 1188655, Rel, Min. Luix Fux, DJE 08/06/2010)

Estudo do ITBI
Aspecto quantitativo alquota Alquota: fixa, sendo proporcional ao valor do imvel. - possvel instituir alquotas progressivas no ITBI? O ITBI no imposto progressivo, de modo que no pode haver diferenciao de alquotas. Nesse sentido: Smula n. 656/STF: inconstitucional a lei que estabelece alquotas progressivas para o ITBI com base no valor venal do imvel. Majorao da alquota: Corresponde a aumento de tributo. Necessrio respeito aos princpios da legalidade, anterioridade e noventena.

31

Estudo do ITBI
Lanamento do ITBI Lanamento por declarao: cabe ao fisco decidir sobre o valor da base de clculo aps o contribuinte ter apresentado os documentos do negcio de transmisso/cesso do imvel para apurao do preo praticado. Lanamento por arbitramento: quando o valor apresentado pelo contribuinte for discrepante da realidade, assegurado o contraditrio: "A autoridade fiscal pode arbitrar a base de clculo do tributo quando no obtiver do contribuinte o valor da operao tributvel ou tiver motivos srios e provados para no confiar na declarao por ele prestada (CTN, art. 148)." (TJ/SC, AC n. 2007.054238-9, de Brusque, Rel. Des. Jaime Ramos, j. em 21.2.2008). Recolhimento do tributo: via de regra previamente transmisso, cabendo aos notrios e registradores a verificao do pagamento antes de proceder ao registro.

Estudo do ITBI
Imunidades e ITBI Imunidades sobre operaes societrias: Art. 156, 2, I, da Constituio Federal: I - no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil;

Estudo do ITBI
Imunidades e ITBI Modalidades: I - Transmisso de bens ou direitos a pessoa jurdica para fins de integralizao de capital; II - Transmisso de bens ou direitos a pessoa jurdica por fora de fuso, ciso, incorporao ou extino. Integralizao de capital: pessoa fsica ou jurdica possuidora de participao em sociedade empresria transmite parcela de seu patrimnio a esta na proporo de sua quota ou ao estipulada contratualmente

32

Estudo do ITBI
Imunidades e ITBI Fuso: operao pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes Ciso: operao pela qual uma companhia transfere parcelas do seu patrimnio para uma ou mais sociedades, constitudas para esse fim ou j existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se for total, ou dividindo-se o seu capital, se apenas parcial Incorporao: operao pela qual uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes Extino: dissolvida a sociedade empresarial, a transferncia do patrimnio restante a terceiros imune ao ITBI

Estudo do ITBI
Imunidades e ITBI Exceo regra: pessoa jurdica adquirente de bens ou direitos por uma das formas antes apontadas cuja atividade preponderante for a compra e venda de imveis, a locao de bens imveis ou arrendamento mercantil Preponderncia: se essas atividades representarem mais de 50% da receita operacional da empresa adquirente nos dois anos anteriores e dois subsequentes. Pessoa jurdica nova: aquela com at dois anos de atividade antes da data da transmisso, caso em que o fisco observar se h preponderncia pelos trs anos seguintes a data da aquisio dos bens. - Constatada a preponderncia, lana-se o tributo conforme a lei da poca da transmisso.

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI Imunidade de templos de qualquer culto: Templos: Concepo moderna templo enquanto entidade, instituio, de modo a abranger todo o ativo imobilirio ligado diretamente ao desempenho do culto. Culto: manifestao religiosa cuja liturgia pregue valores consonantes com os princpios constitucionais. No se protegem seitas com aspiraes atpicas como satanismo, racismo, sacrifcios ou fanatismo violento. Atividades essenciais: - Interpretao ampliativa todos o patrimnio destinado ao implemento das finalidades essenciais do templo-entidade.

33

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI Imunidade recproca federativos: sobre patrimnio dos entes

- Decorrncia direta do princpio federativo - Total: administraes diretas, Poder Judicirio e Poder Legislativo - Apenas finalidades essenciais: administrao indireta, autarquias, fundaes e consrcios pblicos (salvo se constitudos sob forma de associao privada)

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI - No se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. - Princpio da livre concorrncia: Art. 173. (...) 2 - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado - Como regra no se aplica a empresas pblicas, sociedades de economia mista ou entidades privadas nas quais o poder pblico tenha qualquer participao

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI
Empresas pblicas prestadoras de servios pblicos: O STF possui entendimento de que empresas pblicas prestadoras de servio pblico considerado ativididade-fim do Estado, em especial os de monoplio do poder pblico, esto abrangidas pela imunidade recproca. Exemplos: envio e entrega de correspondncias (CORREIOS), explorao de petrleo (PETROBRS), infra-estrutura porturia e aeroporturia (INFRAERO)

- Adquirente com promessa de compra e venda de imvel pblico transcrito em nome de entidade imune, desde que irretratvel, no faz jus imunidade de ITBI

34

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI Imunidade sobre patrimnio de partidos polticos, entidades sindicais de trabalhadores e instituies de educao e assistncia social sem fins lucrativos: Partidos polticos e respectivas fundaes: somente partidos registrados perante o TSE podem usufruir dessa benesse. Sindicatos de empregados: abrange confederaes e centrais sindicais. sindicatos, federaes,

Instituies de educao: instituio que promova transmisso de conhecimentos ou informaes teis educao das pessoas. Exs: escolas, faculdades, bibliotecas, associaes culturais, centros de pesquisa, museus, teatros, centros de estudos). Abrange entidades dedicadas cultura, mas no aquelas voltadas exclusivamente ao lazer. Exs: clubes esportivos ou recreativos, sociedades carnavalescas).

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI Instituies de assistncia social sem fins lucrativos: entidades que promovam assistncia social, assim entendida a atividade de auxlio ao Estado no atendimento dos direitos sociais previstos no art. 6 da CF, como moradia, sade, educao, segurana, maternidade, trabalho, assistncia aos desamparados, etc. TRIBUTRIO - ITBI - ENTIDADE DE PREVIDNCIA PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS - IMUNIDADE TRIBUTRIA SENTENA MANTIDA. "Demonstrados a personalidade jurdica e cumprimento das atividades assistenciais definidas estatutariamente, contemplados os requisitos do artigo 14, CTN, a entidade fechada de previdncia social goza de IMUNIDADE do ITBI." (TJ/SC, AC n. 1997.005523-4, da Capital, Des. Rel. Orli Rodrigues, j. em 09/12/1997)

Estudo do IPTU
Imunidades e ITBI Requisitos para que o fisco possa deferir e manter o benefcio: I o requerente deve provar a natureza no-lucrativa da atividade e a aplicao de seus resultados, vez que vedada a distribuio de qualquer parcela do patrimnio ou rendas da mesma, a qualquer ttulo; II - aplicao integral no Brasil dos seus recursos para manuteno dos seus objetivos institucionais; III manuteno de escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido. Pena pelo descumprimento: Suspenso da imunidade a juzo do fisco.

35

Parte III Estudo da Contribuio de Melhoria

Estudo da Contribuio de Melhoria


Breve Histrico Precursores: betterment tax inglesa e a special assessment norteamericana; no tinham como hiptese de incidncia a valorizao dos imveis situados na vizinhana, mas sim a melhoria, em sentido genrico, da vida dos proprietrios dos imveis lindeiros. Primeira apario: Sculo XVII, na Frana, quando em 1672, resolveu-se cobrar um tributo relativo abertura de uma rua da cidade de Paris. At esta poca, haviam apenas taxas pela realizao de servios de melhoramento urbano, como alargamento de ruas, demolio de prdios em desuso, etc.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Breve Histrico Sculo XX: intensamente utilizada, em quase todos os pases, sob a crena de ser um tributo verdadeiramente justo, que vinha a calhar na necessidade de urbanizao (ou reconstruo) das cidades, principalmente aps as duas grandes guerras. Brasil: Primeiros indcios: Brasil Imprio, em 1812, com a imposio das fintas para a edificao de obras pblicas na Bahia, e, em 1818, com a imposio de fintas para o reparo de vrias pontes no Municpio de Mariana - MG. Primeira apario no ordenamento: Constituio de 1934. Constituio de 1946: surge pela primeira vez a meno aos limites individual e global de cobrana.

36

Estudo da Contribuio de Melhoria


Breve Histrico Emenda n. 18/65 CF/46: manteve a meno aos limites total e individual, mas disciplinou que o tributo estaria destinado a ressarcir os cofres pblicos dos custos da obra realizada. Assume carter hbrido custo x valorizao. CTN/66: tratou do tema nos arts. 81 e 82, reafirmando os limites individual e global. O Decreto-lei n. 195/67 veio regulamentar os dois artigos. EC n. 23 (Emenda Passos Porto): Suprimiu limites foco no custo CF/88: fraca regulamentao nenhuma meno ao custo ou valorizao - decorrente de obras pblicas

Estudo da Contribuio de Melhoria


Principais normas aplicveis - Constituio Federal de 1988, art. 145, III - CF - ADCT. Art. 34. (...) 5 - Vigente o novo sistema tributrio nacional, fica assegurada a aplicao da legislao anterior, no que no seja incompatvel com ele e com a legislao referida nos 3 e 4. - Cdigo Tributrio Nacional, arts. 81 e 82. - Decreto-lei n. 195/67 - Cdigo tributrio municipal e legislao municipal sobre o imposto

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspectos gerais da CM Natureza do tributo: Contribuio de melhoria. Vinculado, tendo como pressuposto a valorizao imobiliria decorrente de obra pblica. nus tributrio: Imposto direto. Quanto ao objeto: Imposto real Finalidade: Fiscal - arrecadatria/retributiva. Mtodo de clculo: proporcional valorizao do imvel do contribuinte, respeitados limites individuais e globais.

37

Estudo da Contribuio de Melhoria


Competncia e sujeito ativo - Comum a todos os entes da Federao CF: Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: (...) III contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. CTN: Art. 81. A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Competncia e sujeito ativo - Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios Municpios enquanto sujeitos ativos: Podem instituir o tributo por lei especfica municipal a cada obra que realizarem, desde que a mesma seja apta a gerar valorizao aos imveis particulares do entorno.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Hiptese de incidncia I ocorrncia de valorizao em bem imvel particular decorrente direta ou indiretamente da realizao de obra pblica Conceito extrado do art. 1 do DL 195/67: Art 1 A Contribuio de Melhoria, prevista na Constituio Federal tem como fato gerador o acrscimo do valor do imvel localizado nas reas beneficiadas direta ou indiretamente por obras pblicas. - A obrigao de pagar no decorre da obra, mas da valorizao imobiliria dela advinda. Nesse sentido a jurisprudncia:

38

Estudo da Contribuio de Melhoria


Hiptese de incidncia CONTRIBUIO DE MELHORIA. VALORIZAO IMOBILIRIA. CF/67. ART. 18, II, COM A REDAO DA EC N. 23/83, CF/88, ART. 145, III. Sem valorizao imobiliria, decorrente de obra pblica, no h contribuio de melhoria, porque a hiptese de incidncia desta a valorizao. (STF, RE 114.069/SP, 2 Turma, Rel. Min. Carlos Velloso, j. em 15/04/1994) CONSTITUCIONAL. TRIBUTRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONTRIBUIO DE MELHORIA. FATO GERADOR: QUANTUM DA VALORIZAO IMOBILIRIA. PRECEDENTES. 1. Esta Corte consolidou o entendimento no sentido de que a contribuio de melhoria incide sobre o quantum da valorizao imobiliria. Precedentes. 2. Agravo regimental improvido (STF, AI 694836 AgR/SP, 2 Turma, Rel. Min. Ellen Gracie, j. em 24/11/2009)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Hiptese de incidncia TRIBUTRIO. PAVIMENTAO DE VIA PBLICA. CONTRIBUIO DE MELHORIA. BASE DE CLCULO. VALORIZAO DO IMVEL. NUS DA PROVA. ENTIDADE TRIBUTANTE. 1. A base de clculo da contribuio de melhoria a efetiva valorizao imobiliria, a qual aferida mediante a diferena entre o valor do imvel antes da obra ser iniciada e aps a sua concluso, inadmitindo-se a sua cobrana com base to-somente no custo da obra realizada. (STJ, RESP 1076948, Rel. Min. Luiz Fux, DJE 18/11/2010) A base de clculo da contribuio de melhoria a valorizao do imvel em razo da obra realizada pelo poder pblico (TJSC, Reexame Necessrio n. 2010.047320-4, de Canoinhas, Rel. Des. Snia Maria Schmitz, j. em 11/01/2011)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Hiptese de incidncia - H necessidade de respeitar-se os fatos geradores elencados no art. 2 do DL 195/67? Art 2 Ser devida a Contribuio de Melhoria, no caso de valorizao de imveis de propriedade privada, em virtude de qualquer das seguintes obras pblicas: I - abertura, alargamento, pavimentao, iluminao, arborizao, esgotos pluviais e outros melhoramentos de praas e vias pblicas; II - construo e ampliao de parques, campos de desportos, pontes, tneis e viadutos; III - construo ou ampliao de sistemas de trnsito rpido inclusive tdas as obras e edificaes necessrias ao funcionamento do sistema; IV - servios e obras de abastecimento de gua potvel, esgotos, instalaes de redes eltricas, telefnicas, transportes e comunicaes em geral ou de suprimento de gs, funiculares, ascensores e instalaes de comodidade pblica; V - proteo contra scas, inundaes, eroso, ressacas, e de saneamento de drenagem em geral, diques, cais, desobstruo de barras, portos e canais, retificao e regularizao de cursos dgua e irrigao; VI construo de estradas de ferro e construo, pavimentao e melhoramento de estradas de rodagem; VII - construo de aerdromos e aeroportos e seus acessos; VIII - aterros e realizaes de embelezamento em geral, inclusive desapropriaes em desenvolvimento de plano de aspecto paisagstico.

39

Estudo da Contribuio de Melhoria


Hiptese de incidncia - Taxativa princpio da legalidade estrita - Exemplificativa A regra constitucional de competncia trata apenas de obra pblica, em sentido amplo. Nosso posicionamento: Exemplificativa. A abrangncia da lista admite interpretao ampliativa/extensiva. Conceito de obra pblica aplicvel: construo, edificao, reparao, ampliao ou manuteno de um bem imvel, pertencente ou incorporado ao patrimnio pblico. (Celso Antnio Bandeira de Melo) - A obra deve ser de natureza pblica e realizada sobre imvel pblico

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto espacial Zona de influncia da obra: rea cujos imveis tenham sido valorizados pela obra pblica Limite territorial: territrio do municpio, pelo princpio da territorialidade (o ente pblico s possui competncia para cobrar tributos dentro de seus limites territoriais).

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto temporal - A hiptese de incidncia se consuma no momento em que se apura valorizao sobre o imvel particular decorrente de obra pblica j concluda. - Fato gerador instantneo Ocorre uma nica vez - Obra acabada: necessidade, ainda que em parte em relao a parcela dos contribuintes no h possibilidade de ser cobrada em relao obra inacabada, porque a exegese que se d expresso contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas outra no seno a de que implique que a obra esteja realizada. (STF, RE n 114.069-1/SP, 2 Turma, Rel. Min. Carlos Velloso, RJ/IOB 1/8002)

40

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto temporal - Pode-se cobrar contribuio parcialmente concluda? de melhoria sobre obra

A contribuio de melhoria s pode ser legitimamente exigvel aps a concluso das obras, ou, em casos especiais, quando a concluso parcial j tenha seguramente provocado valorizao do imvel do contribuinte, uma vez que, a despeito do laconismo da Constituio Federal de 1988, a contribuio de melhoria tributo vinculado ao benefcio, vale dizer, valorizao decorrente da obra. Prematura, pois, a exigncia do tributo em causa dos apelantes, se a obra se encontra em estgio inicial" (TJ/SC ACMS n. 3.943, da Capital, Rel. Des. Joo Jos Schaefer, DJE de 25.5.93) - Possibilidade: desde que j concluda em relao ao contribuinte lanado. Ex.: trecho de pavimentao asfltica parcialmente concludo.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Sujeio passiva Contribuintes: Proprietrios: a Contribuio de Melhoria ser cobrada dos proprietrio de imveis do domnio privado ao tempo do respectivo lanamento, situados nas reas direta e indiretamente beneficiadas pela obra. (Art. 3, 3 c/c Art. 8 do DL 195/67) Proprietrio de bem indiviso: ser considerado como pertencente a um s proprietrio e aquele que for lanado ter direito de exigir dos condminos as parcelas que lhes couberem. Enfiteutas: titulares de domnio til decorrente de aforamento (ex.: terrenos de marinha)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Sujeio passiva Locatrio/arrendatrio: a lei silencia, mas desde que a lei lhes atribua responsabilidade, podem sofrer o lanamento. Responsveis: Art. 128. Sem prejuzo do disposto neste captulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.

41

Estudo da Contribuio de Melhoria


Sujeio passiva Promissrio-comprador: desde que imitido na posse do bem, pode ser responsabilizado pelo pagamento, ainda que no haja registro do compromisso em cartrio. Usufruturio: responde por todos os encargos que recaiam sobre o imvel. Comodatrio: a lei pode atribuir ao mesmo ser atribuda responsabilidade total ou supletiva em relao ao comodante.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo Tributo de aspecto quantitativo simplificado: a melhor doutrina entende que a CM tributo cujo montante no se obtm pela aplicao da tradicional regra (Alquota X Base de clculo), pois no haveria alquota e a base de clculo seria a prpria valorizao individual. Sistema diferenciado de clculo: O montante do tributo varia conforme a valorizao individual de cada imvel e o custo da obra. Valorizao individual = Diferena entre valor inicial (antes da obra) e valor final (aps obra) apurada por avaliao imobiliria, pelos critrios: a) situao do terreno na zona de influncia; b) testada e rea; c) finalidade de explorao econmica, alm de outros elementos a serem considerados, isolados ou conjuntamente.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo CUSTO DA OBRA: composto das seguintes parcelas: I) despesas necessrias aos estudos e projetos II) fiscalizao III) desapropriaes IV) administraes V) execuo e financiamento, inclusive prmios de reembolso e outras de praxe em financiamento ou emprstimos Correo monetria: o valor ser atualizada no momento do lanamento mediante aplicao de coeficientes oficiais de correo e atualizao monetria.

42

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo TETOS DE COBRANA: I - Teto global: O limite de arrecadao de todas as contribuies de melhoria decorrentes de uma mesma obra o custo total dispendido com a mesma. II - Teto individual: O limite da contribuio de melhoria cobrada sobre cada contribuinte em decorrncia de uma mesma obra o valor total da valorizao experimentado pelo imvel. - A jurisprudncia tranquila em admitir a existncia desses tetos. Seguem julgados nesse sentido:

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo
CONTRIBUIO DE MELHORIA. BASE DE CLCULO. VALORIZAO IMOBILIRIA. A base de clculo da contribuio de melhoria a valorizao imobiliria. Tem como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. (STJ, RESP 200.283/SP, 1 Turma, Rel. Min. Garcia Vieira, j. 04/05/1999) A contribuio de melhoria tem como limite geral o custo da obra, e como limite individual a valorizao do imvel beneficiado. (STJ, RESP 362.788/RS, 2 Turma, Rel. Min. Eliana Calmon, j. 28/05/2002) A base de clculo da contribuio de melhoria a valorizao do imvel em razo da obra realizada pelo poder pblico, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. (TJSC, Reexame Necessrio n. 2010.047320-4, de Canoinhas, Rel. Des. Snia Maria Schmitz, j. em 11/01/2011)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo
Apurada a valorizao individual, realiza-se o rateio pelo custo da obra, sempre respeitados os tetos individual e global. So trs possibilidades: 1) Custo da obra equivalente valorizao total. Ex.: Custo da Obra (CO): R$ 5.000,00 10 imveis beneficiados: valorizao individual R$ 500,00 cada CM = CO/VAL. INDIVIDUAL; CM = R$500,00 Valor total arrecadado = R$ 5.000,00 2) Custo da obra maior que a valorizao total. Ex.: Obra: R$ 5.000,00 10 imveis beneficiados: valorizao individual R$ 100,00 cada CM = CUSTO/VAL. INDIVIDUAL; CM = R$100,00 Valor total arrecadado = R$ 1.000,00

43

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo 3) Custo da obra menor que a valorizao total. Ex.: Obra: R$ 5.000,00 10 imveis beneficiados: valorizao individual R$ 700,00 cada Valorizao total = R$ 7.000,00; Custo da Obra < Valorizao Total Como fica o limite global? Como no exemplo dado o somatrio das contribuies individuais superior ao custo da obra, desrespeitando o limite global, necessrio promover reduo proporcional no valor cobrado de cada contribuinte. Como proceder?

Estudo da Contribuio de Melhoria


Aspecto quantitativo Recorre-se tcnica da reduo proporcional: a) Os valores de valorizao individual devem ser reduzidos em proporo ao valor excedente. Veja-se o exemplo dado: Valor excedente: R$ 2.000,00 b) Divide-se o valor excedente pelo nmero de imveis a fim de encontrar o excedente individual de cada mvel No caso, 2000/10 = R$ 200,00 c) Subtrai-se a valorizao individual apurada do valor indiv. excedente Valor valorizao indiv. (700) valor indiv. excedente (200) = R$ 500,00 Valor a ser cobrado individualmente = R$ 500,00 Total arrecadado: R$ 5.000,00

Estudo da Contribuio de Melhoria


Lanamento Modalidade: de ofcio, sendo a prpria autoridade fiscal que, com base na relao apurada entre valorizao individual por imvel e custo da obra oficialmente apurada proceder ao lanamento, sem interveno do contribuinte. - O lanamento s possvel depois de concluda a obra, embora seja admitida sua realizao com a concluso parcial desta para justificar a cobrana da contribuio relativamente aos imveis em relao aos quais a obra possa ser considerada concluda. Autoridade competente: fiscal/auditor tributrio municipal ou outra autoridade disposta em lei municipal

44

Estudo da Contribuio de Melhoria


Lanamento Elementos que devem constar da notificao de lanamento: a) nome do notificado e seu nmero de inscrio no cadastro fiscal do Municpio; b) local e data da expedio; c) identificao da Contribuio de Melhoria, do seu montante, prazo para pagamento, suas prestaes e vencimentos, local para pagamento e demais elementos considerados na sua apurao e indicao do dispositivo legal e que se funda o lanamento; d) incidncia e montante da multa, juros e correo monetria aplicveis e indicao do embasamento legal neste sentido; e) prazo para impugnao/reclamao ou cumprimento da exigncia fiscal e local em que deve ser procedido o recolhimento; f) nome, cargo, matrcula e assinatura da autoridade notificante.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana
Princpios constitucionais aplicveis: Princpio da legalidade: Reserva legal Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea; - Basta lei genrica prevendo os aspectos gerais da contribuio de melhoria ou necessria edio de lei especfica a cada obra? TCE-SC - Prejulgado 1599: O art. 145, III, da Constituio Federal autoriza Unio, aos Estados e aos Municpios institurem, mediante lei especfica, contribuio de melhoria decorrente de obra pblica

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana
CONTRIBUIO DE MELHORIA. LEI ESPECFICA PARA CADA OBRA. NECESSIDADE. (...) 1. A contribuio de melhoria tributo cujo fato imponvel decorre da valorizao imobiliria que se segue a uma obra pblica, ressoando inequvoca a necessidade de sua instituio por lei especfica, emanada do Poder Pblico construtor, obra por obra, nos termos do art. 150, I, da CF/88 c/c art. 82 do CTN, uma vez que a legalidade estrita incompatvel com qualquer clusula genrica de tributao. (STJ, RESP 927846, Rel. Min. Luiz Fux, 1 Turma, DJE 20/08/2010) Neste caso, extrai-se dos autos que o Municpio de Ararangu, com base apenas em seu Cdigo Tributrio Municipal (...) e no Edital n. (...), instituiu a contribuio de melhoria em questo. Diante da inexistncia da criao de lei especfica, inexigvel o tributo, posto que inexistentes os requisitos exigveis para sua instituio e cobrana. (TJSC, AC n. 2010.051469-6, de Ararangu, Rel. Des. Cid Goulart, j. em 03/12/2010)

45

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana Princpio da irretroatividade: A lei que institui a contribuio de melhoria no abarcar fatos geradores ocorridos antes do incio de sua vigncia. Princpio da anterioridade geral: no autorizada a cobrana de CM no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que a institui. Princpio da noventena: no autorizada a cobrana de CM antes de decorridos pelo menos 90 dias da data da publicao da lei que a institui.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana Necessidade de respeito a anterioridade: Contribuio de melhoria. Tributo que tem por fato gerador a valorizao do imvel do contribuinte em decorrncia da realizao de obra pblica. Lanamento realizado com base no custo da obra, considerando-se a testada dos imveis. Ilegalidade. Desrespeito, ademais, ao princpio constitucional da anterioridade, uma vez que o edital instituindo a contribuio de melhoria foi lanado em novembro em novembro de 2007 e o seu respectivo pagamento ocorreu em dezembro do mesmo ano. (TJ/SC, AC n. 2010.008980-1, de Pinhalzinho, Rel. Des. Jnio Machado, j. em 09/06/2010)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana Procedimento sugerido: I) O municpio deve inicialmente aprovar lei especfica da contribuio de melhoria que pretende cobrar, da qual dever constar, no mnimo: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona que se presume beneficiada e dos imveis nela situados; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas;

46

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana f) fixao de prazo no inferior a 30 (trinta) dias para impugnao pelos interessados de qualquer dos elementos anteriormente apontados g) regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento de eventual impugnao; h) previso de que ser publicado edital inicial divulgando os critrios da presente lei, do qual constaro os valores iniciais atribudos aos imveis da zona de cobrana; i) previso de que ser publicado edital ao final da obra constando demonstrativo de custos e valores de valorizao individual de cada imvel. II) Publicada a lei, deve o municpio providenciar a publicao do primeiro edital contendo todos os critrios da lei a fim de que os contribuintes tomem cincia dos dados do projeto e dos valores atribudos a seus imveis, conferindo-se prazo de no mnimo 30 dias aps a publicao para impugnao;

Estudo da Contribuio de Melhoria


Metodologia de instituio e cobrana III) concludo o processo de definio dos valores iniciais de cada obra, d-se incio construo; IV) ao final da obra, deve-se realizar nova avaliao imobiliria nos imveis beneficiados a fim de definir a valorizao decorrente, publicando em seguida edital com o demonstrativo de custos e as valorizaes de cada imvel, fixando-se prazo a partir do qual ser iniciada a cobrana; V) transcorrido o prazo supra delineado, poder o Municpio lanar de ofcio as contribuies a cada sujeito passivo, emitindo os respectivos carns ao seu endereo, no qual dever ser apontado o valor da valorizao individual do imvel e a respectiva parcela a pagar, prazo para pagamento, suas prestaes e vencimentos, prazo para a impugnao e local do pagamento.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Jurisprudncia sobre o tema rea desapropriada que sofreu valorizao posterior decorrente de obra pblica: "A rea desapropriada indiretamente, objeto de superveniente valorizao, decorrente da construo de rodovia estadual, que beneficiou todos os imveis limtrofes obra pblica, no compensvel para reduzir o montante devido ao expropriado, visto que a mais-valia deve ser exigida, se for o caso, no mbito tributrio, por meio de contribuio de melhoria, estendida a todos os beneficirios da obra". Precedentes: (REsp 793300/SC, DJ de 31.08.2006; REsp 439.878/RJ, DJ de 5.4.2004; REsp 50.554/SP, DJ de 12.9.1994; REsp 9.127/PR, , DJ de 20.5.1991).

47

Estudo da Contribuio de Melhoria


Jurisprudncia sobre o tema
Inscrio em dvida ativa e cobrana de CM j quitada: AO DE INDENIZAO POR DANO MATERIAL E MORAL. CONTRIBUIO DE MELHORIA J QUITADA. COBRANA INDEVIDA. ULTERIOR CANCELAMENTO DA CERTIDO DE DVIDA ATIVA E EXTINO DA EXECUO FISCAL. (...) H de responder por dano moral, indenizando-o, luz dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade, o Municpio que promove a inscrio em dvida ativa e o consequente ajuizamento de execuo fiscal de tributo j quitado, infligindo indevido constrangimento, abalo ou sensao assemelhada ao contribuinte. (TJ/SC, AC n. 2009.056868-8, de Brao do Norte, Rel. Des. Joo Henrique Blasi, j. em 24/11/2010)

Estudo da Contribuio de Melhoria


Jurisprudncia sobre o tema Notificao por edital: somente em carter subsidirio A notificao editalcia do contribuinte para a constituio do crdito tributrio admitida em carter excepcional, depois de esgotadas as possibilidades de sua cientificao pessoal. (TJ/SC, Apelao Cvel n. 2005.036223-5, de Canoinhas, Rel. Des. Jnio Machado, Quarta Cmara de Direito Pblico, j. 192-08).

Estudo da Contribuio de Melhoria


Alternativa de cobrana
Programa de pavimentao com pagamento direto pelos muncipes para amortizar custos: Requisitos conforme TCE/SC (PJ n. 1.177): a) Edio de lei prevendo contratao direta de empresa para execuo das obras, conforme opo da comunidade envolvida a) Previso de que municpio no arcar com inadimplncia de proprietrios b) Municpio arca apenas com imveis pblicos lindeiros c) Aprovao de projeto bsico para as obras de pavimentao, no exerccio da competncia do Poder Pblico em disciplinar a utilizao das vias pblicas, respeitada a legislao local quanto ao zoneamento urbano, o plano diretor e o Estatuto das Cidades;

48

Estudo da Contribuio de Melhoria


Alternativa de cobrana e) prvia celebrao de termo de compromisso entre cada proprietrio lindeiro da rua selecionada e o municpio eximindo responsabilidade financeira deste f) Realizao de processo licitatrio para definio do valor a ser suportado pelo Municpio em relao s reas pblicas, conforme disposto em lei municipal (art. 37, XXI, CF/88 e Lei n 8.666/93); g) Municpio fiscaliza a execuo das obras, em conformidade com o projeto aprovado pelo Municpio e as normas locais aplicveis, e tomada de medidas cabveis para o caso de incorreta execuo, inclusive a aplicao de penalidades previstas em lei.

Estudo da Contribuio de Melhoria


Alternativa de cobrana - Caso o Municpio ainda suporte algum nus financeiro, deve cobrar dos proprietrios beneficiados contribuio de melhoria referente ao dficit apurado. - Recomenda-se que seja estipulado que a empresa a ser contratada tenha obrigatoriamente cadastro prvio junto Prefeitura.

Federao Catarinense de Municpios FECAM

ERICKSEN PRTZEL ELLWANGER Advogado e assessor jurdico da FECAM ericksenpe@fecam.org.br

49

You might also like