You are on page 1of 12

U N I V E R S I D A D E D E B R A S L I A (UnB)

CENTRO DE SELEO E DE PROMOO DE EVENTOS (CESPE)

MINISTRIO DA DEFESA
SECRETARIA DE ORGANIZAO INSTITUCIONAL HOSPITAL DAS FORAS ARMADAS (HFA)

CONCURSO PBLICO
Aplicao: 27/1/2002

REA: TCNICO EM SADE EMPREGO: TCNICO EM RADIOLOGIA

CADERNO DE PROVAS

LEIA COM ATENO AS INSTRUES NO VERSO.

MINISTRIO DA DEFESA SECRETARIA DE ORGANIZAO INSTITUCIONAL HOSPITAL DAS FORAS ARMADAS (HFA)
Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002

REA: TCNICO EM SADE EMPREGO: TCNICO EM RADIOLOGIA

INSTRUES
1 Este caderno consta de quarenta questes objetivas, assim distribudas: dez questes de Lngua Portuguesa, cinco questes de Matemtica, cinco questes de Conhecimentos de Informtica, cinco questes de Conhecimentos Gerais e quinze questes de Conhecimentos Especficos. Caso este caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o candidato dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. Recomenda-se no marcar ao acaso: cada questo cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo acarretar a perda de 0,25 ponto, conforme consta no Edital n.o 1/2001 HFA, de 6/11/2001. No permitida a utilizao de nenhum material de consulta. Durante as provas, o candidato no deve levantar-se nem comunicar-se com outros candidatos. A durao das provas de trs horas, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer das provas e ao preenchimento da Folha de Respostas. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes Instrues, na Folha de Rascunho ou na Folha de Respostas poder implicar a anulao das provas do candidato.

4 5 6

AGENDA
I II III 28/1/2002 Divulgao dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, na Internet no endereo http://www.cespe.unb.br e nos quadros de avisos do CESPE/UnB em Braslia. 29 e 30/1/2002 Recebimento de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas exclusivamente na Gerncia de Atendimento do CESPE/UnB. 6/2/2002 Data provvel da divulgao (aps a apreciao de eventuais recursos), no Dirio Oficial e nos locais mencionados no item I, do resultado final das provas objetivas e do resultado final do concurso.

Observaes: No sero objeto de conhecimento recursos em desacordo com o estabelecido no item 10 DOS RECURSOS do Edital n.o 1/2001 HFA, de 6/11/2001. Informaes relativas a resultados podero ser obtidas pelo telefone 0(XX)614480100. permitida a reproduo deste material, desde que citada a fonte.

MINISTRIO DA DEFESA SECRETARIA DE ORGANIZAO INSTITUCIONAL HOSPITAL DAS FORAS ARMADAS (HFA)
Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002

REA: TCNICO EM SADE EMPREGO: TCNICO EM RADIOLOGIA


Nas questes de 1 a 40, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR facultativa e no contar para efeito de avaliao; servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

LNGUA PORTUGUESA
Texto LP-I questes de 1 a 4
QUESTO 1

Depoimentos I
1

A partir da leitura compreensiva das idias manifestadas nos depoimentos do texto LP-I, assinale a opo correta. A Todos os remetentes dirigem-se a um nico destinatrio institucional, a Santa Casa de Porto Alegre, para evidenciar a qualidade do atendimento de um mesmo setor de tal instituio. B Constata-se, no depoimento I, que o funcionrio homenageado est na direo da unidade denominada Central de Endoscopia do Pavilho Cristo Redentor. C No depoimento II, verifica-se que o remetente o conjunto de pacientes idosos que estavam hospedados no Pavilho Pereira Filho do Hospital Santa Rita. D Observa-se que o depoimento III ultrapassa a esfera individual, para contemplar o esforo ilimitado dos mdicos que praticam medicina de alta qualidade, tudo fazendo para ajudar seus pacientes. E No depoimento IV, o paciente que redigiu o depoimento estava recebendo tratamento pessoal do Dr. Fbio, coordenador da equipe de cirurgies da Santa Casa, aps a interveno a que se submeteu.
QUESTO 2

10

Quero agradecer o timo atendimento que recebi na manh de 30 de maio de 2001, na Central de Endoscopia do Pavilho Cristo Redentor, uma das unidades da Santa Casa de Porto Alegre. Cheguei com muito medo, mas a auxiliar de enfermagem me explicou claramente o procedimento que eu iria sofrer. O tcnico de enfermagem Jorge Ricardo Pontes, com o objetivo de me fazer sentir mais segura, segurou a minha mo durante todo o exame. Apesar de ter sido um procedimento desconfortante, me senti acolhida por este profissional. Gostaria de ressaltar que so poucas as pessoas que fazem hoje em dia um ato to humano. Obrigada e que Deus reserve a voc o que de melhor existe no mundo.
L. R. A.

II Formulo esta correspondncia para expressar os nossos maiores agradecimentos a esta conceituada Santa Casa de Porto Alegre, que tem prestado seus servios a ns pacientes, hospitalizados e hospedados j h algum tempo no Pavilho Pereira Filho. Durante todo o perodo em que estivemos nesse hospital, recebemos o melhor atendimento, tanto do lado profissional quanto humano, do quadro mdico docente, enfermagem e do quadro funcional. Resta-nos agradecer de todo o nosso corao os esforos prestados pelo grupo de funcionrios a mim e a meu filho. Pedimos ao Senhor que proteja e guarde a todos e que vocs continuem prestando os servios de qualidade, que caracterizam esse hospital.
E. P. P. e I. R. P.

13

16

19

22

Com relao ao depoimento I do texto LP-I, assinale a opo incorreta. A Em com o objetivo de me fazer (R.6), por no haver um elemento de atrao que exija a prclise, a norma culta escrita recomenda o uso do pronome encltico: fazer-me. B A aproximao de duas palavras com a mesma raiz, em segura, segurou (R.6), poderia ser corretamente desfeita se o adjetivo fosse substitudo pelo sinnimo confiante. C Em todo o exame (R.7), h um desvio gramatical quanto ao emprego do artigo, que est redundante, pois a grafia correta seria todo exame. D O elemento de coeso Apesar de (R.7) pode ser substitudo pelo equivalente Embora, desde que sejam feitos os ajustes necessrios na forma verbal. E Na linha 8, o emprego do demonstrativo esse prefervel ao uso de este, que deve ser utilizado para pessoa ou objeto que ainda vai ser mencionado, ou quando, havendo mais de um antecedente, quer-se fazer referncia ao ltimo.

III Eu sou muito grato ao Dr. Fernando Lucchese e equipe competente que o cerca. Gostaria que esse meu depoimento servisse de incentivo s pessoas doentes que esqueceram de acreditar, por exemplo, no esforo sobre-humano de mdicos maravilhosos, pois eles tudo procuram fazer para ajudar seus pacientes. (...) Hoje eu vivo porque na Santa Casa de Misericrdia de Porto Alegre se pratica medicina de alta qualidade.
L. B.

25

28

IV Gostaria de registrar meus parabns pelo tratamento pessoal que estou recebendo do Dr. Fbio Jos Zell e de sua equipe, na Santa Casa de Porto Alegre. Destaco, particularmente, a agilidade do Hospital Santa Rita. Em breve estarei numa cirurgia e o tratamento prvio a mim dispensado de alta qualidade. Muito obrigado. Que Deus possa nos amparar nesta hora difcil e a todos os que precisarem.
R. M. N. Cartas. In: Santa Casa Notcias, n.o 95, jul./ago./2001, p. 4 (com adaptaes).

31

34

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 1 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 3

QUESTO 5

Considerando a variada tipologia de redao oficial, a partir da leitura do texto LP-I, assinale a opo correta. A Nenhum dos depoimentos, pela linguagem predominantemente emotiva e pelo carter subjetivo de que se revestem, pode fazer parte de uma correspondncia oficial. B Pela sua estrutura e pelo seu teor, os depoimentos I e II poderiam fazer parte de uma ata e de um relatrio, respectivamente. C Os depoimentos III e IV, pela extenso e pelo contedo das mensagens, podem constituir parte de documentos de menor porte, por exemplo, de um memorando e de um atestado. D O conjunto de depoimentos, por eles terem em comum o mesmo destinatrio, pode ser arquivado na pasta de correspondncia oficial do hospital, sob o rtulo de cartas comerciais. E Todos os textos fazem parte de um processo promocional, em que os servios prestados pela casa de sade so divulgados venda, em revista especializada em produtos laboratoriais.
QUESTO 4

A partir da leitura interpretativa do texto LP-II, assinale a opo correta. A Ao descrever a glndula tireide, o autor apresenta-lhe a origem, o histrico, as caractersticas, as funes e os principais empecilhos a seu funcionamento. B O texto trata de um assunto especializado, de natureza cientfica, em linguagem adequada ao pblico leigo. C O fragmento estrutura-se a partir de analogias, com ameixas e borboletas, e de comparaes, com o corao e o crebro, por exemplo. D Os efeitos principais do mau funcionamento da tireide so, para os membros, a fraqueza e a imobilidade gradativas e, para o trax, as dificuldades de funcionamento do diafragma. E Denominam-se hipertiroidismo e hipotiroidismo o excesso ou a carncia, respectivamente, dos hormnios fundamentais da tireide, segundo o movimento ascendente e descendente dessa glndula.
QUESTO 6

Com referncia ao emprego das maisculas e das classes gramaticais e s idias do texto LP-I, assinale a opo incorreta. A O reconhecimento pelos servios prestados, aspecto comum aos depoimentos transcritos, manifestado pelas expresses: Quero agradecer (R.1), expressar os nossos maiores agradecimentos (R.12-13), Eu sou muito grato (R.23) e Muito obrigado (R.34). B As palavras minha (R.7), nossos (R.12), seus (R.27) e sua (R.31) tm em comum o fato de expressarem a circunstncia de posse. C O emprego de maisculas nas palavras Deus (R.10) e Senhor (R.20) justifica-se por elas designarem altos conceitos religiosos. D Nas manifestaes de religiosidade Deus reserve (R.10), Senhor que proteja e guarde (R.20) e Deus possa (R.34), os verbos esto no modo indicativo, porque os emissores das mensagens tm certeza de que sero atendidos. E O trecho Gostaria que esse meu depoimento (R.24) pode ser assim reescrito corretamente: Gostaria de que esse meu depoimento. Texto LP-II questes de 5 a 7
1

Acerca da funo sinttica exercida por expresses retiradas do texto LP-II, julgue os itens subseqentes. I II III IV V VI VII ao de uma gravata-borboleta (R.2) complemento nominal do adjetivo que a antecede das mais importantes funes do corpo humano (R.3-4) objeto indireto da forma verbal comanda a nobreza da pecinha (R.7) sujeito da orao em que se insere da glndula tiride (R.9) adjunto adnominal, relativo ao substantivo que a sucede pai da anatomia moderna (R.12-13) aposto explicativo, referindo-se ao nome prprio no organismo (R.16) adjunto adverbial, indicando circunstncia de lugar todas as clulas do corpo (R.19-20) objeto direto do verbo que a antecede

A quantidade de itens certos igual a A 3. B 4.


QUESTO 7

10

13

16

19

22

25

Pouco maior do que um par de ameixas secas, com formato semelhante ao de uma gravata-borboleta e pesando entre 15 g e 25 g, ela comanda algumas das mais importantes funes do corpo humano. Exemplos? A capacidade de respirar, de mover as pernas, regular a temperatura corporal, manter o corao batendo no ritmo certo, o raciocnio pronto para qualquer desafio... preciso mais? Claro que no. Est comprovadssima a nobreza da pecinha de que estamos falando. E para no espichar o assunto, vamos logo ficha da moa. Trata-se da glndula tiride (ou tireide), domiciliada frente da traquia, bem abaixo do pomo-de-ado, ou gog, para os ntimos. O primeiro mdico a descrev-la foi o belga Vesalius, pai da anatomia moderna, em 1543. Ele observou que a pequena estrutura se movimenta para cima e para baixo durante o ato de engolir, mas no chegou a descobrir as tarefas desempenhadas por ela no organismo. Sculos depois, os cientistas perceberiam que, alm de danar no pescoo, a glndula fabrica dois hormnios fundamentais: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Lanadas na corrente sangunea, essas substncias atingem, uma por uma, todas as clulas do corpo, estimulando-as a produzir energia. Isso mesmo. O T3 e o T4 atuam como a gotinha mgica que induz o metabolismo celular a transformar nutrientes em combustvel vital. Assim, o organismo encontra foras para desempenhar todas as suas funes de piscar o olho a correr a mais disputada das maratonas.
Armando Luiz Antenore. In: Sade!, dez./1990, p. 71 (com adaptaes).

C 5. D 6.

E 7.

Julgue as seguintes transformaes de passagens do texto LP-II e assinale a opo que apresenta desvio gramatical ou mudana da idia originalmente exposta. A ela comanda (...) desafio... (R.3-6): so comandadas pela tireide as seguintes funes do corpo humano: respirao, movimentao das pernas, regulagem da temperatura, manuteno dos batimentos cardacos no ritmo certo e prontido de raciocnio. B E para (...) moa. (R.8-9): Para no espich-la, vamos logo ela. C domiciliada (...) ntimos. (R.9-11): localiza-se frente da traquia, abaixo de uma regio conhecida como pomo-de-ado, ou, para os mais chegados, gog. D a pequena (...) engolir, (R.13-15): a pequena estrutura realiza um movimento ascendente e um descendente, durante o ato de engolir, E Lanadas (...) energia. (R.18-20): Todas as clulas do corpo so estimuladas a produzir energia quando atingidas tanto por T3 (triiodotironina), quanto por T4 (tiroxina).
Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 2 / 10

QUESTO 8

QUESTO 10

Uma bno para o corao


Os mdicos aderiram em massa, na dcada passada, ao uso de certas protenas, chamadas estatinas, na preveno de doenas cardacas. Em todo o mundo, mais de 70 milhes de pessoas usam remdios com essas substncias como princpio ativo. Sabia-se que as estatinas eram as mais potentes armas disponveis para baixar o nvel de LDL, o colesterol ruim, porque atuam diretamente no fgado, rgo que produz 70% do nosso colesterol. Tambm se mostram eficazes, em altas doses, na diminuio das placas de gordura das artrias, a aterosclerose. Pesquisadores da Universidade de Oxford concluram que ela pode diminuir em 30% os riscos de infarto e derrame em quem no tem colesterol alto, mas faz parte de outros grupos de risco, como diabticos, idosos e hipertensos. Problemas cardacos causam a morte de 300.000 brasileiros por ano. Dados do Instituto do Corao de So Paulo (INCOR) estimam que as estatinas ajudam a evitar 4% dos infartos fatais no Brasil. Esse nmero poderia ser bem maior. Apenas quatro em cada dez brasileiros com colesterol alto e doenas do corao usam estatinas. Os primeiros medicamentos base de estatina comearam a ser vendidos nos anos 80 e hoje h muitas variantes da droga por isso se costuma falar a respeito dela no plural. Apesar de ser uma verdadeira bno no combate aos males do corao, a estatina pode causar insuficincia renal e leses musculares.
Gabriela Carelli. In: Veja, 21/11/2001, p. 106 (com adaptaes).

Qualquer cientista que realiza investigaes e pesquisas acerca do uso de medicamentos deve comunicar o resultado de suas descobertas direo do seu rgo oficial de classe, mediante um expediente formal, descritivo, que apresente o processo e o produto obtido. Assinale a opo cujo documento serve a essa finalidade. A ata B atestado C circular D declarao E relatrio

MATEMTICA
QUESTO 11

Um farmacutico precisa de 50 cm3 de um soro homogneo com 16% de concentrao de sal. O fabricante A produz esse soro com 15% de concentrao de sal, enquanto o fabricante B o produz com 20% de concentrao de sal. As quantidades, em cm3, de soros dos fabricantes A e B que podem ser misturadas a fim de que se obtenha os 50 cm3 do soro na concentrao desejada so, respectivamente, iguais a A 10 e 40. B 20 e 30. C 30 e 20. D 35 e 15. E 40 e 10.

RASCUNHO

Assinale a opo que vai ao encontro das idias expressas no texto acima. A Apenas 40% dos brasileiros com problemas de corao e nveis elevados de colesterol tomam remdios base de estatina. B Em todo o mundo, mais de 70 milhes de mdicos aderiram, na ltima dcada, ao uso de estatinas, espcies de protenas empregadas na preveno de doenas cardacas. C Estatinas mostram-se eficazes, na diminuio das placas de aterosclerose, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, porque elas diminuem em 30% os riscos de infarto e derrame de quem tem colesterol alto. D Costuma-se falar a respeito dessa droga no plural porque h muitos medicamentos base de estatina desde 1980. E A autora considera a estatina uma verdadeira bno porque essa droga combate os males do corao e no apresenta efeitos colaterais.
QUESTO 9

Assinale a opo correta quanto s normas gramaticais de grafia e de pontuao. A Na semana passada, a divulgao dos resultados do maior estudo, j realizado, sobre as estatinas demonstrou, que ela vai alm disso: 200 milhes de pessoas podem passar a usar estatina na dcada vindoura. B Assim como as ltimas estatsticas, em sua estimativa, o uso regular deste remdio como antibitico de baixo impacto, pode at combater fungos. C Uma pequena dose, ministrada diariamente, desse remdio pode at causar reduo de 45% do tipo de colesterol mais danozo sade. D O LDL perigoso porque aumenta a permeabilidade da camada que reveste as artrias e possibilita a formao de placas de gordura, o que pode levar ao intupimento dos vazos. E Uma das razes de os brasileiros consumirem pouca estatina o preo salgado desse medicamento: a caixa com 30 comprimidos custa aproximadamente sessenta reais.
UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 3 / 10 Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 12

RASCUNHO

Um indivduo pretende investir R$ 100.000,00, pelo prazo de dois anos, a uma taxa mnima de retorno (juros compostos) de 21% a.a. Na localidade em que reside, ele dispe das opes de investimento listadas a seguir.
opo A B montante a receber parcela nica de R$ 144.000,00 no fim de 2 anos duas parcelas anuais de R$ 70.000,00 cada uma

Com base nessas informaes, julgue os itens abaixo. I A taxa anual de juros compostos praticada na opo A maior que 18%. II A taxa mnima de atratividade (retorno) almejada pelo indivduo citado atingida na opo A. III A taxa anual de juros compostos praticada na opo B maior que 20%. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 13

Uma pessoa tomou emprestado em um banco a quantia de R$ 21.630,00. O pagamento desse emprstimo dever ser feito pelo sistema francs de amortizao, sem prazo de carncia e taxa de juros compostos de 12% a.a., devendo o principal ser pago em 5 pagamentos iguais, anuais e postecipados. Considerando o valor de cada pagamento ser A B C D E inferior a R$ 3.500,00. superior a R$ 3.500,00 e inferior a R$ 4.500,00. superior a R$ 4.500,00 e inferior a R$ 5.500,00. superior a R$ 5.500,00 e inferior a R$ 6.500,00. superior a R$ 6.500,00.

QUESTO 14

O almoxarifado da seo de limpeza de um hospital fez a compra de dois materiais de uso dirio. Em novembro, o total gasto foi de R$ 160,00 com 4 caixas de desinfetante e 3 caixas de detergente. Em dezembro, foram adquiridas 3 caixas de desinfetante e 5 caixas de detergente, totalizando R$ 175,00. Considerando que o preo de cada produto permaneceu constante no perodo citado, ao se comprar uma caixa de cada um desses produtos, gasta-se uma quantia A B C D E inferior a R$ 50,00. superior a R$ 50,00 e inferior a R$ 55,00. superior a R$ 55,00 e inferior a R$ 60,00. superior a R$ 60,00 e inferior a R$ 65,00. superior a R$ 65,00.

QUESTO 15

Um indivduo deposita, no incio de cada trimestre, determinada quantia fixa de dinheiro, taxa de juros simples de 6% ao trimestre. O primeiro depsito foi feito em 1.o de janeiro de 1997, o ltimo foi feito em 1. de outubro de 2001. Todo o montante correspondente a esse investimento, compreendendo juros e capital investido, foi disponibilizado para esse indivduo em 1. de janeiro de 2002, totalizando, nessa ocasio, a quantia de R$ 48.900,00. Nessas condies, conclui-se que a quantia aplicada por esse indivduo a cada trimestre era A B C D E inferior a R$ 1.200,00. superior a R$ 1.200,00 e inferior a R$ 1.600,00. superior a R$ 1.600,00 e inferior a R$ 2.000,00. superior a R$ 2.000,00 e inferior a R$ 2.400,00. superior a R$ 2.400,00.

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 4 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA
Nas questes de 16 a 20, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus; que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados. Figura CI questes 16 e 17

QUESTO 16

Na figura CI, observa-se uma janela do aplicativo Windows Explorer sobre a rea de trabalho do Windows 98. Com o auxlio da figura e com relao a conceitos de hardware e de software, julgue os itens a seguir. I Na barra de tarefas do Windows 98, observa-se a marcao da hora atual em . Caso seja necessrio modificar essa hora, o sistema operacional dever ser instalado novamente. II Um arquivo com extenso .exe, como, por exemplo, na janela do Windows Explorer acima, pode ser executado se o usurio efetuar um clique duplo sobre o referido arquivo. III Para criar uma nova pasta dentro da pasta , suficiente que o usurio realize, no Windows Explorer, as seguintes aes: selecionar a referida pasta; no menu , apontar para Nova e clicar em Pasta; na nova pasta que aparecer na rea direita da

janela do Windows Explorer, com o nome Nova Pasta, digitar o nome desejado para a nova pasta; teclar . IV Para excluir o arquivo , usando o Windows Explorer, suficiente que o usurio: clique com o boto direito do mouse sobre o referido arquivo e, na lista de opes que aparecer, escolha Excluir; confirme a excluso. V O padro de teclado a ser usado por usurios do idioma portugus do Brasil o ABNT 2. Para configurar o teclado nesse padro, suficiente que o usurio clique, no Windows Explorer, em e, na lista de opes que ser disponibilizada, escolha Teclados padro portugus. Esto certos apenas os itens A I, II e IV.
QUESTO 17

B I, II e V.

C I, III e V.

D II, III e IV.

E III, IV e V.

Ainda com o auxlio da figura CI, e com relao a conceitos de informtica, assinale a opo correta. A Caso clique em , o usurio far que a janela do Windows Explorer mostrada na figura seja minimizada, o que permitir a visualizao de toda a rea de trabalho do Windows 98. B Para mover o arquivo da pasta para a pasta , suficiente que o usurio clique sobre o referido arquivo e, em seguida, clique na pasta . C Caso execute um clique duplo sobre a rea de trabalho do Windows 98, o usurio ter acesso janela Painel de controle, em que possvel personalizar vrias configuraes do seu computador, inclusive a quantidade de cores do monitor. D O estabilizador de tenso um equipamento que se destina a corrigir as variaes da velocidade de acesso Internet, mantendo constante a taxa de transmisso de dados dos computadores conectados ao provedor desse servio. E A placa de vdeo no necessria em um equipamento utilizado exclusivamente para pesquisas em um site da Internet que contenha somente texto.

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 5 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 18

QUESTO 19

A figura acima mostra parte de uma janela do Word 97, com o fragmento de um texto que foi editado por um usurio. Com Por meio do Internet Explorer 5 e a partir de um computador que opera com o sistema operacional Windows 98, um usurio acessou um website especializado no envio de fax, utilizando os recursos da Internet. A figura acima mostra uma das pginas do website acessado. Com base nessa figura e acerca da Internet, do Windows 98 e do Internet Explorer 5, assinale a opo correta. A Com base nos dados apresentados na figura, correto afirmar que a pgina mostrada acima uma das favoritas do Internet Explorer 5, configurada pelo usurio a partir do boto . B Para facilitar a navegao pela Web, as pginas da WWW podem ser desenvolvidas com recursos de hyperlink. Por meio desse recurso, o usurio pode acessar informaes a partir de elementos grficos e textuais dispostos na prpria pgina. Na pgina acima mostrada, se o usurio clicasse em , em ou at mesmo em , ele acessaria recursos da pgina por meio de hyperlinks. C Os servios de fax por meio dos recursos da Internet somente podem ser utilizados, caso o computador do usurio tenha nele instalado, alm de uma placa de rede para a conexo a um provedor de Internet, uma placa de fax/modem para enviar o fax at o website. Adicionalmente, o destinatrio dever ter instalado em seu computador esses mesmos equipamentos para poder receber o fax enviado. D Em se tratando de informtica e, principalmente, da Internet, comum que os softwares se tornem ultrapassados ou inadequados, devendo ser substitudos ou, o que acontece geralmente, ser atualizados. Para facilitar a atualizao do Internet Explorer 5, a Microsoft disponibiliza, atualmente, um site que permite ao usurio realizar o download via Internet das novas verses desse software. Essa facilidade pode ser acessada por meio do boto . Ao se clicar nesse boto, automaticamente o navegador realiza a atualizao do Internet Explorer 5. E Caso o usurio queira tornar a pgina mostrada acima a pgina inicial do Internet Explorer 5 para, a cada vez que uma nova sesso de uso do Internet Explorer 5 for iniciada, o software carregar automaticamente essa pgina, ser suficiente que ele clique no boto . relao a essa janela e ao Word 97, assinale a opo correta.

A O documento em apreo composto por apenas uma pgina, como pode ser visto na seqncia de caracteres , no

canto inferior esquerdo da janela, e foi editado no dia primeiro de abril, como caracteres . pode ser visto na seqncia de

B Caso o usurio deseje maximizar a tela de trabalho, de forma que ela ocupe toda a rea da tela do monitor de vdeo, suficiente que ele clique em .

C Caso o usurio selecione o ttulo A Cincia da Deduo e clique em , ser exibida a caixa de dilogo Fonte, que

permite alterar a fonte utilizada no ttulo. D Caso o usurio deseje que o Word 97 procure por erros grficos no primeiro pargrafo, suficiente que ele, aps selecionar o referido pargrafo, clique em .

E Caso o usurio deseje selecionar a palavra cordas, suficiente que ele execute a seguinte seqncia de aes com o mouse: posicionar o ponteiro imediatamente esquerda da letra c, no incio dessa palavra; pressionar o boto esquerdo e, mantendo-o pressionado, posicionar o ponteiro entre a letra s, no final da palavra, e o ponto final sua direita; liberar o boto esquerdo.

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 6 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 20

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTO 21

A globalizao dos dias de hoje, conquanto possa ser entendida como mais uma etapa de um longo processo de expanso do capitalismo, encontrou, nas duas ltimas dcadas, as condies favorveis para expandir-se, atingindo sua dimenso atual. No se enquadra entre as caractersticas mais significativas do capitalismo atual o(a) A defesa de uma poltica econmica essencialmente liberal, o que, no entanto, no elimina a adoo de medidas protecionistas, sobretudo pelos pases mais ricos. B acentuada liberdade para a circulao de capitais entre os mercados mundiais, muitas vezes empregados com finalidades meramente especulativas. C crescente vinculao do sistema produtivo s inovaes tecnolgicas, fundamentais para a ampliao da capacidade de produo, aumentando a eficincia e diminuindo custos. D reduo da presena do Estado como agente econmico e como instncia reguladora das relaes trabalhistas, cujas leis tendem a ser flexibilizadas. E fortalecimento dos sindicatos, em escala planetria, como antdoto ao desemprego gerado pela contnua adoo de mquinas e instrumentos tecnologicamente avanados.
QUESTO 22

A figura acima mostra uma planilha elaborada no Excel 97 por um empregado de um hospital, contendo informaes acerca de alguns materiais hospitalares que foram adquiridos. Com referncia janela mostrada e ao Excel 97, assinale a opo correta.

A Caso o empregado deseje aumentar a largura da coluna B, suficiente que ele clique, sucessivamente, no cabealho da referida coluna e em .

B O preo total pago pelos Cateteres pode ter sido obtido por meio da seguinte seqncia de aes: clicar na clula D5; digitar sucessivamente as teclas teclar . , , , e ;

O Oriente Mdio continua sendo, neste incio de sculo, uma das mais tensas regies do mundo. Grande produtora de petrleo, ainda hoje matria-prima indispensvel economia mundial, e palco em que se desenrolam atos importantes da poltica internacional, essa regio assiste a conflitos que nunca cessam e a atos de terrorismo cada vez mais violentos. Relativamente a esse confuso e complexo cenrio, no qual se mesclam questes tnicas, religiosas, polticas, culturais e econmicas, assinale a opo correta. A A unidade religiosa e poltica dos pases rabes, caminhando sempre juntos em torno dos mesmos objetivos, constitui a maior ameaa que paira sobre Israel, especialmente no que se refere sua integridade territorial. B A no-instalao do Estado da Palestina, em um processo que se arrasta desde o imediato ps-Segunda Guerra Mundial, , a rigor, o mais sensvel problema da regio e gera um clima de instabilidade e de permanente crise. C O atual governo israelense, comandado por Ariel Sharon, notabiliza-se pela moderao com que age, atitude que se traduz nos constantes acenos de concesso aos palestinos, prenncio de que a paz no deve estar distante. D Ao abandonarem Israel sua prpria sorte, os Estados Unidos da Amrica (EUA) do sinais de que, na atualidade, o bom relacionamento com todos os Estados rabes sua grande prioridade na poltica externa. E A mais radical e intransigente liderana palestina, Yasser Arafat, parece ter atingido, nos dias atuais, o mximo de prestgio e poder, sendo simultaneamente temido pelos israelenses e incensado pelo mundo rabe.

C Caso o empregado deseje calcular o total gasto nos itens listados, pondo o resultado na clula D6, suficiente que ele realize a seguinte seqncia de aes: clicar na clula D6; clicar em ; teclar .

D Para selecionar as clulas B2, C2 e D2, suficiente que o empregado realize a seguinte seqncia de aes: clicar na clula D2; clicar trs vezes seguidas em .

E Caso o empregado deseje copiar o contedo da clula C2 para a rea de transferncia, suficiente que ele clique nessa clula e, em seguida, clique em .

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 7 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 23

QUESTO 24

Atualmente, o esporte um fenmeno de massa, plenamente profissionalizado e totalmente integrado aos interesses e s injunes do mundo dos negcios. O Brasil, tradicionalmente conhecido como o pas do futebol, conheceu, sobretudo nas ltimas dcadas, o florescimento de novas modalidades esportivas e sempre participa de competies internacionais. Relativamente ao panorama esportivo contemporneo, julgue os itens que se seguem.

Passar ainda um bom tempo para que se possa avaliar, com clareza e em profundidade, o significado dos ataques terroristas aos EUA, ocorridos a 11/9/2001. Das opes abaixo, assinale aquela que no pode ser identificada como uma repercusso direta do incidente que surpreendeu governos e a opinio pblica mundial. A Sob o impacto do ataque de 11 de setembro, o apoio internacional recebido pelos EUA tornou possvel a montagem de uma coalizo contra o terror. B Medidas jurdicas severas para a proteo de seu territrio foram adotadas pelos EUA, atingindo sobretudo os estrangeiros que vivem no pas. C Tomada a deciso de responder altura ao terror, os EUA bombardearam vrios pases asiticos, a comear pelo Afeganisto, sob a alegao de que abrigavam grupos terroristas. D A vinculao dos atos terroristas com alguns grupos extremistas muulmanos contribuiu para deteriorar ainda mais a j instvel e tensa situao do Oriente Mdio. E Ao escolher como alvo as torres do World Trade Center e as instalaes do Pentgono, o terror, simbolicamente, atingiu a imagem do poder econmico e militar norte-americano.
QUESTO 25

Quatro vezes campeo mundial, o futebol brasileiro atravessa momento desfavorvel, dentro e fora do campo, como pde ser comprovado pelas recentes denncias de irregulares praticadas por seus dirigentes e pela dificuldade com que garantiu sua vaga para a prxima Copa do Mundo.

II Na esteira da concluso dos trabalhos de uma comisso parlamentar de inqurito instituda pelo Senado Federal, o governo brasileiro tomou a drstica deciso de intervir na Confederao Brasileira de Futebol, destituindo seu

presidente, amparado nos dispositivos constitucionais que permitem a interveno em instituies pblicas. III As vitrias do catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, que o colocaram no primeiro plano do tnis mundial, refletem as transformaes ocorridas no campo esportivo brasileiro, nos ltimos dez anos, responsveis pela difuso do desporto de rendimento em todo o pas, inclusive no mbito da rede escolar. IV No automobilismo, a morte de Ayrton Senna privou o pas de seu nico piloto campeo mundial; apesar disso, o nome do Brasil continuou em evidncia nesse esporte pelo fato de manter uma equipe prpria na extremamente competitiva Frmula 1. V Mesmo que ainda no tenham conseguido um ttulo internacional, as equipes brasileiras de vlei e de basquete tm marcado presena em diversos torneios mundiais, faltando-lhes apenas a participao em Olimpadas.

A Amrica Latina de hoje, depois de superada uma fase de golpes e de regimes autoritrios, v-se diante de turbulncias econmicas que, com maior ou menor intensidade, atingem a quase todos os seus pases. A propsito do atual cenrio latinoamericano, julgue os itens que se seguem. I A recusa do governo brasileiro em auxiliar a Argentina no momento mais grave de sua pior crise econmica foi, muito provavelmente, a principal causa para a desativao do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), decidida em dezembro de 2001. Os primeiros xitos das polticas econmicas neoliberais foram tragados pela realidade presente: a Argentina chega ao fundo do poo, o Chile est em estado de stio e o Brasil perdeu o controle sobre a inflao. Sofrendo os efeitos do histrico embargo norte-americano, e sem contar com o apoio da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, que no mais existe, Cuba abre-se ao turismo como forma de dinamizar sua economia, enquanto mantm de p um regime politicamente fechado. H consenso entre governos e economistas latino-americanos de que a imediata implantao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA) a nica possibilidade de soluo definitiva para os problemas econmicos da regio. A Colmbia parece viver em permanente guerra civil, com o poder do Estado sendo incapaz de estender-se por todo o territrio nacional, impotente em face de atuantes grupos polticos guerrilheiros e de narcotraficantes.

II

III

IV

A quantidade de itens certos igual a

Esto certos apenas os itens A I e II. C II e III. D III e V. E IV e V.

A 1.

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

B I e IV.

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 8 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 26 QUESTO 31

Assinale a opo que no tem referncia com tubo de raio X. A B C D E corpo de frenagem. trajetria livre retificador de tenso fonte de eltrons dispositivo focalizador

Assinale a opo referente ao exame com maior quantidade de radiao secundria. A seriografia do esfago, estmago e duodeno (2 min de radioscopia) B tomografia computadorizada de crnio C urografia excretora D radiografia de trax pstero-anterior e perfil E clister opaco
QUESTO 32

QUESTO 27

Com referncia a aparelho de raio X, correto afirmar que A B C D E kW indica a corrente eltrica. kV indica a diferena de potencial. o nodo constitudo por placa de cobre. o ctodo , normalmente, giratrio. o tubo de raios X preenchido por ar.

No caso de suspeita de fratura da apfise coracide e do olcrano, os ossos que devem ser radiografados, respectivamente, so A B C D E escpula e ulna. fmur e mero. escpula e fmur. ulna e escpula. fmur e temporal.

QUESTO 28

Quanto natureza e s propriedades do raio X, assinale a opo incorreta. A Os crans reforadores so feitos de tungstnio. B As radiaes secundrias so produzidas pelo corpo do paciente. C A propagao feita em linha reta. D O comprimento de onda menor que 10!8 m. E Os raios X exercem efeito biolgico.
QUESTO 29

QUESTO 33

Por meio da incidncia apicolordtica, estuda-se o(a) A B C D E esterno. corao. ngulo costofrnico. pulmo. coluna dorsal.

No que se refere obteno de radiografias, assinale a opo incorreta. A Os raios duros tm kV alto. B A radiao difusa provoca reduo do contraste. C A grade antidifusora composta de lminas de material radiotransparente e de chumbo. D A reduo do tempo de revelao acarreta perda de contraste. E A nitidez objetiva do filme depende da revelao.
QUESTO 30

QUESTO 34

Com referncia tomografia computadorizada, correto afirmar que pitch a A B C D E matriz dividida pelo campo de viso (FOV). velocidade da mesa dividida pela colimao. espessura dividida pelo tempo de revoluo. velocidade da mesa dividida pela matriz. espessura dividida pela matriz.

Assinale a opo correta, com referncia obteno de radiografias. A Quanto menor o foco, menor ser a nitidez. B Quanto maior a distncia filme-objeto, mais fidedignas so as dimenses obtidas na radiografia. C A distncia foco-objeto deve ser, no mnimo, o quntuplo da espessura do objeto. D A utilizao de crans reforadores implica aumento do tempo de exposio. E A temperatura de processamento dos filmes radiogrficos varia entre 50 C e 70 C.

QUESTO 35

Assinale a opo que corresponde tomografia computadorizada de trax com tcnica de alta resoluo. A B C D E matriz pequena, corte fino e filtro mole matriz grande, corte grosso e filtro intermedirio matriz grande, corte grosso e filtro duro matriz grande, corte fino e filtro duro matriz pequena, corte fino e filtro duro

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 9 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 36

QUESTO 38

Considerando w = largura; c = centro, assinale a opo que corresponde s janelas para estudo do pulmo, do mediastino e dos arcos costais.
pulmo mediastino w = 300 c = 300 w = 200 c = !30 w = 200 c = 30 w = 200 c = 30 arcos costais w = 1.500 c = 800 w = 160 c = 800 w = 160 c = 800 w = 160 c = 200

Sabendo que delay o tempo entre o incio da injeo do contraste e o incio da aquisio das imagens, assinale a opo referente tcnica adequada de tomografia computadorizada do trax para investigao de tromboembolismo pulmonar. A B C D E apnia, cortes de 10 mm e delay de 45 segundos respirao basal, cortes de 3 mm e delay de 15 segundos apnia, cortes de 3 mm e delay de 15 segundos apnia, cortes de 10 mm e delay de 15 segundos respirao basal, cortes de 10 mm e delay de 45 segundos

A B C D E

w = 52 c = !100 w = 1.800 c = !100 w = 1.800 c = !800 w = 52 c = !100

QUESTO 39

A dose mensal mxima de radiao a que um profissional de sade pode estar submetido de A 5 Sv. B 10 Sv. C 10 mSv.
QUESTO 40

D 20 mSv. E 100 mSv.

w = 1.800 c = !800

w = 200 c = 30

w = 1.500 c = 800.

QUESTO 37

Assinale a opo incorreta. A Filmes radiogrficos devem ser identificados direita ou no lado anterior. B Gestantes e pacientes idosos tm prioridade absoluta na realizao de exames. C Um plantonista s poder deixar o hospital quando seu substituto j estiver no posto de trabalho. D Tcnicos em radiologia necessitam usar dosmetro. E Radiografias de emergncia podem ser entregues sem laudo.

Assinale a opo correspondente ao ciclo de revelao dos filmes radiogrficos, na ordem correta. A B C D E revelador, secador, fixador e gua fixador, revelador, gua e secador gua, revelador, fixador e secador secador, gua, fixador e revelador revelador, fixador, gua e secador

UnB / CESPE MD/SOI/HFA rea: Tcnico em Sade / Emprego: Tcnico em Radiologia 10 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 27/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

You might also like