You are on page 1of 8

Carlos Coelho Texto de opinio Compromisso Portugal Lisboa, 3 de Fevereiro de 2004 Titulo:

Eu no perteno a nenhuma das geraes revolucionrias. Eu perteno a uma gerao construtiva.

Eu no perteno a nenhuma das geraes revolucionrias. Eu perteno a uma gerao construtiva. Com metade da minha idade e pelo menos com o dobro do meu talento, comea assim, Jos de Almada Negreiros, o seu Ultimatum Futurista, publicado em Lisboa, Dezembro 1917, 8 anos aps a implantao da repblica. Gostaria de partilhar com todos, neste momento de reflexo sobre as reformas do Pas, este documento, que apesar de ter sido escrito 87 anos exprime na sua essncia aquilo que eu hoje gostaria de ser capaz de dizer. O futuro constri-se, com a capacidade de visionar, mas tambm com a humildade de encontrar no passado os alicerces para o seu desenvolvimento e as razes das questes que se julgam mais pertinentes, e que como este documento prova se colocam desde o inicio da democracia em Portugal. A auto-estima de um povo a sua base, razo da sua existncia, fora motriz para o seu desenvolvimento e isso no um factor conjuntural um dficit histrico. Urge por isso a este grupo de reflexo encontrar neste e noutros documentos a fora e a vontade para honrar Portugal (...) exaltando os vencedores(...), (...) gritando as razes das nossas existncias (...) e tendo a coragem final de assumir as qualidades que julgo no nos faltarem, apenas precisam de ser bem orientadas. Considero por isto o documento que reproduzo na integra, com grande valor histrico e sobretudo com uma elevada pertinncia.

ULTIMATUM FUTURISTA s geraes portuguesas do sculo XX

Eu no perteno a nenhuma das geraes revolucionrias. Eu perteno a uma gerao construtiva. Eu sou um poeta portugus que ama a sua ptria. Eu tenho a idolatria da minha profisso e peso-a. Eu resolvo com a minha existncia o significado actual da palavra poeta com toda a intensidade do privilgio. Eu tenho vinte e dois anos fortes de sade e de inteligncia. Eu sou o resultado consciente da minha prpria experincia: a experincia do que nasceu completo e aproveitou todas as vantagens dos atavismos. A experincia e a precocidade do meu organismo transbordante. A experincia daquele que tem vivido toda a intensidade de todos os instantes da sua prpria viva. A experincia daquele que assistindo ao desenrolar sensacional da prpria personalidade deduz a apoteose do homem completo.

Eu sou aquele que se espanta da prpria personalidade e creio-me portanto, como portugus, com o direito de exigir uma ptria que me merea. Isto quer dizer: eu sou portugus e quero portanto que Portugal seja a minha ptria. Eu no tenho culpa nenhuma de ser portugus, mas sinto a fora para no ter, como vs outros, a cobardia de deixar apodrecer a ptria. Ns vivemos numa ptria onde a tentativa democrtica se compromete quotidianamente. A misso da Repblica portuguesa j estava cumprida desde antes de 5 de Outubro: mostrar a decadncia da raa. Foi sem dvida a Repblica portuguesa que provou conscientemente a todos os crebros a runa da nossa raa, mas o dever revolucionrio da Repblica portuguesa teve o seu limite na impotncia da criao. Hoje a gerao portuguesa do sculo XX quem dispe de toda a fora criadora e construtiva para o nascimento de uma nova ptria inteiramente portuguesa e inteiramente actual prescindindo em absoluto de todas as pocas precedentes. Vs, oh portugueses da minha gerao, nascidos como eu no ventre da sensibilidade europia do sculo XX criai a ptria portuguesa do sculo XX. Resolvei em ptria portuguesa o genial optimismo das vossas juventudes. Dispensai os velhos que vos aconselham para o vosso bem e atirai-vos independentes pr sublime brutalidade da vida. Criai a vossa experincia e sereis os maiores. Ide buscar na guerra da Europa toda a fora da nossa nova ptria. No front est concentrada toda a Europa, portanto a Civilizao actual. A guerra serve para mostrar os fortes mas salva os fracos. A guerra no apenas a data histrica de uma nacionalidade; a guerra resolve plenamente toda a expresso da vida. A guerra a grande experincia. A guerra intensifica os instintos e as vontades e faz o Gnio plo contraste dos incompletos. na guerra que se acordam as qualidades e que os privilegiados se ultrapassam. E na violncia das batalhas da vida e das batalhas das naes que se perde o medo do perigo e o medo da morte em que fomos erradamente iniciados. A vida pessoal, mesmo at a prpria vida do Gnio, no tem a importncia que lhe do os velhos; so instantes mais ou menos luminosos da vida da humanidade. Todo aquele que conhece o momento sublime do perigo tem a concepo exacta do ser completo e colabora na emancipao universal porque intensifica todas as suas mais robustas qualidades na iminncia da exploso. E na nossa sensibilidade actual tudo o que no for exploso no existe. mesmo absolutamente necessrio prolongar esse momento de perigo at durar intensamente a prpria vida. Todo aquele que se isolar desta noo no pode logicamente viver a sua poca: um resto de sculos apagados, atavismo intil, e no seu mximo de interesse representa quando muito, a memria de uma necessidade animal de dois indivduos e ... basta.

A guerra o ultra-realismo positivo. a guerra que destri todas as frmulas das velhas civilizaes cantando a vitria do crebro sobre todas as nuances sentimentais do corao. a guerra que acorda todo o esprito de criao e de construo assassinando todo o sentimentalismo saudosista e regressivo. a guerra que apaga todos os ideais romnticos e outras frmulas literrias ensinando que a nica alegria a vida. a guerra que restitui s raas toda a virilidade apagada pelas masturbaes raffines das velhas civilizaes. a guerra que liquida a diplomacia e arruna todas as propores do valor acadmico, todas as convenes de arte e de sociedade explicando toda a misria que havia por debaixo. a guerra que desclassifica os direitos e os cdigos ensinado que a nica justia a Fora, a Inteligncia, e a Sorte dos arrojados. a guerra que desloca o crebro do limite domstico pr concepo do Mundo, portanto da Humanidade. A guerra cobre de ridculo a palavra sacrifcio transformando o dever em instinto. a guerra que proclama a ptria como a maior ambio do homem. a guerra que faz ouvir ao mundo inteiro plo ao dos canhes o nosso orgulho de Europeus. Enfim: a guerra a grande experincia. Contra o que toda a gente pensa a guerra a melhor das seleces porque os mortos so suprimidos plo destino, aqueles a quem a sorte no elegeu, enquanto que os que voltam tm a grandeza dos vencedores e a contemplao da sorte que a maior das foras e o mais belo dos optimismos. Voltar da guerra, ainda que a prpria ptria seja vencida, a Grande Vitria que h-de salvar a Humanidade. A guerra por razes de nmero e de tempo, acaba com todo o sentimento de saudade para com os mortos fazendo em troca o elogio dos vivos e condecorando-lhes a Sorte. A guerra serve para mostrar os fortes e salvar os fracos. Na guerra os fortes progridem e os fracos alcanam os fortes. Portugal um pas de fracos. Portugal um pas decadente: 1 Porque a indiferena absorveu o patriotismo. 2 Porque aos no indiferentes interessa mais a poltica dos partidos do que a prpria expresso da ptria, e sucede sempre que a expresso da ptria explorada em favor da opinio pblica. No o sentimentalismo desta explorao o que eu quero evidenciar. Eu quero muito simplesmente dizer que os interesses dos partidos prejudicam sempre o

interesse comum da ptria. Ainda por outras palavras: a condio menos necessria para a fora de uma nao o ideal poltico. 3 Porque os poetas portugueses s cantam a tradio histrica e no a sabem distinguir da tradio-ptria. Isto : os poetas portugueses tm a inspirao na histria e so portanto absolutamente insensveis s expresses do herosmo moderno. Donde resulta toda a impotncia pr criao do novo sentido da ptria. 4 Porque o sentimento-sntese do povo portugus a saudade e a saudade uma nostalgia mrbida dos temperamentos esgotados e doentes. O fado, manifestao popular da arte nacional, traduz apenas esse sentimento-sntese. A saudade prejudica a raa tanto no seu sentido atvico porque decadncia, como pelo seu sentido adquirido definha e estiola. 5 Porque Portugal no tem dios, e uma raa sem dios uma raa desvirilizada porque sendo o dio o mais humano dos sentimentos ao mesmo tempo uma consequncia do domnio da vontade, portanto uma virtude consciente. O dio um resultado da f e sem f no h fora. A f, no seu grande significado, o limite consciente e premeditado daquele que dispe duma razo. Fora desse limite existe o inimigo, isto , aquele que dispe de outra razo. 6 Porque a constituio da famlia portuguesa no obedecendo, unnime ou separadamente a nenhum princpio de f o nosso descrdito de nao da Europa. Desde a educao familiar at depois da educao oficial inclusive o casamento a desordem faz-se progressivamente at putrefaco nacional. E tudo tem origem na inconscincia com que cada um existe: em Portugal toda a gente pai pela mesma razo porque falta repartio. Do estado de solteiro para o estado de casado d-se exclusivamente, na nossa terra, uma mudana de hbitos. Em Portugal educar tem um sentido diferente; em Portugal educar significa burocratizar. Exemplo: Coimbra. Mas na maioria o portugus analfabeto e em geral ignorante; na unanimidade o portugus impostor, prova evidente de deficientssimo. 7 Porque a desnacionalizao entre ns uma verdade, e pior ainda, sem energias que a inutilizem nem tentativas que a detenham: a) O portugus com todas as suas qualidades de poliglota desnacionaliza-se imediatamente fora da ptria, e at na prpria ptria, porque (com o nosso desastre do analfabetismo) a nossa literatura resume-se em meia dzia de bem intencionados acadmicos cuja obra, no satisfazendo ambies mais arrojadas, obriga a recorrer s literaturas estrangeiras. Resultado: ainda nenhum portugus realizou o verdadeiro valor da lngua portuguesa. b) O portugus educado sem o sentimento da ptria e acostumado desordem dos governos criou por si a compensao intil de dizer mal dos governos e nem poupou a ptria. Estabeleceu-se at, elegantemente, como prova de inteligncia ou de ter viajado dizer mal da ptria. Isto deixa de ser decadncia para ser impotncia fsica e sexual.

c) O portugus assimila de preferncia todas as variedades de importao e em descrdito das prprias maravilhas regionalistas; o comrcio e a indstria tm quase sempre de se mascararem de estrangeiros para serem eficazmente rendosos. porque todas essas variedades da importao cumprem mais exactamente as exigncias dos mercados do que os nossos comrcios e indstrias regionalistas. Estas no satisfazem nem as necessidades nem as transformaes sucessivas das sociedades, enquanto que a importao aparece sempre como uma surpresa e, sobretudo, obedecendo a todas as condies do que til, prtico, actual e necessrio. De modo que nem chega a haver luta a importao entra logo com o rtulo de vitria. 8 Porque Portugal quando no um pas de vadios um pas de amadores. A f da profisso, isto , o segredo do triunfo dos povos, absolutamente alheio ao organismo portugus do que resulta esta contnua atmosfera de tdio que transborda de qualquer resignao. Tambm o portugus no sente a necessidade da arte como no sente a necessidade de lavar os ps. E a Literatura com todo o seu gramatical piegas e salista, diverte mais as visitas do que a necessidade de no ser ignorante. Daqui a misria moral que transparece em todas as manifestaes da vida nacional e em todos os aspectos da vida particular. 9 Porque Portugal a dormir desde Cames ainda no sabe o novo significado das palavras. Exemplo: ptria hoje em dia quer dizer o equilbrio dos interesses comerciais, industriais e artsticos. Em Portugal este equilbrio no existe porque o comrcio, a indstria e a arte no s no se relacionam como at se isolam por completo receosos da desordem dos governos. A palavra aventura perdeu todo o seu sentido romntico, e ganhou em valor afectivo. Aventura hoje em dia, quer dizer: O Mrito de tentativa industrial, comercial ou artstica. 10 Porque o aspecto geral dos tipos exala um extertor a podre. Portugal, uma resultante de todas as raas do mundo, nunca conseguiu a vantagem de um cruzamento til porque as raas belas isolaram-se por completo. Exemplo: as varinas. O portugus, como os decadentes, s conhece os sentimentos passivos: a resignao, o fatalismo, a indolncia, o medo do perigo, o servilismo, a timidez, e at a inverso. Quando viril manifesta-se instintivamente animal a par do seu analfabetismo primitivamente anti-higinico. preciso criar a adorao dos msculos contra o desfilar faminto e debilitado das instrues militares preparatrias nmeros 1 a 50. preciso criar o esprito da aventura contra o sentimentalismo literrio dos passadistas. preciso criar as aptides pr herosmo moderno: o herosmo quotidiano. preciso destruir este nosso atavismo alcolico e sebastianista de beira-mar. preciso destruir sistematicamente todo o esprito pessimista proveniente das inevitveis desiluses das velhas civilizaes do sentimentalismo.

preciso educar a mulher portuguesa na sua verdadeira misso de fmea para fazer homens. preciso saber que sois Europeus e Europeus do sculo XX. preciso criar e desenvolver a actividade cosmopolita das nossas cidades e dos nossos portos. absolutamente necessrio resolver o maravilhoso citadino da nossa capital at ser a maior ambio dos nossos dialectos e das nossas provncias. preciso explicar nossa gente o que democracia para que no torne a cair em tentao. preciso violentar todo o sentimento de igualdade que sob o aspecto de justia ideal tem paralisado tantas vontades e tantos gnios, e que aparentando salvaguardar a liberdade, a maior das injustias e a pior das tiranias. preciso ter a conscincia exacta da Actualidade. preciso substituir na admirao e no exemplo os velhos nomes de Cames, de Vtor Hugo, e de Dante pelos Gnios de Inveno: Edison, Marinetti, Pasteur, Elchriet, Marconi, Picasso, e o padre portugus, Gomes de Himalaia. FINALMENTE: preciso criar a ptria portuguesa do sculo XX. DIGO SEGUNDA VEZ: preciso criar a ptria portuguesa do sculo XX. DIGO TERCEIRA VEZ: preciso criar a ptria portuguesa do sculo XX. Para criar a ptria portuguesa do sculo XX no so necessrias frmulas nem teorias; existe apenas uma imposio urgente: Se sois homens sede Homens, se sois mulheres sede Mulheres da vossa poca. Vs, portugueses da minha gerao, que, como eu, no tendes culpa nenhuma de serdes portugueses. Insultai o perigo. Atirai-vos pr glria da aventura. Desejai o record. Dispensai as pacficas e coxas recompensas da longevidade. Divinizai o Orgulho. Rezai a Luxria. Fazei predominar os sentimentos fortes sobre os agradveis.

Tende a arrogncia dos sos e dos completos. Fazei a apologia da Fora e da Inteligncia. Fazei despertar o crebro espontaneamente genial da Raa Latina. Tentai vs mesmos o Homem Definitivo. Abandonai os polticos de todas as opinies: o patriotismo condicional degenera e suja; o patriotismo desinteressado glorifica e lava. Fazei a apoteose dos Vencedores, seja qual for o sentido, basta que sejam Vencedores. Ajudai a morrer os vencidos. Gritai nas razes das vossas existncias que tendes direito a uma ptria civilizada. Aproveitai sobretudo este momento nico em que a guerra da Europa vos convida a entrardes pr Civilizao. O povo completo ser aquele que tiver reunido no seu mximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, s vos faltam as qualidades.

Lisboa, Dezembro de 1917.

Os meus agradecimentos Sociedade Portuguesa de Autores pela celeridade com que conduziu o processo de autorizao de publicao, Editora Nova tica pela simpatia com que recebeu esta iniciativa e aos herdeiros de Jos Almada Negreiros para os quais mando o meu reconhecimento.

Carlos Coelho

You might also like