You are on page 1of 5

Contabilidade - Prof.

Gustavo Krger

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO - DRE


1- ASPECTOS GERAIS O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Aes), instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio. A Demonstrao do Resultado do Exerccio tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar: A receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; A receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; O lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; O resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; As participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; O lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. IMPORTANTE!!!!! Na determinao da apurao do resultado do exerccio sero computados em obedincia ao princpio da competncia: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente de sua realizao em moeda; b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos. Portanto, a DRE a demonstrao contbil que tem por objetivo evidenciar a situao econmica da entidade, isto , apurao do lucro ou prejuzo.

Contabilidade Prof. Gustavo Krger

2 - MODELO DE DRE Abaixo temos um exemplo de uma DRE simplificada de uma empresa. Empresa XYZ S/A. DRE RECEITA BRUTA (-) DEDUES E ABATIMENTOS Impostos s/ vendas (ICMS ou ISS,CONFINS, PIS), Vendas anuladas e descontos incondicionais concedidos. RECEITA OPERACIONAL LQUIDA (-) CUSTOS OPERACIONAIS CMV E CSP LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS De Vendas Despesas Financeiras (+) Receitas Financeiras Despesas Administrativas Outras Despesas Operacionais Multas fiscais (+) OUTRAS RECEITAS OPERAC. Aluguis Ativos LUCRO (PREJUZO) OPERACIONAL (+) OUTRAS RECEITAS Ganhos em transaes do Ativo Per. (-) OUTRAS DESPESAS Perdas em transaes do Ativo Permanente. RESULTADO ANTES DA PROVISO DO IMPOSTO DE RENDA (-) PROV. P/ CONTRIBUIO SOCIAL (-) PROVISO PARA IMPOSTO DE RENDA RESULTADO DO EXERCCIO APS O IMPOSTO DE RENDA CSLL (-) PARTICIPAES LUCRO LQUIDO DO EXERCCIO 3 DISCRIMINAO DAS CONTAS 3.1 RECEITA BRUTA A Receita Bruta o total bruto vendido no perodo. Nela esto inclusos os impostos sobre vendas (os quais pertencem ao governo) e dela no foram subtradas as 414.205 (169.619) 244.586 De 30-1-x1 a 31-12-x1 800.000

(105.000) 695.000 (48.900) 646.100 (51.200) (8.000) (23.200)

563.700

(20.000) 543.700 (32.000) (97.495)

Contabilidade Prof. Gustavo Krger

devolues (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos) ocorridos no perodo. As devolues e os abatimentos correspondem s dedues. Impostos e taxas sobre vendas so aqueles gerados no momento da venda; variam proporcionalmente venda, ou seja, quanto maior for o total de vendas, maior ser o imposto, fazem parte tambm das dedues . 3.2 LUCRO BRUTO Lucro Bruto a diferena entre a receita lquida de vendas de bens ou servios e o custo de mercadorias vendidas ou dos servios prestados. Resumindo, subtrai-se da receita o custo da mercadoria ou do produto, ou o do servio para ser colocado disposio do consumidor, desprezando-se as despesas administrativas, financeiras e de vendas. O Lucro Bruto, aps cobrir o custo da fabricao do produto (ou o custo da mercadoria adquirida para revenda, ou o custo do servio prestado), destinado a remunerao das despesas de vendas, administrativas e financeiras, bem como remunerao do governo (Imposto de renda) e dos proprietrios da empresa (Lucro Lquido).

3.3 - LUCRO OPERACIONAL O Lucro Operacional obtido atravs da diferena entre o Lucro Bruto e as despesas operacionais.

3.4 - DESPESAS OPERACIONAIS As despesas operacionais so aquelas decorrentes do desenvolvimento das atividades normais da empresa, isto ; so as necessrias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operaes. Os principais grupos de despesas Operacionais so especificados a seguir: a) Despesas de vendas Abrangem desde a promoo do produto at sua colocao junto ao consumidor (comercializao e distribuio). So despesas com o pessoal da rea de venda, salrios, comisses sobre vendas, encargos sociais, propaganda e publicidade, Marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas de vendas a prazo (proviso para devedores duvidosos) etc. Outras despesas: Fretes e carretos, material de embalagens etc. b) Despesas administrativas So aquelas necessrias para administrar (dirigir) a empresas. De maneira geral, so gastos nos escritrios que visam direo ou gesto da empresa. Pode-se citar como exemplos: honorrios administrativos, salrios e encargos sociais do pessoal administrativo, aluguis de escritrios, materiais de escritrio, seguro de escritrio, depreciao de mveis e utenslios, assinaturas de jornais etc.

Contabilidade Prof. Gustavo Krger

c) Despesas financeiras So as remuneraes aos capitais de terceiros, tais como: juros pagos ou incorridos, comisses bancrias, correo monetria prefixada sobre emprstimos, descontos concedidos, juros de mora pagos etc. 3.5 - RECEITAS OPERACIONAIS Receitas Operacionais so tambm aquelas decorrentes do desenvolvimento das atividades normais da empresa. As mais comuns so: RECEITA BRUTA vendas de mercadorias receitas de servios RECEITAS FINANCEIRAS descontos obtidos juros ativos rendimentos sobre aplicaes financeiras OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS aluguis ativos perdas recuperadas variaes monetrias ativas receitas eventuais 3.6 OUTRAS DESPESAS Outras Despesas so aquelas decorrentes de transaes no includas nas atividades principais ou acessrias da empresa, como, por exemplo, o custo (valor contbil) de bem do Ativo No Circulante que deve ser apurado quando este for alienado, baixado ou liquidado. 3.7 OUTRAS RECEITAS Outras Receitas so aquelas provenientes de transaes no includas nas atividades principais ou acessrios que constituem objeto da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienao de bens ou Direitos integrantes do Ativo No Circulante. 3.8 - APURAO DA CONTRIBUIO SOCIAL (CSLL) E DO IMPOSTO DE RENDA (IR) Neste momento, o resultado parcial ajustado num livro parte LALUR (livro de apurao de Imposto de Renda), onde so feitas excluses e adies ao lucro apurado at ento. O novo saldo, j ajustado, denominado lucro real, onde so aplicadas as alquotas previstas pela Legislao do Imposto de Renda.

Contabilidade Prof. Gustavo Krger

A subtrao da CSLL e do IR do Resultado antes da proviso do IR propicia o lucro aps o IR. 3.9 - PARTICIPAES Aps apurado o Resultado do Exerccio e calculado as provises para Contribuio Social e para pagamento do Imposto de Renda, devero ser calculadas e contabilizadas as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados; caso sejam previstas no estatuto das empresas. Essas participaes funcionam como um prmio, retirado do lucro das empresas. Notas: Debntures so ttulos de crdito, emitidos por Sociedades Annimas, que conferem a seus titulares direitos de crditos junto a elas, nas condies constantes das escrituras de emisso ou dos certificados. Normalmente rendem juros e correo monetria e participao nos lucros. So garantidas pelo Ativo da empresa emissora e asseguram preferncia no resgate sobre os demais ttulos da empresa. Quando a empresa vende esses ttulos, cria para si uma obrigao geralmente a longo prazo, podendo registrar tal obrigao atravs da conta Debntures a pagar. Partes Beneficirias so ttulos negociveis sem valor nominal e estranhos ao capital social que podem ser criados pela Sociedade por Aes, em qualquer tempo. Esses ttulos podem ser negociados pela empresa ou cedidos gratuitamente a empregados, clientes etc., de acordo com a vontade da empresa. O nico Direito que o detentor desses ttulos tem a participao nos lucros, que no poder ser superior a um dcimo do lucro apurado.

4. LUCRO LQUIDO DO EXERCCIO Aps subtradas as participaes, chegamos ao ltimo lucro da DRE: O Lucro Lquido do Exerccio. O LLE (ou prejuzo do exerccio) dever ser transferido para a conta Lucros ou Prejuzos Acumulados para serem efetuadas as respectivas destinaes: Reservas e dividendos.

Contabilidade Prof. Gustavo Krger

You might also like