You are on page 1of 4

A EDUCAO DE MENTIRA: COMO O BRASIL EST TROCANDO CONHECIMENTO POR IDEOLOGIA

Gustavo Castaon
Doutor em Psicologia e professor de Filosofia na UFJF gustavocastanon@hotmail.com

Dias trgicos estamos vivendo na educao pblica brasileira. Notcias que chocam o cidado leigo se sucedem dia aps dia. J acostumados a ver as crianas aprovadas automaticamente nas escolas, analfabetos funcionais se formando no segundo grau e o Brasil nos ltimos lugares de todas as avaliaes internacionais de educao, agora nos deparamos com novos absurdos. Nos chocamos com o fechamento autoritrio das APAEs e do Benjamin Constant (IBC) instituies amadas e respeitadas em todo o Brasil, referncias da educao inclusiva. Ficamos perplexos com a distribuio nas escolas de livros didticos de m qualidade e forte contedo ideolgico, como o livro de portugus que desvaloriza ideologicamente o uso correto da lngua. Mas o que a maioria das pessoas no sabe que todos esses absurdos tem uma fonte comum. Antes, seu poder de destruio no era claro. Agora, .

Baixos salrios sim, polticos demagogos sim, mas o que mais? A desgraa da educao brasileira sim, em grande medida, fruto dos baixos salrios dos professores, o que provoca carncia de quadros em disciplinas e fuga de grande parte dos mais capazes para outras profisses. Isso a gente j sabe. Mas no o baixo salrio dos professores que aprova automaticamente, ensina que falar os menino pega o peixe errado por causa do preconceito da classe

dominante ou fecha as APAEs e o IBC contra a vontade e o interesse dos alunos e das famlias desesperadas. Tambm no somente o PT ou o PSDB ou o DEM, embora todos eles todos contra promessas de campanha promovam a aprovao automtica para maquiar nmeros de escolarizao e nada faam contra o descalabro salarial e educacional.

A pedagogia do ressentimento Vamos ser honestos. O que se degenerou no Brasil foi a pedagogia. Acusa-se s vezes, sem maiores anlises, o construtivismo pedaggico e a pedagogia de Paulo Freire como responsveis pela tragdia educacional brasileira. Mas o que esses acusadores no sabem (ou fingem no saber) que nos grupos hegemnicos das faculdades de pedagogia no resta nada de Piaget, e de Freire, s a reverncia. No, tambm no o marxismo. Antes fosse. Se as faculdades de pedagogia tivessem sido tomadas pelo realismo materialista marxista nossas crianas estariam sendo doutrinadas, mas ao menos estariam aprendendo matemtica e cincia moderna: fsica, qumica, biologia. Pouco h no currculo dos cursos de pedagogia brasileiros que diga respeito ao termo. Tcnicas de ensino e uso de novas tecnologias para a aquisio de habilidades como a leitura (que uma tcnica), so rotuladas de tecnicismo e desvalorizadas como instrumentos de destruio do senso crtico e da criatividade. Diagnstico psicolgico de dificuldades de aprendizado demonizado como processo de estigmatizao. Conhecimento cientfico psicolgico bsico sobre processos cognitivos (aprendizagem, memria, linguagem, percepo, pensamento) esto ausentes dos currculos por serem considerados instrumentos de perpetuao da idia de indivduo e de natureza humana. Conhecimento neurocientfico ignorado por implicar prova da existncia de capacidades inatas e condicionantes biolgicas no sociais. O que se estuda ento a maior parte do tempo nos quatro anos de um curso de pedagogia e nos dois de licenciatura? Doutrinao. Variaes ps-modernas e consequncias de duas ideias irms: sociologismo (a negao do conceito de indivduo e responsabilidade pessoal e a idia de que todo conhecimento uma construo social) e relativismo (a crena de que no existe verdade e que o conhecimento ideologia). Esterilizados pela ideia de que verdade que no existe verdade, a maioria dos novos pedagogos se forma discursando contra a cincia moderna e contra todo tipo de

avaliao (portanto, de reprovao). Para eles, como o sujeito uma construo social, avaliaes s serviriam ao propsito de dominao de classe e estigmatizao do aluno pobre, impondo-lhe uma cultura eurocntrica e fabricando seu fracasso escolar. O relativismo epistmico nega o valor que o norte do conhecimento e da educao: a verdade. Quando afirma: no h verdade vlida para todos, afirma que isso verdade, e que para todos. O relativismo o dogmatismo mais ingnuo e danoso que existe, o dogmatismo intil e ilgico de um dogma s, e que ainda assim, consegue se contradizer.

O casamento do ressentimento com a demagogia Essas ideias falsas e rancorosas se casaram no Brasil com administradores pblicos populistas que queriam maquiar os terrveis ndices de evaso escolar, repetncia e escolaridade mdia brasileiros, sem gastar um tosto a mais com educao. Os governos do PSDB em So Paulo, e de Garotinho e Cesar Maia no Rio, lideraram a disseminao da aprovao automtica no Brasil. Hoje vivemos o aprofundamento desse processo na educao bsica com a gesto do PT. Apesar dos compromissos assumidos na campanha pela Presidente Dilma contra a aprovao automtica, o MEC continua patrocinando este cncer sob o nome de progresso continuada. Faz isso porque se tornou refm dos grupos que exigem o aprofundamento dessas polticas, e controlam o sistema de confeco de livros didticos e polticas inclusivas (para eles, o fechamento do IBC e das APAEs).

Porque as APAEs e o Benjamin Constant so inimigos? As APAEs e o IBC existem para transmitir conhecimento (portanto emancipar) a pessoas com deficincias, concentrando nossos escassos recursos materiais e humanos. Mas para a pedagogia do ressentimento elas so inimigas, porque fabricariam a excluso ao separar crianas do convvio social legitimando a ideia de que so diferentes. Como se a falta de viso, audio e paralisia cerebral fossem construes sociais e no fatos biolgicos. Para resolver isso, querem arranc-las de professores e ambientes fsicos altamente especializados e do convvio e socializao com outras crianas que tem as mesmas experincias. Mas o que mais incrvel: querem atirar crianas cegas, surdas ou

com paralisia cerebral em classes comuns, entre crianas comuns (com a crueldade comum da idade), entregando crianas que precisam se comunicar em libra e ler em braile na mo dos mesmos professores que no conseguem ensinar Portugus a adultos. a excluso em nome da incluso. E o pior que todos sabem disso. O MEC sabe disso. Os polticos sabem disso. Voc sabe disso. E ningum, exceo das famlias desesperadas dessas crianas, est fazendo nada para evitar esse crime.

Nossa covardia e omisso nos levou runa. E agora? Ns sabemos que essa anti-pedagogia, esse anarquismo pedaggico, nos levou runa. Sabemos que um diploma pblico ginasial no atesta mais nem que a pessoa sabe ler ou somar. A educao brasileira tem um dos piores resultados por recurso investido do mundo. Antes de executar aes para reverter esse quadro, temos que deter sua piora. Se voc concorda com alguma coisa que foi dita aqui, por amor a nossas crianas, faa alguma coisa. Assuma o desgaste. Se exponha. Combata a desconstruo em sua escola e em sua universidade. Divulgue este artigo. Escreva o seu. Participe das reunies de pais. Impea o fechamento das APAEs e do IBC. Lute pelo fim da aprovao automtica. Pressione seu deputado. Pare de falar mal do Brasil no bar e assuma sua responsabilidade. No podemos mais lavar nossas mos enquanto a educao pblica brasileira se transforma numa atividade de doutrinao, psicoterapia ineficaz e lazer. No podemos nos omitir enquanto o futuro de nossas crianas est entregue a uma legio de Pncios Pilatos que, diante da realidade da desgraa educacional brasileira, lavam de suas mos os restos do futuro de nossas crianas e perguntam cinicamente: O que a verdade?.

You might also like