You are on page 1of 29

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof.

Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV

Tratamentos Trmicos dos Aos Comuns


1. Noes Preliminares
Antes abordar o tema tratamentos trmicos temos que falar de dois fenmenos que ocorrem temperaturas elevadas: o crescimentos dos gros e a recristalizao dos gros deformados por um trabalho mecnico. Crescimento dos gros Quando o ao aquecido temperatura acima de 723 C, toda a perlita presente se transforma em pequenos gros de austenita, no caso dos hipoeutetides, enquanto a temperatura sobe a ferrita circunvizinha vai se transformando em austenita, no caso dos hipereutetides a austenita presente vai absorver toda a cementita. Os gros de austenita crescem as custas dos gros mais estveis. Quanto maior a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento, maior o tamanho dos gros de austenita, as dimenses e disposies dos aos depois de resfriado dependem em parte do tamanho dos gros de austenita que lhe deram origem. A granulao grosseira torna o material quebradio, por ter uma maior concentrao de impurezas em seus contornos, devido diminuio de sua rea total. As fissuras se propagam melhor entre os gros maiores por terem planos de clivagem mais extensos. Superaquecimento Os aos que receberam temperaturas excessivamente altas ou demoradas so chamados de Superaquecidos. Um ao que contm uma granulao grosseira torna-se menos dctil, isso pode ser corrigido com um tratamento trmico adequado. Queima s vezes quando o material superaquecido, a temperaturas vizinhas a linha slidos, o ao que est quebradio, apresenta oxidao nos contornos dos gros, chama-se o isso de queimado, e nesse caso sua regenerao no mais possvel. Recristalizao dos gros deformados a quente O trabalho a quente executado acima da zona crtica, nessa temperatura o ao mais mole do que a temperatura ambiente, por isso exige um menor esforo para ser deformado. Conforme o ao deformado, ele vai se recristalizando de forma que os gros no se deformam, formando novos pequenos gros. Com isso o material pode ser deformado sem perder suas propriedades plsticas. O ao deformado acima da zona crtica recristaliza-se rapidamente, mas temperatura ambiente no.

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Deformao a frio. Encruamento Recristalizao da ferrita. O trabalho a frio executado abaixo da temperatura da zona crtica, os gros de metal formados nessas condies, permanecem deformados e diz-se que o material est encruado. Quando essa deformao superior 15 ou 20%, deixa no interior do material vestgios tpicos visveis ao microscpio, porque os gro ficam alongados paralelamente ao esforo de trao ou perpendicularmente ao de compresso. O encruamento altera profundamente quase todas as caractersticas do material: aumenta a resistncia trao, o limite de escoamento, a dureza, a fragilidade, resistncia eltrica, etc., e diminui o alongamento, a estrico, a permeabilidade magntica, a resistncia corroso, a densidade, etc. H casos que se encruam o material propositalmente para se tirar proveito de certas qualidades que s adquire. Transformaes estruturais na recristalizao e no crescimento gros. Analisando os fenmenos recristalizao e de crescimento de gros, do ponto de vista estrutural, veremos que se trata de duas etapas de um mesmo fenmeno, que o da transformao de cristais deformados e relativamente instveis em cristais mais perfeitos e relativamente mais estveis. O processo de recristalizao exige o aparecimento de ncleos, ou pequenos agrupamentos atmicos mais estveis, que cresa recebendo tomos dos cristais mais deformados de sua vizinhana, at se transformarem em gros microscopicamente visveis. No processo de crescimento dos gros no h necessidade do aparecimento de ncleos, pois os gros cristalinamente mais perfeitos atuam como ncleos para a recristalizao dos gros vizinhos menos estveis. O aparecimento espontneo de ncleos de recristalizao ocorre nas regies mais instveis da estrutura cristalina, por esse motivo quanto maior for o encruamento do material, tanto maior ser sua tendncia a recristalizar. Pormenores sobre a zona crtica As linhas que delimitam a zona critica dos aos, recebem na tcnica metalogrfica, as seguintes denominaes, A1, a horizontal de 723 C; A3, a linha GE e Acm, a linha ES.

2. Noes Elementares Sobre Tratamentos Trmicos


Os tratamentos trmicos consistem, essencialmente em aquecer o material a uma certa temperatura e esfri-lo em determinadas condies. Esses tratamentos podem ser: recozimento tempera e revenido. O tratamento consiste no aquecimento do ao at acima da zona critica, seguido de um esfriamento lento (dentro do forno, por exemplo). Habitualmente se visa com esse tratamento restituir ao material suas propriedades normais que foram alteradas por um tratamento mecnico ou trmico anterior, ou ainda refinar texturas brutas de fuso. De submetido a um campo magntico. Por isso so de ao temperado os mans permanentes, como os dos magnetos. as agulhas das bssolas etc. O revenido consiste em reaquecer a pea temperada at uma temperatura conveniente, abaixo da zona critica, e esfria-la praticado com o intuito de corrigir certos 2

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV efeitos da tempera, q manifesta uma dureza, ou fragilidade, excessivas ou quando t tenses internas perigosas. Com o revenido diminue-se progressivamente a dureza, o limite de resistncia o limite de escoamento, mas aumentam o alongamento, a estrico e a resistncia ao choque as figs. 372 ilustram bem as definies dadas.

3. RECOZIMENTO
O recozimento apaga, por assim dizer, as texturas tratamento trmicos ou mecnicos anteriormente sofridos pelo material porque, ao passar pela zona crtica, este se recristaliza sempre sob a forma de gros normais de austenita, qualquer que seja a textura que apresente antes de atingir a referida zona, no aquecimento (fig. 374). Portanto, com esse tratamento, os aos readquirem suas propriedades e texturas normais, tais como foram estudadas no captulo anterior. Para o recozimento ser bem feito torna-se necessrio levar em conta os fatores seguintes: a) Aquecimento. E preciso que as peas sejam aquecidas quanto possveis, uniformemente e que, acima da zona critica no fiquem partes da pea a temperaturas muito mais altas que outras. O aquecimento ou esfriamento desigual pode entortar as peas. b) Temperatura de recozimento. Para cada teor de carbono existe uma temperatura mais adequada (veja a fig. 375), que da ordem de 50C acima do limite superior da zona crtica. c) Tempo de permanncia a essa temperatura. Convm esperar pelo menos alguns minutos no caso de peas pequenas ou delgadas at que sua textura tenha passado integralmente a uma soluo slida homognea. Nas peas maiores, mais grossas. Deve-se esperar ainda que a parte central atinja a temperatura desejada. Recomenda-se, para isso. 20 minutos de permanncia temperatura para cada centmetro de espessura da pea. d) Atmosfera do forno. Se a atmosfera for oxidante, isto tendncia para formar muita casca de oxido nas peas cura-se diminuir o acesso de ar. A mesma providncia pe no caso de peas grandes que precisam permanece tempo no forno, ou de peas cuja descarbonetao superficial possa ser um inconveniente. A descarbonetao prejudica seriamente nos casos de arestas de corte, de estampes, molas, engrenagens, pois as partes que i menor teor de carbono endurecem menos pela tempera. e) Esfriamento lento. Este se consegue deixando as peas peque nas esfriar no forno. As peas grandes podem ser i na cal em p, areia bem seca, cinza, ou qualquer meio assegure um esfriamento lento, desde o momento em que saem do forno. Esse esfriamento deve ser tanto mais lento quanto maior for o teor de carbono. Os aos de baixo teor at cerca de 0,3% podem ser esfriados ao ar tranqilo; os de teares mais elevados devem ser esfriados no forno, especialmente se forem peas pequenas. Peas volumosas e compactas, embora com teor alto em carbono, podem muitas vezes ficar expostas ao ar tranqilo sem inconvenientes, em virtude da lentido com que sua temperatura cai.

Normalizao 3

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV

O recozimento com esfriamento ao ar denomina-se normalizao e os aos assim tratados dizem-se normalizados. Com a normalizao obtm-se comumente uma granulao mais fina do que com o esfriamento no forno. No estado normalizado, a dureza, bem como os limites de escoamento e resistncia so um pouco mais elevados do que no estado plenamente recozido, ao passo que o alongamento e a estrico sofrem ligeira diminuio. A causa dessas alteraes reside no fato de no se processar completamente a separao da ferrita. que deveria separar-se na zona crtica. A austenita transforma-se, ento, em uma perlita lamelar muito fina, que contm mais ferrita do que a proporo normal. A avaliao do teor de carbono pelo aspecto microgrfico torna-se neste caso impraticvel, porque a textura se assemelha de um ao com teor muito mais elevado A fig. 439 mostra a textura de um ao normalizado (trilho Iam nado. esfriado ao ar) com 0,45% de carbono, que aparente ser de teor de carbono mais alto. Embora a percentagem de mangans 10.77% tenha tambm contribudo para essa textura, esta decorreu mais da circunstncia do ao ter sido esfriado ao ar. Da mesma forma, certas propriedades mecnicas do ao citado, como por a resistncia trao (82 kg mm3), o alongamento em 10 dimetros (13), a dureza Brinell (225) diferem dos valores habitualmente encontrados nos ensaios dos aos recozidos, com igual teor de carbono (fig. 345). O efeito da normalizao tanto mais intenso, quanto maior o teor de carbono e o de mangans e quanto menor a espessura da pea. Os aos laminados, com tendncia para formar "Ghost-Lines", apresentam apenas um esboo desta textura, quando normalizados como se v nas figs. 376 a 378. Convm chamar a ateno para certa semelhana dessas texturas com as de aosliga no estado recozido, contendo cromo, nquel e possivelmente outros elementos (fig. 379). Em ambos os casos nota-se menor atacabilidade pelo reativo, segundo certas estrias. No primeiro caso o fsforo e, no segundo, so os elementos de liga que no se difundem uniformemente, que aumentam a resistncia ao ataque microgrfico. Na fig. 375 a faixa correspondente normalizao est acima da faixa adequada ao recozimento ou tempera, porque com aquele tratamento se busca maior homogeneizao da austenita, para que a nova granulao seja mais uniforme. O afastamento progressivo entro as duas faixas, para os aos hiper-eutetides, se explica pelo fato de o recozimento, que visa amolecer o ao tornando lamelar a perlita. j alcanar seu desideratum ao atingir 750. Um aquecimento a temperaturas mais elevadas, promoveria a difuso da cementita na austenita e, durante o esfriamento lento, essa cementita se precipitaria de novo, no se alterando substancialmente o resultado final. O mesmo se pode dizer com relao a tempera cujo escopo endurecer o ao. A tempera realizada de pouco acima de 750C produz uma dureza to alta quanto a resultante de temperas de temperaturas maiores, sem criar tenses internas intensas, devido ao excesso de carbono. No caso, porm, da normalizao, se busca, em geral, obter uma granulao mais fina. Ento, preciso ultrapassar a zona a que seja absorvida completamente a rede de cementita sub-seqente esfriamento ao ar, se forme, se possvel, no uma r nova, mas uma dispero fina de carbonetos, o que usualmente consegue uma simples normalizao. Normalmente faz-se em seguida um recozimento a 700 para esferoidizar a cementita. 4

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Por isso, quando se procura fazer com que esses aos adquiram textura mais fina, no estado recozido ou temperado, precede-se os tratamentos respectivos, de uma normalizao. Convm frisar que hipertetides s podem ser utilizados recozidos ou temperados, quando sua cementita est esferoidizada (fig. 472) e no nos contornos dos gros (fig. 289). Alguns dos inmeros casos em que o recozimento se impe Uma pea de ao fundido, tal como se solidificou, apresenta, em geral, uma granulao grosseira e uma distribuio heterognea seus elementos constitutivos. Diz-se, ento, que o ao ainda ata estado bruto de fuso, figs. 313, 380, 382 e 384. Nessas condies. ao no resiste bem ao choque e s vezes no pode ser vergado. Para modificar a textura do ao recorre-se ao recozimento. Esse tratamento proporcionar pela recristalizao uma granulao homognea e mais fina, fig. 383, o que traz sensvel melhoria s propriedades da pea. As figs, 381 a 383 ilustram claramente essas asseres. No caso de laminao a frio ou de estiramento o metal deve passar numerosas vezes pelos laminadores ou pelas B necessrio, aps um certo nmero de passagens, submeter o m*to ao recozimento antes de prosseguir no trabalho. E' que aps uma de deformaes a frio, o material fica de tal modo duro e quebradio, que novas deformaes poderiam provocar a sua ruptura. Contudo, os aos extra-doces (que so constitudos que exclusivamente de ferrita), quando encruados, j so suscetveis de m recristalizarem logo acima de 550"C, no sendo, neste caso particular, necessrio ultrapassar a zona crtica para que readquiram as propriedades que perderam em conseqncia do encruamento causado por um trabalho a frio. Imperfeies e descuidos a) las. b) Aquecimentos com a inteno de recozer o ao sero ineficientes se a temperatura no atingir a faixa recomendada no grfico da fig. 375, exceto no caso particular do ao encruado, cuja ductilidade pode ser restaurada com um aquecimento a 600C. c) Aquecimentos at dentro da zona crtica conduzem a texturas em que a perlita toma um aspecto caracterstico com aparncia de esboroamento, figs. 385 a 389. d) Temperaturas excessivas ou longa permanncia a altas temperaturas produzem granulao grosseira (superquecimento) cujos inconvenientes j foram apontados. O ao superaquecimento pode ser corrigido por meio de um ou mais recozimentos cuidadosamente feitos. J o mesmo no se pode realizar quanto a temperatura atingiu as proximidades do incio de fuso meio oxidante. O superaquecimento ento acompanhado fenmeno conhecido por queima e o ao no mais regenervel. e) Aquecimento em meio oxidante promove a descarbonetao superficial principalmente acima de 700. O fenmeno pronunciado nos aos ricos em carbono. H 5 O aquecimento ou esfriamento desigual das peas pode entort-las ou trinc-

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV casos em que a descarbonetao superficial no tem importncia, quer porque a diminuio da dureza na superfcie no afeta-o porque a pea ainda vai sofrer desbaste de sua super caso contrrio, a descarbonetao deve ser cuidados evitada por meio de um revestimento (pintura com apropriada) ou ento pela caiao de uma atmosfera, se no levemente redutora, no interior do forno de atmosfera controlada), ou ainda fazendo o aquecimento pela imerso da pea em banho de sais fundidos, j ruptura desejada, que tm a vantagem de aquec-la n fortemente e fora do contacto do ar. As propriedades mecnicas dos aos recozidos so as que no grfico da fig. 345 do capitulo "Micrografia", e os aspecto grficos, entre outros, os das figs. 280 a 293 daquele mesmo capitulo.

4. TEMPERA
At aqui consideramos o esfriamento atravs da zona critica dando-se lentamente. Nestas condies os fenmenos que a ocorrem ti tempo suficiente para se realizarem e, como j foi explicado: 1. Separao da ferrita, ou da cementita, durante a traves da zona crtica. 2. Transformao da austenita remanescente, com Oj8% de carbono, em perlita lamelar, ao ser atingida a Unha inmo: da zona critica. Essa transformao em perlita conseqncia da ocorrncia simultnea do fenmeno de separao de ferrita, numa austenita com 0,8', de carbono, com o de precipitao de cementita, na mesma austenita, devido supersaturao em carbono. Se apressar o resfriamento verificar-se-: a) que a quantidade de ferrita, ou de cementita, separada inicialmente, diminui com o aumento da velocidade de esfriamento, at que, acima de um certo limite, se anula, de modo que o ao atinge a linha inferior da zona crtica (Ar,), ainda inteiramente austentico. b) que a austenita abaixo de Ar, se transforma em perlita de lamelas cada vez mais finas e mais prximas, quanto mais rpido for o resfriamento, chegando a ponto das lamelas se tornarem indiscernveis ao microscpio comum. c) que para velocidades de esfriamento ainda maiores, no ocorre transformao em perlita e em temperaturas mais baixas se forma um constituinte denominado "martensita" (fig. 422), que pode ser considerado como uma soluo slida supersaturada a metaestvel de carbono em ferro alfa, que, devido a essa supersaturao. se apresenta com uma estrutura tetragonal de corpo centrado'" e no cbica de corpo centrado, como rimos na pgina 122. Observa-se ainda que a transformao da austenita em martensita brusca e ocorre por escorregamentos localizados, sem extensa migrao de tomos, como nas transformaes que dependem de difuso, com mudanas locais de composio qumica. Esse tipo de transformao no estado slido recebe o nome de reao de cisalhamento, ou reao martenstica difuso, a composio da martensita idntica da austenita que lhe deu origem. A martensita tem propriedades inteiramente diferentes das dos constituintes j estudados e seu aspecto e caractersticas sero discutidos mais adiante.

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Pelo que foi exposto, v-se que a austenita ao se transformar abaixo da zona critica poder dar diferentes microestruturas, dependendo das temperaturas em que essas transformaes ocorrerem. Varemos a seguir como tais transformaes se processam. Diagramas de transformao isotrmica Tomando-se um ao eutetide aquecido acima de 750, de modo a se ter somente austenita. podemos observar que se esse material for resfriado bruscamente at uma temperatura inferior a 723. Suponhamos 600C, ele levar um certo tempo para iniciar a sua transformao em perlita e depois de iniciada, ela s se completar aps um certo intervalo de tempo. A verificao desse fenmeno pode ser feita por mtodo dilatomtrico, ou por um processo metalogrfico. Este consistiria em resfriar rapidamente, para 600, vrios corpos de prova do mesmo material, partindo-se da mesma temperatura de austenitizao, e em seguida, aps intervalos de tempo determinados, temperar um por um os corpos de prova, o intervalo de tempo no qual o corpo de prova foi mantida. a 600 no foi suficiente para o inicio da transformao da martensita em perlita, aquela se transformar totalmente em martensita. no segundo resfriamento brusco. No caso contrrio o material apresentara uma certa rea transformada isotrmicamente em perlita e o restante dar martensita no resfriamento subseqente. Pelo exame dessa srie de corpos de prova pode-se ao evoluo da transformao, o que permitir traar um grfico dando a porcentagem de produtos de transformao isoterma o tempo de permanncia na temperatura escolhida, como figura 390. Afim de tornar possvel o registro simultneo de tempo da ordem de segundos e de dias, sempre se emprega para o do tempo uma escala logartmica. Esse grfico nos fornece o tempo para o inicio e o do fim da transformao (pontos "i" e "f") da austenita na temperatura escolhida. Repetindo-se a mesma experincia com o mesmo material, austenitizado na mesma temperatura, mas para diferentes temperaturas de transformao, obter-se- resultados semelhantes, que podero ser registrados num grfico temperatura vs. tempo, resultando o diagrama da fig. 391. Esse diagrama de transformao isotrmica recebe a denominao de diagrama IT (isothermal transformation), ou diagrama TTT (transformao tempo-temperatura), ou curvas em C, ou em S. O exame metalogrfico dos produtos obtidos nessas transformaes isotrmicas mostra tratar-se de produtos resultantes de transformaes por nucleao e crescimento, portanto dependentes da difuso de tomos, principalmente dos de carbono, que, devido s suas dimenses, so os de maior mobilidade. Os produtos que se formam em temperaturas superiores do cotovelo da curva em C so produtos lamelares e que j conhecemos pela denominao de perlita, e os que se formam abaixo desse cotovelo so produtos de aspecto ticular e so denominados bainitas. Tanto a perlita como as bainitas so agregadas de ferrita e cementita e por isso, nos diagramas TTT, a regio situada direita das curvas identificada por F+ C (ferrta + carboneto). A linha Ae,, assinttica curva de incio de transformao, delimita os campos de austenita estvel (superior) e austenita instvel (inferior no coincide com as linhas Ac, ou 7

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Ar,, de transformao em aquecimento, ou resfriamento, porque representa ama temperatura na qual nunca se transforma. A regio compreendida entre as curva de inicio e de fim de transformao indica a zona onde se processam isotrmicamente as transformaes. A fig. 392 mostra os nveis de temperatura em que os diferentes microconstituintes se formam no ao eutetide. V-se nessa figura que possvel correlacionar-se a dureza com a temperatura de transformao, desde que se fixe a composio do material e a temperatura de austenitizao. Formao da martensita Na determinao dos diagramas TTT observa-se que abaixo de uma certa temperatura comeam a aparecer agulhas de martensita nos gros de austenita, logo que se atinge a temperatura de transformao e em quantidade que depende somente da temperatura atingida e no do tempo. Pode-se portanto determinar para cada ao a temperatura do inicio da formao da martensita e as correspondentes s diversas porcentagens desse microconstitulnte, como se v no diagrama da fig. 394. Nos atlas de curvas TTT a temperatura do incio em martensita designada por Ms e a do fim de transformao por 1B. Como j vimos, a formao da martensita no produz moldem locais de composio e se processa por um mecanismo de cisalhamento com escorregamentos de planos cristalinos. Essa transf oi macio e propaga atravs do gro de austenita com uma velocidade da ordem * 1000 m/s, isto , cerca de 1/3 da velocidade de propagao de uma elstica no material. No h portanto um fenmeno crescimento envolvendo uma extensa migrao de tomos. O processo parece decorrer da energia elstica resultante saturao provocada pelo resfriamento, que se dissipa localmente Deves cisalhamentos, com uma estabilizao do resto da austenita do frio Somente um novo abaixamento de temperatura que ativar o pi de formao de novas agulhas de martensita nas reas contorno dos gros. V-se pelo diagrama da fig. 394 que a reao no Inicio, acelera a transformao em bainita. Diagramas de transformao em esfriamento contnuo Os tratamentos trmicos comuns no so tratamentos isotermieae. pois envolvem um esfriamento continuo, com maior ou menor velocidade, desde a temperatura de austenitizao, at temperatura ambiente. Por esse motivo os constituintes resultantes de transformaes que requeiram tempo, isto , difuso, sero formados em faixas de temperaturas, e portanto, sero misturas de constituintes formados em diferentes temperaturas. S nos casos extremos de velocidades de esfriamento muito altas, ou relativamente baixas, que se obtm constituintes bem definidos, como a martensita, ou a perlita grosseira, porque as curvas de esfriamento atravessaro somente as zonas de formao desses constituintes no diagrama TTT. Tcnicas semelhantes s utilizadas nos diagramas de transformao isotrmica podero ser empregadas para determinao de diagramas de transformao em esfriamento contnuo. 8

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV No caso do emprego do mtodo metalogrfico, sries de corpos de prova so resfriados com velocidade controlada e ao se atingir determinadas temperaturas, amostras so temperadas para bloquear o processo de transformao. A natureza e a quantidade dos constituintes formados at se atingir a temperatura de tempera e a quantidade de martensita decorrente da austenita no transformada, permitir, para diversas curvas de resfriamento, traar diagramas do tipo do apresentado pela fig. 395. Esse diagrama mostra que certas velocidades de esfriamento delimitam campos de ocorrncia simultnea de vrios microconstituintes e tambm, que tais curvas de velocidades de esfriamento constantes, podem ser associadas aos valores da dureza dos produtos obtidos. Comparando-se o diagrama de transformao em esfriamento continuo com o diagrama TTT. do mesmo material (fig. 396), v-se que as curvas de incio de transformao do primeiro se localizam em temperaturas mais baixas e direita das curvas em C, de modo que, exceto para os tratamentos trmicos feitos com velocidades de esfriamento intermedirias, as curvas em C, apesar de serem curvas de transformao isotrmica, nos permitem predizer o comportamento relativo dos diferentes aos em face dos tratamentos trmicos a que venham a ser submetidos. Por exemplo, num diagrama TTT, o afastamento entre as linas Ae, e Ae,, no caso de um ao hipoeutetide. proporcional tendncia para a formao de ferrita livre numa tempera branda. O afastamento do cotovelo da curva de incio de transformao ao eixo das ordenadas, proporcional temperabilidde do material, isto , quanto maior for esse afastamento menor ser a velocidade de esfriamento necessria para a formao de martensita. A largura do campo de separao de ferrita proeutetide proporcional tendncia de separao dessa fase nos resfriamentos feitos com velocidade moderada. visando obter perlitas finas. A posio da curva de inicio de da bainita (fig. 400 e 393) mostra a possibilidade ou no da desse constituinte em resfriamento contnuo. As curvas de transformao isotrmica descrevem como a antenita se transforma em diferentes nveis de temperatura, dando produtos homogneos, de constituio e propriedades bem definidas. Sua determinao feita de modo a eliminar a varivel de esfriamento" que funo do meio de resfriamento c das soes e formas das peas. Por esse motivo elas descrevem caracterbeas de transformao intrnsecas ao material e no as determinada por uma pea desse material. Nas aplicaes prticas esse pormenor no dificulta o pr visto que, os tratamentos trmicos nunca objetivam a produzir misturas de microconstituintes com caractersticas muito Por exemplo, ou se trata um ao para se obter uma textura, ou perlita, mas nunca para se obter uma textura como a fig. 425, com ferrita, perlita, bainita e martensita, pois s impossvel predizer qual seria o comportamento mecnico d terial desse tipo. Influencia do tamanho de gro austentico nas curvas TTT Como j vimos, todos os produtos de transformaes isotrmicas (ferrita, perlita, bainita) so produtos de reaes de nucle&i cimento. Por outro lado sabemos que o aparecimento de novas fases ocorre preferencialmente nos contornos dos gros, tanto, como a diminuio do tamanho de gro aumenta a rea total dos contornos, o material com granulao fina ter tendncia a apresentar maior velocidade de nucleao. Se considerarmos dois aos de idntica composio, mas que defiram no tamanho dos gros, veremos que a velocidade da transformao isotrmica ser maior no de granulao fina do 9

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV que no de granulao grosseira, pelo fato do primeiro possuir maior nmero de pontos de transformao. Portanto, o de granulao grosseira ter maior temperabilidade do que o de granulao fina. Isso se reflete no diagrama TTT como mostra a fig. 397. Exemplificando: Peas iguais fabricadas em srie, com ao de composio idntica, e que devam ser temperadas do mesmo modo, s apresentaro propriedades semelhantes, como dureza, resistncia ao choque, etc., se o tamanho de gro austentico for sempre o mesmo, no momento que saem do forno para serem temperadas. Por esse motivo, para produes seriadas, que exijam controle rigoroso de propriedades mecnicas, as peas que devam ser temperadas so primeiramente normalizadas para assegurar um refino e uma uniformidade na granulao. Esse tratamento provocando uma reao por nucleao e crescimento com velocidade de nucleao elevada, devido ao esfriamento relativamente rpido, produz uma decomposio dos gros de austenita num maior nmero de colnias de gros de perlita. A tempera sendo uma reao de cisalhamento no tem efeito semelhante embora um gro de austenita se transforme em vrias agulhas de martensita, porque, a reao de transformao se d somente no interior do gro, sem se estender aos vizinhos, como no caso da perlita que forma colnias de gros (fig. 284, 348. 354. 356|). Num processo de ruptura por sobrecarga de um material martenstico sempre se observa que a fissura se desenvolve nos contornos dos gros da austenita original (fig. 262), o mesmo no ocorrendo com os aos perliticos onde a fratura alm de intergranular tambm trans-granular. Influencio do falto de homogeneidade do austenita A falta de homogeneidade da austenita pode decorrer da presena de impurezas no solveis (incluses), ou da presena de partculas de carboneto no dissolvidas, ou mesmo de reas de ferrita, como no caso dos aos hipoeutet ds temperados de dentro da zona crtica. A presena ama fases favorecem as reaes isotrmicas por constiturem ncleos para as transformaes, de modo que diminuem a temperabilidade (fig. 398). Influencio do composio qumica A presena de tomos de . elementos de liga num cristal de austenita provoca alteraes locais que afetam no s a mobilidade do carbono, mas principalmente a velocidade de nucleao de novas fases. Os elementos de liga, com exceo do nquel e do cobalto, aumentam a velocidade de difuso do carbono na austenita, porm todos eles, exceto o cobalto, aumentam a temperabilidade, isto , dificultam as transformaes por nucleao e crescimento. Isso mostra que seu efeito no mecanismo de orma novas fases que exijam alteraes locais de composio retardador.

10

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV

5. DEFINIO DOS TRATAMENTOS TRMICOS QUE ENVOLVEM CONTROLE DE ESFRIAMENTO


Baseando-nos no que acaba de ser exposto, podemos ento os tratamentos trmicos do seguinte modo: Recozimento o tratamento por resfriamento continuo que provoca a transformao da austenita num produto constitudo por perlita, associada, no caso dos aos hipoeutetides, ferrita e no CMO dos hipereutetides, partculas de cementita. A fig. 401 mostra a curva d esfriamento contnuo que d origem a esses constituintes. Como as curvas do diagrama de esfriamento contnuo e ac do de transformao isotrmica esto muito prximas nessa regio h inconveniente em se definir o tratamento de recozimento por ama curva de esfriamento lento, num diagrama TTT. (Normalizao o tratamento) por resfriamento continuo, que provoca a transformao da produto constitudo por perlita fina, associada, ou no, a gros pequenos de ferrita, ou a partculas finas de cementita. E' portanto, uma transformao resultante da esfriamento contnuo, com velocidade moderadamente alta, de modo a interceptar as regies de formao de ferrita e de perlita. do lado esquerdo, no atingindo porm as faixas de formao de bainita. ou de martensita. (Fig. 402). Recozimento isotrmico o tratamento que produz uma transformao isotrmica da austenita em temperatura superior do cotovelo da curva em C, de modo a dar uma textura perltica. Geralmente por razes de ordem econmica, a escolha da temperatura feita de modo a interceptar as curvas em C num ponto onde a transformao seja mais rpida (Fig. 403). Austempera o tratamento que provoca uma transformao isotrmica da austenita em temperatura inferior do cotovelo da curva em C. de rondo a dar como produto uma textura baintica <Fig 404). Tempera o tratamento por esfriamento continuo que promove a transformao da austenita em martensita. em temperaturas abaixo da temperatura M.. Se a temperatura final do tratamento for superior temperatura M. do fim da reao martenstica, parte da austenita permanecer associada a martensita, recebendo a denominao de "austenita retida". Como nos resfriamentos rpidos necessrios para a tempera, a velocidade de esfriamento da superfcie sempre maior que a do ncleo da pea. aquela se transforma primeiro em martensita e por ocasio da transformao do ncleo aparecero tenses residuais de trao na superfcie, que podero dar origem a fissuras. A fig. 405 indica o processo de esfriamento para tempera. A diferena entre a temperatura da superfcie e a do ncleo, no momento de entrada no campo de formao de martensita, pode ser eliminada interrompendo-se o esfriamento por alguns segundos, acima da temperatura M.. Esse tratamento se denomina martempera (fig. 406), e o produto final tambm martensita, porm, com menor concentrao de tenses residuais. O efeito desses tratamentos nas propriedades mecnicas dos aos fica implicitamente definido pelas propriedades dos constituintes que neles se formam. J vimos que a ferrita um constituinte mole, dctil e de baixa resistncia mecnica. As perlitas so mais dons. mais resistentes, porm, menos dcteis. As perlitas finas so mais resistentes, tenazes e possuem aprecivel

11

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV ductilidade. As martensitas so constituintes duros, altamente resistentes, resilientes e martensitas, em geral, so os mais duros, porm, frgeis. Se definirmos os tratamentos trmicos somente em funo das condies de resfriamento do campo austentico e das propriedades do produto obtido, teramos que definir a tempera como um processo de resfriamento rpido que provoque o endurecimento do ao. Essa definio no satisfatria porque aos altamente ligados temperam sem que seja necessrio um esfriamento rpido. Aos que tm a temperatura M. abaixo da temperatura ambiente no endurecem por tempera, por mais rpido que seja o resfriamento. Aos de baixo teor de carbono, embora dem uma textura martenstica na tempera, amolecem com esse tratamento, com relao ao material que apresente cementita finalmente dispersa.

6. PROFUNDIDADE DE ENDURECIMENTO PELA TEMPERA


Quando peas de diferentes, mas de forma e tamanho idnticos, so aquecidas mesma temperatura e depois resfriadas por imerso num liquido, todos os pontos correspondentes nessas peas. esfriam praticamente com a mesma velocidade craficamente pode-se representar as condies de esfriamento de uma pea por um feixe de curvas de esfriamento, delimitado por uma curva de velocidade mxima, que corresponder a velocidade de esfriamento da superfcie e por uma curva de velocidade mnima, correspondente ao centro da seco mais espessa, como mostra a fig. 408. O endurecimento que essas velocidades de esfriamento podero produzir nas citadas peas, depender das caractersticas de temperabilidade do ao de que cada uma feita, isto , depender da sua composio qumica, tamanho de gro, quantidade e distribuio de incluses, etc. Essas caractersticas so expressas pela forma e posio das curvas doe diagramas TTT, ou de esfriamento contnuo, especificas a esse* ao*. Na prtica o problema no pode ser solucionado de um modo rigoroso, porque cada ao tem caractersticas de temperabilidade* prprias e exigiria a determinao de um diagrama de transformao achate para ele. Traam-se ento diagramas de aos com composio definida. que se enquadram nos limites de composio dos aos de uma, e categoria, e esses diagramas so utilizados para representar aproximadamente o comportamento dos aos dessa categoria.. Por outro lado no possvel na prtica se controlar com as condies de esfriamento de uma pea de forma complexa, de modo que, a execuo prtica de um tratamento trmico no permite controle absoluto das transformaes que possam ocorrer. Quando o feixe de curvas de esfriamento intercepta o diagrama de transformao teremos a formao de constituintes mas note, como as perlitas, o que torna necessrio convencionar entre um material completamente endurecido por tempera e que no tenha sofrido endurecimento. Nos tratamentos com resfriamento continuo observa-se uma transiro gradual de dureza entre as partes endurecidas e as no esxterecidas. Pode-se ento adotar o meio dessa faixa de transio cano limite da zona endurecida (fig. 409). O exame metalogrfico revela que a faixa endurecida possue mais de 50'! de produtos aciculares (martensita e bainita) e a no endurecida mais de 50% de produtos lamelares, como mostra a fig. 410. 12

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Nestas bases uma pea representada pelas curvas da fig. 411 seria considerada totalmente endurecida pela tempera e a fig. 412, no endurecida. Um caso de endurecimento parcial como o da fig. 409 corresponderia s condies descritas pela fig. 413. A espessura da parte endurecida recebe o nome de profundidade de endurecimento e se fixamos as condies de esfriamento (dimenses e forma da pea e meio de tempera) ela pode ser utilizada como uma indicao da temperabilidade do material. A mudana do meio de tempera (gua, leo, etc.) modificar as velocidades de esfriamento de uma mesma pea. Antes de passarmos aos dados numricos fornecidos pelos de temperabilidade, convm que se faa meno classificao adotada pela SAE (Society of Automotive Engineers) para os diferentes tipos de ao. Nessa classificao os dois primeiros algarismos definem o tipo do ao e os dois ltimos (xx) o teor de carbono em centsimos de l%. Ensaios de temperabilidade Encontram-se freqentemente publicados os resultados de experincias realizadas com barras de vrios dimetros, feitas com diversos e temperadas em gua e em leo. Essas amostras foram depois seccionadas transversalmente, a uma certa distncia das extremidades, e sujeitas a ensaios de dureza ao longo de um dimetro. Os valores encontrados foram consignados em grficos, como indica a fig. 414, nos quais se pode acompanhar a variao da dureza desde a superfcie at o centro. Da semelhana dessas curvas com a letra "U", veio a designao de "curvas em U". Esses grficos podem ser sobrepostos e servem de referncia para os valores aproximados, que podem ser esperados quando se tempera em gua ou em leo uma barra de certo dimetro feita de um determinado ao. A ttulo de exemplo damos na fig. 416 valores para tempera em gua e em leo de 5 tipos de aos, cada qual ensaiado com amostras de diversos dimetros, variando de 1/2" a 5". Para ressaltar melhor a influncia que podem exercer certos elementos de liga como o cromo e o nquel, juntos, no aumento da capacidade do ao endurecer pela tempera, apresentamos lado a lado, na fig. 415, os casos extremos da fig. 416. A fig. 415 evidencia como, no caso do ao comum com 0,4Sc de carbono, a profundidade de tempera diminui medida que dimetro da pea aumenta e como cai a valores baixos, quando a tempera se processa em leo. E' flagrante o contraste do seu comportamento com o do ao nquel cromo SAE 3340, com o mesmo teor de carbono. Este ao endurece ao mximo, de fora a fora, mesmo no caso de peas de 5'.' de dimetro. Alm disso, atinge-se o mesmo resultado quando se tempera esse ao em leo. So concluses extremamente interessantes para os casos em que se busca obter uma dureza nu em peas de formas complexas, que no suportam variaes B bruscas de temperatura, como as que ocorrem na tempera em leo. No obstante a grande quantidade de experincias j quando h necessidade de se conhecer a profundidade do endoreomento, no caso de peas de certa responsabilidade, fazem-se ensaios com o ao com o qual sero feitas. Um dos ensaios mais usados para esse fim conhecido por enchas Jominy, que consiste em temperar, em dispositivo especial, um de prova cilndrico com determinadas dimenses. A tempera '. um jato de gua contra a base inferior do cilindro (fig. 4171 Impresses de dureza Rockwell-C feitas ao longo de uma geratriz desse, a comear da base 13

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV temperada, permite traar a curva indicativa 4a maneira com que a dureza diminui, medida que os pontos examinados se distanciam da base que recebeu o jato dgua. Uma diminuio dos valores da dureza at regies afastadas da base, revela tratar-* um ao capaz de endurecer pela tempera at aprecivel (deep hardening), curva l da fig. 418, ao passo que uma queda l nesses valores, logo nas primeiras determinaes, isto naquelas feitas junto base temperada, significa que esse ao tende a tornar tempera somente prximo da superfcie (shallow-hardening), curva 2 da fifc. citada. Como o ensaio Jominy no d resultados significativos para os aos de baixa temperabilidade, prefervel empregar-se para esses aos as curvas em "U", que podem ser expressas por trs nmeros, que recebem a denominao SAC. O primeiro a dureza da e em unidades Rockwell C, o segundo a rea delimitada pela curva e a ordenada zero Rockwell C, e calculada por: 1" 1 S Dureza mdia R x ---- pol. o 16 e o ltimo nmero a dureza do centro do corpo de prova tambm em unidades Rockwell C. A tempera feita em gua, em dispositivo especial para garantir a mxima velocidade de esfriamento e o corpo de prova um cilindro de l x 4 polegadas. Cuidados a observar na tempera Aquecimento As precaues a tomar no aquecimento so as mesmas do r mento: aquecer uniformemente e prevenir a descarbonetai co e a deformao das peas. As peas a serem temperadas podem ser aquecidas cm mufla. que o processo mais usado, ou em banhos de chumbo, sais. O chumbo permite aquecimento at 870C e as peas aproximadamente quatro vezes mais depressa . Os vapores dos banhos de chumbo so, porm, sade. Com os sais podem-se fazer aquecimentos at 1300 C Emprea se cloreto de sdio, carbonato de sdio, cloreto de bric de outros sais, se desejar baixar seu ponto de fuso ou f carbonetao. Estes banhos deixam uma pelcula de sal sobre a da pea, que as protege no momento da transferncia par : de resfriamento. De um modo geral, os banhos tm a vantagem de aquecer i fortemente as peas e proteg-las contra a oxidao pelo ar. A temperatura adequada a ser atingida pela pea e o temp manncia a essa temperatura so os mesmos j citados no r (ver fig. 375). Convm repetir que esse grfico s vlido para c ao carbono. No aplicvel aos aos que contm certos como nquel, cromo, vandio, tungstnio, mangans, silcio, de. de determinados teores, porque nesses casos so considerados i e sua zona critica difere da dos aos carbono. Quando se temperam aos, principalmente os de mais de 0,9% de carbono, de temperaturas demasiado elevadas, o material torna-se excessivamente duro e tambm quebradio devido ao excesso de carbono que entra em soluo na austenita. Esses tratamentos do martensitas grosseiras como a da fig. 419.

14

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Esfriamento (Tempero). escolha do banho depende da tempera que se quer dar e da qualidade do ao a ser tratado, porque certos aos trincam e empenam quando temperados era gua e s suportam tempera branda. Com exceo de alguns aos-liga que endurecem pelo simples esfriamento ao ar (tempera ao ar), o esfriamento praticado na tempera comum habitualmente rap.do. Para esse fim, as peas, depois de devidamente aquecidas e homogeneizadas na temperatura de austenitizao. so em seguida mergulhadas em lquidos. Como a absoro de calor por um liquido depende principalmente de soa natureza, e de sua temperatura, so vrios os lquidos usados, conforme a velocidade de esfriamento desejada. a) gua e solues aquosas de: sais, cidos ou glicerina b) leos: minerais, vegetais ou animais, c) Chumbo fundido, ou sais fundidos. Considerando a rapidez de esfriamento produzida, esses lquidos poderiam ser citados, na seguinte ordem, na qual a gua, temperatura ambiente e sem agitao. tomada como unidade. A gua um meio de tempera bastante eficiente e econmico. medida, porm, que ela aquece, sua capacidade de tempera diminui a ponto de, perto da temperatura de ebulio, ser apenas de um dcimo. As solues de cloreto de sdio acima de 10'v no so recomendadas. As peas devem ser muito bem enxaguadas depois da tempera, porque o sal acelera a corroso. As solues de soda so igualmente usadas em concentraes baixas. Do s peas uma cor clara e no as enferrujam. Estas solues devem ser manipuladas com cuidado porque so custicas. As solues aquosas de glicerina fornecem banhos de tempera intermedirios entre a gua simples e o leo. Os leos so meios de tempera em geral brandos, empregados quando h perigo de empenamentos, trincas, tenses n ternas excessivas Dos leos, os minerais so preferidos por serem menos sujeitos a se deteriorarem com o uso. Os leos vegetais e animais tm ainda a desvantagem de desprender odores desagradveis. Na escolha de um leo para tempera deve-se levar em considerao sua capacidade de tempera, sua estabilidade, facilidade de baixo custo, sua passividade qumica em face do metal quente e no ser muito inflamvel. Os banhos de tempera se tornam mais brandos que se aquecem. No caso de leos grossos a diminuio de sua visco o aquecimento pode sobrepujar, pelo menos entre certas temperatura o efeito abrandados que o aquecimento exerce sobre a capacidade de tempera de banho. Isso pode conduzir a resultados inesperados na tempera. Banhos de sal fundido so usados entre 160 e 450*C chumbo, acima de 327C. Empregam-se nos tratamentos como a austempera e a mar tempera, que so temperas em banhos nos quais as peas permanecem algum tempo antes de prosseguir no seu esfriamento. Na austempera ficam no banho at a austenita se transformar no constituinte acicular, bainita. Na martmpera, as peas ficam no banho aquecido a cerca de 200C, apenas at igualar a periferia e o centro da pea, enquanto o ao ainda est austentico; depois o esfriamento pode prosseguir, obtendo-se martensita com menor perigo de trincas 15

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV ou empenamentos. martmpera avio dispensa o revenido quando preciso atenuar a fragilidade dai peas ou, alcanar boas propriedades elsticas. preciso que o volume do banho esteja em proporo com o tamanho da pea que se quer temperar, porque, como j foi dito. a capacidade de um liquido absorver calor diminui com a elevao de soa temperatura; portanto, se o lquido for insuficiente, ou se temperam vrias peas com pequeno intervalo de tempo, no mesmo banho, o aquecimento excessivo pode produzir uma tempera branda, quando se desejaria fosse violenta. importante tambm agitar a pea no banho durante a tempera para assegurar um esfriamento mais rpido e uniforme. Se no se agitar, a presso do vapor que se desenvolve junto pea, impede a aproximao de novas camadas lquidas e o esfriamento se torna "mm* lento, prejudicando os resultados da tempera. Quando a pea muito grande, agitase o lquido do banho. Com banhos inflamveis preciso tomar cuidados especiais, abafando as labaredas por meio de uma cobertura qualquer que dificulte o acesso ou renovao do ar sua superfcie.

7. CONSTITUINTES DOS AOS TEMPERADOS


Para clareza convm recapitular os seguintes fatos que com a austenita quando o esfriamento lento: 1. H separao de ferrita, ou de cementita. na critica, conforme se trate de ao hipoeutetide ou hipereutet 2. Todo o ferro gama se transforma em ferro alfa ao linha inferior da zona crtica, porque nessa a quantidade de carbono na austenita atinge a linha a precipitao da cementita baixa localmente carbono da austenita, favorecendo a nucleao de 3. Pelo mesmo mecanismo, o crescimento da ferrita uma elevao no teor de carbono da austenita adj favorecendo a nucleao de cementita. Esse processo de nucleaes e crescimentos alternados de e de cementita, d origem perlita. Quando o esfriamento muito rpido, os fenmenos atada se do, porque: a) a migrao dos elementos exige tempo, mormente a do 1. item; b) essa migrao extremamente ! abaixo de certas temperaturas. Em conseqncia, os esfriamentos bruscos transformam a numa soluo slida supersaturada de carbono no ferro alfa. EMa textura toma o no de martensita e se revela ao microscpica caracterstico. Depois de um ataque mais demorado, vm-se finas es retas, s vezes pouco pronunciadas e difceis de serem postas entrecortando-se segundo trs direes, como tringulos (figs 4t 424). Essas trs direes so vestgios dos traos dos planos da austenita, que sofreram os escorregamentos na martenstica. No sistema cristalino do ferro gama os tomos de acomodam perfeitamente e no estorvam os deslizamentos quando o ao deformado. Por isso, a austenita relativamente Mas, na martensita, o ferro est numa forma alfa modificada p excesso de carbono, cuja presena estorva as deformaes plsticas a tal ponto, que elas se tornam praticamente impossveis. Dai a gr dureza da martensita. Quando o esfriamento menos brusco, j se torna posshrei um comeo de transformao da austenita a temperaturas superiores. Consiste essa transformao, como j foi dito, na separao do ferro alfa e do carboneto sob a forma de uma textura lamelar ultrama. que toma o nome de troostita. As reas onde essa transformao J se deu so fortemente escurecidas pelos reativos 16

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV microgrficos (fig A textura lamelar da troostita s pode, porm, ser verificada pelo microscpio eletrnico, com ampliao superior a 3.000 x, fig 426. As reas de austenita, que no se transformarem em troostita vo se transformar em martensita a temperaturas mais baixas. Isto posto, pode-se dizer que, medida que os esfriamentos forem praticados de modo menos brusco, observar-se-o quantidades de troostita cada vez maiores - desde O',, quando a curva de resfriamento toca a extremidade esquerda do diagrama da transformao em resfriamento contnuo. Em temperatura mais baixa poder ser interceptada a zona da formao de bainita. A textura de todos os aos com mais de 0,3' de carbono, cujo esfriamento atravessa essas regies ser, pois, troostita, bainita e martensita (figs. 229 a 233). Dos aos com menos de 0,3'< de carbono falar-se- mais adiante. A dureza do ao cai rapidamente medida que a percentagem de martensita diminui e a de troostita aumenta. Quando a troostita se apresenta em rede contnua, como na fig. 432, a dureza do ao mais baixa do que se tivesse a mesma percentagem de troostita. porm, esparsa a esmo, pois a dureza tende para aquela do constituinte continuo. Para esfriamentos direita dos d agramas de resfriamento continuo j comea em diversos pontos a ter havido tempo suficiente para que as texturas lamelares formadas, embora ainda finssimas, j sejam discernveis ao microscpio comum, com luz perpendicular superfcie e 1000 aumentos. s texturas mistas, nas quais h regies com texturas lamelares discernveis e outras indiscernveis ao microscpio comum, chamamos de troosto-perlita ' (figs. 43 a 439). Com velocidades de esfriamento da ordem que estamos considerando agora, j se pode notar tambm, nos aos comuns com menos de 0.6'; de carbono, os primeiros indcios da formao de uma rede de ferrita. que os fenmenos citados no item 1., da pgina 253 que ficaram suprimidos nos esfriamentos mais rpidos, comeam agora a se manifestar com intensidade cada vez maior, medida que nos aproximamos dos esfriamentos lentos, francamente direita dos diagramas de transformao. As figs. 410 e 440 sintetizam grficamente o que acaba de ser dito. Os aos doce e extra-doce, no endurecem apreciavelmente pela tempera e os valores obtidos so tambm muito variveis. A faixa de temperaturas na qual se d a separao da (zona crtica) nesses aos, muito ampla, de modo que o tempo necessrio sua transposio, mesmo que o esfriamento possa ser rpido, , em geral, ainda suficiente para que precipite uma carta quantidade de ferrita. antes de terem incio as outras transformaes. Por isso, encontram-se nesses aos, quando temperados, os gros de martensita ou de martensita e troostita, contornados por uma rede de ferrita (fig. 445). Essa rede apresenta-se freqentemente com salincias em forma de espinha de peixe. Quando se encontram simultaneamente martensita, ferrita e troostita, esta ltima se localiza quais sempre entre a ferrita e a martensita. Nas figs. 441 a 444 apresentado um exemplo prtico do que acaba de ser exposto: o tratamento trmico das enxadas caladas. A lmina aquecida at cerca de 800C parcialmente mergulhada em gua, como se v na fig. 441. Com esse tratamento a faixa temperada endurece apenas na camada constituda por ao com teor de carbono mais alto. A parte de ao doce praticamente no endurece, por serem insuficientes no s o teor de carbono (0,1 a 0,2'l), como tambm a temperatura de tempera para esse ao. A lmina em seguida submetida a um revenido para atenuar a fragilidade da regio temperada. As bainitas (fig. 420 e 421), como vimos, so produtos de transformao isotrmica, que ocorrem abaixo do cotovelo das curvas TTT (fig. 392). Somente em certos aos e 17

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV ferros fundidos com elementos de liga que se pode obter bainitas em esfriamento continuo. Examinadas ao microscpio tico as bainitas superiores tm o aspecto de penas de aves, quando isoladas em reas martensitas. e as inferiores tm o aspecto de agulhas de martensita. escuras. Coni o auxlio do microscpio eletrnico pode-se ver que as bainitas superiores so reas alongadas de ferrita, formadas sobre a ferrita proeutetide dos contornos dos gros, e com uma precipitao de partculas e cordes de cementita paralela direo maior da rea As bainitas inferiores so agulhas longas e estreitas de ferrita, com plaquetas finas de cementita precipitadas paralelamente a uma direo que forma com o eixo da agulha um ngulo de ! A transio entre todos os constituintes formados isotnnicamente gradativa e se manifesta em faixas de temperaturas e no em temperaturas fixas, de modo que, a diferenciao microgrfico entre esses constituintes semelhantes, formados num esfriamento continuo, difcil. As bainitas tm dureza e resistncia equivalentes dos mesmos aos temperados e revenidos na temperatura de formao da bainita. porm, estas tm ductilidade muito superior dos produtos obtidos por tempera e revenido. Em peas que sofram solicitaes por flexo, ou por toro, como a quais totalidade das molas, essa microestrutura proporciona maior elasticidade ao material. Para exemplificar, um arame de ao de 5 mm de seco, com 0,85'. de carbono, d as seguintes propriedades mecnicas, quando sua dureza de 50 R, foi obtida por tempera e revenido, ou por austempera. O tratamento de austempera tem limitaes de ordem tcnica e de ordem econmica. Como o meio de resfriamento est em temperatura superior a 200. a velocidade de esfriamento tende a diminuir e as curvas de esfriamento podero tocar as zonas de transformao em alta temperatura, dando perlita. Por essa razo o cotovelo das curvas em C no deve estar muito prximo do eixo das ordenadas e portanto, s devemos utilizar no caso de aos comuns os que tenham mais de 0.5' mesmo porque esse tratamento s apresenta vantagens para durezas superiores a 40 R . O emprego de ao liga. se por um lado soluciona o problema da posio do cotovelo da curva TTT, por outro, torna o processo antieconmico para transformaes em temperaturas mais baixas porque a faixa de formao de bainita poder se estender de horas a dias Por esses motivos o tratamento de austempera s recomendado para pecas de ao carbono, ou de baixa liga e de pequena espessura (at 10 mm).

8. TEMPERA DE DENTRO DA ZONA CRITICA


Dentro da zona critica, quer no aquecimento quer no esfriamento, h sempre a presena de austenita e um outro constituinte que ferrta, ou cementita, conforme o teor de carbono do ao. Se a tempera se der nessa ocasio, encontrar-se-o na pea temperada, alm dos constituintes comuns da tempera (martensita, ou martensita e troostita), reas de ferrita ou de cementita, as quais praticamente no se alteram pelo esfriamento brusco. A questo do deslocamento da zona crtica para cima, no aquecimento, e para baixo, no esfriamento, assunto j abordado na fig. 369, tem aqui uma importncia capital. 18

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV A fig. 446 mostra um exemplo baseado em resultados experimentais de um estudo feito com ao comum de cerca de 0.5'; de carbono. As duas temperas A e B, feitas respectivamente das temperaturas de 700 e 735C, deram origem s texturas representadas nas figs. 447 a 450. Nas duas primeiras v-se a rede de ferrita. que estava formada em torno da austenita no momento da tempera, ao passo que nas duas seguintes, nota-se, pelos contornos cncavos da ferrita. que esta estava sendo absorvida pela austenita. Se a tempera A tivesse sido feita de 735C. a textura seria totalmente martenstica, porque a essa temperatura o ao ainda estaria acima da zona crtica e, portanto, austentico. Por outro lado, se a tempera B tivesse sido feita de 700, a textura do ao continuaria inalterada, isto , constituda de ferrita e perlita. A dureza Brinell no primeiro caso seria da ordem de 660 e no segundo, aproximadamente 200. Apenas com carter didtico e informativo, so reproduzidos, nas figuras adiante citadas, alguns aspectos da textura de pequenos corpos de prova de ao doce temperados em diversas condies: I) drasticamente (em gua fria), fig. 454; II) brandamente (em gua fervendo), fig. 445; III) drasticamente (de dentro da zona crtica) a) na descida, ao atingir 750C, fig 455; b) na descida, aps permanecer 10 minutos a 750C, fig. 456; c) na subida, aps permanecer alguns momentos a 780C, fig. 457. Os aos temperados de dentro da zona crtica no apresentam grande interesse prtico, porque a dureza atingida menor e em geral irregular. O motivo que nos leva a abordar o assunto com certa mincia, a necessidade de chamar a ateno no s para a influncia de pequenas variaes de temperatura na regio da zona crtica, como tambm a importncia do sentido em que a temperatura est variando. Quer dizer: quando a temperatura de tempera possa estar entre os limites em que pode variar a zona crtica, preciso saber se essa temperatura foi atingida por aquecimento, ou por esfriamento de temperaturas acima da ma critica. Alm disso, o autor deseja apontar tambm o auxilio que a micrografia pode prestar para encontrar a origem de certos insucessos na tempera, principalmente casos de dureza baixa em aos aparentemente bem temperados. Deseranjos romeiros, falta de homogeneidade na temperatura do forno cincia de permanncia temperatura adequada, demora entre o momento de tirar a pea do forno e sua tempera, erro na apreciao do teor de carbono, presena de certos elementos de liga que exijam tempo superior ao normal para se processar a austenitizao, etc., so causas que passam as vezes, ou cuja importncia substimada e que so entretanto as responsveis pelas anomalias. A presena de pequenas reas esferoidais de cementita no ao comum rico em carbono e temperado, significa que, antes do tratamento trmico, os carbonetos estavam provavelmente coalescidos e no momento da tempera a sua absoro pela austenita no se tinha ainda operado por completo. Isto pode acontecer no s quando a tempera feita de dentro da zona critica, como quando a permanncia a temperaturas acima da referida zona demasiado curta, pois a dissoluo da cementita um pouco demorada, principalmente se se achar sob a forma globular. Note-se que as observaes acima referem-se aos aos comuns no hipereutetides. Em alguns aos-liga com alto carbono, contendo, por exemplo, tungstnio. cromo, mangans, etc., acima de certos teores, formam-se carbonetos duplos, ou complexos, que s vezes subsistem na textura do ao, qualquer que seja o tratamento trmico que ele tenha sofrido (figs. 458 a 459).

19

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV A tempera, ou melhor, o esfriamento brusco feito de qualquer temperatura .abaixo da zona critica, normalmente nenhuma influncia exerce nas propriedades mecnicas e na textura dos aos comuns.

9. REVENIDO
A tempera modifica profundamente as propriedades dos aos algumas delas tomam valores altos: a dureza, a resistncia trao, etc., mas. outras, como a resistncia ao choque, o alongamento, a estrico, caem a valores muito baixos. Alm disso, o material fica com tenses internas apreciveis. O revenido o tratamento que vem corrigir esses inconvenientes, restituindo ao ao grande parte das propriedades perdidas, sem afetar muito aquelas visadas pela tempera. A resilincia flexo ou toro e a resistncia ao choque so elevadas notavelmente pelo revenido. Por esta razo costumam ser temperados e revenidos quais todos os tipos de molas. Assim podem suportar cargas e deformaes maiores do que com qualquer outro tratamento, sem se romper e. retirada a carga, voltar praticamente forma primitiva. A fig. 460 ilustra essas asseres O conjunto A representa 3 molas, de forma idntica, feitas do mesmo ao, sendo a primeira temperada (T), a segunda, temperada e revenida (TRv) e a terceira, recozida (Re). Antes da experincia elas so exatamente do mesmo comprimento. Submetidas a uma pequena carga, as trs se alongam igualmente (conjunto B) e, descarregadas, voltam ao tamanho inicial. Aplicando-lhes uma carga maior, da ordem do escoamento da mola recozida, esta se alongara muito mais do que as duas primeiras, cujas distenses sero iguais. Retiradas as cargas, verificar-se- (conjunto C), que as duas primeiras voltaram ao seu comprimento inicial, enquanto a mola, no estado recozido, apresenta uma deformao permanente bastante pronunciada, o que desaconselha o seu uso para esse fim. O conjunto D mostra o que sucede com as duas primeiras, quando sujeitas a cargas ainda mais elevadas: a mola temperada e revenida comea a distender-se um pouco mais do que a temperada, em virtude de um pequeno escoamento das fibras externas, ao passo que, a mola simplesmente temperada, rompe-se bruscamente. Do conjunto D deprende-se tambm que, para cargas dessa ordem, a mola temperada exige um esforo maior do que a revenida para alongar-se, igualmente. Removida a carga da mola revenida, notar-se- um pequeno alongamento permanente que, na maioria dos casos, no chega a para seu uso. A deformao permanente que -ala agora apresenta, no aumentar, se ela for submetida a cargas inferiores quela que a causou. A quebra prematura da mola temperada provm do seu baixo alongamento, que no permite escoamentos locais para redistribuio de tenses, de modo que os pontos mais solicitados na superfcie rompem, produzindo zonas com concentraes de tenses ainda maiores, devido reduo de seco junto s fissuras. Isto ocorre particularmente nos casos de flexo e de torso. nos quais as tenses mximas se localizam nas fibras externas da pea. Defeitos, como pequenas trincas, escorvam a fratura que, uma vez iniciada, se propaga instantaneamente a toda a seco. O ao revenido, alm de apresentar tenses residuais consideravelmente menores, possue certa capacidade de alongar-se e assim, antes da fibra mais solicitada romper-se, ela se alonga, descarregando parte das tenses s fibras vizinhas, menos solicitadas. 20

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Com efeito, observando-se o conjunto E, ver;fica-se que a mola revenida suporta cargas maiores ainda, com grande distenso. e, novamente descarregada, apresenta uma deformao permanente relativamente pequena em comparao com aquela suportada sob carga. To boa flexibilidade se consegue com um revenido a temperatura adequada. Com um revenido a temperaturas mais baixas, a deformao permanente seria menor, porm, o perigo de uma ruptura aumentaria. Com um revenido a temperaturas mais altas, as deformaes permanentes, seriam maiores e ocorreriam sucessivamente a cargas mais baixas, at confundir-se com as da mola recozida. Quando essa demonstrao feita com auxilio de um dispositivo apropriado, que permita medir a carga e o alongamento, pode-se traar o grfico da fig. 461. Em ensaio de trao normal, isto , com corpo de prova reto, os esforos se repartem melhor por toda a seco e verifica-se ento que o ao temperado resiste mais do que o revenido1", fig. 462. Devido ao fato da solicitao nas molas helicoidais ser esforo de toro, a resilincia da mola temperada e revenida, depois de um pequeno escoamento das fibras superficiais, maior do que a da mola simplesmente temperada, visto que ela definida pela rea delimitada pela curva carga--deformao e o eixo das deformaes. No caso da solicitao por trao a resilincia do ao temperado maior que a do temperado e revenido, visto que o mdulo de elasticidade de ambos o mesmo e o limite de escoamento do material temperado mais elevado do que o do temperado e revenido. O efeito do revenido tanto mais intenso quanto mais elevada for a temperatura a que se chegar e quanto mais tempo durar esse tratamento. A figura 463 mostra a variao das propriedades mecnicas de um ao SAE 1050, com o revenido. Cores de revenido Aquecendo-se em presena do ar, uma pea de ao lixada, polida, ou simplesmente esmerilhada, forma-se na sua superfcie uma pelcula de oxido, que no incio muito fina e decompe a luz de modo a dar uma certa colorao pea. Esta colorao, que ocorre entre mais ou menos 220 e 320C, para os aos carbono, depende da espessura da pelcula, a qual, por sua vez, funo de temperatura da pea. Pode-se assim avaliar aproximadamente a temperatura a que est atingindo o ao ou a que ele atingiu, pois a colorao correspondente a temperatura mxima permanece depois de esfriado : A tabela ao lado d uma relao aproximada entre a temperatura e a colorao correspondente1". So as chamadas cores de revenido s vezes empregadas nas oficinas onde se procede a tmperas seguidas de um revenido baixa temperatura. Certas ferramentas, como os ponteiros com que so desbastados os blocos de granito, os operrios aquecem numa forja e temperam somente a ponta em gua fria. Logo que a ponta se esfriou, passam uma parte desta rapidamente no esmeril para obter uma superfcie do metal isenta de oxido. O calor armazenado no corpo da ferramenta vai pouco a pouco se propagando at a ponta temperada, que sofre com isso um revenido, cuja temperatura pode ser acompanhada pelas cores, que sucessivamente, apresenta a parte recm-esmerilhada. Atingida a temperatura desejada, mergulham a pea toda em gua, esfriando-a depressa para que o revenido no prossiga. Esta operao no tempera o corpo da pea porque nesse momento j est abaixo da zona crtica 21

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV O tratamento que acaba de ser descrito, s vezes impropriamente chamado dupla tempera.

10.CONSTITUINTES DOS ACOS TEMPERADOS E REVENIDOS


O revenido comea a atuar de maneira perceptvel somente acima de 150. Abaixo deva temperatura, o carbono disperso no ferro alfa forma uma soluo slida metaestvel, a martensita, que assim permanece indefinidamente, porque temperatura ambiente ele no tem mobilidade suficiente para se separar. medida que a temperatura se eleva acima de 150, vai crescendo a mobilidade do carbono e a separao se realiza de modo cada vez mais pronunciado, at que. a 600, a separao atinge um grau tal, que o ao, antes martenstico, apresenta-se agora com uma textura caracterstica, denominada sorbita, constituda de pequeninas partculas de cementita. geralmente tendendo para a forma esferoidal, sobre um fundo de ferro alfa. isto , de ferrita (figs. 464 e 465) '-'. s texturas que ocorrem a temperatura mais baixas, quer dizer, quelas em que a separao ainda no est terminada, como por exemplo, a de um revenido a uns 450, podese dar o nome de texturas sorbiticas "'. Esta conservam, em geral, ainda bem visvel e at mais contrastado, o aspecto tpico da martensita, porque um comeo de separao do carboneto torna o material mais atacvel pelo reativo (figs. 466 e 467). Por outro lado se a temperatura de revenido se leva at penetrar na zona crtica, o aspecto da textura passa a ser o de um recozimento parcial (fig. 468). A fig. 469 d uma apresentao do conjunto das consideraes que acabam de ser feitas.

11.TRANSFORMAES ESTRUTURAIS NO REVENIDO


A martensita. como vimos, uma soluo slida, supersaturada e metaestvel. de carbono num reticulado de ferro tetragonal. com composio idntica da austenita que lhe deu origem. Sendo uma soluo supersaturada, ela tem tendncia a precipitar o excesso de carbono e se transformar em ferro alfa. Essa separao do carbono, que se d na forma de carboneto, ocorre em vrios estgios. O primeiro estgio tem incio acima de 150, com a precipitao de carboneto t (Fe,C hexagonal) e transformao da martensita numa martensita de baixo teor de carbono (0.25'. C). Esse estgio embora no provoque acentuada queda de dureza, ele proporciona um aprecivel alvio de tenses residuais. A presena de um segundo constituinte, apesar de invisvel ao microscpio, faz com que a martensita ta revenida escurea mais rapidamente num ataque microgrfico. O segundo estgio ocorre entre 250 e 400. com o aparecimento de ferrita nos limites entre a martensita de baixo carbono e o carboneto e com uma progressiva transformao do carboneto c em cementita (Fe.C ortorrmbico). Neste estgio a microestrutura ainda mantm o seu aspecto acicular O terceiro estgio ocorre acima de 400 com urna separao completa da ferrita e da cementita. Com a elevao da temperatura at 700, h tendncia para o crescimento dos gros de ferrita e esferoidizao das partculas de cementita, dando a textura denominada sorbita. 22

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Se existirem elementos de liga do tipo substitucional, que formem carbonetos estveis, neste ltimo estgio que eles podero se movimentar, com maior velocidade, e substituir tomos de ferro da cementita. V-se portanto, que o revenido em alta temperatura, no somente provoca a separao da cementita, mas tambm afeta a partio dos elementos de liga entre a ferrita e a cementita. Assim sendo, para cada composio de ao, podemos atravs da escolha da temperatura de revenido, obter qualquer limite de resistncia, ou de escoamento, entre o do material simplesmente temperado e o do completamente recozido. Em igualdade de resistncia, ou de dureza, os aos temperados e revenidos tm geralmente maior ductilidade. devido maior uniformidade na distribuio da cementita. As curvas da fig. 470 exemplificam o exposto no caso da dureza Brinell. Os valores ai representados devem ser interpretados da seguinte maneira: A curva dos aos temperados, que a mesma da fig. 395, representa a dureza mxima, que se pode obter com cada ao. Tratando-se de ao carbono, esses valores so alcanados somente pela tempera de peas pequenas em gua. Para certos tipos de ao-liga esses valores podem ser obtidos em peas maiores, como se verifica na fig. 416. A curva dos aos recozidos vlida para os aos comuns em peas de qualquer tamanho porque sempre possvel esfriar lentamente, tanto uma pea grande como uma pea pequena. Representa um valor aproximado, porque s esto ai considerados os teores de carbono. Os teores de mangans, silcio e fsforo e o tamanho dos gros introduzem pequenas alteraes nesses valores. A curva das durezas mnimas se refere ao estado completamente coalescidos. Esta curva se afasta mais dos valores dos aos recozidos para teores mais elevados de carbono. Para os aos carbono, os valores entre as duas primeiras curvas podem provir dos seguintes tratamentos: tempera branda (martensita e troostita), tempera de dentro da zona crtica (martensita e ferrita), tempera com tempo insuficiente de aquecimento (martensita e ferrita), tempera e revenido (sorbita), normalizao (troosto-perlita), encruamento (gros deformados) ou combinaes desses tratamentos. Excluda a presena de elementos de liga, cuja interferncia s vezes complica a investigao da causa da dureza, as demais causas apontadas, inclusive possvel heterogeneidade proveniente de concentraes locais, so, em geral, detectveis pelo exame metalogrfico. Valores entre as curvas dos aos recozidos e dos coalescidos. podem provir de coalescimentos parciais, afastada a hiptese de uma descarbonetao local. Tambm estes casos so verificveis micrograficamente.

12.COALESCIMENTO
Quando a temperatura do revenido se aproxima muito da zona critica e permanece muitas horas na sua vizinhana, as pequenas partculas de cementita agrupam-se em partculas maiores, formando glbulos de cementita facilmente visveis ao microscpio. Diz-se ento, que a cementita est coalescida ou esferoidizada, (figs. 471 e 472). Este fenmeno pode ser acelerado fazendo a temperatura oscilar em torno de 723 porque as partculas finas se dissolvem em menos tempo do que as grossas e no esfriamento subseqente a cementita vai se depositar sobre os restos das partculas mais grossas. Esta oscilao aplicada aos aos recozidos tambm conduz ao mesmo resultado. O coalescimentos chega a reduzir a dureza do ao s vezes a quais metade da que possue no estado recozido (fig. 470). Isto permite uma economia aprecivel na usinagem de aos de elevado teor de carbono (principalmente os extra-duros, hipereutetides), pois o 23

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV esforo exigido para essas operaes se torna muito menor, podendo alm disso, ser executadas, freqentemente com ferramentas comuns, em mquinas mais leves. Os aos coalescidos, quando reaquecidos para serem recozidos, normalizados ou temperados, precisam permanecer acima da zona critica mais tempo do que o normalmente exigido, por ser a dissoluo dos carbonetos no estado globular. mais demorada, fig. 473 e 474.

13.AOS RPIDOS
Quando discorremos sobre o revenido dos aos comuns, tivemos ocasio de mostrar como a dureza, que o ao adquirira pela tempera, diminua com a temperatura do aquecimento (fig. 463). Esta a deficincia mais sria que apresentam as ferramentas feitas de ao comum, cujo corte, durante o trabalho, est sujeito a aquecimentos de algumas centenas de graus, como, por exemplo, ferramentas de torno, de plainas, dentes de serras, brocas, etc. Como o trabalho muito intenso aquece o corte da ferramenta, necessrio executar o trabalho mais lentamente para dar tempo dissipao do calor, ou ento prover uma refrigerao com gua, ou leo solvel, etc., para evitar o aquecimento acima de 100C. A ferramenta que perdeu o corte por desgaste em trabalho normal pode ser reafiada e com isso readquirir sua eficincia primitiva. Se, porm, a ferramenta perdeu o corte porque aqueceu demais, ento no adianta reafi-la, pois o ao perdeu sua dureza e nesse caso preciso primeiro temperar de novo a ferramenta. O desenvolvimento de aos-liga, especialmente os com cromo e tungstnio, trouxe uma contribuio muito valiosa para o aperfeioamento de ferramentas. Esses aos tm a propriedade de s perderem a dureza que adquiriram pela tempera, quando atingem temperaturas da ordem de 650. Por isso, as ferramentas feitas desses aos permitem um trabalho mais intenso e mais rpido, porque o aquecimento no os afeta tanto. Da o nome de aos de corte rpido ou simplesmente aos rpidos com que so conhecidos. Um ao rpido de emprego muito generalizado o denominado ao 18-4-1, em cuja composio entram 18r; de tungstnio, 4% de cromo e 1% de vandio. H ainda vrios outros tipos de aos nos quais intervm tambm o molibdnio e o cobalto como elementos de liga ". A fig. 475 faz a comparao aproximada entre um ao carbono para ferramenta e um ao rpido. Convm no confundir esses aos com os metais duros como o "Widia", "Carboloy", "Mitia", etc., que no so aos, mas p de carboneto de tungstnio durssimo aglomerado por meio de cobalto por sinterizao (processo especial empregado na "metalurgia de p"). fig. 476.

14.TRATAMENTOS PARA ENDURECIMENTO SUPERFICIAL


Na construo de mquinas, freqente precisar-se de peas dotadas simultaneamente de uma boa resistncia ao choque e uma dureza muito elevada para resistir bem ao desgaste, como por exemplo, os dentes de engrenagens, certas matrizes para estampagem, pinos mveis, eixos, articulaes esfricas, etc.

24

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV O ao acima da zona critica, alm de dissolver no estado slido mais carbono, tm tambm a propriedade de absorver este ltimo, quando em contacto com substncias capazes de ced-lo (cementos). Esta propriedade, utilizada com certas precaues em peas feitas de ao doce, permite elevar o teor de carbono junto sua superfcie, e, assim.aumentar a dureza da camada perifrica, conservando, entretanto, ductil o interior da pea, cuja composio no se altera. O teor mais conveniente a atingir junto superfcie o eutetide (0,8';). Na cementao pelo carbono empregam-se em geral comentos slidos, mas quando se visa introduzir no ao tambm o nitrognio, ou somente este, empregam-se cementos lquidos (cianetos fundidos), gases carbonetantes, ou nitretantes. Os cementos slidos so constitudos geralmente de carvo de madeira modo, no muito fino, misturado com certos carbonatos. Estes tm ao meramente cataltica na cementao. aumentando a proporo de CO em relao ao CO.. Um cemento simples, citado na literatura tcnica e freqentemente tomado para termo de comparao, o conhecido por cemento de Caron e cuja composio de 40'. de carbonato de brio e 60' de carvo vegetal. Como a cementao pelo carbono uma operao demorada, exigindo em geral algumas horas, a permanncia acima da zona critica (900 a 1000C) durante esse tempo produz no material uma granulao grosseira (superaquecimento) '", fig. 477. E' pois necessrio regenerar a textura da pea cementada, isto , tornar sua granulao mais mida, por meio da uma normalizao. A camada perifrica agora mais dura e est em condies de ser endurecida ainda mais, se for submetida a uma tempera. Para isso, reaquece-se a pea a cerca de 770"C e tempera-se, fig. 478. Como se v na fig. 479, esta temperatura suficiente para temperar a parte perifrica de elevado teor de carbono, mas no altera muito as propriedades do ncleo da pea, que conserva assim a sua ductilidade. Poder-se-ia tambm, em lugar de recozi-la, temper-la de mais ou menos 900 e depois reaquec-la at uma temperatura mais baixa (770, por exemplo) e temper-la de novo. Este processo, tambm freqentemente usado, conhecido por dupla tempera e permite ao ncleo tomar uma estrutura fina e tenaz, e, periferia, uma alta dureza. Em seguida faz-se sempre um revenido a 180 para o alivio de tenses. Esse tratamento diminuir muito pouco a dureza da camada cementada. A penetrao do carbono habitualmente de cerca de mm e convm que a passagem da camada cementada para a parte seja o quanto possvel gradativa. Uma transio brusca pode acarretar o destacamento da camada cementada, principalmente quando a pea tiver de suportar choques na superfcie. A espessura da camada cementada pode ser observada na fratura da pea e tambm micrograficamente, depois de um ataque com reativo de iodo, por exemplo, fig. 480. Ao microscpio pode-se apreciar com mais detalhe e observar melhor a transio entre a parte cementada e o ncleo (fig. 481). Como a penetrao do carbono influenciada pela composio qumica do ao. necessrio que este esteja entre determinados limites para que se obtenha uma cementao satisfatria. Tem influncia importante o prprio carbono j existente no ao e o mangans, cujos teores devem ser baixos. Certo teor de nquel muitas vezes desejado, porque este elemento atenua o crescimento exagerado dos gros pela longa permanncia acima da zona crtica, alm de aumentar a tenacidade do material

25

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV Quando, no esfriamento de um ao hipereutetide (camada cementada, por exemplo), se forma uma orla de ferrita entre os gros de perlita e a rede de cementita que os envolve, o ao considerado anormal Peas com essa textura tendem a apresentar "pontos moles" depois de temperadas e a camada cementada frgil. A origem dessa textura ainda no foi satisfatoriamente explicada, admitindo-se, entretanto, que o oxignio presente no ao, influa na sua formao. Alm da cementao pelo carbono pode-se promover o endurecimento superficial por nitretao. ou por cianetao. A nitretao consiste em aquecer as peas de ao em forno adequado, no qual injetado amnia (gs). A temperatura conveniente nitretao de 500 a 550C e sua durao e da ordem de dias (40 a 90 horas). A essa temperatura, a amnia (NH:t) decomposta e o nitrognio penetra na camada perifrica da pea, onde forma nitretos de alta dureza. Os aos que melhor se prestam para esse tratamento so conhecidos por "Nitralloy Steels" e contm cromo, molibdno, alumnio e um pouco de nquel. Antes da nitretao, as peas so em geral temperadas e revenidas, para assegurar um ncleo tenaz e tornar a textura da superfcie mais propicia nitretao, e, a seguir, so retificadas. As peas depois de nitretadas no precisam ser temperadas de novo e atingem, na sua superfcie, dureza e resistncia ao desgaste muito mais elevadas do que o mximo que se poderia obter pela tempera. Como no precisam ser esfriadas rapidamente, no ficam com tenses internas apreciveis e esto menos sujeitas a empenar, o que dispensa, em muitos casos, uma retificao posterior. Peas nitretadas conservam sua alta dureza mesmo depois de terem sofrido aquecimentos da ordem de 500C, mas perdem-na a temperaturas mais elevadas. S uma nova nitretao lhes restitue a dureza perdida. A nitretao tem o inconveniente de formar uma camada muito delgada (apenas cerca de 0,5 mm para um tratamento de 40 horas) e de transio brusca para o material subjacente. Na cementao pelo carbono, essa transio mais gradativa. A cianetao praticada mergulhando as peas em sais fundidos contendo cianetos, como por exemplo, o de sdio, a temperaturas entre 850 e 900C. Por este processo as partes superficiais das peas absorvem, alm do nitrognio, tambm o carbono. As peas cianetadas so depois temperadas a partir do prprio banho, figs. 483 a 486. Quando h necessidade de temperar de novo uma pea cianetada, seu aquecimento deve ser feito num banho semelhante ao que serviu para a sua cianetao. Os cianetos so sais extremamente txicos e seu manuseio exige certos cuidados. H ainda outros processos para o endurecimento perifrico, tais como recobrir a superfcie com uma camada de solda de ao duro, ou ento produzir um aquecimento apenas superficial nas partes a endurecer e temperar imediatamente a regio aquecida figs. 487 e 488. So processos relativamente modernos denominados pelos americanos "hard srfacing" e "surface hardening". respectivamente, ao passo que a cementao, tal como foi descrita na pgina 289, eles denominam "case hardening". O aquecimento superficial pode ser produzido por meio de maaricos ou por meie de induo de uma corrente eltrica de alta freqncia.

26

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV

15.REVESTIMENTOS SUPERFICIAIS. SOLDAS. CALDEAMENTOS


Quando a superfcie da pea recoberta com uma camada de outro metal depositado por meio de jacto (metalizao), seu aspecto facilmente reconhecvel ao.microscpio (fig. 489). Depsitos eletrolticos so em geral mais finos do que os obtidos por imerso e formam um pelcula que acompanha todas as enfractuosidades da superfcie da pea com espessura mais uniforme (figs. 490 e 491). O ferro eletroltica. tal como depositado, tem o aspecto da fig. 493; submetido a um recozimento. sua textura torna-se semelhante do ferro puro obtido per fuso comum (fig. 494). Depsitos de ao extra-doce ou de ao duro feitos por solda eltrica, tanto para restaurao como para unio, apresentam texturas caractersticas (figs. 495 e 496). Nas figs. 497 a 501 pode-se observar a zona de transio entre material depositado por solda e o material base, sem e com recozimento posterior. A fig. 503 mostra uma trinca com penetrao de cobre, fato constatado debaixo da solda de um cabo de cobre a do s trilhos para uni-los eltricamente. A seguir so apresentados vrios exemplos de unies por caldeamento: Exemplos de caldeamento bons, figs. 504 e tambm 505 (em ferro de pacote); fig. 506 (caldeamento de uma ferramenta) e fig. 507, outra ferramenta, depois de temperada; exemplos de caldeamento imperfeito apresentando xidos na linha de unio, fig. 508 e outro onde tratamento perifrico (qumico ou trmico) que lhe tenha alterado a textura nessa regio. O exame microgrfico de materiais assim tratados habitualmente feito em seco normal superfcie da pea.

16.PIROMETRIA
medida das temperaturas altas empregadas na metalurgia e em outras atividades, feita por meio de aparelhos chamados pirmetros. Estes aparelhos podem classificar-se em dois grandes grupos: os que precisam ficar com uma de suas partes no ambiente cuja temperatura se deseja conhecer que fazem essa medio distncia. No primeiro grupe se sobressaem os pirmetros termoeltricos e o segundo abrange os diversos tipos de pirmetros ticos e de radiao. a) Os pirmetros termoeltricos baseiam-se no seguinte: Quando dois fios de metais ou ligas diferentes esto soldados um ao outro por uma de suas pontas, aparecer uma diferena de potencial entre as extremidades livres, se estas estiverem a temperatura diferente da soldada Boa diferena de potencial resulta de uma fora eletromotriz que cresce com a diferena das temperaturas citadas e pode ser medida por meto de um potencimetro. ou de um milivoltmetro (fig. 511). Os fios assim soldados tomam o nome de par termo-eltrico A fora eletromotriz funo da composio qumica do par e da temperatura e assim sendo, escolher-se- fios de metais ou ligas que possam dar um valor grande a essa diferena, para facilidade de sua medida. Como um par termo-eltrico precisa satisfazer certas condies ditadas pela prtica, tais como facilidade de reproduo, boa resistncia ao calor e oxidao. constncia do potencial termo-eltrico a cada temperatura e variao contnua com esta, inalterabilidade 27

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV dessas caractersticas com o uso. o nmero de pares, que satisfazem simultaneamente a todas essas condies, reduzido. Aqui sero citados apenas os mais usuais, com suas limitaes. A fig. 512 representa grficamente a fora eletromotriz de diversos pares em funo da temperatura. Para encontrar a fora eletromotriz dos pares, basta subtrair algbricamente os respectivos valores com relao platina, tomada como referncia, e representada pela linha horizontal. A seguir apresentada a composio qumica aproximada dos elementos desses pares. O par permitindo medir temperaturas at 1100C, satisfaz a grande maioria dos tratamentos trmicos. Sua diferena de potencial relativamente grande possibilita o emprego de instrumentos de construo bastante robusta para as condies de trabalhos das usinas. Infelizmente o par, que utilizvel at temperaturas de 1500C, muito dispendioso e requer manipulao mais cuidadosa. Alm disso, sua pequena diferena de potencial exige um milivoltmetro muito mais sensvel do que os outros pares e, portanto, de construo mais delicada, razo pela qual mais empregado em trabalhos de laboratrio. Para temperaturas dessa ordem e mais altas, recorre-se aos pirmetros ticos. b) O segundo grupo engloba os pirmetros ticos e os de radiao. Entre os ticos distinguem-se os de desaparecimento do filamento e os de desaparecimento de um ponto. Os primeiros baseiam-se na comparao do brilho do filamento incandescente de uma lmpada, com o emitido pelo objeto, ou interior do forno, quando aquecido acima de 700C. Como a incandescncia do filamento da lmpada suscetvel de ser intensificada ou atenuada por meio de um reostato, possvel fazer coincidir o brilho do filamento com o do ponto visado e, quando Isso se d, no se v mais o trecho do filamento que serve de referncia. Um filtro monocromtico vermelho de comprimento de onda de 0.65j., elimina a eventual diferena de cor entre as duas imagens que se procura comparar, sem acentuada reduo na intensidade da radiao. A fig. 513 mostra esquemticamente no que consiste um pirmetro desse tipo. Para us-lo, procura-se primeiramente ajustar a ocular pondo em foco o filamento da lmpada, e, em seguida, focaliza-se aquilo cuja temperatura se deseja determinar, ajustando a objetiva. Com auxilio do reostato, faz-se a coincidncia do brilho do filamento com o do objeto visado e l-se no miliamperimetro a corrente que para isso necessria. Como estes aparelhos so tambm graduados em graus, tem-se diretamente a temperatura. Os pirmetros ticos servem para medidas de temperaturas de 700 a 2000C. Para poupar a lmpada e tornar mais precisas as comparaes, o miliamperimetro dispe, em geral, de duas escalas: uma de 700C a 1400C e outra de 1200C a 2000C. A segunda utilizada com a interposio do filtro II. Certos pirmetros ticos em lugar de medirem a intensidade da corrente com um miliamperimetro, o fazem com um dispositivo poten-ciomtrico com escala em graus. No pirmetro tico de desaparecimento de ponto, utiliza-se apenas um ponto do filamento cujo brilho mantido constante. Um filtro giratrio e de intensidade crescente permite atenuar a intensidade da imagem visada at esta chegar a ter o mesmo brilho do ponto, momento em que a visibilidade deste desaparece. Para essa posio do filtro. faz-se a leitura da temperatura diretamente sobre a escala graduada em graus, solidria com ele. Os pirmetros baseados na comparao de brilhos' s podem ser utilizados para temperaturas acima de 700C. porque para temperaturas mais baixas, a visibilidade da luz emitida no suficiente. Os pirmetros de radiao so aparelhos destinados a medir a temperatura de um corpo, atravs da intensidade, em todos os comprimentos de onda. da 28

Metalografia dos produtos siderrgicos comuns - Prof. Hubertus Colpaert Resumo - Capitulo IV radiao emitida por ele. Diferem dos pirmetros ticos, porque utilizam tanto a energia radiante visvel, como as radiaes no visveis (dai o nome de pirmetros de radiao total). So constitudos por um pequeno par termoeltrico colocado no foco de uma lente de quartzo, ou de um espelho parablico. O par est ligado a um pequeno milivoltmetro, no interior do aparelho, j calibrado para indicar em graus a temperatura do campo visado. Os pirmetros portteis dispem, em geral um visor para orientar convenientemente o aparelho para o campo cuja temperatura se quer determinar, fig. 514. Algumas causas de erro que independem dos aparelhos. importante notar que tanto os pirmetros ticos como os de radiao total s do indicaes exatas para radiaes emitidas por um corpo negro, isto , um corpo que seja capaz de absorver todas as radiaes que sobre ele incidam. Somente para um corpo negro se pode estabelecer uma relao entre a intensidade de sua radiao e a sua temperatura. Essa condio de corpo negro se verifica para os corpos reais, quando estes se acham em equilbrio de temperatura no interior de um forno, pois nestas condies a parte da radiao que refletirem ser idntica que deixam de emitir, caso contrrio sua temperatura tornar-se-ia diferente da do meio. Para medidas fora destas condies temos que levar em conta os coeficientes de emissividade determinados para cada caso. As indicaes dos pirmetros ticos so razoavelmente exatas, somente quando aquilo, cuja temperatura se quer determinar, se acha em situao adequada, como, por exemplo, no interior de um forno e, assim mesmo, ao abrigo de fumaa e do reflexo de chamas. Todas as medidas tomadas fora do forno, ainda que dentro de uma usina pouco iluminada, esto sujeitas a muitas causas de erro, entre as quais esto a luz do ambiente, a casca de oxido que se forma sobre o material, ou a escria no caso do material estar lquido, que afetam o complexo fator emissividade. Os pirmetros de radiao tambm esto sujeitos a erros devidos s mesmas causas que afetam os pirmetros ticos e mais algumas, como a distncia do aparelho ao objeto, insuficincia do tamanho do campo sobre o qual se vai proceder a medida, etc. Entretanto, em muitas atividades industriais no sempre necessrio saber-se a temperatura verdadeira para o produto em fabricao resultar bom Freqentemente, basta que a temperatura aparente acusada pelo pirmetro (sempre o mesmo e usado da mesma forma) se conserve entre determinados limites fixados pela prtica.

29

You might also like