You are on page 1of 2

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia. htm http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.

htm Formas de energia


As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas. Energia convencional caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. J a energia alternativa aquela originada como soluo para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem tambm duas distines: renovveis e no-renovveis. Renovvel: a energia que extrada de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotvel. Ex: energia solar, energia elica, etc. No-renovvel: a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilizao se extingue. Ex: petrleo, carvo mineral, etc.

Principais

fontes

de

energia

Energia hidrulica a mais utilizada no Brasil em funo da grande quantidade de rios em nosso pas. A gua possui um potencial energtico e quando represada ele aumenta. Numa usina hidreltrica existem turbinas que, na queda d`gua, fazem funcionar um gerador eltrico, produzindo energia. Embora a implantao de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construo da represa, esta uma fonte considerada limpa. Energia fssil formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. A gerao de energia a partir destas fontes costuma provocar poluio, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petrleo (diesel e gasolina) e do carvo mineral. J no caso do gs natural, o nvel de poluentes bem menor. Energia solar ainda pouco explorada no mundo, em funo do custo elevado de implantao, uma fonte limpa, ou seja, no gera poluio nem impactos ambientais. A radiao solar captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. Energia de biomassa a energia gerada a partir da decomposio, em curto prazo, de materiais orgnicos (esterco, restos de alimentos, resduos agrcolas). O gs metano produzido usado para gerar energia. Energia elica gerada a partir do vento. Grandes hlices so instaladas em reas

abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia eltrica. uma fonte limpa e inesgotvel, porm, ainda pouco utilizada. Energia nuclear o urnio um elemento qumico que possui muita energia. Quando o ncleo desintegrado, uma enorme quantidade de energia liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora no produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo. Energia geotrmica nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nvel de calor. Em algumas regies, a temperatura pode superar 5.000C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas eltricas e gerar energia. Ainda pouco utilizada. Energia gravitacional gerada a partir do movimento das guas ocenicas nas mars. Possui um custo elevado de implantao e, por isso, pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, ser uma das principais fontes de energia do planeta.

You might also like