You are on page 1of 20

Ttulo : APRESENTAO: Construindo a proficincia leitora Contedo :

ATENO, CARO ALUNO: PARA A PROVA BIMESTRAL - NPI, VOC DEVE ESTUDAR OS SEGUINTES CONTEDOS: Texto e contexto: conhecimento lingustico, conhecimento enciclopdico (conhecimento de mundo) e conhecimento interacional. Intertextualidade. As informaes implcitas (pressuposto e subentendido). As condies de produo do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histrico) e o sentido (interao/interpretao).
Caro aluno Na disciplina de Comunicao & Expresso - CE -, voc ter a oportunidade de ampliar seu universo cultural e expressivo, trabalhando e analisando textos orais e escritos sobre os mais variados assuntos, bem como de produzir textos diversos na linguagem oral e escrita.

Esperamos que com empenho e dedicao voc seja capaz de, ao trmino do curso: a) b) c) d)
ampliar os conhecimentos e vivncias de comunicao e de novas leituras do mundo, por meio da relao texto/contexto; propiciar a compreenso e valorizao das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produo de conhecimento; vivenciar processos especficos da linguagem e produo textual: ouvir e falar; ler e escrever como veculos de integrao social; desenvolver recursos para utilizar a lngua, por meio de textos orais e escritos, no apenas como veculo de comunicao, mas como ao e interao social.

Nosso contedo abordar os seguintes itens: Primeiro bimestre: 1) 2) 3) 4) 5) 6)


Texto e contexto: conhecimento lingustico, conhecimento enciclopdico ou conhecimento de mundo e conhecimento interacional. Texto e contexto, contextualizao na escrita. Intertextualidade. As informaes implcitas (pressuposto e subentendido). As condies de produo do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histrico) e o sentido (interao/interpretao). Alterao no sentido das palavras: a metfora e a metonmia;

Segundo bimestre: 7) 8)
Os procedimentos argumentativos em um texto O artigo de opinio e o texto crtico (resenha), enquanto gneros discursivos.

1. Concepes de lngua e linguagem


A linguagem, em suas diversas manifestaes, fundamental para todo e qualquer ser. No incio da humanidade, o homem necessitava expressar sensaes e estabelecer as mais variadas relaes. Uma dessas formas de expresso acontecia, assim como ainda acontece, por meio da linguagem.

De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, no h linguagem no vazio, seu grande objetivo a interao, a comunicao com um outro, dentro de um espao social.

Mas a linguagem no nica, alheia realidade e ao mundo. Ela influenciada pelos meios social e cultural e esses, por sua vez, tambm so influenciados por ela. Isso porque o homem o principal agente que participa desse processo, criando recursos que auxiliam ou aperfeioam a produo da linguagem, com o objetivo de melhorar a comunicao, cujo maior recurso a palavra.

O termo linguagem deve ser entendido como a faculdade mental que distingue os humanos de outras espcies animais e possibilita nossos modos especficos de pensamento, conhecimento e interao com os semelhantes. a capacidade especfica espcie humana de se comunicar por meio de um sistema de signos (ou lngua). Para Saussure, o pai da Lingustica, a linguagem composta de duas partes: a Lngua, essencialmente social porque convencionada por determinada comunidade lingustica; e a Fala, que individual, ou seja, veculo de transmisso da Lngua, usada pelos falantes por meio da fonao e da articulao vocal. Saussure, no Curso de Lingustica Geral, define e diferencia a lngua da fala afirmando que: a lngua o produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos. Trata-se de um tesouro depositado pela prtica da fala em todos os indivduos pertencentes mesma comunidade, um sistema gramatical que existe virtualmente em cada crebro ou, mais exatamente, nos crebros dum conjunto de indivduos, pois a lngua no est completa em nenhum, e s na massa ela existe.

Em resumo, podemos dizer que:

Linguagem: uma faculdade mental que possibilita a interao entre os seres humanos. Lngua: um tipo de cdigo formado por palavras e leis combinatrias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. Fala: a atividade lingustica concreta. Inclui todas as variaes que o falante pode acrescentar s inmeras estruturaes lingusticas j formuladas e aceitas socialmente. Representa sempre um ato individual. Os usurios de uma lngua exercitam sua capacidade de organizar e transmitir ideias, informaes, opinies em situaes de interao comunicativa, utilizando o texto. Tradicionalmente, entende-se por texto um conjunto de enunciados inter-relacionados formando um todo significativo, que depende da coerncia conceitual, da coeso sequencial entre seus constituintes e da adequao s circunstncias e condies de uso da lngua. O conceito de texto, sob o ponto de vista das modernas teorias lingusticas, pode ser entendido de maneira mais abrangente. Ao ampliar essa noo, duas esferas devem ser consideradas: a primeira mantm-se numa perspectiva ainda estritamente lingustica; a segunda se estende para outras linguagens alm da verbal. Da podermos falar de texto verbal, texto visual, texto verbal e visual, texto musical, texto cinematogrfico, texto pictrico, entre outros. Assim, podemos dizer que o ser humano dispe de diferentes linguagens para se comunicar e interagir com o mundo e com as pessoas. No entanto, parece que a palavra tem sido o meio preferido para objetivar seu pensamento, interagir com o outro e se fazer compreender. por essa razo que, na prxima aula, focalizaremos o texto escrito e o texto oral.

Ttulo : 5. As condies de produo do texto Contedo : Neste contedo, voc estudar sobre as condies de produo de um texto. Nenhum texto produzido no vazio. Leia o exemplo a seguir para entender as vrias interferncias que devemos observar quando lemos ou escrevemos algo, pois elas nos orientam tanto na tarefa de ler, quanto na de escrever. Cada texto, ao ser escrito, deve atender a essas condies para que seus objetivos sejam alcanados.

As condies de produo do texto

Voc j parou para pensar que em cada situao da vida cotidiana produzimos, quase que intuitivamente, textos diferentes para atender a diferentes finalidades?

Podemos, por exemplo, escrever uma carta a um jornal se quisermos expressar nossa indignao ou admirao em relao a uma matria que tenhamos lido. Para divulgar um servio que prestamos, podemos escrever um anncio para uma revista, um folheto de propaganda para ser distribudo em diversos lugares. Se desejarmos uma vaga de emprego, devemos escrever um currculo para informar nossa experincia profissional e nossa formao. Se fizermos uma pesquisa e quisermos divulgar os resultados dela, por exemplo, podemos escrever um artigo acadmico-cientfico para uma revista especializada. Quando queremos saber notcias de uma pessoa querida que est distante, podemos escrever uma carta ou um e-mail. Isso significa que em vrias circunstncias da vida escrevemos textos para diferentes interlocutores, com distintas finalidades, organizados nos mais diversos gneros, para circularem em espaos sociais vrios. Por isso, a cada circunstncia correspondem: a) finalidades diferentes: manifestar nossa forma de pensar a respeito de determinada matria lida; divulgar determinados servios buscando seduzir possveis clientes; convencer a respeito de determinadas interpretaes de dados; obter notcias sobre um ente querido; informar sobre sua qualificao profissional; b) interlocutores diversos: leitores de um determinado veculo da mdia impressa (jornal, revista); transeuntes de determinados locais (vias de circulao, rodoviria etc.); colegas de trabalho, leitores de determinada revista acadmicocientfica ou de determinado tipo de livro; um parente prximo ou um amigo; um possvel contratante; c) lugares de circulao determinados: mdia impressa; academia; famlia ou crculo de amizades; determinada empresa (esfera profissional); vias pblicas de grande circulao de veculos e pessoas; d) gneros discursivos especficos: carta de leitores; anncio; folheto de propaganda; outdoor; artigo acadmico-cientfico; carta pessoal; currculo. Quer dizer: escrever um texto uma atividade que nunca a mesma nas diferentes circunstncias em que ocorre, porque cada escrita se caracteriza por diferentes condies que determinam a produo dos discursos. Essas condies referem-se aos elementos apresentados acima. Mas no apenas a eles. Um

aspecto a ser considerado ainda o lugar social do qual se escreve. Todos ns desempenhamos diferentes papis na vida: o pai/me, de filho/filha, de irmo/irm, de associado de determinado clube, de consumidor de determinado produto, de cidado brasileiro, o relativo profisso que exercemos (professores, mdicos, dentistas, vereadores, escritores, revisores, feirantes, digitadores, diretores de escola, atores etc), entre outros. Cada um desses papis estabelece entre ns e aqueles com quem nos relacionamos determinados vnculos, que implicam responsabilidades assumidas, pontos de vista a partir dos quais os acontecimentos so analisados, recomendaes so feitas, atitudes so tomadas. Ainda que esses papis se articulem todo o tempo, uma vez que so todos constitutivos do sujeito e que, dessa forma, influenciam-se mutuamente, quando assumimos a palavra para dizer alguma coisa a algum, um desses papis predomina, em funo das demais caractersticas do contexto de produo (sobretudo do lugar de circulao do discurso e do interlocutor presumido). Ser um escritor/leitor proficiente, portanto, significa saber lidar com todas as caractersticas do contexto de produo dos textos, de maneira a orientar a produo do seu discurso pelos parmetros por elas estabelecido. Contexto a situao histrico-social de um texto, envolvendo no somente as instituies humanas, como ainda outros textos que sejam produzidos em volta e que com ele se relacionem. Pode-se dizer que o contexto a moldura de um texto. O contexto envolve elementos tanto da realidade do autor quanto do leitor e a anlise desses elementos ajuda a produzir sentidos possveis. Isso significa que todo discurso uma construo social, no individual, e que s pode ser analisado considerando seu contexto histrico-social, suas condies de produo; significa ainda que o discurso reflete uma viso de mundo determinada, necessariamente, vinculada do(s) seu(s) autor(es) e sociedade em que vive(m).
Para encerrar esta aula, reflita sobre o que Graciliano Ramos fala sobre o ato de escrever:

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras l de Alagoas fazem seu ofcio. Elas comeam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxguam, do mais uma molhada, agora jogando a gua com a mo. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e do mais uma torcida e mais outra, torcem at no pingar do pano uma s gota. Somente depois de feito tudo isso que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra no foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Graciliano Ramos, em entrevista concedida em 1948 Ttulo : 6. As condies de produo do texto Contedo :
Neste contedo, voc estudar um pouco sobre a leitura. Para tanto, leia o texto que se segue e realize os exerccios propostos. Voc descobrir que LER vai muito alm do processo de 'decodificao'. H estratgias e procedimentos que propiciam uma leitura proficiente.

A leitura tem sido chamada de atividade cognitiva por excelncia pelo fato de envolver todos os nossos processos mentais. A compreenso de um texto (seja ele escrito ou falado) exige o envolvimento da ateno, da percepo, da memria e do pensamento. Esses processos mentais realizam, durante a leitura, operaes necessrias para a compreenso da linguagem, tais como o raciocnio dedutivo (prprio da inferncia, da leitura das entrelinhas) e o raciocnio indutivo (necessrio para a predio baseada no conhecimento de mundo, de outros textos, do autor, das condies sociais em que se vive). O texto escrito um objeto diferente do texto falado, e, em vez de o aluno olhar as partes relevantes desse objeto, a fim de perceber suas funes, ele foi acostumado a olhar os seus aspectos superficiais. Sendo assim, dizemos que o aluno no l ou no gosta de ler, pois no compreende o texto, apenas o decifra, e o compreende parcialmente, sem costurar os fragmentos. A leitura se torna mais difcil quanto menos se l, portanto cabe a todos os professores, e no s ao de Lngua Portuguesa, a responsabilidade do ensino da leitura. Mostrar ao aluno que a leitura no um campo minado, mas uma mina de ouro.

O PROCESSO DE LEITURA: algumas estratgias Uma abordagem de leitura deve levar o aluno ao prazer da descoberta, a fim de ter efeito nos seguintes aspectos: 1) percepo de elementos lingusticos significativos, com funes importantes no texto; 2) ativao do conhecimento anterior; 3) elaborao e verificao de hipteses que permitam ao leitor perceber outros elementos, mais complexos. Todas essas etapas envolvem a adivinhao e a descoberta do sentido que o escritor tentou deixar no seu texto, elemento importante para o leitor chegar construo do seu sentido do texto. Vale lembrar que o leitor proficiente capaz de utilizar os trs itens acima e que esse conhecimento socialmente adquirido, portanto quem nunca participou da prtica social da leitura de notcias e reportagens em revistas semanais de informao, no partilhar desse conhecimento. Ou seja, um aluno que no dispe de revistas e jornais na sua casa, e cuja nica experincia com a leitura a do livro didtico, no integrar os diversos elementos num todo significativo de forma espontnea. Precisa ser orientado para faz-lo.

A leitura o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreenso e interpretao do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. No se trata de extrair informao, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratgias de seleo, antecipao, inferncia e verificao, sem as quais no possvel proficincia. o uso desses procedimentos que possibilitam controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decises diante das dificuldades de compreenso, avanar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposies feitas. In: Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: lngua portuguesa / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC / SEF, 1998. p. 69-70.

Algumas ideias INCORRETAS sobre leitura: LEITURA um ato passivo. LEITURA um processo palavra por palavra. Um texto deve ser lido somente uma vez. Voltar no texto para esclarecer uma dvida no uma forma apropriada de LEITURA. O objetivo de toda LEITURA entender tudo e lembrar de todas as palavras num texto. LER no s difcil como chato tambm. Toda LEITURA deve comear do canto esquerdo e seguir na ordem em que o texto foi escrito. A funo mais importante de um texto informar. Nem todo leitor consegue LER textos autnticos (livros, revistas, jornais etc.). Durante uma LEITURA, o importante o que o texto traz at voc e no o que voc leva para o texto. Sem o conhecimento de todas as palavras de um texto no h LEITURA.

Usar a leitura de forma competente significa, tambm, compreender que ler tanto uma experincia individual e nica, quanto uma experincia interpessoal e dialgica. individual porque significa um processo pessoal e particular de processamento dos sentidos do texto. Mas, tambm interpessoal porque os sentidos no se encontram no texto, exclusivamente, ou no leitor, exclusivamente; ao contrrio, os sentidos situam-se entre texto e leitor. Esse conhecimento, tal como hoje compreendemos, refere-se a um grau ou tipo de letramento que inclui tanto o saber decifrar o escrito, quanto o ler/escrever com proficincia de leitor/escritor competente, quer dizer, saber utilizar estratgias e procedimentos que conferem maior fluncia e eficcia ao processo de produo e atribuio de sentidos aos textos com os quais se interage. Dessa forma, a leitura um processo complexo que envolve o controle planejado e deliberado de atividades que levam compreenso. Entre essas atividades, destacam-se: definir o objetivo de uma determinada leitura ("Vou ler este texto para ver como se monta este brinquedo", "S quero ver a data da morte de Napoleo". "Vou correr os olhos pelo sumrio para ter uma ideia geral do livro");

ativar o conhecimento prvio que temos sobre todos os aspectos envolvidos na leitura para selecionar as informaes que possam criar o contexto de produo de leitura, garantindo, assim, sua fluncia. Refere-se a conhecimento sobre o assunto, sobre o gnero, sobre o portador onde foi publicado o texto (jornal, revista, livro, folder, panfleto, folheto etc.); sobre o autor do texto, sobre a poca em que foi publicado, ou seja, sobre as condies de produo do texto a ser lido;

antecipar informaes que podem estar contidas no texto a ser lido;

realizar inferncias, quer dizer, lermos para alm do que est nas palavras do texto, lermos o que as palavras nos sugerem;

conferir as inferncias e antecipaes realizadas ao longo do processamento do texto, de forma a podermos valid-las ou no;

localizar informaes presentes no texto; identificar os segmentos mais e menos importantes de um texto ("Aqui o autor est apenas dando mais um detalhe". "Esta definio importante");

distribuir a ateno de modo a se concentrar mais nos segmentos mais importantes ("Isto aqui novo para mim e preciso ler com mais cuidado". "Isto eu j conheo muito bem e posso ir apenas passando os olhos"). A importncia de um segmento pode variar no s de um leitor para outro, mas at de uma leitura para outra;

sintetizar as informaes dos trechos do texto;

estabelecer relaes entre os diferentes segmentos do texto;

avaliar a qualidade da compreenso que est sendo obtida da leitura ("Estou entendendo perfeitamente o que o autor est tentando dizer". "Este trecho no est muito claro para mim");

determinar se os objetivos de uma determinada leitura esto sendo alcanados ("Estou lendo este captulo para ter uma ideia geral do que fenomenologia, mas ainda no consegui ter uma noo clara do assunto");

tomar as medidas corretivas quando falhas na compreenso so detectadas ("Vou ter que consultar o dicionrio para entender esta palavra, j que o contexto no me bastou". "Parece que vou ter de ler aquele outro artigo para poder entender este");

corrigir o rumo da leitura nos momentos de distrao, divagaes ou interrupes ("Estou to distrado que passei os olhos por este pargrafo sem prestar ateno no que estava lendo; vou ter de rel-lo");

estabelecer relaes entre tudo o que o texto nos diz e o que outros textos j nos disseram, e o que sabemos da vida, do mundo e das pessoas.
A leitura. Almeida Jnior,1892.

Ttulo : 3. Intertextualidade Contedo :


Neste contedo, vamos tratar da Intertextualidade - um importante fator de textualidade, pois nenhum texto nasce do 'nada', mas sempre retoma um outro. Veja como e porque isso acontece lendo os orientaes a seguir e tambm consultando a bibliografia indicada:

1) Intertextualidade

Observe os textos a seguir:

Veja que os textos so semelhantes. Como o de Gonalves Dias anterior aos demais, o que ocorre que estes fazem aluso quele. Eles citam e/ou retomam aquele. Assim, um escritor, ao fazer uso da palavra, muitas vezes, recorre a textos alheios especficos para fundamentar sua fala, discordar da fala alheia, citar um conceito, aludir a um conhecimento coletivo ou ilustrar o que pretender dizer etc. Dessa maneira, estabelece-se um dilogo entre dois ou mais textos. A esse dilogo entre os textos d-se o nome de intertextualidade.

Um texto cita outro com, basicamente, duas finalidades distintas: a) para reafirmar alguns dos sentidos do texto citado;

b) para inverter, contestar e deformar alguns dos sentidos do texto citado; para polemizar com ele. A percepo das relaes intertextuais, das referncias de um texto a outro, depende do repertrio do leitor, do seu acervo de conhecimentos literrios e de outras manifestaes culturais. Da a importncia da leitura. Quanto mais se l,

mais se amplia a competncia para apreender o dilogo que os textos travam entre si por meio de referncias, citaes e aluses. Diz-se que todo texto remete a outros textos no passado e aponta para outros no futuro. Quanto mais elementos reconhecemos em um texto, mais fcil ser a leitura e mais enriquecida ser a nossa interpretao, ou seja, a intertextualidade um fenmeno cumulativo: quanto mais se l, mais se detectam vestgios de outros textos naquele que se est lendo. Reconhecer o GNERO a que pertence o texto lido uma das chaves para a melhor interpretao do contexto. A presena de vestgios de outros assuntos d sustentao tese de que intertextualidade constitutiva do texto eminentemente interdisciplinar (o mesmo texto pode ser utilizado em diversas matrias com enfoques especficos a cada uma delas). O conjunto de relaes com outros textos do mesmo gnero e com outros temas transforma o texto num objeto to aberto quantas sejam as relaes que o leitor venha a perceber. Exemplos de intertextualidade:
Jos Carlos Drummond de Andrade

E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Jos? e agora, Voc? Voc que sem nome, que zomba dos outros, Voc que faz versos, que ama, proptesta? e agora, Jos? Est sem mulher, est sem discurso, est sem carinho, j no pode beber, j no pode fumar, cuspir j no pode, a noite esfriou, o dia no veio, o bonde no veio, o riso no veio,

no veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, Jos? E agora, Jos? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerncia, seu dio, - e agora? Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora? Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse, a valsa vienense, se voc dormisse, se voc cansasse, se voc morresse.... Mas voc no morre, voc duro, Jos! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, voc marcha, Jos! Jos, para onde? Carlos Drummond de Andrade. In Poesias. Jos Olympio, 1942.

E agora, Jos? A festa acabou? J no h mais PT? No, Jos, de tudo isso fica uma grande lio: no a direita que inviabiliza a esquerda. Esta tem sido vtima de sua prpria incoerncia, inclusive quando se elege por um programa de mudanas e adota uma poltica econmica de ajuste fiscal que trava o desenvolvimento, restringindo investimentos pblicos e privados. A esquerda deu um tiro no p na Unio Sovitica, esfacelada sem que a Casa Branca lhe atirasse um nico mssil. Faliu por conta da nomenklatura, das mordomias abusivas das autoridades, da arrogncia do partido nico, da corrupo. Assim foi na Nicargua, onde lderes sandinistas se locupletaram com imveis expropriados pela revoluo e enriqueceram como por milagre. Agora, Jos, a nossa confiana no PT que se v abalada. O que h de verdade e de mentira em tudo isso? Por que o partido no abre sua contabilidade na internet? Se houve mesmo "mensales" e malas de dinheiro, como ficam os pobres militantes e simpatizantes que, em todas as campanhas eleitorais, contriburam, com sacrifcio, do prprio bolso? Findas as investigaes, o PT precisar vir a pblico e, de cabea erguida, demonstrar que tudo no passou de "denuncismo", de "golpismo", de armao (ia escrever "dos inimigos") dos aliados... ou, de cabea baixa, em atitude humilde, reconhecer que houve, sim, malversao, improbidade, trfico de influncia e corrupo. O mais grave, Jos, o desencanto que toda essa "tsulama" provoca na opinio pblica, sobretudo na dos mais jovens. Quando admitimos que "todos os partidos so farinha do mesmo saco", fazemos o jogo dos corruptos, pois quem tem nojo de poltica governado por quem no tem. Se todos se enojarem, ser o fim da democracia e da esperana de que, no futuro, venha a predominar a poltica regida por fortes parmetros ticos. Portanto o desafio, hoje, no s promover reformas estruturais no pas. reformar a prpria poltica, de modo a vedar os buracos pelos quais a corrupo e o nepotismo se infiltram. Temo que por muitas cabeas passe a idia de, nas prximas eleies, em 2006, anular o voto ou votar em branco. Seria um desastre. O voto uma arma pacfica. Deve ser usado com acuidade e sabedoria. Em todo esse processo preciso destacar os polticos que primam pela tica, pela coerncia de princpios e pela viso de um novo Brasil, sem alarmantes

desigualdades sociais. Antonio Callado, em sua ltima entrevista, a esta Folha, disse que perdera "todas as batalhas". Tambm experimentei, Jos, muitas perdas: a morte do Che, a derrota da guerrilha urbana contra a ditadura militar, a queda do Muro de Berlim e, agora, essa fratura no corpo do partido que ajudei a construir como simpatizante e que se gabava de primar pela tica na poltica. No entanto quantas vitrias! Sobre a Frana e os EUA no Vietn; sobre os EUA e a ditadura de Batista em Cuba; a de Martin Luther King contra o racismo americano; a de Nelson Mandela contra o apartheid na frica do Sul. No Brasil, a extensa rede de movimentos populares, as CEBs, a CUT, o MST, a CPT, a CMP, a CMS; os movimentos de direitos humanos, mulheres, negros, indgenas; as ONGs, as empresas cnscias da responsabilidade social. E, sobretudo, a eleio de Lula Presidncia da Repblica. No se pode jogar no lixo da histria todo esse patrimnio social e poltico. Sem confundir pessoas com instituies, maracutaias com projetos estratgicos, hora de comear de novo, renovar a esperana e, sobretudo, no permitir que tudo fique como dantes. Aprendamos com Gandhi a fazer hoje, a partir de nossas prticas pessoais e sociais, o mundo novo que sonhamos legar s geraes futuras. Deixemos ressoar no corao as palavras de Mario Quintana: "Se as coisas so inatingveis... ora!/ No motivo para no quer-las.../ Que tristes os caminhos, se no fora/ A mgica presena das estrelas!".
Carlos Alberto Libnio Christo, o Frei Betto, 60, frade dominicano, escritor e assessor de movimentos sociais, autor de "Treze Contos Diablicos e Um Anglico" (Planeta), entre outros livros. Foi assessor especial da Presidncia da Repblica (2003-2004).

Ttulo : 4-a - Informaes implcitas: Pressupostos Contedo :


Neste contedo, voc estudar sobre as informaes implcitas em um texto, especialmente sobre os pressupostos. Para aprofundar seus conhecimentos consulte: As informaes implcitas (pressuposto) Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto a verificao de que ele pode dizer coisas que parece no estar dizendo. Alm das informaes explicitamente enunciadas, existem aquelas outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Observe o quadrinho apresentado no trmino desse tpico: 1. Qual a informao bvia contida no primeiro quadrinho?

O marido parar de beber. O verbo parou (explcito no enunciado de Helga) marca a informao implcita de que ele bebia antes. 2. O que se pode concluir a respeito do marido da Irma a partir da leitura do segundo quadrinho? Conclui-se que ele (o marido) parou de beber porque morreu. Informao implcita marcada na palavra enterro.

Podemos dizer que nesse texto h informaes explcitas e implcitas. Logo, para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explcitos quanto os implcitos. Estes ltimos so os pressupostos e os subentendidos. Pressupostos Os pressupostos so aquelas ideias no expressas de modo explcito, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expresses contidas no enunciado. Da leitura do quadrinho, podemos depreender que a informao explcita pode ser questionada, pois a amiga da Helga poderia concordar ou no com ela. Entretanto, o pressuposto de que o marido da Irma bebia antes verdadeiro, pois est marcado no verbo parou. Logo, tem-se que o pressuposto necessita ser verdadeiro ou pelo menos admitido como tal, porque a partir dele que se constroem as informaes explcitas. Se o pressuposto falso, a informao explcita no tem cabimento.

Pressuposto: circunstncia ou fato considerado como antecedente necessrio de outro. um dado posto como indiscutvel para o falante ou ouvinte, no para ser contestado.

Os pressupostos so marcados, nos enunciados, por meio de vrios indicadores lingusticos, dentre eles podemos citar como exemplo:

Certos advrbios como, por exemplo, ainda, j, agora. Exemplo: Os resultados da pesquisa ainda no chegaram. (Pressupe-se que os resultados j deveriam ter chegado ou que os resultados vo chegar mais tarde)

Verbos que indicam mudana ou permanncia de estado, como ficar, comear a, passar a, deixar de, continuar, permanecer, tornar-se etc. Exemplo: Maria continua triste. (Pressupe-se que Maria estava triste antes do momento da enunciao).

certos conectores circunstanciais, especialmente quando a orao por eles introduzida vem anteposta. Ex.: desde que, antes que, depois que, visto que etc. Exemplo: Desde que Ricardo casou, no cumprimenta mais as amigas. (Pressupe-se que Ricardo cumprimentava as amigas antes de se casar).

Ttulo : 4-b - Informaes implcitas: Subentendidos Contedo :

Neste contedo, voc estudar sobre outro tipo de informao implcita, os subentendidos. Para aprofundar seus estudos consulte a bibliografia indicada a seguir: FIORIN, Jos Luiz e PLATO, Francisco. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2006. (Lio 20) ______. Para entender o texto: leitura e redao. 17 ed. So Paulo: tica, 2008. (Lio 27)

As informaes implcitas (subentendidos)

Leia o quadrinho a seguir:

Disponvel em: <http://hq.cosmo.com.br/textos/quadrindex/qhagar.shtm>. Acesso em: 23 ago. 2008. 1. O que se pode concluir da fala de Helga no primeiro quadrinho? Um homem para ser grande precisa do apoio da mulher.

2. O que se subentende do dilogo das duas personagens no ltimo quadrinho? Hagar no um grande homem. Subentendidos so as insinuaes escondidas por trs de uma afirmao. O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: ele de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao

subentender, esconde-se por trs do sentido literal das palavras e pode dizer que no estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu. Logo, o subentendido, muitas vezes, serve para o falante se proteger diante de uma informao que quer transmitir para o ouvinte sem se comprometer com ela.

Implcito: algo que est envolvido naquele contexto, mas no revelado, deixado subentendido, apenas sugerido. Quando lidamos com uma informao que no foi dita, mas tudo que dito nos leva a identific-la, estamos diante de algo implcito. A compreenso de implcitos essencial para se garantir um bom nvel de leitura.

Portanto,

H textos em que nem tudo o que importa para a interpretao est registrado. O que no foi escrito deve ser levado em considerao para que se possa verdadeiramente interpretar um texto.

Ttulo : 7-a: A argumentao Contedo :

ARGUMENTAO

O jogo argumentativo dinmico, instvel, No existindo o argumento correto e sim o argumento predominante. Sequer existe o argumento incorreto, mas apenas uma fundamentao deficiente. Mas o que argumentar? Argumentar oferecer razes para sustentar um ponto de vista, teste, ou concluso. Argumentar diferente de discutir, na medida em que a argumentao visa a convencer o adversrio e no elimin-lo. O objetivo de todo o discurso argumentativo modificar o comportamento do auditrio, ou seja, provocar uma atitude ou crenas novas ou alterar atitudes ou crenas existentes. O processo argumentativo consiste essencialmente em duas atividades: persuaso e refutao. Persuadir propor um ponto de vista ou posio e argumentar a favor dela, propondo razes que se julgam pertinentes. Refutar atacar os argumentos do opositor. Consiste em apresentar contra-argumentos. As ideias/valores do produtor do texto so materializadas. Neste momento, sob o prisma de argumentos (opinies fundamentadas), isto , diante de um tema polmico (aquele que pressupe uma discusso, em que h sempre a possibilidade de mais de uma posio sobre o ponto em debate), apresenta-se uma tese (tomada de posio diante do tema), que, apoiada na escolha e ordenao desses argumentos, convencer o pblico-alvo. Logo, diz-se que argumentar ... a arte de convencer e persuadir. Convencer saber gerenciar informao, falar razo do outro, demonstrando, provando. (...) Persuadir saber gerenciar relao, falar emoo do outro. (...) Mas em que convencer se diferencia de persuadir? Convencer construir algo no campo das ideias. Quando convencemos algum, esse algum passa a pensar como ns. Persuadir construir no terreno das emoes, sensibilizar o outro para agir. (ABREU, 2004. p. 25).Para saber mais sobre argumentao e persuaso consulte:

You might also like