You are on page 1of 10

ANIMAL Glicocalix

A primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na clula, conhecida como glicocalix. Ele pode ser comparado a uma "malha de l", que protege a clula das agresses fsicas e qumicas do meio externo. Mas tambm mantm um microambiente adequado ao redor de cada clula, pois retm nutrientes e enzimas importantes para a clula. O glicocalix formado, basicamente, por carboidratos e est presente na maioria das clulas animais.

Membrana Plasmtica
Membrana plasmtica uma pelcula finssima e muito frgil composta, principalmente, por fsfolipdios e protenas. Ela tem importantes funes na clula, e uma delas isolar a clula do meio externo. Seu tamanho to pequeno que se a clula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do que uma folha de papel de seda. gua, substncias nutritivas e gs oxignio so capazes de entrar com facilidade atravs da membrana, que permite

a sada de gs carbnico e de resduos produzidos dentro da clula. A membrana capaz de atrair substncias teis e de dificultar a entrada de substncias indesejveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trnsito atravs das fronteiras da clula. comum compar-la a um "porto" por suas funes e a um saco plstico pela sua aparncia.

Citoesqueleto
Citoesqueleto complexa rede de finos tubos interligados. Estes tubos, que so formados por uma protena chamada tubolina, esto continuamente se formando e se desfazendo. Outros componentes do citoesqueleto so fios formados por queratina, formando os chamados filamentos intermedirios. Finalmente existem os chamados microfilamentos, formados por actina. Suas funes so: organizar internamente, dar forma e realizar movimentos da clula.

Citoplasma
Aps atravessar a Membrana Plasmtica, mergulhamos na parte mais volumosa da clula: o Citoplasma. Ele o espao entre a membrana e o ncleo. Sua forma no definida e nele que se encontram bolsas, canais membranosos, organelas citoplasmticas que desempenham funes especficas nas clulas e um fluido gelatinoso chamado Hialoplasma.

Retculo Endoplasmtico - O labirinto intracelular


Nossa primeira visita no citoplasma o Retculo Endoplasmtico. Ele um sistema de tubos e canais que pode-se destinguir em 2 tipos: rugoso e liso. Mesmo sendo de diferentes tipos eles esto interligados. Este complexo sistema, comparvel uma rede de encanamentos, onde circulam substncias fabricadas pela clula.

Aparelho de Golgi (ou complexo de Golgi)

O aparelho de Golgi (cujo nome uma homenagem ao cientista que o descobriu, Camillo Golgi) um conjunto de saquinhos membranosos achatados e empilhados como pratos. E estas pilhas, denominadas dictiossomos, se encontram no citoplasma perto do ncleo. O complexo a estrutura responsvel pelo armazenamento, transformao, empacotamento e "envio" de substncias produzidas na clula. Portanto o responsvel pela exportao da clula. comum compar-lo a uma agncia do correio, devido ambos terem funes semelhantes. Este processo de eliminao de substncias chamado de secreo celular. Praticamente todas as clulas do corpo sintetizam e exportam uma grande quantidade de protenas que atuam fora da clula.

Lisossomos - Reciclando Resduos

As clulas possuem no citoplasma, dezenas de saquinhos cheios de enzimas capazes de digerir diversas substncias orgnicas. Com origem no complexo de Golgi, os lisossomos existem em quase todas as clulas animais. As enzimas so produzidas no RER, depois so transferidas para o dictiossomo do complexo de Golgi. L, so identificadas e enviadas para uma regio especial do complexo e por fim sero empacotadas e liberadas como lisossomos. Eles so as organelas responsveis pela digesto da clula (a chamada digesto intracelular). Num certo sentido, eles podem ser comparados a pequenos estmagos intracelulares. Alm disso, os lisossomos tem a funo de ajudar no processo de autofagia. Tambm podem ser comparados centros de reciclagem, ou at mesmo a desmanches pois digerem partes celulares envelhecidas e desgastadas, de modo a reaproveitar as substncias que as compem.

VEGETAL
Parede Celular
A parede celular um componente exclusivo das clula vegetal. Ela uma feita apartir de longas e resistentes microfibrilas da celulose. Estas ficam juntas por meio de uma matriz feita de glicoprotenas (protenas ligadas a acares), hemicelulose e pectina (polissacardios). A membrana esqueltica celulsica (parede celular) formada por duas paredes: a primria e a secundria. A primeira presente nas clulas mais jovens, sendo finas e flexveis (possibilitando o crescimento da clula). A segunda s formada aps o trmino do crescimento da clula. Esta, mais espessa e rgida, secretada atravs da membrana plasmtica depositando-se entre esta e a superfcie interna da parede primria.

Membrana Plasmtica
Membrana plasmtica uma pelcula finssima e muito frgil composta, principalmente, por fsfolipdios e protenas. Ela tem importantes funes na clula, e uma delas isolar a clula do meio externo. Seu tamanho to pequeno que se a clula fosse aumentada ao tamanho de uma laranja, a membrana seria mais fina do que uma folha de papel de seda. gua, substncias nutritivas e gs oxignio so capazes de entrar com facilidade atravs da membrana, que permite a sada de gs carbnico e de resduos produzidos dentro da clula. A membrana capaz de atrair substncias teis e de dificultar a entrada de substncias indesejveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trnsito atravs das fronteiras da clula. comum compar-la a um "porto" por suas funes e a um saco plstico pela sua aparncia.

Citoplasma
Aps atravessar a Membrana Plasmtica, mergulhamos na parte mais volumosa da clula: o Citoplasma. Ele o espao entre a membrana e o ncleo. Sua forma no definida e nele que se encontram bolsas, canais membranosos, organelas citoplasmticas que desempenham funes especficas nas clulas e um fluido gelatinoso chamado Hialoplasma.

Hialoplasma
no hialoplasma que ocorrem a maioria das reaes qumicas da clula e tambm o armazenamento de energia para a clula. Sua concentrao no citoplasma varia entre o Ectoplasma e o Endoplasma.

Retculo Endoplasmtico - O labirinto intracelular


Nossa primeira visita no citoplasma o Retculo Endoplasmtico. Ele um sistema de tubos e canais que pode-se destinguir em 2 tipos: rugoso e liso. Mesmo sendo de diferentes tipos eles esto interligados. Este complexo sistema, comparvel uma rede de encanamentos, onde circulam substncias fabricadas pela clula.

Aparelho de Golgi (ou complexo de Golgi)


O aparelho de Golgi (cujo nome uma homenagem ao cientista que o descobriu, Camillo Golgi) um conjunto de saquinhos membranosos achatados e empilhados como pratos. E estas pilhas, denominadas dictiossomos, se encontram no citoplasma perto do ncleo. O complexo a estrutura responsvel

pelo armazenamento, transformao, empacotamento e "envio" de substncias produzidas na clula. Portanto o responsvel pela exportao da clula. comum compar-lo a uma agncia do correio, devido ambos terem funes semelhantes. Este processo de eliminao de substncias chamado de secreo celular. Praticamente todas as clulas do corpo sintetizam e exportam uma grande quantidade de protenas que atuam fora da clula.

Mitocndrias- Casas de fora da clula


Todas as atividades celulares consomem energia. Para sustentar , as clulas so dotadas de verdadeiras usinas energticas: AS MITOCNDRIAS. As miticndrias so pequenos bastonetes membranosos (lipoproteica),que flutuam dentro do citoplaasma. Dentro delas existem uma complexa maquinaria qumica, capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a clula absorve. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocndrias, onde reagem com o gs oxignio, em um processo comparvel

queima de um combustvel. Essa reao recebe o nome de respirao celular. A partir da produzido energia em forma de ATP.

Finalmente, O Ncleo
Ncleo, o crebro da clula. ele que possui todas as informaes genticas, comanda e gerencia toda a clula. Dentro dele, esta localizado um cido chamado DNA (cido desoxirribonuclico). Este, formado por uma dupla hlice de nucleotdios (formado por uma molcula de acar ligada a uma molcula de cido fosfrico e uma base nitrogenada. O DNA responsvel por toda e qualquer caracterstica do ser vivo. ele que manda fazer as protenas, determina a forma da clula etc. No homem, o DNA que diz de que cor ser os olhos, o tamanho dos ps etc. O ncleo composto por uma carioteca, cromatina e nuclolos. A carioteca um tipo de membrana plasmtica composta por duas membranas lipoproticas. Essa membrana possui vrios poros em sua superfcie. Esses so compostos por uma complexa estrutura protica que funciona como uma vlvula que escolhe que substncia deve entrar e qual deve sair. A cromatina um conjunto de fios formados por uma longa molcula de DNA associada a molculas de histonas chamados de cromossomos. aonde parte das informaes esto guardadas. Por ltimo, o nuclolo um corpo redondo e denso, constitudo por protnas, RNA e um pouco de DNA. dentro dele que se forma os ribossomos, presentes em toda a clula.

Aqui est um modelo de uma clula vegetal. importante lembrar que cada tipo clula possui uma diferente estrutura.

You might also like