You are on page 1of 3

Bioluminescncia

Bioluminescncia a emisso de luz visvel derivada da liberao qumica de ftons. A bioluminescncia obedece a vrias funes biolgicas: comunicao interespecfica (para vagalumes, vrios peixes e poliquetas do gnero Odontosyllis), proteo do ataque (para o crustceo Cypridina e cefalpodos), atrao de presas (no peixe sapo Porichthys notatus) e iluminao dos arredores (no peixe lanterna Photoblepharon sp.). Alm das diferentes utilizaes, a bioluminescncia tem tambm diversos padres de produo pelos organismos, sendo que ela pode ser de origem bacteriolgica (simbiose) ou ser produzida pelo prprio animal de forma extra ou intracelular. Como um exemplo de bioluminescncia, vemos o protozorio dinoflagelado Pyrodinium bahamenese (fig.1) presente nas guas da costa caribenha que cria um fenmeno magnfico, conhecido como Baia Bioluninescente (fig. 2).
Figura 1: Dinoflagelado Pyrodinium bahamenese Figura 2: Baia bioluminescente, causada pela passagem do caiaque e a perturbao dos

organismos.
A amplitude filogentica ainda difusa da distribuio entre os animais bioluminescentes indica uma provvel evoluo independente entre estes diversos grupos de organismos. Isto mais evidente no s pelos diferentes usos para a bioluminescncia, mas principalmente pelo mecanismo bioqumico por trs destas reaes produtoras de luz.

A energia liberada sob a forma de luz por bioluminescncia pode ser calculada pela frmula:
E = h E =

E = energia luminosa (KJ/mol de ftons); h = constante de Planck; = frequncia; c = velocidade da luz; = comprimento de onda (nm).

hc

Mecanismo da Bioluninescncia: Bioluminescncia ocorre quando alguma parte da energia qumica de reaes bioqumicas liberada na forma de ftons de luz e no na forma de calor. Esta converso de energia qumica para luz devida principalmente estrutura altamente "forada" de protenas chamadas Luciferinas (substrato das reaes luminescentes), normalmente com ligaes perxido. A luz emitida quando esta molcula passa deste estado de alta excitao para um estgio menos excitado. Os diferentes organismos bioluminescentes possuem diferentes tipos de luciferinas que usam em diferentes vias metablicas para liberar luz. Nas reaes de bioluninescncia a enzima que cataliza a reao chamada de Luciferase. Tanto a luciferina quanto a luciferase variam bastante de configurao nos diversos animais, mas uma caracterstica que comum s diversas vias de bioluminescncia o fato de que em todas ocorre uma reao de oxidao da luciferina. A luciferina de uma bactria bioluminescente um complexo formado por uma flavoprotena (FMNH2) e um aldedo de cadeia longa (R-CHO; R maior que 6 carbonos). O complexo FMN-RCHO oxidado para FMN e cido carboxlico, na presena de luciferase e oxignio, produzindo gua e liberando ftons de comprimento de onda mximo de 480nm (fig. 3).

Figura 3: Vias bioqumicas do processo de bioluminescncia bactrias. A bioluminescncia de um cnidrio antozorio do gnero Renilla requer oxignio, mas no ATP. A oxidao da oxiluciferina libera luz. Em alguns cnidrios, incluindo Renilla, a emisso de luz verde (comprimento de onda mximo de 510 nm) no animal livre na natureza, mas a emisso azul (comprimento de onda mximo de 470 nm) no animal em cativeiro. Protenas clcio-ativadas emitem luz em presena de ons clcio. Exemplos so a aequorina de um hidrozorio Aequorea e mnemiopsina de um ctenforo Mnemiopsis. O oxignio incorporado na estrutura dessas protenas durante a sua sntese, no sendo necessrio oxignio para o processo luminescente. O modelo de clcio-ativado bioluminescncia de aequorina e mnemiopsina essencialmente idntico ao da Renilla, exceto pela pr incorporao do oxignio e pelo papel excitatrio do clcio inico.
Uma srie muito diferente de reaes requerendo ATP vista em insetos luminescentes, como nos vagalumes (famlia Lampyridae). A forma reduzida da luciferina combina com ATP na presena de luciferase para formar um complexo luciferil-adenilate. Esse complexo, ento, se decompe para produzir a luciferina oxidada, gs carbnico e luz (comprimento de onda mximo de 560 nm).

Apesar dos vrios estudos j realizados com bioluminescncia, as observaes feitas no confirmam se a luciferina mesmo a molcula fton-produtora ou se o produto da reao luciferase-luciferina pode reagir, futuramente, com outras molculas para produzir a luz visvel.

You might also like