You are on page 1of 3

Dilatao trmica

Todos os corpos na natureza esto sujeitos a este fenmeno, uns mais outros menos. Geralmente quando esquentamos algum corpo, ou alguma substncia, esta tende a aumentar seu volume (expanso trmica). E se esfriarmos algum corpo ou substncia esta tende a diminuir seu volume (contrao trmica). Existem alguns materiais que em condies especiais fazem o contrrio, ou seja, quando esquentam contraem e quando esfriam dilatam. o caso da gua quando est na presso atmosfrica e entre 0C e 4C. Mas estes casos so excees e, embora tenham tambm sua importncia, no sero estudados aqui neste captulo. Porque isso acontece ? Bem, voc deve estar lembrado que quando esquentamos alguma substncia estamos aumentando a agitao de suas molculas, e isso faz com que elas se afastem umas das outras, aumentando logicamente o espao entre elas. Para uma molcula mais fcil, quando esta est vibrando com mais intensidade, afastar-se das suas vizinhas do que aproximar-se delas. Isso acontece por causa da maneira como as foras moleculares agem no interior da matria. Ento ... " ...se o espao entre elas aumenta, o volume final do corpo acaba aumentando tambm" Quando esfriamos uma substncia ocorre exatamente o inverso. Diminumos a agitao interna das mesmas o que faz com que o espao entre as molculas diminua, ocasionando uma diminuio do volume do corpo. "Se o espao entre as molculas diminui, o volume final do corpo acaba diminuindo tambm"

Como calcular estas dilataes ou estas contraes ? Existem trs equaes simples para determinar o quanto um corpo varia de tamanho, e cada uma delas deve ser usada em uma situao diferente.

1 - Dilatao trmica linear L = o quanto o corpo aumentou seu comprimento Lo = comprimento inicial do corpo = coeficiente de dilatao linear (depende do material) = variao da temperatura ( Tf - Ti ) Vale destacar que o coeficiente de dilatao linear ( ) um nmero tabelado e depende de cada material. Com ele podemos comparar qual substncia dilata ou contrai

mais do que outra. Quanto maior for o coeficiente de dilatao linear da substncia mais facilidade ela ter para aumentar seu tamanho, quando esquentada, ou diminuir seu tamanho, quando esfriada. Outra coisa interessante de notar que, se soubermos o valor do coeficiente de dilatao linear ( ) de uma determinada substncia, poderemos tambm saber o valor do coeficiente de dilatao superficial ( ) e o coeficiente de dilatao volumtrica ( ) da mesma. Eles se relacionam da seguinte maneira: = 2 e = 3

2 - Dilatao trmica superficial A = o quanto o corpo aumentou sua rea Ao = rea inicial do corpo = coeficiente de dilatao superficial (depende do material) = variao da temperatura ( Tf - Ti )

3 - Dilatao trmica volumtrica V = o quanto o corpo aumentou seu volume Vo = volume inicial do corpo = coeficiente de dilatao volumtrica (depende do material) = variao da temperatura ( Tf - Ti ) Obs:

L , A ou V positivos significa que a substncia aumentou suas dimenses. L , A ou V negativos significa que a substncia diminuiu suas dimenses.

Tabelas com os coeficientes de dilatao linear ( ) e volumtrica ( ) de algumas substncias Coeficiente de dilatao linear ( ) em C-1 1,1 x 10-5 2,4 x 10-5 Coeficiente de dilatao volumtrica ( ) em C-1 100 x 10-5

substncia ao alumnio

substncia lcool

chumbo cobre ferro lato ouro prata vidro comum vidro pirex zinco

2,9 x 10-5 1,7 x 10-5 1,2 x 10-5 2,0 x 10-5 1,4 x 10-5 1,9 x 10-5 0,9 x 10-5 0,3 x 10-5 6,4 x 10-5

gases gasolina mercrio

3,66 x 10-3 11 x 10-4 18,2 x 10-5

You might also like