You are on page 1of 10

Maia et al

TIC aplicada Educao

Tecnologia de Informao e Comunicao aplicada Educao


Marta de Campos Maia Fundao Getulio Vargas marta.maia@fgv.br Fernando de Souza Meirelles Fundao Getulio Vargas fernando.meirelles@fgv.br

BIOGRAFIAS

Pesquisadora do CIA Centro de Tecnologia Aplicada da FGV-EAESP - Escola de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getulio Vargas. Doutora em Administrao de Empresas pela FGV-EAESP. Atou como Coordenadora de Educao a Distncia da FGV-EAESP. autora de captulos de livros e de dezenas de artigos, sobre TI e Educao a Distncia. Ex-Diretor da FGV-EAESP - Escola de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getulio Vargas e Professor Titular de Informtica e Mtodos Quantitativos; Fundador do CIA - Centro de Informtica Aplicada. Engenheiro Mecnico (EEM/IMT); Mestre em Industrial Engineering and Engineering Management pela Stanford University e Doutor em Administrao de Empresas - Informtica pela FGV-EAESP.

RESUMO

A generalizao da Internet como um potente recurso a servio da sociedade do conhecimento, est fomentando o desenvolvimento de novos cursos, como os online, os programas de educao a distncia e as aplicaes de tecnologias educacionais nos cursos presenciais. Considerando que o paradigma relativo metodologia de ensino adotado pelas Universidades brasileiras datam de algumas dcadas e que estas sofrem a competio crescente e agressiva de outras Instituies de Ensino Superior (IES), um novo paradigma metodolgico e tecnolgico torna-se imperativo para que as IES continuem atingindo o nvel de qualidade nos seus processos de ensino e aprendizagem. Faz-se necessrio preciso estudar e analisar como estas ferramentas impactam o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto e como estas j esto difundidas nos processos de interao dos alunos dentro e fora do ambiente acadmico no pas.

Palavras-chave

Tecnologia de informao e comunicao; educao; educao a distncia


INTRODUO

A aplicao das tecnologias educacionais nos cursos presenciais traz em si uma revoluo nos paradigmas educacionais atuais, medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer os seus cursos, disciplinas e materiais instrucionais. preciso fazer a gesto do conhecimento e, principalmente, aprender a constru-lo coletivamente. Alm disso, proporciona novas formas de interao e comunicao entre professores e alunos. De acordo com pesquisadores da Cornell University, a Internet insere novas funcionalidades na transmisso de informaes aos estudantes e fornece a possibilidade de troca de informaes atravs de grupos de discusso. A Internet est revolucionando algumas reas de estudo atravs da ampliao das oportunidades de aprendizado e de formatos alternativos para a transmisso de informaes. (Dwyer, Barbieri, and Doerr, 1995). O objetivo da introduo das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) na educao no deve ser um modismo ou estar atualizado com relao s inovaes tecnolgicas. Esse tipo de argumentao tem levado a uma subutilizao do potencial destas, que alm de economicamente dispendiosa, traz pouco benefcio para o desenvolvimento intelectual do aluno.
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 1

Maia et al

TIC aplicada Educao

Todo processo educativo tem a necessidade de traduzir as mensagens pedaggicas. Por esta razo, quanto mais aprofundamos a pesquisa e o desenvolvimento das metodologias e tecnologias educacionais, mais esta se torna presente dentro de uma Instituio de Ensino Superior (IES), por meio de: um sistema integrado de gesto educacional; uma poltica de investimento para adoo de tecnologias educacionais no sistema de ensino vigente definida por um plano de investimento; pesquisa e reviso de modelos pedaggicos e metodolgicos vigentes com foco no futuro almejado; desenvolvimento e aplicao de recursos de tecnologia educacional modernos; aplicao de novas polticas de ensino, colaborao e de gesto do conhecimento na instituio, envolvendo a comunidade docente, discente e de apoio, promovendo, assim, uma singular experincia no processo de ensino e aprendizagem. Alguns dos principais psiclogos e educadores do sculo XX que pesquisaram a relao entre a cognio e o aprendizado, como Vygotsky (2007), Paulo Freire (2006) e Feuerstein (1985), destacaram a importncia da interao social no desenvolvimento intelectual humano. Vygotsky enfatizou o papel da comunidade na construo do conhecimento, atravs de um processo scio-histrico. Embora o ser humano possua potenciais inatos de conhecimento e cognio, as funes psicolgicas superiores decorrem, em sua maior parte, de um processo de aprendizagem e desenvolvimento social. (FERNANDES, 2009). Implantar tecnologia uma tarefa relativamente fcil se comparada mudana dos processos de ensino, que j mais complexa e difcil de promover. Para promover as mudanas, os esforos devem ser concentrados nas pessoas chaves, que so os professores. Estes devem ser capacitados para a promoo das mudanas, tornando-se agentes. Por esta razo, apresentaremos a seguir os relatrios publicados no Brasil sobre a utilizao das tecnologias nas Universidades no pas.

CAMPUS COMPUTING REPORT (CCR.BR 2008)

um estudo sobre o papel da computao e da tecnologia de informao na Educao Superior. Teve incio em 1990, nos Estados Unidos, por iniciativa de Keneth C. Green, e maior estudo continuado sobre o papel da tecnologia de informao nas instituies de ensino superior norte-americanas. No Brasil, a primeira aplicao se deu no ano de 2004, por iniciativa da Escola do Futuro da USP. Os indivduos que respondem aos questionrios so em geral os responsveis pelo planejamento e deciso sobre as polticas de TI, em cada uma das instituies participantes da pesquisa. A terceira edio do Campus Computing.Br (2008) demonstra alguns avanos e tendncias em relao s pesquisas anteriores realizadas no Brasil. Participaram desta pesquisa, em 2008, 132 Instituies de Ensino Superior (IES) do Brasil (tabela 1).

Principais Resultados do CCR.BR 2008

Os dados gerais, principais tendncias e panorama de distribuio dos respondentes no territrio nacional so apresentados abaixo (tabela 1). Observa-se que grande parte dos respondentes so das regies Sul e Sudeste do pas e apenas 16% dos respondentes so Instituies Pblicas.

Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009

Maia et al

TIC aplicada Educao

Tabela 1: Quadro Geral dos Respondentes do CCR.BR 2008 Fonte: Campus Computing Report (2008) A tendncia do aumento da importncia das redes sem fio se torna mais evidente, a medida que a integrao dos aparelhos mveis com esta tecnologia est cada vez mais presente (tabelas 2 e 3). 2004 Sim, possuem um plano para implantao Plano em preparao No possuem 9 14 2005 43 31 2008 55,2 30,5 14,3

~ 15 Tabela 2: Planejamento de Redes sem fio (%)

2008 Em funcionamento Ser implementado em 2008 23,8 19,1

Em discusso para implementao 39,7 Tabela 3: Implementao de Redes sem fio em todo o campus (%)
Poltica Geral de TI e Computao

Cerca de 79% das IES que participaram do CCR.BR tm uma poltica formal de utilizao de computadores e recursos de informtica no que se refere aos alunos de graduao. Em relao aos alunos de ps-graduao este nmero cai para 59,5%. No que tange educao distncia, 47,5% das instituies referem ter uma poltica formal estabelecida nesta rea. A viabilizao e a ampliao do conhecimento em TI, fluncia digital e competncia computacional uma realidade para 85,9% das instituies respondentes com relao aos seus alunos de graduao. Este nmero decai para 81% com relao ao corpo docente e 80% para os administradores. Cerca de 40% das instituies recomendam para os alunos de graduao que tenham o seu prprio computador, a apenas 1,6% das pblicas recomendam. Cerca de 35% das IES tem interesse em incentivar a produo de software ou software material educacional institucional. Apenas 16% das IES tm um programa formal para avaliar o impacto da TI na instruo e nos resultados da aprendizagem.
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 3

Maia et al

TIC aplicada Educao

Planejamento Estratgico

Reter e/ou contratar equipe de TI qualificada e atualizar/substituir sistemas de TI/ERP foi apontado como a maior prioridade ao longo dos prximos dois ou trs anos. Providenciar educao online a distncia e fornecer suporte adequado ao usurio so apresentados tambm como problemas crticos a ser enfrentado pela instituio privada. Para as instituies publicas, a prioridade atualizar/melhorar segurana de rede e dados e, em segundo, fornecer servios no portal do estudante. Os dados sobre planejamento estratgico mostram que 75% das instituies tm planos para servios de Internet no campus e 52,4% para upgrade e/ou substituio de sistema administrativo/ERP. Para educao a distncia, 41% dos respondentes afirmam ter planejamento estratgico implantado e 35% esto em fase de desenvolvimento. Cerca de 33% tem planos para tecnologia instrutiva/integrao de instruo. Mas menos de 20% das IES tem planejamento para utilizar os recursos e servios da Web 2.0.

TECNOLOGIA E COMPETNCIAS

No Brasil, diversas IES j dispem de cursos a distncia. So inmeros cursos de graduao, ps-graduao (lato senso e stricto senso) e tcnicos, nas mais diversas reas de atuao, podendo ser eles semipresenciais ou totalmente a distncia. A EaD tem na prpria legislao, uma definio que vai alm da simples entrega de contedos mediada pelas TICs. O Decreto 5.622/2005, que regulamenta a educao a distncia no Brasil, caracteriza-a como modalidade educacional na qual a mediao didticopedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos. Em seu pargrafo primeiro, o mesmo decreto determina ainda que a educao a distncia organiza-se segundo metodologia, gesto e avaliao peculiares... (MEC, 2009). Assim, existe grande diversidade na organizao metodolgica, na gesto e na avaliao de cursos a distncia oferecidos, e os cursos imersivos e colaborativos, on-line. No h como comparar, ou igualar tambm, os novos projetos educacionais - que mobilizam professores e alunos via celular e ambientes virtuais na internet essencialmente bem diferentes dos cursos em tele, vdeo ou web conferncia e reunio dos alunos em plos presenciais. Mais diferentes ainda so os mais novos centros de estudos existentes nos mundos virtuais tridimensionais, tipo Secunda Lei, j utilizados em centenas de universidades estrangeiras, em que, incorporados em avatares, alunos e professores se movimentam, interagem, enfrentam desafios e aprendem (KENSKI, 2007). Em termos pedaggicos, as necessidades de planejamento e organizao de atividades educacionais, mediadas pelas tecnologias e sistemas acima citados, so totalmente diferentes. Os usos de diferenciadas tecnologias digitais, por exemplo, em cursos presenciais, requerem novas habilidades dos docentes, estratgias e dinmicas diversificadas para apresentao suas aulas. Muda-se muito desde a apresentao e organizao dos contedos, realizao de atividades, distribuio dos tempos, definio das formas de participao de professores e alunos e do processo de avaliao. Em cursos a distncia, tudo se torna ainda mais complexo. Nos cursos a distncia, o aluno aprende a desenvolver competncias, habilidades e hbitos de estudo, preparando-se para a vida profissional, no tempo e local que lhe so adequados (MEC, 2003). As atividades so conduzidas com o auxlio de professores (orientadores ou tutores), mediante atividades dirigidas como chats, fruns, aulas e palestras via videoconferncias, webcasts ou podcasts, mescladas a aulas presenciais. H tambm uso de materiais didticos elaborados e veiculados atravs dos diversos meios de comunicao. A presena do professor fundamental nesta modalidade de ensino, e seus conhecimentos podem ser aprimorados, pois alm da exigncia da competncia didtica, o professor deve ser capaz de se comunicar atravs dos meios tecnolgicos, atuando mais como um facilitador da aprendizagem, orientador acadmico e estimulador da interao coletiva (no caso de cursos que utilizem meios que permitam tal interao). Outro aspecto que exige ateno tem a ver com a garantia de emprego de uma linguagem pedaggica apropriada aprendizagem mediada pelas diversas mdias disponveis, estruturando processos, definindo objetivos e problemas educacionais. O uso de tcnicas instrucionais pode ser muito providencial neste caso.

Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009

Maia et al

TIC aplicada Educao

O fato que nenhuma tecnologia pode resolver todos os tipos de problemas, e o aprendizado depende mais da forma como a tecnologia aplicada metodologia de ensino do curso do que do tipo de tecnologia utilizada. (Maia e Meirelles, 2007). Assim, a tutoria, as formas de interao e suporte aos alunos tambm so elementos essenciais, determinantes para o sucesso do curso. A estruturao de uma equipe especializada, composta de pessoas que entendam de tecnologia, de pedagogia e que trabalhem de forma coesa, podem garantir uma melhor performance da aprendizagem do aluno. Alm de facilitar o aprendizado, tais cuidados minimizam tambm os riscos de evaso dos alunos um problema preocupante na rea.

EDUCAO A DISTNCIA NO BRASIL

A Educao a Distncia (EaD) consiste da unio entre tecnologias de informao e comunicao e contedos instrucionais que, para funcionar, depende de envolvimento de alunos, professores, instituies de ensino, empresas e governo. Como a maioria dos municpios brasileiros no tem acesso educao superior, a EaD emerge nesse cenrio como alternativa para preencher essa lacuna (Maia, 2007). Nos ltimos anos, a Educao a distncia (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes ferramentas de transmisso do conhecimento e da democratizao da informao. A diversidade de recursos tecnolgicos e comunicacionais colocados disposio dos estudantes e professores nos cursos a distncia podem colaborar de maneira bastante eficaz na formao e qualificao de profissionais. Os caminhos apontam para a renovao do ensino, formulando uma concepo mais ampla do processo educativo, a fim de atender demanda da sociedade. No Brasil, a procura por cursos a distncia tem aumentado significantemente nos ltimos dois anos. Em termos macroeconmicos, o interesse em aumentar, a curto prazo, a escolaridade da populao est relacionado a fatores como a globalizao da economia, na qual busca-se colocar o pas em condies de competitividade no mercado internacional. As informaes apresentadas foram extradas do Anurio Brasileiro sobre Educao a Distncia, publicado em 2008. Este anurio elaborado a partir de consulta as fontes primrias de informao: como MEC, CNE, CEEs. Participam e respondem o questionrio instituies autorizadas para a oferta de EaD. Este uma amostra bem completa: 140 instituies (54,5% do universo), mas que representam 80% do total de alunos a distancia do pas. Segundo este anurio, o Brasil possui cerca de 2,54 milhes de brasileiros estudaram por Educao a Distncia em 2007, este nmero inclui cursos credenciados e grandes projetos nacionais, como os cursos do SENAI, SENAC e SEBRAE. Apesar do crescimento exponencial deste mercado, os nmeros ainda so tmidos, o que revela um grande potencial para os prximos anos. As regies com maior nmeros de alunos so a s regies Sul e Sudeste. (figura 1), mas as regies que mais cresceram em nmeros de alunos, proporcionalmente no pas, foram as regies Sul e Norte.

Figura 1: A geografia da EAD no Brasil Atualmente o Brasil possui cerca de 970 mil alunos matriculados em cursos a distncia, nas 257 Instituies de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC. E este nmero muito maior se considerarmos o universo de alunos/profissionais que participam dos cursos a distncia no mundo corporativo (ABREAD, 2008).
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 5

Maia et al

TIC aplicada Educao

Se somarmos o nmero de cursos de extenso, aperfeioamento e de qualificao, chegaremos concluso que, dos cursos a distncia oferecidos atualmente no Brasil, cerca de 58% esto relacionados educao adulta, ou educao executiva. O crescimento na oferta do nmero de cursos se reflete nos alunos. Na prtica, assistimos a um crescimento de 213% no nmero de alunos regularmente matriculados em cursos de EaD credenciados no Brasil, nos ltimos 4 anos. Apesar do crescimento exponencial deste mercado, os nmeros ainda so tmidos, o que revela um grande potencial para os prximos anos. Dos atuais 1.181 cursos a distncia oferecidos no Brasil em 2007, cerca de 47% so de ps-graduao, mestrado ou de aperfeioamento e extenso a distncia e esto relacionados educao adulta, ou educao executiva (Grfico 1). Mas esta proporo j foi maior, pois em 2006 estes mesmos cursos representavam cerca de 58%. Esta reduo em termos percentuais deve-se ao grande crescimento da oferta de Graduaes a distncia que representavam 23% da oferta dos cursos em 2006 e, hoje, representam mais de 37% dos cursos, um crescimento de 112%.

Grfico 1: Evoluo do nmero de cursos a distncia no Brasil O crescimento na oferta do nmero de cursos se reflete nos alunos. Na prtica, assistimos a um crescimento de 213,8% no nmero de alunos regularmente matriculados em cursos de EaD credenciados no Brasil (tabela 4). Em termos absolutos, isso se reflete, no perodo de 2004 e 2006, em um aumento de 309.957 estudantes para 972.826.

Tabela 4: Nmero de Instituies Credenciadas para oferta de cursos EaD Nestes cursos analisados as tecnologias/mdias mais utilizadas para disponibilizar material, dar suporte aos alunos e professores so: material impresso: 77,1%; e-learning: 62,9%; CD-ROM: 49,3% ; Vdeo: 45% ; TV: 23,6% e Satlite: 11,4%.

Experincia pioneira

Um grande marco na Educao a Distncia no Brasil a criao, em 2005, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pelo Ministrio da Educao (MEC). Tem o objetivo de formar professores para a educao bsica. A UAB no uma instituio de ensino superior tradicional, mas uma articulao entre universidades estaduais, federais e institutos federais de educao,
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 6

Maia et al

TIC aplicada Educao

cincia e tecnologia (Ifets) para levar ensino superior pblico de qualidade aos municpios brasileiros nos quais no h cursos de formao superior, ou cujas ofertas so insuficientes para atender a todos. (MEC, 2009) Os cursos so oferecidos a distncia em parceria com universidades pblicas brasileiras. Os alunos so acompanhados no decorrer do curso por tutores responsveis pelo monitoramento e desempenho de suas atividades e dificuldades de aprendizagem. Para participarem do projeto, as instituies interessadas devem cumprir, alm dos dispositivos do decreto pertinente, os demais dispositivos da legislao e normalizao relacionados educao, tais como a titulao do corpo docente; os exames presenciais; a apresentao presencial de trabalhos de concluso de curso ou de monografia. Tendo em vista que, segundo dados recentes do MEC, apenas 30% dos municpios brasileiros tm acesso ao ensino superior, e que os outros 70% no contam com oferta regular de ensino, o sistema da UAB altamente relevante, pois pretende suprir essa demanda por meio da oferta (projetada) de um milho de vagas at 2010. Atualmente hoje h 560 plos e 74 instituies pblicas de ensino superior vinculados UAB (figura 2). O diagrama abaixo exemplifica como a rede e suas articulaes funcionam.

Figura 2: O Funcionamento da rede UAB Fonte: MEC (2009) Assim, dada a situao atual do ensino superior no Brasil, que demanda um aumento circunstancial do nmero de vagas para os prximos anos, a EaD pode ser utilizada como uma forma de ampliao do alcance dos cursos ministrados pelas IES (Instituies de Ensino Superior), proporcionando maiores chances de ingresso aos alunos interessados. O desafio, obviamente, garantir a qualidade dos cursos, impedindo que a iniciativa desge em uma espcie de delivery de cursos.
Educao corporativa

No Brasil, ao menos 600 empresas j tm algum tipo de treinamento a distncia, segundo dados da E-Learning Brasil. Estima-se que, em 2008, 2,9 milhes de brasileiros freqentaram algum curso a distncia. Isso significa que uma, em cada 70 pessoas no pas, participou de um curso nesta modalidade de ensino, de acordo com a Secretaria de Ensino a Distncia (SEED), do Ministrio da Educao (MEC). As universidades corporativas surgiram no Brasil nos anos 90 e em 1999, eram apenas dez em todo o pas. Passada uma dcada, o nmero de empresas que investem nesse modelo de formao e aprimoramento de funcionrios cresceu 2.400%, atingindo 250 unidades, segundo estimativas da professora, de acordo com Eboli (2009). A Associao Brasileira de Ensino a Distncia (ABRAEAD, 2008) afirma que a EaD um dos mtodos mais utilizados pelas empresas para capacitar ou atualizar seus funcionrios. Entre as modalidades, podemos encontrar, em primeiro lugar, os
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 7

Maia et al

TIC aplicada Educao

treinamentos, seguidos do aperfeioamento e, ento, pela reciclagem. Na prtica, o interesse foca-se no curto prazo e no desenvolvimento de vantagens competitivas mediante incremento do nvel de competncias. Diferentemente dos cursos oferecidos por instituies educacionais, o ndice de evaso bem reduzido no caso da educao executiva, e o grau de satisfao dos funcionrios elevado. Esse quadro s se altera quando considera-se os cursos compulsrios, quando o funcionrio obrigado a participar. Dentre as vantagens que as empresas observam nos cursos a distncia pode-se destacar a abrangncia e alcance; reduo de custos; a flexibilidade para o aluno conciliar o estudo e a vida profissional; a no-interferncia na rotina de trabalho; e, por ltimo, o retorno percebido do aprendizado j no curto prazo para a empresa. Entre as desvantagens destacadas pelas empresas encontra-se os elevados ndices de evaso; a ausncia de intimidade com o mtodo; o custo de implantao; e a impessoalidade. Ainda segundo a ABREAD, as Universidades Corporativas que praticam EaD pretendem elevar seus investimentos no prximo ano, centrando muito mais na prpria educao a distncia do que na educao presencial. Um ponto que considerado mais crtico, e sobre o qual encontra-se concordncia na literatura, a grande distncia entre a educao corporativa, voltada ao aprendizado atravs da prtica (e na prtica), e a educao acadmica tradicional.

IMPLANTAO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSOS PRESENCIAIS

A generalizao da Internet como um potente recurso a servio da sociedade do conhecimento, est fomentando o desenvolvimento de novos cursos. Esta nova situao supe um grande desafio para os professores. Estamos imersos em um novo marco no qual necessrio desvendar os grandes valores educacionais das ferramentas da Internet e as no menos importantes presses comerciais que as esto impulsionando. preciso estudar e analisar detalhadamente como estas ferramentas impactam o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto e como estas j esto difundidas nos processos de interao dos alunos dentro e fora do ambiente acadmico. Os alunos de hoje cresceram num mundo conectados rede, e chegam ao campus universitrio com altas expectativas em relao tecnologia. Eles consideram a tecnologia como um veculo para interao social, que ocorre atravs dos instant messages (MSN), celulares, wikis, blogs, e grande parte deles tem seu prprio notebook. No que se refere aos alunos especificamente, preciso analisar o desenvolvimento do processo de aprendizagem atravs das TICs e, em especial, os procedimentos mais adequados para o uso instrumental da Internet, ou seja, avaliar os valores didticos mais relevantes, os cuidados e limites que estas aplicaes tm no processo de aprendizagem. Capacitar os professores no significa simplesmente promover treinamentos de uso das novas TICs, mas, conduzir um processo articulado de mudana de mentalidade perante a educao, uma mudana do currculo e dos contedos das disciplinas, alm de uma mudana dos materiais a serem trabalhados. Sabe-A aplicao de tecnologia nos cursos presenciais tem seguintes propsitos: a) Preparar a IES para incorporar os valores da Escola da Era Digital b) Institucionalizao do uso das novas tecnologias e metodologias c) Organizao e gerenciamento dos contedos desenvolvidos nas Faculdades, alm do desenvolvimento e disponibilizao de novos produtos e contedos (em acervo multimiditicos, interativos) d) Oferta de currculo voltado aprendizagem colaborativa e) Incentivo pesquisa de metodologias e tecnologias educacionais f) Incentivo ao desenvolvimento de novos programas acadmicos g) Melhorara a aprendizagem do corpo discente por meio da aplicao de novas metodologias e tecnologias h) Organizao e gerenciamento dos contedos desenvolvidos pelo corpo docente A tecnologia de informao e comunicao utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construo de conhecimento. As formas de aplicao podem ser atravs de projetos colaborativos entre alunos e professores, ou atividades planejadas sobre determinados temas, ou contedos didticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares de simulao, ou qualquer um do pacote MS-Office, associados a recursos de web 2.0 (ex: blogs e wikis) ou at mesmo jogos com simulaes. Para busca de informaes utilizam os recursos disponveis que podem ser a prpria Internet, bibliotecas virtuais, bancos de dados, participam de listas de discusso, fruns, chats e assistem aulas gravadas via webcast, diretamente no seu iPod.
Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009 8

Maia et al

TIC aplicada Educao

Com a utilizao da Tecnologia Educacional aplicada a um curso presencial, torna-se possvel simular, praticar ou vivenciar situaes fundamentais para a compreenso de um conhecimento ou modelo que se est demonstrando. As tecnologias educacionais a ser utilizadas nos diversos cursos e programas das escolas devem ser planejadas com propsitos diversos aplicando a cada pblico-alvo uma metodologia diferente. Quanto maior o leque de opes (mix) em termos de tecnologias puder ser disponibilizado nos diversos cursos, maior ser o reconhecimento do mercado quanto imagem de vanguarda e qualidade de ensino da escola. Com a incorporao das tecnologias de informao e comunicao, em especial a Internet, ao processo de ensino/aprendizagem, faz-se necessria uma ao sistemtica de planejamento e a implementao de novas estratgias didticas e metodologias de ensino-aprendizagem. Ao lado das TICs, transformaes socioeconmicas, polticas e culturais das ltimas duas dcadas colocam em xeque esto currculos e prioridades educacionais (o que ensinar), estilos de pedagogia e andragogia (como ensinar) e a prpria institucionalizao do ensino (quem detm o poder de ensinar e validar a aprendizagem), impelindo-nos a uma nova lgica de ensino (LITTO, 1997; KENSKI, 1998).

CONSIDERAES FINAIS

As novas tecnologias de informao e comunicao tm colocado recursos como o computador, a Internet e todas as suas ferramentas a servio da educao. A tendncia atual aliar tecnologia educao e, em virtude desta nova realidade, tornase cada vez mais necessria a implementao de uma nova cultura docente e discente nas instituies educacionais no Brasil. A aplicao das novas tecnologias na educao implica numa revoluo to intensa nos paradigmas educacionais atuais, que poder levar a uma evoluo na metodologia do ensino presencial, caracterizando-se, portanto, numa oportunidade mpar para as instituies de ensino e os professores repensarem a prtica de ensino e aprendizagem. A proposta pedaggica neste novo ambiente de aprendizagem deve ter como objetivo promover a autonomia e a reflexo crtica dos alunos. Mas, este novo aluno, responsvel pela sua prpria instruo, ainda no existe e precisa ser criado, o que demanda um grande esforo se considerarmos que uma grande mudana cultural estar em jogo neste processo. Por esta razo, necessrio dar a importncia adequada aos aspectos das tecnologias de informao e comunicao aplicadas educao, bem como, o suporte aos alunos e professores, tendo sido este o foco principal deste estudo. Ensinar e aprender utilizando tecnologias exige pacincia e preparo dos alunos e dos docentes. Os objetivos pedaggicos devem estar associados uma lista de mtodos agregados a atividades presenciais aos possveis mtodos associados atividades a distncia. A infra-estrutura do curso no mbito pedaggico, desenho do curso, apresentao, formas de interao e ambiente de aprendizagem, associados qualidade do material didtico, constituem a chave do sucesso para a aprendizagem dos alunos. Por esta razo dada muita nfase escolha de uma linguagem adequada para a elaborao do material didtico. Uma vez que aprender se tornar uma atividade a ser prolongada por toda a vida, preciso buscar desenvolver um ambiente que permita o compartilhamento de experincias entre os envolvidos neste processo, a fim de criar comunidades de aprendizagem, as quais envolvam as teorias do mundo acadmico, com a prtica do mundo corporativo.

BIBLIOGRAFIA

1. ABRAEAD -ANURIO BRASILEIRO ESTATSTICO DE EDUCAO ABERTA E A DISTNCIA, (2008). So Paulo: Instituto Monitor/Abed. 2. Dwyer, D., Barbieri, K., and Doerr, H. (1995). Creating a virtual classroom for interactive education on the Web. In Proceedings of the Third International World-Wide Web conference on Technology, tools and applications. http://www.igd.fhg.de/www/www95/. Eboli, M. (2009). Universidades corporativas crescem 2.400% em dez anos. Revista Veja. Edio 15 de maio de 2009. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/universidades-corporativas-crescem-brasil-468630.shtml.

3. Fernandes, J. (2009). Ciberespao: Modelos, Tecnologias, Aplicaes e Perspectivas: da Vida Artificial Busca por uma Humanidade Auto-Sustentvel. Sociedade Brasileira de Computao, 1998 v. II p. 109-162. Disponvel em http://www.cic.unb.br/docentes/jhcf/MyBooks/ciber/ciber.pdf. Acessado em 10/07/2009.

Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009

Maia et al

TIC aplicada Educao

4. Feuerstein, R. (1985). Instrumental enrichment: an intervention program for cognitive modifiability. Baltimore, MD: University Park. 5. Filatro, A. (2007). Design Instrucional Contextualizado. So Paulo: Senac So Paulo. 6. Freire, P.(2006) Pedagogia do Oprimido. So Paulo: Ed. Paz e Terra, 45 ed., 2006. 7. Kenski, V. (1998). Novas tecnologias: o redimensionamento do espao e do tempo e os impactos no trabalho docente. In.:Revista Brasileira de Educao. Mai/Jun/Jul/Ago, 1998, n. 8. 8. Litto, F (1997). Um modelo para prioridades educacionais numa sociedade de informao. In: Ptio Revista Pedaggica, Ano I, n.3, p.15-21, Nov.97/jan98. 9. Campus Computing Report.Br. (2008). So Paulo: Editora Altana. 10. Maia, M. (2007). Educao a Distncia. In: Revista GV-Executivo, volume 6 - nmero 5 - setembro-outubro 2007. 11. Maia, M. e Meirelles, F.(2007). Novas tecnologias aplicadas em uma ps-graduao a Distncia: o caso Gvnext. In: CINTED-UFRGS. 12. MEC Ministrio da Educao e Cultura (2009) Universidade Aberta do Brasil http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=74 13. MEC-SEED Secretaria de Educao a Distncia (2003). Referenciais de qualidade para Cursos a distncia. 14. Szab, I. e Silva,R.(2006). A construo de conhecimento nas comunidades virtuais do ciberespao. In Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao, Dez, 2006, 2-19. 15. Vygotski, L.(2007) A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes. (UAB) -

Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set 04-05rd 2009

10

You might also like