You are on page 1of 3

LISTA DE EXERCCIOS 1 QFL0140 2010

1) Analisando o complexo [Fe(bipy)3]2+ responda: a. b. c. d. e. Qual o nome do complexo? Qual a configurao eletrnica e a valncia do metal central? Qual a dentio do ligante. Qual a estrutura do complexo e seu nmero de coordenao? O complexo apresenta ismeros? Se sua resposta for afirmativa, identifique-os.

Dados: (bipy) = bipiridina

2) Quando tratado com Ag+, o complexo de cor amarelada [Co(NH3)6]Cl3 produz 3 mols de AgCl. Este mesmo complexo, quando aquecido por volta de 230C, apresenta uma cor purprea, e quando tratado com Ag+ gera 2 mols de AgCl. Proponha estruturas para as duas substncias. O que ocorre quando se aquece o complexo? D uma breve explicao sobre a observao experimental. 3) O complexo [Co(NH3)5NO2]2+ pode apresentar duas cores, rosa ou amarelo intenso, dependendo de como o ligante NO2- est ligado ao metal. Mostre as estruturas possveis, com os respectivos nomes, e explique atravs da srie espectroqumica e pela teoria do campo cristalino o porqu dessa diferena de cor. 4) Esboce desenhos mostrando as transformaes que sofrem as seguintes estruturas ao aplicar as operaes de simetria indicadas (vide exemplo):

Pgina 1 de 3

5) Num ensaio de laboratrio foram utilizados trs complexos coloridos: tris(oxalato)cromato(III), tris(etilenodiamina)cobalto(III) e tris(bipiridina)ferro(II). Para verificar se os complexos so catinicos ou aninicos, em tubos de ensaio usaram-se resinas catinicas e aninicas separadamente. Essas resinas so polmeros que absorvem ctions ou nions presentes em soluo. Cada complexo foi adicionado em dois tubos (um contendo a resina catinica e outro contendo a resina aninica). Explique o que ocorre com a soluo. Escreva as frmulas dos complexos. 6) Complexos de Ni(II) (d8) podem ser tanto quadrado planares como tetradricos. Explique como e por que, atravs de uma balana de Faraday, possvel verificar a estrutura desses complexos. 7) Qual a ECCL, em termos de mltiplos de tetraedro ou octaedro, para os seguintes ons: a) V3+ (octadrico) d) Co2+ (octadrico, spin baixo) b) Mn3+ (octadrico, spin alto) e) Fe2+ (octadrico, spin baixo) 2+ c) Cu (tetradrico) f) Cr3+ (tetradrico) 8) A molcula metilamina (CH3NH2) pode agir como um ligante monodentado. As que seguem so reaes de equilbrio e os dados termoqumicos a 298 K para as reaes da metilamina e etilenodiamina com Cd2+(aq): Cd2+(aq) + 4CH3NH2(aq) = [Cd(CH3NH2)4]2+(aq) Ho = -57,3 kJ; So = -67,3 J/K; Go = -37,2 kJ Cd2+(aq) + 2en(aq) = [Cd(en)2]2+ (aq) Ho = -56,5 kJ; So = +14,1 J/K; Go = -60,7 kJ a) Calcule Go e a constante de equilbrio Keq para a seguinte reao de troca de ligante: [Cd(CH3NH2)4]2+(aq) + 2en(aq) = [Cd(en)2]2+ (aq) + 4CH3NH2(aq) b) Com base no valor de Keq, o que voc concluiria sobre a reao anterior? Qual o conceito demonstrado? Explique. 9) O complexo [Cr(H2O)6]Br2 absorve luz principalmente de comprimento de onda de 630 nm, e o seu momento magntico de 4,90 B. Ao se mudar o ligante para bipiridina (bipy) e se formar o complexo [Cr(bipy)3]Br2, foram determinados novamente o comprimento de onda de da luz absorvida e o momento magntico. O que acontece com o comprimento de onda absorvido (aumenta ou diminui)? Qual ser o novo momento magntico (B)? 10) Escreva a frmula ou d nome para os seguintes complexos. Indique o tipo de isomeria que estes poderiam apresentar e desenhe essas estruturas. a. cloreto de pentaaminaisotiocianocobalto(III) b. diaquabis(oxalato)ferrato(III) de sdio c. iodeto de tetraaquodicloronquel(IV) d. clorohidroxibis(oxalato)rodato(III) e. diaquatetrabromovanadato(III) de potssio f. [Ir(SCN)6]4g. [Rh(CN)5(H2O)]2h. [Co(NH3)6]3+ i. [Fe(NO2)3(NH3)3]2+

Pgina 2 de 3

11) Para a remoo de excesso de Fe3+ do plasma de pacientes talassmicos, diversos ligantes derivados das hidroxipiridonas, como a deferiprona (figura ao lado), foram sintetizados e submetidos recentemente a testes clnicos. A deferiprona um ligante bidentado, que forma complexos octadricos com o on Fe3+ atravs dos seus dois tomos de oxignio. Desenhe os ismeros geomtricos possveis para o complexo [Fe(H2O)2(def)2]3+ e identifique os quirais. Explique.

O OH N CH3 Deferiprona (def) CH3

Use

para representar o ligante.

12) Um ligante bidentado L forma um complexo octadrico com Mn3+ cujo momento magntico experimental 2,83 B. O valor de log da reao de complexao 20. a) A partir dos dados fornecidos, determine o nmero de eltrons desemparelhados no metal. b) Na srie espectroqumica, o ligante L seria de campo forte ou fraco? Explique. c) Calcule as concentraes de Mn3+ e de L no equilbrio, partindo-se de uma soluo inicial do complexo de 1,010-3M.
Dados: Srie espectroqumica (em ordem crescente da fora do campo induzida pelo ligante) I- < Br- < S2- < SCN- < Cl- < NO2- < F- < OH- < C2O42- < H2O < NCS- < CH3CN < NH3 < en < bipy < phen < NO2- < PPh3 < CN- < CO
ltimo ligante de campo fraco

Pgina 3 de 3

You might also like