You are on page 1of 3

Consta do edital ESAF de 2003 para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho, na rea de Informtica: 1. Informtica: conceitos bsicos.

Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. Componentes funcionais (hardware e software) de computadores. Vamos resolver hoje uma questo da prova de 2003 para este concurso que alia o conhecimento descrito acima com uma boa dose de ateno na leitura e na interpretao do cabealho da questo. Os ndices de busca estrangeiros trabalham com expresses booleanas, que so regras de pesquisa com os termos AND, OR e NOT, digitados entre espaos no meio de duas palavras-chave. Considere um site de pesquisa estrangeiro que s aceita estas trs expresses booleanas. Seguindo as regras de utilizao destas trs expresses e, considerando que uma deles foi digitada entre espaos no meio de duas palavras-chave diferentes, correto afirmar que a) quando o termo digitado for AND, a pesquisa traz, alm dos resultados que contm ambas as palavraschave, os resultados que contm pelo menos uma delas. b) quando o termo digitado for OR, a pesquisa traz apenas os resultados que contm uma e somente uma das palavras-chave digitadas. c) quando o termo digitado for NOT, a pesquisa traz apenas os resultados que contm a primeira das palavras-chave sem a ocorrncia da segunda palavra-chave. d) quando o termo digitado for NOT, a pesquisa traz, alm dos resultados que contm ambas as palavraschave, os resultados que contm pelo menos uma delas. e) no existe diferena no resultado da pesquisa quando se digita qualquer uma das trs expresses booleanas. Comentrios Para comear a resolver a questo necessrio lembrar de trs conceitos bsicos l da Arquitetura de Computadores: lgebra de Boole, Operaes Booleanas e Tabelas-Verdade. A lgebra de Boole, criada pelo matemtico ingls George Boole (1815-1864), uma lgebra que s admite dois resultados: verdadeiro ou falso. Traduzidos em linguagem matemtica, estes resultados passam a ser, por exemplo, 1 (verdadeiro, ligado) ou 0 (falso, desligado). As Operaes Booleanas so, ento, operaes cujo resultado vai dar verdadeiro ou falso. Para definirmos Tabelas-Verdade vamos comear lembrando do que uma tabuada. Quando lidamos com a nossa lgebra decimal diria, damos o nome de tabuada tabela que descreve o conjunto de todos os valores possveis para uma operao, por exemplo, de multiplicao. O que fazemos normalmente usar um subconjunto da tabuada, por exemplo, uma tabela de multiplicao do nmero 9 com os nmeros de 1 a 10. Esta tabela faz parte da tabuada da multiplicao:

Operao 9x1 9x2 9x3 9x4 9x5 9x6 9x7 9x8 9x9 9x10

Resultado 9 18 27 36 45 54 63 72 81 90

www.pciconcursos.com.br

No caso da questo que estamos discutindo, existem trs operaes booleanas: AND, OR e NOT. Similarmente nossa tabuada da multiplicao teremos uma tabuada para a operao AND, uma tabuada para a operao OR e uma tabuada para a operao NOT. S que, no caso da lgebra booleana, estas tabuadas recebem o nome especial de tabelas-verdade. Vejamos ento as tabelas-verdade da operao AND, da operao OR e da operao NOT.

AND Verdadeiro Falso

Verdadeiro Verdadeiro Falso


Tabela-Verdade do AND

Falso Falso Falso

OR Falso

Verdadeiro Falso
Tabela-Verdade do OR

Falso Falso Falso

Verdadeiro Verdadeiro

NOT Verdadeiro Falso

Verdadeiro Falso Verdadeiro

Tabela-Verdade do NOT Na primeira tabela lemos A AND B, sendo A (na linha) e B (na coluna), operandos, e o AND, a operao. Podemos observar que A AND B s ser verdadeira se os dois operandos forem verdadeiros. Na segunda tabela lemos A OR B, sendo A (na linha) e B (na coluna), operandos, e o OR, a operao. Podemos observar que A OR B s ser falsa se os dois operandos forem falsos. Na terceira tabela lemos NOT A, sendo A (na linha), operando, e o OR, a operao. Podemos observar que NOT A uma operao de inverso e de um nico operando: se A for verdadeiro, o NOT A ser falso e vice-versa. Aps esta introduo, partiremos para a anlise das afirmaes. a) quando o termo digitado for AND, a pesquisa traz, alm dos resultados que contm ambas as palavraschave, os resultados que contm pelo menos uma delas. A afirmao incorreta, pois se o termo digitado for AND a pesquisa traz apenas os resultados que contm ambas as palavras-chave. Confira com a tabela do AND. b) quando o termo digitado for OR, a pesquisa traz apenas os resultados que contm uma e somente uma das palavras-chave digitadas. A afirmao incorreta, pois se o termo digitado for OR a pesquisa traz, alm dos resultados que contm ambas as palavras-chave, os resultados que contm pelo menos uma delas. Confira com a tabela do OR. c) quando o termo digitado for NOT, a pesquisa traz apenas os resultados que contm a primeira das palavras-chave sem a ocorrncia da segunda palavra-chave. A afirmao correta, pois se o termo digitado for NOT a expresso vai ficar: palavra-chave1 NOT palavra-chave2 ( s ler o cabealho da questo). O operador NOT faz com que a pesquisa traga os resultados que no contm a palavra-chave2 (confira com a tabela do NOT). Este o primeiro DETALHE. O segundo DETALHE que o candidato deve saber de antemo o seguinte: os mecanismos de busca, por default, usam o operador OR para mais de uma palavra-chave se nada for escrito. Ento, o resultado obtido com a expresso palavra-chave1 NOT palavra-chave2 justamente trazer os resultados que contm a

www.pciconcursos.com.br

palava-chave1 sem a ocorrncia da palavra-chave2. d) quando o termo digitado for NOT, a pesquisa traz, alm dos resultados que contm ambas as palavraschave, os resultados que contm pelo menos uma delas. A afirmao incorreta, pois se o termo digitado for NOT, a pesquisa traz apenas os resultados que no contm a palavra-chave. Confira com a tabela do NOT. e) no existe diferena no resultado da pesquisa quando se digita qualquer uma das trs expresses booleanas. A afirmao incorreta, pois j sabemos que os resultados das tabelas-verdade so diferentes. Gabarito Oficial : C Para variar um pouco, a ESAF testou a leitura e interpretao correta do cabealho, a ateno na hora de descrever a resposta e os conhecimentos da atuao default das ferramentas de tecnologia da informao do candidato usando DETALHES. Isso tpico das questes propostas por ela. Fortes abraos a todos e at a prxima. Professor Marcus Vinicius.

www.pciconcursos.com.br

You might also like