You are on page 1of 27

Conceito de Ao Ao o ttulo representativo da menor parcela do capital social de uma sociedade por aes (sociedade annima) e podem ou no ser

r negociadas em bolsa de valores. As aes so classificadas de acordo com a natureza dos direitos e das vantagens que do aos seus detentores e no Brasil, as aes ainda se dividem em dois tipos essenciais: Aes Ordinrias: As aes ordinrias por lei tm direito a voto e participam da distribuio dos lucros aps bonificao para as aes preferenciais. Aes Preferenciais: As aes preferenciais tm direito preferencial sobre o recebimento de dividendos, podem ou no ter direito a voto na Assemblia dos acionistas. Na regulamentao brasileira, se a empresa no distribuir dividendos em trs exerccios sociais, as aes preferenciais adquirem direito a voto. A classificao de ordinrias e preferenciais refere-se espcie das aes, porm quanto forma, as aes podem ser Nominativas (cautela) e Escriturais (escritura). O mercado ainda subjetivamente divide as aes quanto sua liquidez: Aes de primeira linha: tambm chamadas de blue chips , so aes de grande liquidez e demanda em bolsa, em geral de empresas confiveis, de grande porte e excelente reputao. Aes de segunda linha: tambm chamadas de small caps so aes menos lquidas, de empresas de boa qualidade, mas de maior risco geral. Em geral, so de empresas de grande e mdio porte que esto ganhando destaque no mercado, tanto por retorno financeiro como por adoo de novas polticas internas e que, potencialmente, podem se tornar aes de primeira linha. Aes de terceira linha: So aes com baixa liquidez. Em geral de companhias porte mdio e pequeno, porm no necessariamente de menor qualidade. Sua negociao caracteriza-se pela descontinuidade devido ao baixo interesse pelo mercado. A negociao de aes se divide em mercado primrio e secundrio. O mercado primrio consiste na emisso de novas aes por parte da empresa. Essa emisso pode ser pblica (quando a empresa realiza IPO, tambm conhecido como

Underwriting) ou privada (realizada atravs de subscrio) e visa a captao de recursos para investimentos na companhia. J no mercado secundrio onde ocorre a comercializao de aes j emitidas dentro ou fora de um ambiente de negociaes, bolsas de valores, por exemplo. Este mercado tem o objetivo de dar liquidez s aes e, normalmente o valor que circula neste mercado no canalizado para a empresa.

http://www.investeducar.com.br/Educacao/(S(nwt5h52okovnm3bbhb2wbtrm))/Defau lt.aspx?Page=conceitoAcao&AspxAutoDetectCookieSupport=1

Como investir na Bolsa de Valores

Um quarto do volume financeiro negociado na Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa) em 2006 saiu da carteira de "pessoas comuns", ou seja, gente com pouco conhecimento em finanas e o desejo de ganhar dinheiro no longo prazo. As perspectivas para o futuro prximo - com taxa de juros em queda e economia em ascenso - tambm so boas. Por isso, vale a pena entender como comprar e vender aes, uma operao bem mais simples do que os tumultuados e j superados preges da Bolsa faziam supor. 1. Investir em aes um bom negcio? 2. Como fao para investir na Bolsa? 3. Afinal, o que so aes? 4. Como ocorrem as operaes de compra e venda? 5. Existe um valor mnimo para comear? 6. Aps a compra, preciso ficar com as aes por tempo determinado? 7. possvel negociar aes via internet? 8. O que home broker? 9. Que cuidados devem tomar os investidores iniciantes? 10. O que preciso levar em conta no momento do investimento? 11. Quais so as melhores aplicaes?

1. Investir em aes um bom negcio?

Em 2006, os papis da Bovespa valorizaram-se 32% - o dobro da mdia de rendimento de um fundo de renda fixa. As perspectivas para o mdio e o longo prazo tambm so boas, concordam os analistas. Os principais indicadores financeiros do Brasil most ram que o pas tem tudo para atravessar um ciclo de crescimento sustentvel, com estabilidade para a economia e oportunidades para as empresas. E uma vez que as empresas lucram mais, seus scios - ou seja, todos os acionistas - tambm ganham mais. importante ressaltar, porm, que investir neste mercado exige cautela: preciso analisar os riscos e contar com a possibilidade de retorno do investimento no longo prazo. 2. Como fao para investir na Bolsa? H dois caminhos para o investidor comprar e vender aes: via corretora de valores ou bancos. As corretoras so membros das Bolsas de Valores credenciados pelo Banco Central e habilitados a negociar valores mobilirios com exclusividade no sistema eletrnico da Bovespa. Para comercializar aes, portanto, o investidor precisa ser cliente de uma dessas empresas. Elas oferecem anlises de mercado que indicam o melhor momento para comprar e vender papis para obter melhores resultados. J os bancos administram fundos de aes, cestas que variam conforme os re sultados das empresas cotadas na Bolsa. Neste caso, o banco quem decide quando e como investir. 3. Afinal, o que so aes? Aes so pequenos "pedaos" de uma empresa. Por isso, quem detm aes de uma companhia dono de uma parte dela - ou melhor, um dos seus scios. As aes tambm so chamadas de "papis", pois, segundo a definio formal, aes so "ttulos nominativos" que representam fraes do capital social de uma empresa.

4. Como ocorrem as operaes de compra e venda? simples. Imagine a seguinte situao: o investidor A quer comprar aes de uma determinada empresa; j o investidor B quer vender papis da mesma companhia. Ambos enviam ordens de compra e de venda, respectivamente, para suas corretoras. Estas, ento, transmitem os pedidos para o Mega Bolsa - o sistema eletrnico de negociao da Bovespa, que compara todas as ofertas em tempo real. Caso o valor oferecido pelo investidor A seja igual ao valor pedido pelo investidor B, o negcio fechado instantaneamente. Se os valores no forem compatveis, o sistema compara outras ofertas at encontrar um negcio que satisfaa as duas partes. Com milhares de

investidores comprando e vendendo aes todos os dias, as operaes so fechadas rapidamente. 5. Existe um valor mnimo para comear? No. O valor a ser aplicado varia em funo do preo das aes que o investidor deseja adquirir e tambm das taxas cobradas pela sua corretora. Em geral, porm, a compra feita por lotes de aes, de 100, 200 aes, e assim por diante. Um exemplo: se o investidor quiser comprar um lote de 100 aes ao custo de 50 reais por ao, pagar 5 000 reais. O investidor pode recorrer ainda ao mercado fracionrio, comprando aes fora do lote: nesse caso, em tese, ele poderia adquirir at mesmo 1 ao. Porm, devido a custos de corretagem, a operao seria invivel.

6. Aps a compra, preciso ficar com as aes por tempo determinado? No. No h prazo mnimo nem mximo para que os papis fiquem nas mos de um investidor. Exemplo disso a operao conhecida co mo "day trade", em que o investidor vende a ao no mesmo dia em que a comprou. De outro lado, h pessoas que mantm os mesmos papis durante anos e at dcadas.

7. possvel negociar aes via internet? Sim. Para isso, preciso que o investidor seja cliente de uma corretora membro da Bovespa que disponha do sistema home broker. por meio dele que so feitas as negociaes de compra e venda de aes via internet.

8. O que home broker? a ferramenta que permite a negociao de aes via internet. Ela est interligada ao sistema de negociao da Bovespa e permite que o investidor envie ordens de compra e venda de aes atravs do site de sua corretora. Segundo dados da prpria Bovespa, dezenas de milhares de pessoas compram ou vendem aes por esse sistema todos os meses. Essas pginas oferecem ambientes amigveis, com informaes sobre andamento do prego, grficos e anlises do mercado. Tudo para minimizar riscos e ampliar ganhos do investidor. Confira aqui, a relao de home brokers autorizados pela Bovespa. (acesse)

topo

9. Que cuidados devem tomar os investidores iniciantes? Em primeiro ligar, preciso ter em mente que o mercado de aes envolve riscos. Ainda que os resultados recentes da Bolsa indiquem lucros altos, os ganhos podem variar devido a conjunturas econmicas, setoriais ou relativas s empresas propriamente. Outro ponto importante: preciso se manter atualizado. Para isso, necessrio ler publicaes com indicadores econmicos e tendncias de mercado. possvel tambm participar de sites que simulam investimentos, como o http://emacao.folha.uol.com.br/. Outra dica para quem est comeando participar de clubes de investimento, associaes de investidores com interesses afinados. Nesses grupos, possvel reunir recursos para os investimentos, fazendo com que cada participante desembolse quantias baixas - o que minimiza perdas expressivas.

10. O que preciso levar em conta no momento do investimento? Deve-se levar em conta trs pontos: liquidez da ao escolhida, ou seja, a facilidade de vender os papis no momento do resgate do investimento; retorno, que so as possibilidades de ganho; risco, as possveis perdas. A combinao desses trs elementos determina a ao a ser comprada ou vendida.

11. Quais so as melhores aplicaes? No incio de 2007, VEJA ouviu quatro analistas que mais acertaram em suas dicas de investimento nos dois anos anteriores. Todos atuam em grandes bancos ou corretoras. Eles revelaram suas apostas para 2007. Valder Nogueira recomendou papis da Netservios porque a empresa vem aliando crescimento e rentabilidade de maneira "exemplar". Ricardo Arajo Silva escolheu aes da Profarma, que abrira capital recentemente e apresentava uma curva estvel de crescimento. J Roger Downey optou pela Vale do Rio Doce, pela grande demanda do mercado chins pelo minrio de ferro. Ana Cristina Ibri apostou em papis da Gerdau, cuja receita estava vinculada, em boa parte, ao mercado de construo civil, que tende a ter bons resultado s.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/bolsa_valores/index.sht ml

Aes / Bolsa de Valores - Definio e O que Bolsa de valores?

Bovespa a sigla para Bolsa de Valores de So Paulo, que representa o maior mercado de negociao de aes da Amrica Latina. O que : o local onde se compram e se vendem as aes de companhias. A Bolsa constitui uma associao civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A Bolsa de Valores uma associao sem fins lucrativos cujo objetivo promover todas as condies necessrias para o funcionamento do mercado de aes. na Bolsa de Valores que os investidores compram ou vendem suas aes, sempre por meio de uma corretora de valores. As Bolsas de Valores so responsveis por manter local ou sistema de negociao eletrnico adequados realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios. O patrimnio da Bolsa representado por ttulos que pertencem s sociedades corretoras membros. Para o bom funcionamento do mercado, a Bolsa deve preservar elevados padres ticos de negociao e divulgar as operaes executadas com rapidez, amplitude e detalhes. Na Bolsa de Valores de So Paulo a maior parte das negociaes feita pelo sistema Mega Bolsa, que engloba o Prego Viva Voz e os terminais remotos, permit indo o registro de operaes em um ambiente tecnologicamente avanado. Pelos terminais eletrnicos do Mega Bolsa, as corretoras podem enviar suas ordens de compra ou venda diretamente de seus escritrios, de qualquer parte do territrio nacional ou mesmo do mundo. O sistema reproduz na tela o ambiente de negcios, exibindo os registros das ofertas de compra e venda das aes negociadas e propiciando o fechamento automtico das operaes. Definio

As Bolsas de valores so associaes civis, sem fins lucrativos. Seu patrimnio representado por ttulos que pertencem s sociedades corretoras membros. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, mas esto sujeitas superviso da Comisso de Valores Mobilirios CVM. Seus objetivos e atividades, entre outras, so: 1. manter local adequado realizao, entre corretores, de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos prprios membros, pela autoridade monetria e pela CVM; 2. estabelecer sistema de negociao que propicie e assegure a continuidade das cotaes e a plena liquidez do mercado; 3. dar ampla e rpida divulgao s operaes efetuadas em seu prego; 4. assegurar aos investidores completa garantia pelos ttulos e val ores negociados; importante que voc saiba que as bolsas de valores mantm um fundo de garantia com a finalidade exclusiva de assegurar o ressarcimento de prejuzos ocorridos aos clientes de sociedades corretoras, em funo de m execuo de ordem, falh a operacional na liquidao de operaes e na administrao da custdia, entre outros.

http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=74

O que uma ao? Ao um pedacinho de uma empresa. Com um ou mais pedacinhos da empresa, voc se torna scio dela. Sendo mais formal, podemos definir aes como ttulos nominativos negociveis que representam, para quem as possui, uma frao do capital social de uma empresa. As aes podem ser: - Ordinrias (ON): que concedem o direito de voto nas assemblias da empresa; - Preferenciais (PN): que oferecem preferncia no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidao da companhia. Entretanto, as aes preferenciais no concedem o direito de voto, ou o restringem. As aes tambm podem ser diferenci adas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que aparea aps o ON ou o PN . As caractersticas de cada classe so estabelecidas pela empresa emissora da ao, em seu estatuto social. Essas diferenas variam de empresa para empresa, portanto, no p ossvel fazer uma definio geral dasclasses de aes.

Cada empresa possui um cdigo operacional que utilizado no dia-a-dia do mercado. No caso da Petrobrs o cdigo PETR4, que representa as aes PN, e a PETR3 representa as ON. Textos Relacionados: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Como investir em Aes? Guia rpido de investimento em aes O que uma bolsa de valores? Investir em aes no Brasil Quanto preciso para comear a investir em aes? Quais so os riscos de se investir em aes? Quais so os custos para se investir em aes?

Como investir em Aes? Existem inmeras formas para comear a investir em aes. Aqui irei citar alguns caminhos que tenho como boas escolhas: Fundos de investimento em aes (FIA): So fundos que investem majoritariamente seus recursos em aes negociadas em bolsa de valores. Dessa forma, esto sujeitos s oscilaes de preos das aes que compem sua carteira. Devido a es sas variaes e ao risco, so mais indicados para quem tem objetivos de investimento de longo prazo. Clubes de Investimentos: So formados por grupos de pessoas que tenham interesse de aplicar na bolsa, assim se unem a uma corretora, formam um estatuto leg al, e aplicam respeitando as imposies legais de um clube de investimento. A vantagem que o capital a ser investido fica maior, uma vez que muitos investidores juntam seu dinheiro em uma mesma conta, no entanto as decises de investimento so tomadas em conjunto. Investidor Pessoa Fsica: o investidor que toma suas prprias decises de investimento, escolhendo os ativos de acordo com seus critrios. Existem vrios mtodos para voc escolher o que comprar ou vender, sejam eles convencionais ou no, como , fundamentos, grficos, chute, indicao do amigo do seu amigo, astrologia, entre outros. Aqui irei citar dois que tenho como dignos de serem considerados, anlise tcnica e fundamentalista. Existem inmeras formas de ser um analista fundamentalista ou tcnico, essas duas correntes se dividem em muitas. Portanto prefiro deixar a seu critrio escolher qual seguir, e com o intuito de ajud -lo deixarei vrios links de onde encontrar textos sobre o assunto. Aps escolher sua metodologia, procure definir seu si stema que ir obedecer para tomar suas decises, a mudana de sistema para operar o grande vilo dos investidores, portanto tenha em mente, teste e coloque em prtica seu sistema.

Antes de comprar um ativo, tenha definido, caso o mercado reaja contra sua posio, aonde ir deixar essa posio; essa uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram no mercado, reconhecer que erraram. Elimine suas perdas rapidamente, obedea seu mtodo e utilize conceitos de risco x retorno, so dicas para voc se manter no mercado, ao invs de sair falido, colocando a culpa no mercado. A culpa jamais do mercado.

Quais so os riscos de se investir em aes? Para comear a aplicar na bolsa de valores o investidor tem que se conscientizar que existem chances de perder dinheiro, pois o mercado de aes de renda varivel, que pode variar tanto positivamente quanto negativamente. uma grande mentira o discurso de que investir em aes ganho na certa, pois no h garantia nenhuma de que o valor daquele ativo ir subir, a nica certeza que se pode ter h de que o futuro incerto. Existem ferramentas que controlam o risco no mercado de aes , mas a maioria dos investidores no utiliza essas ferramentas, pois a coisa mais difcil do mercado aceitar que a sua anlise est errada, e que est na hora aceitar a perda e partir para prxima. Para exemplificar um pouco como no se pode ter garantia de rentabilidade, vamos analisar a valorizao do Ibovespa ms a ms no ano de 2005: *Janeiro: 7,05% *Fevereiro: +15,56% *Maro: -5,43% *Abril: -6,64% *Maio: +1,47% *Junho : -0,80% *Julho: 3,66% *Agosto: 7,00% *Setembro: 12,20% Podemos ver como as rentabilidades so bem diferentes de um ms para o outro, e que existem meses, como janeiro, que o mercado chegou a cair 7%, uma queda relativamente alta que tirariam muitas pessoas do mercado. Entretanto, quanto maior o risco maior o retorno, e isso que atrai tantas pessoas para o mercado, meses como fevereiro, aonde em 1 ms d para se obter 15% de rentabilidade, e em outras

aplicaes como a de Renda Fixa, demora 1 ano para obter uma rentabilidade como esta.

O grfico acima mostra (com dados da BOVESPA de Maio/2006) o tempo que o valor do IBOVESPA demora para subir, e em quantos dias demora tambm para cair, perdendo todo o valor investido. Normalmente as quedas tem uma tendncia a serem muito mais rpidas que as altas de preo, o que indica que os investidores devem estar atentos a estes riscos.

Quais so os custos para se investir em aes? Corretagem: O grande mal de todos investidores a corretagem uma despesa que pesa principalmente para os pequenos investidores. A corretagem cobrada a cada operao executada, ou seja, para comprar e vender uma ao voc tem que pagar uma corretagem na ida e outra na volta. Atualmente possumos uma grande gama de corretoras no mercado, que cobram preos diferentes de corretagem, mais podemos dividir essas empresas em dois grupos: Corretagem Fixa e Corretagem Varivel. Corretagem Varivel: Essas empresas estabelecem um preo percentual fixo, e conforme o tamanho da sua operao, a sua corretagem ir ser de um valor pequeno ou grande. Normalmente este percentual baseado em cima de uma tabela que a Bovespa criou. Tabela Bovespa: Valor da operao* At R$ 135,05 De R$ 135,06 at R$ 498,615 De R$ 498,62 at R$ 1.514,68 Taxa 0,00% 2,00% 1,50% Custo Fixo R$ 2,70 R$ 0,00 R$ 2,49

De R$ 1.514,69 at R$ 3.029,37 A partir de R$ 3.029,38

1,00% 0,50%

R$ 10,06 R$ 25,21

Normalmente essas corretoras, de acordo com o tamanho do cliente, possuem uma poltica de devoluo de corretagem para diminuir o valor da corretagem. Os investidores que operam com corretagem varivel normalmente ligam para uma mesa de operao quando eles querem operar, e repassam suas ordens para o corretor. Corretagem Fixa: Estas empresas cobram um valor fixo em cada operao, que variam de 10 a 40 reais, e o investidor opera atravs do sistema Home Broker, que uma plataforma acessada pela internet, onde o cliente da corretora executa suas ordens on -line. Afinal qual melhor? A resposta como sempre : Depende! Para investidores que possuem bastante capital, financeiramente melhor utilizar a corretagem fixa, para investidores pequenos que operam, menos que X em cada operao melhor utilizar a corretagem varivel. Existem tambm as taxas da Bovespa e da CBLC que tambm devem ser computadas: BOVESPA Negociao Registro I. Mercado a Vista 0,027% Finais Day0,019% Trade Imposto de Renda: CBLC Liquidao Registro Total

0,008% 0,006%

0,035% 0,025%

Somente os investidores que tiverem lucro dentro de um ms que seja superior a R$4.143,50 devem declarar e recolher o imposto. A taxa do imposto de 20% sobre os ganhos lquidos, as despesas com corretagens, taxas ou outros custos necessrios realizao das operaes, desde que efetivamente pagas pelo contribuinte, podero ser acrescentadas ao custo de aquisio ou deduzidas do preo de venda dos ativos ou contratos negociados.

Quais so os riscos de se investir na BMF?


Ao se falar de mercado varivel a primeira pergunta sobre risco. O risco um fator que tem que ser muito bem

discutido antes de entrar no mercado de renda varivel, mais especificamente no mercado de contratos futuro. Qual meu risco ao comprar um contrato de dlar? A resposta depende do tipo de compra que foi feita, por exemplo, se voc um produtor de soja, e vendeu contratos de soja a um preo futuro, certamente seu risco mnimo uma vez que voc esteja fazendo um hedge (trava) do seu produto, garantindo um preo futuro, no entanto se voc apenas vendeu contratos de soja pra especular, e o mercado ande contra sua posio, voc pode perder todo seu capital com possibilidades de ficar devendo para sua corretora. No entanto, este tipo de situao minimizada pela margem de garantia deixada na corretora. Assim a recomendao que conhea o mercado em que vai atuar e faa operaes aceitveis pelo tamanho do seu capital, com stop de proteo, para que no acontecer danos maiores.

http://www.administracaoegestao.com.br/investimentos/quais-sao-os-riscos-de-se-investirna-bmf/

Operao

no

Mercado

Vista

a compra ou venda de uma determinada quantidade de aes, a um preo estabelecido em prego. Assim, quando da realizao de um negcio, ao comprador cabe despender o valor financeiro envolvido na operao e ao vendedor a entrega dos ttulos-objeto da transao, nos prazos estabelecidos pela BOVESPA.

Ttulos-Objeto
Todas as aes de emisso de empresas admitidas negociao na BOVESPA.

Formao

do

Preo

Vista

Os preos so formados em prego, pela dinmica das foras de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotao praticada um indicador confivel do valor que o mercado atribui s diferentes aes. A maior ou menor oferta e procura por determinado papel est diretamente relacionada ao comportamento histrico dos preos e, sobretudo, s perspectivas futuras da empresa emissora, a incluindo-se sua poltica de dividendos, prognsticos de expanso de seu mercado e dos seus lucros, influncia da poltica econmica sobre as atividades da empresa, etc.

Negociao

A realizao de negcios no mercado a vista requer a intermediao de uma sociedade corretora que est credenciada a executar, em prego, a ordem de compra ou venda de seu cliente, atravs de um de seus representantes (operadores).

Liquidao das Operaes


o processo de transferncia da propriedade dos ttulos e o pagamento/recebimento do montante financeiro envolvido. Abrange duas etapas: Disponibilizao dos ttulos: Implica a entrega dos ttulos BOVESPA, pela sociedade corretora intermediria do vendedor. Ocorre no segundo dia til (D2) aps a realizao do negcio em prego (D0). As aes ficam disponveis ao comprador aps a liquidao financeira; Liquidao financeira: Compreende o pagamento do valor total da operao pelo comprador, o respectivo recebimento pelo vendedor e a efetivao da transferncia das aes para o comprador. Ocorre no terceiro dia til (D3) aps a realizao do negcio em prego.

Mercado de Lote-Padro e Mercado Fracionrio


Com o objetivo principal de assegurar uma boa formao de preo aos ativos negociados em seus preges, a BOVESPA, com base no perfil de negociao de cada ttulo - quantidade de papis por negcio mais observada, volume financeiro por negcio, etc. - os distribui pelos diferentes lotes padro de negociao (quantidade mnima de ttulos para negociao). Uma transao efetuada no mercado principal da BOVESPA deve envolver obrigatoriamente um lote padro do ativo (ou mltiplos desse lote). Negcios com quantidades inferiores so realizados no mercado de fraes do lote (Fracionrio).

Por que comprar aes?


Um investidor adquire aes com o objetivo de obter um ganho, uma lucratividade. Esse retorno ser proveniente dos direitos e proventos distribudos - dividendos, bonificaes, direitos de subscrio, etc. aos acionistas pela companhia e da eventual valorizao de preo das aes. Esses fatores, por sua vez, dependero do desempenho da empresa e de suas perspectivas futuras.

Por que vender aes?


Um investidor vende aes para obter liquidez, isto , para convert-las em dinheiro, que ser utilizado na aquisio de novos ttulos ou em outro destino qualquer. Uma ao normalmente vendida quando o investidor avalia que suas perspectivas a mdio e longo prazos so relativamente menos favorveis em comparao a outras aes ou mesmo outras alternativas de investimento.

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/curso-basico/fra_cur_vista.htm

Aes / Bolsa de Valores - Como comprar e vender aes no mercado de balco

Data: 07/0

No Brasil, h mais de 70 empresas que tm capital aberto, mas suas aes no so negociadas diretamente na bolsa

No balco existem ofertas de papis de empresas de menor porte Quando uma empresa decide abrir o capital e ofertar aes ao mercado, deve, em primeiro lugar, registrar-se na Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e definir qual ser a categoria de negociao de seus papis. Como abrir o capital inclui despesas maiores e exigncia de maior transparncia na divulgao de informaes ao mercado, a maioria opta por ter aes negociadas em bolsa de valores. Entretanto, outra forma de permitir que investidores comprem e vendam papis de forma simples por meio do chamado mercado de balco. De carter mais informal que a bolsa de valores, as negociaes no mbito do balco so intermediadas por entidades como bancos de investimento ou corretoras autorizadas a operar pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM). H quase 40 instituies financeiras aptas a operar nesse mercado, que negociam papis de 76 empresas. No balco, negociam-se aes de empresas de pequeno porte e, portanto, baixa liquidez. O mercado de balco organizado pode ser considerado um primeiro passo para que uma companhia tenha aes em bolsa ,pois a regulamentao dos negcios ainda um pouco mais flexvel. "A bolsa inclui uma regulamentao mais pesada da CVM",

diz Waldir de Jesus Nobre, superintendente da rgo regulador do mercado de capitais. A regulamentao mais flexvel do mercado de balco organizado tambm pode ser considerada uma das desvantagens das negociaes nesse ambiente. Na bolsa de valores, por exemplo, existe um mecanismo de ressarcimento de prejuzo que, de certa maneira, protege o pequeno investidor de possveis equvocos na hora da compra ou da venda do papel. "Quando o investidor passa a ordem de compra ou de venda e a corretora, por algum motivo, demora a envi-la ao mercado, podem existir prejuzos na ocasio de uma oscilao nos preos entre o momento em que se envia a ordem e o momento no qual ela executada , explica Nobre, da CVM. Ou seja, no caso de uma "execuo infiel de ordem" na bolsa, o investidor tem o direito de reclamar e requerer a devoluo da diferena de preo. A BM&FBovespa analisa o pedido e emite um parecer. No caso do mercado de balco, eventuais problemas entre as partes envolvidas na negociao no so intermediados pela bolsa. Os mecanismos legais convencionais so as nicas maneiras de resolver algum conflito que possa vir a existir. Contudo, por demandar uma maior transparncia e dar mais segurana aos investidores, o registro para operao na bolsa de valores mais custoso para a empresa. Se quiser abrir o capital e no ter de arcar com todos os custos exigidos para transaes em bolsa, operar apenas no balco organizado pode ser uma boa opo, segundo Nobre. Como investir no balco Assim como na bolsa de valores convencional, para que se tenha acesso aos valores mobilirios negociados no balco, o investidor deve procurar uma corretora de sua confiana e que opere neste mercado. "O que atrai investidores ao balco que as empresas esto em busca de investimentos. Quando elas crescerem e passarem a negociar papis na bolsa de valores diretamente, so boas as possibilidades de darem um bom retorno aos investidores", explica Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora Souza Barros. Um dos problemas de negociar no balco organizado a falta de li quidez das empresas, normalmente de menor porte. Segundo Vieira, possvel que o investidor queira vender uma ao adquirida no balco e no haja compradores naquele dia. Portanto, nada melhor que uma boa estratgia para proteger seus investimentos. Como qualquer operao na bolsa de valores, investir por meio do mercado de balco tambm requer pacincia e pensamento a longo prazo. O melhor caminho diversificar, ou seja, mesclar os investimentos entre empresas que operam no balco e as que negociam na bolsa de valores. Quanto mais diversificada for a carteira de aes, maiores as chances de no ter prejuzos se precisar de liquidez. Com relao aos custos de se operar no balco ou na bolsa de valores, hoje em dia no h diferena. O investidor pode, incl usive, operar no balco organizado via home broker. S importante lembrar que uma empresa, ao se cadastrar e abrir seu capital, escolhe em qual mercado quer ofertar seus papis. Portanto, uma empresa que se registra no balco negocia aes apenas nessa modalidade. Diviso

As operaes podem ser feitas em balco organizado ou no-organizado. As negociaes no balco organizado contam com a presena de uma entidade autorreguladora, a Cetip. Trata-se de uma sociedade independente responsvel por administrar e liquidar as operaes financeiras desse mercado. a Cetip que assegura que as negociaes estaro de acordo com a legislao. J a negociao em balco no-organizado totalmente informal. "O investidor procura o potencial vendedor, atravs de uma corretora, que negocia diretamente com ele. Mas ele no tem como saber o volume das negociaes dos valores mobilirios nem se os preos das transaes esta de acordo com o mercado", diz Keyler Carvalho da Rocha, professor de Finanas da Faculdade de Economia e Administrao da USP (FEA-USP). Nesse caso, as operaes no acontecem em um ambiente especfico e no h nenhum tipo de entidade regulamentadora. Ou seja, os contratos so feitos diretamente entre as partes envolvidas. "No h disclosure dos negcios e quem compra fica a merc do preo que lhe for oferecido na hora da venda, sem saber se justo ou no pois no h transparncia", explica Nobre. Alm de correr o risco de pagar um preo irreal no papel, o investidor, ao optar por vender as aes, ter de procurar uma corretora, que pode oferecer o preo que achar mais pertinente. Caso a corretora saiba qual a demanda por esses papis, pode oferecer ao vendedor um preo acima ou abaixo do preo real e ganhar com o spread da transao, que a diferena entre o preo de compra e o de venda do papel.

http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=10570

O Valor de uma Ao
Categorias: BolsaPostado em: 01/3/2011 por: admin No mercado de aes, um dos aspectos mais analisados e, consequentemente mais importantes, a cotao das aes, a formao do seu preo. Essa cotao da ao o valor pelo qual a mesma negociada na bolsa de valores. Esses valores podem ser acompanhados atravs de jornais, publicaes especiais e principalmente pela Internet, onde possvel verificar os valores cotados minuto a minuto.

A cotao alterada em decorrncia da oferta e procura dos papis negociados durante o dia. Esses valores dependem das expectativas de compradores e vendedores sobre o desempenho das empresas e suas perspectivas para gerarem resultados futuros. O escritor Alexandre Elder, disse uma excelente frase sobre aes: Warren Buffet, um dos investidores mais bem-sucedidos dos Estados Unidos, gosta de dizer que, quem compra uma ao, se torna o scio de um cara manaco-depressivo, chamado Sr. Mercado. Todos os dias, o Sr. Mercado lhe prope comprar suas aes e tir-lo do negcio ou venderlhe as aes dele e sair do negcio. Quase sempre voc deve ignor -lo, pois o homem psictico, mas s vezes o Sr. Mercado entra em tal estado de depresso que lhe prope vender as aes dele a preo de banana quando voc deve comprar. E outras vezes ele se torna to manaco, ou eufrico, que lhe oferece um preo insensato por suas aes quando voc deve vender. Conforme as circunstncias, as aes acabam por apresentar diferentes valores monetrios: Valor de mercado: o preo pelo o qual a ao est sendo negociada. O valor em que os compradores esto aceitando pagar e os vendedores receber. Valor nominal: aquele estabelecido no estatuto da companhia. Representa o capital social da empresa dividido pelo nmero de aes. Valor patrimonial: o valor do patrimnio lquido da empresa, divido pela quantidade de aes.

Valor contbil: Refere-se ao valor lanado nos livros e estatu tos da companhia. Valor de liquidao: Representa o valor a ser pago por ao aps o encerramento das atividades da companhia. Valor intrnseco: o valor fundamentado na anlise de expectativa de resultados futuros. Lote padro: Representa uma ao, negociada com caractersticas idnticas. aquele considerado ideal para realizar negociaes.

Tipos de Aes
Categorias: BolsaPostado em: 12/22/2010 por: admin Para a manuteno do controle acionrio, um ponto importante a ser abordado o tipo das aes emitidas. As aes so divididas em preferenciais nominativas (PN) e ordinrias nominativas (ON). As aes preferenciais so muitas vezes as preferidas pelos acionistas por terem preferncia no recebimento dos dividendos. Pode haver diversas classes para essas aes, tudo ir depender das vantagens ou restries que so apresentadas a elas, sendo que estas devem estar demonstradas de forma clara nos estatutos das companhias. O outro tipo de aes negociadas so as ordinrias, as quais tm como principal caracterstica o direito ao voto. Em uma sociedade annima atravs do voto que os acionistas tm os direitos legais do controle organizacional.

Os dividendos que so pagos para quem detm aes ordinrias tm valor 10% menor do que os pagos s aes preferenciais. Estes dividendos so as partes dos lucros de uma empresa, em moeda, para seus acionistas. Pela lei, no mnimo 25% do lucro lquido do exerccio tem que ser distribudos para seus acionistas.

O que uma Ao?


Categorias: BolsaPostado em: 12/16/2010 por: admin Quando uma empresa tem seu capital aberto, ela divide seu patrimnio em diversas cotas (fatias;partes), as quais passam a ser distribudas aos seus investidores com o nome de aes. Elas so como a pequena parte de uma empresa. Seria a menor parte do capital social de uma empresa S.A. (Sociedade Annima).

Ao obter uma ao, voc passa a fazer parte do quadro de acionistas da empresa e tambm a fazer parte dos resultados dela, seja com lucro ou prejuzo. O economista Alexandre Elder tem uma frase que explica bem o descrio do que uma ao: Ao um certificado de propriedade de uma empresa. Ao comprar 100 aes de uma sociedade annima, que emitiu 100 milhes de aes,

voc passa a ser dono de um milionsimo dessa organizao. Em outras palavras, voc se tornou co-proprietrio do negcio. Se a empresa no emitir novas aes e outra pessoa tambm quiser ser acionista do empreendimento, ter de fazer uma oferta de compra de suas aes , aumentando seu valor. As aes acabam muitas vezes sendo chamadas de papis de empresas, pois era assim que elas eram negociadas anteriormente. Ao seu portador, eram dados ttulos impressos, os quais conferiam ao mesmo uma frao dos direitos da sociedade. Porm, com o avano da tecnologia, hoje em dia as aes so negociadas eletronicamente e seus papis, agora so apenas registros eletrnicos. Tendo aes de uma empresa, a pessoa no necessariamente tem plenos poderes de intervir nas negociaes da mesma querendo impor algo. H aes em que do ao seu titular opo para votar em assemblias e opo para o recebimento dos lucros. Na prtica, porm, estas decises ficam nas mos dos grandes acionistas, que, por terem um maior volume de aes conseguem ter maior fora nas decises. Estes so conhecidos como acionistas controladores. Um ponto importante que, caso acontea algo com a empresa, o acionista no herda as dvidas da mesma. Mas, caso a empresa entre em falncia ou concordata, o acionista o ltimo a recuperar sua parte da empresa, isso porque primeiramente ela deve pagar todas as dvidas e os direitos trabalhistas

http://www.enriquecendo.com.br/2011/01/o-valor-de-uma-acao/

Aes
Ttulos de renda varivel, emitidos por sociedades annimas, que representam a menor frao do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. O investidor em aes um co-proprietrio da sociedade annima da qual acionista, participando dos seus resultados. As aes so conversveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociao em bolsas de valores ou no mercado de balco. Podem ser:


- Ordinrias: So as que conferem direito comuns aos scios (incluindo o direito de voto), sem restries ou privilgios. Nas companhias fechadas as aes podero ser dividias em classes diferentes, j nas abertas sero todas iguais - Preferenciais: So aquelas que do as seus titulares alguns privilgio ou preferncia, como a prioridade da distribuio dos dividendos no mnimo superior a 10% do que foi atribudo s ordinrias. - Fruio: Ao invs de distribuir dividendos, resolve amortizar um lote de aes, geralmente por sorteio, pagando o valor nominal para seus titulares. Em seguida, permite-se que aqueles antigos titulares adquiram outras aes em substituio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_capitais

CAPTULO II 2 - MERCADO DE AES Este captulo introduz alguns conceitos bsicos relativos ao mercado de aes. apresentado o conceito de ao, assim como uma classificao e as formas de circulao das aes. Tambm so apresentados os mtodos usuais de anlise de aes.

2.1. Consideraes Iniciais Uma empresa em fase de crescimento necessita de recursos para financiar seus projetos de expanso. O ideal seria que a empresa tivesse acumulado supervits no passado para poder financiar suas expanses com recursos prprios. Entretanto, muitas vezes esta condio no pode ser satisfeita. O financiamento desses projetos pode, ento, ser obtido atravs de emprstimos. Contrair emprstimos junto a uma instituio financeira envolve o pagamento de juros e prazo determinado para saldar o montante financiado. Os pagamentos so compulsrios, independente da empresa operar com lucro ou prejuzo. Outra possibilidade para a empresa manter seu programa de investimento sem se submeter ao mercado de crdito a abertura de seu capital pela emisso de aes. Os recursos oriundos de emisso de aes so devolvidos ao investidor atravs da distribuio de dividendos e da reteno de lucros que, se forem adequadamente reaplicados, valorizaro o preo das aes no mercado. O mercado de aes, segmento do mercado de capitais que opera com ttulos de renda varivel, objetiva canalizar recursos para as empresas atravs do capital de risco [OLIVEIRA1986]. Segundo a Revista Investimentos, o mercado acionrio encerrou o ano de 1995 apresentando uma rentabilidade real acumulada baixa, mesmo aps ter registrado ndices de valorizao bastante elevados em determinados meses. O desempenho geral observado no ano anterior foi fundamentalmente um reflexo do perodo de adaptao pelo qual est passando a economia brasileira sob os efeitos das medidas introduzidas pelo programa de estabilizao econmica. Esse comportamento pode ser interpretado como um momento de ajustamento do mercado s novas diretrizes do governo. Em decorrncia da quebra das receitas inflacionrias, a estrutura especulativa baseada nas altas taxas de inflao revelou-se insustentvel. A queda anunciada dos juros tambm relevante na perspectiva de um investidor de longo prazo, que observa hoje juros muito menores que aqueles praticados no passado. Assim, para tornar -se mais competitivo, tcnico e compatvel com o novo cenrio de estabilidade, o mercado de aes teve que buscar novas estratgias e produtos para se adaptar nova realidade. Apesar dos contratempos enfrentados no ano passado, onde a desacelerao do programa de privatizao causou forte impacto, o mercado brasileiro se coloca entre os quatro mercados mais rentveis do mundo neste primeiro trimestre. Desta forma, a retomada do crescimento econmico aliada ao processo de privatizao das estatais, tendem a impulsionar o mercado com

uma maior disperso acionria e a consolidao do hbito de poupar atravs do mercado de aes. Diante de uma situao onde se verifica a demanda por modelos de previso que possam auxiliar no gerenciamento do risco envolvido na aplicao de recursos em aes, surgem instituies detentoras de conhecimento especfico para avaliar o comportamento do mercado acionrio. 2.2. Definio A ao um ttulo representativo da frao unitria do capital social de uma sociedade annima ou companhia, denominao deste tipo de empresa na legislao brasileira, conferindo a seu proprietrio o direito de participao nessa sociedade [CASTRO1979]. 2.3. Espcies de Aes Quanto espcie, as aes normalmente so classificadas em [SANVICENTE1988] :
y

Aes Ordinrias : as aes ordinrias conferem direito de voto a seu titular nas deliberaes das assemblias de acionistas - autoridade mxima da companhia -, alm da participao nos lucros da sociedade [OLIVEIRA1986]. Normalmente, a cada ao corresponde um voto [CASTRO1979]. Conseqentemente, o proprietrio de aes ordinrias tem responsabilidades e obrigaes correspondentes ao montante de aes possudas [OLIVEIRA1986]. Aes Preferenciais : as aes preferenciais normalmente no do direito de voto, caracterstica das aes ordinrias reconhecida pelos diversos sistemas jurdicos [CASTRO1979]. Entretanto, possuem vantagens e preferncias em relao s aes ordinrias, protegendo seus titulares contra decises tomadas nas assemblias de acionistas [S1987]. Essas preferncias consistem em prioridade na distribuio de dividendos, no reembolso de capital no caso de dissoluo da empresa e na acumulao destas vantagens [CASTRO1979] [OLIVEIRA1986] [S1987] [SANVICENTE1988] [RUDGE1993].

Segundo [RUDGE1993], a legislao brasileira ainda prev a existncia de aes de fruio, ou de gozo, ou ainda partes beneficiri as, apesar de essas formas acionrias no serem objeto de negociao em mercados organizados. 2.4. Forma das Aes [RUDGE1993] classifica as aes ordinrias e preferenciais quanto forma de circulao em nominativas e escriturais.

Aes Nominativas : so aquelas cujos certificados identificam seu titular, tambm inscrito no Livro de Registro de Aes Nominativas [CASTRO1979]. A transferncia entre titulares exige o expresso consentimento do acionista vendedor e a inscrio do acionista comprador no Livro de Transferncia de Aes Nominativas [OLIVEIRA1986] [S1987]. Aes Escriturais : no so representadas por certificados, sendo ttulos mantidos em conta de depsito, em nome de seus titulares, na instituio financeira que o estatuto da empresa designar [CASTRO1979]. Segundo [S1987], a propriedade da ao escritural presumida pelo registro na conta de depsito de aes. Esta modalidade de ao objetiva difundir a propriedade de aes nominativas, facilitar a circulao - proporcionada pela transferncia mediante ordem instituio financeira e registro dessa transao -, e eliminar os custos com a emisso de certificados [CASTRO1979].

2.5. Direitos conferidos pelas Aes A Lei N 6.404/76, que regulamenta o funcionamento das sociedades annimas, confere aos acionistas o recebimento de dividendos e bonificaes, e direitos de subscrio no caso de a empresa pretender aumentar seu capital pela captao de novos recursos [CASTRO1979].
y

Dividendo : de acordo com [CASTRO1979], os dividendos so decorrentes da distribuio de uma parcela do lucro da empresa aos acionistas, sendo pagos em dinheiro. O dividendo se constitui na renda do investimento em aes, contribuindo decisivamente para o valor da ao [S1987]. Bonificao : em decorrncia do aumento do capital da sociedade annima, realizado com a incorporao de reservas ao capital da empresa, feita uma distribuio de aes aos acionistas na forma de bonificao [CASTRO1979]. A bonificao distribuda aos acionistas efetuada na proporo de sua participao no capital social da companhia e normalmente na mesma espcie das aes possudas [OLIVEIRA1986] [S1987], representando a atualizao da cota de participao do acionista no capital da empresa. A deciso da empresa em efetuar uma bonificao no implica em qualquer variao patrimonial, apesar de que o anncio de bonificao pode, eventualmente, provocar a valorizao das aes da companhia no mercado [S1987].

Subscrio : a subscrio corresponde ao direito garantido aos acionistas ordinrios e preferenciais na prioridade de aquisio de aes da empresa, quando esta aumentar o seu capital social pela emisso de novos ttulos [RUDGE1993]. Atravs da subscrio de aes facultado aos acionistas, adquirirem, pelo pr eo de emisso, uma parcela das novas aes proporcional quelas possudas [OLIVEIRA1986]. Normalmente o aumento de capital pela subscrio de novas aes realizado quando as condies de mercado se apresentarem favorveis, permitindo, ento, que os acio nistas ao subscreverem aes, ganhem a diferena entre o preo de mercado e o valor da emisso do ttulo [OLIVEIRA1986].

2.6. Anlise do Preo das Aes O investimento no mercado acionrio advm da expectativa de ganhos decorrentes do rendimento das aes adquiridas e de sua valorizao no mercado. "Quem compra aes, mesmo inconscientemente, especula sobre a possibilidade de rendimentos futuros, o comportamento do mercado e a possibilidade de valorizao do papel" [OLIVEIRA1986]. A avaliao do investimento em aes explicada pelas correntes fundamentalista e tcnica [CASTRO1979] [OLIVEIRA1986] [RUDGE1993] [S1987]. Na realidade, os mtodos defendidos por estas correntes de pensamento so complementares e dificilmente utiliza-se exclusivamente um dos dois mtodos [S1987]. usual o emprego simultneo destas tcnicas, onde "a anlise fundamentalista adequada para a seleo daquelas aes que devem ser compradas, enquanto a anlise tcnica serve para determinar a ocasio em que devem ser compradas" [S1987]. Pela combinao destes mtodos, mais precisas sero as possibilidades de maximizar ganhos e minimizar perdas em uma carteira de aes. 2.6.1. Anlise Fundamentalista A hiptese admitida pela anlise fundamentalista a existncia de um valor natural ou intrnseco para cada ao [CASTRO1979]. [OLIVEIRA1986] define o valor intrnseco de uma ao como sendo aquele dado pela remunerao efetiva mais a remunerao potencial do investimento; desta forma, o valor intrnseco de uma ao est correlacionado com o desempenho da companhia emissora. Em muitas situaes, o preo de mercado para a ao no coincide com seu valor intrnseco devido s imperfeies e ineficincia do mercado na avaliao desse ttulo. Segundo [VANHORNE1972], o problema consiste, ento, em

determinar se o mercado est avaliando corretamente o preo da ao; ou seja, verificar se os preos desses ttulos refletem adequadamente o verdadeiro valor dos direitos de propriedade de uma sociedade annima. Neste sentido, a anlise fundamentalista, atravs da identificao e estudo de fatores que influenciam no desempenho das empresas, procura determinar o valor intrnseco de uma ao, favorecendo a tomada de deciso dos investidores do mercado acionrio. De acordo com [CASTRO1979] e [RUDGE1993], normalmente a estimao desse valor encontrada pelo clculo do valor atual das aes em funo do fluxo dos lucros por ao efetivamente distribudos em um determinado intervalo de tempo, refletindo a poltica de distribuio da empresa e sua capacidade de gerar lucro. As demonstraes financeiras e outras informaes relevantes que ilustrem o comportamento passado e presente da sociedade, so instrumentos importantes para se realizar a projeo da evoluo futura da empresa. A conjuntura econmica e consideraes polticas adotadas tambm devem ser analisadas, pois exercem influncia no preo e valor das aes negociadas [S1987]. Assim, para os fundamentalistas, o preo de uma ao depende do desempenho da empresa no seu contexto econmico e que somente pela avaliao deste desempenho possvel a estimao do preo da ao [OLIVEIRA1986]. Como o preo justo - valor intrnseco - de uma ao se fundamenta na expectativa de lucros futuros, [RUDGE1993] coloca que o momento adequado para a compra de uma ao quando o preo deste ttulo estiver baixo e para a venda, quando estiver alto. Assim, se o investidor achar que a cotao da ao est acima do preo considerado justo, no opo de investimento; caso contrrio, avaliado o risco envolvido na aquisio e na manuteno dessa ao, poder vir a s-la. Os defensores da escola fundamentalista colocam que teoricamente os valores e os preos de mercado deveriam ser iguais [OLIVEIRA1986]. A no observncia de tal fato se deve a subestimativas ou superestimativas do preo da ao, que sofre influncias de toda ordem, inclusive de carter psicolgico, provocando oscilaes rpidas de maior ou menor amplitude, quanto mais ineficiente e desinformado for o mercado [S1987] [VANHORNE1972]. Entretanto, os preos das aes tendem a se movimentar em torno do seu valor intrnseco. Assim, a longo prazo, o mercado, apesar de suas imperfeies, avalia corretamente o valor de uma ao [S1987]. 2.6.2. Anlise Tcnica A anlise tcnica assume que os preos das aes apresentam tendncia de movimento condicionada a uma dependncia significativa dos preos observados no passado [CASTRO1979]. Baseada na hiptese de que "a histria se repete" [OLIVEIRA1986], essa abordagem procura explicar as

oscilaes dos preos dos ttulos pela prpria evoluo desses preos no mercado, realizando previses sobre o comportamento futuro da precificao das aes [LEVY1969] [S1987]. Segundo os defensores da escola tcnica, a oscilao nos preos determinada pela interpretao dada pela massa de investidores a fatores fundamentais que, a princpio, influenciam a variao dos preos das aes e que se modificam constantemente [S1987]. Para interpretar o desempenho das aes e do mercado, a anlise tcnica utiliza artifcios grficos de forma a ilustrar a srie histrica de preos, permitindo a identificao de tendncias e formaes na cotao das aes, traduzindo o comportamento do mercado e avaliando a participao de massas de investidores na induo dessas oscilaes [RUDGE1993]. Para [CASTRO1979], atravs da anlise das tendncias observadas nos grficos possvel estabelecer oportunidades mais precisas de negociao. As formaes, sinais grficos decorrentes de oscilaes nos preos das aes, so utilizadas como instrumentos de previso das cotaes pela constatao emprica de que aps o aparecimento dessas, normalmente, os preos apresentam comportamento evolutivo idntico ao observado. A anlise tcnica assume que "as aes so avaliadas de acordo com os caprichos do mercado e no de acordo com qualquer valor resultante da rentabilidade potencial e de risco da empresa"[VANHORNE1972]. A sua preocupao est centrada na busca de caractersticas consideradas recorrentes no tempo, sobre as quais define probabilidades de ocorrncia no futuro, associando nveis de incerteza realizao da previso [CASTRO1979].
http://www.eps.ufsc.br/disserta96/mueller/cap2/cap2.htm

You might also like