You are on page 1of 3

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

EXERCCIOS DE FIXAO 01 - Em uma economia de mercado, os problemas do o qu, quanto, como e para quem deve ser produzido so resolvidos: a) Pelos representantes do povo, eleitos por meio do voto. b) Pelos preos dos servios econmicos. c) Pelo mecanismo de preos. d) Pelos preos dos recursos econmicos. e) Pela quantidade dos fatores produtivos. 02 - Assinale a alternativa correta: a) A macroeconomia analisa mercados especficos, enquanto a microeconomia analisa os grandes agregados. b) A hiptese coeteris paribus fundamental para o entendimento da macroeconomia. c) No mercado de bens e servios, so determinados os preos dos fatores de produo. d) A questo de como produzir decidida no mercado de fatores de produo. e) Todas as alternativas esto erradas. 03 - Dada a funo demanda de x: Dx = 30 0,3 px + 0,7 py + 1,3R sendo px e py os preos dos bens x e y, e R a renda dos consumidores, determine: a) A quantidade demandada quando px=2, py=3 e R=50; b) O bem x um bem normal ou inferior? O bem y um bem substituto ou complementar de x? c) Se a renda diminuir em 25%, qual a nova quantidade demandada? 04 - Para fazer distino entre oferta e quantidade ofertada, sabemos que: a) A oferta refere-se a alteraes no preo do bem; e a quantidade ofertada, a alteraes nas demais variveis que afetam a oferta. b) A oferta refere-se a variaes a longo prazo; e a quantidade ofertada, a mudana de curto prazo. c) A quantidade ofertada s varia em funo de mudanas no preo do prprio bem, enquanto a oferta varia quando ocorrerem mudanas nas demais variveis que afetam a oferta do bem. d) No h diferena entre alteraes na oferta e na quantidade ofertada. e) N.r.a. 05 - Assinale a alternativa correta, coeteris paribus: a) Um aumento da oferta diminui o preo e aumenta a quantidade demandada do bem. b) Uma diminuio da demanda aumenta o preo e diminui a quantidade ofertada e demandada do bem. c) Um aumento da demanda aumenta o preo e diminui a oferta do bem. d) Um aumento da demanda aumenta o preo, a quantidade demandada e a oferta do bem. e) Todas as respostas anteriores esto erradas.

Fundamentos de Economia Exerccios de Fixao

Prof. Rui Carvalho

06 - O aumento do poder aquisitivo, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponvel da coletividade, poder provocar a expanso da procura de determinado produto. Evidentemente, o preo de equilbrio: a) Deslocar-se- da posio de equilbrio inicial para um nvel mais alto, se no houver possibilidade da expanso da oferta do produto. b) Cair do ponto inicial para uma posio mais baixa, se a oferta do produto permanecer inalterada. c) Permanecer inalterado, pois as variaes de quantidades procuradas se realizam ao longo da curva inicialmente definida. d) Permanecer inalterado, pois as variaes de quantidades ofertadas se realizam ao longo da curva inicialmente definida. e) N.r.a. 07- Dadas as funes oferta e demanda do bem 1, D1 = 20 0,2p1 p2 + 0,1 (R) S1 = 0,8p1 e a renda do consumidor R = 1.000 e o preo do bem 2 p2 = 20, determine: a) O preo e a quantidade de equilbrio do bem 1. b) Os bens 1 e 2 so complementares ou substitutos? O bem 1 um bem normal ou inferior? c) O novo preo e a nova quantidade de equilbrio caso a renda fosse aumentada em 20%. 08 - O preo de equilbrio para uma mercadoria determinado: a) Pela demanda de mercado dessa mercadoria. b) Pela oferta de mercado dessa mercadoria. c) Pelo balanceamento das foras de demanda e oferta da mercadoria. d) Pelos custos de produo. e) N.r.a. 09 - Uma mercadoria que demandada em quantidades maiores, quando a renda do consumidor cai, um: a) Bem normal. b) Bem inferior. c) Bem complementar. d) Bem substituto. e) N.r.a. 10 - Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto so dadas pelas seguintes equaes: Q? = 48 + 10P Q? = 300 8P onde Qs, Qd e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade procurada e o preo do produto. Com esses dados, responda as questes a seguir: a) Qual a equao da demanda e qual a da oferta? b) Qual o preo e a quantidade de equilbrio? c) Se o preo fosse de $ 10, haveria excesso de oferta ou de demanda? Qual a magnitude desse excesso?

Fundamentos de Economia Exerccios de Fixao

Prof. Rui Carvalho

11 - Uma curva de procura exprime-se por p = 10 0,2q onde p representa o preo e q a quantidade. O mercado encontra-se em equilbrio ao preo p = 2. O preo varia para p = 2,04, e, tudo o mais mantido constante, a quantidade equilibra-se em q = 39,8. A elasticidade-preo da demanda ao preo inicial de mercado : a) 0,02 b) 0,05 c) 0,48 d) 0,25 e) 4 12 - Aponte a alternativa correta: a) Quando o preo aumenta, a receita total aumenta, se a demanda for elstica, coeteris paribus. b) Quando o preo aumenta, a receita total diminui, se a demanda for inelstica, coeteris paribus. c) Quedas de preo de um bem redundaro em quedas da receita dos produtores desse bem, se a demanda for elstica, coeteris paribus d) Quedas de preo de um bem redundaro em aumentos de receita dos produtores desse bem, se a demanda for inelstica, coeteris paribus. e) Todas as alternativas anteriores so falsas. 13 - Se a curva de procura for de um tipo em que a reduo de 10% no preo provoca um aumento de 5% na quantidade de mercadoria que o pblico adquire, nessa regio da curva, a procura em relao ao preo ser: a) Elstica. b) Unitariamente elstica. c) Infinitamente elstica. d) Inelstica, embora no perfeitamente. e) Totalmente inelstica ou anelstica. 14. No caracterstica da concorrncia pura: a) Os preos podem subir ou baixar, sem qualquer restrio. b) O produto de cada vendedor idntico ao dos demais. c) H substancial mobilidade dos recursos na economia. d) Os produtos de diferentes vendedores so diferenciados. e) N.r.a. 15. Aponte a alternativa errada: a) Em monoplio, existem barreiras entrada de novas empresas no mercado. b) Em concorrncia perfeita, os produtos so homogneos. c) Em oligoplio, a curva de demanda infinitamente elstica. d) A curva de oferta em concorrncia perfeita o ramo crescente da curva de custo marginal, acima do custo varivel mdio. e) Em concorrncia monopolstica, os produtos so diferenciados.

Fundamentos de Economia Exerccios de Fixao

Prof. Rui Carvalho

You might also like