You are on page 1of 14

Hong Kong Cingapura Taiwan

Coria do Sul Indonsia Malsia

Expresso usada para designar pases do Sudeste Asitico com desempenho econmico excepcional nas ltimas dcadas. Eles obtm crescimento anual em torno de 8%, mantendo-se prximos dessa taxa mesmo em pocas menos favorveis na economia mundial. Coria do Sul, Formosa (Taiwan), Hong Kong e Cingapura apresentam altas taxas de crescimento desde os anos 60. J Tailndia, Indonsia e Malsia, chamados novos Tigres, deslancham na dcada seguinte. Recentemente, Filipinas e Vietn tambm se destacam. Esse desempenho se baseia no aumento das exportaes de bens de consumo aos mercados da Amrica do Norte, sia e Europa. Os setores mais dinmicos so vesturio, eletroeletrnicos e computadores. Entre os fatores que favorecem esse crescimento acelerado esto as altas taxas de poupana e investimento, que em alguns pases chegam a 40% do PIB; boa qualificao da mo-de-obra, resultante da nfase no ensino bsico; e salrios baixos. Em alguns pases h o incentivo do governo nos setores estratgicos, como o caso da Coria do Sul . J outros, como Hong Kong , tm sua base mais apoiada no livre mercado. De qualquer modo, todos mantm estabilidade poltica e econmica, muitas vezes por meio de governos autoritrios. A partir de meados da dcada de 90, o crescimento das exportaes cai rapidamente e a maioria desses pases apresenta elevados dficits em conta corrente. Os anos de rpido crescimento haviam provocado aumento nos salrios e perda de competitividade. Por conta disso, a China entra no preo, j que ali os salrios so ainda menores, e consegue arrebatar boa parte do mercado de seus vizinhos. Outro problema para os Tigres o rpido crescimento dos emprstimos externos e a especulao imobiliria, o que compromete a sade do sistema bancrio e repercute negativamente na economia. Dficits comerciais e crise no sistema financeiro ocasionam a fuga de capitais e a especulao, principalmente a partir de julho de 1997. Isso leva diversas naes a desvalorizar suas moedas. A Tailndia a primeira, seguida por Malsia, Indonsia, Filipinas, Cingapura, Formosa (Taiwan) e Coria do Sul. Alguns pases, como Tailndia e Coria do Sul, recorrem ao FMI para conseguir novos emprstimos e ajustar a economia. Os coreanos recebem o maior aporte financeiro: US$ 57 bilhes. A crise financeira nesses pases repercute nas bolsas de valores de todo o mundo, que apresentam forte queda a partir de outubro. O movimento atinge em cheio o Japo, cujo sistema bancrio se enfraquece muito. Para os prximos anos espera-se que esses pases venham a ter crescimento bem inferior ao alcanado nas ltimas dcadas.

Em 1 de julho de 1997, Hong Kong volta soberania da China, encerrando 156 anos de colonialismo britnico. Passa a se chamar Regio Administrativa Especial de Hong Kong. Com a sua transferncia - o quarto mercado financeiro do mundo e o porto mais movimentado da sia -, a China amplia seu poderio econmico. A devoluo segue o acordo selado em 1984 pelos governos da China e do Reino Unido, sob o lema "um pas, dois sistemas". Eles so, efetivamente, bem diferentes: a China a ltima potncia comunista do planeta e Hong Kong tida como a economia mais liberal existente, onde 2,3 mil multinacionais mantm escritrios, incluindo 85 dos cem maiores bancos. A contradio entre os dois sistemas, no entanto, tem sido amenizada por causa das transformaes ocorridas na China desde a dcada de 70. O pas vem abrindo e modernizando sua economia por meio da implantao de zonas especiais, para onde so atradas as empresas estrangeiras com a oferta de iseno de impostos e mode-obra barata. FATOS HISTRICOS A China, derrotada na I Guerra do pio, cede, em 1842, a ilha de Hong Kong ao Reino Unido. A pennsula de Kowloon, tambm parte do territrio, passa para o controle britnico em 1860 - no fim da II Guerra do pio -, enquanto os Novos Territrios so arrendados por 99 anos em 1898. Aps a instalao da Repblica Popular da China, em 1949, os comunistas rompem relao com o Reino Unido. Na dcada de 60, a administrao de Hong Kong d incio a uma poltica de eliminao de impostos, taxas alfandegrias e encargos sociais para atrair investimento externo. Reintegrao Em 1985 formada em Pequim uma comisso para elaborar a Lei Bsica (Constituio), a ser implantada na colnia depois de sua entrega. O texto final, de 1990, determina que o governo chins indicar o novo chefe executivo e que, at 2003, as vagas preenchidas pelo voto direto no Parlamento passaro para 30. As eleies diretas so incorporadas vida poltica de Hong Kong na esteira das negociaes de sua devoluo para a China - at ento, o Reino Unido nomeava os conselhos Legislativo e Executivo. Em 1986 ocorrem eleies municipais diretas e, em 1991, a populao vai s urnas para escolher 18 dos 60 representantes do Conselho Legislativo. No ano seguinte, Chris Patten assume o governo, adotando durante seu mandato medidas que geram atritos com Pequim em virtude de seu forte teor democrtico - como a eleio direta para todo o Legislativo, realizada em 1995, transgredindo a Lei Bsica. O Partido Democrata de Hong Kong conquista o maior nmero de cadeiras. Enquanto o clima de confronto entre Hong Kong e o governo chins se acentua, mais de 180 mil pessoas deixam a colnia entre 1992 e 1994. Ao mesmo

tempo, com a abertura econmica chinesa, diversas empresas e fbricas de Hong Kong instalam filiais na China. O inverso tambm verdadeiro: cerca de 60% dos investimentos externos chineses so em Hong Kong. Zona especial Pelo acordo de 1984, Hong Kong dever manter, pelo menos at 2047, seu sistema econmico e um alto grau de autonomia administrativa. A China responde pela poltica externa e pela defesa da ilha, como se fosse um protetorado. Existem, porm, dvidas quanto a seu futuro poltico. A primeira prova ocorre logo aps a cerimnia de devoluo, realizada na passagem do dia 30 de junho para o dia 1 de julho. Mais de 2 mil pessoas saem s ruas em protesto pacfico contra a dissoluo do Conselho Legislativo, substitudo por um novo Parlamento nomeado pela China. No h represso, mas as autoridades chinesas advertem que as prximas manifestaes devem ser autorizadas previamente pela polcia. O governo central promete eleies legislativas livres para 1998. Tambm causa protestos no territrio a chegada de 4 mil soldados do Exrcito chins. Sua imagem ainda associada ao massacre de 1989, na praa da Paz Celestial. Para governar Hong Kong, o governo escolhe o empresrio Tung Chee-hwa, com quem tem boas relaes. Ele assume o cargo junto com o Parlamento em 1 de julho. A expectativa de que ele possa manter uma convivncia harmoniosa entre os dois sistemas. Em 16 de julho, o Legislativo revoga cinco leis trabalhistas que permitiam negociaes coletivas de salrio e o uso de fundos sindicais para a atividade poltica. Queda na Bolsa Grave crise financeira tem incio quando a Bolsa de Valores de Hong Kong despenca no prego do dia 23 de outubro. Em questo de horas, as principais bolsas do mundo tem quedas recordes. O declnio, de 10,41% - o maior registrado na histria do mercado em um dia -, provocado por um ataque especulativo contra a moeda local. Para fazer frente ameaa de desvalorizao do dlar de Hong Kong, as autoridades monetrias locais elevam as taxas de juro, o que faz cair a bolsa. Os analistas tambm apontam a sobrevalorizao do mercado imobilirio de Hong Kong como a outra possvel causa da queda da bolsa. A queda da bolsa de Hong Kong ocorre em meio a uma crise generalizada nos mercados financeiros de vrios Tigres Asiticos. A Tailndia desvaloriza sua moeda em julho, aps sofrer ataque especulativo. Seguem-se a Malsia, Indonsia, Filipinas, Cingapura, Formosa e Coria do Sul. A crise financeira atinge tambm o Japo, que tem o seu sistema bancrio bastante enfraquecido.

Cingapura considerada um dos Tigres Asiticos, grupo de pases com alto nvel de crescimento econmico. Importante entreposto comercial e financeiro, esta moderna e organizada cidade-estado, localizada no sul da pennsula da Malsia, tem a maioria da populao de origem chinesa. Sua fora se revela nos servios bancrios, no turismo e na indstria de alta tecnologia - o maior produtor mundial de discos rgidos para computador. Apesar dessa aparente solidez financeira, Cingapura sofre o impacto da crise do Sudeste Asitico em 1997. Embora tenha um dos mais altos nveis de vida do planeta, seu sistema poltico um dos mais fechados da sia, com forte censura e aplicao de penas medievais. Esta prtica tem gerado protestos internacionais, como no caso de um adolescente norte-americano punido com chibatadas, em maio de 1994, por vandalismo. FATOS HISTRICOS Durante sculos, a ilha de Cingapura apenas uma rea pantanosa ocupada por pescadores, pertencente ao sultanato de Johore, localizado na regio da Malsia. Em 1819, sir Stanford Raffles, da Companhia Britnica das ndias Orientais, funda ali um posto comercial. Cinco anos depois, o sulto de Johore cede Cingapura Companhia das ndias, que se torna, assim, uma colnia britnica. Cingapura ganha autonomia administrativa em 1959. Em 1963 incorpora-se Federao Malaia (atual Malsia). A unio fracassa por causa das tenses entre os malaios, dominantes na federao, e as comunidades de origem chinesa, majoritrias em Cingapura. Torna-se um pas independente em agosto de 1965. Nos 25 anos seguintes governada pelo primeiro-ministro Lee Kuan Yew. Em novembro de 1990, ele substitudo por Goh Chok Tong, mas permanece no gabinete exercendo grande influncia. O governo consegue assegurar o apoio da populao nas urnas muitas vezes com recursos condenveis, como vincular a aprovao que recebe em eleies renovao dos contratos de moradia (86% dos cidados vivem em casas alugadas pelo governo). Na eleio de 2 de janeiro de 1997, o partido governista ganha 81 das 83 cadeiras do Parlamento. No fim de outubro, a queda na Bolsa de Hong Kong repercute fortemente no Sudeste Asitico, inclusive em Cingapura, provocando instabilidade da moeda e elevao da taxa de juros.

O pas includo entre os Tigres Asiticos em virtude do grande desenvolvimento de sua economia nas ltimas dcadas. Situa-se no mar da China, no leste da sia, em um arquiplago formado por uma grande ilha e 77 menores. Seu relevo montanhoso e o pico Y Shan atinge 3.997 m de altitude. Refgio dos lderes do Partido Nacionalista chins, depois de sua derrota para os comunistas, em 1949, Formosa tem hoje a maioria de sua populao de origem chinesa e ainda considerada uma provncia pelo governo da China. FATOS HISTRICOS A relao entre a ilha e o continente remonta ao sculo XIV, quando os habitantes, de origem malaia, so submetidos ao domnio da China, que ali instala comunidades de camponeses. Por volta de 1600, os portugueses estabelecem um entreposto comercial na ilha, a que do o nome de Formosa. Depois a vez dos espanhis. Os holandeses, de sua parte, ocupam o arquiplago em 1624 em meio disputa com os espanhis, que so expulsos em 1642. Os chineses reconquistam a ilha em 1661 e retomam a colonizao com intenso fluxo migratrio. Pas de exilados Os japoneses ocupam Formosa em 1895, aps vencer a Guerra Sino-Japonesa, e ali permanecem at o fim da II Guerra Mundial. A ilha volta soberania da China, ento governada pelo Partido Nacionalista da China (Kuomintang-KMT) de Chiang Kai-shek . Em 1949, derrotado pelas foras comunistas de Mao Ts-tung , Chiang Kai-shek e os remanescentes do seu governo fogem para Formosa. Chiang continua a se considerar o legtimo governante de toda a China, e, com base nessa condio, Formosa admitida nos diversos organismos internacionais. O Kuomintang passa a funcionar como partido nico e s h eleies em mbito local. A corrupo do governo de Chiang provoca uma insurreio da populao local que resulta em grande nmero de mortos. O Kuomintang consolida seu poder por medidas como educao em massa e ampla reforma agrria. Investimentos macios dos EUA, na dcada de 50, financiam o desenvolvimento da indstria. O pas entra em um perodo de isolamento diplomtico em 1971, quando obrigado a se retirar da ONU em conseqncia da entrada da China comunista, cujo governo ganha reconhecimento internacional. Formosa deixa de ter relaes oficiais com quase todos os pases, mas intensifica o comrcio. Abertura - Chiang Kai-shek morre em 1975 e sucedido por seu filho Chiang Ching-kuo, que j exercia o cargo de primeiro-ministro. Ele comea em 1976 uma poltica de liberalizao. Em 1977 abolida a Lei Marcial (que vigorava desde 1946) e autorizado o funcionamento de outros partidos alm do Kuomintang.

Algumas restries ao contato com a China continental so extintas. A morte de Chiang Ching-kuo, em 1988, acelera a abertura poltica. Seu sucessor, Lee Teng-hui, aposenta compulsoriamente os deputados vitalcios, eleitos na China antes de 1949. O Kuomintang vence as eleies de 1992, as primeiras com a participao de oposicionistas. So tomadas medidas para a aproximao com a China continental, que prope a unificao sob o lema "um nico pas, dois governos". Formosa assina, em 1993, acordos bilaterais de cooperao. Eleio Em maro de 1996, s vsperas da primeira eleio presidencial direta do pas, a China realiza manobras militares no estreito de Formosa, pressionando contra as intenes separatistas da ilha. Os EUA deslocam dois porta-avies para a regio com o objetivo de proteger Formosa. A presso de Pequim no surte efeito: Lee Teng-hui reeleito com 54% dos votos e o Kuomintang obtm 55% dos votos nas eleies legislativas. Aproximao Em agosto de 1996, Lee adverte sobre o excessivo investimento de empresas de Formosa na China (s em 1995, o capital aplicado ultrapassa US$ 3 bilhes). Mesmo assim adota um tom conciliatrio, e a relao entre os dois pases progride. Em novembro permitida a presena de representantes da mdia chinesa na ilha, e, em abril de 1997, restabelecida a rota naval com o continente pela primeira vez desde 1949. Em julho de 1997, o presidente chins, Jiang Zemin, pede a Formosa que siga o exemplo de Hong Kong e aceite a reunificao da ilha ao continente. Formosa retruca dizendo que nunca aceitar o comunismo ou a proposta de um pas com dois sistemas de governo.

Templos budistas e monumentos seculares atraem milhares de visitantes . O turismo importante fonte de recursos. Investimentos japoneses, coreanos e taiuaneses proporcionam rpido crescimento econmico no final dos anos 80, levando a Tailndia (antigo Sio) a integrar os chamados Tigres Asiticos. A Tailndia o nico pas no Sudeste Asitico que sempre foi independente. Dispe de terras frteis na regio central e ridas no nordeste. O sul do pas unido Malsia pelo montanhoso istmo de Kra. As bacias dos rios Mekong e Meping irrigam o solo, adaptando-o ao cultivo do arroz. FATOS HISTRICOS No sculo XI, o povo tai, expulso do sudoeste da China, instala-se na regio da atual Tailndia. A religio budista imediatamente adotada. Os pequenos Estados unificam-se em 1350, com a fundao do Reino do Sio. Uma nova Monarquia tai estabelecida em 1782. No sculo XIX, os reis siameses Mongkut (de 1851 a 1868) e Chulalongkorn (de 1868 a 1910) impedem que o pas seja transformado em colnia europia. Hegemonia militar A Monarquia absoluta termina em 1932, quando um golpe de Estado instala um regime constitucional. Adota-se o nome Tailndia em 1939. Nos anos 60 e 70, durante a Guerra do Vietn, o Estado estreita relaes com os EUA, que ajudam a sufocar um movimento guerrilheiro comunista no territrio. Com o fim do conflito, a Tailndia recebe investimentos ocidentais. Nos anos 80 aumentam as relaes comerciais com os vizinhos asiticos, e a nao obtm rpido crescimento da sua economia. Em 1988, uma eleio democrtica leva formao do governo do primeiro-ministro Chatichai Choonhavan. Em fevereiro de 1991 ocorre um golpe de Estado liderado pelo general Sunthorn Kongsompong, que suspende a Constituio e dissolve o Parlamento. Os militares nomeiam Anand Panyarachun primeiro-ministro. Instabilidade e democracia Um novo governo formado aps as eleies de maro de 1992, com Narong Wongwan, aliado dos militares, no cargo de primeiroministro. Acusado de ligao com o trfico de drogas , logo substitudo pelo general Suchinda Kraprayoon, comandante das Foras Armadas, provocando protestos organizados pelo general da reserva Chamlong Srimuang, lder da oposio. A represso s manifestaes mata mais de cem pessoas em 18 de maio de 1992. Depois do massacre, o rei Bhumibol Adulyadej (no trono desde 1946) negocia a formao de um governo provisrio. Eleies, em setembro de 1992, do a vitria oposio democrtica, liderada por Chuan Leekpai, o novo primeiro-ministro. Em janeiro de 1995, o Parlamento aprova um pacote de emendas constitucionais para acelerar a democratizao do pas. Em julho, o oposicionista

Banharn Silpa-Archa vence as eleies e forma um novo governo, mas derrubado em um voto de desconfiana no Parlamento, em outubro de 1996. Chavalit Yongchaiyudh, do Partido Nova Aspirao, torna-se o novo chefe de governo, liderando uma coalizo de seis grupos. Em novembro de 1997, Chavalit Yongchaiyudh renuncia e substitudo por Chuan Leekpai. Crise monetria Em 1997, a Tailndia comea a pagar a conta pelos vrios anos de crescimento econmico excepcional (mdia de 8,5% ao ano desde 1990). Seus principais problemas so alto endividamento no exterior, o dficit no oramento estatal e as taxas de cmbio atreladas ao dlar. Em fevereiro, o governo aprova corte de 6% no oramento. Em agosto, a Tailndia acerta com o FMI um pacote de ajuda internacional de US$ 16 bilhes. No fim de outubro, a Tailndia um dos pases mais atingidos pela queda da Bolsa de Hong Kong , que abala a economia internacional.

Nascida da diviso da pennsula Coreana aps a II Guerra Mundial, a Coria do Sul consegue em poucas dcadas grande desenvolvimento econmico . Entre 1980 e 1993 estima-se que seu PIB tenha crescido em mdia 9,1% ao ano, uma das taxas mais altas do mundo. um dos Tigres Asiticos. Grande exportadora de carros, produtos eletrnicos e componentes para computador, a Coria do Sul controla atualmente 45% do mercado mundial de construo naval. Mantm 35 mil soldados norte-americanos em seu territrio desde 1953, quando termina a Guerra da Coria, e ainda vive em tenso constante com a vizinha Coria do Norte. FATOS HISTRICOS A Coria do Sul compartilha 2 mil anos de histria com a Coria do Norte. O Estado sul-coreano surge em maio de 1948, quando a zona ocupada pelos EUA, na metade sul da pennsula Coreana, transformada em um pas independente, sob a Presidncia do lder nacionalista Syngman Rhee. Em 1950, o Estado invadido pela Coria do Norte, dando incio Guerra da Coria, que dura at o armistcio de 1953. Regime militar Rhee permanece no poder at 1960, quando renuncia em meio a protestos e acusaes de corrupo. Seu sucessor, Chang Myon, derrubado em maio de 1961, em um golpe militar liderado pelo general Park Chung Hee. Aps um perodo conturbado no poder, em que confirmado no cargo por eleies sob acusao de fraude, Park instaura uma ditadura militar em 1972, fechando o Parlamento e dissolvendo os partidos de oposio. Massacre em Kwangju A era Park, na qual o autoritarismo coexiste com a vertiginosa modernizao industrial, termina com o assassinato do presidente em outubro de 1979. Um ms depois, o general Chun Doo-Hwan assume o poder, em um sangrento golpe militar. Protestos estudantis, em 1980, so respondidos com a decretao da lei marcial e a priso dos lderes oposicionistas. A represso a uma rebelio estudantil na capital provincial de Kwangju, em maio, mata mais de 200 manifestantes. A economia sul-coreana mantm seu crescimento acelerado sob o regime de Chun. Em 1986 o pas obtm, pela primeira vez, um saldo positivo em sua balana comercial. A partir da, suas exportaes crescem rapidamente. Democratizao Um novo movimento de protestos, em 1987, obriga Chun a convocar eleies diretas para a escolha de seu sucessor em novembro. O candidato do governo, Roh Tae Woo, vence, beneficiado pelas divises na oposio. As manifestaes estudantis continuam durante o governo de Roh, exigindo a reunificao da Coria e a retirada das tropas norte-americanas. Nas eleies legislativas de 1988 o governo perde o controle do Parlamento para uma aliana de partidos de oposio. No segundo semestre do mesmo ano um

inqurito parlamentar comprova a corrupo nos altos escales do governo. Acuado, Roh pede desculpa nao, mas no renuncia Presidncia e desencadeia, em 1989, uma onda de represso contra os opositores. Em 1990, Roh volta a ter a maioria no Parlamento ao promover a fuso do partido do governo com oposicionistas, formando o Partido Democrtico Liberal (PDL). Em 1992, o candidato de Roh, Kim Young-Sam, ganha as eleies presidenciais, com 41% dos votos. No comeo de seu governo congela os salrios e os produtos de primeira necessidade para conter a inflao, de 6,2%. No incio de 1994, a Coria vive um clima de tenso com a Coria do Norte diante da recusa do pas vizinho em permitir a inspeo internacional de seus reatores nucleares. A crise encerrada com os acordos de Pyongyang, com a presena dos EUA. Desde fevereiro de 1995 a Coria do Sul no faz exerccios militares em conjunto com os EUA, medida que facilita uma aproximao com a Coria do Norte. Reformas anticorrupo A Coria do Sul, assim como outros Tigres Asiticos, vive sob o signo da corrupo. O programa de reforma anticorrupo, lanado pelo primeiro presidente civil em trs dcadas, Kim Young-Sam, chega ao auge com a condenao de dois ex-generais presidentes em agosto de 1996: Chun Doo-Hwan e Roh Tae Woo, que tambm so julgados pelo envolvimento no golpe de Estado de 1979 e no massacre de Kwangju, em 1980. Chun, condenado por corrupo e conspirao, sentenciado forca, alm de ser multado em US$ 290 milhes. Roh, seu sucessor, condenado a 22 anos de priso e multa de US$ 350 milhes por ter colaborado com o golpe militar. Em dezembro de 1996, o Tribunal de Recursos de Seul comuta a pena de morte de Chun para priso perptua, e Roh tem sua pena reduzida de 22 para 17 anos de priso. Nas eleies legislativas de abril de 1996, o Partido Nova Coria (ex-PDL), do presidente Kim, mantm-se no poder, mas perde a maioria parlamentar. Greves Em janeiro de 1997, os trabalhadores iniciam uma srie de protestos e greves contra a nova legislao trabalhista, aprovada na madrugada do dia 26 de dezembro, em uma sesso semi-secreta, sem a presena de parlamentares da oposio. As leis acabam com a estabilidade no emprego, permitem reduzir salrios e fazer contrataes temporrias. Com boa parte das indstrias locais paralisada e prejuzo de US$ 2 bilhes, o governo recua e, em maro, o Parlamento aprova nova lei adiando para 1999 a clusula que facilita as demisses. Em fevereiro, o primeiro-ministro, Lee Soosung, renuncia e substitudo em 4 de maro por Koh Gun.

A Indonsia o maior arquiplago do planeta . So 17,5 mil ilhas espalhadas ao longo de 5.000 km, no nordeste do oceano ndico. o quarto pas mais populoso do mundo, com 203,5 milhes de habitantes, na maioria islmicos. Sua unidade nacional ameaada pela existncia de 300 grupos tnicos e mais de 500 lnguas e dialetos . A maioria da populao trabalha na agricultura, mas a economia baseada na exportao de petrleo e gs natural liquefeito - produto que o faz ser lder mundial como exportador. O turismo, concentrado nas ilhas de Bali, Java e Sumatra, uma fonte crescente de recursos. A ONU no reconhece a anexao de Timor Leste ex-colnia portuguesa invadida pela Indonsia em 1975. FATOS HISTRICOS Dominada pela ndia no incio da Era Crist, islamizada a partir do sculo XV por mercadores gujarati, hindus convertidos pelos persas ao isl sufista . A Indonsia ocupada por portugueses que ali estabelecem centros comerciais no sculo XVI. No sculo seguinte conquistada pelos holandeses e torna-se uma colnia da Companhia Holandesa das ndias Orientais. Manifestaes anticolonialistas comeam na Indonsia no sculo XIX, mas o nacionalismo s ganha impulso no incio do sculo XX. Uma rebelio liderada pelo Partido Comunista Indonsio (PCI) explode em 1926 e sufocada no ano seguinte. Independncia - O Japo ocupa a Indonsia em 1942, durante a II Guerra Mundial . Em 17 de outubro de 1945, s vsperas da rendio do Japo, o lder nacionalista Sukarno proclama a independncia. Os holandeses tentam restabelecer o domnio colonial, mas, depois de quatro anos de guerrilha e da ameaa de retaliao econmica por parte dos EUA, reconhecem a independncia em dezembro de 1949. O pas concebido como uma federao em que cada Estado tem alto grau de autonomia. Em agosto de 1950, porm, Sukarno dissolve a federao e adota uma administrao centralizada. Ao mesmo tempo desenvolve uma poltica externa independente em relao s duas superpotncias (EUA e URSS) e torna a Indonsia, em 1955, um dos fundadores do Movimento dos Pases NoAlinhados, que se prope a ser um bloco eqidistante dos EUA e da URSS. Sob o governo de Sukarno, os comunistas ampliam rapidamente sua influncia. Em setembro de 1965, o tenente-coronel Untung, ligado ao PCI, lidera uma tentativa de golpe. Membros do baixo oficialato matam seis generais. o

estopim para que o alto comando das Foras Armadas, com o apoio dos muulmanos e de organizaes anticomunistas, sufoque a revolta e praticamente elimine os comunistas. Estima-se que 300 mil pessoas tenham morrido na represso. Em maro de 1966, Sukarno forado a transferir o poder para os comandantes militares liderados pelo general Suharto, formalmente declarado presidente em maro de 1968. "Pancasila" - Suharto, que passa a governar ditatorialmente, forma o Secretariado Conjunto de Grupos Funcionais (Golkar, abreviatura em indonsio), na prtica um partido governista. O Golkar conquista a maioria na Cmara dos Deputados em julho de 1971, nas primeiras eleies gerais desde 1955. Suharto vence todas as eleies desde ento, figurando entre os governantes com mais tempo de poder no mundo. O presidente estabelece o regime da Democracia Pancasila, que uma apropriao dos cinco princpios (panca sila, em indonsio) do nacionalismo de Sukarno: monotesmo, humanitarismo, unidade, democracia e justia. Sob Suharto, a Pancasila transforma-se num instrumento de controle de todas as instituies sociais e polticas do pas. Sucesso em famlia - Em abril de 1996 morre a esposa de Suharto, Siti Hartinah Suharto, aos 71 anos. Isso intensifica as especulaes sobre o futuro poltico do presidente, com sade abalada, que dependia muito da mulher como assessora. No ms seguinte, porm, Suharto d prova de apego ao poder, apoiando com tropas uma dissidncia do Partido Democrtico, que expulsa sua ento presidente, Megawati Sukarnoputri. Filha do ex-presidente Sukarno, ela tida como a lder poltica com maior chance de derrotar o governo nas eleies. Em 29 de maio de 1997, o partido de Suharto vence as eleies parlamentares, que tiveram a campanha mais violenta da histria do pas, com cerca de 300 mortos em um ms. Fortalecido com a vitria (cerca de 75% dos votos), Suharto comea a preparar a estratgia para manter sua famlia no poder. Observadores acham que, se ele no tentar o stimo mandato de cinco anos em 1998, deve indicar sua filha mais velha, Siti Hardianti Rukmana, para suced-lo. Ajuste dramtico - A situao do pas, no entanto, se complica com a crise cambial do Sudeste Asitico, intensificada com a queda da Bolsa de Hong Kong em 23 de outubro. De janeiro a outubro de 1997, a rpia perde 58% de seu valor. Em 31 de outubro, o FMI anuncia um plano de socorro ao pas no valor de US$ 23 bilhes, o maior da histria da instituio. O pacote prev um ajuste dramtico: desmantelamento de monoplios estatais, fim de incentivos fiscais, controle de gastos pblicos, liquidao de vrios bancos pequenos e reduo de tarifas sobre o comrcio exterior. O remdio do FMI considerado uma derrota para o presidente Suharto, que sempre defendeu monoplios e subsdios indstria local.

A Malsia tem seu territrio dividido em duas grandes pores: uma parte continental, no sul da pennsula da Malsia, e outra parte no norte da ilha de Bornu. O pas dominado por montanhas e florestas tropicais, muito exploradas por empresas japonesas. Pressionado por ambientalistas, o governo criou seis parques nacionais e leis que restringem o corte de madeira. A indstria cresce, com destaque para a produo de componentes eletrnicos. tambm importante produtor de estanho, borracha , leo de palmeira, bauxita e ouro. O pas uma federao de nove sultanatos hereditrios e quatro estados no-monrquicos, submetidos a um Parlamento eleito e ao governante escolhido entre seus nove sultes. FATOS HISTRICOS A Malsia atual herdeira de antigos sultanatos muulmanos do sculo XIII. Portugueses (1511), holandeses (1641) e ingleses (1786) estabelecem-se na regio entre os sculos XVI e XVIII. Por fim, em 1874 a Inglaterra amplia suas funes administrativas na regio. Durante o sculo XIX h migrao macia de chineses para trabalhar nas minas de estanho. Em 1876 chegam ao pas seringueiras procedentes do Brasil. Os ingleses do impulso extrao de estanho e produo de borracha. Durante a II Guerra Mundial ocupada pelo Japo. Os ingleses voltam a controlar o pas at 1957, quando a regio unificada e se torna independente, sob o nome de Federao da Malsia. A influncia britnica garante a integrao do norte de Bornu ao pas. Cingapura, no sul da pennsula da Malsia, abandona a federao em 1965. Antichineses No final dos anos 50, revoltas de inspirao comunista contribuem para o acirramento dos conflitos tnicos entre malaios (61,7% da populao) e chineses (29,7%), acusados de simpatizar com os comunistas. Em 1969, novos distrbios antichineses irrompem. A partir da dcada de 80, as exportaes de petrleo e gs natural superam as de produtos como borracha, madeira e especiarias. O pas passa a ser considerado um dos Tigres Asiticos. Em 1994, o Parlamento aprova emenda constitucional que reduz o poder dos sultes. Nas eleies de abril de 1995, a coalizo governista Frente Nacional (BN) ganha maioria arrasadora no Congresso (162, de 192 cadeiras). Mahathir bin Mohamad, no governo desde 1981, continua no cargo de primeiro-ministro. Em maio de 1997, porm, ele tira licena de dois meses para descansar e nomeia

Anwar Ibrahim para seu posto. Anwar lana uma campanha anticorrupo. Com a economia do pas abalada pela crise cambial do Sudeste Asitico, Anwar (de volta ao cargo de ministro das Finanas) anuncia em outubro um programa de austeridade.

You might also like