You are on page 1of 13

Introduo Lixo - O que no presta e se joga fora. . Esta a definio encontrada nos dicionrios.

. Mas lixo muito mais do que isto. Podemos defini-lo como um dos maiores problemas ecolgicos de hoje, um dos causadores do efeito estufa, destruio do solo, grandes reas que poderiam ser utilizadas para construo de casas so usadas como aterros sanitrios e outros problemas. O campo o produtor de tudo que utilizado nas cidades, as cidades somente transformam e consomem a energia, os materiais e os alimentos produzidos fora dela. Mas esta transformao gera resduos: lixo e esgoto, que so resultados diretos da alimentao, da fumaa das chamins de fbricas e do escapamento de veculos, resduos industriais, entulho das construes. Esses detritos na maioria das vezes fica na cidade, poluindo assim a gua, o ar e o solo. No h retorno destes detritos para o campo. Em que locais este lixo depositado? Que problemas ele pode trazer para o meio-ambiente, incluindo os seres-humanos? Se no existe retorno, alguma coisa deve estar sendo perdida no campo. Os solos se esgotam, e se no houver a reposio dos elementos qumicos indispensveis para o desenvolvimento de qualquer tipo de vegetal. Encontramos um problema: estamos indiretamente fertilizando a cidade, o que desnecessrio e prejudicial e adquire um carter de poluio (principalmente das guas) enquanto esgota-se o solo do campo, local onde seria necessrio a fertilizao. Com esta deficincia no solo, aumenta o consumo de fertilizantes qumicos, consumindo assim mais energia e mais matria-prima. Uma das alternativas seria reciclar os recursos naturais renovveis, atravs da compostagem, enviando para o campo o composto, tornando desnecessria a fabricao de fertilizantes qumicos e sua compra. E com os recursos naturais norenovveis, como os metais, vidros e derivados de petrleo, recicl-los industrialmente, voltando s fbricas como matrias-primas. Outras alternativas so os aterros sanitrios e a incinerao. Estes so os assuntos que pretendo abordar neste trabalho.

Composio do lixo

Observe a seguir a composio do lixo de duas cidades distintas, So Paulo e Caxias do Sul:
O LIXO DA CIDADE DE SO PAULO (1991)

60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Restos de com ida Papel e papelo Plsticos Metais Vidros Madeira Couro e borracha Outros (pedras, terra etc.)

O LIXO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL (1991)

60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Restos de com ida Papel e papelo Plsticos Metais Vidros Madeira Couro e borracha Outros (pedras, terra etc.)

Observando a composio do lixo nestas cidades, podemos notar que ela difere muito pouco, mas vale ressaltar que um dos fatores mais importantes a componente econmica. Quando ocorrem variaes na economia de um sistema, seus reflexos so imediatamente percebidos nos locais de disposio e tratamento de lixo, quando uma economia entra em desaquecimento e as fbricas e o comrcio reduzem suas atividades, com certeza, menores quantidades de lixo so produzidas, e o inverso tambm verdadeiro, muito embora, neste caso, haja uma tendncia para estabilizao aps determinado tempo, ou seja, quando atingido certo nvel de consumo. Classificao do lixo

Considerando-se o lixo quanto sua natureza e estado fsico, podemos classific-lo da seguinte forma:

N S G
como:

a t u r e z a l i d oL q

o u u i d

e s t a d o

a s o sPo a s t o s o

Considerando-se o critrio de origem e produo, podemos classific-lo

O R

r i g

e m

p r o d u o e r c i a l i t a l a r

e s i d

e n C io m c a l

I n d u s t r i aH l o s p E s p e c i a lO

u t r o s

Lixo Residencial, tambm chamado de lixo domiciliar ou domstico. Em geral, constitudo de sobras de alimentos, invlucros, papis, papeles, plsticos, vidros trapos, etc. Lixo Comercial produzido nos estabelecimentos comerciais, como lojas, lanchonetes, restaurantes, escritrios, hotis, bancos, etc. Os componentes mais comuns neste tipo de lixo so: papis, papeles, plsticos, restos de alimentos, embalagens de madeira, resduos de lavagens, sabes, etc. Lixo Industrial todo e qualquer resduo resultante das atividades industriais, estando neste grupo o lixo resultante das construes (entulho). Em geral, esta classe de resduo responsvel pela contaminao do solo, ar e recursos hdricos, devido forma de coleta e disposio final, que, na maioria dos

centros urbanos, fica a cargo do prprio produtor. freqente observar-se o lanamento de resduos industriais ao relento e principalmente em rios, lagos, gerando grandes e dificlimos problemas. Exemplo prtico disto so os rios do Estado de So Paulo, em sua grande maioria contaminados pelo lanamento de resduos industriais e de esgotos domsticos, sem nenhum tratamento prvio ou no tratados adequadamente. Segundo a SERS/DEAR/CETESB, os resduos industriais podem ser classificados em quatro categorias: Categoria 1 - Os resduos considerados perigosos, ou seja, que requer cuidados especiais quanto coleta, acondicionamento, transporte e destino final, pois apresentam substancial periculosidade, real ou potencial, sade humana ou aos organismos vivos e se caracterizam pela letalidade, no degradabilidade e pelos efeitos acumulativos adversos. Categoria 2 - Os resduos potencialmente biodegradveis e/ou combustveis. Categoria 3 - Os resduos considerados inertes e incombustveis. Categoria 4 - Os resduos constitudos por uma mistura varivel e heterognea de substncias que individualmente poderiam ser classificadas nas categorias 2 ou 3. Lixo hospitalar: em geral, dividido em dois tipos, segundo a forma e gerao - resduos comuns: compreendendo os restos de alimentos, papis, invlucros, etc. - resduos especiais, que so os restos das salas de cirurgia e curativos e resduos das reas de internao e isolamento. Estes ltimos tambm podem ser denominados lixo spticos, e seu acondicionamento armazenamento local, coleta e disposio final exigem ateno especial, devido aos riscos que podem oferecer. Lixo especial: resduos em regime de produo passageira, como veculos abandonados, podas de jardins e praas, mobilirio, animais mortos, descargas clandestinas, etc. Em geral, as prefeituras e empresas de limpeza pblica dispe de um servio de coleta para atender a tais casos. Outros: os resduos no contidos nos itens anteriores e os provenientes de sistemas de variao e limpeza de galerias e bocas de lobo, etc.

Formas de destinao do lixo

Aterro sanitrio O aterro sanitrio um processo utilizado para a disposio de resduos slidos no solo, particularmente lixo domiciliar, que, fundamentado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas, permite uma confinao segura em termos de controle de poluio ambiental e proteo sade pblica. Caracteriza-se este mtodo por: - evitar a poluio e/ou contaminao ambiental, especialmente das guas superficiais ou subterrneas; - garantir, tanto quanto possvel, uma decomposio aerbia da matria orgnica, reduzindo a formao de gases mal cheirosos; - impedir o surgimento de focos de fogo e fumaa bem como de vetores (moscas, ratos, urubus, etc.) e - evitar a atividade social marginal da catao. O aterro controlado se caracteriza basicamente pelo simples enterramento do lixo, no se levando em conta os problemas ambientais resultantes da sua decomposio. Este termo usado erradamente como sinnimo de aterro sanitrio, muito embora o mtodo elimine os aspectos indesejveis dos depsitos de lixo a cu aberto. Os chamados aterros controlados se originam, na maioria das vezes, da desativao de lixes. Os lixes, tambm chamados de vazadouros, bota-fora, etc., se limitam a simples depsitos de lixo a cu aberto. Os metais que a ficam, no voltam condio original de componentes da biosfera disponveis para novos ciclos biolgicos. Viram resduos que podem ser reutilizados industrialmente, mas incapazes de se reintegrar natureza. O efeito estufa deriva dessa impossibilidade de reciclar o excesso de carbono que introduzido na biosfera a partir de materiais soterrados. Alm dos inconvenientes de ordem esttica, os problemas ambientais decorrentes da disposio do lixo referem-se prioritariamente poluio e/ou contaminao das guas superficiais e subterrneas. A constante lixiviao do lixo pelas guas de chuva, assim como a sua decomposio resultam na formao de um lquido de cor acentuada e odor desagradvel, de elevado potencial poluidor, comumente denominado chorume ou sumeiro. Este lquido basicamente formado por: - umidade natural do lixo; - gua de chuva; - gua de constituio de determinados componentes do lixo, liberada na sua decomposio; - gua gerada no processo de decomposio biolgica; - substncias orgnicas e inorgnicas solveis, naturalmente presentes no lixo; e - substncias orgnicas solubilizadas pela ao de microrganismos no processo de decomposio.

Caracteriza-se, desta forma, o chorume por um elevado teor de matria orgnica biodegradvel, representando uma demanda potencial de oxignio, quando encaminhado para cursos dgua. A reduo dos teores de oxignio dissolvido poder atingir nveis incompatveis com a sobrevivncia de organismos aquticos. Ainda sob o ponto de vista ambiental, o chorume caracteriza-se como fonte potencial de microrganismos patognicos, comumente presentes no lixo domiciliar. A lixiviao do lixo pelas guas de chuva contribui de forma significativa para o enriquecimento do chorume em substncias qumicas nocivas, eventualmente presentes no lixo (metais pesados, txicos, etc.).

Compostagem Composto o produto homogneo obtido por um processo biolgico, pelo qual a matria orgnica existente nos resduos convertida em outra, mais estvel, pela ao de microrganismos normalmente j presentes nos prprios resduos. A decomposio da parte orgnica, resultante da atividade dos microrganismos, consiste, principalmente na transformao dos complexos orgnicos existentes no lixo em outras substncias mais simples. Durante este processo so liberados vrios gases, entre eles o CH4, CO2, H2S e outros.

Estes gases podem ser aproveitados como fonte de energia, bastando apenas colocar matria orgnica, que chamado neste caso de biomassa, no biodigestor, que nada mais do que um recipiente grande fechado, e esperar a ao dos microorganismos, que iro liberar os gases acima citados. A mistura destes gases conhecida como biogs.

r o d B
d e c o

u io m
m p

io g

a s s a
o s i o e m b i o d i g e s t o

B C

io g o m b

s R

e s d

o t e

F t e vr t e i l l i z a n s

A compostagem dos restos agrcolas provavelmente to antiga quanto o preparo do solo para cultura. Originalmente, os processos utilizados eram rudimentares, baseados na formao de montes que eram revirados ocasionalmente. Ainda hoje so empregados estes processos em pequenas propriedades agrcolas. O aumento da fertilidade dos solos era baseado exclusivamente na utilizao de matria orgnica, inclusive composto, at meados do sculo passado, quando o conhecimento dos resultados obtidos atravs de pesquisas agrcolas, o desenvolvimento dado tecnologia de aplicao e o conseqente incremento de produo levaram ao emprego de adubos minerais, em detrimento da utilizao dos adubos orgnicos. Observaes cuidadosas posteriores permitiram constatar que s a adubao mineral no era suficiente para elevar o ndice de fertilidade do solo agrcola, o que justificou o retorno ao uso de adubos orgnicos, voltando, portanto, a compostagem a ser estudada como cincia, estimulando assim a implantao de novas usinas. No incio da dcada de vinte, comearam a aparecer processos especialmente desenvolvidos para o tratamento biolgico controlado dos resduos slidos. Como resultado de uma srie de experimentaes, Sir Albert Howard

desenvolveu em Indore, ndia, um sistema de produo de composto contendo as caractersticas desejadas. A partir desta poca, foram sendo desenvolvidos diversos sistemas; alguns, inclusive, foram patenteados. O objetivo desta tecnologia era mecanizar o processo o mximo possvel para reduzir a mo-de-obra empregada que, no processo Indore, era muito grande. A compostagem do lixo domiciliar pode ser efetuada por dois mtodos distintos: o natural e o acelerado. O primeiro mais simples e recomendado para pequenas comunidades, aquelas cujas populaes vo at 100.000 habitantes. Por apresentar um aspecto adverso, devido a presena de lixo no ptio, necessrio que a usina seja localizada a uma aprecivel distncia de reas habitadas. O segundo mtodo - o acelerado - exige a construo de uma usina equipada com recursos mecnicos para que se otimize a atividade biolgica dos microorganismos. Neste mtodo, no h contato humano direto. Os principais fatores que influem na compostagem de lixo domiciliar so: temperatura, umidade, aerao, relao carbono: nitrognio e agitao.

Incinerao Incinerao um processo de combusto controlada para transformar resduos slidos, lquidos e gases combustveis em dixido de carbono, outros gases e gua, reduzindo significativamente o volume e pesos iniciais. Da incinerao do lixo resulta um residual slido constitudo basicamente de materiais incombustveis que devero ser dispostos em aterros sanitrios ou reciclados. As cidades utilizam o processo e incinerao ao terem esgotadas as possibilidades de emprego das outras solues sanitrias tradicionais de destinao

de lixo, tais como: aterro e compostagem. A incinerao um processo bastante caro, tanto pelo aspecto de investimento a ser feito, como pelo de sua operao e manuteno. Os incineradores possuem a vantagem de poderem ser localizados em qualquer ponto, desde que bem projetados e operados. No exigem grandes reas, do destino da forma mais segura, do ponto de vista sanitrio, permitem uma destruio total de documentos que possam criar problemas sociais, morais, de segurana ou econmicos, inclusive de dinheiro tirado de circulao. Os incineradores de grande porte permitem o aproveitamento da energia sob a forma de vapor, gua quente e eletricidade, quando construdos para esse fim. A primeira instalao de que se tem conhecimento para o fim especfico de resduos slidos a de Nothinghan, na Inglaterra, posta em operao em 1874, portanto h mais de um sculo. interessante observar que em 1920, j existiam mais de duzentas instalaes de incinerao de lixo na Inglaterra. Em 1900, em Belm do Par foi instalado um incinerador cujas operaes foram encerradas no segundo semestre de 1978. Em So Paulo, o primeiro incinerador entrou em operao em 1913, tendo sido desativado em 1949 e demolido em 1953. A capacidade nominal era de 40 toneladas de lixo por dia, dispondo de caldeira cujo vapor acionava um alternador, ventiladores para injeo de ar primria sob as grelhas e exaustor de gases para a tiragem forada atravs da chamin. Por ser impraticvel a sua ligao rede distribuidora o alternador s operou no primeiro dia, em conseqncia, as mquinas a vapor foram substitudas por motores eltricos alimentados pela rede distribuidora. Atualmente existem em operao trs incineradores municipais de lixo em So Paulo. Alm desses incineradores para a queima de lixo coletado pelo municpio, existem no Brasil diversas unidades de menor porte instaladas em hospitais, indstrias e aeroportos. Devido ao seu elevado custo, no Brasil, os incineradores atendem somente a destruio dos lixos que representam riscos sade, segurana e bem estar social. O lixo brasileiro contm um teor elevado de matria orgnica, portanto com elevador teor de umidade e com abaixo poder calorfico inferior, o que torna difcil o seu uso como combustvel para produo de energia. Reciclagem: a reutilizao do lixo Como j foi explicado em itens anteriores, o lixo orgnico pode ser aproveitado para produo do biogs. Mas e o restante do lixo? Pode ser reaproveitado, num processo que chamados de reciclagem. A reciclagem uma srie de processos industriais que permitem a separao e transformao dos resduos slidos do lixo urbano. A necessidade de poupar e preservar os recursos naturais no renovveis vem motivando cada vez mais o aproveitamento de resduos, visto que crescem

exponencialmente a populao e o consumo, o que no acontece com as reservas naturais. Algumas cidades adotaram o sistema de coleta de lixo seletiva, onde o cidado separa na sua casa os tipos de materiais, basicamente em plsticos, vidros, restos de alimentos. Nas ruas destas cidades tambm adotado este sistema, com cestas de lixo coloridas, uma para cada tipo de lixo. Este levado para as Usinas de Reciclagem onde ir haver a transformao do lixo em novo material. Em outras cidades o lixo coletado diariamente nas residncias e reas comerciais e levado para Usinas de Tratamento, onde passa por triagens manuais, mecnicas e fsicas, promovendo a separao da parte orgnica, que resultar no composto orgnico; e da parte inorgnica, que so os materiais passveis de reaproveitamento com destino para as indstrias. Tipos de Lixo Reciclveis Teoricamente todo o lixo produzido domesticamente poderia ser reutilizado ou reciclado, mas alguns produtos devem ficar fora do processo por questes de segurana ou dificuldade de manuseio. O lixo residencial (ou de escritrios) deve ser separado em seis grandes grupos. Grupo 1 Papis: jornais, revistas, embalagens, papelo (exceto papel de fax e carbono). Alguns envelopes tm uma janelinha de plstico para o endereo, que deve ser retirado. Grupo 2 Plsticos de qualquer tipo (nem todos so reciclveis, mas eles sero separados nos centros de triagem ou usinas de reciclagem).

Grupo 3 Metais como latas de alimentos em geral, fios de cobre, arames, peas de automveis de ferro, latinhas de alumnio de cerveja ou refrigerante. Grupo 4 Vidros em geral como copos, frascos, embalagens e garrafas (exceto vidros de janela e lmpadas).

Para reciclagem, os vidros em geral so separados mais tarde em trs cores bsicas: marrom, verde e branco, mas este processo na maioria das vezes feito na prpria empresa que os vai reciclar. Grupo 5 Produtos qumicos, materiais infectados, pilhas, tintas, inseticidas, mercrio, papel sujo, chapas fotogrficas, lmpadas e outros podem ser reciclados, mas requerem coleta e tratamento especializado. Grupo 6 Lixo orgnico. Restos orgnicos como casca de frutas, restos de legumes, restos de comida e restos de jardins podem ser transformados em adubo quando misturados com terra, gua e expostos ao sol.

Concluso importante a conscientizao da populao, dos governos, das instituies pblicas e privadas, enfim, de toda a sociedade da necessidade da correta destinao do lixo para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Algumas atitudes deveriam ser tomadas em casa, na escola, como princpio bsico da educao, como por exemplo, a separao de lixo orgnico, metais e plsticos, para estabilidade desta conscincia. Poderia ser encaminhado ao prefeito um projeto para a coleta seletiva do lixo em nossa cidade, e a criao de uma Usina de Reciclagem.

Com este projeto de reciclagem, seria minimizada a explorao de recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental dos processos de consumo.

Bibliografia Unibanco Ecologia - Coleta seletiva de lixo Nova Enciclopdia Brasileira de Consultas e Pesquisas - Novo Brasil Editora LTDA - 1980 - pg. 917 Tratamento de Resduos Slidos (Compndio de Publicaes) - Universidade de Caxias do Sul - 1991 - pg. 206 Revista ISTO, fev. 94

Revista Fogo, s/n. , pgs. 33, 34, 35, 47 Limpeza pblica - MINTER/CNDU CETESB - 1979 - Governo do Estado de So Paulo - pgs. 71, 72, 83, 84, 96, 97 Intercmbio, Rio de Janeiro - 1992 - pg. 49 Projeto Phoenix - Pesquisa de Resduos Slidos em Campinas - Prefeitura Municipal de Campinas - Captulo I Qumica na abordagem do cotidiano - Vol. 2. Tito M. Perezzo e Eduardo L. do Canto - Editora Moderna Qumica orgnica - Joo Usberco e Edgard Salvador - Editora Saraiva

You might also like