You are on page 1of 7

FILIPINAS

Ferno de Magalhes descobriu as ilhas e chamou-as So Lzaro, mudado depois para Ilhas do Poente. Novamente mudada em homenagem Filipe II da Espanha, o navegador Ruy Lpez de Villalobos deu o nome de Filipina ilha Leyte, onde chegou em 1542. Da ilha, o nome passou para todo o arquiplago.

GEOGRAFIA
A Filipinas um arquiplago, ou cadeia de ilhas. Consiste em mais de 7,000 ilhas e ilhotas. As 11 ilhas maiores respondem por mais que 90% da rea de terra nacional total. As duas ilhas maiores, Luzon e Mindanao, incluem mais que 70% da rea de terra e contm mais que 70% da populao. Luzon a ilha maior na parte do norte do arquiplago, enquanto Mindanao a ilha principal da parte meridional. A rea total da Filipinas 299.900 Km2. A distncia de Luzon do norte para Mindanao meridional aproximadamente 1.855Km; a largura de leste a oeste estende-se em 480 km. As ilhas so localizadas na margem ocidental do Anel " de Fogo " do Pacfico e esto sofrendo modificaes devido a atividade vulcnica. As ilhas tm um terreno muito spero, ento, h uma quantia muito limitada de terra boa para a agricultura. Na regio tambm nota-se muito a atividade de terremotos. O arquiplago inclui vrias ilhas predominantemente montanhosas e grandes como tambm muitos atis de corais minsculos. A nao tem um litoral extenso com bons portos, com mais de 60 naturais, e a metade deles desenvolvido e muito usado. A baa de Manila tem uma rea de mais de 1.940 km e est entre os melhores portos do Leste. Tem o litoral descontnuo mas o mais longo de qualquer outra nao no mundo, com 34.600km. As ilhas grandes comearam a se formar a 100 milhes de anos atrs, atravs dos vulces martimos que entraram em atividade, mas muitas das ilhotas minsculas, so atis construdos por formao de corais. As ilhas filipinas ainda sofrem com terremotos e atividades vulcnicas. Em mdia, h registros de algum terremoto nas Filipinas em cerca de cada dois dias. Muitos outros tremores de terra so muito fracos sem serem sentidos, mas h outros suficientemente fortes para causar muitos danos. Um terremoto muito forte tremeu a Filipinas em 16 de julho de 1990 e causou aproximadamente 1.600 mortes na cidade de Baguio. As ilhas maiores tm montanhas altas. O cume mais alto o Monte de Mindanao Apo, com 2.953m, mas a Cordilheira Central em Luzon do norte o maior e mais spero sistema de montanhas. H cerca de 50 vulces nas Filipinas, 14 ainda ativos. Um bem conhecido por sua simetria quase perfeita o Monte Mayon, com 2.461m, localizado no sul. O Monte Pinatubo, com 1.781m, com cume em Luzon, estourou em 1991, depois de dormir por mais de 600 anos. Junto com terremotos associados, acumulaes pesadas de cinza, e chuvas pesadas, esta erupo vulcnica causou 330 mortes e destruiu muitas casas. Foram lanadas cinzas e escombros para cima da atmosfera da Terra que padres de tempo ao redor do globo foram afetados durante o ano de 1992.

AS DUAS ILHAS GRANDES


Luzon, a ilha maior, tem uma rea de 104.690 KM2, alm de ter o alcance da montanha mais alta da nao, na Cordilheira Central, Luzon tambm tem alguns de seus rios mais longos. Entre eles esto o Cagayan, o Agno, e o Pampanga. Os mais conhecidos dos rios de Luzon, porm, so o Pasig, um dos rios menores da ilha que originam o maior lago da nao, o lago Laguna Ladram, que atravessa Manila antes de esvaziar na Baa de Manila. O cume mais alto de Luzon e segundo mais alto das ilhas o Monte Pulog, com 2.930 m. Luzon inclui duas das quatro reas principais do pas: a Plancie Central e o Vale de Cagayan. Estes so uma regio agrcola rica. A Plancie Central a maior da Filipinas. Estende-se a aproximadamente 240 km de norte a sul e tem uma largura de 64 km. O Vale de Cagayan, intercalado entre a Cordilheira Central e a Serra Madre, escoado pelo Rio de Cagayan. Um vale de 10.360 km2, e quase 64 km de largura. Mais escassamente povoado que a Plancie Central, o Vale de Cagayan se tornou um destino principalmente para colonos agrcolas no sculo XX, especialmente do Ilocos perto da regio litornea, uma rea densamente povoada. A maior cidade de Luzon Manila, A capital nacional. Cidade de Quezon, a segunda maior rea urbana, ao nordeste de Manila. Serviu como o capital de 1948 a 1976, e muitos edifcios governamentais ainda esto l. Outros centros de populao considerveis so Pasay, Legaspi, Baguio, Batangas e Laoag.

Mindanao, a segunda ilha maior, tem uma rea de 94.630 km2. A Cordilheira do Pacfico corre ao longo da costa do leste da ilha e no deixa quase nenhuma plancie litornea. A oeste, no Cordilheira Central, os dois cumes vulcnicos inativos so Apo, o pas mais alto, e Montam Matutum, a 2.295 m. Vrios rios cortam desfiladeiros na superfcie dos planaltos. O rio Agus com 35 km, cai de uma altura de 700 m. H vrias cidades populosas em Mindanao: como Zamboanga, Cotabato, Davao, Cagayan.

AS OUTRAS ILHAS GRANDES


H mais oito grandes ilhas, porm quase nenhuma to grande quanto Luzon ou Mindanao. Sete destas ilhas pertencem ao grupo chamado as Ilhas de Visayan que situam-se na parte central e oriental entre as duas ilhas maiores. As outras ilhas principais so Mindoro, ao sul de Luzon, e Palawan, a sudoeste de Luzon. As Ilhas de Visayan so Samar, Negros, Panay, Leyte, Cebu, Bohol, Masbate, e o grupo de Romblon. Destes, Samar e Negros so os maiores. As ilhas de Visayans somam um total de 61,077 km2. Entre essas sete ilhas h centenas de ilhas menores. Samar est nas partes mais baixas, com colinas, e Negros tem um alto sistema de montanhas vulcnicas. Panay tem a terra spera e est na costa ocidental. Montanhas dominam a poro ocidental de Leyte. Cebu, um das ilhas mais povoadas da nao, tem um interior montanhoso profundamente dissecado. Bohol consiste principalmente em planaltos e baixas colinas, tem inclusive as Colinas de Chocolate, com este nome porque no vero a grama seca e fica com aspecto dourado, as Colinas de Chocolate tem aproximadamente 30 m. Palawan a Quinta ilha maior e Mindoro, a stima. Em contraste com as outras ilhas na Filipinas, estas duas so restos da mesma plataforma de pedra geolgica, a Estante de Sunda, como faz a ilha de Borneo. Provavelmente esta ligado ao fato das duas terem terras pobres. Acredita-se que h aproximadamente de 2 milhes a 10.000 anos atrs, Palawan j tinha vida vegetal e animal. Palawan tem 39 km de largura e 435 km de comprimento. Tem uma regio montanhosa que corre sua extenso inteira. A rea total de terra de 11.785 km2. Com 2.085 m, o Monte Mantalingajan seu cume mais alto. Mindoro est a nordeste de Palawan. Sua rea de terra de 9.736 km2. Correndo de norte a sul existe uma plancie litornea. O cume mais alto o Monte Halcon, com 2.587 m. H duas cidades pequenas, Calapan e Mamburao.

CLIMA
O clima quase que completamente seco, devido a proximidade das ilhas da linha do equador. H tambm o climas das mones. As temperaturas que prevalecem ao longo do anos so de aproximadamente 24 C. Variaes de Dia para noite so mais notveis que variaes mensais. Altitudes mais altas oferecem temperaturas mais frescas e diminuem aproximadamente 1.7 C para cada 300 m de altitude. A temperatura anual varia entre os meses mais frescos e mais mornos em menos de 5.6 C. No extremo sul a variao de menos de 1.1 C. Durante o dia, as temperaturas escalam regularmente os 30 C, j noite elas chegam abaixo de 20 C). A mais baixa temperatura registrada em Manila foi de 15 C. As temperaturas so normalmente mais altas durante a estao da seca, de maro a junho, quando o sol est quase diretamente em cima do arquiplago, principalmente quando o cus est sem nuvens. A maioria das chuvas que chegam, causam tempestades. As tempestades tropicais violentas, chamadas de baguios ou tufes. Estas tempestades ciclnicas originam-se no Oceano Pacfico ocidental, normalmente durante o vero. H, em mdia, seis tufes h cada ano, que so semelhantes a furaces Atlnticos. Os tufes so caracterizados atravs de ventos extremamente poderosos, tipicamente a mais de 160 km/h, e chuvas muito pesadas. Um tufo em 1911 depositou 117 cm de chuva na cidade de Baguio, em Luzon, dentro de um perodo de 24 horas. Os ventos fortes, as chuvas pesadas, e os mares altos podem ser muito destrutivos. A parte meridional das Filipinas, quase que livre de tufes.

TERRA
reas como das Filipinas que esto mornas e midas durante o ano todo tm terras relativamente infecundas, por causa de bactrias e das chuvas que dissolvem os elementos bsicos da terra. Alguns minerais insolveis, como ferro, permanecem atrs e do a cor marrom avermelhada. O resto, por fim, so deteriorados. Essas terras tm pequeno potencial para colheitas crescentes. H, no obstante, alguma espcie de floresta tropical que adaptou-se as terras rasas onde elas so nutridas por plantas deterioradas ou por

microorganismos. Uma vez existindo florestas, elas so queimadas, exploradas comercialmente ou extintas por causas naturais. Porm, h duas excees muito significantes qualidade de terra geralmente pobre: depsitos vulcnicos e aluviais. As terras derivaram de recentes cinzas vulcnicas, composta de materiais cidos, mas podem ser extremamente frteis. Os sedimentos constantemente levados pelos rios renovam a fertilidade de tais reas e permitem a freqente determinao agrcola.

FAUNA E FLORA
A Filipinas quase foi arborizada completamente antes da vida humana. Hoje menos que metade da rea de terra total tem postos de rvores, e a cada dia, so destrudas mais florestas, talvez para sempre. A vida do restante das plantas altamente diversificada e tpica de florestas midas tropicais. Incluem muitas espcies de rvores e outras vidas de plantas. Entre espcies de rvores, predominam um pouco mais de 50 variedades, que correspondem a 70% da madeira comercializada. Esta famlia de rvores consiste em espcies que so normalmente bastante altas. Elas tm folhas perenes e contm resinas aromticas. Estes tacos tropicais normalmente acontecem em postos relativamente densos. Alm de rvores, as florestas filipinas contm milhares de espcies de plantas e samambaias e umas 800 espcies de orqudeas. A maioria das reas arborizadas extensas que ainda existem so localizadas em Mindanao, Palawan, e Mindoro. reas grandes de prados, ou cogonales, aparecem como resultado de repetidas queimadas. Estes prados so caracterizados atravs de gramas altas, freqentemente com 1 ou 2m de altura, com lminas grossas e afiadas. Eles no tm nenhum valor comercial. Existem incontveis espcies de mamferos pequenos, pssaros e rpteis que moram nas florestas, mas infelizmente, algumas espcies ficaram extintas por causa da destruio das florestas ou pelo espao aberto para a agricultura ou para o uso urbano. Entre os animais que ainda existem esto macacos, ratos, cervos, gatos selvagens, morcegos, najas filipinas venenosas, e uma espcie rara de bfalo selvagem, chamado de tamarau. Este animal, s achado na Ilha de Mindoro, existindo ainda apenas algumas centenas. Porcos selvagens que vagam as florestas so os descendentes dos antigos porcos familiarizados. Dentre os animais extintos esto os crocodilos, a guia e um tipo de macaco. As florestas tropicais provem abrigos ideais para insetos que so muito abundantes.

MINERAIS
Enquanto a Filipinas tem depsitos abundantes de alguns minerais e recursos de energia, no pode ser chamado de pas rico em tais recursos porque h falta de recursos essenciais a uma sociedade urbana e industrial moderna. Cerca de 90% do combustvel consumido no pas tem que ser importado. Em 1990 isto correspondeu a quase 15% de suas importaes. A quantia pequena de carvo que minado no bastante para ter um impacto significante na energia da nao ou nas necessidades industriais. O carvo que existe geralmente de baixa qualidade. A Filipinas tem quantias significantes de potencial hidroeltrico. O desenvolvimento mais notvel foi construdo ao Maria Cristina Falls perto de Iligan em Mindanao do norte. Tambm h poder hidroeltrico em Luzon. Foram construdas plantas geradoras em Luzon e em Leyte. A Filipinas o segundo maior produtor de energia trmica do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, mas esta fonte ainda prov uma parte pequena das necessidades de energia totais da nao. Uma variedade de ores de metal abundante nas ilhas. Os mais valiosos so ouro, cobre e nquel que junto compem quase todas as exportaes minerais totais. Estes minerais so sujeitos a flutuaes de preos de mercado do mundo, assim o valor deles para a Filipinas no consistente. Em 1980, por exemplo, estes metais compuseram aproximadamente um quinto de exportaes totais, considerando que em 1983 os minerais incluram menos que um dcimo das exportaes totais. A Filipinas a maior produtora de cobre do Sudeste da sia e est entre o topo dos dez produtores no mundo. Dois quintos da produo total da nao vm desta Ilha de Visayan central. Ouro e prata so abundantes em Luzon do norte, Mindanao do norte, e em algumas das Ilhas de Visayan. So localizados depsitos pouco desenvolvidos de ferro e nquel em Surigao, Mindanao.

PESSOAS
De acordo com o censo de 1990 a populao da Filipinas era de 62.354.000, um aumento de 28% em relao 1980. a 14 nao mais populosa no mundo e o terceiro mais populoso em Sudeste a sia depois

da Indonsia e do Vietn. Mais que 60% da populao da Filipinas vivem nas reas rurais. Elas trabalham na agricultura produzindo arroz, milho, cana-de-acar, e coco. Mais de dois quintos da populao mora em cidades. A maioria dos moradores das cidades, aproximadamente 12% da populao total, reside em Manila, a capital da nao e maior centro urbano. Esta enorme aglomerao metropolitana de mais de 8 milhes de pessoas, faz a 23 maior rea metropolitana do mundo. Quase a populao filipina inteira consiste em pessoas malaias da raa Mongolide. Coletivamente so chamados Filipinos, mas a populao subdividida em vrios grupos de etnias. Os maiores destes grupos de etnias so os Tagalog, os Ilocano, os Bicol, os Pampangan, e os Pangasinan de Luzon; e os Cebuano, os Waray-Waray e os Hiligaynon das Ilhas de Visayan. Com aproximadamente 30% da populao, os Tagalog so pessoas nativas da regio de Manila e os Cebuano, com aproximadamente um quarto da populao, so os maiores grupos. Ainda h alguns conhecidos como Negritos que vivem nas reas do planalto de Luzon, Mindanao, Panay, e algumass outras ilhas. Em 1971 a existncia do Tasaday, uma tribo de Negrito previamente desconhecida de cerca de 25 pessoas em Mindanao foi descoberta. Eles pareceram estar morando em cavernas, como muitas pessoas da Idade de Pedra fizeram. Em 1986 perguntas sobre a autenticidade deles foram levantadas por alguns antroplogos que hoje acreditam que esta descoberta era uma brincadeira.

GRUPOS TNICOS-LINGSTICOS
O Filipino, o idioma nacional da Filipinas, est baseado no idioma de Tagalog. O Ingls que foi ensinado cedo nas ilhas desde a conquista americana o segundo idioma mais comum, estes so os dois idiomas oficiais do pas. So ensinados ambos os idiomas nas escolas, embora o ingls permaneceu o mdio primrio de instruo. Regido pela Espanha durante quase 330 anos at 1898. Porm, o idioma espanhol falado por menos que 1 por cento da populao, apesar do regime colonial longo da Espanha. A influncia colonial americana prevaleceu de aproximadamente 1901 at 1940. Naquele perodo havia um sistema educacional americano e, com isto, o ingls falado hoje considerado como um segundo idioma. Aproximadamente dois quintos da populao falam o ingls. Junto com o Pilipino, idioma derivado do Tagalog. O ingls um dos dois idiomas oficiais. A Filipinas, como o Sudeste asitico, geralmente bastante diverso na maquiagem tnica e lingstica. Existem aproximadamente 90 idiomas indgenas e dialetos. S oito destes idiomas tm mais de um milho de locutores cada. Os idiomas mais proeminentes e as porcentagens da populao que os fala so: Tagalog, em sua forma unificada conhecida como Filipino (30%); Cebuano (24%); Ilocano (10%); Hiligaynon ou Ilongo (9%); Bicol (6%); Waray-Waray, ou Samar-Leyte (4%); Pampangan (3%); e Pangasinan (2%). Pessoas que falam algum destes oito idiomas como uma lngua me compem quase 90% da populao. Esta diversidade de idiomas, junto com a introduo de um sistema de instruo estrangeiro durante o perodo colonial americano, facilitou a adoo do ingls como o idioma secundrio. O ingls o nico idioma mais falado e o mdio de instruo em escolas ao longo da nao. Foram designados Filipino e ingls os dois idiomas oficiais em 1962. Outros idiomas estrangeiros secundrios incluem o chins e o espanhol. O chins falado pela minoria chinesa que reside principalmente nas cidades.

DISTRIBUIO DA POPULAO
A populao filipina muito mal distribuda, com concentraes na Plancie Central e nas ilhas de Visayan de Cebu, Negros, Panay, e Bohol. Desde os anos 30 houve migraes considerveis s reas rurais densamente povoadas, especialmente em Mindanao e no Vale de Cagayan de Luzon do norte. Esta redistribuio da populao resultou em uma expanso mais plana das pessoas ao longo da nao. A populao tem aumentado a uma taxa anual de 2.5 a 3% entre o crescimento mais alto durante as ltimas dcadas. Este o resultado de um coeficiente de natalidade cru alto do qual nasceram de 30 a 45 por mil desde os anos cinqenta, aproximadamente, e uma baixa taxa de morte crua de aproximadamente 15 por mil desde os anos cinqenta. A taxa de crescimento anual atual, implica que a populao dobrar em aproximadamente 28 anos. At mesmo se a taxa de crescimento desa 2%, o que uma possibilidade improvvel, ela dobrar em 35 anos.

CULTURA
A Filipinas uma das maiores naes asiticas. Sua religio dominante o Catolicismo romano, mas h tambm muitos muulmanos. A preponderncia de locutores ingleses um resultado de mais de quatro dcadas de controle pelos Estados Unidos. O contraste causado por ele foi um fator no conflito crescente entre as populaes rurais e urbanas, e combustvel para os comunista e insurreies muulmanas. Ainda, a sociedade caracterizada como um todo atravs de distines afiadas entre rico e pobre, maiorias e minorias, privilegiado e desprivilegiado, etc. A existncia destas divises so parte da herana catlica espanhola. Divises sociais semelhantes seguraram o desenvolvimento econmico na Amrica Latina.

A FAMLIA E A SOCIEDADE
A unidade social bsica nas Filipinas foi tradicionalmente a famlia, freqentemente que inclui os avs e outros parentes. Em casas tradicionais, homens so as cabeas das casas e so responsveis para o bem estar financeiro da famlia. Porm, no so restringidas as mulheres criar as crianas, elas trabalham freqentemente fora da casa. As mulheres Filipinas trabalham em uma grande variedade de trabalhos e dirigem seus prprios negcios. Crianas Filipinas aprendem cedo a cuidar das suas funes na famlia deles. Eles aprendem que eles devem, em troca, cumprir suas obrigaes perante a famlia. Como crianas, as responsabilidades deles incluem respeito aos ancies, o ao cuidado de irmos mais jovens, o desempenho de tarefas domsticas, e comportamento que trar honra para a famlia. Nas famlias catlicas, as crianas so batizadas quando elas tm uma ou duas semanas de idade. Eles so confirmados entre 5 e 8 anos. O batismo e cerimnias de confirmao tambm tm significado religioso. Os Filipinos geralmente no so considerados adultos at que se casem e comecem a criar uma famlia. O matrimnio une duas famlias juntas, e o nascimento de crianas fortalece-as. As condies de alojamento variam com a localizao da casa (rural ou urbana) e com o estado socioeconmico da famlia. Uma habitao rural tradicional consiste em um ou dois quartos. Este edifcio pequeno normalmente elevado vrios metros sobre o solo em madeira para proteger a casa de inundaes e pestes e prover um abrigo e rea de armazenamento para animais, colheitas, e utenslios. So abrigados freqentemente galos de prmio em gaiolas debaixo da casa. Por causa das migraes do pas para a cidade extensa, houve uma taxa natural de aumento da populao, com escassez de moradias. Isto especialmente verdade na rea de metropolitana de Manila. Famlias de baixa renda nas cidades so abarrotadas em rua suja com materiais de gua inadequados, servio de sade pblica pobre, e freqentemente sem eletricidade. Os residentes mais prsperos de Manila, tm casas prprias tradicionais do estilo espanhol ou de rancho mais moderno. Todas as cidades grandes na Filipinas tm reas residenciais luxuosas. Estes bairros so segregados fisicamente do resto da cidade por paredes altas de concreto, com vidros quebrados ou arame farpado embutidos no topo.

COMIDA E VESTIMENTA
A principal comida da maioria dos Filipinos o arroz. Este completado com peixe e outro frutos do mar, galinha, e porco. O milho o grampo para aproximadamente um quinto da populao que vive em reas no satisfatrias para a produo de arroz ou no dispe de arroz. Colheitas de razes, inclusive batatas e cassava, que so comestveis bsicos para a minoria das famlias de baixa renda. Dietas tambm incluem uma ordem de frutas tropicais: bananas, mas de estrela, mangas, mames e o durian de cheiro forte, que nativo do Sudeste da sia. uma rvore que proporciona uma fruta dura, do tamanho de um coco, com polpa comestvel. Embora a polpa tem um gosto doce, tem um odor bastante pungente. Uma comida tpica na Filipinas po de incluir arroz fervido, bihon (talharins de arroz), pesque, legumes guisados, e frutas. Lechon, um porco inteiro enchido com arroz ou bananas, preparado em ocasies especiais, como a festa anual celebrada em barangays e cidades catlicas romanas da Filipinas. O porco assado em um cuspe de bambu e servido com um molho feito do fgado de porco. Bibingka, feito de massa de arroz, uma sobremesa popular. Bebidas alcolicas nativas incluem tuba (suco de coco fermentado), basi (suco de cana-de-acar fermentado), e lambanog que destilado de arroz fermentado. Balut, um embrio de pato parcialmente formado em um ovo que foi fervido por alguns momentos, vendido por vendedores

ambulantes pelas noites na rea de Manila. recomendado que esses que tentam esta delicadeza pela primeira vez devessem comer isto na escurido, assim eles no podem ver o que eles esto a ponto de tragar. Um artigo de vesturio tradicional para homens o tagalog de barong, uma camisa exterior bordada. Embora seja um artigo de vesturio cotidiano, uma verso deste pode ser usada freqentemente nas ocasies mais formais. Mulheres usam borboleta-sleeved, uma espcie de terno para ocasies formais. Os vrios grupos muulmanos no sul e as tribos montesas tm os prprios artigos de vesturio distintivos. Os muulmanos de Maranao e de Mindanao meridional, por exemplo, tm o malong colorido, um pano grande embrulhado ao redor do corpo e usado por homens e mulheres.

RELIGIO
A Repblica das Filipinas a nica nao predominantemente Crist na sia e tem uma herana sem igual de culturas malaias, espanholas, e americanas (O Isl e Budismo so as religies dominantes da regio.) Por outro lado, a herana espanhola visvel em outras caractersticas de vida nacional. Por exemplo, aproximadamente 85% da populao so catlicos romanos; h predominncia de nomes de lugares e nomes de famlia espanhis. Aproximadamente 85% dos Filipinos so catlicos romanos. Aproximadamente 3% pertencem a denominaes protestantes trazidas para as ilhas por missionrios durante a era de regra americana. Duas denominaes Crists de origem local tambm emergiram: Ni de Iglesia Cristo (Tagalog para " Igreja de Cristo ") e o Aglipayan ou Igreja Independente filipina. As contas de grupos anteriores para quase 1.5% da populao, e a Independente, 4%. A Igreja Independente Filipina comeou em 1888 como um protesto contra dominao da Igreja catlica romana atravs de clero espanhol. No obstantes, permaneceram catlicos na prtica. Ni de Iglesia Cristo foi fundado em 1914 e hoje um de perto tricote e seita muito nacionalista. Seu distintivo pode ser achado em edifcios de grandes igrejas modernas, caiados por toda parte nas cidades grandes da Filipinas. Sem dvida o maior est em Cidade de Quezon perto da Universidade do campus de Filipinas. Este edifcio tambm aloja a sede internacional da denominao. O Isl apareceu primeiro na Filipinas meridional no sculo XIII ou XIV. Os primeiros muulmanos para chegar provavelmente eram os comerciantes do Oriente Mdio ou de reas vizinhas do que hoje a Indonsia e a Malsia. Uma histria longa de estrondos entre os espanhis mais poderosos e numerosos e os muulmanos impediram o Isl de estender sua influncia nas ilhas centrais do norte. No obstante, nem os espanhis, os americanos, nem os Filipino cristos poderiam desalojar os muulmanos da ptria deles em Mindanao e o Arquiplago de Sulu. Muulmanos fazem agora para cima aproximadamente 4% da populao. Os budistas e outras religies respondem por 2% da populao.

LITERATURA
A literatura filipina data da era antes da conquista espanhola. O Tagalog cedo e alguns outros grupos tiveram uma escritura que eles usaram em tiras de bambu ou palma. A maioria destas escritas foram destruda pelos missionrios espanhis. Do que permaneceu, alguns pedaos sobrevivem por causa dos materiais altamente perecveis nos quais eles foram escritos. Foram passadas histrias de Filipinos nativas, porm, de uma gerao para outra como narrativas orais. Entre estas histrias esto " Hudhod " e " Alim, " contados pelas pessoas de Ifugao de Luzon do norte, e o " Daranaga " dos muulmanos de Maranao de Mindanao. O primeiro livro produzido em espanhol na Filipinas era um trabalho religioso, ' Doctrina Cristiana' (Ensino Cristo), aos quais missionrios imprimiram por meio de blocos de madeira em 1593. O primeiro livro a ser imprimido de tipo movvel saiu depois de alguns anos. titulado ' Pastrimerias' e foi escrito pelo padre Francisco de San Jose. A maioria dos trabalhos impressos cedo teve temas religiosos e foi escrito por espanhis. Os mais conhecidos escritores nativos so Francisco Balagtas que conhecido como o Prncipe de Poetas de Filipino. A stira poltica clssica dele, ' Florante e Laura', foi escrito no sculo XIX. Seguindo a abertura de escolas espanholas para Filipinos durante a segunda metade do sculo XIX, mais publicaes por escritores nativos comearam a aparecer. Poemas, composies, e romances floresceram em 1890 durante o movimento dos Filipinos para a independncia. Entre as figuras literrias principais do perodo esta Marcelo H. del Pilar, Graciano Lopez Jaena, e a maioria de Jose Rizal, mdico eminente e patriota como tambm um homem de cartas. Rizal escreveu os romances ' Noli eu tangere' (publicou como ' O Cancer' Social, 1886) e ' El filibusterismo' (O Reinado de Cobia, 1891. Os escritores Filipinos viram que o Tagalog usado evocava freqentemente sentimentos nacionalistas pela poesia e jogos. Alguns dos trabalhos deles foram proibidos como subversivo por administradores americanos. Durante o perodo de 1910 a 1925, freqentemente chamou a " idade dourada do

drama filipino, " os dramaturgos dianteiros que escreveram em Tagalog eram Severino Reyes e Patricio Mariano. Com a introduo de ingls nas escolas, se tornou o idioma principal de literatura depressa.

GOVERNO E ADMINISTRAO
A Filipinas alcanou independncia poltica em 1946 que seguiu quatro anos de ocupao das foras armadas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora houve alguma depois desta, a Filipinas no fez questo de correr atrs do progresso, como em outras naes asiticas como o Japo, Coria do Sul, Taiwan, e Cingapura. A persistncia poltica, ambiental, e os problemas da populao dificultam o nvel geral de prosperidade crescer. A Filipinas um dos cinco scios que fundaram a Associao das Naes Asiticas de Sudeste (ASEAN), um mercado comum econmico que foi formado em 08 de agosto de 1967. Os outros scios fundados eram a Indonsia, Tailndia, Malsia, e Cingapura. Estes geralmente tm economia de livre mercado e negociam com os Estados Unidos, Japo, e as naes da Europa Ocidental, atravs de alianas polticas e comerciais. Segundo a constituio de 1973, exercem o poder executivo o presidente e vice-presidente, eleitos por quatro anos. O Congresso Nacional compem-se de Senado (24 membros eleitos por seis anos) e da Cmara dos Deputados (107 representantes eleitos por quatro anos). Os integrantes dos rgos judicirios (supremo tribunal, tribunais de apelao, cortes provinciais, municipais e juizes de paz) so nomeados pelo presidente da Repblica. Os governos das provncias e dos municpios so escolhidos pelo voto popular. A Filipinas tem o regime republicano.

EDUCAO E RECREAO
A instruo elementar na Filipinas compulsria pelo sexto grau nas cidades e pelo quarto grau nas reas rurais. Embora aproximadamente 20% do oramento nacional designado para educao, possui o mais baixo ndice de anafalbetismo do Sudeste Asitico. O sistema educacional, geralmente modelado dos Estados Unidos: a instruo elementar gratuita dura 4 anos, e asecundria tambm de 4 anos. J o ensino superior ministrado em vrias universidades, entre as quais destacam-se as de San Carlos, em Cebu; Santo Toms; e de Manila em Manila; e a Universidade das Filipinas em Rizal. foi reorganizado nos anos setenta.

You might also like