You are on page 1of 26

EUROPA-MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA CAP1 O QUE A EUROPA? A Europa um continente que engloba aproximadamente 50 pases.

s. Desses, a maioria so pases constitucionais, apresentando tambm algumas monarquias constitucionais, como: Reino Unido, Noruega, Sucia, Espanha, Pases baixos. Como todo continente, a Europa apresenta diferenas polticas econmicas e tnicas. Podemos ento dividir a Europa, em regies segundo sua distribuio no espao e suas caractersticas econmicas. EUROPA OCIDENTAL (EUROPA DO OESTE): abrange os pases banhados pelo atlntico (Reino Unido, Irlanda, Frana), os pases que se ligam ao atlntico atravs do Mar do Norte (Pases Baixos, Blgica, Alemanha), e outros que no tem sada para o mar mas faz parte da regio devida sua localizao espacial (ustria, Sua, Luxemburgo e Liechtenstein). a regio mais desenvolvida da Europa. EUROPA SETENTRIONAL (EUROPA DO NORTE): engloba a pennsula escandinava (Noruega e Sucia), alm de Finlndia, Islndia e a pennsula jutlndia (Dinamarca). Tambm fazem parte desta regio os pases blticos (Estnia, Letnia e litunia). a regio mais fria da Europa divido a sua localizao no globo. EUROPA CENTRO ORIENTAL (LESTE EUROPEU): engloba os pases socialistas do leste europeu e as repblicas que constituam a antiga unio das repblicas socialistas soviticas. EUROPA MERIDIONAL/MADITERRNEA (EUROPA DO SUL): corresponde aos pases situados no sul europeu, e em sua maioria banhados pelo mar mediterrneo. Portugal o nico pas de regio que no banhado pelo mar mediterrneo. uma regio de forte influncia histrica. O continente europeu apresenta uma grande diversidade tnica e cultural. As diferenciaes tnicas e culturais so uma das principais causas de conflitos entre os pases no s europeus, mas de todo o mundo. Obviamente, a intensidade e a colocao desses conflitos na sociedade estar presa ao conjunto de etnias que esto envolvidas no conflito, e tambm a regio dos conflitos. Atualmente, as questes econmicas superam as questes polticas e culturais como principais causas de conflitos no mundo.

________________________________________________________3_____________ CAP 2 O QUADRO NATURAL DE EUROPA A Europa situa-se sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfrio norte e maior parte no oriente (leste). cortada no extremo norte da pennsula escandinava pelo crculo polar rtico. Nela esto situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A Europa forma com a sia um grande continente a EURSIA, pois se limita com a sia pelos montes Urais(formados por formaes antigas). 1.. RELEVO: O relevo da Europa formado principalmente por montanhas e plancies. Predomina reas com menos de 200 metros de altitude. *MONTANHAS: Formaes antigas: predominantemente na regio norte (pennsula escandinava) e no leste. So formaes antigas e por isso, j sofreram muito desgaste plos fatores externos (chuva, vento, neve, etc), sendo assim apresentam altitudes mais modestas e so estveis geologicamente,ou seja, no apresentam movimentao tectnica. So formaes cristalinas Formaes recentes: so tambm chamadas de dobramentos modernos. So instveis geologicamente, sendo possveis a atividade tectnica, com vulcanismo e terremotos. So formaes mais recentes e pouco desgastadas pela eroso, por isso, apresentam altitudes mais elevadas. Esto localizadas ao sul do continente europeu. *PLANCIES: a estrutura de relevo que mais se destaca no continente europeu. So predominantemente formadas por bacias sedimentares fluviais, ou seja, que sefreram sedimentao dos rios. Elas facilitam os transporte fluvial e so reas muito frteis, devido a sedimentao de minerais. So favorveis agricultira. __ REGIO OCIDENTAL: predominantemente formada por reas de altitudes mais baixas (0/200m), devido a sua formao antiga e/ou sedimentar. __REGIO SETENTRIONAL: totalmente formada por formaes antigas, com exceo da Islndia. Predomina regies menos elevadas, com exceo dol Alpes escandinavos, localizados na Noruega e na Sucia. Estes, apresentam fiordes, que so vales invadidos por gua. Suas elevaes so acompanhadas por vales glaciais formados pela eroso glacial, pois, uma regio muito fria. __REGIO CENTRO-ORIENTAL: predominantemente formado por reas de menor elevao, formadas por bacias sedimentares. nessa regio que esto os montes Urais, um macio antigo que divide a sia e a Europa.ao sul apresenta algumas formaes recentes que apresentam maiores altitudes. __REGIO MERIDIONAL: formada principalmente por cadeias montanhosas recentes, que apresentam maior elevao. Apresenta tambm algumas reas de baixa altitude. Porm, a regio da Europa que concentra as reas mais elevadas, praticamente totalidade da regio formada por altas altitudes.

_________________________________________________________4____________ CLIMA E VEGETAO: Vrios fatores influem sobre o clima de uma regio, tais como latitude, altitude continentalidade/maritimidade, correntes martimas, massas de ar. O clima um fator primordial para a ocorrncia da vegetao, pois, dependendo do clima de uma regio, este pode ento criar ou no condies favorveis para a existncia ou no de diversos tipos de vegetao. O clima europeu predominantemente temperado, uma de suas caractersticas marcantes a presena de quatro estaes bem definidas. __EUROPA OCIDENTAL: o clima predominante o temperado ocenico. O litoral apresenta uma menor amplitude trmica, pois, no vero, a gua demora mais para aquecer, e no inverno, demora mais para perder calos para o ambiente. O clima temperado ocenico est associado a florestas de folhas caducas, ou caduflias, que perdem suas folhas no inverno, como proteo ao frio. __EUROPA SETENTRIONAL: h presena dos climas temperado ocenico e continental, subpolar, o extremo norte da pennsula escandinava e frio continental. Os tipos de vegetao so: caduflia, tundra( vegetao rasteira e com ciclo de vida muito curto, somente enquanto o gelo cobre o solo), apresenta-se no extremos sul da pennsula escandinava e na Islndia, nessas regies, o clima muito frio (subpolar). Taiga (floresta de conferas), que tem aspecto de cone, para que a neve , quando caia escorra. uma vegetao tpica de clima frio. __EUROPA CENTRO-ORIENTAL: nessa regio, o clima predominante o temperado continental, alm frio continental e subpolar mais ao extremo norte.apresenta ainda os climas semi-rido ao sul e frio de altitude, tambm ao sul. A vegetao bem diversificada, apresentando: caduflia (regio temperada continental), estepes e estepes semi-ridas (na regio semi-rida), vegetao de altitude (na regio do Cucaso, no sul, e nos montes Urais, ao norte). Alm de tundra e taiga mais ao norte da regio. __EUROPA MERIDIONAL: o clima dessa regio o meridional, um clima subtropical, de grande amplitude trmica anual. Sofre influncia das massas de ar quente providas do Saara. Elevaes ao norte dificultam a presena de massas de ar vindas do norte (rtico). A vegetao tambm constitui caracterstica diferentes das europias, pois constitui rvores pequenas e arbustos dotados de espinhos. HIDROGRAFIA: A regio europia formada por uma grande quantidade de rios e de lagos que esto bem distribudos por todo o territrio europeu. __REGIO OCIDENTAL: uma regio que apresenta rios de grande importncia, como o TMISA, SENA, LOIRE, RDANO, ELBA e SPREE. O rio Reno um rio que cumpre uma grande importncia na integrao regional. uma grande hidrovia, de grande importncia para o escoamento da produo europia.

________________________________________________________5_____________ __REGIO SETENTRIONAL: uma regio em que se destacam no s os rios, mas tambm os lagos, que geralmente so de origem glacial, devido s baixas temperaturas de regio. Com maior destaque para os rios que nascem nos Alpes escandinavos. __REGIO CENTRO-ORIENTAL: dois rios dessa regio so os mais importantes da Europa, o Danbio e o Volga. O rio Danbio o segundo mais extenso da Europa, mas o mais importante. Permite o escoamento da produo do centro-leste para o mar negro e depois para o mediterrneo. O Volga o mais extenso rio europeu e o segundo mais importante. Ele desemboca no mar Cspio. Nasce no planalto russo e corta quase toda a Rssia europia. O rio de extrema importncia para a Rssia, pois navegvel e se liga com os mares Cspio, Negro e Mediterrneo, possibilitando o escoamento da produo russa. Seu curso dificultado no inverno devido ao congelamento de suas guas. __REGIO MERIDIONAL: nessa regio h apenas rios de importncia local, como o rio Tejo, douro, minho, ebro. Apresenta ambm o rio p, que o eixo da hidrografia italiana.

________________________________________________________6_____________ CAP 3: EUROPA: POPULAO A populao europia pode ser dividida em 3 grupos, so eles: *GERMNICOS: ocupam principalmente a parte central e norte da Europa. Entre eles esto os alemes, austracos, holandeses, suecos, noruegueses, britnicos. *ESLAVOS: habitam predominantemente a Europa oriental (leste). So os russo, poloneses, ucranianos, eslovacos, srvios. *LATINOS: habitam predominantemente a Europa mediterrnea. So os portugueses espanhis, italianos, franceses, e romenos, que no so sulistas, mas so latinos. Existem tambm os finlandeses, hngaros e gragos. Alguns grupos lutam para formar pases independentes, como os bascos na Espanha (ETA) e na Frana. Com a revoluo industrial, no sculo XVIII, a populao europia aumentou, pois, a urbanizao, a melhoria das condies de higiena, o avano da medicina fizeram com que as taxas de mortalidade baixassem, o que fez com que houvesse um crescimento populacional. Com o neocolonialismo, um grande nmero de pessoas emigrou para as colnias. A natalidade baixou, devido aos avanos e a informao. O que iniciou a chamada transio demogrfica, ou seja diminuio do crescimento populacional, que hoje causa outro problema para a populao europia, o envelhecimento da populao. No sculo XX o acesso a informao, mtodos anticoncepcionais, mulher no mercado de trabalho, educao fizeram com que as taxas de natalidade baixassem ainda mais. Depois da primeira guerra mundial, quase todos os pases europeus desenvolveram uma poltica anti-natalista, com a propagao das idias de Thomas Robert Malthus, que pregava que o aumento populacional seria inferior ao crescimento da produo de alimentos, o que geraria uma crise mundial, porm o que ocorreu em 1929, foi uma crise de abundncia. Com o declnio populacional, a Europa vive um novo problema, o envelhecimento da populao, e a diminuio da populao economicamente ativa (PEA). Uma outra tendncia o alto custo de um idoso para a sociedade, em termos de sade, higiene e cuidados. Esse problema est sendo revertido com o incentivo a imigrao providos expases socialistas do leste europeu, o que muitas vezes causa conflitos sociais e tnicos. COMO ANALISAR UMA PIRMIDE ETRIA? *Pirmide subdesenvolvida: larga base (alta natalidade), sucessivo encurtamento da pirmide, sobretudo nas proximidades de base (alta mortalidade infantil) e curto topo (baixa expectativa de vida) *pirmide desenvolvida: base relativamente curta (baixa taxa de fecundidade) e equilbrio na outras etapas, inclusive idosa (alta expectativa de vida). Os europeus afirmam que os pases subdesenvolvidos devem controlar a natalidade. Eles temem que com uma exploso demogrfica, os subdesenvolvidos possam invadir o territrio desenvolvido. Hoje, a populao europia jovem tende a seguir os padres de educao, conhecimento e qualificao que hoje existe, fazendo da Europa o grande centro mundial.

________________________________________________________7_____________ Muitos pases para controlar o dficit na previdncia, adotam medidas de aumentar a idade mnima para a aposentadoria,. OS NMEROS POPULACIONAIS POPULAO ALSOLUTA: 715 milhes de habitantes (menor apenas do que a sia) POPULAO RELATIVA: 69 habitantes por quilmetro quadrado MAIORES DENSIDADES DEMOGRFICAS: Mnaco (15.370 h/km2)__ Malta (1.176 h/km2) REAS MENOS POVOADAS OU DESPOVOADAS: *norte da Noruega (muito frio) *leste, nas vizinhanas do mar negro (aridez) *altas montanhas ex: Urais_(altitude, temperatura, neve) A populao europia predominantemente urbana, em decorrncia do histrico e amplo desenvolvimento industrial e comercial (principalmente a partir da revoluo industrial). A indstria concentra populao devido a necessidade de mo de obra. A Blgica o pas com maior porcentagem de populao urbana da Europa. Outros como Portugal e Albnia so rurais, esses tem respectivamente 34 e 39% de populao urbana. Com o neocolonialismo, muitas pessoas saram da Europa, em direo as reas colonizadas. A emigrao aumentou com a devastao nas duas guerras. Aps a segunda guerra, a Europa passou a ser um espao de imigrao (chegada de pessoas), atradas pelas boas condies de vida. Com o plano Marshall, a necessidade de mo de obra fez com que os europeus estimulassem a imigrao para a Europa. Os imigrantes faziam os trabalhos que o povo europeu no se prestava a fazer (trabalho braais e considerados humilhantes para os europeus) e recebiam baixos salrios. Com um mundo globalizado e informatizado, a Europa prefere comprar de outros pases produtos de menor tecnologia, sendo assim, com a menor necessidade de mo de obra, o trabalhador estrangeiro tido como um concorrente com os trabalhadores europeus no mercado de trabalho da Europa. Gerando assim, uma espcie de xenofobia (averso aos estrangeiros imigrantes). A partir da dcada de 1950, na Europa, inicio-se um processo de migrao interna, onde os habitantes de pases mais pobres migram para outros mais ricos. Antes de crise do sistema socialista no leste europeu, essa regio era alvo de imigraes vindas do terceiro mundo. Porm, depois da crise socialista e da desfrangmentao da unio sovitica (1991) fugiram para pases da Europa ocidental (Frana, Blgica, reino unido, etc). em 1993, a Unio europia foi implantada e facilitou a circulao de mo de obra nos pases europeus e dificultou ainda mais o ingresso de no europeus. As migraes tambm geram conflitos tnicos pela ocupao de territrio e a prtica de racismo em relao s etnias e/ou raas, que esto ligadas ao nacionalismo e aa xenofobia (rejeio aos estrangeiros).

________________________________________________________8_____________ CAP 4 : EUROPA OCIDENTAL 1 A Europa ocidental corresponde regio mais rica do continente europeu. Ele tem o maior nmero de componentes do grupo dos sete, que corresponde ao grupo dos sete pases mais ricos do mundo, so eles: Estados Unidos, Canad, Reino Unido, Frana, Alemanha, Itlia e Japo. Estes formam com a Rssia a cpula dos oito, pois esta participa das reunies como convidada. Essa regio foi pioneira no processo de industrializao, com a revoluo industrial iniciada no sculo XVIII. A INGLATERRA: O BERO DA REVOLUO INDUSTRIAL A Inglaterra foi pioneira no processo de industrializao da revoluo industrial, que foi favorecida pelos fatores: localizao insular e facilidade de evacuao da produo mo de obra provida da expulso do trabalhador do campo no processo em que o rei Henrique VIII briga com a igreja e vende as terras pertencentes igreja para a burguesia, que passa a produzir l e como precisava de pouca mo de obra, expulsou o trabalhador do campo, engrossando a oferta de mo de obra. Disponibilidade de capitais gerados pelo desenvolvimento do comrcio no sculo XVI Facilidade de obteno de matria prima e fontes de energia (principalmente o carvo) Estando em condio insular, seria fcil tanto para a obteno de matria prima quanto para a evacuao da produo. Alm da sada direta para o mar do norte, o rio Tamisa passa por dentro de Londres, o que fez com que a cidade fosse mais industrializada do que o restante da Inglaterra. ILHAS BRITNICAS: Quando nos referimos s ilhas britnicas, estamos nos referindo ao Reino Unido e a Repblica da Irlanda. O Reino Unido formado por: Inglaterra, Esccia, Pas de Gales, Irlanda do norte (Ulster). Inglaterra, esccia e pas de Gales formam a Gr Bretanha. A Irlanda do sul (Eire) independente, e no faz parte do Reino Unido. A capital do reino unido a mesma da Inglaterra, Londres. Tambm fazem parte das possesses do reino unido regies no atlntico norte e sul, no pacfico e no mediterrneo, providas do colonialismo e do neocolonialismo. A COMMONWEALTH, ou comunidade das naes rene o reino unido, Canad, Austrlia, nova Zelndia, frica do sul, Paquisto, ndia e outros com um total de 51 pases. Todos reconhecem a rainha Elizabeth II como a chefe da confederao. Essa comunidade promove trocas comerciais e econmicas, ralaes diplomticas e traa de informaes entre os membros. At o incio do sculo XX, a Inglaterra mantinha-se como controladora da economia mundial, depois cedeu lugar a ordem multipolar, que depois da segunda guerra deu origem a ordem bipolar, que findou com a queda da unio sovitica em 1991. Durante muitas dcadas a indstria da Inglaterra esteve estagnada, mas hoje procura se adequar s novas regras de mercado, fazendo assim parte de unio europia (EU), o poderoso mercado comum europeu.

_________________________________________________________9____________ Principais setores industriais: petroqumico qumico mecnico. Os destaques so para a indstria automobilstica, aeronutica, aeronaval, naval, siderrgico, txtil. A regio sudeste do pas a rea mais industrializada do reino unido A agropecuria participa somente com 2% do PIB. Nas atividades primrias, destacamse a pecuria e a pesca. A criao de ovinos abastece o mercado de txtil, que foi o pioneiro no processo de revoluo indutrial. PARTICIPAO NA ECONOMIA: Agropecuria: 2% Indstria: 32% Servios/comrcio: 66% FRANA: A Frana uma das grandes potncias industriais da Europa, sua regio mais industrializada a regio norte, sobretudo em Paris. A indstria da Frana desenvolveuse meio sculo depois da Inglaterra. A indstria francesa foi ajudada por: *plano Marshall *especializao de mo de obra (promovido por um programa do governo francs) *entrada na Unio europia *presena de reservas de carvo A partir da dcada de 70 os investimentos estrangeiros no pas que alavancaram a indstria no pas. Os principais setores da economia so: *siderrgico *automobilstico *aeronutico *qumico *txtil *eletrnico A Frana tem um grande potencial hidreltrico. Alm de aproveitar tambm fontes de energia como as termeltricas, geotrmica, solar, elica, biomassa. A sua agropecuria uma das mais expressivas da Europa. 31% do seu territrio voltado para a agropecuria e 15% so florestas. Produz produtos tpicos mediterrneos, o maior produtor mundial de vinho. Na produo pecuria mais se destaca na produo e exportao de derivados do leite, por sua expressiva criao de gado leiteiro. Outro destaque na economia francesa o turismo que encanta os turistas.

________________________________________________________10____________ SETORES DA ECONOMIA: Agropecuria: 5,9% Indstria/construo civil: 26,5% Comrcio/servios/turismo: 67,6%

________________________________________________________11____________ CAP 5 EUROPA OCIDENTAL 2 ALEMANHA: A Alemanha o pas mais rico do continente europeu. Est atrs apenas dos Estados Unidos e do Japo. So fatores que fazem da Alemanha o pas mais rico do continente europeu: *a indstria uma das mais completas do mundo *tecnologia em constante atualizao *modernizao de todos os setores da economia, desde a agropecuria at o setor de servios. *mesmo sendo basicamente familiar, o setor agropecurio emprega menos mo de obra e consegue elevada produtividade. * um pas chave na integrao europia. Porm, a Alemanha tambm enfrenta problemas, tais como: elevado custo da industrializao sindicalismo, que vem reivindicando direitos que diminuram em decorrncia do processo de unificao de 1990 elevado desemprego em 1990 (12%) alto custo da reunificao dvidas que chegam a 50% do PIB alemo. Aumento da populao idosa e diminuio do PEA. A Alemanha iniciou sua industrializao atrasada em relao as superpotncias europias da poca (1871- unificao da Itlia e da Alemanha). Foi favorecida pela presena de matria prima e carvo mineral. Hoje o pas mais industrializado da Europa, os setores que mais se destacam so: siderrgico mecnico qumico naval eletrotcnico txtil alimentcio aparelhos pticos frmacos (remdios) microeletroeletrnica (recentemente) engenharia eltrica (recentemente) A sua agricultura baseada em grupos familiares, que utilizam mtodos intensivos de produo. A Alemanha no auto-suficiente com relao aos produtos agrcolas que consome. Na pecuria, uma inverso, a criao de sunos vem em primeiro lugar, e a de bovinos em segundo plano.

A Alemanha no prima por ter em seu territrio grandes reservas de minerais, principalmente petrleo, tendo que completar com a importao. Com isso, e com o fato de que no auto-suficiente no setor agrcola, o setor primrio tem pequena importncia na economia alem, veja os dados: ________________________________________________________12____________ Indstria: 38% Comrcio/servios: 61% Agropecuria: 1% Com o fim da segunda guerra mundial e derrota dos nazistas, a Alemanha foi dividida entre os quatro pases vencedores: Estados Unidos, Frana, Rssia, Inglaterra. Em 1949, fundou-se a repblica federal da Alemanha (capitalista)_ocidental e a repblica democrtica alem (socialista)_oriente Em 1961 foi construdo por tropas socialistas o muro de Berlim (muro da vergonha), que dividia a cidade em duas partes. Do lado sovitico ele era guardado pelas tropas do exrcito e do lado capitalista, era todo pichado e decorado com frases invocativas. Nos anos de 1980 a unio sovitica comearia a apresentar uma atrofia no sistema bipolar, o que ocorreria em todo o mundo socialista. As reformas na unio sovitica ocorridas em 1985, como tentativa de salvar a ordem bipolar abriram caminho para movimentos. Que culminaram com a derrubada do muro de Berlim em 9 de novembro de 1989. a reunificao foi culminada com as eleies gerais no pas no dia 2 de dezembro de 1990. O BENELUX Blgica, Pases Baixos (nederland), Luxemburgo = BENELUX O BENELUX foi criado antes do fim da 2 guerra,, em 1944. um acordo de trocas comerciais entre os pases membros, principalmente de minerais e produtos bsicos para a indstria. Em 1945, recebeu ajuda do plano Marshall, o que favoreceu a industrializao da regio. A indstria um dos setores mais importantes do trs pases. Em todos os pases h um aproveitamento do espao agropecurio. comum utilizar plderes. Os plderes funcionam em uma baa ou golfo, em que a gua cercada por um dique e substituda para gua salgada, para diminuir a salinidade do solo, para plantao, depois dividida em pores menores, que so os plderes. Que depois so cortados para que a gua da chuva possa penetrar e facilitar o plantio.

_________________________________________________________13___________ CAP 6 EUROPA SETENTRIONAL (NORTE): Nessa regio, h uma grande influncia das condies fsicas na ocupao do espao e nas atividades econmicas. Por ser uma regio muito fria, medida que nos direcionamos para o norte a concentrao populacional diminui. Apresentando em mdia uma baixa densidade demogrfica. A Sucia o pas mais desenvolvido e industrializado da regio, enquanto a Islndia e a Finlndia so os que possuem uma estrutura industrial menos modernizada. Correspondem a essa regio: pennsula escandinava (Noruega e Sucia), pennsula jutlndia (Dinamarca), Islndia, Finlndia e as repblicas blticas (Estnia, Letnia e litunia) PAISAGEM NATURAL E OCUPAO DO ESPAO: Na Europa setentrional, mais precisamente na Sucia, Noruega e Finlndia, prevalece a floresta de conferas (taiga), ao norte, nas proximidades do rtico, a tundra, e mais ao sul, a floresta temperada (caduflia). Escandinvia: regio formada pela pennsula escandinava (Noruega e Sucia), pennsula jutlndia (Dinamarca) e a ilha da Islndia. A grande riqueza das florestas de conferas a extrao da madeira mole. O frio intenso um empecilho para a atividade a atividade agropecuria, mas tem-se utilizado a questo dos campos fechados e climatizados na agricultura intensiva. Na Noruega, a corrente quente do golfo faz com que as atividades no sejam interrompidas durante o inverno, j o mar bltico no contribui para amenizar a temperatura do pas. A INDSTRIA SETENTRIONAL: Alm do ramo madeireiro, a Sucia e a Noruega, so grandes produtoras navais e tem um grande potencial siderrgico. A Sucia favorecida pela presena de muitos rios com uma grande capacidade hidreltrica, alm de grandes reservas de ferro. A Noruega, Tambm tem um grande potencial hidreltrico e importantes reservas de petrleo e gs natural. A Dinamarca tambm explora o petrleo do mar do norte,mas em baixa escala. Seus principais ramos industriais so naval, alimentcio, celulose, qumico, metalrgico. Ao contrrio dos vizinhos, a Finlndia importa aproximadamente 70% de sua energia. Suas indstrias so principalmente dos ramos: naval, celulose, mecnico, eletrnico, txtil e informtico. A NKIA o maior grupo privado do pas. A AGROPECURIA SETENTIONAL: O clima no favorvel, mas a Dinamarca produz muitos produtos alimentcios (principalmente laticnios). A Finlndia destaca-se na produo de cereais.

Apesar de ter um clima muito frio, a Islndia conhecida como terra do fogo, e tem um conjunto de vulces, geologicamente a rea mais ativa do planeta. _________________________________________________________14___________ AS REBLICAS BLTICAS So os pases banhados pelo mar bltico, so eles: Estnia, Letnia e litunia. At 1940 eram independentes, mas foram anexados pela unio sovitica, sendo convertidas ao sistema socialista. Em 1990, tornaram-se independentes. Hoje, so economias de transio para o capitalismo. Sua industrializao foi baseada no sistema socialista, agora preciso completar a linha de produo para que seja possvel a transio para o capitalismo. A Estnia o pas mais desenvolvido das repblicas blticas. Beneficia-se da presena do xisto betuminoso (para a industria qumica). Sua atividade industrial baseada num reduzido nmero de empresas de grande porte. Seus principais parceiros comerciais so Rssia e Ucrnia, alm da Unio Europia, a partir de 1994, quando se desligou completamente do socialismo. Esse fato pode ser relacionado ao recente avano econmico das repblicas blticas. Na Letnia, a produo de vages e bens de consumo so as principais no pas. Antes da anexao, a litunia era um pas agrrio, depois, a industria de eletroeletrnico passou a ser a maior do pas, apesar de ainda ser um pas bastante agrrio. Os blticos exportam principalmente produtos qumicos, eletrnicos e maquinrio. A Finlndia o pas mais informatizado do mundo, apesar de importar matria prima e fontes de energia, um tero da populao tem acesso a celulares, h mais servidores de internet do que os prprios estados unidos. um dos pases mais ricos do mundo. Tem um sistema educacional muito alto.

________________________________________________________15____________ CAP 7 A EUROPA CENTRO-ORIENTAL (1) Rene os ex-pases socialistas do leste europeu, inclusive uma parte da Rssia (Rssia europia). Esses pases enfrentam diversas dificuldades devido ao sistema socialista vigente no leste europeu. O BLOCO SOCIALISTA Desde a revoluo de 1917, e depois em 1922, vrias repblicas se associaram a Rssia, formando a URSS (unio das repblicas socialistas soviticas). Foi um sistema que aps a entrada da ditadura de Stalin fez com que se torna-se em um sistema autoritrio. Depois da vitria na segunda guerra mundial (1939/1945), a unio sovitica expandiuse para todo o leste europeu, adotando o sistema socialista naquela regio. O preo dos produtos era controlado pelo governo, e havia um intervencionismo estatal em todos os setores da economia. Havia um controle exercido pela Rssia no sistema sovitico. Com a corrida armamentista, os sistema socialista comeou a perder fora perante ao sistema capitalista vigente no outro lado da guerra fria. O motivo foi o fato de que os estados unidos, por ser uma economia capitalista e de mercado, tinha condies de transformar os avanos da economia militar para a economia civil. J na unio sovitica isso no ocorria. O sistema de industrializao foi feito em conjunto, o que prejudicou o desenvolvimento dos pases que aps a queda do sistema, teriam que se transformar em economias capitalistas, para que assim pudessem entrar no mercado mundial. Esse crescimento industrial ocorreu nas dcadas de 60 e 70. Com a crise, comea a faltar bens de consumo, na dcada de 80. diante das circunstncias, o lder da unio sovitica Mikhail Gorbachev iniciou uma srie de modificaes no sistema para que pudesse reconstruir a nova ordem bipolar. As principais medidas foram: dar autonomia de gesto s empresas (fim do intervencionismo estatal) permitir o investimento estrangeiro aumentar a produtividade do campo por maio de arrendamentos ou venda de terras para famlias que quisessem explora-las. Regular preos por mercado Diminuir a mquina do governo, limitando a burocracia. Porm as manifestaes comearam a averso ao sistema crescia, atm que os militares, atravs de um golpe chamado de linha dura findaram a unio sovitica. Em 1991, a unio sovitica foi desfragmentada. Os blticos tinhas se tornado independentes antes, por isso, no fazem parte da CEI. Hoje a Rssia uma nica repblica, que tem o nome de federao russa e o maior pas do mundo. Tem reas no continente europeu, e na sia. Sendo cortada pelos

montes Urais, a Rssia asitica chamada de Sibria. a grande herdeira da unio sovitica.

_________________________________________________________16___________ CEI (COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES) A CEI formada por um conjunto de pases que se separam do sistema socialista, quando este veio desintegrao em 1990. os pases componentes so: Rssia, Belarus, Gergia, Armnia, Azerbaijo, Cazaquisto, Quirgusia, Moldvia, Tajiquisto, Turcomnia, Ucrnia, Usbequisto . A Rssia o pas mais importante da CEI, com 77% do territrio e 50% da populao. A Ucrnia est em segundo lugar Os principais fatores que favoreceram a instalao da CEI foram: presena de fontes de energia presena de matria prima para a indstria de base presena de matria prima vegetal herana sovitica de produo de bens de base, falta agora se adequar as novas regras de marcado e produzir tambm bens de consumo. __ Os principais problemas: militares: Ucrnia relutou em ceder a Moscou o domnio do mar negro polticas:alguma repblicas como a Ucrnia no concordam com algumas medidas de controle da CEI econmicos: discusses quanto a repartio das dvidas da antiga Unio sovitica (dificultando um unio monetria comum) tnicas: muito comum acontecerem conflitos tnicos como por exemplo a questo de tentativa de independncia de Chechnia em relao a Rssia

________________________________________________________17____________ CAP 8 A EUROPA CENTRO-ORIENTAL (2): No final dos anos 80, os pases socialistas do leste europeu se retiraram da crise do sistema que reinava no mundo socialista europeu. Alem disso, os pases j sentiam com a falta de produtos de primeira necessidade, o que ocasionou uma crise do sistema. A queda do muro de Berlim (smbolo fsico da bipolaridade mundial) deu origem ao fim do sistema socialista, uma srie de golpes de estado ocorreram, era o fim do socialismo no leste europeu. Esse conjunto de pases em transio para a economia capitalista conhecido como leste europeu ou Europa oriental. A REGIO CENTRAL: os pases da regio so os mais industrializados da regio centro-oriental. Antes da reunificao, a Alemanha oriental era o pas mais rico da regio, seguido da Rssia. Logo aps a reunificao o lugar foi ocupado pela Polnia (tigre da Europa central). Hoje o primeiro ocupado pela Rssia e o segundo pela repblica tcheca (que fazia parte da Tchecoslovquia, juntamente com a Eslovquia). A maior renda per capita a da repblica tcheca. Bem como os melhores indicadores econmicos. Hungria, a Eslovquia (que formava at 1992 a Tchecoslovquia juntamente com a repblica tcheca) e Polnia vm logo atrs com uma diferena relativamente pequena. A Romnia o pas com os piores indicadores socioeconmicos da Europa central. bom lembrar que so pases em transio para a economia capitalista, que foram bastante prejudicados com o perodo que estiveram sob controle sovitico e convertidos economia socialista. Por isso, os indicadores no so to expressivos quanto os da Europa ocidental. Em 1918, os povos tchecos e eslovacos proclamaram a repblica de Tchecoslovquia,. Em 1968, diante de manifestaes, o governo resolveu realizar mudanas no sistema socialista, visando a criao do que chamava de socialismo humano. eram medidas que faziam com que o estado tivesse menos poder, como por exemplo a formao de sindicatos. Porm, a unio sovitica no gostou nada disso. Temendo que os movimentos se espalhassem para outros pases, sob o pretexto de proteger o socialismo, as tropas soviticas invadiram a Tchecoslovquia, e sufocaram os movimentos. Em 1989, com a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo na URSS, a Tchecoslovquia findou por completo o socialismo em seu territrio (era a revoluo de veludo, que teve esse nove devido ao fato de no haver derramamento de sangue). Em 1992 pacificamente esses dois pases se separaram formando a repblica tcheca e a Eslovquia. Hoje, so tambm economias de transio para o capitalismo.

A Polnia, a repblica tcheca e a Hungria possuem as melhores taxes de urbanizao do leste europeu. Esses pases fazem parte da OCDE (organizao para cooperao de desenvolvimento econmico), o clube das 27 naes mais desenvolvidas do globo. A entrada deles no bloco serviu para atrair mais investimentos estrangeiros, principalmente norte americanos. Pois estes pases eram ex-socialistas, sendo assim, os estados unidos estariam intensificando sua rea de influncia no antigo mundo socialista. ________________________________________________________18____________ PENNSULA BALCNICA uma regio entre o ocidente e o oriente, por isso, sofreu influncia de diversos povos e culturas, justificando sua grande variedade tnica. A maior parte dos pases balcnicos tem passado socialista. Em termos de indicadores socioeconmicos, o pas que mais se destaca a Eslovnia, sendo seguida pela Crocia. Em contrapartida, tem os pases de mais baixa renda per capita, Macednia e Albnia, que leva consigo o ingrato ttulo de nao mais pobre da Europa. Em 1992/1995 ocorreu uma guerra civil na Bsnia herzegovina, em 1999 um conflito separatista assombrou a regio, foi em Kosovo, que desejava se separar da Iugoslvia. IUGOSLVIA: FORMAO E DESAGREGAO: A Iugoslvia surgiu depois da primeira guerra, reunindo uma srie de etnias e culturas. Adotou o sistema socialista e realizou uma srie de reformas nas diversas regies do pas. O governante iugoslavo, o presidente Tito, enquanto esteve vivo, conseguiu manter a Iugoslvia unida. Tito governou de 1945 at 1980. diante de diversas etnias, Tito equilibrava o poder entre as vrias repblicas, estabelecendo um sistema rotativo para a presidncia do pas. Em 1991, os srvios impediram a posse de um presidente croata, oi que deu origem a muitos conflitos que culminaram em 15 de janeiro de 1992, quando a comunidade econmica europia (CEE), reconheceu a independncia da Crocia e da Eslovnia, desmembrando totalmente a Iugoslvia com a separao da Macednia e da Bsniahezergovina. IUGOSLVIA: Srvia, Crocia, Eslovnia, Bsnia Herzegovina, Macednia e Montenegro Em 1992, Montenegro e Srvia formaram a Repblica federativa da Iugoslvia (RFI). A POBRE ALBNIA: A Albnia carrega consigo o ingrato ttulo de pas mais pobre da Europa. Em 1961 a Albnia rompeu laos com o socialismo sovitico e se aproximou do socialismo da Rssia. Porm em 1978 rompeu tambm com esse pas, entrando em isolamento perante o mercado internacional.

Sendo assim, a Albnia apresenta-se na situao de pas mais pobre da Europa, pois sua economia debilitada no competitiva com os grandes mercados reinantes na nova ordem mundial. Sua industrializao ocorreu na dcada de 1950 com a ajuda da unio sovitica e posteriormente da China. Recentemente foram introduzidas novas indstrias, principalmente do ramo alimentcio,e visando o mercado interno, pois esta no tem fora para entrar no mercado de competitividade globalizado. As caractersticas que fazem da Albnia o pas mais pobre da Europa so: ________________________________________________________19____________ CAP 9 A EUROPA MEDITERRNEA: nessa regio que se encontram pases como San Marino, Mnaco, e Vaticano, ou seja miniestados que apresentam um territrio praticamente desconsidervel perante as outras naes. Desconsiderando-os, a regio meridional ou mediterrnea, compreende quatro principais pases: Portugal e Espanha na pennsula ibrica Itlia na pennsula itlica Grcia e outras naes na pennsula balcnica uma regio de muita influncia histrica cultural. Um grande exemplo, dessa influncia histrico-cultural o fato de que a nossa lngua portuguesa nasceu ali na pennsula ibrica. A Itlia, mas principalmente o antigo imprio romano influi bastante na cultura da sociedade italiana. A grcia antiga ou civilizao grega, com sua famosa e deslumbrante civilizao grega da antiguidade, encanta aos turistas que se dedicam a conhecer este misterioso santurio cultural. Tambm compreende aos territrios mediterrneos a Turquia, que apresenta 3% de seu territrio na Europa mediterrnea ou meridional. Entretanto, apesar de ser uma poro relativamente pequena de territrio, a maior cidade do pas, Istambul est nesta regio. O pas mais desenvolvido da regio a Itlia (pennsula itlica). Portugal e Espanha (pennsula ibrica) apresentam menores indicadores socioeconmicos. Desde a entrada no mercado comum europeu, nos anos 80, Portugal, Espanha e Grcia tem tido que ajustar sua economia para atender as exigncias do mercado. Principalmente a questo da unio monetria. Em termos econmicos, podemos observar que a Itlia apresenta-se como pas mediterrneo mais rico. Em segundo vem a Espanha, em seguida Portugal e depois Grcia, que sem dvida o pas mais atrasado da regio meridional ou mediterrnea. SETOR PRIMRIO E TERCIRIO baixa populao urbana e alta concentrao rural baixa renda per capita alta mortalidade infantil isolamento comercial.

O setor primrio tem uma grande importncia no PIB da regio, particularmente na Grcia e em Portugal. O cultivo da uva se estende por grandes reas em todos os pases mediterrneos, sobretudo na Itlia, conhecida por seus vinhos de qualidade. Como o clima mediterrneo caracterstico de semi-aridez, necessria uma irrigao para que o cultivo seja possvel. Com as novas tecnologias, tem sido mais facilmente utilizado o solo mediterrneo. A pecuria praticada de forma intensiva e extensiva. __ O aproveitamento do espao agrrio: ________________________________________________________20____________ Portugal__ Ocorreu uma reforma agrria em 1975. antes 80%das terras tinham menos de 18% de reas cultivadas. Foi em parte resolvida pela criao de cooperativas reunindo pequenos produtores rurais. Espanha__ Tambm necessria uma reorganizao fundiria. As condies fundirias e condies climticas, de solo e topografia so considerados empecilhos para a atividade agrcola, que representa apenas 5% do PIB. Grcia__ o pas que apresenta maior importncia da agricultura na economia, apesar de um relevo irregular. Itlia__ apresenta falta de gua, superpopulao do campo, existncia de latifndios, no sul. No norte apresenta uma agropecuria modernizada e mais produtiva. Em 1950 houve uma reforma agrria. Porm as terras foram divididas em partes to pequenas, que muitas vezes no capaz bem de suprir as necessidades de subsitncia. Alm da agropecuria, o turismo uma atividade muito importante na regio, pois esses pases atraem turistas devido ao contexto histrico dos locais ali presentes. PASES IBRICOS: Apesar de serem trabalhados em conjunto, Portugal e Espanha apresentam caractersticas que os diferem. Vejamos algumas diferenas: a Espanha mais desenvolvida e rica o analfabetismo portugus 3 vezes maior que o espanhol o PIB espanhol 5 vezes o dos lusitanos a renda per capita da Espanha 45% maior que a de Portugal concluso: Portugal mais pobre que a Espanha. Os pases ibricos, principalmente Portugal (detentor de um nmero expressivo de colnias), foi feito muito tardiamente em relao aos europeus ocidentais. Entre 1930 e 1960, Portugal esteve dominado pela ditadura de Salazar, por isso, tornou-se um centro de emigrao. A Espanha tambm teve este perodo de ditadura, com Francisco franco. A partir da dcada de 50 a indstria comeou a se desenvolver no aspecto de indstrias pesadas, como siderurgia e mecnica. Com a redemocratizao desses pases (1974- revoluo dos cravos em Portugal /// 1975- morte do ditador Francisco franco na Espanha), a situao comeou a mudar, e a

Espanha que havia crescido industrialmente tomou a frente de Portugal na economia da pennsula ibrica. Portugal tem poucas reservas minerais, j a Espanha foi bastante favorecida por boas reservas de minrio de ferro no norte do pas. A entrada no mercado comum europeu favoreceu bastante a economia tanto de Portugal quanto da Espanha, pois ampliou os investimentos estrangeiros nesses pases. Apesar disso, Portugal ainda apresenta uma industria com poucos ramos, principalmente o siderrgico, alimentcio, txtil e qumico. Vale lembrar da importncia do turismo nesses pases. ________________________________________________________21____________ ITLIA (A POTNCIA MEDITERRNEA) A Itlia forma juntamente com a Alemanha, Frana e reino unido o grupo dos quatro pases mais ricos da Europa. Porm a Itlia apresenta-se dividida , na regio norte, h um grande desenvolvimento, enquanto o sul pobre e agrrio. Na regio central encontra-se a capital, Roma. uma regio de grande importncia turstica na Europa mediterrnea. L tambm est localizada a sede da igreja catlica, o VATICANO. A regio sul (mezzogiorno), uma regio mais pobre a agrria. Muitas pessoas migram da regio sul para a regio norte ou para outros pases da Europa em busca de melhores condies de vida e trabalho. Isso explica a contradio: a Itlia um pas altamente industrializado, mas fornece mo-de-obra para outros pases. A GRCIA A Grcia sem dvida o pas mais atrasado da regio. Aproximadamente 1/3 da populao trabalha na agricultura, que devido a pobreza do solo e da baixa modernizao, a rentabilidade da agricultura baixa. Assim, 16% da renda nacional provida das atividades primrias, incluindo a pesca. O extrativismo tambm bastante importante na economia. O turismo tambm participa com um grande papel no PIB do pas. Os turistas so motivados pela grandeza histrica da civilizao grega. A indstria grega tem a menor importncia de todo o continente (25%). Com a entrada do pas no mercado comum europeu em 1981, novas industrias chegaram ao pas, principalmente providas dos Estados Unidos.

_________________________________________________________22___________ CAP 10 A UNIO EUROPIA No mundo globalizado, predominam os grandes, os seja, aqueles que apresentam melhores condies econmicas e polticas para se sobrepor. Assim sendo, o principal objetivo do estabelecimento de mercados comuns, unies aduaneiras, zonas econmicas e monetrias, zonas de livre comrcio, enfim blocos econmicos com menor ou maior intensidade econmica e poltica. Vamos ver o que significa esses nomes estranhos que acabaram de ser ditos no pargrafo interior: zona de livre comrcio: associao comercial de vrios pases, entre os quais so reduzidas ou eliminadas taxas alfandegrias que incidem dentro do bloco. Porm, no inclui uma tarifa interna uniforme , ou seja, cada componente pode manter o tipo de poltica que lhe for mais favorvel no mercado externo. Ex: Nafta. Unio aduaneira e alfandegria: alm de funcionar como uma zona de livre comrcio (extino ou diminuio de tarifas alfandegrias entre os membros), tambm regulamenta as transaes com o mercado externo, estabelecendo uma taxa comum para as negociaes com o mercado externo. Pode se limitar tambm a um grupo de produtos, como por exemplo num ramo siderrgico. Ex: Unio europia mercado comum: funciona como zona de livre comrcio, porm garante a livre circulao de pessoas, servios e capitais, alm de fluxo de mercadorias, sem que esse seja submetido a nenhum tipo de cobrana alfandegria.. Ex: tambm caracteriza a Unio europia unio econmica e monetria: estabelece a criao de uma moeda nica. Geralmente h pr-requisitos para que um determinado pas do bloco adquira o direito de estabelecer a moeda. A Unio Europia o maior bloco econmico existente, ou seja, com maior grau de integrao entre os pases membros. finda a guerra e os opostos interesses dos antigos aliados (EUA e URSS), e a influncia de ambos os lados na Europa: Plano Marshall (EUA) e comecom_conselho de ajuda econmica mtua (URSS) e logo depois a OTAN (organizao do tratado do atlntico Norte), para impedir o avano do socialismo. As rivalidades entre Frana e Alemanha, que eram histricas na dominao da Europa. Como os nazistas perderam a guerra, tiveram que devolver a Alscia Lorena para os

franceses. Como havia um risco muito grande de uma guerra motivada por esse conflito, o ministro das relaes exteriores da Frana sugeriu que o carvo e o ao francs e alemo, fossem colocados em uma zona de livre circulao. Essa plano torna-se vivel com a formao do Ceca (comunidade europia de carvo e ao), nele poderiam entrar os pases europeus que quisessem. Entrar a Frana a Alemanha, a Itlia e os trs pases do BENELUX (Blgica, Pases Baixos, e Luxemburgo). Em 1957, ocorre o tratado de Roma e os pases decidem implementar a CEE (comunidade econmica europia), que visava a livre circulao de mercadorias, bens, capitais, pessoas, etc. alm da CEEA (comunidade europia de energia atmica). ________________________________________________________23____________ O reino unido, entretanto manifestava interesse em entrar na CEE, e formou ento a EFTA (associao europia de livre comrcio), em 1959. porm esta visava apenas a livre circulao de produtos. Os componentes eram : Reino Unido, Irlanda, Pases Nrdicos (Sucia, Noruega, Dinamarca, Islndia), ustria, sua e Portugal. Em 1961 o Reino Unido demonstrou interesse em ingressar na CEE, porm foi barrado pela Frana, devido as suas divergncias histricas. Uma parte dos integrantes da EFTA s ingressaram na CEE em 1974. formou-se ento com a unio dos dois blocos a EEE (espao econmico europeu). Em1994 ele comea a vigorar. Em 1991 foi assinado o TRATADO DE MAASTRICHT ou tratado da Unio Europia. Assim, a EEE passa a se chamar CE (comunidade europia ) e em 1993 com a entrada em vigor, passa a se chamar EU (unio europia). O tratado de maastricht compreendeu dois acordos, so eles: estabelecimento de uma unio econmica e monetria, com a criao de uma moeda nica at o fim do sculo XX. Criao de uma unio poltica, como uma instituio de cooperao , domnio da justia, assuntos internos, poltica exterior, segurana comum. Esse acordo fortalece de vez o ocidente europeu perante ao ex-socialistas. Em 1997, foi assinado o TRATADO DE AMSTERD, que modificou o tratado de maastricht, estabelecendo os seguintes critrios: eliminao dos controles de fronteira entre os pases membros fim do poder de veto de cada nao busca de solues para o problema do desemprego estabelecimento de uma moeda nica para os membros que tiverem dficits pblicos inferiores a 3% o euro no eliminou as desigualdades existentes no bloco, mas no se pode negar a fora da moeda, ou melhor a fora de especulao e a presso econmica feita pelos grandes da Europa. PASES FORMADORES DA UNIO EUROPIA (AT 2003) DINAMARCA REINO UNIDO IRLANDA LUXEMBURGO FRANA ESPANH PORTUGAL

ITLIA GRCIA SUCIA FINLNDIA HOLANDA ALEMANHA BLGICA USTRIA

_________________________________________________________24___________ NOVOS COMPONENTES (2004) POLNIA REPBLICA TCHECA HUNGRIA ESLOVQUIA LITUNIA LETNIA ESLOVNIA ESTNIA CHIPRE MALTA

ALGUNS DESSES PASES, ACEITOS NO BLOCO FORAM REJEITADOS ANOS ANTES, DEVIDO A FRAGILIDADE ECONMICA QUE AMEAARIA O PODER DA TO PODEROSA EU.

OS PRINCIPAIS IMPACTOS DA INTEGRAO Em um mercado comum, como a Unio europia, h a diminuio ou extino de barreiras alfandegrias. Com isso, o mercado de competitividade ser cada vez maior em funo da maior facilidade de exportao e importao. Sendo assim, as grandes empresas em alguns casos podem atingir um carter hegemnico, dominando certas reas do mercado. H fuses de empresas e formao de grandes imprios, que literalmente massacram as menores. Os pases menos desenvolvidos, como Portugal, Espanha e Grcia por exemplo intensificaram seus investimentos externos. Com o mercado aberto, h um grande contingente de empresas instalando filiais nestes pases, atradas principalmente pela mo de obra barata, alm de outros fatores como subsdios fiscais. Assim, ocorre a consolidao da dominao dos pases mais ricos dentro dos subordinados pases mais pobres. IMPACTOS NA AGROPECURIA: abertura de mercado preos comuns aos produtores preferncia aos produtos europeus protecionismo de cerca de 70% dos produtos aos no componentes de grupo ajuda financeira.

__ conseqncias dessa poltica: aumento da produtividade modernizao da agricultura diminuio da populao rural em funo da menor necessidade de mo de obra no campo degradao do meio ambiente. Porm, a partir dos anos 50 a elevada produtividade levou a excessos de produo, que precisariam ser combatidos por meio de reduo de subsdios aos produtores, obrigao de defesa ambiental, antecipao da aposentadoria rural, etc. ________________________________________________________25___________ DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO Com o objetivo de ampliar a capacidade competitiva no mercado internacional, foram tomadas as seguintes medidas: modernizao contnua da produo tecnologias das comunicaes investimento em pesquisas tecnolgicas ambientalismo. Em relao a destruio da camada de oznio (O3), e do efeito estufa, a Europa se destaca em pesquisas e em anlises que faam com que o risco de um cataclisma seja cada vez mais diminudo. Pesquisa agrcola A agroindstria Novas formas de energia alternativas

MEIO AMBIENTE Desde o fim dos anos 60 forma adotadas medidas de proteo ao meioa ambiente: combate poluio tratamento de detritos reduo dos riscos industriais maior preocupao com os efeitos da destruio da camada de oznio proteo da biodiversidade

DIREITOS DO CIDADO livre circulao de pessoas e servios sufrgio eleitoral direito de trabalho em qualquer pas dentro do bloco, desde que esse seja de nacionalidade de um dos componentes do grupo

A AMEAA DO DESEMPREGO

Atinge em mdia 11% da populao economicamente ativa dos 25 pases membros. Para aumentar o nmero de postos de trabalho sem que seja necessrio diminuir o nvel de vida da populao, esto sendo tomadas algumas medidas isoladas, tais como: com o aumento da populao idosa, torna-se necessrio a atualizao profissional Itlia e Frana defendem a diminuio da jornada de trabalho sem reduo de salrio/ hora Para a OCDE (organizao para cooperao e desenvolvimento econmico)_ clube das 27 naes mais ricas do mundo (dados de 2002)_ a alternativa seria o aumento do trabalho de meio perodo. ________________________________________________________26__________ Maiores ndices de desemprego na Europa: Espanha, Blgica, Itlia, Frana, Alemanha QUEM MANDA NO MUNDO???? EUA X UE... EXPORTAES DOS PRINCIPAIS BLOCOS ECONMICOS BLOCO MILHES DE DLARES UNIO EUROPIA 1.275.696 NAFTA 436.805 ASEAN 77.221 MERCOSUL 17.151 PACTO ANDINO 4.806 Em 1994m foi criado o Nafta (north American Free Trade Agreement), formado por Estados Unidos, Canad e Mxico. Os Estados Unidos procuraram diminuir o grau de influncia da Unio Europia na Amrica Latina (seu territrio, desde o neocolonialismo_ colonialismo de influncia). Era importante uma rea de livre comrcio na Amrica do norte, afinal depois do prprio continente europeu, os principais parceiro da Unio Europia so os estados unidos e o Canad. Antes da exploso de novos integrantes da Unio europia, o maior PIB entre os blocos era da APEC (cooperao econmica da sia e do pacfico)_ um acordo transcontinental_ com mais de 16 trilhes de dlares. Deps de 2004, pode ser que o quadro mude. No entanto, no critrio de renda per capita, a briga ainda entre EUA e UE.

_________________________________________________________27___________ BIBLIOGRFIA MATERIAL DE PESQUISA: GEOGRAFIA NO ENSINO MDIO_ OSVALDO PIFFER CONSTRUINDO O ESPAO MUNDIAL

You might also like