You are on page 1of 4

A ESTRUTURA DA POPULAO MUNDIAL

A Distribuio da Populao
1. A distribuio pelos espaos geogrficos 2. A idade e o sexo da populao 3. A tipologia tnica A populao da Terra no est distribuda igualmente em todas as partes do globo. Ao contrrio, h excesso de gente em algumas regies e falta em outras. O relevo, o clima, a vegetao e os rios exercem influncia sobre a distribuio dos grupos humanos. As regies facilmente ocupadas pelo homem so denominadas ecmenas. Aos vazios demogrficos chamamos de regies anecmenas, isto , de difcil ocupao humana. As altas montanhas, as regies polares e os desertos dificultam a ocupao humana, sendo bons exemplos de regies anecmenas. Por outro lado, existem regies na Terra, nas quais os homens se "acotovelam" por falta de espao. o caso do sul, do leste e do sudeste da sia, que renem mais da metade da populao do globo. Por esse fato, essa regio considerada um "formigueiro humano".

1. A distribuio pelos espaos geogrficos


Pela distribuio da populao nos continentes, notamos que: A A A A sia o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial; sia tambm, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2; Oceania o continente menos populoso e menos povoado; Antrtida o continente no habitado (despovoado).

Com mais de 160 milhes de habitantes, o Brasil : o quinto pas mais populoso do mundo; o segundo pas mais populoso do continente americano e de todo o hemisfrio ocidental, superado apenas pelos Estados Unidos; o pas mais populoso da Amrica do Sul e de toda a Amrica Latina.

A distribuio da populao no Brasil , tambm, bastante irregular: o Sudeste a regio mais populosa e a mais povoada; o Centro-Oeste a regio menos populosa; o Norte ou Amaznia a regio menos povoada.

Na distribuio da populao pelos Estados, temos que: o Rio de Janeiro o mais povoado, com quase 300 hab/km2;

So Paulo o mais populoso, com cerca de um quinto (20%) da populao brasileira; Roraima o menos populoso e o menos povoado, com menos de 1 hab/km2.

As Populaes Rural e Urbana


At 1960, predominava no Brasil a populao rural. No recenseamento de 1970 j se constatou o predomnio da populao urbana, com 56% do total nacional. medida que um pas se desenvolve industrialmente, a tendncia geral o abandono do campo em direo s cidades. O homem procura nos centros urbanos melhores condies de vida, conforto, salrios e garantias. o fenmeno do xodo rural. Atualmente, 75% da populao brasileira urbana, isto , vive nas cidades. No estado do Rio de Janeiro, a populao urbana de 95%.

2. A idade e o sexo da populao


Quanto idade, a populao est dividida em trs grupos: Jovem, de 0 a 19 anos; Adulto, de 20 a 59 anos; Velho, ou senil, com 60 anos e mais.

A fora de trabalho de uma populao est mas concentrada na idade adulta e se constitui na populao ativa de um pas. Nos pases desenvolvidos, em geral, predominam os adultos e os velhos. Nos pases subdesenvolvidos e naqueles em fase de desenvolvimento, predomina a populao jovem. Em alguns pases, como a Frana e a Inglaterra, h o predomnio dos adultos. Isso se deve ao baixo ndice de natalidade e ao fato de que a mdia de vida mais longa, alcanando mais de 70 anos. Os brasileiros possuem uma longevidade mdia de 64 anos, sendo de 62 anos para os homens e de 66 anos para as mulheres. Quanto ao sexo, a populao composta por homens e mulheres. Quanto aos nmeros de homens e de mulheres comum: haver um equilbrio na idade jovem; predominarem as mulheres nas idades adulta e velha.

que os homens, por razes diversas, vivem menos tempo que as mulheres, isto , morrem geralmente antes. Em pases de imigrao, devido entrada de mais trabalhadores, quase sempre predominam os homens. o caso da Austrlia e de alguns outros pases.

No Brasil, em cada grupo de 1 000 pessoas existem 501 mulheres e 499 homens. A representao grfica da idade e do sexo da populao feita atravs das pirmides etrias. Nelas, as mulheres ficam sempre do lado direito, os jovens embaixo, os adultos no meio e os velhos em cima.

3. A tipologia tnica
Por muito tempo, e ainda hoje, tem sido comum dividir a populao nas raas branca, negra, amarela e mestia. Essa distino pela cor no correta, pois entre um portugus moreno e um russo (eslavo) existem muitas diferenas, apesar de ambos serem brancos. Hoje em dia, ao invs de se falar em raa, fala-se em etnia. Um dado grupo tnico possui semelhanas no s fisionmicas, mas tambm culturais. A determinao do grupo tnico a que pertence uma pessoa no tarefa fcil e no pode ser tomada apenas pela cor. O povo brasileiro composto etnicamente por brancos de origem europia, negros de origem africana, amarelos (indgenas e asiticos) e mestios. As diferenas de cor, de origem, tm sido problemas srios em muitos pases. Na frica do Sul, onde numericamente predominam os negros, existia at 1991 uma violenta segregao racial, com exagerada discriminao social e econmica, denominada apartheid. No Brasil, perante as nossas leis, todos os grupos tnicos constituem um s conjunto: a populao brasileira. Recordar saber O Estado de maior populao absoluta So Paulo, o de maior densidade o Rio de Janeiro. A populao urbana predomina no Brasil desde 1970. So ecmenas as regies de fcil ocupao humana, sendo, por isso, habitadas permanentemente. So anecmenas as regies de difcil ocupao humana, como os desertos, as altas montanhas e as regies polares. A sia o continente mais populoso e mais povoado da Terra. A populao brasileira est mais concentrada na Grande Regio Sudeste. A segregao racial na frica era denominada Apartheid. No Brasil todos os grupos tnicos so iguais perante a lei. A populao ativa composta sobretudo de adultos e homens. Na Austrlia predominam, numericamente, os homens; no Brasil, as mulheres. Na pirmide etria representamos a idade e o sexo de uma populao. Os negros, os brancos, os amarelos e os mestios so grupos tnicos, e no raas.

You might also like