You are on page 1of 4

Manual Escolha das Tintas

Basicamente existem dois tipos de tintas, classificadas em corantes e pigmentadas. As tintas corantes so mais baratas (tintas dye) e as pigmentadas so as mais caras, utilizadas em grficas A tinta corante a mais tradicional, enquanto a pigmentada (Durabrite) foi introduzida recentemente pela Epson quanto a utilizao caseira. Muitos aparelhos multi-funcionais de vrias marcas tambm utilizam deste tipo de tinta, especialmente a preta. A corante depende do papel para fazer o seu trabalho, j que baseada em absoro e outras reaes qumicas. A pigmentada acrescenta uma camada de partculas ao meio de impresso, por isso o acabamento muito mais controlado, praticamente independente da mdia, e capaz de imprimir cores muito mais vivas. As pigmentadas tambm tm a vantagem de ser bem mais resistnte ao do tempo, sustentando as caractersticas mesmo sob forte ao dos raios ultravioleta. Algumas, so at mesmo a prova dagua. Essas tintas so muito, mas muito mesmo, utilizadas com quem trabalha em sinalizao exteriores. A tinta corante tem 3 ramificaes : ao cida, ao reativa e disperdivas. Normalmente as corantes para impresso em papel so dispersvas, enquanto outros tipos so utilizados em tecido, metais e superfcies preparadas. Uma das caractersticas mais apreciadas das corantes a preciso das cores, principalmente nas composies. Esses dois tipos de tinta, corantes e pigmentadas, funcionam da seguinte forma: H um solvente e um agente colorizante. Nas tintas corantes, o solvente quase sempre a gua, enquanto que nas pigmentadas o leo, solvente mineral, lcool e at mesma gua. No fim das contas o solvente deve desaparecer, deixando apenas o veculo de cor depositado. A melhor preciso das corantes deve-se ao tamanho minsculo dos agentes, o que facilita a obteno de meios tons. Note que as tintas pigmentadas base de gua tambm podem ser a prova de dgua: depois da secagem, as partculas de colorao ficam firmemente ligadas, e nem mesmo o contato com o solvente pode quebrar os arranjos. Pelo que se tem notcia, todas as tintas das ink-jets atuais utilizam apenas gua na soluo. Outros tipos de solventes so encontrados apenas nas tintas das impressoras de grandes formatos e de aplicaes especiais.

Algumas tintas pigmentadas tambm podem ter um terceiro elemento: um agente dispersante que ajuda na manuteno da separao e suspenso do veculo colorizante.

As verdades sobre as Tintas


A tecnologia de tintas para inkjet, como conhecemos hoje, ainda est em evoluo. As descobertas datam de pouco mais de 15 anos, e muito do conhecimento foi emprestado da fabricao de tintas tradicionais. Segundo a HP, nos ltimos anos a maior parte das patentes envolvendo inkjets vem do desenvolvimento de tintas e papis. Alguns comerciantes dizem que as pigmentadas no so boas para reabastecimento por que entopem as cabeas de impresso e coagulam. Outros contam que tm tintas corantes que podem oferecer uma resoluo to boa quanto a das pigmentadas. H ainda aqueles que juram que a corante que est no estoque tambm no sai na gua, mas que para isso preciso um tempo de 24hrs para secagem. Para sobreviver selva de ofertas s preciso tem em mente 3 coisas: tintas pigmentadas so muito mais caras, mas que teoricamente so as nicas a prova de dgua. Desconfie dos preos muito abaixo da mdia. A identificao de uma corante e uma pigmentada muito fcil: as corantes so sempre translcidas, enquanto as pigmentadas so opacas, alis, trata-se de uma caracterstica importante na discusso sobre a otimizao das impressoras.

Confiram na foto a diferena entre as duas : As duas tintas representam a mesma cor; o amarelo, porm a de tom avermelhado trata-se de uma corante e a amarela mesmo, uma pigmentada.

Se houver opo de marca, uma das melhores a Formulabs, da Sensient Technologies. Existe tambm as tintas da FABS, estas so mais relacionadas as tintas corantes. Estas ltimas so bem fceis de encontrar no mercado, porm para ver o rtulo, somente comprando em grandes quantidades.

Alm de tintas, a Sensient tambm fabrica uma soluo muito boa de limpeza das cabeas, chamada CJ-4002, para aplicao nas EPSON.

You might also like