You are on page 1of 6

CARTOGRAFIA

A arte de traar mapas comeou com os gregos que, no sculo VI a.C., em funo de suas expedies militares e de navegao, criaram o principal centro de conhecimento geogrfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa j encontrado foi confeccionado na Sumria, em uma pequena tbua de argila, e representa um Estado. A confeco de um mapa normalmente comea a partir da reduo da superfcie da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a nica maneira de representao exata. A transformao de uma superfcie esfrica em uma superfcie plana, recebe a denominao de projeo cartogrfica. Cartografia, portanto, a arte e cincia de graficamente representar um rea geogrfica em uma superfcie plana como em um mapa ou grfico (normalmente no papel ou monitor). As representaes de rea podem incluir superimposies de diversas informaes sobre a mesma rea atravs de smbolos, cores, entre outros. A Cartografia data da pr-histria quando era usada para delimitar territrios de caa e pesca. Na Babilnia os mapas do mundo eram impressos em madeira num disco liso, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (sculo III a.C.) que construram as bases da moderna cartografia com um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um crculo, sendo imitado na maioria dos mapas feitos at a Idade Mdia. Foi s com a era dos descobrimentos que os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Com a descoberta do novo mundo, a cartografia comeou a trabalhar com projees de superfcies curvas em impresses planas. A mais usada e conhecida a projeo Mercator. Hoje em dia a cartografia feita atravs de fotometria e de sensoreamento remoto por satlite e, com a ajuda de computadores, mais informaes podem ser visualizadas e analisadas pelos gegrafos, fazendo mapas que chegam a ter preciso de at 1 metro.

MAPAS
A localizao de qualquer lugar na Terra pode ser mostrado num mapa. Mapas so normalmente desenhados em superfcies planas em proporo reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma regio. Mapas em contraposio a foto areas e dados de satlite podem mostrar muito mais do que apenas o que pode ser visto. Podem mostrar, por exemplo: concentrao populacional, diferenas de desenvolvimento social, concentrao de renda, entre outros. Os mapas, por sua representao plana, no representam fielmente um mundo geide como a Terra, o que levou cartgrafos a conceberem globos, que imitam a forma da Terra. Os mapas mais comuns so os polticos e topogrficos, o primeiro representando graficamente os continentes e as fronteiras entre os pases e o segundo representando o relevo em nveis de altura (normalmente tambm incluindo os rios mais importantes). Para desenhar mapas cartogrficos dependese de um sistema de localizao com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeo e smbolos. Hoje em dia, boa parte do material necessrio ao cartgrafo obtido de sensoreamento remoto com foto de satlite ou aerofotometria. No projeto RADAM - que mapeou o Brasil nas dcadas de 70 e 80 - usou-se mais de aerofotometria e os primeiros mapas novos do pas estaro saindo do IBGE em 1996. O departamento de cartografia da ONU responsvel pela manuteno do mapa mundial oficial em escala 1/1.000.000 e todos os pases enviam seus dados mais recentes para este departamento.

PROJEES
A transferncia de uma esfera para a rea plana do mapa seria impossvel se os cartgrafos no se usassem de uma tcnica matemtica chamada projeo. Para ilustrar esta tcnica podemos imaginar como seria se abrssemos uma esfera e achatssemos ela para a forma de um plano: partes da esfera original teriam que ser esticadas para podermos fazer isto, em especial as reas mais prximas aos os plos, criando grandes deformaes de rea em um mapa mundial, se comparssemos os pases perto do equador com os mais perto do plo. Estas tcnicas de projees vem desde os mapas da Grcia com Ptolomeu no sc. II, e foram evoluindo at que logo aps a renascena o holands Mercartor concebeu a mais simples tcnica de projeo, a qual dada seu nome. a projeo de mapas do mundo mais conhecida at hoje. Para a representao de pases, entretanto, normalmente se usa a projeo bicnica. Outras tcnicas foram evoluindo at os dias de hoje, e muitas outras projees tentaram desfazer as desigualdades de rea perto dos plos com as de perto do equador, entre elas a projeo de Gall, que permite se manter a familiaridade do mapa-mndi e ao mesmo tempo diminuir as distores.

SENSOREAMENTO REMOTO
Quase a totalidade da coleta de dados fsicos para cartgrafos, gelogos e oceangrafos feita atravs de sensoreamento remoto por meio de satlites especializados que tiram fotos da Terra em intervalos fixos. Estas imagens podem ser feitas atravs da escolha do espectro de luz que se quer enxergar e alguns podem enviar sinais para capt-los em seu reflexo com a Terra, gerando milhares de possibilidades de informao sobre minerais, concentraes de vegetao, tipos de vegetao, entre outros. Alguns satlites, especialmente os de uso militar, conseguem enxergar um objeto de at vinte centmetros na superfcie da Terra, quando o normal so resolues de vinte metros. Vrias empresas internacionais existem com o fim de vender imagens de satlite sob encomenda. No Brasil, algumas agncias esto presentes, sendo que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) possui instalaes completas que vem fornecendo imagens para vrios fins. Outra forma de sensoreamento remoto a aerofotometria, que se utiliza de vos altos para tirar fotos de dentro de avies adaptados, artifcio muito usado em agricultura e instalaes de fbricas e complexos industriais, porque produz uma resoluo melhor do terreno em questo.

You might also like