You are on page 1of 10

Bovino Em vrias religies antigas, o boi e a vaca so animais carregados de significado simblico relacionado a ritos religiosos.

Assim, no Egito se inclua entre as divindades a vaca Hathor, encarnao da Grande Me celestial. O culto hindu deusa Sarasvati identifica o bovino com a Terra e o Sol. Bovino um mamfero ruminante da ordem dos artiodctilos e da famlia dos bovdeos, dotado em geral de chifres constitudos por substncia crnea, ocos em quase toda sua extenso. A terminologia normalmente empregada em pecuria designa por touro o macho no castrado, a partir de dois anos, destinado reproduo; vaca a fmea depois da primeira pario; os machos castrados so chamados novilhos de corte ou, se destinados trao, bois. Bezerros (ou terneiros) so os recm-nascidos at a desmama. No Brasil central, da desmama aos 24 meses a denominao comum garrote. A fmea, do ponto de enxerto at a primeira cria, denomina-se novilha. Caractersticas. Animais de grande porte, os bovinos apresentam tronco volumoso e pesado, com o ventre muito desenvolvido. A cauda longa e fina e apresenta, na extremidade, um tufo de plos longos. Os membros, relativamente curtos e com articulaes salientes, terminam em cascos fendidos. O segundo e o terceiro dedos se apiam no cho, enquanto que o primeiro e o quarto so rudimentares e se apresentam como terminaes crneas na parte posterior dos membros. A coluna vertebral composta de sete vrtebras cervicais, 13 a 14 dorsais, seis lombares, cinco sacrais e 18 a 20 coccigianas. As costelas so longas, achatadas e arqueadas, em nmero correspondente ao das vrtebras dorsais (13 a 14 pares). No h dentes incisivos superiores nem caninos, mas apenas seis incisivos inferiores e 24 molares. O estmago ocupa quase trs quartos da cavidade abdominal e dividese em quatro compartimentos: rume ou pana, retculo, folhoso e coagulador. A capacidade do estmago varia com a idade e o porte do animal e pode atingir mais de 200 litros. O rume, que representa oitenta por cento do volume do estmago, uma verdadeira cmara de fermentao, onde os alimentos so atacados por variadssima fauna e flora microbianas, o que produz decomposies e snteses de protenas e vitaminas. Dentre esses microrganismos h bactrias capazes de digerir a celulose, o que permite aos bovinos ingerir grandes quantidades de alimentos fibrosos, como palha, feno e capim. O perodo de gestao dura de 283 a 290 dias, conforme a raa, e o primeiro parto d-se aos dois ou trs anos de idade. O filhote caminha logo aps o nascimento e desde o primeiro dia se alimenta de colostro, leite de cor avermelhada muito rico em nutrientes. Deve ingerir

diariamente dez por cento de seu peso em leite at os noventa dias, quando pode comear a alimentar-se de pasto e forragem. Histria No se sabe ao certo quando o homem passou a utilizar bovinos, mas na pr-histria europia, h cerca de trinta mil anos, j eram caadas espcies selvagens. Existem desenhos primitivos desses animais nas paredes das cavernas ou em pedras. Acredita-se que o boi tenha sido um dos primeiros animais domesticados, devido a sua utilidade na agricultura. Em 5000 a.C. os babilnios possuam gado vacum, assim como os egpcios em 3500 a.C. No antigo Egito, havia pelo menos duas raas de origem europia e uma zebuna. O boi pis, considerado encarnao do deus Osris, era negro, com plos duplos na extremidade da cauda, a figura de uma guia branca no dorso, um crescente branco na testa e o desenho de um escaravelho na mucosa bucal. Na ndia, o zebu sagrado desde tempos imemoriais. O selo de cobre de Mohenjo-Daro, descoberto s margens do ndus e datado de mais de 3000 a.C., traz a estampa de um touro com chifres semelhantes aos da raa guzer. Os indianos bebem leite de vaca, mas no comem carne bovina. Na China j se importavam bovinos em 3400 a.C. e sua criao deve ter sido responsvel pela prosperidade do pas na antiguidade. A Grcia pr-clssica j possua rebanhos bovinos. Nos tempos de Homero, o boi era a medida pela qual se avaliavam as fortunas e servia como moeda. Os dotes eram freqentemente pagos em bois, costume que perdura entre povos asiticos e africanos. Os lacedemnios sacrificavam um boi a ries cada vez que obtinham uma vitria por meio da astcia. Em Creta, terra de origem da lenda do Minotauro, surgiram provavelmente as primeiras lutas com touros, esporte que se disseminaria depois pela zona mediterrnea. O carro real dos etruscos era puxado por um touro branco, que simbolizava a fora e a bravura, e por uma vaca da mesma cor, smbolo da fartura. Na Roma antiga, era proibido matar bois destinados ao trabalho, mas havia o costume de imolar bois brancos a Jpiter Capitolino depois de uma vitria militar. As cabeas dos bois imolados eram suspensas s portas dos templos. Antes do sacrifcio, os romanos adornavam os chifres dos animais. As pessoas que no podiam pagar o preo de um animal sacrificavam uma imagem moldada em farinha. Aps a queda do Imprio Romano, a criao de gado declinou muito na Europa, situao que perdurou at o sculo XVII. A venerao religiosa explica a pouca vulgarizao do consumo de carne bovina durante tantos sculos, com a conseqente decadncia da bovinocultura. Depois da inveno da refrigerao industrial, em 1868, o consumo de carne popularizou-se rapidamente.

A criao de gado vacum expandiu-se notavelmente no continente americano, principalmente no Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Mxico, onde encontrou situao ecolgica favorvel. No Brasil, o gado bovino foi importante fator de desbravamento, de dilatao de fronteiras e de alimentao rica em protenas. No final do sculo XX, os rebanhos bovinos ainda eram uma das principais fontes de riqueza do pampa sulino, do pantanal mato-grossense, da ilha de Maraj, dos campos e cerrados do Centro-Oeste e da caatinga nordestina. Domesticao Para as regies em que as condies do solo -- terras cidas ou pobres em nutrientes -- ou a posio geogrfica de difcil acesso tornam pouco econmica a instalao de lavouras, a pecuria a soluo ideal. Permite a ocupao de vastos espaos inexplorados com escassa mode-obra e sem meios de transporte, j que os rebanhos podem deslocar-se por grandes distncias. Dentre as espcies de bovinos domesticadas, destacam-se trs: o boi comum ou europeu (Bos taurus), provavelmente uma subespcie do auroque (B. primigenius), cujo habitat nos tempos pr-histricos estendia-se pela Europa e parte da frica; o zebu ou boi indiano (B. indicus), dotado de giba, habitante natural das regies tropicais, domesticado provavelmente na sia em pocas remotas; e o bfalo (Bubalus bubalis), criado no sul da sia. O boi europeu tem plos longos, couro espesso, chifres curtos e pelagem pouco pigmentada. O indiano tem plos mais curtos e lisos, couro mais fino e pigmentado, barbela desenvolvida e giba. provvel que as duas espcies tenham se cruzado, em tempos remotos, dando origem a grande nmero de variedades, que de acordo com suas caractersticas se adaptaram a diferentes regies. Os cruzamentos entre as espcies foram depois promovidos pelo homem, a fim de combinar a resistncia do boi indiano aos climas quentes com a melhor produo leiteira do gado europeu. Considera-se que a zootecnia moderna surgiu na Inglaterra na segunda metade do sculo XVIII, quando se inventaram tcnicas que permitiam a conservao de alimentos perecveis e passou-se a empregar novas plantas forrageiras como alimento do gado. A expanso das populaes urbanas que se seguiu revoluo industrial trouxe maior demanda de alimentos e incentivou os ingleses a produzirem mais carne. Outros pases comearam a desenvolver tcnicas de melhoramento do gado europeu, para corte e produo de leite, alm de aprimorar o alimento das reses e suas condies sanitrias. Assim, as raas europias tornaram-se muito produtivas e foram o ponto de partida dos excelentes rebanhos surgidos depois nos Estados Unidos, Canad, Argentina, Uruguai, Brasil, Austrlia, Nova Zelndia e sul da frica.

As raas europias, em climas adversos, perdem a resistncia e no revelam as qualidades de que so portadoras por herana gentica. O zebu, pelo contrrio, embora por motivos religiosos no tenha sido submetido a processos de melhoramento em seu lugar de origem, adaptou-se bem s regies onde o boi europeu encontrava dificuldades de aclimatao, especialmente nas zonas tropicais e subtropicais. A seleo da espcie s comeou por volta de 1920, mas deu timos resultados. O Brasil foi muito beneficiado pela importao de zebus, iniciada no final do sculo XIX. Esses bois encontraram no pas condies de alimentao, de defesa sanitria e aplicao de procedimentos zootcnicos superiores s existentes em seu pas de origem. Puro ou cruzado com o boi europeu, concorreu para a multiplicao dos rebanhos por ser resistente e fecundo. Outros pases tropicais dedicaram-se a programas de melhoramento do zebu, para carne e leite, obtendo excelentes raas provenientes da combinao de suas qualidades com as do boi europeu. O bfalo domstico originrio da sia e descende provavelmente do arni (Bubalus arni), ainda encontrado em estado selvagem na ndia. Levado Europa no primeiro milnio da era crist, expandiu-se pelo sul da Rssia, Balcs, Turquia e Egito, bem como pelo oriente asitico, Myanmar, Indochina, Java, Sumatra, Nova Guin e Filipinas. Sua entrada no Brasil, onde explorado para produo de leite e carne, data de fins do sculo XIX ou dos primeiros anos do sculo XX. Encontram-se grandes rebanhos no estado do Par e na ilha de Maraj, alm de pequenas boiadas em So Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paran. Raas Em zootecnia, a classificao em raas , em boa parte, arbitrria e convencional, pois se baseia em traos superficiais como colorao dos plos, conformao craniana, presena de chifres ou procedncia geogrfica. Com a aplicao de tcnicas destinadas ao aprimoramento das caractersticas de importncia econmica, como produo de leite e carne, os melhores espcimes adquirem propriedades inerentes a essas funes, que deixam de ser distintivos raciais para se tornarem caractersticas prprias de bons animais de qualquer raa. Segundo sua destinao econmica, as raas bovinas so em geral classificadas em trs grupos: raas leiteiras, como a holandesa, sua, jersey e guernsey entre as europias; sahiwal e red-sindhi, entre as indianas; raas de corte, como hereford, charolesa e aberdeen, europias, e nelore e santa gertrudis, de sangue asitico; por ltimo, entre as raas de dupla aptido esto as europias simmental, red polled e normanda, alm das indianas gir e guzer. Existem ainda os animais de trao, muito empregados no Brasil e em outros pases com agricultura no mecanizada. Na ndia h raas especializadas em trao,

como nagore, bachaur, malvi e kangayam, esta ltima a nica introduzida no Brasil. Gado leiteiro. Os critrios de classificao do gado vacum sofreram modificaes decorrentes dos avanos tecnolgicos e das exigncias do mercado. Na Comunidade Europia, por exemplo, a carne passou a ser subproduto do leite, j que noventa por cento da carne ali produzida extrada de raas leiteiras. Mesmo no Reino Unido, onde se selecionaram as primeiras raas de corte, como hereford e aberdeenangus, a maior parte da carne provm do gado de raa holandesa. Os novos hbitos alimentares em todo o mundo levaram os consumidores a preferir as carnes magras do gado leiteiro, antes consideradas de segunda. A carne gorda das raas de corte tende a ser progressivamente rejeitada pelo mercado, o que compromete o futuro dessas raas. Para o Brasil, no entanto, as raas mais adequadas so ainda as rsticas de corte, como a nelore, predominante no pantanal mato-grossense e em Maraj, onde no h condies para a cria de raas mais produtivas. Holandesa. Originria da Frsia, nos Pases Baixos, a raa holandesa conhecida desde o princpio da era crist. O padro preferencial exibe trs manchas pretas bsicas: a primeira recobre a cabea e o pescoo, a segunda se estende pelo dorso, lombo e costados, e a terceira, na regio posterior da garupa, abrange parte das ndegas e da cauda. Apresenta uma estrela branca na testa, e as manchas pretas no ultrapassam a metade da cauda nem os joelhos. Existe uma variedade malhada de vermelho e outra, menos conhecida, denominada groninguense, preta de cabea branca. O gado holands considerado o de melhor produo leiteira do mundo. Em condies favorveis, as fmeas adultas pesam 550 a 700kg e os novilhos, aos dois anos, de 600 a 700kg. Preparados para corte, chegam a 450kg aos 12 ou 14 meses. As novilhas podem ser fecundadas aos 15 meses. Os melhores exemplares produzem at sessenta quilos de leite por dia. No Brasil, o gado holands adapta-se bem a regies de clima temperado dos estados de Minas Gerais, So Paulo e Rio Grande do Sul, especialmente para a criao intensiva, em que as reses permanecem em estbulo. Em zonas tropicais e subtropicais, ou frias e montanhosas, o cruzamento do gado holands com raas mais rsticas, como a gir, produz raas mistas, com boa produo leiteira e muito mais resistentes. Flamenga. Originria da antiga Flandres, a raa flamenga tem pelagem vermelho-escura, s vezes com manchas brancas nos flancos e no bere. As fmeas adultas pesam de 500 a 650kg e os machos, de 800 a 900kg. Seu leite tem alto teor de gordura, adequado para a produo de manteiga e queijos. Existe no Brasil em pequeno nmero.

Schwyz. A mais antiga raa selecionada pelo homem a schwyz ou sua, proveniente das regies montanhosas da Sua. Apresenta pelagem cinza-claro ou escuro. Em produo de leite, coloca-se logo aps a raa holandesa e, cruzada com gado zebu, produz excelentes novilhos de corte. Juntamente com a jersey, das raas europias mais resistentes ao clima tropical, embora muito suscetvel aftosa. Jersey. Proveniente da ilha de Jersey, no canal da Mancha, a menor das raas leiteiras , pelo seu porte reduzido, deficiente para a produo de carne. Seu leite o mais gordo entre as raas europias. De pelagem amarela uniforme, rstica e se reproduz precocemente. Intensamente explorado na Nova Zelndia, grande produtora de laticnios, o gado jersey, no Brasil, tem seus maiores ncleos em So Paulo e no Rio Grande do Sul. Guernsey. De pelagem amarela malhada e porte superior ao da jersey, a raa guernsey, originria da ilha de mesmo nome, na Mancha, excelente produtora de leite gordo. Cria-se no Reino Unido, Estados Unidos, Canad, Austrlia, Argentina e Brasil. Red sindhi. O gado vermelho sindhi muito apreciado na ndia como produtor de leite, mas no Paquisto sua seleo est mais aprimorada. um gado manso, rstico e de pequeno porte. Seus poucos representantes no Brasil fazem parte do plantel paulista de Ribeiro Preto. Gado de corte. As tradicionais raas de corte, originrias da Inglaterra, so adaptadas a zonas temperadas. A multiplicao das raas deveu-se principalmente ao desenvolvimento de gado de corte em regies onde as raas inglesas no conseguiram prosperar. Fatores como adaptao ao meio e velocidade no ganho de peso so determinantes para a escolha da raa adequada. Modernamente, o novilho de corte resultado de cruzamento de duas raas, uma vez que a hibridez favorece o aprimoramento das qualidades prprias do gado destinado ao abate. No Brasil so criados bovinos de corte de origem inglesa, francesa e indiana, alm de algumas raas desenvolvidas no pas, como a indubrasil e a canchim. Aberdeen-angus. Os animais da raa aberdeen-angus possuem pelagem preta, membros muito curtos e no tm chifres. So precoces e produzem excelente carne. Originrios da Inglaterra, adaptaram-se bem nos Estados Unidos, na Argentina e no Uruguai. No toleram os climas tropicais e so criados, no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Hereford. Originria do condado de Hereford, a raa inglesa que leva esse nome expandiu-se nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Brasil e Austrlia. Sua pelagem vermelha matizada de branco, que recobre a cabea e pode estender-se, na parte anterior, pela barbela, peito e ventre. So brancas tambm as extremidades e o tufo de plos da cauda. Rsticos, bons reprodutores e velozes no ganho de peso, os

animais dessa raa tm carne macia e gordura distribuda de modo uniforme. H uma variedade mocha, conhecida como polled hereford. Devon. Originria dos condados ingleses de Devon e Sommerset, a raa devon apresenta pelagem uniforme, vermelho-acaju. Sua carne considerada das melhores e o rendimento de suas carcaas, elevado. Rstica e dcil, supera em certas regies os animais das raas hereford e shorthorn, mas, como estas, no suporta as condies dos trpicos. Charolesa. Melhor raa de corte da Frana, o gado charols apresenta bons resultados no cruzamento com gado leiteiro e tambm com zebunos, para obteno de novilhos de corte em regies subtropicais. De cor branca ou branco-creme uniforme, tem couro macio e plos finos e longos, que tendem a ondular-se. Sua carne, embora no seja to macia quanto a das raas inglesas, menos gordurosa que aquelas. No Brasil serviu de base para a formao do gado canchim. Nelore. A nelore a raa de zebus mais freqente no Brasil central. De grande porte, rsticos e bons reprodutores, dotados de excepcional longevidade, os nelore partiram dos ncleos iniciais em Uberaba MG, no Rio de Janeiro e na Bahia e se disseminaram pelos estados do Esprito Santo, So Paulo, Mato Grosso, Gois e pela Amaznia. Em confronto com outras raas indianas criadas no Brasil, os bezerros nelore exigem menos cuidados em criaes extensivas e a raa apresenta os melhores resultados em melhoramento e expanso. De cor branca, acinzentada, prateada ou com manchas, os machos nelore so em geral mais escuros nas espduas, no pescoo e nos quartos traseiros. Os chifres so achatados, implantados como estacas simtricas para trs e para fora. As orelhas, curtas, terminam em pontade-lana. Como as demais raas indianas, possui giba desenvolvida. No Brasil, encontrou boas condies para melhorar a produo de carne, com maior velocidade de crescimento, melhores pesos em idades precoces e melhor cobertura de msculos nos cortes mais valorizados. Chianina. De pelagem branca sobre pele preta, o boi da raa chianina assemelha-se ao nelore. Com cabea pequena em relao ao tronco, tem chifres curtos, mucosas escuras e poderosa ossatura. Apresenta caractersticas de animal de trao e acentuado dimorfismo sexual: as fmeas tm trax mais profundo, ancas mais afastadas e membros mais curtos. notvel a resistncia dessa raa ao calor. Em So Paulo e Minas Gerais foram realizados cruzamentos entre as raas chianina e nelore, com resultados promissores. Santa gertrudis. Desenvolvida no Texas, Estados Unidos, a raa santa gertrudis apresenta animais rsticos e de bom rendimento. Depois de vrios cruzamentos de animais shorthorn com mestios de zebu, chegou-se ao monckey, considerado o marco inicial da nova raa. O gado santa gertrudis caracteriza-se pela cor vermelha, giba inferior do zebu puro e umbigo longo. precoce, ganha peso rapidamente e

adapta-se bem s condies climticas de So Paulo e do Rio Grande do Sul. Mocha tabapu. O touro tabapu foi o ponto de partida da linhagem desenvolvida no municpio paulista de mesmo nome. To logo se constatou sua produo uniforme, isto , filhos mochos e de excelente conformao, o touro passou a ser utilizado intensamente como reprodutor. Consta que descendia de pais mestios de guzer e nelore, com predomnio da primeira raa. Os novilhos mostraram bom rendimento de carne limpa e as fmeas so leiteiras razoveis. Brahman. Obtidos por criadores do sul dos Estados Unidos que buscavam um gado resistente s doenas, s secas e s temperaturas elevadas, capaz de longas caminhadas em busca de gua e alimento, os animais brahman mostraram-se aptos a ingerir forragens com alto contedo fibroso e baixo teor protico. Fruto do cruzamento da vrias raas indianas com predomnio da guzer, da qual herdou a cor cinza com manchas escuras do plo, a brahman mostrou-se indicada para explorao direta e para cruzamento com raas britnicas. Indubrasil. Resultado do cruzamento de raas indianas, com predomnio de guzer e gir, a raa indubrasil foi desenvolvida por criadores do Tringulo Mineiro que pretendiam preservar as caractersticas do puro zebu. O indubrasil predominou, em sua regio de origem, at a dcada de 1930, quando comearam a ressurgir as raas nelore, guzer e gir. De boa precocidade, apresenta ganho de peso s vezes superior ao apresentado pelas raas nelore e guzer. De pelagem uniforme branca, cinza-claro ou cinza-escuro, tem grande porte e pernas mais longas que outras raas zebunas. As fmeas apresentam boa conformao, com ancas afastadas, membros mais curtos e arqueamento das costelas. Canchim. Formado numa fazenda de criao de So Carlos SP, o gado canchim resultou do cruzamento de zebu com a raa charolesa. De pelagem branco-creme, forte ossatura e poderosa massa muscular, o canchim mostrou-se rstico, bom ganhador de peso e adaptado ao clima paulista. Gado de dupla aptido. Existem raas igualmente utilizadas para a produo leiteira e para corte, que so as mais convenientes para as condies climticas e econmicas do Brasil. A algumas delas pertence grande parte dos rebanhos nacionais; outras, como a caracu, mocho nacional e friburguesa, tiveram desenvolvimento mais restrito. Gir. Desenvolvida inicialmente para a produo de carne, a raa gir conquistou, em porte e em peso, desempenho melhor que o obtido na ndia, onde considerada leiteira. Distingue-se de outras raas indianas criadas no Brasil pela pelagem, cuja colorao varia do branco ao vermelho, sempre com uma mancha em alguma parte do corpo, e pela implantao tpica dos chifres, que se desenvolvem em espiral. A raa apresenta caractersticas extraordinrias para animais de corte. Os

maiores plantis brasileiros localizam-se na regio do Tringulo Mineiro e em Mococa, Casa Branca e Jacare, no estado de So Paulo. Nessas localidades, foi submetida a intenso trabalho de seleo, que a transformaram numa raa de grandes possibilidades leiteiras e tambm de corte. Guzer. Embora selecionado em alguns rebanhos nacionais para a produo de leite, o animal guzer apresenta caractersticas inequvocas de bom produtor de carne: tronco profundo, costelas arqueadas, ancas afastadas, equilbrio entre quartos dianteiros e traseiros e dorso longo. De pelagem uniforme cinza-claro ou cinza-escuro, com manchas quase negras, o guzer apresenta chifres em forma de lira alta e orelhas largas e pendentes como folhas de fumo. Tem postura imponente e temperamento dcil. Simmental. De origem sua, a raa simmental produz na Europa vacas adultas de 600 a 700kg e touros de 900 a 1.200kg; os novilhos chegam a 500kg dos 12 aos 14 meses. De pelagem malhada, apresenta manchas que variam do amarelo-claro ao vermelho, com cabea branca. Nos machos, os plos da cabea e do pescoo costumam ser longos e ondulados. selecionada intensamente na Sua, para carne e leite, e na Alemanha, onde sua mdia de produo leiteira apresentou expressivo aumento. Os produtos do cruzamento simmental-zebu so de tima qualidade. Shorthorn. Inglesa com influncia do gado holands, a raa shorthorn apresenta trs possibilidades de pelagem: vermelha uniforme, branca ou creme e a rosilha, que uma combinao de plos vermelhos e brancos. Foi a primeira raa formada intencionalmente, por meio de estreita consanginidade, que determinou, em algumas linhagens, reduo da fertilidade. Embora no apresente a mesma rusticidade da hereford, serviu de base para a formao de uma nova raa adaptada aos trpicos, a santa gertrudis. As vacas chegam aos 800kg, enquanto os machos podem ultrapassar uma tonelada. South devon. Uma das mais antigas raas inglesas, a south devon boa produtora de carne e leite para a fabricao de manteiga. Apresenta pelagem vermelha, pele amarela e chifres de tamanho mdio. Os novilhos podem atingir 800kg sem acumular gordura em excesso. Normanda. Oriunda da Normandia, a raa normanda tem pelagem que varia do vermelho-claro ao escuro, com manchas claras caractersticas. J foi criada em Minas Gerais, mas a falta de uma associao de defesa e difuso da raa prejudicou seu desenvolvimento. H plantis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Red polled. Resultante do cruzamento das raas inglesas norfolk e suffolk, a red polled mocha e tem pelagem vermelha. Sendo sua carne excelente, as fmeas destinadas ao abate alcanam melhor cotao que as das raas especializadas para leite.

Pitangueiras. O gado pitangueiras foi desenvolvido pela Companhia Frigorfica Anglo do Brasil, e nele entram 3/8 de sangue guzer e 5/8 de red polled. As reses so vermelhas, mochas e boas produtoras de leite. Os machos atingem a idade de abate com bom peso. Doenas do gado Sendo a pecuria a principal fonte de riqueza do campo em muitos pases, inclusive o Brasil, ganha especial importncia o combate s doenas do gado. Verminoses. Todos os animais esto sujeitos ao ataque de vermes, muitos transmissveis ao homem. Da a dupla necessidade de combater esses parasitas, seja em defesa do animal, seja em prol da sade pblica. Um exame de fezes anual em animais suspeitos facilita a indicao do vermfugo especfico, j que a variedade e resistncia dos parasitos muito grande. Higiene nos estbulos e construo de esterqueira ajudam a evitar a contaminao. Doenas infecciosas. So diversas as doenas contagiosas causadas por microrganismos. No Brasil, indispensvel vacinar o gado bovino contra aftosa, de quatro em quatro meses, com vacina trivalente; todas as fmeas contra brucelose, dos quatro aos dez meses; e todos os bezerros aos cinco meses, contra o carbnculo sintomtico. Outras doenas, como a raiva e o carbnculo verdadeiro, devem ser prevenidas com vacinao, mas somente em zonas de incidncia comprovada. Parasitos externos. Srios prejuzos ao gado podem ser causados por parasitos como o carrapato, veiculador de doenas graves como bebesiose, piroplasmose e anaplasmose, que tambm suga boa quantidade de sangue da vtima. Sarnas, bernes e moscas devem igualmente ser combatidos. Doenas da nutrio. Avitaminoses e carncias minerais so fatores negativos na explorao de bovinos. Criadores evoludos mantm, em carter permanente, sal mineralizado e farinha de ossos em cochos distribudos pelos pastos, disposio do rebanho. A falta de alguns nutrientes, como o fsforo, pode causar baixa na fertilidade das reses. Animais confinados devem receber trinta mil unidades internacionais de vitamina A por dia. Intoxicaes. Principalmente nas pastagens novas comum a incidncia de plantas txicas, que devem ser erradicadas. Em doses superiores s recomendadas, a uria tambm pode matar os animais por intoxicao.

You might also like