You are on page 1of 6

Resumo

Nesse relatrio vamos identificar as descontinuidade de uma pea usando ensaio por lquidos penetrantes, o qual consiste na aplicao do lquido penetrante e de um revelador que ir identificar as falhas na pea. importante que o material ao qual ir submeter-se ao ensaio esteja devidamente limpo para que ocorra o penetrao do lquido penetrante. Com esse ensaio pode-se prevenir acidentes, diminuir os custos, melhorar a confiabilidade e obter informaes para reparo.

Introduo

O que so os Ensaios No Destrutivos


Os Ensaios No Destrutivos (END) so definidos como testes para o controle da qualidade, realizados sobre peas acabadas ou semi-acabadas, para a deteco de falta de homogeneidade ou defeitos, atravs de princpios fsicos definidos, sem prejudicar a posterior utilizao dos produtos inspecionados. Constituem uma das principais ferramentas do Controle da Qualidade e so utilizados na inspeo de produtos soldados, fundidos, forjados, laminados, entre outros, com vasta aplicao nos setores petroqumico, nuclear, aeroespacial, siderrgico, naval, autopeas e transporte rodo-ferrovirio.

Quais so os Ensaios No Destrutivos?


O mtodo a ser utilizado depende das propriedades fsicas do material. Um conhecimento geral dos mtodos de END disponveis necessrio para a seleo do mtodo adequado. Algumas situaes tpicas em que os ensaios no destrutivos so aplicados: preveno de acidentes reduo de custos melhorar a confiabilidade de produtos ser aceito por uma determinada norma dar informaes para reparo Para obter resultados vlidos, os seguintes tpicos devem ser observados pessoal treinado e qualificado um procedimento para conduzir o ensaio um sistema para anotar os resultados uma norma para interpretar os resultados. Os END mais utilizados so: Inspeo Visual Partculas Magnticas Lquidos Penetrantes Ultra-Som Radiografia Emisso Acstica Correntes Parasitas

Lquido Penetrante.

um mtodo de ensaio no destrutivo (END) para a deteco de descontinuidades abertas na superfcie de materiais slidos e no porosos. Este mtodo emprega um lquido penetrante, o qual aplicado na superfcie, penetrando nas descontinuidades. Aps um determinado tempo de penetrao, o excesso removido, aplica-se um revelador e feita a observao das descontinuidades atravs da observao do vazamento do lquido penetrante. Lquido Penetrante pode ser usado em qualquer material. essencial que o material seja cuidadosamente limpo, de outra maneira ser impossvel que o lquido penetre no defeito.

Um bom lquido penetrante O lquido penetrante formado pela mistura de vrios lquidos, e deve apresentar uma srie de caractersticas, indispensveis ao bom resultado do ensaio. Vejamos quais so essas caractersticas: a) ter capacidade de penetrar em pequenas aberturas; b) ser capaz de manter-se em aberturas relativamente grandes; c) ser removvel da superfcie onde est aplicado; d) ter capacidade de espalhar-se em um filme fino sobre a superfcie de ensaio; e) apresentar grande brilho; f) ser estvel quando estocado ou em uso; g) ter baixo custo; h) no deve perder a cor ou a fluorescncia quando exposto ao calor, luz branca ou luz negra; i) no deve reagir com o material em ensaio, e nem com a sua embalagem; j) no pode ser inflamvel; l) no deve ser txico; m) no deve evaporar ou secar rapidamente; n) em contato com o revelador, deve sair em pouco tempo da cavidade onde tiver penetrado. bom saber que nenhuma dessas caractersticas, por si s, determina a qualidade do lquido penetrante: a qualidade depende da combinao destas caractersticas. Tipos de lquidos penetrantes Os lquidos penetrantes so classificados quanto visibilidade e quanto ao tipo de remoo de excesso. Quanto visibilidade podem ser: Fluorescentes (mtodo A) Constitudos por substncias naturalmente fluorescentes, so ativados e processados para apresentarem alta fluorescncia quando excitados por raios ultravioleta (luz negra). Visveis coloridos (mtodo B) Esses penetrantes so geralmente de cor vermelha, para que as indicaes produzam um bom contraste com o fundo branco do revelador. Quanto ao tipo de remoo do excesso, podem ser: Lavveis em gua Os lquidos penetrantes deste tipo so elaborados de tal maneira que permitem a remoo do excesso com gua; esta operao deve ser cuidadosa; se for demorada ou se for empregado jato de gua, o lquido pode ser removido do interior das descontinuidades.

Ps-emulsificveis Neste caso, os lquidos penetrantes so fabricados de maneira a serem insluveis em gua. A remoo do excesso facilitada pela adio de um emulsificador, aplicado em separado. Este combina-se com o excesso de penetrante, formando uma mistura lavvel com gua. Removveis por solventes Estes tipos de lquidos penetrantes so fabricados de forma a permitir que o excesso seja removido com pano seco, papel-toalha ou qualquer outro material absorvente que no solte fiapo, at que reste uma pequena quantidade de lquido na superfcie de ensaio; esta deve ser ento removida com um solvente removedor apropriado. A combinao destas cinco caractersticas gera seis opes diferentes para sua utilizao. Veja o quadro abaixo.
REMOO DE PENETRANTES TIPO DE REMOO METODO gua Ps-emulsificvel Solventes "A" A1 A2 A3 fluorescentes "B" B1 B2 B3 visveis coloridos

Quais deles devemos escolher? Diante de tantos tipos de penetrantes, como saber qual o mais adequado? A vo algumas dicas: Penetrante fluorescente lavvel com gua Esse mtodo bom para detectar quase todos os tipos de defeitos, menos arranhaduras ou defeitos rasos. Pode ser utilizado em peas no uniformes e que tenham superfcie rugosa; confere boa visibilidade. um mtodo simples e econmico. Penetrante fluorescente ps-emulsificvel mais brilhante que os demais, tem grande sensibilidade para detectar defeitos muitos pequenos e/ou muito abertos e rasos. um mtodo muito produtivo, pois requer pouco tempo de penetrao e facilmente lavvel, mas mais caro que os outros. Penetrante visvel (lavvel por solvente, em gua ou ps-emulsificvel) Estes mtodos so prticos e portteis, dispensam o uso de luz negra, mas tm menos sensibilidade para detectar defeitos muito finos; a visualizao das indicaes limitada. As caractersticas dos penetrantes sem dvida nos ajudaro a escolher o mtodo mais adequado para um determinado ensaio, porm o fator mais importante a ser considerado so os requisitos de qualidade que devem constar na especificao do produto. com base nestes requisitos que devemos escolher o mtodo. No se pode simplesmente estabelecer que todas as descontinuidades devem ser detectadas, pois poderamos escolher um mtodo mais caro que o necessrio. Precisamos estar conscientes de que a pea deve estar livre de defeitos que interfiram na utilizao do produto, ocasionando descontinuidades reprovveis. Com base nesses aspectos, um mtodo mais simples e barato pode ser tambm eficiente para realizar o ensaio.

Objetivo
Encontrar as descontinuidade existentes na pea atravs do ensaio por lquido penetrante.

Materiais Utilizados
Removedor - Metal-Check R501 NF Lquido Penetrante - Visvel - Metal-Check VP30 Revelador

Procedimento
1. Realizar limpeza da pea. Se necessrio lixar ou jatear a superfcie; 2. Aplicar o removedor e esperar que a sujeira superficial se dissolva se dissolva e limpe com um pano embebido no removedor ou um papel absorvente limpo; 3. Seque a superfcie e aguarde a total evaporao do removedor; 4. Aplique o penetrante sobre a superfcie. O tempo mnimo de penetrao de 5 minutos. aumente o tempo se existir suspeitas de falhas finas; 5. Lave a pea com gua corrente para remover o penetrante; 6. Aplicar uma camada fina e uniforme de revelador; 7. Aguardar 5 minutos ou mais. As trincas aparecero em forma de marcas vermelhas.

Resultados
Apareceram manchas vermelhas onde haviam falhas
Trinca Profundas

Concluso
Como esperado, o lquido penetrante detectou as descontinuidades abertas na superfcie da pea, manchando-as de vermelho; tornando, assim, fcil a observao e a anlise.

Bibliografia
ABENDE - Associao Brasileira De Ensaios No Destrutivos Tele Curso 2000 Cursos Profissionalizantes Ensaios de Materiais
http://www.metalmat.ufrj.br/abende/oqueend.html

http://www.futuro.usp.br/bibvirt/acervo/matdidat/tc2000/tecnico/ensaios/ensaios.html

You might also like