You are on page 1of 63

Completao

Joo Carlos R. Plcido jcrp@cenpes.petrobras.com.br

30/08/2002

Definio
l

Ao trmino da perfurao, necessrio colocar o poo em condies de produzir de forma segura e econmica. l Completao o conjunto de operaes destinadas a equipar o poo para produzir gua e hidrocarbonetos, ou para injetar fluidos.

Tipos de Completao
l

Quanto ao posicionamento da cabea do poo. Seca: terra, mar (plataforma fixa ou jack up). Molhada (ANM). l Quanto ao revestimento de produo. Poo aberto: (formaes consolidadas) l Vantagens: maior rea aberto ao fluxo, reduo de custo. l Desvantagem: falta de seletividade. Liner rasgado: (formaes inconsolidadas) l Vantagens e desvantagens similares ao poo aberto. l Grande aplicao em poos horizontais. Revestimento canhoneado. l Vantagens: seletividade e maior facilidade das operaes de estimulao.

Tipos de Completao
(a ) (b ) (c )

(a) Poo Aberto

(b) Liner Rasgado

(c) Revestimento ou Liner Canhoneado

Tipos de Completao
l Quanto ao nmero de zonas explotadas.

Simples: uma nica coluna de produo utilizada para produzir somente uma zona de interesse. Mltiplas: permite produzir ao mesmo tempo duas ou mais zonas diferentes, atravs de uma ou mais colunas de produo descidas no poo. A grande vantagem a possibilidade de drenar ao mesmo tempo diversas zonas produtoras, atravs de um mesmo poo. As desvantagens ficam por conta da maior possibilidade de problemas operacionais, e da maior dificuldade na aplicao dos mtodos artificiais de elevao.

Tipos de Completao
(a ) (b ) (c )

(a) Simples

(b) Seletiva

(c) Dupla

Etapas de uma completao


l Condicionamento do poo.

Condicionamento do revestimento de produo (com broca e raspador) e substituio do fluido no interior do poo por um fluido de completao. A broca corta os tampes e o restante de cimento. O raspador limpa o que sobrou. Testa-se o interior com presso. O fluido de completao uma soluo salina compatvel com o reservatrio e com os fluidos nele contidos. Deve manter o poo amortecido sem causar dano formao.

Etapas de uma completao


l Avaliao da qualidade da cimentao.

As funes da cimentao isolar o anular, impedindo migrao de fluidos por trs do revestimento, bem como propiciar suporte mecnico ao revestimento. Perfis snico CBL / VDL.
l Composto por um emissor e dois receptores.O emissor acioado

por energia eltrica, emitindo pulsos sonoros de curta durao que se propagam atravs do revestimento, cimento e formao, antes de atingir os dois receptores (3 e 5 ps do emissor). l O perfil CBL detecta a qualidade da aderncia entre o cimento e o revestimento cimentao (receptor a 3 ps). Uma boa aderncia detectada pela presena de valores baixos deste perfil. l A atenuao produzida pela aderncia do cimento ao revestimento depende da resistncia compresso do cimento, do dimetro e espessura do revestimento, e da percentagem da circunferncia cimentada.

Etapas de uma completao

Esquema de um poo com falha na cimentao

Etapas de uma completao


Perfis snico CBL / VDL (continuao).
l O perfil VDL detecta a qualidade da aderncia entre o cimento e a

l l

formao. Uma boa aderncia indicada pela ausncia de sinal de revestimento e presena de sinal de formao. Na prxima figura observa-se que as zonas antes de 2695 m e depois de 2702 m encontram-se bem cimentadas, tanto no revestimento (CBL) quanto na formao (VDL). O revestimento livre produz altos valores no perfil CBL e um caracterstico padro de faixas paralelas, retas, claras e escuras no perfil VDL, como mostrado no trecho entre 2695 e 2702 m. O perfil de raios gama (GR) do CBL/VDL correlacionado com o GR obtido a poo aberto, pois este perfil no sofre alterao devido presena do revestimento e do cimento. O perfil CCL localiza as luvas e controla as profundidades. As curvas de tempo de trnsito (TT) permitem verificar a qualidade do CBL/VDL.

Etapas de uma completao


FLUIDO DE COMPLETAO

CCL GR EMISSOR R1 (3 ps) R2 (5 ps)

CIMENTAO PRIMRIA

CBL/VDL/GR/CCL

Ferramenta de perfilagem CBL / VDL

GS LEO GUA

Etapas de uma completao

Perfil CBL/VDL/GR/CCL

Etapas de uma completao


Perfil ultrasnico Cement Evaluation Log (CEL).
l Melhor resoluo circular que o CBL. Dispe de 8 transdutores

posicionados de forma helicoidal, de forma que cada avalie 45 .


l Na Figura da pgina seguinte, as zonas escuras indicam melhor

cimentao que as zonas em branco. Duas curvas auxiliares representam a resistncia compressiva mxima (CSMX) e mnima (CSMN) do cimento atrs do revestimento.

Etapas de uma completao

Ferramenta e perfil ultra-snico tpico

Etapas de uma completao


Perfil ultrasnico Cement Evaluation Log (continuao).
l A Figura da pgina seguinte mostra de forma esquemtica o

caminho percorrido pelo pulso acstico de alta freqncia ao incidir no revestimento. Uma parcela da energia refletida e o restante entra em ressonncia nas paredes do revestimento, gerando reflexes mltiplas. A equao do coeficiente de reflexo funo da impedncia dos meios de incidncia, que neste caso so o fluido, o revestimento e o material presente no anular.Como as impedncias do fluido e do revestimento so conhecidas, a nica incgnita a impedncia do material presente no anular.
l A presena de cimento em volta do revestimento detectada

atravs de uma amplitude pequena da onda acstica e um rpido decaimento exponencial da ressonncia. A ausncia de cimento corresponde a uma amplitude grande e uma longa queda exponencial do sinal. necessrio um trecho de revestimento livre para calibrar a ferramenta.

Etapas de uma completao

Propagao do pulso ultra-snico

Etapas de uma completao


Ferramenta de perfilagem ultra-snica USIT (Ultrasonic Imager Tool).
l Apresenta um nico transdutor que gira a 7,5 rps, cobrindo todo o

permetro do revestimento. Princpio de funcionamento similar ao perfil CEL. Alta impedncia indica boa cimentao. Na Figura da pgina seguinte, a cor marrom mais escuro significa alta impedncia, e o vermelho presena de gs.
l As vantagens com relao ao CEL so:

Transdutor nico, rotativo com distncia ao revestimento controlada. Tecnologia digital para o registro e envio de todas as formas de onda. Mtodo de processamento de sinal menos sensvel aos efeitos do poo. Medio direta da impedncia acstica. Capacidade de operar em ambientes com fluidos mais pesados. Imagens coloridas do mapa da cimentao.

Etapas de uma completao


Ferramenta de perfilagem ultra-snica USIT (continuao).
l A Figura mostra um perfil USIT combinado. A primeira e a ltima

pista se referem ao perfil CBL/VDL/GR/CCL.


l A qualidade da cimentao do USIT associada impedncia

acstica do material

Etapas de uma completao


Perfil USIT-CBL-VDL-CCL-GR

Etapas de uma completao


l Canhoneio

Tem a finalidade de comunicar o interior do poo com a formao produtora. Utiliza-se cargas explosivas. A exploso gera jatos de alta energia que atravessam o revestimento, o cimento e penetram at cerca de um metro na formao, criando os canais de fluxo entre a formao e o poo. As cargas moldadas so descidas dentro de canhes, que so cilindros de ao com furos nos quais se alojam as cargas. Posiciona-se o canho em frente ao intervalo desejado, e um mecanismo de disparo ativado da superfcie. Pode-se descer os canhes dentro do revestimento, atravs de cabo, enroscados na prpria coluna ou a cabo por dentro da coluna de produo.

Etapas de uma completao


l Canhoneio (continuao).

Os canhes convencionais e os TCP tm dimetro maior do que os que so descidos atravs da coluna de produo, e por isso, permitem o uso de cargas maiores, com maior poder de penetrao. Parmetros relacionados com a geometria do canhoneio que tm influncia no IP:
l Densidade dos jatos (perfuraes por unidade de comprimento). l Penetrao dos jatos. l Defasagem entre os jatos (0 , 90 , 120 e 180 ). l Folga entre o canho e o revestimento. l Dimetro do orifcio perfurado.

Canhoneio

Canhoneio

Canhoneio Convencional

Canhoneio TCP

Canhoneio pela coluna de produo

Etapas de uma completao


l Instalao da coluna de produo.

Finalidades bsicas de uma coluna de produo:


l Conduzir os fluidos produzidos at a superfcie,

protegendo o revestimento contra fluidos agressivos e presses elevadas.


l Permitir instalao de equipamentos para elevao

artificial.
l Possibilitar a circulao de fluidos para o

amortecimento do poo em intervenes futuras.

Etapas de uma completao

Coluna de produo convencional equipada com gas-lift

Etapas de uma completao


l Instalao da coluna de produo (continuao).

Uma coluna de produo pode ter uma cauda permanente (abaixo do TSR), que permite retirar a parte superior e manter isolados os canhoneados. O projeto de uma coluna funo de:
l localizao do poo (terra ou mar). l Sistema de elevao (surgente ou artificial). l Caractersticas do fluido a ser produzido (corrosividade e

abrasividade).
l Necessidade de conteno da produo de areia. l Nmero de zonas produtoras (simples, mltipla).

Etapas de uma completao


l Colocao do poo em produo.

A surgncia pode ser induzida por reduo da presso hidrosttica: injeo de gs atravs de vlvulas de gas-lift ou por flexitubo, retirada do fluido atravs de pistoneio (pisto descido a cabo)

Coluna de Produo Principais componentes


l Tubos de produo.

So os componentes bsicos da coluna e representam o maior custo dentre os equipamentos de subsuperfcie. Funo do dimetro interno do revestimento de produo, da vazo, do tipo de fluido e dos esforos mecnicos esperados.

Coluna de Produo Principais componentes

Tubos de produo mais usuais

Coluna de Produo Principais componentes


l Shear-out (sub de pressurizao).

Permite o tamponamento temporrio da coluna de produo.

Coluna de Produo Principais componentes

Shear-out tripla

Coluna de Produo Principais componentes

Shear-out dupla em corte

Sedes e esferas da Shear-out

Coluna de Produo Principais componentes


l Hydro-trip.

Tambm serve para tamponamento temporrio da coluna de produo. A diferena que a sede no cai no poo, porm, apresenta a desvantagem de no permitir passagem plena atravs do interior da coluna.

Coluna de Produo Principais componentes

Hydro-trip dupla

Coluna de Produo Principais componentes


l Nipples de assentamento.

Servem para alojar tampes mecnicos, vlvulas de reteno ou registradores de presso. Existem os tipos no seletivos (R) e seletivos (F).

Coluna de Produo Principais componentes

Nipples para assentamento de tampes mecnicos

Coluna de Produo Principais componentes


l Camisa deslizante.

Possui uma camisa interna que pode ser aberta ou fechada atravs de operaes com cabo.

Coluna de Produo Principais componentes

Camisa deslizante

Coluna de Produo Principais componentes


l Check valve (vlvula de reteno).

Serve para impedir o fluxo no sentido descendente. operada atravs de presso. A vlvula se abre quando pressurizada de baixo para cima, e veda quando pressurizada de cima para baixo.

Coluna de Produo Principais componentes

Check valve

Coluna de Produo Principais componentes


l Packer (obturador) de produo.

Promove a vedao do espao anular entre a coluna de produo e o revestimento. Pode ser recupervel ou permanente. Recupervel: Assentamento mecnico (rotao da coluna, seguida de aplicao de peso ou trao) ou hidrulico (pressurizao da coluna para assentar, e trao para desassentar). Permanente: Geralmente descido a cabo, conectado a uma ferramenta de assentamento. O acionamento eltrico detonando um explosivo que move a camisa superior para baixo comprimindo o conjunto contra a camisa retentora. Este movimento expande o elemento de vedao e as cunhas contra o revestimento.

Coluna de Produo Principais componentes

Packer de produo recupervel

Coluna de Produo Principais componentes

Packer permanente

Coluna de Produo Principais componentes


l Unidade selante.

Descido na extremidade da coluna que pode ser apoiado ou travado no packer permanente, promovendo vedao na rea polida do packer. Divide-se em 3 tipos:
l ncora: travada na rosca do packer, conectada com

liberao de peso e desconectada com rotao direita.


l Trava: travada na rosca do packer, conectada com liberao

de peso e desconectada com trao.


l Batente: no trava, pois no possui rosca. Traciona-se para

retirar.

Coluna de Produo Principais componentes

Unidades Selantes

Coluna de Produo Principais componentes


l Junta telescpica (Tubing Seal Receptacle - TSR).

Usado para absorver a expanso ou contrao da coluna de produo, causadas pelas variaes de temperatura. Permite tambm a retirada da coluna de produo sem retirar o packer e a cauda. Composta por camisa externa (parte superior da coluna) e mandril (parte inferior da coluna). O travamento entre os 2 conjuntos, para descida ou retirada, feito atravs da sapata guia que se encaixa no mandril, e por parafusos de cisalhamento (para trao ou compresso). O perfil F possibilita o isolamento da coluna atravs do tampo mecnico e possibilita limpeza de detritos por circulao.

Coluna de Produo Principais componentes

Junta telescpica (TSR)

Coluna de Produo Principais componentes


l Mandril de gas-lift.

Servem para alojar as vlvulas de gas-lift, que permitiro a circulao de gs do espao anular para o interior da coluna de produo. Estas vlvulas so assentadas e desassentadas atravs de operao a cabo.

Coluna de Produo Principais componentes


Mandril de gas-lift

Coluna de Produo Principais componentes


l Vlvula de segurana de sub-superfcie (DHSV).

Normalmente posicionada 30 m abaixo do fundo do mar, tem a funo de fechar o poo numa emergncia. Contm uma mola que tende a fech-la. mantida aberta atravs de uma linha de controle permanentemente pressurizada.Havendo despressurizao desta linha, a DHSV se fecha. Existem 2 tipos:
l Enroscadas na coluna (tubing mounted) que so conectadas

diretamente na coluna de produo.


l Insertveis (wireline retrievable) que so instaladas a cabo.

Coluna de Produo Principais componentes

DHSV tubing mounted

Coluna de Produo Principais componentes

DHSV insertvel

Equipamentos de Cabea de Poo


So responsveis pela ancoragem da coluna de produo, pela vedao entre a coluna e o revestimento e pelo controle de fluxo de fluidos na cabea do poo.
l Cabea de produo.

Carretel com dois flanges e duas sadas laterais (kill e choke lines). Suspensor da coluna de produo.

Equipamentos de Cabea de Poo

Cabea de poo com adaptador

Equipamentos de Cabea de Poo


l rvore de natal convencional (ANC).

Conjunto de vlvulas tipo gaveta (acionamento hidrulico, pneumtico e manual) para permitir o fluxo controlado do leo. Duas vlvulas mestras com a funo de fechamento do poo. Uma vlvula lateral com a funo de controlar o fluxo do poo, direcionando para a linha de surgncia. Uma vlvula lateral com abertura regulvel para controlar a vazo de produo. Uma vlvula de pistoneio para permitir a descida de ferramentas dentro do poo.

Equipamentos de Cabea de Poo

rvore de natal convencional (ANC)

Equipamentos de Cabea de Poo


l rvore de natal molhada (ANM).

Equipamento instalado no fundo do mar, constitudo por vlvulas tipo gaveta, linhas de fluxo, sistema de controle interligado a um painel localizado na plataforma de produo. Diver Operated (DO): operada por mergulhador. Diver Assisted (DA): assistida por mergulhador. Diverless (DL): operado sem mergulhador. Diverless lay-away: operada sem mergulhador. Diverless guidelineless: operada sem mergulhador e sem cabos guias.

Equipamentos de Cabea de Poo


rvore de natal x Lmina dgua
Perfurao C o m p le t a o P la t a f o r m a A u t o - e le v v e is ( P A ) S o n d a d e P r o d u o M a r t i c a ( S P M ) / S o n d a M o d u la d a ( S M ) PA S e m i- s u b m e r s v e l ( S S ) / N a v io - s o n d a ( N S ) SPM / SM SS / N S ancorados SS / N S ancorados SS / N S ancorados SS / N S ancorados SS ancorada S S / N S p o s ic io n a m e n t o d in m ic o ( D P ) rvore ANC ANC DO1 DO2 ANC DO3 DA DL DLL GLL GLL L m in a dgua < 100 m < 120 m < 120 m < 120 m < < < < < < > 150 120 300 400 600 m m m m m

M u d lin e (M L )

G u id e lin e (G L ) G u id e lin e l e s s (G L L )

1000 m

600 m

Equipamentos de Cabea de Poo

ANM tipo DO

Equipamentos de Cabea de Poo

ANM tipo DA

Equipamentos de Cabea de Poo

ANM tipo GLL

Abandono de Poo
l Ao ser retirado de operao, o poo deve

ser tamponado e abandonado:

Abandono temporrio. Abandono definitivo.


l Tampes de cimento. l Tampes mecnicos (Bridge Plug - BP).

Equipamentos de Cabea de Poo

You might also like