You are on page 1of 18

FRENTE A O ESPELHO DE MACHADO E DE GUIMARES ROSA FACE TO THE MIRROR FROM MACHADO AND FROM GUIMARAES ROSA Profa.

Edna Maria F. S. Nascimento* Profa.Dra. Maria Clia Leonel**

RESUMO: Embora a crtica machadiana e a rosiana j tenha se debruado sobre essas narrativas, isoladamente, ou por meio de comparao, acreditamos haver alguns aspectos desses contos que merecem ser ainda explorados. Assim, o artigo prope-se a comparar os dois contos homnimos de Machado de Assis e de Guimares Rosa, procurando observar os pontos de convergncia e os de divergncia no que diz respeito importncia das narrativas na produo de cada um dos escritores, na concepo sobre o tema, na construo da histria, na escolha dos narradores. PALAVRAS-CHAVE: Machado de Assis, Guimares Rosa, conto, espelho, comparao. ABSTRACT: Despite the critic of Machado de Assis and Guimares Rosa have already devoted hard analysis to these narratives, alone, or by means of comparison, we believe that there are some aspects about these short stories which still deserve to be deeply explored. Therefore, this article proposes to compare these two homonymous short stories of Machado de Assis and Guimares Rosa, aiming the observation of the convergent and divergent points regarding the importance of the narratives within each writers production, in the conception on the theme, in history construction, in the choice of the narrators. KEY WORDS: Machado de Assis, Guimares Rosa, short story, mirror, comparison.

* Professora Doutora e Coordenadora do Programa de Ps Graduao da UNIFRAN * Professora Doutora da UNESP Araraquara

FRENTE A O ESPELHO DE MACHADO E DE GUIMARES ROSA

Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; no admito rplica. (Machado de Assis, O espelho) Se me permite, espero, agora, sua opinio, mesma, do senhor, sobre tanto assunto. Solicito os reparos que se digne dar-me, a mim, servo do senhor, recente amigo, mas companheiro no amor da cincia, de seus transviados acertos e de seus esbarros titubeados. Sim? (Guimares Rosa, O espelho)

Ao belo Narciso, Tirsias havia predito que ele viveria apenas enquanto a si mesmo no se visse. (ROSA, 1972, p. 72). Sua imagem, entrevista no espelho da gua, poderia representar a morte. Para os povos antigos e para quem supe que o reflexo da pessoa a alma, o espelho inspira receio supersticioso: ela pode, no espelho, recolher-se. Muitos so os conceitos impressos na palavra espelho representao, cone, reflexibilidade, alma, que nos conduzem a valores como vida, morte, medo, subjetividade, alteridade. Neste estudo, colocamo-nos frente a dois espelhos, o de Machado de Assis e o de Guimares Rosa e comparamos as concepes desses escrito-

res relativamente a esse tema e a alguns de seus aspectos composicionais, como o tratamento do narrador. Como se trata de autores muito distantes no tempo e com estilos bastante diferentes, pode-se considerar que se trata de universos literrios distintos. O ttulo, reiterado nos contos, abre o dilogo entre esses textos que partem de uma cena enunciativa o momento presente , para remontar ao passado. Na narrativa machadiana, d-se o retorno a um acontecimento passado, que marcou a personagem principal e, na composio rosiana, o protagonista-narrador recupera seu percurso da mocidade maturidade, quando so revividos fatos essenciais que exigem reflexo. Em ambos, o mote o espelho. No conhecido ensaio Esquema de Machado de Assis, Antonio Candido (1970, p. 23), vincula O espelho publicado em Papis avulsos em 1882 , questo fundamental da obra machadiana que a da identidade, da diviso do ser ou do desdobramento da personalidade, estudado por Augusto Meyer. de 1935 a reflexo de Meyer (1975) sobre o conto em pauta que se reflete na Apresentao de Eugnio Gomes (1973, p. 13), aos contos machadianos da Coleo Nossos Clssicos. Comentando os textos alegricos de Machado de Assis, em que se enquadra essa composio, o crtico estabelece um dilogo entre tal narrativa e outras que tm como caracterstica uma filosofia sub specie ludis e que desenvolvem idias contidas no conto Teoria do medalho, que foi publicado em 1881, e no romance Memrias pstumas de Brs Cubas, do mesmo ano. Na citao que recortamos da Apresentao, Gomes (1973, p. 13-14), explicita a concepo machadiana de medalho e d-nos o percurso da retomada de tal noo em vrios textos machadianos:
Em que consiste a teoria do medalho que um pai irnico procura transmitir ao filho quando este chega maioridade? Em manter, para um perfeito convvio social, as exterioridades brilhantes e vazias que fazem desse convvio a bemaventurana de tantos indivduos: a fatuidade, a carncia de idias prprias, a preocupao absorvente com coisas e fatos frvolos, o vocabulrio e idias de emprstimo, o gosto da publicidade, com o conseqente horror solido. O que significa esse horror em um pobre de esprito v-se no conto S (1885); o falso esplendor de uma personalidade feita de fumo e estultcia o tema de O Diplomtico (1884), enquanto Evoluo, tambm deste ano, mostra um perfeito arqutipo de vulgar apropriador de idias alheias, entusiasta do Progresso. A alegoria da alma exterior n O espelho por igual um desdobramento

278

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

especfico da teoria do medalho, cujos efeitos j estavam alis difundidos nas Memrias Pstumas de Brs Cubas.

Todas essas obras citadas por Gomes so da dcada de 80 do sculo XIX, que, segundo esse crtico e muitos outros, a fase culminante do conto machadiano, quando predomina o humor irnico. De todo modo, na mesma direo de Meyer e Gomes temos a leitura de Alfredo Bosi (1999, p. 102) publicada no Brasil em 1982 e que tem como origem um estudo feito para uma antologia da Biblioteca de Ayacucho de Caracas , sintetizada por ele mesmo: O espelho matriz de uma certeza machadiana que poderia formular-se assim: s h consistncia no desempenho do papel social; aqum da cena pblica a alma humana dbia e veleitria. A favor da posio dos crticos mencionados, lembramos que, no conto O espelho, ao ttulo, que condensa figurativamente o assunto que vai ser tratado, dado o subttulo que o expande tematicamente: Esboo de uma nova teoria da alma humana. A nova teoria de fato, exposta na narrativa. Nela, o espelho constri-se como uma expanso configuradora da alma humana, ou melhor, da alma exterior, elaborada por Jacobina, que no quer discusso sobre a questo em pauta, propondo-se apenas a exemplificar a sua teoria:
Nem conjetura, nem opinio, redargiu ele [Jacobina]; uma ou outra pode dar lugar a dissentimento, e, como sabem, eu no discuto. Mas, se querem ouvir-me calados, posso contar-lhes um caso de minha vida, em que ressalta a mais clara demonstrao acerca da matria de que se trata. Em primeiro lugar, no h uma s alma, h duas... [...] uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... (ASSIS, 1973, p. 25-26)

Para melhor explicar aos seus atentos ouvintes o que entende por alma exterior, alm de outros exemplos, o protagonista cita uma frase de Shylock e a comenta: A alma exterior daquele judeu eram os seus ducados; perd-los equivalia a morrer. Nunca mais verei o meu ouro, diz ele a Tubal; um punhal que me enterras no corao. Vejam bem esta frase; a perda dos ducados, alma exterior, era a morte para ele. (ASSIS, 1973, p. 26).

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

279

Juntamente com as situaes exemplares, o protagonista afirma que a alma humana no sempre a mesma. Todas essas proposies servem como introduo para o caso ocorrido com ele prprio. Aos 25 anos, Jacobina, moo pobre, fora nomeado alferes da Guarda Nacional. De Joozinho, como era chamado em famlia, passa a ser o alferes. A importncia da patente recebida bastante reforada, quando, a convite de uma tia, vai passar uns dias no stio dela, levando a farda como ela havia lhe solicitado com insistncia. Para a Tia Marcolina, ele torna-se o Senhor Alferes com direito a todas as honrarias: Eu pedia-lhe que me chamasse Joozinho, como dantes; e ela abanava a cabea, bradando que no, que era o senhor Alferes. (ASSIS, 1973, p. 28). Esse tratamento enaltecedor permite a observao: fizeram em mim uma transformao, que o natural sentimento da mocidade ajudou e completou [...] O alferes eliminou o homem (ASSIS, 1973, p. 29), ficando uma parte mnima de humanidade:
Aconteceu ento que a alma exterior, que era dantes o sol, o ar, o campo, os olhos das moas, mudou de natureza, e passou a ser a cortesia e os rapaps da casa, tudo o que me falava do posto, nada do que me falava do homem. [...] Era exclusivamente alferes. (ASSIS, 1973, p. 29)

Tia Marcolina, a principal personagem a proporcionar ao jovem alferes as condies que sustentavam a natureza da sua alma exterior, deixa o stio para acudir uma filha que estava morte, ficando, no local, apenas os poucos escravos da casa que, com o correr do tempo, tambm o abandonam. Vendo-se totalmente s, sem nenhum flego humano, sente-se um defunto andante, um sonmbulo, um boneco mecnico. S o sono lhe d alvio, pois,
[...] eliminando a necessidade de uma alma exterior, deixava atuar a alma interior. Nos sonhos, fardava-me orgulhosamente, no meio da famlia e dos amigos, que me elogiavam o garbo, que me chamavam de alferes [...] e tudo isso me fazia viver. (ASSIS, 1973, p. 33)

Um dia, resolve olhar no espelho e relata o que v: no me estampou a figura ntida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra (ASSIS, 1973, p. 34). Com medo, quer ir embora, comea a vestir-se,

280

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

lembra-se de colocar a farda de alferes e olha-se no espelho. Eis de novo a sua imagem refletida: o vidro reproduziu ento a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso; era eu mesmo, o alferes, que achava, enfim, sua alma exterior . (ASSIS, 1973, p. 144). O espelho, em Machado de Assis, como visto no conto e na crtica, reflete a alma exterior, que a opinio alheia, a imagem que somos para os outros. Trata-se de uma concepo fechada, de que o conto uma ilustrao, como comenta Meyer (1975, p. 66):
S existem as almas exteriores, bovarizadas, mascaradas, e para elas, que s navegam na sabedoria da superfcie, melhor no sondar a profundidade terrvel do homem. Quem tira a farda, quem tenta ver o que h alm da fantasmagoria organizada em seu proveito pela inconscincia vital, sente a vertigem de si mesmo e de tudo, acaba falando sozinho diante do espelho, como o Alferes Jacobina. Alis, logo torna a vesti-la, num momento reflexo de defesa.

O conto O espelho de Joo Guimares Rosa, por sua vez, faz parte de um conjunto de vinte e uma pequenas narrativas de Primeiras estrias (1972), publicado em 1962. Essa composio ocupa o lugar central entre os contos da coletnea, o que tem chamado a ateno da crtica. de 1977 o livro Bruxo da linguagem no Grande serto em que Consuelo Albergaria (p. 68), sobre essa posio, afirma que as demais narrativas dispem-se simetricamente em relao a O espelho, o que permite que [...] quer pelo tema, quer pelo assunto, os demais vinte contos se apresentem numa ordem inversa e rebatida, levando a ver, no volume, a estrutura de um tringulo virtual. A noo de centro cara a Guimares Rosa e vrios ensaios crticos tm refletido sobre essa questo no que se refere a Grande serto: veredas. Heloisa Vilhena de Arajo, por exemplo, denomina O espelho: contribuio ao estudo de Guimares Rosa (1998) seu estudo sobre Primeiras estrias, tomando o conto em questo e o tema de Narciso para examinar o modo como, na obra rosiana, emerge o helenismo cristianizado ou o helenismo em via de cristianizao. A abertura do seu estudo remete importncia do centro na produo rosiana, considerando que a novela O recado do morro, central na coletnea Corpo de baile, o ponto de partida que agrupa ao seu redor os demais contos, que os estrutura, que os emparelham que os balanceia, que define o tema, sempre complexo, que os unifica, formando um corpo orgnico. (ARAUJO, 1998, p. 19). Vale lembrar que,

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

281

com a tripartio de Corpo de baile na dcada de sessenta do sculo passado, a possibilidade de se visualizar O recado do morro como composio central do conjunto de novelas ficou prejudicada. O estudo mais abrangente de Primeiras estrias, de Ana Paula Pacheco (2006) analisa, no ltimo captulo, As formas do espelho dilemas da representao, a narrativa que nos ocupa, examinando entre outras, a questo do duplo e a relao com o texto homnimo de Machado de Assis. No conto rosiano, relata-se uma experincia que induz a intuies e reflexes sobre o que , na verdade, o espelho, ou seja, o problema da identidade da psique humana. O texto comea com travesso e, como em Grande serto: veredas e Meu tio o Iauret de Estas estrias, um dilogo pela metade, ou seja, o discurso pressupe um interlocutor culto como no nico romance rosiano: O senhor, por exemplo, que sabe e estuda, suponho nem tenha idia do que seja na verdade um espelho? (ROSA, 1972, p. 71). O enunciador comea a narrativa afirmando que h espelhos bons e maus e a partir dessa constatao, interroga: Como que o senhor, eu, os restantes prximos, somos, no visvel? (ROSA, 1972, p. 71). Relaciona ainda uma srie de exemplos que poderiam comprovar como, de fato, so os homens e, logo a seguir, desmonta-os. Quanto s fotografias, diz: Ainda que tirados de imediato um aps outro, os retratos sempre sero entre si muito diferentes (ROSA, 1972, p. 71, grifo do autor); quanto s mscaras, Valem, grosso modo, para o falquejo das formas, no para o explodir da expresso, o dinamismo fisionmico (ROSA, 1972, p. 71); a respeito da nossa percepo relativamente a outras pessoas, h deformao de ordem psicolgica: Os olhos, por enquanto, so a porta do engano. (ROSA, 1972, p. 72). Todas essas ponderaes servem como introduo para o fato que vai narrar: o encontro, ocorrido no cotidiano e involuntariamente, de um moo ele prprio, personagem qualificado como contente, vaidoso , consigo mesmo, em um espelho:
Foi num lavatrio de edifcio pblico, por acaso [...] E o que enxerguei, por instante, foi uma figura, perfil humano, desagradvel ao derradeiro grau, repulsivo seno hediondo [...] causava-me dio e susto, eriamento, espavor. E era logo descobri... era eu, mesmo! (ROSA, 1972, p. 73).

A partir da, o narrador-protagonista comea a procurar o que define como o eu por detrs de mim, a minha vera forma por meio de vrios

282

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

artifcios, em diferentes posies e expresses de sentimento ira, medo, orgulho, alegria, tristeza frente ao espelho. Queria ir alm da mscara nele refletida, alm do rosto externo, que formado de diversos componentes. Principiou por bloquear a ona, elemento animal que lhe seria correspondente: E, ento, eu teria que, aps dissoci-lo meticulosamente, aprender a no ver, no espelho, os traos que em mim recordavam o grande felino. Atirei-me a tanto. (ROSA, 1972, p. 75, grifo do autor) O segundo componente apagado o elemento hereditrio, as parecenas com os pais e avs. Desaparece, ainda, o que se deve ao contgio das paixes [...] o que ressaltava das desordenadas presses psicolgicas transitrias (ROSA, 1972, p. 76), o que materializa idias e sugestes de outrem, alm de interesses efmeros. At que, um dia,
Simplesmente lhe digo que me olhei num espelho e no me vi. No vi nada. S o campo, liso, s vcuas, aberto como o sol, gua limpssima, disperso da luz, tapadamente tudo. Eu no tinha formas, rosto? Apalpei-me, em muito. Mas, o invisto. O ficto. O sem evidncia fsica. Eu era o transparente contemplador?... Tirei-me. Aturdi-me, a ponto de me deixar cair na poltrona. (ROSA, 1972, p. 76).

Sem rosto externo, sem olhos, o protagonista quer voltar a t-los, quer se espelhar, porque uma dvida o assalta: Seria eu um... des-almado? (ROSA, 1972, p. 77). Anos mais tarde, depois de sofrimentos grandes e de amar, relata:
Sim, vi, a mim mesmo, de novo, meu rosto, um rosto; no este, que o senhor razoavelmente me atribui. Mas o ainda-nem-rosto-quase, de nascimento abissal... E era no mais que: rostinho de menino, de menos-que-menino, s. S. (ROSA, 1972, p. 78).

O conto rosiano termina com a questo: Ser este nosso desengono e mundo o plano interseco de planos onde se completam de fazer as almas? (ROSA, 1972, p. 78). Respondida a questo afirmativamente, a vida sendo experincia extrema e sria, bastando o despojamento de tudo o que obstrui o seu crescimento, surge espao para novo questionamento: Voc chegou a existir? e, com ele, a destruio da concepo de vida como agradvel acaso.

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

283

Os trs pargrafos finais dO espelho rosiano so espelho do que a sua narrativa: uma interrogao, a dvida figurativizada e no resolvida. Ao interlocutor culto, mesmo j no final, o narrador solicita a opinio sobre o assunto. Entre os dois contos, h semelhanas visveis quanto histria e pela presena de protagonistas que so tambm narradores. Todavia, no que tange concepo que os preside, h diferena fundamental: o narrador machadiano, dono de uma verdade que supe ser cientfica, compraz-se em ilustr-la com uma experincia pessoal. O de Guimares Rosa, tambm a partir do relato de vivncia prpria, meticulosamente relatada, e em busca de explicaes cientficas e filosficas, termina como comeou: com dvidas e perguntas. Alm disso, a imagem refletida do alferes a sua alma exterior, a sua mscara social, a representao para o e do outro. Embora o narrador machadiano mencione a existncia de duas almas, s trata de uma, como comenta Dante Moreira Leite (1967, p. 194), alinhando-se aos crticos anteriormente citados:
Observe-se que, embora faa referncia a duas almas, uma que olha para dentro e outra que olha para fora, a descrio apresentada no conto limita-se alma externa, como se ambas pudessem reduzir-se exterioridade [...] essa forma de descrever corresponde concepo de Machado de Assis, segundo a qual a maior parte da vida mental um processo de ajustamento s aparncias sociais.

Por sua vez, John Gledson em A histria do Brasil em Papis avulsos, de Machado de Assis (2006, p. 71), relacionando fico e histria embora ressaltando que, nos contos machadianos em que se inclui O espelho, no se define o enquadramento histrico afirma: [...] aqui, mais do que nunca as especulaes de Machado se centram na questo da identidade nacional que to freqentemente tem preocupado os intelectuais latinoamericanos desde a Independncia. (p. 72). No caso especfico da narrativa que nos ocupa, localiza a primeira referncia histrica na meno ao espelho que a tia mandara colocar no quarto de Jacobina e que fora comprado de uma das fidalgas vindas em 1808 com a corte de D. Joo VI. A referncia origem do espelho indicaria que as intenes do escritor no eram apenas filosficas problematizando as questes da alma e da identidade pessoal, pois, nesse caso, qualquer espelho serviria. O estudioso de Machado

284

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

(GLEDSON, 2006, p. 74), segue apontando o que, a seu ver, seriam reflexos da histria na composio em pauta. Por exemplo, a identidade nacional seria imperceptvel como o protagonista no espelho, ou seja, tal objeto [...] , ele prprio, um reflexo do que acontecer mais tarde quando o alferes elimina o homem. Tambm Jacobina um espao vazio rodeado por uma moldura decorativa o uniforme que ele veste para o impedir de desaparecer. No entanto, ressalta que, em O espelho e em outras narrativas como os romances Dom Casmurro e Quincas Borba, A linguagem da psicologia (pr-freudiana) sobretudo do inconsciente encontra um lugar natural nessa original anlise histrica. (p. 75). Nesse ponto, o estudo de John Gledson aproxima-se do de Dante Moreira Leite (1967, p. 198), para quem o desmascaramento da alma exterior de Jacobina vincula o conto machadiano teoria freudiana:
[...] a teoria de Machado de Assis contm outro elemento importante, correspondente idia de desmascaramento das aparncias da pessoa. Essa tendncia supe uma oposio fundamental entre os impulsos individuais e as exigncias da sociedade, a que a pessoa se submete. Essa tendncia foi a que, dentro evidentemente, de outras premissas tericas, encontrou expresso na teoria freudiana da personalidade.

A imagem do narrador rosiano, diferentemente daquela apresentada em O espelho de Machado de Assis, aparece horrenda, desfaz-se, desaparece e principia a reconstituir-se. a alma mais profunda: composta do ancestral animal, dos resduos dos antecedentes humanos, das paixes resultantes de presses psicolgicas e daquilo que materializao das idias e sugestes de outrem, portanto, no apenas exterior; , no que diz respeito psique humana, mais complexa do que a de Machado. A alma de Guimares Rosa desmancha-se em couve-flor ou bucho de boi e, ao recompor-se, depois de ascese e sofrimento como em A hora e vez de Augusto Matraga , e j amando, emerge como flor pelgica: a inocncia do rosto infantil. Moreira Leite v na ona a representao do dio, o ser consumido pelo sofrimento. Por um lado, sem o dio, o ser humano fica sem alma; por outro lado, a alma verdadeira reencontrada com o amor. A teoria de Guimares Rosa, segundo Moreira Leite (1967, p. 198), est prxima da teoria jungiana alm de introduzir outros significados, no explicitados:

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

285

Se passamos para O espelho de Guimares Rosa, encontramos uma concepo psicolgica que, sob alguns aspectos pelo menos, se aproxima da teoria jungiana de personalidade, embora introduza tambm outros conceitos. Ao contrrio do que ocorre no conto de Machado de Assis, a exteriorizao perde qualquer significado, e o heri-narrador procura devassar a sua intimidade, em busca de elementos fundamentais. Essa pesquisa conduz descoberta de traos de dio, mas, fundamentalmente, de dio contra si mesmo. Quando elimina o dio, o heri fica sem alma, pois esse sentimento seria o seu ncleo fundamental; s depois de um perodo de grandes sofrimentos que o espelho comea a refletir um comeo de luz, enquanto o rosto s aparecer, embora seja rostinho de menino, de menos-que-menino, s, depois do amor.

H, tambm, no texto de Guimares Rosa, uma relao entre a arte de viver e arte da arte, o processo criativo, naquilo que o escritor sempre prope para a criao: o alijamento do que obstrui e soterra, os ancestrais animais, os antepassados, os constrangimentos psicolgicos, as exigncias alheias. Contudo, no que diz respeito s personagens, os dois protagonistas, de Machado e de Guimares Rosa, so tentaculizados, seduzidos pelo efeito especular que a imagem refletida no espelho. Se compararmos como faz Heloisa Vilhena de Arajo (1998) em relao a Guimares Rosa os protagonistas com o mito de Narciso e tomarmos como ponto de partida a reflexo sobre esse tema em A. Allejo (apud SILVA, 1995, p. 164-175), De como el proto-sujeito se agresiviza. El mito de Narciso, vemos que, nos trs casos h a ao que encurta a distncia que os leva identificao com o outro especular. Como Este intentar ser el otro de Narciso terminar con l, ser la muerte de Narciso y el triunfo de lo especular (ALLEJO, apud SILVA, 1995, p. 165). Narciso morre, tentando a identificao com a imagem que o seduz. o ncleo da contradio do narcisismo: para que a imagem pueda patentizarse como verdadera imagen tiene que morir lo real de Narciso. (ALLEJO, apud SILVA, 1995, p. 165). Segue a idia de auto-agressividade: em toda relao especular estabelece-se um par em que um dos membros dissolvido. Nos dois contos, passa-se da dissoluo recomposio da imagem. Narciso v de pronto o Narciso belo e seduzido pela beleza que corresponde a padres simblicos, no por uma beleza qualquer. Para Jacobina sobreviver, precisa ver-se num padro de beleza aceito, padronizado como tal o alferes; a personagem rosiana reencontra-se com a interioridade no rosto de menino, livre das injunes ancestrais,

286

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

psicolgicas, sociais. Tanto o narrador machadiano quanto o rosiano vm borres quando se afastam do ideal de beleza que abraam. Seriam antinarcisos por evolurem da morte narcsica um, pela identificao com a beleza exterior; outro com a interior que no leva morte? A aproximao e o afastamento no que diz respeito s vozes narrativas tambm devem ser considerados. Ambos os narradores enunciam ulteriormente os acontecimentos, tendo, sobre eles, aparentemente, domnio total. Todavia, em Machado, h dois narradores: o narrador heterodiegtico (GENETTE, [198-], p. 244), delega a voz personagem Jacobina, conhecedor do narrado. O que chama a ateno o fato de a sua enunciao autodiegtica fazer-se de modo claramente dialogado. Em Guimares Rosa, temos um narrador autodiegtico, cujo relato se d por dilogo implcito. Apesar de ser tambm dono absoluto dos fatos, um narrador que, com a narrao, quer recuperar o acontecido, entend-lo, e, por meio dele, refletir sobre o seu significado. Na sua fala, os questionamentos se sucedem, no se resolvem, como em Grande serto: veredas e outros escritos rosianos. Por sua vez, Jacobina narra diegeticamente de modo tradicional, conclusivo. O relato de sua experincia que pode ser considerada como experimento cientfico , d autoridade ao argumento inquestionvel da alma exterior, questo cara a Machado de Assis, para quem a alma exterior tudo. O narrador rosiano, de um ponto de vista que tambm se quer cientfico e ainda intuitivo como, alis, o protagonista machadiano , segue etapas que se poderiam dizer cientficas e tem respostas que a melhor cincia sempre dar: alguma certeza e muita dvida. Para completarmos as observaes de Moreira Leite, podemos acrescentar que a personagemnarradora no elimina apenas o dio-ona, mas tambm os componentes hereditrios, a paixo, o outro e o superficial. O caminho percorrido pelo protagonista rosiano humanstico e mstico pelo sofrimento e amor a imagem se recompe como deve ser: livre de todas as injunes. J no relato de Jacobina, a experincia que ocorreu com ele que o autoriza a afirmar que, dependendo da relao que a pessoa estabelece com o Outro, a natureza da sua alma exterior alterada. No presente, como os quatro cavalheiros que ouvem sua histria, tendo entre quarenta e cinqenta anos, a sua alma exterior, ou, pelo menos, uma parte dela, se espelha na opinio dos amigos que o vem como casmurro cuja esprtula no debate no passava de um ou outro resmungo de aprovao. (ASSIS, 1973, p. 25).

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

287

O episdio relatado por ele exemplifica como a alma exterior sofre mudanas conforme a relao estabelecida com o Outro. As vrias denominaes do protagonista machadiano refletem a natureza das diferentes almas exteriores construdas a partir de cada relao com o Outro. No momento presente da narrao, Jacobina tratado formalmente pelo seu sobrenome pelos companheiros de especulao. As caractersticas da personagem, que no admitia conjectura, opinio e que era casmurro esto contidas na denominao que recebe na idade madura. O sobrenome Jacobina remete, em primeiro lugar, aos Jacobinos, os parisienses partidrios exaltados da democracia a partir de 1789 e, no Brasil, o termo passou a identificar os xenfobos, em especial os lusfobos (NASCENTES, 1955), os nacionalistas extremados (FERREIRA, 1999). J a forma Jacobina que pode provir do tupi yakuabina e significa terreno de cascalhos (GURIOS, 1973) e que, segundo Houaiss e Villar (2001), um termo da Bahia que designa terreno imprprio para a lavoura, coberto de mato baixo, cerrado e espinhoso. Citando Luiz Caldas Tibiri, a propsito do nome da cidade baiana, os dicionaristas registram outro significado para a palavra espcie de rvore que perde as folhas por ocasio das secas o que corrobora com o qualificativo intransigente, refratrio que podemos atribuir s atitudes da personagem no momento da narrao. No tempo passado, as diferentes identificaes de Jacobina demonstram o percurso da alma exterior de Joozinho, hipocorstico carinhoso agregado ao nome Joo, que significa cheio de graa (GURIOS, 1973), at chegar idade adulta:
PRESENTE PASSADO De no mi nae s outro Jacobina Joozi nho Alferes Senhor alferes N h E alfeu res eu1 Jacobina

compa- famlia nheiros

Guarda Nacional

Tia Marcoli na

escra- E vos U

eu2

companheiros

288

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

Na leitura do Esboo de uma nova teoria da alma humana a partir das formas de tratamento que o Outro atribui ao protagonista, o apagamento do alferes comea a ocorrer quando a denominao dada por Tia Marcolina, Senhor Alferes, substituda por Nh Alferes em que o Outro so os escravos que no tinham autoridade para referendar o papel social de alferes:
Era a alma exterior que se reduzia; estava agora limitada a alguns espritos boais. O alferes continuava a dominar em mim, embora a vida fosse menos intensa, e a conscincia mais dbil. Os escravos punham uma nota de humildade nas suas cortesias, que de certa maneira compensava a afeio dos parentes e a intimidade domstica interrompida. (ASSIS, 1973, p. 30)

Tia Marcolina, viva do Capito Peanha, que mais reconhece o valor do posto do sobrinho e que martela no seu ouvido a palavra alferes como comenta o narrador E sempre alferes; era alferes para c, alferes para l, alferes a toda hora. (ASSIS, 1973, p. 28). Referenda a figura de eco de Tia Marcolina a etimologia de seu nome. Gurios (1973) nos d a chave para tal interpretao Marcolina, diminutivo de Marcos, derivado de marcus grande martelo de ferreiro que segundo L. Deroy provm de etrusco marce, martelador, ferreiro, da raiz mar, bater, ferir. Quando at mesmo os escravos deixam o stio, totalmente s, o eu, despojado do outro, encontra o EU, a alma interior, que sem o OUTRO nada: [...] porque a alma interior perdia a ao exclusiva, e ficava dependente da outra, que teimava em no tornar... E no tornava. (ASSIS, 1973, p. 33). O preenchimento do eu d-se no espelho, onde o eu desdobra-se no prprio EU que se espanta por no se reconhecer: Olhei e recuei. O prprio vidro parecia conjurado com o resto do universo; no me estampou a figura ntida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra. (ASSIS, 1973, p. 34). O reconhecimento de si s acontece quando o eu exterior, o alferes, elimina o desconhecido eu: [...] era eu mesmo, o alferes, que achava, enfim, a alma exterior. Essa alma ausente com a dona do stio, dispersa e fugida com os escravos, ei-la recolhida no espelho. (ASSIS, 1973, p. 35). A alma de Jacobina, nas diferentes fases da sua vida, de natureza social, tirando-lhe o que lhe exterior, nada resta. Sob a aparncia dos diferentes espelhos que so os outros, a alma interior no passvel de ser capturada.

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

289

O conto rosiano, por sua vez, narra a busca da alma atravs da experincia do espelho. O percurso da personagem annima no se centra no outro, mas no despojamento do seu EU, a alma interna que lhe interessa conhecer: Os olhos, por enquanto, so a porta do engano; duvide deles, dos seus, no de mim. (ROSA, 1972, p. 73). Como em As aventuras de Alice no pas das maravilhas e Atravs do espelho e o que Alice encontrou l (1977), o annimo no se contenta com sua imagem refletida e relata, no presente, quando j est mais velho, o que encontrou na experincia vivida na mocidade. Em queda em rodopio de fora para dentro v-se de frente com o EU que sou o OUTRO:
E o que enxerguei, por instante, foi uma figura, perfil humano, desagradvel ao derradeiro grau, repulsivo seno hediondo. Deu-me nusea, aquele homem, causava-me dio e susto, eriamento, espavor. E era logo descobri... era eu, mesmo! (ROSA, 1972, p. 73)

Na busca do EU por trs de mim, da sua essncia, da vera forma, o ssia inferior na escala era, porm a ona (ROSA, 1972, p. 35) e a desfigura. Somente depois do sofrimento consegue vislumbrar uma radincia e, enfim, quando ama se configura, renascido, em um rosto de menino. No texto rosiano, o conhecimento do EU depende do encontro com a alma interior, que acontece como uma queda em rodopio para dentro de si e que, em um afunilamento, chega ao final do tnel onde o que resta [...] o julgamento-problema, podendo sobrevir com a simples pergunta: Voc chegou a existir? (ROSA, 1972, p. 78, grifo do autor): O texto machadiano, que se assemelha a um ensaio, em que Jacobina exemplifica de maneira didtica o esboo de uma nova teoria da alma humana, defende que se pode mudar constantemente de espelho, dependendo da relao que se estabelece com o OUTRO. Demonstrada forma de um teorema, para a nova teoria, conhecer a si ser conhecido pelo OUTRO. Como dito, o texto cria um efeito de verdade que espelha a crena machadiana na supremacia da sociedade em relao ao indivduo. Diferentemente, a experincia atravs do espelho da narrativa rosiana deixa-nos a dvida sobre como se encontrar o verdadeiro EU, configurada no julgamento-problema: Voc chegou a existir?, que condensa a crise existencial do sculo XX.

290

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

Referncias Bibliogrficas ALBERGARIA, Consuelo. Bruxo da linguagem no Grande serto: leitura dos elementos esotricos presentes na obra de Guimares Rosa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977. ARAUJO, Heloisa Vilhena. O espelho: contribuio ao estudo de Guimares Rosa. So Paulo: Mandarim, 1998. ASSIS, Machado de. O espelho. In: GOMES, E. (Org.) Machado de Assis: contos. Rio de Janeiro: Agir, 1973. p. 137-144 (Coleo Nossos Clssicos). BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. So Paulo: tica, 1999. CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. In: _____. Vrios escritos. So Paulo: Duas Cidades, 1970. p. 13-32. CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no pas das maravilhas e Atravs do espelho e o que Alice encontrou l. Rio de Janeiro: Summus, 1977. GENETTE, Grard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, [198-]. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. GOMES, Eugnio. Apresentao. In: _____. (Org.) Machado de Assis: contos. Rio de Janeiro: Agir, 1973. p. 5-18 (Coleo Nossos Clssicos). GURIOS, Rosrio Frani Mansur. Dicionrio etimolgico de nomes e sobrenomes. So Paulo: Ave Maria, 1973. HOUAISS, Antnio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LEITE, Dante Moreira. Retratos e espelhos. In: _____. Psicologia e literatura. 2. ed. So Paulo: Nacional/ EDUSP, 1967. p. 192-198. MEYER, Augusto. Machado de Assis. Rio de Janeiro: Presena, 1975. NASCENTES, Antenor. Dicionrio etimolgico da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadmica, 1955.

Frente a O espelho de Machado e de Guimares Rosa

291

PACHECO, Ana Paula. Lugar do mito: narrativa e processo social nas Primeiras estrias de Guimares Rosa. So Paulo: Nankin, 2006. ROSA, Joo Guimares. Estas estrias. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1969. ROSA, Joo Guimares. Grande serto: veredas. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1968. ROSA, Joo Guimares. Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1972. ROSA, Joo Guimares. Sagarana. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1965. SILVA, Igncio Assis. Figurativizao e metamorfose: o mito de Narciso. So Paulo: Ed. UNESP, 1995.

Recebido em 25 de novembro de 2007 Aceito em 27 de fevereiro de 2008

292

Edna Maria F. S. Nascimento e Maria Clia Leonel

You might also like