You are on page 1of 4

Texto do italiano 2010 1. Considere o primeiro pargrafo do texto.

Descreva o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de ser iniciado no segredo, fundamentando a resposta em trs citaes do texto. No momento em que vai ser iniciado no segredo, Scarlatti mostra-se: indiferente No parecia curioso (linha 1); calmo olhava tranquilo (linha 2), Sem precipitao, to tranquilamente como antes estivera olhando as andorinhas (linhas 10 e 11); cmplice disse, sorrindo, e o msico respondeu, em tom igual (linha 5). 2. Interprete a resposta do msico: Quantas vezes assim mesmo se volta dele (linhas 5 e 6). Scarlatti d a entender que nem sempre o segredo chega a ser desvendado, uma vez que: pode ter de se procurar a chave do segredo numa esfera mais profunda do que a que apreendida pelos sentidos, situada para alm do domnio do racional; pode esse segredo corresponder a alguma coisa de obscuro que no traduzvel por palavras; pode esse segredo ser insondvel, isto , no ter soluo. 3. Scarlatti e Baltasar tm percepes diferentes da ave gigantesca (linha 12). Explique em que consiste a diferena, ilustrando o ponto de vista de cada uma destas personagens com uma citao adequada. Domenico Scarlatti, msico conceituado, trata a passarola como um instrumento musical, fazendo-a vibrar ao colocar sobre uma das asas as suas mos, e revela uma atitude racional, fazendo o voo da mquina depender de uma fora que a conseguisse elevar e constatando, com algum cepticismo, que as asas da mquina, estando fixas, no podiam bater (pousou as mos numa das asas como se ela fosse um teclado, e, singularmente, toda a ave vibrou apesar do seu grande peso linhas 19 e 20; se houver foras que faam levantar isto, ento ao homem nada impossvel linhas 21 e 22). Baltasar Sete-Sis, o obreiro enfarruscado da forja (linha 17), encara a passarola como produto de um trabalho esforado e acredita na possibilidade de concretizar o sonho (em todo ele s brilhava o gancho, do muito e constante trabalho linhas 17 e 18; basta ter forma de ave para voar linha 23). 4. No ltimo pargrafo, o narrador assume uma atitude de comentador. Transcreva do texto dois excertos exemplificativos de tal atitude e explicite a inteno que pode estar subjacente a esses comentrios.

Baltasar no apenas o tio negro que parece, alm de no ser coxo como foi Vulcano, maneta sim, mas isso tambm Deus . (linhas 34 e 35) Valorizao da condio de Baltasar em relao a Vulcano, por no ser coxo e ter o amor incondicional da sua amada Blimunda. Sem falar que a Vnus cantariam todos os galos do mundo se tivesse os olhos que Blimunda tem (linhas 35 e 36) Magnificao dos dotes de Blimunda, possuidora de um dom especial. sobre Vulcano tambm Baltasar ganha, porque se o deus perdeu a deusa, este homem no perder a mulher. (linhas 37 a 39) Afirmao da fidelidade e do amor entre Baltasar e Blimunda. B Em Felizmente H Luar!, a figura de Matilde de Melo revela-se essencial para objectivar a inteno crtica de Lus de Sttau Monteiro. O examinando comenta a importncia de Matilde de Melo para a denncia da corrupo e da injustia, contemplando, entre outros, os seguintes aspectos considerados relevantes e adequados. Impotente para salvar Gomes Freire, Matilde luta pela condenao de quem o persegue: dando voz s injustias sofridas pelo General; desmontando os mecanismos do poder totalitrio e denunciando a hipocrisia do Estado e da Igreja.

Comente a importncia desta personagem para a denncia da corrupo e da injustia,fazendo referncias pertinentes pea. Texto montemor a evora 2008 1. Vrios so os imprevistos da viagem que a princesa e a sua comitiva fazem, de Montemor a vora. Refira trs desses imprevistos, fundamentando a sua resposta com elementos do texto. condies climatricas adversas voltou a chover (linha 1), esta chuva (este frio) linha 11; consequncia dessa precipitao os atoleiros (linha 2); desgaste do meio de transporte eixos que se partem e raios das rodas que se racham como gravetos (linha 2); viso perturbadora de um pardo ajuntamento de homens, alinhados () e atados uns aos outros por cordas (linhas 7-8); 2. Explicite o sentido do seguinte excerto: turbou-se de to lastimoso espectculo de grilhetas, em vspera das suas bodas, quando tudo devia ser ledice e regozijo (linhas 9 a 11). A resposta deve contemplar a ideia de contraste entre a vontade de festejar a anunciada felicidade das suas bodas (linha 11) e a viso da realidade brutal (a constatao da escravatura de homens no trabalho de construo do convento) negativamente conotada pelo adjectivo lastimoso e pelo nome grilhetas (linha 11); 3. Identifique um dos recursos de estilo presentes no ltimo pargrafo do texto e comente a respectiva expressividade.

a construo anafrica Maria Brbara no viu, no sabe, no tocou () no serviu, no aliviou, no enxugou (linhas 29-32) reala o forte contraste negativo entre a indiferena da princesa face construo do convento e essa construo como fonte de desgosto e de sofrimento para os trabalhadores; a comparao o convento para si como um sonho sonhado (linhas 33-34) sublinha que o convento no faz parte da realidade de Maria Brbara. uma espcie de sonho inconsistente, sem imagens; sonho sonhado redundncia que refora o afastamento do real; a metfora uma nvoa impalpvel (linha 34) traduz a incapacidade de Maria Brbara para representar o convento. Este, apesar de existir porque Maria Brbara existe, no , para a princesa, mais do que essa nvoa abstracta; 4. Divida o texto em partes lgicas e apresente, para cada uma delas, uma frase que sintetize o respectivo contedo. os contratempos surgidos durante a viagem da princesa de Montemor a vora (1. e 2. perodos do 1. pargrafo); a curiosidade e a perturbao que a princesa revela perante o pardo ajuntamento (linha 7) e o amor do oficial pela princesa (ltimo perodo do 1. pargrafo e o 2. pargrafo); a reflexo em torno do desinteresse da princesa por um convento que est a ser construdo para celebrar o seu nascimento (3. pargrafo);

Texto Blimunda 2006

1. Baseando-se nos trs primeiros perodos do texto (linhas 1 a 12), indique duas caractersticas da percepo que Blimunda vai tendo do tempo, enquanto procura Baltasar.
A percepo que Blimunda tem do tempo apresenta, nos trs primeiros perodos do texto, entre outras, as seguintes caractersticas: progressivo apagamento da conscincia das unidades de medida do tempo; noo da passagem do tempo captada atravs de diferentes sinais fsicos (partes do dia, espaos percorridos, variaes meteorolgicas, rostos de pessoas...); tempo longo, interminvel; tempo repetitivo ou cclico (e indiferenciado); tempo fragmentado em mltiplos elementos da experincia;

2. Releia a narrativa, a partir de e andando e buscando (linha 24). 2.1. Identifique duas das vozes a presentes, exemplificando cada uma das vozes por si indicadas com duas transcries do texto.
As vozes presentes no excerto referido pertencem a Blimunda, ao narrador e a uma interlocutora (ou a um interlocutor) daquela personagem. Exemplificando: Blimunda: J aqui estive, j aqui passei; No se lembra de mim, chamavam-me Voadora; O meu homem; No achei; Ele no ter aparecido por aqui depois de eu ter passado; Ento c vou, at um dia; Se o encontrar; Narrador: e andando e buscando veio a descobrir como pequeno este pas onde nasceu; e dava com rostos que reconhecia; Interlocutora (Interlocutor) de Blimunda: Ah, bem me lembro, ento achou o homem que procurava; Sim, esse; Ai pobrezinha; No, no apareceu, nem nunca ouvi falar dele por estes arredores; Boa viagem.

2.2. Explicite duas das funes das falas contidas neste excerto.

As falas contidas no excerto mencionado tm a funo de: reproduzir o que as personagens dizem umas s outras; introduzir o registo oral (de efeito polifnico), imprimindo vivacidade e dramatismo narrativa; produzir um efeito de real, materializando os encontros e conversas que Blimunda vai tendo durante a sua demanda; evidenciar a viva impresso que Blimunda deixa naqueles com quem dialoga; revelar sentimentos e emoes que a personagem desperta naqueles com quem fala, sobretudo, solidariedade e compaixo; enfatizar o carcter incansvel da demanda de Blimunda, que regressa a lugares por onde j passou, perseverando sempre na determinao de procurar Baltasar;

3. Refira cinco dos traos caracterizadores de Blimunda, fundamentando-se no texto.


Blimunda caracteriza-se, entre outros, pelos seguintes traos: persistente, determinada Nove anos procurou Blimunda. (l. 1); Milhares de lguas andou Blimunda (I. 19); Em dois anos, foi das praias e das arribas do oceano fronteira, depois recomeou a procurar por outros lugares, por outros caminhos (II. 22-24); resistente, estica Milhares de lguas andou Blimunda, quase sempre descala. A sola dos seus ps tornou-se espessa, fendida como uma cortia. (II. 19-20); corajosa, afrontando sozinha a dureza dos caminhos; sonhadora, alimentando sempre a esperana do reencontro (II. 12-18); movida por profundo amor e fidelidade (II. 1-29); de l tiraria um espigo da mesma forja, sinal da sua constncia e guarda (II. 15-16); atenta, observadora os rostos, os das mulheres para as perguntas, os dos homens para ver se neles estava a resposta (II. 8-9); J aqui estive, j aqui passei, e dava com rostos que reconhecia (Il. 25-26); pobre a pedir esmola (I. 13); Milhares de lguas andou Blimunda, quase sempre descala. (I. 19); dotada de inesgotvel energia Portugal inteiro esteve debaixo destes passos (l. 20).

You might also like